Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

8
As aulas são realizadas diariamente; cerca de 40 alunos/ pacientes participam das aulas informativo próvisão | setembro/outubro 2014 | ano 2 • nº11 | www.hospitalprovisao.org.br “A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo” Dorina Gouveia Nowill CRIANÇAS E ADOLESCENTES ATENDIDOS PELO CENTRO DE REABILITAÇÃO DO PRÓVISÃO DURANTE AULAS DE MÚSICA O Hospital Próvisão é referên- cia na reabilitação de pessoas com deficiência visual na Região Metropolitana no Vale do Paraíba e Litoral Norte, através do seu Centro de Reabilitação. Diversas atividades contribuem para esse processo, como orientação e mo- Música contribui para reabilitação de pessoas com deficiência visual reabilitação bilidade, esportes, aulas de infor- mática adaptada, Braille, e tantas outras. Uma dessas ações tem dado grandes possibilidades a atendi- dos pela instituição. As aulas de música compõem o processo de reabilitação dos atendidos. A ati- vidade foi inserida no tratamento como forma de trabalhar a au- toestima, coordenação motora e desenvolvimento, funcional, inte- lectual e até uma oportunidade de profissionalização. Segundo o professor de músi- ca Jonathas Pavam, responsável pelas aulas no Próvisão, a música contribui muito já que trabalha com o emocional. “Geralmente os atendidos sofrem com a angústia, depressão e estresse, tudo rela- cionado à sua deficiência”, disse. O profissional ressalta que trabalha a música de acordo com o gosto do atendido, ‘ela não pode ser imposta pelo profissional, mas sim tratada de forma cordial em que o aluno tenha prazer em cantar, tocar e demonstrar seus sentimentos através da música como arte’. As aulas são oferecidas aos atendidos pelo Centro de Reabili- tação e podem participar aqueles que queiram ou tenham aptidão para música. Atualmente cerca de 40 aten- didos participam das aulas dia- riamente, de segunda à sexta- feira, de manhã e à tarde. Cada aluno/atendido tem uma hora de aula por dia. AMPLIAÇÃO•• Com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar as atividades de mú- sica, a Instituição apresentou o projeto “Luz do Som – Educação Musical para Crianças e Adoles- centes com Deficiência Visual” ao CMDCA. O projeto foi aprovado e o FUMDICAD (Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adoles- cente) vai financiar a compra de novos instrumentos para as aulas de música. O projeto está avaliado em R$ 19.003,82. CERCA DE 40 ATENDIDOS PARTICIPAM DAS AULAS QUE ACONTECEM DIARIAMENTTE

description

Acesse nossos informativos e fique por dentro das novidades e acontecimentos do Hospital Próvisão.

Transcript of Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

Page 1: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

As aulas são realizadas diariamente; cerca de 40 alunos/pacientes participam das aulas

i n f o r m a t i v o p r ó v i s ã o | s e t e m b r o / o u t u b r o 2 0 1 4 | a n o 2 • n º 1 1 | w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

“A grande ciência da vida é aprender a recomeçar. Recomeçar com confiança e entusiasmo”Dorina Gouveia Nowill

Crianças e adolesCentes atendidos pelo Centro de reabilitação do próvisão durante aulas de músiCa

o Hospital próvisão é referên-cia na reabilitação de pessoas com deficiência visual na região metropolitana no vale do paraíba e litoral norte, através do seu Centro de reabilitação. diversas atividades contribuem para esse processo, como orientação e mo-

Música contribui para reabilitação de pessoas com deficiência visual

reabilitação

bilidade, esportes, aulas de infor-mática adaptada, braille, e tantas outras.

uma dessas ações tem dado grandes possibilidades a atendi-dos pela instituição. as aulas de música compõem o processo de reabilitação dos atendidos. a ati-vidade foi inserida no tratamento como forma de trabalhar a au-toestima, coordenação motora e desenvolvimento, funcional, inte-lectual e até uma oportunidade de profissionalização.

