Notícias AFS/23

4
Pub. AFS [email protected] Director> Sousa Marques N tícias Mensal > Fev/Mar 2012 Edição n.º 23 € 0.50 Este jornal faz parte integrante do Semmais e não pode ser vendido separadamente Juniores decidem título no campeonato distrital de futsal >> PÁG. 3 A derradeira competição na II Divisão Dis- trital de futebol sénior vai começar no pró- ximo dia 25, com seis equipas a lutar pelas duas vagas de acesso ao patamar superior. As seis melhores equipas classificadas da primeira fase da prova partem à conquista do título com metade dos pontos consegui- dos e com renovada ambição. O campeonato distrital de futsal sénior femi- nino só termina daqui a duas jornadas mas as meninas do Feijó já fizeram a festa. E já se contam mais de um milhar e meio de crianças inscritas nos Encontros Distri- tais de Petizes e Tra- quinas da AFS. No dia 24, Vila Nova de Santo André volta a ser pal- co de nova jornada. FUTEBOL DA II DIVISÃO JÁ TEM FASE FINAL CALENDARIZADA A EVOLUÇÃO SEGUE EM SANTO ANDRÉ! EQUIPA DO ESTRELAS DO FEIJÓ ANTECIPA FESTA DO TÍTULO DE FUTSAL FEMININO >> PÁG. 3 >> PÁG. 2 >> PÁG. 3 >> PÁG. 4 Selecção distrital garante ambição C.M. Vila do Conde FUTSAL SUB-20 FAZ HISTÓRIA A Selecção Distrital da AFS de Sub-20 de futsal masculino joga este este fim-de-semana, no Pavilhão Municipal de Vila do Conde (na foto), a sua primeira fase final nacional do Torneio Inter-Associações. Porto, Lisboa e Braga são os adversários.

description

Jornal Fevereiro/Março 2012

Transcript of Notícias AFS/23

Page 1: Notícias AFS/23

Pub.

[email protected] Director> Sousa Marques

N tíciasMensal > Fev/Mar 2012Edição n.º 23 € 0.50

Este

jorn

al fa

z p

arte

inte

gran

te d

o Se

mm

ais

e nã

o p

ode

ser v

endi

do s

epar

adam

ente

Juniores decidemtítulo no campeonatodistrital de futsal

>> PÁG. 3

A derradeira competição na II Divisão Dis-trital de futebol sénior vai começar no pró-ximo dia 25, com seis equipas a lutar pelas duas vagas de acesso ao patamar superior.As seis melhores equipas classificadas da primeira fase da prova partem à conquista do título com metade dos pontos consegui-dos e com renovada ambição.

O campeonato distrital de futsal sénior femi-nino só termina daqui a duas jornadas mas as meninas do Feijó já fizeram a festa.

E já se contam mais de um milhar e meio de crianças inscritas nos Encontros Distri-tais de Petizes e Tra-quinas da AFS. No dia 24, Vila Nova de Santo André volta a ser pal-co de nova jornada.

FUTEBOL DA II DIVISÃOJÁ TEM FASE FINALCALENDARIZADA

A EVOLUÇÃO SEGUEEM SANTO ANDRÉ!

EQUIPA DO ESTRELAS DO FEIJÓ ANTECIPAFESTA DO TÍTULODE FUTSAL FEMININO

>> PÁG. 3

>> PÁG. 2

>> PÁG. 3

>> PÁG. 4

Selecção distritalgarante ambição

C.M

. Vila

do

Cond

e

FUTSAL SUB-20 FAZ HISTÓRIAA Selecção Distrital da AFS de Sub-20 de futsal masculino joga este este f im-de-semana, no Pavilhão Municipal de Vila do Conde (na foto), a sua primeira fase f inal nacional do Torneio Inter-Associações. Porto, Lisboa e Braga são os adversários.

