Noticiario 11 01 14

10

description

 

Transcript of Noticiario 11 01 14

Page 1: Noticiario 11 01 14
Page 2: Noticiario 11 01 14
Page 3: Noticiario 11 01 14
Page 4: Noticiario 11 01 14
Page 5: Noticiario 11 01 14

MACAÉ, SÁBADO, 11 DE JANEIRO DE 2014 5

Polícia Atividades do Projeto Botinho seguem até o dia 24 na praia dos Cavaleiros

NOTA

Mulher é presa por tentar matar outras duas em Rio das Ostras

FLAGRANTE

Segundo a Polícia Militar, tentativa de homicídio ocorreu na noite da última quinta-feira (9). No bairro Novo Horizonte, também em Rio das Ostras, um cadáver foi encontrado pela políciaDaniela [email protected]

Uma mulher foi presa em flagrante depois de tentar matar outras duas mulhe-

res em Rio das Ostras na noite da última quinta-feira (9).

Segundo a Polícia Militar, Rachel da Conceição dos Santos, 27 anos, foi encontrada dentro de uma van que fazia a linha Cláudio Ribeiro. Ao ser abordada por policiais mi-litares, ela confessou que efetuou alguns disparos em direção à Zeni-th Estevam Terra e Vânia Estevam Malafaia, mas os tiros não acerta-ram ninguém. Um dos disparos acertou apenas um veículo que estava estacionado em frente à ca-sa da suspeita. Aos policiais, Rachel

ARQUIVO

Tentativa de homicídio e encontro de um cadáver em Rio das Ostras foram registrados na 128ª Delegacia de Polícia da cidade

Ocorrências em MacaéEm Macaé, dois homens foram presos em flagrante na noite de quinta-feira, por volta das 21h, de-pois de furtarem duas motocicletas. Segundo a PM, o caso aconteceu na Linha Azul, próximo à entrada da Nova Holanda.

Policiais militares do 32º BPM faziam patrulhamento pelo local, quando viram duas motos, sendo uma Honda CBX 250 vermelha, com placa LNN-8310. A motocicleta es-tava sendo conduzida por Bruno de Barcelos Mesquita, 19 anos, e rebo-cava uma outra moto pela pedaleira, que estava sendo pilotada por Tiago Figueira de Barcelos, 18 anos.

Ao avistar a viatura, Bruno de Bar-celos tentou voltar com a moto que

conduzia, mas bateu em um cami-nhão que o derrubou. Ele caiu perto da mureta da ponta do Rio Macaé, de onde arremessou uma mochila. Ao revistarem a bolsa, os policiais encontraram uma garrucha, uma tesoura e uma faca.

Ao serem abordados, Bruno e Tia-go confessaram que furtaram as mo-tocicletas perto do shopping e, como não conseguiram fugir, quebraram a tranca e, por isso, que uma delas es-tava sendo rebocada pela pedaleira.

Os irmãos foram levados à 123ª Delegacia de Polícia, onde foram autuados em flagrante por furto. Em seguida, foram transferidos à Casa de Custódia em Campos dos Goytacazes.

Preso em flagrante por roubo de carroJá na madrugada de ontem (10), por volta das 02h30, a polícia pren-deu, também em flagrante, Vagner Oliveira da Silva, 27 anos, por roubo de veículo. Por volta das 2h55, poli-ciais militarem receberam a infor-mação de que um veículo Fiat Do-

blô branco, placas LRA, 7156, havia sido roubado. Em patrulhamento pela Avenida Teixeira de Gouveia, os policiais avistaram um veículo com as características do veículo roubado. Ao efetuarem contorno, os policiais encontraram o carro na rua

Vereador Manoel Braga, próximo à rodoviária. Ao se aproximarem do carro, os policiais encontraram Vag-ner Oliveira, que confessou o roubo do veículo horas antes.

O suspeito foi levado à 123ª De-legacia de Polícia, onde foi reco-

nhecido pelo proprietário do carro roubado, Severino Amaro da Silva, 48 anos. Autuado em flagrante por roubo, Vagner foi conduzido à Casa de Custódia em Campos dos Goytacazes. O veículo recuperado foi entregue à vítima.

não revelou o motivo da tentativa de homicídio. A suspeita portava uma mochila, onde foi encontrado apenas um coldre.

Rachel foi encaminhada à 128ª Delegacia de Polícia de Rio das Ostras, onde permanece presa.