segundo o professor de músi-ca Jonathas pavam, responsável pelas aulas no próvisão, a música contribui muito já que trabalha com o emocional. “Geralmente os

atendidos sofrem com a angústia, depressão e estresse, tudo rela-cionado à sua deficiência”, disse.

o profissional ressalta que trabalha a música de acordo com o gosto do atendido, ‘ela não pode ser imposta pelo profissional, mas sim tratada de forma cordial em que o aluno tenha prazer em cantar, tocar e demonstrar seus sentimentos através da música como arte’.

as aulas são oferecidas aos atendidos pelo Centro de reabili-tação e podem participar aqueles que queiram ou tenham aptidão para música.

atualmente cerca de 40 aten-didos participam das aulas dia-

riamente, de segunda à sexta-feira, de manhã e à tarde. Cada aluno/atendido tem uma hora de aula por dia.

AMpliAção••Com o objetivo de ampliar e

aperfeiçoar as atividades de mú-sica, a instituição apresentou o projeto “luz do som – educação musical para Crianças e adoles-centes com deficiência visual” ao CmdCa. o projeto foi aprovado e o FumdiCad (Fundo municipal dos direitos da Criança e do adoles-cente) vai financiar a compra de novos instrumentos para as aulas de música. o projeto está avaliado em r$ 19.003,82.

CerCA de 40 Atendidos pArtiCipAm dAs AulAs que AConteCem diAriAmentte

Page 2: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

2 •• nosso Jornal SET/oUT/2014 w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b rw w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

próviSão• diretoria executiva: presidente: Gio batta Cucchiaro • Vice-Presidente: edson paulo Carlésimo • Secretário: sergio marcondes • Tesoureiro: João Hildebrando rodrigues, azaury ribeiro, Carlos Ortunho Serra • patrimônio: Mário Cezar Barros • Vogais: Eduvaldo S. Bertti, Marcus Vinicius M. Hypólito (in memoriam) • Conselho Fiscal: edson rodrigues pinheiro, valdir pereira Lima, Antonio Izidio, Antonio Carlos de Oliveira, José Mauricio Ramos Jr • presidente de Honra: Waldir Silva • superintendente: Meire Cristina N. V. R. Ghilarducci • Conselho Vitalício: bene-dito vieira da silva, dalvi rosa moreira, João batista silvério da silva, José Jorley do amaral, moacir Gerônimo, tércio dias lima, umberto Ghilarducci neto, valter molina Koyanagi, Cleusa de Carvalho lima, nilza Helena K. silva • Conselho Deliberativo: Cláudio Figueira de Carvalho, paulo miragaia, João Carlos teixeira pinto, Wagner aguiar de oliveira, osvaldo da silva Quintino, Flávio Gottardo de oliveira, divanir Fernando neves Fernandes Gonçalves pires, Gianni Cucchiaro • Conselho Editorial: Carla paes de mattos, dra. Fernanda takay, dr. José Claudio mancilha barbosa, meire Cristina Ghilarducci, sergio marcondes • Produção: Alameda Comunicação • Jornalista Responsável: pasquarelli Junior (mtb 23.081) • Editor: enio machado • Textos: eli-zânio silva (mtb 59.369) • Projeto gráfico: alameda Comunicação • Edição das artes: bruna santana Fotos: rodrigo roveri e avner Caserta • Impressão: Gráfica CopCentro • Tiragem: 5.000 exemplares. Av. Andrômeda, 3061 - Bosque dos Eucaliptos - São José dos Campos - SP • PABX: (12) 3919-3214 / [email protected]

próvisão realiza 3ª Caminhada Conscienteevento vai comemoraro Dia Nacional do Cego

comemoração

Gio Batta Cucchiaro• Presidente do Próvisão

o dia nacional do Cego, 13 de dezem-bro, foi criado pelo então presidente da república, Jânio da silva Quadros, atra-vés do decreto presidencial datado do dia 26 de julho de 1961.