Page 2: Notícias AFS/23

[2]Notícias AFS > Fev/Mar 2012

A Selecção Distrital de Sub-20, em futsal masculino, vai marcar, pela primeira vez, presença na final a quatro

do Torneio Nacional Inter-Associa-ções, marcado para este fim-de-se-mana, em Vila do Conde.A equipa da Associação de Futebol de Setúbal ganhou a vaga pela dis-cussão do título nacional, depois de no passado dia 4, em Évora, ter der-rotado, por 2-1, a congénere de Beja, num dos dois encontros decisivos de apuramento.Para chegar ao confronto com o selec-cionado alentejano, a nossa equipa beneficiou do facto de ser a melhor segunda classificada dos três grupos em competição, posição alcançada no Grupo 6, onde registou um desai-re, por 2-1, frente a Leiria, valendo a Setúbal um triunfo expressivo, por 11-1, no jogo contra Portalegre.No outro jogo de apuramento Lis-boa levou de vencida, por 5-0, o con-junto de Leiria.Refira-se que a jornada de qualifica-ção reuniu em Évora nove selecções distritais que disputaram a Fase Zo-nal – Zona Sul.A nível nacional estiveram em prova um total de 18 selecções regionais que representam os distritos do Continente.

TREINADOR CONFIANTE

Vítor Sousa, seleccionar distrital da equipa de sub-20, começou por assumir ao Notícias AFS que «este resultado é muito animador para o futsal distrital». Para o experiente treinador, que desde há cerca de oito anos tem mantido uma ligação à AFS, «a motivação entre o grupo de trabalho é grande». «Este grupo vai participar pela primeira na fase final nacional da competição, o que

desde logo é sinónimo de grande satisfação. Mas, a equipa da AFS tem qualidade e capacidade para tentar contrariar a maior dose de favoritis-mo dos adversários que vai ter pela frente, nomeadamente as equipas do Porto e de Lisboa», confia.

No sentido de voltarem a vincar a ca-pacidade colectiva e protagonizarem mais uma jornada de destaque para a AFS na fase final da competição or-ganizada pela Federação Portuguesa de Futebol, onde além de Setúbal vão estar Lisboa, Braga e Porto, Vítor Sousa reconhece que «os jogadores

terão, no final dos jogos, de sentir que fizeram o seu melhor e deram o máximo». Se estes factores estiverem presentes no seio dos jogadores, o treinador não hesita em assumir que «a Selecção da Associação de Futebol de Setúbal vai tentar vencer».

Recorde-se que até chegar à compe-tição em Évora, a Selecção de Sub-20 da AFS realizou sete sessões de treino, cinco das quais com jogos de preparação, em que marcaram pre-sença 16 atletas e que permitiram ao treinador a opção pelo conjunto de 12 jovens jogadores oriundos «de uma boa ‘fornada’ oriunda dos esca-lões de formação do nosso distrito».

FUTSAL JOVEM PREOCUPA

Vítor Sousa lembrou que entre os atle-tas do seleccionado distrital a grande maioria chegou esta época às equipas seniores, facto que não lhes tem aber-to muitas oportunidades para jogar com a regularidade desejada. Todavia, o técnico distrital reconhece «o bom trabalho que tem vindo a ser desen-volvido no seio dos clubes», muito embora «a nível regional a quantidade e qualidade de atletas em compara-ção com demais regiões do país assu-ma diferenças de vulto». Um sublinha-do que, de acordo com Vítor Sousa, seja por esta altura mais visível nos escalões de iniciação onde, segundo o treinador associativo, «a qualidade

diminui». «Há que unir esforços entre todos os intervenientes do nosso fut-sal e encontrar soluções para inverter esta tendência», regista o treinador antes de reconhecer o bom trabalho dos clubes.Entretanto, refira-se que na prepa-ração para a Fase Final Nacional, a equipa da AFS realizou três treinos no Pavilhão do Samouco, onde rea-lizou um jogo-treino com a casa do Benfica de Alcochete, no Pavilhão Desportivo da Moita, e no Pavilhão do Grupo Desportivo Fabril do Bar-reiro, com a realização de um segun-do jogo-treino com a equipa local.

AFS PROMOVEU ‘UM MINUTO DE SILÊNCIO’ POR ‘MAGRIÇO’ JAIME GRAÇA A Associação de Futebol de Setúbal associou-se ao momento de pesar pelo falecimento de Jaime Graça, antigo futebolista do Palmelense FC, Vitória FC e Benfica, e internacional por-tuguês ao serviço da Selecção Nacional, com destaque para a presença no Mundial de 66.Nesse sentido, a AFS decidiu promover ‘Um Minuto de Silêncio’ em todos os jogos organizados pela associação realizados nos dias 2, 3 e 4 de Março, que foi solenemente respeitado pelos clubes.Recorde-se que Jaime Graça faleceu no passado dia 28 de Fevereiro, aos 70 anos.

