Noite dos Campeões 2011

78
1 1985-2011 Noite dos Campeões Confiança e Solidez Conquistados com Raça e Resultados UM STAFF DE CAMPEÕES POR TRÁS DAS CORTINAS OS PROFISSIONAIS DEDICADOS QUE AJUDARAM NA CONSTRUÇÃO DESSA HISTÓRIA DE SUCESSO. HOMENAGEM AO CRIADOR J OÃOZITO ANDRADE: UM ÍCONE DO NELORE EM PLENO SERTÃO BAIANO OS MAESTROS DA NOITE DOS CAMPEÕES MATÉRIA ESPECIAL COM OS LEILOEIROS QUE 27 ANOS COMANDAM O SHOW PORTFOLIO: A MARCA DO SUCESSO EM CADA PERSONAGEM DA EDIÇÃO 26 ANOS FAZENDA DO SABIÁ • FAZENDA GUADALUPE • FAZENDA TERRA BOA • IRmãOS BARROS CORREIA • ORG. mÁRIO FRANCO LEILÃO 2011: 24 MOTIVOS PARA ACREDITAR CADA VEZ MAIS NO NELORE 2011

description

Catálogo do Leilão 2011

Transcript of Noite dos Campeões 2011

Page 1: Noite dos Campeões 2011

11985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Confiança e Solidez

Conquistados com Raça

e Resultados

UM STAFF DE CAMPEÕES POR TRÁS DAS CORTINASOs prOfissiOnais dedicadOs que ajudaram na cOnstruçãO dessa história de sucessO.

hOMENAgEM AO CRIADORjOãOzitO andrade: um ícOne dO nelOre em plenO sertãO baianO

OS MAESTROS DA NOITE DOS CAMPEÕESmatéria especial cOm Os leilOeirOs que há 27 anOs cOmandam O shOw

PORTFOLIO: a marca dO sucessO em cada persOnagem da ediçãO 26 anOs

FAZENDA DO SABIÁ • FAZENDA GUADALUPE • FAZENDA TERRA BOA • IRmãOS BARROS CORREIA • ORG. mÁRIO FRANCO

LEILÃO 2011: 24 mOtivOs para acreditar cada vez mais nO nelOre

2011

Page 2: Noite dos Campeões 2011

21985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 3: Noite dos Campeões 2011

31985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

EDITOR I A L

U m dos maiores prazeres da promoção deste evento é

assistir ao entusiasmo e dedicação com que todos, nós e

nossos fiéis colaboradores, se envolvem na organização. É

um trabalho realizado com planejamento e acima de tudo

com a partilha de idéias. Temos plena convicção de que a

maturidade como evento e o sucesso contínuo se deve a essa

união e ao empenho dos nossos campeões que atuam atrás

das cortinas. Há eles rendemos nossas homenagens

na primeira matéria desta edição.

Após 90 anos de muita história e 72 anos de seleção de

nelore em plena caatinga, não poderíamos deixar de fazer

uma homenagem ao Sr. Joãozito Andrade, que disseminou

seu conhecimento e sua genética pelo país, através de um

dos mais belos trabalhos da pecuária nacional.

Na terceira e divertida matéria nos deixamos levar pelas

histórias e causos dos nossos “maestros”, que na condução

do martelo comandam o show há 27 anos.

No final, os animais que estarão à venda dia 6 de maio e que

justificam como nunca o nosso tema deste ano: “confiança

e solidez conquistados com raça e resultados”. Um desfile de

estrelas com a nossa garantia de genética melhoradora e

funcionalidade.

Contamos com sua ativa participação. Boa leitura.

Alberto Laborne Valle Mendes

Irmãos Barros Correia

José Luiz Niemeyer dos Santos

Organização Mário Franco

Pedro Augusto Ribeiro Novis

Page 4: Noite dos Campeões 2011

4 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

REvISTA nOITE DOS CAmpEõESmAIO DE 2011

pROmOTORES Alberto Laborne v. mendes Fazenda do Sabiá Irmãos Barros Correia Fazenda Recanto José Luiz niemeyer dos Santos Fazenda Terra Boa Organização mário Franco Fazenda São Geraldo pedro Augusto Ribeiro novis Fazenda Guadalupe

pROJETO GRáFICO Estúdio AD ComunicaçãoE ARTE-FInAL

REDAçãO priscilla Rios

pRODUçãO Beatris Arantes m. do Carmo Jussarah Fonseca

REvISãO Aderval F. Silva Filho

FOTOGRAFIAS Acervo Joãozito Andrade Boy Claudionor Jm matos Renata miziara Revista nelore Rubens Ferreira

ImpRESSãO midiograf - Londrina

TIRAGEm 1.000 exemplares

Page 5: Noite dos Campeões 2011

2011

www.noitedoscampeoes.com.br

Confiança e Solidez Conquistados com Raça e Resultados

06 de maio . Sexta-feira . 20hDan Inn Hotel (Antigo Shelton Inn) Uberaba . mG . Durante a Expozebu 2011

Page 6: Noite dos Campeões 2011

6 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

SUm

áR

IO

14

27

08

20

Page 7: Noite dos Campeões 2011

71985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

08

14

20

27

70

Um STAFF DE CAmpEõES pOR TRáS DAS CORTInAS Os prOfissiOnais dedicadOs que ajudaram na cOnstruçãO dessa história de sucessO.

HOmEnAGEm AO CRIADOR jOãOzitO andrade: um ícOne dO nelOre em plenO sertãO baianO.

OS mAESTROS DA nOITE DOS CAmpEõEShá 27 anOs eles cOmandam O shOw

LEILãO 201124 mOtivOs para acreditar cada vez mais nO nelOre

pORTFOLIOa marca dO sucessO em cada persOnagem da ediçãO 2010

Page 8: Noite dos Campeões 2011

8 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

ELES SãO OS CAmpEõES

Os bastidores do Leilão noite dos Campeões é, por si só, um espetáculo. Dando suporte a essa mega estrutura estão profissionais dedicados – a maioria veste a camisa do remate desde a primeira edição - encarregados da organização, montagem, decoração, luz, som, escritório e recepção. São cerca de 50 pessoas envolvidas diretamente na organização do noite dos Campeões. Com jogo de cintura e criatividade, eles acertam todos os detalhes com afinco e perfeccionismo, para que o resultado final seja o que conhecemos há 27 anos: um show de qualidade e grandes negócios! Em um convite a olhar por trás das cortinas o que vemos são Campeões apresentando Campeões, e é para eles que estendemos o tapete vermelho.

Page 9: Noite dos Campeões 2011

91985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Iclea valentimorganização de eventos e atendimento ao cliente27 anOs de nOite dOs campeões

Iclea Valentim é pessoa genuína, muito querida por todos, como contam os colegas de trabalho, os leiloeiros João Gabriel e Nilson Genovesi. “É uma pessoa de extrema importância para o Noite dos Campeões. Tida como a comissão de frente desse grande evento, presente desde a primeira edição, à ela fica a nossa gratidão”.

Sempre na organização do Noite dos Campeões, de 85 para cá Iclea já fez um pouquinho de tudo nos bastidores dessa festa. “Nos primeiros eventos não contávamos com informática, tudo era feito manualmente. Hoje acho que a organização do leilão está bem mais fácil, pois cada segmento tem um responsável”, comenta ela. Atualmente, Iclea faz as reservas de mesa para o remate e domina a tarefa de olhos fechados.