esta data foi criada em decorrência da necessidade de incentivar o princípio de solidariedade humana, mundialmente estabelecido pela declaração universal dos direitos Humanos, que preserva o direito fundamental de igualdade e soli-dariedade entre todos dentro da mesma sociedade, sem discriminação e distin-ção a qualquer nível.

desde 2012, o Hospital próvisão bus-ca marcar essa data no município, com a realização de Caminhadas de Conscien-tização e para 2014, já está programada a 3ª edição.

de acordo com a gerente técnica do Centro de reabilitação do próvisão, Car-

la paes, o objetivo tem sido mobilizar a sociedade para o movimento da pessoa com deficiência visual, provocando uma reflexão sobre seus direitos de acessibi-lidade, emprego, inclusão escolar, saúde etc.

“ao mesmo tempo ocorre a cons-cientização da comunidade quanto ao potencial da pessoa com deficiência vi-sual que se mostra como ser atuante da sociedade, reivindicando seus direitos e demonstrando seu potencial para o tra-balho, esporte, cultura, lazer, inclusão escolar”, conclui.

neste ano, a 3ª Caminha Consciente deve acontecer no dia 13 de dezembro, com aquecimento às 8h e saída às 9h do Hospital próvisão. Camisetas estarão à venda na sede da instituição. mais in-formações podem ser obtidas através do telefone (12) 3919-3202.

Aproveitamos esta edição do nosso informativo para celebrar o entusiasmo da nossa equipe pela realização de algumas conquistas importantes. Entre os grandes acontecimentos que estão registrados nas próximas páginas está o sucesso da 2ª edição do Baile do próvisão, que reuniu mais de 700 pessoas e confirmou mais uma vez a credibilidade de nossa instituição junto aos principais formadores de opinião da nossa região.

vale destacar também o sucesso das atividades do Centro de reabilitação que garantiu recentemente a aprovação junto ao CMDCA do projeto “luz e Som” que irá possibilitar a aquisição de novos instrumentos musicais.

Estas e outras ações só podem ser viabilizadas porque contamos com uma equipe eficiente e competente. Aliás, reconhecer o talento e a capacidade de nossos colaboradores e voluntários é um dos grandes motivos de orgulho do próvisão.

Ao folhear nosso informativo vocês vão ter conhecimento de muitas outras boas notícias que fazem o próvisão crescer cada vez mais.

Boa leitura.imaGem da 1ª CaminHada ConsCiente realizada em 2012

Page 3: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

SET/oUT/2014 nosso Jornal •• 3h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

Transplante de córnea:procedimento pode recuperar visão

saúde

o transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea saudável, o obje-tivo do transplante é melho-rar a visão ou corrigir quadro de perfurações oculares que ponham em risco a perda das funções do olho.

a córnea é a parte ante-rior do olho transparente que junto com a esclera, parte branca do olho, forma o globo ocular. ela tem a função de, juntamente com o cristalino, focalizar a imagem através da pupila sobre retina.

o transplante de córnea é realizado quando há uma per-da da acuidade visual impor-tante. a cirurgia é realizada com anestesia geral, sedação ou anestesia local, depen-dendo da condição clínica do paciente, que recebe alta no mesmo dia. para realização do procedimento cirúrgico, uma gama de exames pré-opera-tórios é necessária e todos realizados no próprio. o pro-cedimento dura em média 45 minutos.

de acordo com o médico oftalmologista Fernando pe-reira Wanna, como a córnea é desprovida de vasos, tem

menor chance de rejeição do que o transplantes de outros órgãos.

“a córnea doada vem de ca-dáveres, por isso a importân-cia da doação de órgãos. todos nós podemos ser doadores. os bancos de transplante fazem uma avaliação laboratorial para descartar doenças que podem ser transmitidas atra-vés de transplantes”, disse.

ainda segundo dr. Fernan-do, o transplante de córnea é realizado no Hospital próvi-são há mais de 10 anos, ten-do taxa de sucesso dentro da encontrada na literatura mé-dica. ao todo, desde o início

dos procedimentos, quase 600 transplantes já foram realiza-dos na instituição.