INSCRIÇÕES PARA OS TORNEIOS COMPLEMENTARES DE FUTSAL Os Torneios Complementares dos escalões de juniores, juvenis e benjamins, em futsal, já têm datas definidas para o arranque das respectivas competições. A prova destinada aos juniores começa no dia 14 de Abril, enquanto que no dia 21 iniciam os torneios de juvenis e ben-jamins. Os prazos para a inscrição das equipas de juniores decorrem até 26 de Março, e até 4 de Abril para os outros escalões.Os sorteios estão marcados para dia 28 de Abril (juniores) e 9 de Abril (juvenis e benjamins).

Ficha técnica Director: Sousa Marques. Redacção: Joaquim Guerra, Ricardo Lopes. Fotografia: Notícias AFS. Departamento Comercial: Cátia David e Carla Sacramento. Departamento Gráfico: Marisa Batista e Rita Martins (MediaSado). Serviços Administrativos e Financeiros: Sandra Cruz. Propriedade e editor: Corrente Media, Lda. R. Almoinha, n.º 46 – R/C Dt.º 2970-037 Sesimbra. Telefone: 934760896 E-mail: [email protected] Impressão: Empresa Gráfica Funchalense, SA – Rua Capela Nossa Senhora Conceição, 50 – Moralena 2715-029 – Pêro Pinheiro. Tiragem: 45.000 (média mensal). Distribuição: VASP, MediaSado e Corrente Media. Registo na ERC n.º 125899 Periodicidade: Mensal.

Selecção distrital Sub-20 ganha ambição pelo triunfo nacional

Sousa Marques

Presidente da Direcç ão da A.F. Setúbal

Ainda que na ordem do dia esteja o já tão falado alargamento do número que clubes que disputam as compe-tições profissionais, não gostaria de voltar a abordar para já este tema, apenas pelo facto de já ter exprimido o que penso sobre esta matéria no meu anterior editorial.Gostaria de me debruçar sobre selec-ções distritais, aproveitando o facto de este momento estarem em actividade duas selecções, Sub 20 Futsal Mascu-lino e Sub 17 Futebol de 7 Feminino e de em Abril se iniciarem os trabalhos da selecção de Sub 14 Futebol de 11 Masculino. No passado recente, quando existiam técnicos requisitados ao serviço das Associações Distritais e consequentemente das selecções distritais, esta actividade era muito mais intensa, sendo actualmente a possível. São de todos conhecidas as virtudes deste modelo de desenvolvi-mento dos praticantes que nos clubes do distrito se destacam, funcionando a sua chamada à selecção distrital como prémio ao trabalho desenvolvido pelo atleta, mas também pelo clube de onde é oriundo, para além de permitir aos atletas o contacto com os melho-res dos restantes distritos, potenciando desta forma o seu desenvolvimento desportivo.Posto isto não se compreende porque é que alguns clubes, felizmente poucos, colocam tantos problemas em disponibilizar os seus atletas para os trabalhos das selecções distritais. Se uns o fazem por entenderem que, sendo os seus atletas os melhores, disponibilizando apenas os atletas na fase final dos trabalhos quando se decide definitivamente quem irá re-presentar a selecção distrital. Importa referir que a Associação não pactua com esse tipo de comportamentos e que quem perde são os jovens atletas que, desta forma, não têm possibilida-de de estar entre os melhores. Outros colocam obstáculos com medo de os atletas serem observados na montra nacional, que são os torneios nacionais interassociações e de serem desviados para clubes de outra dimensão, como se os observadores desses clubes não proliferam pelos campos do distrito todos os fins de semana. Outros ainda cultivam rivali-dades entre o futsal e o futebol de 11/7, como se o futebol não fosse um todo, praticado em pavilhão ou em campo, com 5, 7 ou 11 jogadores por equipa, masculinos ou femininos. Importa pois fazer um exame de consciência e alterar este tipo de mentalidades, que em nada servem para o desen-volvimento da modalidade e dos seus praticantes, que na realidade são os principais prejudicados com este tipo de comportamentos.Saudações Desportivas

Selecções Distr itais

Editorial

Calendário dos jogos da Fase Final Nacional

>>Pav. Mun. de Vila do Conde

Sábado, dia 17: AF Porto – AF Setúbal (às 9h30);AF Lisboa – AF Braga (às 11h00)

Domingo, dia 18: Jogo para definir o 3.º e 4.º lugares (às 9h30);Final (às 11h00)

A nossa Selecção

>>Guarda-redes: André Barros ( CR Piedense)Fábio Nunes (Os Independentes)