Na família dos “Campeões” há tanto tempo, ela teve o privilégio de vivenciar momentos únicos. “Há cada ano, a cada recorde de venda, comemoramos com muita alegria. Esse sempre foi um leilão mágico, gratificante, que se supera a cada nova edição. Também posso dizer sem medo de errar que nossa querida Dona Ed sempre foi a alma do Noite dos Campeões. Estivemos juntas desde o primeiro leilão, era incrível sua dedicação e o amor que empregava em tudo que fazia, da decoração à escolha das toalhas e cestas de docinhos que compõem a mesa. Sua presença era marcante em cada detalhe. O carinho com que sempre tratou a todos, faz dela uma pessoa inesquecível”. Com esse mesmo carinho e comprometimento a Iclea produz mais uma edição. “Sinto orgulho de pertencer a esse time. Com certeza é um time vencedor, já que estamos juntos há 27 edições”, comemora.

Page 10: Noite dos Campeões 2011

10 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Lineu é homem de múltiplas funções. Além de deixar o gado da fazenda Terra Boa enchendo os olhos, cuida da parte financeira e administrativa do leilão Noite dos Campeões. Funções que exerce com muita competência desde a primeira edição. Tudo fica na responsabilidade do Lineu, de recebimentos a pagamentos, prestação de contas, acompanhamento dos orçamentos e toda a montagem da estrutura do evento junto a fornecedores e prestadores de serviços.

E não é de hoje que o Lineu mostra trabalho, conta Iclea. “O Lineu e eu éramos de todos os setores, do financeiro à montagem do circo, das reservas de mesa à marcação dos animais, tudo à mão, até as placas de identificação dos animais eram feitas a mão e as notas promissórias batidas à máquina”.

Sempre dedicado para deixar tudo em ordem para o leilão, Lineu ainda encontra tempo para os amigos. “Fiz amigos valiosos no Noite dos Campeões como o Tio Armando, sempre nos emocionando com a trilha sonora, Bigode, Afrânio, Mococa, gente simples com quem sempre teremos alguma coisa a aprender, e a Iclea, amiga de mais de trinta anos”. E é com essa humildade e simplicidade que o Lineu conquistou seu espaço dentro do Noite dos Campeões. Apaixonado pelo que faz só tem elogios para o Leilão. “O Noite dos Campeões é o mais tradicional entre os leilões promovidos durante o ano e continua sendo realizado sob uma lona de circo com todo conforto, elegância e bom gosto, sem deixar de ter a simplicidade”. O orgulho estampado em suas palavras já faz dele um campeão nato.

Lineu Tiago RegisAdministrador da Faz. Terra Boa27 anOs de nOite dOs campeões

Page 11: Noite dos Campeões 2011

111985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Ele é o homem do manejo da Fazenda do Sabiá há 31 anos. É nas suas mãos que aflora toda a beleza e caracterização racial do Nelore Sabiá. Com um olhar criterioso sobre o rebanho, Afrânio cuida de cada detalhe para que o gado alcance o máximo do seu potencial genético. “O Afrânio é profissional de alto gabarito, comprometimento, seriedade e dedicação. Participa do Noite dos Campeões desde a primeira edição, sem falhar um ano sequer. Sua participação começa na preparação dos animais, meses antes na fazenda onde os detalhes fazem toda a diferença: o manejo, a nutrição, o brilho no pelo. Tudo isso é decisivo nesse momento”, afirma Beto mendes, da Fazenda do Sabiá.

O sucesso na venda desses animais é a consagração do trabalho de Afrânio. Segundo ele, “é uma grande emoção estar naquele palco com todos os holofotes, a pressão, a música, a voz do leiloeiro... haja coração!” .

Homem de pouca conversa e muito trabalho, Afrânio só deixa a inibição de lado para vibrar com um recorde, e no caso da Sabiá são muitos. Ele emociona e faz emocionar quando joga, euforicamente, o boné para o alto num gesto de total alegria ao ver uma vaca da Sabiá sendo recordista. É bonito de ver. E quantas emoções foram vividas por ele, passaram por sua mão: madrugada, Liz, Dayana, Valenciana, Gipsy, Kashimira, Ryatna 14, Tribeka. Animais que fizeram e fazem história na raça Nelore e no leilão Noite dos Campeões.

Afrânio Alves de Almeidamanejo da Fazenda Sabiá27 anOs de nOite dOs campeões (aO ladO da sacha, destaque dO nOite dOs campeões 2011)

Page 12: Noite dos Campeões 2011

12 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

O nome dele é Paulo Antônio dos Santos mas ninguém o chama assim, é sempre o Bigode. motivo: usa bigode há quase 30 anos. “Ah, não consigo ficar sem!!! E o pessoal por aí já diz que é a minha marca registrada”, diz ele abrindo um sorriso por baixo do bigode.

É homem simples, alegre, trabalhador, amigo de todos os tratadores de gado que participam do Noite dos Campeões. O Bigode é quem deixa o gado do Leilão pronto para a sua melhor performance antes de desfilar na arena. “Como coordenador de manejo do leilão preciso estar sempre muito atento para não colocar o lote errado na pista”. Função que o Bigode exerce sempre muito bem, já trabalha há 15 anos nos bastidores do Noite dos Campeões.

Figura batalhadora, é amigo de longa data da equipe inteira. “Eu conheço o Lineu, a Iclea e o tio Armando há muito tempo, tem mais de 25 anos. Minha convivência com o Afrânio também é muito boa. Com o leilão nós nos aproximamos mais. Como cada um é muito bom no que faz, as coisas caminham muito bem no trabalho e a convivência entre nós é excelente”. Em resposta a essa apreço, Bigode tem a confiança e o carinho de toda a equipe do leilão.

paulo A. dos Santos (o Bigode)manejo15 anOs de nOite dOs campeões

Page 13: Noite dos Campeões 2011

131985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Há 27 anos sua música é o tapete vermelho estendido para a entrada dos Campeões na arena. Através dela Tio Armando – como é carinhosamente chamado - enfatiza os pontos altos do leilão, fazendo pano de fundo para a vibração dos convidados a cada recorde de preço. “Eu faço a sonorização, a iluminação, montagem de todo o equipamento necessário, até a condução da sonoplastia durante o leilão. Participar deste time de campeões é tão gratificante que, se tivesse que voltar no tempo, começaria de novo, desde a primeira edição”.

Com sensibilidade e conhecimento, ele personaliza a entrada dos animais com um repertório escolhido a dedo. “Sempre tento na medida do possível buscar uma música que lembre o nome do animal que vai entrar na pista”. É dessa forma que o Tio Armando emociona a todos, como o leiloeiro João Gabriel, que guarda até hoje na memória a entrada da vaca madrugada ao som de “Vem chegando a madrugada oi...”, ou mesmo o desfile da Fascinação trilhada com a música preferida de José Luiz Niemeyer, “Fascinação”.

E para o Tio Armando, um momento especial nesses 27 anos de remate foi... “Ah para mim o momento mais marcante, e foram muitos, foi a apresentação e venda da Ryatna 14, onde toquei pela primeira vez em um leilão a música do Armandinho, “Desenho de Deus””.

Bom de prosa e bom de música, o Tio Armando segue tocando corações nesta edição. Para abrir o encontro já deixou separada a canção que emociona os convidados ano após ano, marca registrada do Noite dos Campeões, “We are the champions”.