Cirurgias só podem ser realizadas com a doação de órgãos. Você é doador?

DADo RElEVANTE

Segundo o Sistema nacional de transplantes, órgão ligado ao Ministério da Saúde, o Brasil ocupa o segundo lugar em volume e transplantes de órgãos no mundo e o primeiro lugar se for considerada a relação número de transplantes e produto Interno Bruto (PIB).

Page 4: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

4 •• nosso Jornal SET/oUT/2014 w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

capacitação

proFissionais de diversas instituições partiCiparam do 13º audHosp Que aConteCeu em setembro

13º Audhosp reuniu mais de 800 pessoas

a FeHosp (Federação das santas Casas e Hospitais be-neficentes do estado de são paulo) realizou entre 9 e 12 de setembro, o 13º audHosp. uma equipe de líderes e gestores do próvisão participou do con-gresso, que reuniu mais de 800 pessoas e aconteceu em Águas de lindóia. a coordenação do evento ficou a cargo da supe-rintendente do próvisão, meire Ghilarducci.

esse é um importAnte proCesso de Análise DoS BENEfíCIoS PARA

A sAúde, dos impACtos eConômiCos, soCiAis,

étiCos, CulturAis E AMBIENTAIS, DA

uTIlIzAção DE NoVAS teCnologiAs Como

mediCAmentos, mAteriAis,

equipAmentos e proCedimentos,

por meio dos quAis o CuidAdo à sAúde é

prestAdo à populAção.”MArCElo DE olivEirA

gerente de ti eQualidade do próvisão

Profissionais do Próvisão participaram do evento

neste ano, o evento teve como tema principal a ‘Gestão de Con-flitos – encontrando Caminhos’ e abordou assuntos relevantes ao dia a dia dos hospitais, visando assim contribuir para o aprimo-ramento dos profissionais dos serviços de saúde.

para o gerente de ti e Qua-lidade do próvisão, marcelo de oliveira, a participação de profissionais do hospital em congressos como o audHosp,

melhora a capacitação técni-ca, amplia a rede de contatos e possibilita troca experiências a fim de melhorar o processo de Gestão.

segundo ele, todos os assun-tos tratados foram muito rele-vantes, porém o que chamou mais sua atenção foi a incorpo-ração tecnológica, que tratou da ats (avaliação de tecnologias em sáude).

“esse é um importante pro-cesso de análise dos benefícios para a saúde, dos impactos econômicos, sociais, éticos, culturais e ambientais, da uti-lização de novas tecnologias, como medicamentos, materiais, equipamentos e procedimentos, por meio dos quais o cuidado à saúde é prestado à população”, disse.

ainda de acordo com marce-lo, o congresso permitiu iniciar os estudos para a criação de um núcleo de ats (nats) dentro do Hospital. núcleo este que, depois de capacitado, estará

apto a elaborar parecer técnico Científico (ptC) sobre novas tec-nologias e enviar para análise e possível custeio pelo sus.

Page 5: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

SET/oUT/2014 nosso Jornal •• 5h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

depoimentos Bosque

“Eu sou paciente do Próvisão há mais ou menos

cinco anos, já fiz várias cirurgias e não tenho nada a reclamar, o atendimento é ótimo. Todos nos recebem muito bem, desde os enfermeiros, médicos, são todos muito atenciosos.”

“Eu passo no Próvisão já há muito tempo, fiz

transplante duas vezes e sempre fui muito bem tratada, acho todos os funcionários muito atenciosos e educados. Toda vez que passo em consulta já saio com o retorno marcado”

Santas Casas e Hospitais Beneficentes realizaram paralisação nacional

mobilização

ClEiDE MEDEiroSrAMoS DoS SAnToS68 anos, do lar

ADriAnA DE AlMEiDA pErEirA SoUzA27 anos, vendedora

mais de 800 santas Casas, hospitais e entidades beneficentes aderiram ao dia na-cional de luto pela Crise das santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado no últi-mo dia 25 de setembro, em todo o brasil. o Hospital próvisão foi uma das entidades da região a participar do movimento, profissio-nais trabalharam de preto e os procedimen-tos eletivos deixaram de ser realizados.