No bairro Novo Horizonte, tam-bém em Rio das Ostras, próximo ao Condomínio Cláudio Ribeiro, policiais militares localizaram um cadáver em avançado estado de de-composição. Devido a isso, a polícia informou que não foi possível fazer identificação da vítima, não saben-do se é um homem ou mulher. A perícia foi acionada ao local. O cor-po foi removido ao IML (Instituto Médico Legal) em Macaé e até o fechamento dessa edição, não tinha sido identificado.

Cerol: um perigo durante as férias

CUIDADOS

Período de férias e muitas crianças resolvem brincar de pipa e, com essa inocente brincadei-ra, um perigo: o cerol. Essa subs-tância pode matar, ferir, derrubar aviões e helicópteros. Além disso, está previsto na lei que quem for pego em flagrante poderá ser pre-so ou encaminhado à delegacia de polícia. Desde 1993, existe uma lei estadual que proíbe o uso de linha de pipa com cerol no estado do Rio de Janeiro. Ainda segundo a lei, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são obrigados a fazer campanhas educativas antes do período de fé-rias. Pessoas que descumprirem o regulamento serão multadas.

A utilização do cerol é crime em todo o Brasil. Caso um adolescente ou até mesmo um adulto seja fla-grado utilizando o cerol, poderá ser encaminhado à delegacia.

O crime está previsto no artigo 132 do Código Penal. No caso do menor pego usando cerol, ele não poderá ser penalizado. No entanto, os responsáveis serão enquadrados no artigo 249 do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), por permitir que o filho brinque com substância perigosa.

Os milhares de motoboys de Ma-caé são as maiores vítimas desses acidentes, sendo que alguns são fatais. Em janeiro do ano passado, Ruan Albuquerque, 25 anos, mor-reu depois de ser atingido por uma linha de pipa com cerol, quando trafegava na Rodovia Amaral Pei-xoto, em frente ao 32º Batalhão de Polícia Militar.

Uma das formas de prevenir aci-dentes com cerol, é a instalação de antenas em motocicletas. No ano passado, a AMOTO (Associação

Substância em pipas e papagaios pode matar. Motoboys são as maiores vítimas

de Motociclistas de Macaé) dis-tribuiu várias antenas, o que para muitos motociclistas, a iniciativa foi válida. “Com a correria do tra-balho, não temos tempo de parar e comprar uma antena. Achei legal essa doação porque a antena ajuda no trânsito, protegendo contra as linhas com cerol, que muitas vezes, a gente nem vê”, declarou o moto-

ciclista Rafael Porto, 25 anos. O motoboy Felipe Pereira é outro

que acha importante a moto pos-suir a antena. “O cerol é muito pe-rigoso e a gente acaba mais expos-to, por andar em todos os locais da cidade e na maioria das vezes com pressa. Nessa época de férias esco-lares então é ainda mais importante a gente ficar protegido”, acredita.

WANDERLEY GIL

Motociclista morto em janeiro do ano passado vítima do cerol

VERÃO

Capitania dos Portos realiza operação em todo estado

A Capitania dos Portos do estado do Rio de Janeiro di-vulgou ontem (10), balanço da Operação Verão 2013/2014 realizada em dezembro do ano passado. No Rio de Ja-neiro, segundo nota da asses-soria de imprensa do órgão, a Capitania dos Portos realizou Operação de Fiscalização do Tráfego Aquaviário nas regi-ões de Camboinhas, Itaipu, Praia do Pepê, Lagoa de Ma-rapendi, Maricá, Copacabana e Baía de Guanabara.

Segundo a Capitania dos Portos, o objetivo da opera-ção foi ressaltar os aspectos relacionados à segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar.

A Capitania dos Portos informou ainda que os prin-cipais aspectos verificados foram: habilitação dos con-dutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, lotação e estado da embarcação.

O maior número de em-barcações apreendidas pela Capitania dos Portos foi na Baía de Guanabara, tendo um total de 67 embarcações abordadas, oito notificações e três apreensões.

A operação aconteceu também em conjunto com as Delegacias da Capitania dos

Segundo balanço divulgado na tarde de ontem (10), órgão intensificou ações também em Angra dos Reis, Macaé e Itacurucá, além de Cabo Frio, Parati e São João da Barra

Portos em Angra dos Reis, Ma-caé e Itacurucá e Agências da Capitania em Cabo Frio, Parati e São João da Barra. O balanço das operações no litoral e interior do estado ainda não foi divulgado.