>>Pivots: Rui Simões (C. Benfica Alcochete)Rui Borges (SCM Seixal)

>>Universais:Orlando Cucharra (GD Fabril)Miguel Louzeiro (Os Independentes)

>>Fixo:Cláudio Nunes (SCM Seixal)

>>Ala:Ricardo Pereira (AD Qtª Conde)

>>Fixo/Alas:Pedro Alberto (Os Indefectíveis)João Milhães (UDR Qtª Conde)Bruno Sequeira (SCM Seixal)

>>Ala/Pivot:Miguel Agostinho (Juventude AC)

Not

ícia

s A

FS

A equipa da AFS tem qualidade e capacidade para contrariar a maior

dose de favoritismo do Porto e Lisboa, garante Vítor Sousa

Page 3: Notícias AFS/23

[3]Notícias AFS > Fev/Mar 2012

O jogo da grande final da edição 2011/12 da Taça da Associação de Futebol de Setúbal, em futebol sé-nior, que vai colocar frente a frente as equipas do Futebol Clube Barrei-rense e da Associação Desportiva Quinta do Conde, vai ser realizado, no dia 25 de Abril, às 15h30, no relvado sintético do Campo Vale d’Abelha, recinto do Paio Pires Fute-bol Clube.Assumida a disponibilidade da ce-dência do campo por parte dos responsáveis do emblema do Paio Pires, a AFS e os dirigentes dos em-

blemas finalistas acordaram a reali-zação do desafio num campo com excelentes condições para acolher o jogo decisivo e que tem capaci-dade para receber cerca de 5000 espectadores. Entretanto, recorde-se que as duas equipas finalistas foram conhecidas no passado dia 12 de Fevereiro, altu-ra em que decorreu as duas partidas, muito emotivas, referentes às meias-finais da prova.No Estádio da Medideira, os primodi-visionários Amora e Barreirense leva-ram a decisão do jogo até ao prolon-

gamento, depois de uma igualdade a dois golos no final dos 90 minutos. Os ‘alvi-rubros’ foram mais fortes no tempo extra e garantiram a vaga na final, com um triunfo por 3-2.À semelhança da edição anterior, então com o Pio Pires, a final volta a contar com uma equipa do escalão secundário distrital, cabendo esta época à Quinta do Conde o mérito dessa presença.Os quintacondenses receberam e venceram, por 1-0, o Vasco da Gama de Sines, afastando os vencedores da Taça AFS 2010/11 da prova.

I DIVISÃO DISTRITAL ENTRA PARA AS 10 RONDAS FINAIS DA PROVA Este domingo cumpre-se a 20.ª jornada do Campeonato da I Divisão Distrital. Numa altura em que resta uma dezena de rondas por realizar, a competição maior do futebol sénior da região continua a merecer fortes atenções e a mostrar grande competitividade. A 20.ª jornada reserva os seguintes jogos: Vasco da Gama- Zambujalense; 1.º M. Sarilhense-Alcacerense; D. Portugal-Amora; Alfarim-C. Piedade; Luso-Barreirense; Paio Pires-M. Rosa-rense; Grandolense-C. Indústria e Beira-Mar-Palmelense.

DESPORTIVO DE SESIMBRA É ÚNICO A DISCUTIR SUBIDA À II DIVISÃOTerminadas as fases regulares dos campeonatos nacionais da III divisão, das cinco equipas representantes da AFS nas provas, apenas o Sesimbra (III F) conseguiu ficar entre os seis primeiros classificados, garantido, desde logo, a manutenção no escalão e a possibilidade de lutar por uma das duas vagas de acesso à II divisão.As equipas do Fabril e Pescadores (III F) e Ol. Montijo e Alcochetense (III E) vão lutar pela per-manência nas provas nacionais, nos respectivos campeonatos de manutenção.