o objetivo do movimento é pressionar o governo a atender o pleito das entidades, apresentados em documento que foi entre-gue ao ministro da saúde e ao palácio do planalto, durante o 24º Congresso nacional das santas Casas e Hospitais Filantrópicos, realizado em agosto, em brasília.

a ação é parte de uma mobilização na-cional, que conta com a participação das mais de 2,1 mil instituições do país e surgiu após a reunião de representantes do setor no último congresso da Cmb, promovido em brasília no mês de agosto. o movimento tem como base os aspectos abaixo transcritos, elaborados durante o evento e já entregues em documento ao ministro da saúde e à pre-sidente dilma rousseff.

EnTEnDA A CriSE••Com base nas análises de centros de cus-

tos de três grandes santas Casas - maceió, belo Horizonte e porto alegre -, referências de gestão, volume assistencial e qualidade no atendimento, a Confederação das san-

tas Casas e Hospitais Filantrópicos – Cmb, expõe a dimensão do déficit do setor, que chega a 232% nos resultados econômicos de internação da média complexidade (siH-sus). a alta complexidade, que sempre apresentou um financiamento compatível, já acumula, no entanto, um resultado negativo mensal de 39%, e os custos ambulatoriais com déficit de 110%.

para chegar a esses resultados, os hos-pitais reuniram os chamados subgrupos de alta e média complexidade e o atendimento ambulatorial de um mês, apontando os cus-tos e as receitas provenientes do contrato com o sus. mesmo lançando os incentivos federais e estaduais, resultados de políticas de governo, e que são feitos apenas para uma pequena parcela de hospitais contra-tualizados, o déficit atinge 41% na média complexidade, mais de 42% no ambulatorial e mais de 10% na alta complexidade. outro dado alarmante é o déficit nas diárias de uti. a santa Casa de belo Horizonte por exem-plo, apurou mais de 297% de defasagem.

o montante total de r$ 15 bilhões em dí-vidas, dos quais 44% com o sistema finan-ceiro, 26% com tributos federais, 24% com fornecedores e 6% com passivos trabalhis-tas e outras, não terá resolução apenas com o prosus, até então, restrito às dívidas com tributos federais, remanescendo a preocu-pação com a amplitude e total incapacidade de enfrentamento das demais dívidas.

funcionários trabalharam de preto e procedimentos eletivos não foram atendidos ao longo do dia

FunCionÁrios do próvisão vestiram preto em sinal de luto

Page 6: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

6 •• nosso Jornal SET/oUT/2014 w w w . h o s p i t a l p r o v i s a o . o r g . b r

a noite do último dia 6 de setembro foi de muita festa para a ‘Família próvisão’. o 2º baile próvisão reuniu cerca de 760 pessoas no espaço Cassia-no ricardo, em são José dos Campos. o objetivo do evento foi a captação de recursos para a ampliação das atividades da instituição.

os convidados curtiram o belíssimo show da banda Gos-toso veneno e contaram com a animação da Cia de dança val

Garcia. o trópikos expresso Gourmet assinou o serviço de buffet. a mestre de cerimônias da noite foi a apresentadora da tv band vale, andressa lopes.

diversas personalidades compareceram ao evento, en-tre elas o prefeito Carlinhos almeida e a esposa, vereadora e presidente da Câmara muni-cipal, amélia naomi; o secre-tário de saúde, paulo roitberg, esteve acompanhado da espo-sa, a médica Keyla pereira.

empresários e diversos re-presentantes de entidades de classes, também passaram pelo espaço Cassiano ricardo, com destaque para o presi-dente da associação dos en-genheiros e arquitetos, Carlos vilhena; o diretor de relações institucionais da Jhonson & Jhonson, alcides sulimam. a juíza silvia maximo também prestigiou a comemoração, assim como mário domingos moraes.