O reforço no trabalho da Ca-pitania dos Portos, durante a Operação Verão, inclui ações de presença em entidades náuticas e colônias de pescadores, apoio a eventos esportivos e culturais, bem como a realização de pales-tras educativas para divulgar as principais normas de segurança da navegação.

Segundo as Normas da Auto-ridade Marítima (NORMAM 03), as embarcações, exercendo suas atividades nas proximida-des de praias, dos lagos, lagoas e rios devem respeitar os limi-tes impostos para navegação, de modo a resguardar a integridade física dos banhistas, consideran-do, como linha base, a linha de arrebentação de ondas. No caso de lagos e lagoas, onde se inicia o espelho d’água.

As embarcações de remo ou vela podem trafegar a partir de 100 metros da linha de ar-rebentação das ondas. Já as de propulsão de motor, como moto aquática, prancha motorizada, reboque de esqui aquático, para-

Proibição do cerolA Câmara de Vereadores aprovou no ano passado, em primeira dis-cussão, o projeto de lei 059/2013 que prevê a proibição da comer-cialização de cerol em estabeleci-mentos no município. O objetivo da matéria é garantir segurança a crianças e adultos na cidade.

O autor da matéria destacou que a proposta tem como objetivo criar um mecanismo legal para que o po-der público municipal possa pro-mover a fiscalização e a orientação contra o uso do material nocivo à população da cidade.

"Vemos o registro de acidentes, com vítimas fatais, gerados pelo uso do cerol. A proibição visa garantir maior segurança, principalmente para as crianças, que não sabem os riscos do uso do material", desta-cou o líder do governo, Julinho do Aeroporto.

A proposta foi acatada pelos de-mais parlamentares.

De acordo com Maxwell Vaz (Solidariedade) a proposta do par-lamentar segue normativa já criada no estado do Rio de Janeiro.

"É preciso regulamentar em Ma-caé uma lei que garanta a proibição do uso desse material que tem cau-sado lesões sérias e até óbitos em acidentes com motociclistas e ci-clistas", apontou Maxwell.

Carlos Emir Mussi Júnior (PDT) também destacou o alcance da pro-posta.

"Os motoqueiros são os princi-pais alvos dos riscos gerados pelo cerol. Essa é uma proposta perti-nente e que deve ser aplicada na cidade", apontou o vereador.

Após passar pela primeira vo-tação, o projeto cumprirá período regimental para voltar ao plenário.

quedas e painéis de publicidade, podem trafegar a partir de 200 metros da linha. Além disso, eles podem se aproximar da praia em baixa velocidade.

Quem quiser utilizar pran-chas de surf, windsurf, kitesurf e esqui aquático, deve procurar locais permitidos, estabelecidos para essa finalidade pelo poder público municipal.

Quando identificado qualquer tipo de irregularidade, o respon-sável é notificado e autuado, fi-cando sujeito à multa pecuniária e a penalidades administrativas, que vão de suspensão tempo-rária à cassação definitiva da habilitação para condução de embarcações.

Para conduzir uma moto-aquática ou uma prancha mo-torizada, o condutor precisa ter a carteira de habilitação de motonauta. O documento pode ser adquirido seguindo o proce-dimento disponível na página da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro, www.cprj.mar.mil.br.

A Capitania dos Portos in-formou também que dispo-nibiliza o e-mail da ouvidoria ([email protected]) e o Disque-Denúncia (0xx21) 2233-8412. O serviço funciona 24 horas por dia.

Page 6: Noticiario 11 01 14
Page 7: Noticiario 11 01 14

MACAÉ, SÁBADO, 11 DE JANEIRO DE 2014 7

Page 8: Noticiario 11 01 14

8 Geral MACAÉ, SÁBADO, 11 DE JANEIRO DE 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

EXTRATO DE TERMO CONTRATUALnº do Processo Administrativo: 533 / 2013nº do Contrato: 015 / 2013Contratante: Fundação Municipal Hospitalar de Macaé - FMHMContratado: H. Boy OTZ Junior Comércio e Serviços LTDACNPJ nº 14.811.518/0001-10Início: 17 / 12 / 2013Término: 16 / 12 / 2014Valor total: R$ 45.180,00 (quarenta e cinco mil cento e oitenta reais)Empenho no: 000555 e 000556 / 2013Programa de Trabalho nº: 10.302.0038.2.203 e 10.301.0038.2.207.000Elemento de Despesa nº: 33.90.39.00.00Reduzida: 691 (HPM) e 678 (HPMS)Objeto: Prestação de serviços de manutenção preventiva e corretiva nosequipamentos de telefonia visando atender as necessidades da FundaçãoMunicipal Hospitalar de Macaé -FMHM, do Hospital Público Municipal -HPM e do Hospital Público Municipal da Serra - HPMS, conformediscriminados nos Anexos I(Termo de Referência) e II(Planilha de Preços),que faz parte integrante do Pregão Presencial nº 001/2013.Origem do pedido: Diretoria Administrativa _ HPM e HPMS

Macaé, 17 de dezembro de 2013.Newton JoséGestorFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ - FMHM

Estado do Rio de JaneiroPREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

FLÁVIO DOS SANTOS ANTUNESSecretário Municipal de Saúde

EXTRATO DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Nº 043/2013 – 1ª Republicação

INTERESSADO: FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE – FMS

EMPRESA DETENTORA DO REGISTRO: MARTELL COMÉRCIO DE PRODUTOS HOSPITALARES LTDACNPJ : 02.956.455/0001-00PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 32089/2013 PMMPREGÃO PRESENCIAL Nº 102/2013OBJETO: AQUISIÇÃO DE BOLSA DUPLA E TRIPLA PARA COLETA DE SANGUE E EQUIPOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE SANGUE E HEMODERIVADOS, PARA ATENDER AS NECESSIDADESDA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE.PRAZO: 12 (doze) mesesINÍCIO: 10/10/2013VALOR ESTIMATIVO: R$ 111.960,00

ITEM DESCRIÇÃO Qtd VALOR UNITÁRIO VALOR TOTAL

1

BOLSA DUPLA PARA COLETADE SANGUE – COM SOLUÇÃO ANTI-COAGULANTE/PRESERVADORA CPDA 1, PLÁSTICAS, ESTÉREIS E APIROGÊNICAS, ESTANQUES, COMPLETAS, COM TUBOS DE COLETA, TRANSFERÊNCIA E AGULHA, APRESENTANDO O TUBO DE COLETA, NO MÍNIMO, 800 MM (OITOCENTOS MILÍMITROS) DE COMPRIMENTO, E O DE TRANSFERÊNCIA, NO MÍNIMO, COM 600 MM (SEISCENTOS MILÍMETROS) DE COMPRIMENTO, AMBOS CONTENDO MARCAÇÕES IDÊNTICAS, EM TORNO DE 75 MM (SETENTA E CINCO MILÍMETROS) ENTRE SI. E QUE PERMITAM COLETAR VOLUME MÁXIMO DE 500 ML, ENTRE SANGUE E SOLUÇÃO ANTI-COAGULANTE E/OU PRESERVADORA, BEM SAÍDA OU SEJA, CONECTORES DE TRANSFUSOS, E DISPOSITIVO QUE PERMITA COLETA DE AMOSTRAS PARA OS TESTES LABORATORIAIS EM TUBO A VÁCUO, COM ADAPTADOR INDIVIDUAL CAIXA COM 52 UNIDADES.

200 R$ 405,00 R$ 81.000,00

2

EQUIPOS PARA ADMINISTRAÇÃO DE SANGUE E HEMODERIVADOS, PONTA PERFURANTE PADRÃO ISSO COM TAMPA PROTETORA , CÂMARA DE GOTEJAMENTO FLEXÍVEL COM FILTRO TRANSPARENTE EM POLIAMIDA DE 200µ TUBO EM PVC TRANSPARENTE, ESTÉRIL, APIROGÊNICO, ATÓXICO, EMBALADO EM PAPEL CIRÚRGICO, CONECTOR SPIN LOCK COM O PACIENTE EM CONFORMIDADE COM A ABNT NBR 14168 – IGUAL OU SIMILAR AO MODELO SANGOFLEX SPIN DA BBRAUM.

6.000 R$ 2,20 R$ 13.200,00

3

BOLSA TRIPLA PARA COLETA DE SANGUE EM CIRCUITO FECHADO EM SOLUÇÃO DE CPDAC-1 PARA ARMAZENAMENTO DE PLAQUETAS DURANTE 5 DIAS.

1.200 R$ 14,80 R$ 17.760,00

VALOR TOTAL REGISTRADO R$ 111.960,00

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 009/2014

O DIRETOR PRESIDENTE DA FMHM, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE CONCEDER Licença para Tratamento de Saúde aos Servidoresabaixo relacionados, no período correspondente, conforme Art. 68, da LeiComplementar 011/1998.

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 09 de Janeiro de 2014.

NEWTON JOSÉDiretor Presidente

NOME MATRICULA PROCESSO PERIODO ANDREY LUZ DE CARVALHO 2799 1124/13 19/11/13 A 17/01/14 CARLA CRISTIANE DOS SANTOS PEREIRA 1752 1750/13 03/11/13 A 02/12/13

DANIELLA DE QUEIROZ GIL 20893 1853/13 04/11/13 A 03/12/13 EDNA BUSATO CUNHA 1754 1151/13 03/11/13 A 02/12/13 ISABELA DE REZENDE COSTA 2749 1273/13 01/11/13 A 30/11/13

LUIZ CARLOS RIBEIRO DA SILVA JUNIOR 2758 1732/13 21/11/13 A 21/12/13

MARLENE FRANCISCO DE CASTRO 3600 1898/12 28/11/13 A 25/02/14

MILA CABRAL DOS SANTOS 48992 1862/13 05/11/13 A 04/12/13 PAULO ANDRÉ DE ALVARENGA RANGEL 2136 1908/13 04/11/13 A 10/12/13

RITA DE CÁSSIA MOREIRA VILLARINHO 1763 1419/12 01/11/13 A 30/11/13

THIAGO AZEVEDO DOS SANTOS 43419 1849/13 01/11/13 A 30/11/13

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA N.º004/2014

O DIRETOR-PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO MUNICIPALHOSPITALAR DE MACAÉ - FMHM, no uso de suas atribuições legais,CONSIDERANDO o disposto na Lei Orgânica do Município de Macaé, eartigo 4º, inciso I, da Lei Complementar no 011/1998;

CONSIDERANDO o 20º Edital de Convocação, que convocou o Sr. RaphaelFerreira Andrade, Fisioterapeuta, para cumprir as demais etapas;

CONSIDERANDO que o candidato acima foi considerado APTO nosexames admissionais;

CONSIDERANDO a determinação do Tribunal de Justiça do Estadodo Rio de Janeiro, tendo em vista o processo nº 0010513-60.2008.8.19.0028, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça;

RESOLVE NOMEAR o cidadão abaixo para exercerem o cargocorrespondente, sob o regime estatutário, devendo o mesmo comparecerno dia abaixo mencionado, das 9:00 as 16:00 hs, na Fundação MunicipalHospitalar de Macaé - FMHM, situada na Rodovia RJ 168, Km 04, s/n.o,Virgem Santa, Macaé/RJ, a fim de apresentar documentação ainda pendente(se for o caso) e assinar Termo de Posse e Ato de Investidura.

DIA 13 DE JANEIRO DE 2014 (SEGUNDA-FEIRA)Código - Cargo: 112 - FISIOTERAPEUTA

N.° Inscrição Nome do Candidato106621 RAPHAEL FERREIRA ANDRADE

Macaé/RJ, 08 de Janeiro de 2014.

Newton JoséDiretor - Presidente

Fundação Municipal Hospitalar de Macaé

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 007/2014

O DIRETOR PRESIDENTE DA FMHM, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE CONCEDER Licença para Tratamento de Saúde aos Servidoresabaixo relacionados, no período correspondente, conforme Art. 68, da LeiComplementar 011/1998.

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 09 de Janeiro de 2014.

NEWTON JOSÉDiretor Presidente

NOME MATRICULA PROCESSO PERIODO ANA CRISTINA SANTOS DE A. PEDROSO 1375 1581/13 11/09/13 A 10/10/13

ANDRE LUIS LINHARES DE CARVALHO 2039 1534/13 03/09/13 A 02/11/13

ANDREY LUZ DE CARVALHO 2799 1124/13 10/09/13 A 18/11/13 CELIA MARIA BOLDRINI DE CARVALHO 1162 1479/13 09/09/13 A 07/11/13

EDNA BUSATO CUNHA 1754 1151/13 14/09/13 A 02/11/13 ELIANA RAMOS DE AZEVEDO 2084 1136/13 14/09/13 A 12/12/13 ERICA TELLES M. BEZERRA HERNANDES 1422 1232/13 11/09/13 A 10/10/13

LIZANGELA DE AZEVEDO SEQUEIRA 1514 1244/13 07/09/13 A 08/10/13

MARCIA MARIA DE OLIVEIRA 1239 790/13 13/09/13 A 25/09/13 MAURÍCIO DA SILVA GONÇALVES 1129 037/12 12/09/13 A 09/01/13

VIVIANE DOS REIS PINTO MARQUES 3494 1457/13 06/08/13 A 24/09/13

PREFEITURA MUNICIPAL DE MACAÉSECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDEFUNDAÇÃO MUNICIPAL HOSPITALAR DE MACAÉ

PORTARIA n º 008/2014

O DIRETOR PRESIDENTE DA FMHM, no uso de suas atribuições legais,

RESOLVE CONCEDER Licença para Tratamento de Saúde aos Servidoresabaixo relacionados, no período correspondente, conforme Art. 68, da LeiComplementar 011/1998.

Gabinete do Diretor Presidente da FMHM, em 09 de Janeiro de 2014.

NEWTON JOSÉDiretor Presidente

NOME MATRICULA PROCESSO PERIODO ANA CRISTINA SANTOS DE A. PEDROSO 1375 1581/13 11/10/13 A 24/10/13

CARLA CRISTIANE DOS SANTOS PEREIRA 1752 1750/13 19/09/13 A 02/11/13

CREICY MONICA VIEIRA BATISTA 1434 480/13 01/10/13 A 11/10/13

ERICA TELLES M. BEZERRA HERNANDES 1422 1232/13 11/10/13 A 04/11/13

KARLA VERONICA MATOS DE S. FRANCO 1726 1421/13 28/10/13 A 26/01/13

LIZANGELA DE AZEVEDO SEQUEIRA 1514 1244/13 09/10/13 A 22/11/13

LUIZ CARLOS RIBEIRO DA SILVA JUNIOR 2758 1732/13 07/10/13 A 20/11/13

MARTA DA HORA SANTOS 4344 1558/13 20/09/13 A 19/10/13 VANESSA ROSALINA PEREIRA DA SILVA 4317 1660/13 01/10/13 A 30/10/13

EXTRATO DE CONTRATO

1-CONTRATO Nº 017/20132-PROCESSO Nº 01332/20133-Celebrado entre a Câmara Municipal de Macaé e Firetech Comércio eInstalação contra Incêndio4-Objeto: Fornecimento e instalação de tomadas, iluminação, sinalizaçãode emergência e barras antipânico para a Câmara Municipal de Macaé.5-Prazo do Contrato: 30 dias6-Data de assinatura: 30/12/20137-Valor: R$ 147.000,00 (cento e quarenta e sete mil reais)8-Empenho ordinário/orçamentário nº 000257/2013.

Macaé (RJ), 11 de janeiro de 2014Gerência de Contratos e ConvêniosThales Vinícius Brandão Andrade

Gerente de Contratos e ConvêniosMatr. 4185

ESTADO DO RIO DE JANEIROCÂMARA MUNICIPAL DE MACAÉ

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 01483/2013- PREGÃO Nº 015/2013

Em conformidade com o parecer da Procuradoria Geral da Câmara (PGC),parecer da Comissão Permanente de Licitação (CPL) e da ControladoriaGeral da Câmara (CGC), autorizo a despesa e HOMOLOGOalicitação NAMODALIDADE PREGÃO PRESENCIAL, com fulcro na Lei Federal nº.10.520/02 c/c 8.666/93, cujo objeto é a CONTRATAÇÃO DE EMPRESAESPECIALIZADA PARA REALIZAR LIMPEZA DAS FACHADAS EVIDRAÇAS DO PRÉDIO DA NOVA SEDE DA CÂMARA MUNICIPALDE MACAÉ PELO PERÍODO DE 12 (DOZE) MESES, COM MATERIALDE LIMPEZA, EQUIPAMENTO PRÓPRIO E MÃO DE OBRAESPECIALIZADA, no valor deR$ 170.000,00 (cento e setenta mil reais),adjudicando o objeto em favor da empresa IRMÃOS PRATA CONSTRUÇÃO ECONSERVAÇÃO LTDA. Macaé, 11 de JANEIRO de 2014.

EDUARDO CARDOSO DA SILVAPRESIDENTE

ESTADO DO RIO DE JANEIROCÂMARA MUNICIPAL DE MACAÉ

Paty [email protected]

Os clientes já notaram. “Não só o peixe, mas o camarão também au-

mentou um pouquinho”. Mas justificam. “É assim todo ano”. É verdade, o pescado sofreu mais um reajuste em relação a dezembro do ano passado. De acordo com os peixeiros do Mercado de Peixes de Macaé, o preço de custo dos produtos su-biu e por consequência, o preço de repasse também.

Os corredores do Mercado de Peixes estão cheios, mesmo com o aumento dos preços, diferen-temente do mês de dezembro, quando a procura por peixes e frutos do mar caiu em decorrên-cia do período de Natal. No en-tanto, de acordo com Pimentel, dono de uma banca de peixes no mercado, as vendas não têm melhorado significativamente desde o fim do ano passado. “ A procura continua baixa, mas

KANÁ MANHÃES

Os peixes Pargo e Gordinho estão com preços mais baratos e são ótimas opções para quem quer economizar

CHAPÉU: REAJUSTE

Mercado de peixes reajusta preço do pescadoPreço do camarão chega a subir R$ 15 em relação a dezembro do ano passado

a oferta está grande”, comenta.Em dezembro, o camarão es-

tava escasso no comércio de Ma-caé, no entanto, este mês, o fru-to do mar voltou a chegar com mais fartura nas bancas de pei-xes. “Um caminhão de camarão ontem descarregou tudo aqui, se chegassem três seriam pouco para a gente”, declara “Pimentel da peixaria”, que comprou sozi-nho 15 caixas com 17 quilos de camarão em cada uma.

Apesar da grande oferta e pouca procura, os valores de repasse do peixe, por exemplo, chegaram a aumentar entre R$ 10 e R$ 15 em relação a dezem-bro de 2013. Para se ter uma ideia, o preço de custo do peixe Dourado esse mês está em R$ 15, sendo que em dezembro es-tava valendo R$ 8 o quilo. Quase o dobro do preço anterior.

Os peixes Corvina, Pescadi-nha, Pargo e Anchova sofreram reajuste de R$ 5 em média. Já o camarão cinza, ano passado mantinha um preço de aproxi-

madamente R$ 25, já esse ano, aumentou para R$ 30. Os ou-tros tipos de camarão seguem o mesmo caminho. O VG está R$ 10 mais caro, chegando a custar R$ 70 o quilo. A lula e o salmão não sofreram tanta alteração.

“O preço aumentou, mas a qualidade e higiene do local fa-zem valer a pena”, elogia Jor-man Bezerra, 55 anos, vendedor autônomo e cliente do Mercado de Peixes de Macaé há mais de 5 anos. Jorman mora no Rio de Janeiro, mas todo mês vem a Macaé fazer as compras.

O motivo do aumento do pre-ço de repasse para os pescado-res seria a estação do ano em que estamos. “No verão, a pro-cura por camarão aumenta em todos os lugares e isso faz com que o preço aumente”, explica o vendedor de peixes autôno-mo, Roberto Carlos da Silva, 47 anos. Nessa época, muita gente vai à praia e o petisco mais pe-dido e valorizado sempre foi o camarão.

Para quem quiser economizar e buscar alternativas mais eco-nômicas, uma opção seria es-colher peixes mais baratos e de boa qualidade. Para isso é preci-

Alternativas para economizarso prestar atenção no conselho de quem entende de peixe.

De acordo com vendedores e proprietários de bancas de pei-xes, os que estão mais em conta são o Pargo, Gordinho, Xerele-te, Corvina e Pescadinha. Eles podem substituir peixes mais caros na hora de fazer algum prato, já que são saborosos e possuem pouca espinha.

No caso do camarão, uma boa opção é o camarão cinza e o ca-

marão rosa médio. Eles servem para fazer diversos pratos e cus-tam mais barato que os outros tipos de camarão, como o VM e VG, por exemplo. O camarão cinza custa, em média, R$ 30 e o rosa médio R$ 20.

Se o consumidor preferir comprar a lula, uma ótima op-ção é escolher inteira. A lula já limpa custa R$ 20, em média, já a inteira pode ser adquirida por R$ 15.

Page 9: Noticiario 11 01 14
Page 10: Noticiario 11 01 14

10 MACAÉ, SÁBADO, 11 DE JANEIRO DE 2014