Tio ArmandoSonorização27 anOs de nOite dOs campeões

Page 14: Noite dos Campeões 2011

14 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

HOmEnAGEm AO CRIADOR

Joãozito AndrAde: O vaqueirO da caatinga.

Em meio a caatinga, o rebanho preservado em estado de pureza reflete o empenho de Joãozito Andrade, homem com alma de menino, coração grande e visão além do alcance. Esse sertanejo vivido tem 90 anos de causos para contar e 68 anos de pioneirismo na seleção das raças bovinas Nelore e Kangayan, dos caprinos Canindé e British Alpine e na criação/fundação da raça de ovinos Trindade.

Por conta de sua influência e forte contribuição para o Nelore brasileiro, “Seu Joãozito” - como gosta de ser chamado em sua simplicidade – foi indicado para receber o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia através do curso de medicina Veterinária. Reconhecimento merecido de quem fez história na prática e no papel em biografia lançada durante a Fenagro 2010. A saga desse veterano na preservação do Nelore baiano foi contada com fidelidade pela historiadora Erenilda Amaral na obra “A trajetória de vida e vocação de um sertanejo”.

O menino desejoso de se tornar vaqueiro da caatinga dedicou a vida à preservação do nelore mais rústico e funcional do sertão baiano, e ainda se tornou o maior criador de cabras Canindé

do mundo.

Page 15: Noite dos Campeões 2011

151985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Livro aberto – Dono da Fazenda Trindade em Cícero Dantas, na Bahia, Joãozito sempre sentiu atração pelas coisas da natureza e isso se prova em cada decisão do selecionador. A primeira delas foi contar ao pai, manoel Vieira, sua vocação de homem do campo. “Meu mestre foi a própria natureza, quando larguei os estudos eu disse a meu pai, meu vestibular eu vou fazer é na porteira do curral e a minha universidade é a natureza”, recorda o mestre Joãozito.

Certo de suas convicções, a segunda grande decisão ele tomou em 1942, quando começou a criação com seis vacas e um touro, genética dos criadores baianos Dantas Bião e Octávio machado. Já no início dos trabalhos, optou pelo sistema de consanguinidade e pelo regime de pasto e caatinga, livre de suplementação mineral. A decisão ousada já conotava o pulso firme de seu Joãozito na condução dos negócios.

Em 1970, ao ler os “Sertões” de Euclides da Cunha, Joãozito ficou tão impressionado com o Sertão de Cima que decidiu comprar uma fazenda para aquelas bandas, ele chegou à Novo Horizonte através de uma trilha aberta a facão. Com muito capricho preparou a fazenda para receber a sua marca, desde o sistema de divisão de pastagens, até a construção de aguadas e instalações de lida com o rebanho e manejo.

Assim, em uma das regiões mais secas do Brasil, na Fazenda Várzea dos Gatos em Jeremoabo, sob o sol de lascar da Bahia, em área nada pastoril e onde os massapés nascem aos montes, ele fez brotar do chão uma seleção natural.

Referência na seleção natural - Em plena caatinga do sertão baiano, onde resistência não é adjetivo é questão de sobrevivência, o gado de Joãozito Andrade cresce e engorda aos olhos de todos, esbanjando saúde e fertilidade. Esse gado leiteiro cheio de vigor, adaptado ao semiárido, que labuta com condições adversas e prova sua resistência no dia a dia, ficou conhecido em cada pedaço de chão brasileiro por ser um padrão três vezes mais forte, o Nelore Trindade.

Sertanejo de muitos amigos, Joãozito conquistou dessa forma admiradores nos quatro cantos do país, como o veterano mário de Almeida Franco, da marca mF. “Admiro muito a pessoa e o trabalho do Sr. Joãozito. O Nelore Trindade é de uma genética forte, tradicional e consistente, que só agrega ao rebanho brasileiro”. Beto mendes, da Fazenda do

“Meu mestre foi a própria natureza, quando larguei os estudos eu disse a meu pai, meu vestibular eu vou fazer é na porteira do curral e a minha universidade é a natureza”

Joãozito Andrade

Joãozito e o nelore: há 72 anos lapidando o nelore adaptado à região do nordeste e um dos fundadores da chamada “linhagem baiana”

Page 16: Noite dos Campeões 2011

16 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Sabiá, também compartilha dessa admiração. “Nós da Sabiá nutrimos por ele um carinho muito grande e temos profundo respeito pelo trabalho de seleção natural por ele realizado. Joãozito sem dúvida contribui muito com a pecuária nacional, destacando enormemente o gado baiano. É um grande empreendedor que buscou sempre a evolução genética”.

De fato não é qualquer um que consegue formar um rebanho raçudo em quase 70 anos de monta natural, preservado em consanguinidade. Tarefa para poucos, deu muito certo para Joãozito porque ele tomou decisões acertadas e sempre teve um olho muito bom para o gado, como reforça o amigo de longa data Adir do Carmo Leonel, da Estância 2L. “Conheço o Joãozito há 40 anos, é o maior selecionador que eu conheci, zootecnista nato, nasceu com olho diferenciado, enxerga demais da conta, como ninguém! É impressionante como o olho dele procura o animal bom à distância. Para mim é uma honra falar de um homem como Joãozito porque ele é uma reserva moral da nossa pecuária, ele fez um rebanho extraordinário nas suas condições”.

“O que ele fez em termos de aproveitamento da caatinga nordestina como base viável e sustentada para a atividade pecuária é uma referência para todos nós” acrescenta Pedro Novis, da Fazenda Guadalupe, em relato registrado na biografia de Joãozito. “O projeto da Trindade e, sobretudo, o do Novo Horizonte, são experiências únicas em termos de alimentação e manejo de rebanhos bovinos. Tudo, do estado corporal à docilidade dos animais, comprova a viabilidade de uma pecuária que, se por um lado não permite índices de lotação excepcionais pela carência de chuvas, por outro demonstra que a atividade pecuária, tendo em vista o baixo preço das terras da caatinga, é economicamente lucrativa e, portanto, uma alternativa para o semiárido nordestino quando há vontade de fazer”, ressalta Pedro Novis.

Além do nelore, Joãozito ganhou prestígio internacional depois de resgatar da extinção a raça de

caprinos Canindé (acima)

Page 17: Noite dos Campeões 2011

171985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

A pressão de seleção da Trindade está em suas origens indianas, carrega nas veias a resistência de duas lendas, os touros Akasamu e Padhu. Durante a importação de 62, o amigo miguel Vita, do Nelore Soraya, levou para a fazenda os dois touros e Joãozito teve o privilégio de formar os primeiros núcleos dessa linhagem na Bahia. Do touro Akasamu nasceram Akasaí, Zamuí e Zamuaka, e posteriormente, por inseminação artificial, os touros Dardo, Dínamo, e Emergente. Do Padhu nasceram Castelo, Paxá e Kamuaká. Eles imprimiram rusticidade, fertilidade, habilidade materna, conformação de cobertura de carcaça e mansidão.

Hoje é possível reconhecer de longe um macho Trindade. Os reprodutores tem musculatura compacta e bem desenvolvida, com barbela solta pregueada, cupim muito bem implantado sobre a cernelha, umbigo curto, bainha e prepúcio leves. Já as fêmeas com musculatura e barbela menos desenvolvida, apresentam úbere pequeno e tetas de tamanho médio e muito funcional. Esse gado a pasto, rústico e com temperamento dócil é desejado pelos mais exigentes criadores. “Conversando outro dia com o Celso Barros Correia ele me dizia que todo criador de Nelore tinha a obrigação de fazer uma visita à Trindade para conhecer o trabalho importante desenvolvido pelo mestre Joãozito”, recorda José Luiz Niemeyer dos Santos, da Fazenda Terra Boa, aproveitando para passar o conselho adiante. Adir do

“Joãozito é o maior selecionador que eu conheci, zootecnista nato, nasceu com olho diferenciado, enxerga demais da conta, como ninguém! É impressionante como o olho dele procura o animal bom à distância.”

Adir do Carmo Leonel

Page 18: Noite dos Campeões 2011

18 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

no quintal de Joãozito um extraordinário banco genético. Hoje o vaqueiro da caatinga já contabiliza 1300 matrizes no plantel. E no alto de seus 90 anos, o poeta da natureza ainda tem energia para rimar o Nelore Trindade com outras três criações.

Versatilidade no campo - A seleção bovina de Kangayan, raça tradicional de tração, começou enquanto pesquisava sobre o Ongole. Sabidamente percebeu que havia muita fusão do gado Kangayan no rebanho brasileiro. Em 62, foi ver de perto o gado importado pelos amigos Torres Homem, Rubico Carvalho, Celso Garcia Cid e Nenê Costa, ali se deparou pela primeira vez com alguns exemplares de Kangayan. Tempos depois, avistou ao acaso um lote da raça na rodovia com destino a São Paulo, bem à margem da estrada, pertencia a um pecuarista de Barretos. Adquiriu cinco vacas e um touro PO. Foram 30 anos de pesquisa e experiência com a raça, dessa forma o rebanho Kangayan foi preservado, contribuindo para a conservação do patrimônio genético nacional e mais tarde cedido à família Drumond, que registrou os animais na ABCZ com o sufixo “POI Joãozito”.

Carmo Leonel, um dos que mais usou a genética do gado baiano, está de pleno acordo: “Já visitei a fazenda dele, cada vez que você tem contato com o Joãozito fica mais fã dele. Já comprei vários animais dele na fazenda e deu um resultado fabuloso. O gado dele serve para usarmos com qualquer linhagem com perfeição”.

O nelorista Pedro Novis também já é “de casa” na Trindade, como destaca na biografia do sertanejo. “Conheci pessoalmente o Senhor Joãozito em 1994, quando o visitei pela primeira vez, na Fazenda Trindade, levado pelo amigo comum Francisco Salles. (…) Nestes últimos dez anos estive quatro vezes na Trindade e no Novo Horizonte, e encontrei o Senhor Joãozito por inúmeras vezes, inclusive nas duas ocasiões em que me deu a honra de visitar a Guadalupe. Vera, minha mulher, e os meus filhos, André e Pedro são também fãs incondicionais dessa pessoa que sabe aliar a fidalguia da nobreza rural da velha Bahia a uma sensibilidade ímpar, para as coisas da natureza e, sobretudo, para com as pessoas. Foi esta mesma sensibilidade que levou o Sr. Joãozito a pensar e construir uma das mais importantes seleções de Nelore do nosso país. Digo pensar e construir porque o Senhor Joãozito é exatamente isto: um homem de pensamento e ação; de planejar antes de fazer; de traçar objetivos e de persegui-los. Sabemos (uns mais, outros menos...) o que é lidar com seleção genética. Alguns acertos, muitos erros. Uma luta permanente na busca de um ideal. Joãozito Andrade traçou claramente seu objetivos e construiu um projeto sobre o qual trabalhou ao longo de toda a vida. Só que, no caso dele e para tornar as coisas mais complicadas (e mais bonitas, é claro), a seleção foi feita sobre uma base consanguínea!”.

A base de plantel fechada na genética baiana virou referência mundial, os motivos são muito bem elencados por Celso Barros Correia Filho, da marca IBC. “Virou referência mundial porque promove o melhoramento da raça Nelore, trabalhando uma de suas mais importantes características, a “adaptabilidade”, respeitando o meio ambiente, produzindo um rebanho produtivo e resistente, conservando suas características raciais. O modelo ideal de seleção”. E Celso completa com orgulho, “cultivamos um relacionamento muito respeitoso, o que não é nada difícil porque Joãozito é um homem muito educado, cortez, elegante, anfitrião incomum, um homem de muita sabedoria. Nós da Barros Correia vemos nele um exemplo de competência e determinação. Sua convicção é a marca registrada de seu sucesso”.

Tanta dedicação na lida diária do campo só fez multiplicar

Joãozito com Erenilda Amaral, especialista em Arquivologia e Inteligência Competitiva, que organizou seu acervo histórico

Page 19: Noite dos Campeões 2011

191985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Na seleção dos caprinos Canindé, Joãozito surpreende com outro ‘causo’ de bom sertanejo. Em 1975 ouviu os berros de uma cabra e a salvou pouco antes do abate, batizou a cabra de Boa Sorte. Percorreu a Europa buscando um macho equivalente para ela e nada, até que encontrou o parceiro ideal no plantel de um amigo. Do cruzamento nasceu Chefão, base do plantel. Hoje Joãozito soma 3200 cabras no rebanho, o maior do mundo, já enviou cabritos até para a malásia e Angola e no ritmo que segue, de dois cabritos por parto, a multiplicação é pura consequência da fertilidade dessa seleção.

Os amigos que visitam a fazenda ganham um casal de cabritos, caso do Claudio Totó da marca CS e de Pedro Novis da Guadalupe. De bom grado, Joãozito já doou 500 cabras para a Estação Experimental de Pendência, na Paraíba e outras 900 para a fundação do Núcleo Leiteiro em Jales, no Rio Grande do Norte.

O Cientista do Campo - Agora anda entretido com o desenvolvimento de uma nova raça de ovinos, bastante rústico, porém de pelagem lisa e mais resistente ao semi árido, batizados de ovinos Trindade. Os animais são

mochos, brancos ou avermelhados, com estrutura forte e equilibrada em uma boa proporção entre comprimento, altura e arqueamento. Excelente cobertura de carcaça e habilidade materna.

Essa inteligência e domínio de Joãozito Andrade na aplicação de técnicas de gestão de conhecimento, melhoramento genético e sustentabilidade intriga muita gente. A genialidade de tudo o que ele fez e construiu com as próprias mãos é fruto de uma energia interior, uma vontade direcionada com competência e conhecimento de causa. Impressiona o fato dele produzir um oásis do Nelore em tão seco sertão. “É um exemplo que se distingue justamente porque escolheu os caminhos mais difíceis para testar seu maravilhoso projeto: seleção por consanguinidade, e na caatinga... testou e provou que, quando se sabe o que quer e quando se tem a sabedoria de ir ajustando, planejamento e ação, um alimentando o outro, sem nunca deixar de mirar os objetivos, o resultado aparece”, pontua Pedro Novis.

Certamente se o escritor Euclides da Cunha tivesse conhecido seu Joãozito, o definiria em não mais que oito palavras com base em sua simplicidade. Para ele seria a memorável frase de “Os Sertões”: “O sertanejo é, antes de tudo, um forte”.

Com Delsique Borges, grande amigo e assessor pecuário, diretor técnico da Marca Rural Assessoria

Page 20: Noite dos Campeões 2011

20 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

OS mAESTROS DA nOITE DOS CAmpEõES

antôniO carlOs pinheirO machadO, daniel bilk, jOãO gabriel e nilsOn genOvesi . O que eles têm em cOmum? já regeram uma

Orquestra de campeões da raça nelOre. dividiram O martelO em um dOs leilões mais prestigiadOs dO brasil.

Basta uma batida do martelo para Grandes Campeões mudarem de plantel. Há 27 anos o Leilão Noite dos Campeões apresenta máquinas de pista e de produção da raça Nelore. Do total de animais que sobem no tattersal pelo menos metade brilha na pista pesada da Expozebu. Por trás desta empreitada estão os maestros que regem este espetáculo, um time forte de leiloeiros com recordes de preço históricos na bagagem.

A estréia do Leilão Noite dos Campeões, em maio de 1985, foi feita pela dupla de leiloeiros Antônio Carlos Pinheiro machado e Daniel Bilk. Ele conduziram as duas primeiras edições e até hoje cultivam um carinho especial pela festa, como conta Daniel. “Considero este Leilão um dos mais importantes e charmosos leilões de Nelore do calendário. Seus participantes se gostam, gostam do que fazem e respeitam o mercado. Nas duas edições em que participei como leiloeiro vi, por diversas vezes, os integrantes do grupo apresentarem para os clientes, animais dos criatórios de outros companheiros que, por qualquer motivo, naquele momento não estavam ali disponíveis. Isto mostra o respeito pelos criadores e pelo mercado”.

O respeito e a confiança são definitivamente a tônica dessa festa entre amigos, e essa confiança se estende aos leiloeiros, afirma Daniel. “Sempre tivemos, tanto o Pinheiro Machado quanto eu, total liberdade para conduzir as vendas e definir a batida do martelo no momento que não tivéssemos mais lances. Sempre foi um leilão solto, alegre e feliz, sem vaidades pessoais por parte dos integrantes”.

Livre de vaidades e com genética de sobra, o Noite dos Campeões entrou para a lista

Page 21: Noite dos Campeões 2011

211985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

João Gabriel e Nilson Genovesi: 25 anos de profissionalismo na “regência” do leilão.

Page 22: Noite dos Campeões 2011

22 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

dos mais aguardados no calendário nacional do Nelore. No terceiro ano do pregão, outros dois entusiastas assumiram o martelo, Nilson Genovesi e João Gabriel, figuras tarimbadas pela competência e dinamismo de seus trabalhos. Essa dupla carismática e bem entrosada tem ditado o ritmo do Noite dos Campeões desde então, como nos conta João Gabriel. “Eu sempre dividi com o Nilson não só o leilão mas a confiança na condução do mesmo. Formamos essa dupla há quase 30 anos sem nunca ter uma rusga, muito pelo contrário, torcemos um pelo outro, quando ele vende uma recordista sou o primeiro a assoviar e vibrar, vejo nele o irmão mais novo que não tive”. E o Nilsinho - como é chamado entre amigos - retribui o carinho. “Entre nós não há competição mesmo, cada um vibra com o sucesso do outro. É um privilégio poder trabalhar, desde o começo, com esse grande amigo que é o João Gabriel. A retaguarda da empresa leiloeira também é muitíssimo importante e o Paulo Horto interage muito bem com a gente”.

Até se tornarem os veteranos em apregoar que são hoje, eles suaram muito a camisa, literalmente, e fizeram o dever de casa como recorda João Gabriel. “Tivemos todo o apoio dos promotores, pois éramos novos na profissão e esse crédito foi muito importante em nossas carreiras. Bom, como todo estreante o nervosismo era evidente, mas confiante nas “aulas” do nosso grande professor e patrão, o saudoso Ado, da Remate Leilões, entramos com tudo e, já na primeira bateria, consegui obter o primeiro recorde de preço em minha carreira”.

Sentar com o Nilson e o João Gabriel para uma boa prosa é ver um filme passar na cabeça, eles se recordam de cada troca de genética e dos recordes de preço que marcaram época. Para provar isso Nilson puxa na memória: “alguns recordes significativos foram Ovni MJ do Sabiá que fez a base do plantel do Bené Mutran, a Vedete da Terra Boa, a Riyaza MJ do Sabiá vendida no leilão comemorativo de 10 anos do Noite dos Campeões para a Sete Estrelas embriões. Outro grande momento foi a venda da Helen da Terra Boa em 98 e, no mesmo ano, a venda da Sombra da Barros Correia, mãe da Típica. A partir do ano 2000 aconteceram as vendas milionárias da raça como Dayana MJ da Sabiá, Kotti VII TE POI do Brumado, Vala da Barros Correia e Típica da Barros Correia. Mais recentemente, Gipsy TE Sabiá, Ryatna 14, Kashimira, Tribeka e Abelha TE do Carmo”. Ao que João Gabriel acrescenta “Também por se tratar de criadores de extrema idoneidade, o Noite dos Campeões sempre teve liquidez extraordinária, aliada a qualidade sem

Daniel Bilk em foto recente e em seguida ladeado por Antonio C. Pinheiro Machado e José Luiz Niemeyer, na condução da primeira edição, em 1985.

Page 23: Noite dos Campeões 2011

231985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

prescedentes e isso facilita muito nosso trabalho”. Estes animais recordes de preço multiplicaram campeões

nas baias dos principais criatórios do país. E por trás destes projetos extraordinários de seleção há investidores de peso, que carimbaram seus nomes na história da pecuária. “Alguns compradores que marcaram época foram Fazenda Água Branca, Córrego dos Macacos, Bené Mutran, Evandro Mutran, Oséas Monteiro, Otoniel Machado...” lembra Nilson, e João Gabriel termina a lista “tem também o Antonio Grisi, Werner Jost, José Marcos Penteado Toledo, enfim uma gama de amigos maravilhosos”. Igualmente importante nessa tribuna de campeões são os vendedores que, no passado, idealizaram esse encontro. “Iniciaram como promotores do Noite, a Eximporã de Fahd Jamil e irmãos e Cláudio Carvalho, da Chácara Naviraí. O Noite dos Campeões é uma somatória do empenho desses entusiastas”, destaca Nilson.

Ao longo dos anos, o perfil do Leilão Noite dos Campeões passou por mudanças. “No início dava ênfase aos reprodutores. Assim vários touros importantes foram vendidos como o já citado Ovni, além de Capote da Terra Boa, Jisam, Ausat e Inca” enumera Nilson. “Mesmo na época da preferência por machos, o Noite

João Gabriel e Nilsinho, durante os trabalhos da sua primeira participação, em 1987.

Page 24: Noite dos Campeões 2011

24 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

dos Campeões sempre primou por colocar Grandes Campeões a venda, inclusive com contratos à espera nas principais centrais de coleta de sêmen do país” informa João Gabriel. “Depois dos primeiros dez anos as fêmeas passaram a ser a atração principal, com o advento da transferência de embriões e o surgimento de centrais de coleta”, pontua Nilson ao que João conclui “e hoje investidores procuram doadoras provadas, animais campeões de pista, futuras doadoras ou animais que estão em franca evolução nas pistas, afim de garantir posições no ranking de expositores e, ao mesmo tempo, garantir reserva genética de animais de ponta”.

Eles são assim mesmo, a frase que um começa o outro termina seja porque estão em sintonia seja porque se entregaram de corpo e alma à missão de democratizar campeões, também são unânimes em retratar o teor do Leilão. “É um leilão de muita responsabilidade, mas com tanta qualidade que fica fácil apregoar as características dos animais”. aponta Nilson. “Além do mais sempre temos o amparo dos promotores para trabalhar, não tem preço base, nunca teve defesa e sempre ficamos muito à vontade, pois como eles mesmo dizem: ‘daqui pra frente é com vocês!’” destaca João.

Com a cumplicidade de quem já divide o mesmo púpito há 25 anos, a história dos dois se mistura com a do Leilão Noite dos Campeões. Durante a boa convivência, eles já deram muitas risadas juntos. “Num ano, na década de 90, de repente acabou a luz. Naquela época não havia gerador. O breu foi total! Muita ansiedade, falta de notícia sobre o eventual retorno da energia e pouca

esperança também para solução imediata do problema. De repente, volta a energia e vejo meu companheiro João Gabriel de joelhos rezando. Desde aquela época soube que ele era iluminado!” recorda Nilson abrindo um sorriso.

Como parte integrante da família dos Campeões eles testemunharam momentos únicos, de pura emoção. “Nunca esquecerei a venda da vaca Madrugada MJ da Sabiá, ela entrou ao som de “vem chegando a madrugada eeee o sereno tá caindo....”, foi a recordista do ano e terminamos a venda com a minha querida e saudosa estrela Dona Ed sambando em cima da mesa e o circo inflamado cantando e aplaudindo... essa imagem nunca sairá da minha mente” , revela João Gabriel.

Todos os que viveram a emoção de comandar essa festa nutrem um sentimento especial de gratidão, bem sintetizadas por Daniel Bilk. “Só temos a agradecer. Obrigado Ado, Betinho, Adir, José Luiz, Júnior Franco, Camil, Pedro Novis, Irmãos Barros Correia e claro, muito obrigado Dona Ed por incutir em nós o espírito da alegria e descontração, com seus arranjos simples e docinhos gostosos. Que bom ver que este espírito continua e se renova com os novos integrantes do grupo”, pontua.

Assim, entre amigos, o Leilão Noite dos Campeões atesta sua soberania ano após ano, com regentes gabaritados e, sobretudo, fiéis à essência do leilão. Sob a batuta dos maestros Nilson Genovesi e João Gabriel o espetáculo continua. Prontos para fazer o tattersal tremer já no primeiro ato.

Page 25: Noite dos Campeões 2011

251985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Acima, Nilsinho em momento decisivo do leilão. Abaixo, Nilsinho, João Gabriel, Pedro Novis e Betinho Mendes, durante comemoração pelo sucesso do leilão em 2010.

Page 26: Noite dos Campeões 2011

26 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 27: Noite dos Campeões 2011

271985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

2011

www.noitedoscampeoes.com.br

Confiança e Solidez Conquistados com Raça e Resultados

Leiloeira

(11) 3872.5777 (43) 3373.7077

Transmissão

(43) 3373.7000

Leilão OficialAssessorias

(34) 3314.9495(18) 3916.1941

06 de maio . Sexta-feira . 20hDan Inn Hotel (Antigo Shelton Inn) Uberaba . mG . Durante a Expozebu 2011

Page 28: Noite dos Campeões 2011

28 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 29: Noite dos Campeões 2011

291985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Pedro Novis

Criar nelore, melhorar a qualidade do rebanho e acompanhar

seu crescimento tem sido há 17 anos algo muito gratificante.

A Guadalupe se orgulha de ter selecionado uma genética

diferenciada. Trabalho que rendeu animais do porte

de Jupiá, Espuma, Innsbruck, missoni e uma das mais

importantes doadoras da raça em todos os tempos:

Essência TE Guadalupe, uma Campeã Nacional que gerou

duas Grandes Campeãs Nacionais.

O Leilão Noite dos Campeões deste ano será muito especial.

Venderemos, em parceria com a Santa Bárbara, uma das

mais importantes doadoras da atualidade, Absoluta CS.

Venderemos também, em parceria com Emiliano Abraão

Sampaio Novais, Galáxia da Recreio, uma das melhores

jovens doadoras dos nossos plantéis, além da Pangea TE

Guadalupe, uma linda novilha bisneta da Hierarca ED Arrojo

e neta da Essência TE Guadalupe.

Page 30: Noite dos Campeões 2011

30 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

JUpIá GUADALUpE (FILHA)

CIGAnA OURO FInO (FILHA) GLADIADOR W. F. DIZ (FILHO)

Nasc.: 02/08/2002 • RG: TOTO 9938BIG BEN DA SN X LÁUREA DA JAVA (HELÍACO DA JAVA. X CEGONHA)

ABSOLUTA CS

Segue prenhe do ENLEVO DA mORUNGABA, com parto previsto para dezembro/2011.

Page 31: Noite dos Campeões 2011

311985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Parceria: Agropecuária Santa Bárbara

Page 32: Noite dos Campeões 2011

32 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

ÓRBITA DA QUILOmBO (mãE)

Nasc.: 10/1/2007 • RG: ECI 1257ENLEVO DA mORUNG. X ÓRBITA DA QUILOmBO (FAJARDO DA GB X RIATA B. CORREIA)

GALáXIA FIv DA RECREIO

Segue parida desde 17/03/2011 de uma linda bezerra, filha do RANCHI IPÊ OURO.

LIBÉRIA I ESpInHAçO (FILHA)

Page 33: Noite dos Campeões 2011

331985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Parceria: Emiliano Abraão Sampaio Novais

Page 34: Noite dos Campeões 2011

34 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 35: Noite dos Campeões 2011

351985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

O grande diferencial da Seleção IBC sempre foi preservar a

origem do gado, mantendo as linhagens que são os pilares

da raça. Para nós, a seleção não precisa de velocidade,

precisa de continuidade e persistência. Foi assim que

chegamos até aqui, aliado a muito trabalho e cercado

sempre por grandes colaboradores.

O animal que você verá a seguir segue este caminho. Tem

a genética de uma das nossas principais famílias. É filha da

Outra Barros Correia, irmã da Vala, recordista mundial de

preço em 2008 e produtora de animais campeões por todo

o país.

Estamos completando 32 anos de seleção em 2011 e, além

da vontade de fazer mais e melhor, é com orgulho que mais

uma vez estamos vendendo qualidade neste que é um dos

grandes eventos da pecuária seletiva.

Irmãos Barros Correia

Page 36: Noite dos Campeões 2011

36 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 15/11/2009 • RG: IBC 5478FAJARDO DA GB X OUTRA BARROS CORREIA (INCA POI DA 3 COX. X FILEIRA)

Segue prenhe do ENLEVO DA mORUNGABA, com parto previsto para novembro/2011.

OUTRA B. CORREIA (mãE)

JARDA FIv BARROS CORREIA

vALA B. CORREIA (IRmã pRÓpRIA)

Page 37: Noite dos Campeões 2011

371985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 38: Noite dos Campeões 2011

38 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 39: Noite dos Campeões 2011

391985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Com uma administração focada na eficiência funcional e na

preservação do meio ambiente, sempre trabalhamos para

obter um nelore adaptado à pecuária de ciclo curto, com

ênfase no ganho de peso do animal jovem, na habilidade

materna e no acabamento de carcaça, sem perder o padrão

racial. Foi com essas diretrizes que chegamos até aqui,

produzindo vários campeões e campeãs de pista, que hoje

tem descendentes nos principais criatórios do país.

Os animais que estaremos vendendo nesta edição são um

espelho fiel deste trabalho. Carolina, Bengali (uma neta da

Outra Barros Correia) e Zíngara, além de precoces em suas

virtudes, representam o estado da arte do nelore moderno

e funcional.

Ótima oportunidade de levar para seu plantel três animais

excepcionais e melhoradores.

José Luiz Niemeyer dos Santos

Page 40: Noite dos Campeões 2011

40 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 10/03/2010 • RG: BOA 8485RAmBO DA mN X ORLEANA TE TERRA BOA (BITELO SS X ACÁCIA T. BOA)

CAROLInA TERR A BOA

ESTAmpA TERRA BOA (IRmã mATERnA DA ORLEAnA TE T. BOA)

Page 41: Noite dos Campeões 2011

411985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 42: Noite dos Campeões 2011

42 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 11/10/2009 • RG: BOA 8255GANDHI PO DA NI X EDA FIV B. CORREIA (FAJARDO DA GB X OUTRA B. CORREIA)

Segue prenhe do ENLEVO DA mORUNGABA com previsão de parto para agosto/2011.

BEnGALI TERR A BOA

EDA FIv B. CORREIA (mãE)

vALA B. CORREIA (IRmã pRÓpRIA DA EDA)

Page 43: Noite dos Campeões 2011

431985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 44: Noite dos Campeões 2011

44 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 45: Noite dos Campeões 2011

451985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

75 anos de nelore, bem selecionados e de alto padrão. Sem

dúvida, é com orgulho que citamos esta frase, que nos

lembra o que fizemos e nos dá a certeza de um futuro cada

vez mais produtivo e de excelência genética.

A visão empreendedora e idealista de meu pai está na

marca de cada animal nascido em nosso plantel, que foi

precursor em minas no uso de técnicas avançadas, como a

transferência de embriões (TE).

Alguns símbolos da nossa seleção, como: Eldorado, Ima,

Iron, marabá, Onassis POI, Hércules, Pianista, Ventania e

Deriva, fazem parte da galeria de estrelas que produziram

grandes animais na raça Nelore. Resina TE Kubera, em

parceria com Cristiano Cambraia Cunha Ferreira, que

estaremos ofertando neste remate e você verá a seguir, sem

dúvida, será uma delas.

Por tudo isso e pelos 27 anos de tradição do Noite dos

Campeões, sua participação será de muita importância.

Mário Franco

Page 46: Noite dos Campeões 2011

46 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 07/11/2005 • RG: ACF 2789HELÍACO DA JAVA X ETERNITY TE DA SABIÁ (PANAGPUR AL DA PAUL X RYATNA DA SABIÁ)

RESInA TE KUBER A

RYATnA DA SABIá (AvÓ)

Segue prenhe do BIG BEN DA SN com previsão de parto para novembro/2011.

Page 47: Noite dos Campeões 2011

471985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Parceria: Cristiano Cambraia Cunha Ferreira

Page 48: Noite dos Campeões 2011

48 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 49: Noite dos Campeões 2011

491985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

O fomento da raça Nelore. Este sempre foi o grande

compromisso da Fazenda Sabiá com a pecuária seletiva.

A beleza racial, a harmonia e a carcaça bem desenvolvida,

conquistadas ao longo desses 44 anos de seleção, refletem

este compromisso, sobretudo quando vemos tantos

Campeões e Campeãs geradas nos mais seletos criatórios

do país. E para chegar até aqui foi preciso um planejamento

de bases sólidas e uma equipe de colaboradores que

assumiu a “paixão” pelo nelore desde o início.

Chegamos a mais uma edição do Noite dos Campeões com

o mesmo entusiasmo e confiança que durante esses 27 anos

foram a marca desse evento. Apresentamos nesta edição:

Sacha, Gipsy IV e Thamaya. Três lindas matrizes descendentes

das principais famílias da Sabiá. Você terá a oportunidade

de levar para seu plantel três estrelas que representam o

compromisso Sabiá com a constante evolução da raça.

Alberto Laborne V. Mendes

Page 50: Noite dos Campeões 2011

50 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 12/01/2008 • RG: SAB B2BVLGARI TE DA SABIÁ X EmPA DA SABIÁ (INCA POI DA 3 COX. X TINANA DA SABIÁ)

Segue prenhe do LEGAT DA SABIÁ, com previsão de parto para dezembro/2011.

SACHA TE DA SABIá

EmpA DA SABIá - mãE

Page 51: Noite dos Campeões 2011

511985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 52: Noite dos Campeões 2011

52 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 02/06/2008 • RG: SAB B558FAJARDO DA GB X GIPSY TE DA SABIÁ (PANAGPUR AL DA PAUL X TAIBHARA DA SABIÁ)

Parida de fêmea do mISSONI em 10/09/2010 e prenhe do mISSONI com previsão de parto para

setembro/2011.

GIpSY Iv TE DA SABIá

GIpSY TE DA SABIá (mãE)

TAIBHARA DA SABIá (AvÓ)

Page 53: Noite dos Campeões 2011

531985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 54: Noite dos Campeões 2011

54 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

ConvidadosAdir do Carmo Leonel

Agropecuária mafra - Carlos Alberto mafra

Agropecuária RS - Roberto e Simone Bavaresco

Antonio paulo Abate

Cass nelore - Cassiano Terra Simão

Dora - nelore paulicéia

Fazenda Farofa - Danilo e Rosana Guitti Gamba

Grupo Camargo

José Francisco Diamantino

nelore Integral

nelore RFA - Rodrigues Furtado Agropecuária

nelore Santa Cruz - Gil pereira

nelore Três marias - José Arthur de C. pereira Filho

Sebastião Carrilho de Castro

Page 55: Noite dos Campeões 2011

551985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Agropecuária mafra - Carlos Alberto mafra

InDIARA TE DA mAFR A

Nasc.: 14/12/2009 • RG: CAmT 2281 GUINCHO X FILLARA TE DA mAFRA (FAJARDO DA GB X ÓPERA DA SC)

1º Prêmio Bezerra Expoinel GO 2010 e Expoinel mS 2010 3º Prêmio Novilha menor Expoinel mG 2011 e Emapa 2011

Res. Campeã Novilha menor Expoinel Rio Verde 2011

FILLARA TE DA mAFRA (mãE)

Page 56: Noite dos Campeões 2011

56 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Agropecuária RS - Roberto e Simone Bavaresco

CARTAGEnA DA ÔnIX

Nasc.: 11/03/2005 • RG: ONIX 142FAJARDO DA GB X EAXUXA TE S. LUIZ (LEGAT DA SABIÁ X DABADA CP)

LIAKA DA RS I (FILHA)

Prenhe do PANAGPUR AL DA PAUL com previsão de parto para maio/2011

Page 57: Noite dos Campeões 2011

571985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Antonio paulo Abate

GIGHI FIv ApAn

Nasc.: 02/06/2008 • RG: APAN 11084BITELO DA SS X VALA DA B. CORREIA (FAJARDO DA GB X OUTRA DA B. CORREIA)

Prenhe de fêmea do 1646 DA mN com previsão de parto para maio/2011

OUTRA B. CORREIA (AvÓ)vALA B. CORREIA (mãE)

Page 58: Noite dos Campeões 2011

58 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Cass nelore - Cassiano Terra Simão

FARRETA FIv CASS

Nasc.: 06/06/2009 • RG: CASS 713BASCO DA Sm X FLAGRA TE SJ DA COCAL (BIG BEN DA SN X EXUBERANTE TE DA SABIÁ)