Convidados aproveitaram as diversas atrações do 2º baile provisão, Que reCebeu autoridades e personalidades da reGião

celebração

2º Baile próvisão foi sucesso de público

pATroCinADorESo 2º baile próvisão foi patrocinado pela band vale, vale sul shopping, instituto Ferrarezi, espaço Cassiano ricardo, val Garcia, Cia

athletica, Copcentro, terapêutica, Centervale shopping, dJ Company, uniodonto, J&J, bionexo, associação dos engenheiros e arqui-tetos de são José dos Campos, medlink, serv brasil, unimed, Grupo davoli e o trópikos expresso Gourmet.

HomenAgemComo forma de agradecer aos parceiros que contribuíram para a realização do 2º Baile Próvisão, todos receberam uma pequena lembrança. um quadro com imagens de ações realizadas pelo Próvisão foi entregue aos representantes de cada entidade.

Page 7: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

SET/oUT/2014 nosso Jornal •• 7h o s p i t a l o f t a l m o l ó g i c o e c e n t r o d e r e a b i l i t a ç ã o

rápidas do pró

Hospital ‘Amigo do idoso’

Congresso de Acessibilidade

SipAT 2014

Qualidade de vida no próvisão

Gran prix de Judô

no dia 15 de agosto de 2014, representantes do próvisão assi-naram o termo de adesão “Hospital amigo do idoso” visando estar preparado para atender integralmente ao público geriátrico e ge-rontológico, sendo um primeiro passo para implantar ações refe-renciadas pelo programa de são paulo.

o coordenador de empregabilidade do Centro de reabilitação do próvisão, Carlos eduardo teodoro, representou a instituição no XXi Con-gresso brasileiro de prevenção da Cegueira e reabilitação visual, que aconteceu entre os dias 3 e 6 de setembro, em recife. promovido pelo Conselho brasileiro de oftalmologia, o evento contou com a participa-ção de cerca de 7 mil pessoas. na ocasião, o profissional ministrou uma palestra com o tema “a importância de materiais adaptados no proces-so de inclusão escolar de alunos com deficiência visual”. o trabalho mereceu destaque por ter proporcionado uma estratégia de acessibili-dade para pessoas com deficiência visual ao disponibilizar uma versão em braille e em letra ampliada.

entre os dias 17 e 21 de novembro, acontece a vii sipat (semana interna de prevenção de acidentes do Hospital provisão). neste ano, o tema será ‘segurança da Família provisão, sua missão é ajudar na prevenção’. ao longo desses dias, ocorrerão palestras vol-tadas à segurança e proteção dos funcionários dentro e fora da instituição. os funcionários ainda concorrerão ao sorteio de diversos brindes.

o próvisão iniciou no dia 1º de setembro o ‘programa Qualidade de vida próvisão’. o objetivo é oferecer terapias corporais aos funcionários. numa parceria entre o nepp (núcleo de ensino e pesquisa próvisão) e a Holística Corps l’esprit, os colaboradores recebem quick massage, reflexologia e reiki, todas as terapias relaxantes que contribuem para a saúde corporal e mental do time da ‘Família próvisão’. além das massagens, os funcionários participam de palestras sobre gerenciamento de estresse, sempre com o objetivo de melhorar o bem estar dos funcionários.

paratletas do próvisão vão participar nos dias 21, 22 e 23 de no-vembro do Gran prix infraero de Judô, em Campo Grande, no mato Grosso do sul. Quatro representantes da instituição estão inscritos: marcos rodolfo de brito, Cícero Fabiano damiano, Yasmin thais Cardoso leite e luma Kamilla nunes e silva. na primeira etapa, realizada em são paulo, o time do próvisão terminou em 5º lugar no geral entre 40 equipes.

Page 8: Nosso Jornal Ed. Setembro - Outubro 2014

As informações deste material estãodisponiveis em formato acessível no site

http://www.hospitalprovisao.org.br/nossojornal/setout2014

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição:

PARCEIROS

Empresas que investem em projetos na instituição: