NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS APA e ABNT - breve comparação entre...

19
NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS APA e ABNT APA e ABNT - breve comparação entre as duas normas - - breve comparação entre as duas normas -

Transcript of NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS APA e ABNT - breve comparação entre...

NORMALIZAÇÃO DE REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS E ELETRÔNICAS

APA e ABNTAPA e ABNT- breve comparação entre as duas normas -- breve comparação entre as duas normas -

1. Referências: 1. Referências: Apresentação no final do trabalhoApresentação no final do trabalho

• APA

• ABNT

Apresentadas no final do texto. Sua disposição deverá ser em ordem alfabética do último sobrenome do autor e constituir uma lista encabeçada pelo título Referências. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as referências deverão ser dispostas em ordem cronológica de publicação.

Apresentadas no final do texto. Sua disposição deverá ser em ordem alfabética do último sobrenome do autor e constituir uma lista encabeçada pelo título Referências. No caso de mais de uma obra de um mesmo autor, as referências deverão ser dispostas em ordem alfabética de título do trabalho.

2. Diferenças presentes na referenciação de todos os 2. Diferenças presentes na referenciação de todos os tipos de documentos (livros, periódicos científicos, tipos de documentos (livros, periódicos científicos,

trabalhos de eventos e outros):trabalhos de eventos e outros):

APAAPA ABNTABNT

Data Após a indicação do autor (início)

Após a indicação da editora (final)

Autor Caixa baixa (minúsculo)Cita-se todos os autores

Caixa alta (maiúsculo) Mais de três autores: et al.

Títulos Título e subtítulo em destaque

Título em destaque e subtítulo sem destaque

Margem Segunda linha em diante sob a terceira letra da entrada

Todas as linhas alinhadas

Referência de trabalhoscom mais de um autor

• APAAPA: Os sobrenomes devem ser separados por vírgulas e & para indicar o último autor.Exemplos: Silva, O., & Paiva, R.

• ABNTABNT: Os sobrenomes devem ser separados por ponto e vírgula (até três autores). Mais de três autores, usar a expressão et al.Exemplo: SILVA, O.; PAIVA, R.

Exemplos (APA X ABNT)Exemplos (APA X ABNT)

Documentos extraídos de fontes eletrônicasDocumentos extraídos de fontes eletrônicas

Artigo de Periódico Científico

APAPaiva, C. J. (2000). Dante Moreira Leite: um pioneiro da psicologia social no

Brasil. Psicologia USP, 11 (2). 20-28. Recuperado em 12 mar. 2001, da SciELO (Scientific Eletronic Library OnLine): http://www.scielo.br.

ABNTPAIVA, C. J. Dante Moreira Leite:um pioneiro da psicologia social no Brasil. Psicologia USP, v.11, n.2, p. 20-28, 2000. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em 12 mar. 2001.

Artigo extraído da internet que apresente “cara” de artigo original de periódico científico (com número de página, etc.): CITA-SE NORMALMENTE COMO ARTIGO DE PERIÓDICO.

INTRODUÇÃO TEÓRICA

CITAÇÕES NO TEXTO

Revisão da LiteraturaÉ a apresentação do histórico, principais conceitos e evolução científica do TEMA SELECIONADO PARA O TCC.

Apresentação da literatura considerada relevante sobre o tema e que servirá de base ao TCC.

Neste texto deverão ser apresentadas citações de autores relevantes para a literatura relacionada ao tema em questão.

Todos os autores citados na revisão de literatura ou em qualquer das partes do TCC deverão constar na listagem final das Referências Bibliográficas.

Apresentação da informação no textoApresentação da informação no texto

• CitaçãoÉ a menção no texto de uma informação colhida de outra fonte. Pode ser direta, indireta e citação de citação.

• Citação DiretaÉ a cópia exata ou transcrição literal de outro texto (leis, decretos, regulamentos, fórmulas científicas, palavras ou trechos de outro autor). O tamanho de uma citação determina a sua forma de apresentação no corpo do texto.

Como apresentar uma citação direta

• Até três linhastrês linhas, deverá ser incorporada ao parágrafo, entre aspas duplas.

De acordo com as conclusões de Sinhorini (1983, p. 15), “o BCG induz à formação de lesão granulomatosa, quer na ausência, quer na presença da hipersensibilidade específica detectada pelo PPD".

• Citação mais longa (mais de 3 linhasmais de 3 linhas) deverá figurar abaixo do texto, em bloco recuado das margens laterais.

Valendo-se de várias hipóteses, Sinhorini (1983, p. 16) constata que:O granuloma tuberculoso é constituído por dois sistemas independentes: o macrofágico que controlaria tanto o escape do antígeno da lesão, quanto o crescimento bacteriano na mesma, e o imuno-competente, representado pela hipersensibilidade e expresso morfologicamente pelo halo de células jovens.

Citação Indireta• É a expressão da idéia contida na fonte citada, sem transcrição, dispensando o uso de aspas

duplas.

• A indicação da fonte deverá vir entre parênteses após a citação indireta, para evitar interrupção na seqüência do texto.

Exemplos:

Após esse primeiro isolamento, na Inglaterra, vários casos têm sido descritos em países

como Canadá, Noruega, Holanda, Dinamarca e Finlândia (GLAZEBROOK et al., 1973;

JONES, 1981).

A hipertermia em bovinos Jersey foi constatada quando a temperatura ambiente alcançava

29.5° C (RIECK & LEE, 1948).

Citação de Citação• É a menção de um documento ao qual não se teve acesso. Pode

ser citado na lista final de referências bibliográficas ou em nota de rodapé, sendo obrigatória a indicação da página de onde foi extraída a informação.

• Esse tipo de citação só deve ser utilizado nos casos em que realmente o documento original não pode ser recuperado (documento muito antigo, dados insuficientes para a localização do material, etc.).

• No texto deve ser indicado o sobrenome do(s) autor(es) do documento não consultado, seguido da data e da expressão apud e do sobrenome do(s) autor(es) da referência fonte.

. Mueller (1858), apud Reis e Nobrega (1956), chegou às mesmas conclusões... ou

. Mueller (1858, apud REIS & NOBREGA, 1956)ou

. (MUELLER, 1858 apud REIS & NOBREGA, 1956)

Exemplos:Marinho (1980) , apud Marconi e Lakatos (1982), apresenta a

formulação do problema como uma fase de pesquisa, que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.

Marinho (1980 apud MARCONI & LAKATOS, 1982), apresenta a formulação do problema como uma fase de pesquisa, que, sendo bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação.

A formulação do problema como uma fase de pesquisa, quando bem delimitado, simplifica e facilita a maneira de conduzir a investigação (MARINHO, 1980 apud MARCONI & LAKATOS, 1982).

As entidades coletivas podem ser citadas pelas respectivas siglas, desde que na primeira vez em que forem mencionadas apareçam por extenso:

World Health Organization - WHO (1985)