Prenhe do RANCHI IPÊ OURO com previsão de parto para agosto/2011

FLAGRA TE SJ DA COCAL (mãE)

Page 59: Noite dos Campeões 2011

591985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Condomínio Espanhola: Adir do Carmo Leonel / Sebastião Carrilho de Castro

ESpAnHOLA DA RESSACA

Nasc.: 01/03/2007 • RG: SCFC 255FAJARDO DA GB X ESPANHOLA J. GALERA (NAmBI mATA VELHA X ÓPERA DA SC)

Parida de macho do ENLEVO DA mORUNGABA

ESpAnHOLA J. GALERA (mãE)

Page 60: Noite dos Campeões 2011

60 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

mETRÓpOLE FIv COmApI

Nasc.: 25/01/2004 • RG: BER 2635BIG BEN DA SN X DROGUEDA DA ESTRADA (ENLEVO DA mOR. X DINDIN DE GARÇA)

Parida de fêmea (metrópole I da Dora) do EmERGIDO DE NAVIRAÍ

matriz modelo Expozebu 2010

SEREnA (BASCO X mETRõpOLE)mETRÓpOLE

Dora - nelore paulicéia

Page 61: Noite dos Campeões 2011

611985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 08/03/2007 • RG: OSSC 50ENLEVO DA mORUNGABA X FADA DA CAPARAÓ (GANHOSO X ACAPORA TE CAPARAÓ)

FADA DA CApARAÓ (mãE) ImpORAnGA FIv DA FAROFA (FILHA)

BAGDá FIv DA pSC

Fazenda Farofa - Danilo e Rosana Guitti Gamba

Prenhe do BIG BEN SN com previsão de parto para maio/2011

Page 62: Noite dos Campeões 2011

62 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

HABAKA FIv DA mv

Nasc.: 21/12/2003 • RG: GCmV 3345BIG BEN DA SN X HASTA TE (PANAGPUR AL DA PAUL X CANETA)

HAmInA FIv DA mv (IRmã pRÓpRIA)

HASTA TE (mãE)

Grupo Camargo

Page 63: Noite dos Campeões 2011

631985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

mARÉA 6TE J. GALER A

Nasc.: 23/02/2010 • RG: JGAL 96671646 DA mN X ITÁLIA IV TE J.GAL (FAJARDO DA GB X ESPANHOLA J. GALERA)

ITáLIA Iv TE J. GAL (mãE) ZERO J. GALERA (IRmãO)

José Francisco Diamantino

Page 64: Noite dos Campeões 2011

64 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 25/03/2009 • RG: STRO 3769ENLEVO DA mOR. X FLAGRA TE STA âNGELA (NOBRE TE DA PRIm. X FLAGRA TE SJ COCAL)

nelore Integral

LUCAnA InTEGR AL

Prenhe do HANNUmAN com previsão de parto para abril/2011

FLAGRA TE STA ÂnGELA (mãE) FLAGRA TE SJ DA COCAL (AvÓ)

Page 65: Noite dos Campeões 2011

651985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

EUFORIA TE DA RFA

Nasc.: 02/12/2003 • RG: RFA 469BIG BEN DA SN X BARTIRA Bm DA FC (OVNI DA SABIÁ X SATTIRA Bm DA FC)

JATIÚCA FIv DA RFA (BITELO DA SS X EUFORIA TE DA RFA)

nelore RFA - Rodrigues Furtado Agropecuária

HÍpICA FIv DA RFA (HELÍACO X EUFORIA TE DA RFA)

Page 66: Noite dos Campeões 2011

66 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 31/10/2004 • RG: DANA 455LEGAT DA SABIÁ X TÍPICA B. CORREIA (FAJARDO DA GB X SOmBRA B. CORREIA)

nelore Santa Cruz - Gil pereira

TÍpICA TE DASAnAS

Prenhe do JERU FIV DO BRUmADO com previsão de parto para junho/2011

DEILA FIv STA CRUZ (BITELO DA SS X TÍpICA TE DASAnAS)

EXTASIADA STA CRUZ (JERU FIv DO BR. X TÍpICA TE DASAnAS)

Page 67: Noite dos Campeões 2011

671985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Nasc.: 17/10/2004 • RG: SCG 221BIG BEN DA SN X RYATNA DA SABIÁ (LEGAT X mALÁSIA DA SABIÁ)

RYATnA DA SABIá (mãE)

nelore Três marias - José Arthur de C. pereira Filho

ELECTRA TE BpF

Prenhe do LUX GRANUTU com previsão de parto para junho/2011

Page 68: Noite dos Campeões 2011

68 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 69: Noite dos Campeões 2011

691985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Untitled-3 1 28/03/11 16:29

Page 70: Noite dos Campeões 2011

70 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

pO

RT

FOL

IO A mArcA do sucesso em cAdA personAgem dA edição 26 Anos.

Page 71: Noite dos Campeões 2011

711985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 72: Noite dos Campeões 2011

72 1985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 73: Noite dos Campeões 2011

731985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

Page 74: Noite dos Campeões 2011

CONHEÇA SEU PLANTEL EM TEMPO REAL Utilize a melhor tecnologia

de interpretação de imagens de ultrassom para identificar em tempo real os melhores

animais do seu plantel.

Conhecimento que possibilita valorizar os animais e fornecer Informações precisas para os leilões de alta genética.

www.dgtbr.com.br (18) 3221.7135 / 3222.4879

Mais Informações: Visão Ultrassonografia Veterinária - (43) 3322.9038 / 9984.8029

> Líder mundial em softwares de ultrassom para bovinos;

> Alto grau de confiabilidade e precisão (6 medidas de carcaça);

> Interpretação automática das imagens, proporcionando maior velocidade de coleta;

> Exclusivo: análise de marmoreio em tempo real.

estú

dio

ad

Page 75: Noite dos Campeões 2011

751985-2011 • N o i t e d o s C a m p e õ e s

LEILãO nOITE DOS CAmpEõESmAIO DE 2011

pROmOTORES Alberto Laborne v. mendes Fazenda do Sabiá Irmãos Barros Correia Fazenda Recanto José Luiz niemeyer dos Santos Fazenda Terra Boa Organização mário Franco Fazenda São Geraldo pedro Augusto Ribeiro novis Fazenda Guadalupe

REALIZAçãO Remate Leilões (43) 3373-7077 (11) 3872-5777

ASSESSORIAS Avanti Consultoria em pecuária (18) 3916-1941

Ipê Ouro Assessoria Genética Animal (34) 3314-9494

TRAnSmISSãO Canal Rural (43) 3373-7000

LEILãO OFICIAL ABCZ - Associação Brasileira dos Criadores de Zebu nelore Leilão Oficial

2011

Page 76: Noite dos Campeões 2011

ApRESEnTAçãODOS AnImAISnãO pERCA A ApRESEnTAçãO OFICIAL

DOS AnImAIS E vEJA A mARCA DA SOLIDEZ

E DOS RESULTADOS ALCAnçADOS pELO

LEILãO nOITE DOS CAmpEõES AO LOnGO

DOS SEUS 27 AnOS DE HISTÓRIA.

Dia 1º De maio • Domingo

A pARTIR DAS 16 HORAS

DAn Inn HOTEL (AnTIGO SHELTOn Inn)

UBERABA | mG

O GRUpO nOITE DOS CAmpEõES

COnTA COm SUA pRESEnçA.

2011

Page 77: Noite dos Campeões 2011
Page 78: Noite dos Campeões 2011

2011