Campo Vale d’Abelha é o palco da final da Taça AFS

Campeonato da II Distritalavança para a Fase Final

As bancadas do campo do Paio Pires FC têm capacidade para acolher cerca de 5000 mil espectadores

Juniores discutem título na derradeira jornada

Futsal feminino do Estrelas do Feijó ganha brilho de campeãs

Sadinas animadas jogam manutenção

Academia Bairro Miranda e Santa Casa Misericórdia do Seixal - Seixal Futsal, uma destas duas equipas conquistará este sábado, o título de campeão dis-trital de juniores de futsal masculino.À entrada para a 10ª e última jornada da fase final da competição, que envol-ve seis emblemas, os jovens montijen-ses do Bairro Miranda têm a vantagem de liderar a prova com apenas mais um ponto que os seixalenses, que seguem no segundo lugar da classificação.No caso do Bairro Miranda, a oportu-nidade de jogar em casa, no Pavilhão Municipal do Montijo n.º2, frente à Casa Benfica de Alcochete, último

da tabela, pode aumentar a percen-tagem de favoritismo do conjunto montijense à conquista da prova, mas não será tarefa fácil e há que pro-var em campo a superioridade.Ao Seixal Futsal, que vai receber no Pavilhão Pedro Enes Lobato, o CR Pie-dense, campeões na última época, ac-tualmente no 3.º lugar, não resta outra alternativa de vencer o opositor e espe-rar um deslize do conjunto do Montijo.Recorde-se que no final da primeira fase, foram os seixalenses a fecha-rem a classificação na frente com mais 4 pontos do que a Academia Bairro Miranda.

Ainda faltam duas jornadas para terminar o Campeonato Distrital de Futsal Sénior feminino, mas já está encontrada a equipa ven-cedora da prova. As almadenses da Sociedade Recreativa Estrelas do Feijó anteciparam os festejos pela conquista do título e agora prepararam-se para representar a Associação de Futebol de Setúbal na Taça Nacional.

Numa competição distrital que envolveu cinco emblemas, e que muito contribuiu para a projecção da modalidade na região, as joga-doras do Estrelas do Feijó, que na última época haviam ficado no 3.º lugar, mostraram esta temporada argumentos competitivos que não teve oposição à altura, garantindo a conquista do campeonato na ante-penúltima jornada da prova maior

do futsal feminino regional, suce-dendo às Águias de S. Gabriel.Este fim-de-semana o campeona-to cumpre a penúltima ronda com os seguintes jogos: casa Benfica Setúbal-Estrelas do Feijó e Núcleo Sportinguista de Sesimbra-Casa Benfica Alcochete.A competição distrital fecha as portas no dia 24 com o CR Mira-tejo a receber a CB Setúbal, e as

novas campeãs do Feijó a jogarem na condição de visitadas perante o NS Sesimbra.Refira-se que nesta altura o Estre-las do Feijó lideram com 36 pon-tos, com os restantes lugares da classificação a serem ocupados pela CB Setúbal (2.º, com 28), CB Alcochete (3.º, com 28), CD Mira-tejo (4.º, com 12) e NS Sesimbra (5.º, com 3).

A equipa da Escola de futebol Femi-nino de Setúbal (EFFS) venceu, por 1-0, o Leixões, há uma semana, na jornada de abertura da Fase de Ma-nutenção do campeonato nacional de futebol sénior feminino.Este Domingo, às 15 horas, no relva-do do Complexo Municipal de Vale da Rosa, em Setúbal, o conjunto sa-dino, único representante regional no escalão maior da modalidade, recebe a formação da União Cadima, actual ‘lanterna vermelha’ da prova. O triunfo conseguido em Matosinhos na estreia desta fase só pode motivar as jogadoras da EFFS para voltarem a somar os precisos pontos na luta pela permanência no Nacional. Depois do penúltimo lugar regista-

do na fase regular do campeonato, o emblema setubalense ocupa agora o 3.º posto da classificação, com 10 pontos, os mesmos da Casa do Povo Martim e do Leixões, 4.º e 5.º classifi-cados, respectivamente.

Recorde-se que nesta fase de manu-tenção, para já liderada pelo Escola, de Tondela, com 14 pontos, contam-se seis equipas, sendo que as duas últimas classificadas no final são despromovidas.

As jogadoras sadinas procuraram somar a segunda vitória na derradeira fase da prova

Equipa já festejou conquista do título

DR

DR

DR

1ª JORNADA (25/03/2012)6ª JORNADA (13/05/2012)

ARRENTELA x M. CAPARICAMELIDENSE x U. SANTIAGOALMADA x AD QTA DO CONDE

2ª JORNADA (01/04/2012)7ª JORNADA (20/05/2012)

M. CAPARICA x MELIDENSEAD QTA DO CONDE x ARRENTELAU. SANTIAGO x ALMADA

2ª JORNADA (01/04/2012)7ª JORNADA (20/05/2012)

ALMADA x M. CAPARICAMELIDENSE x ARRENTELAAD QTA DO CONDE x U. SANTIAGO

4ª JORNADA (22/04/2012)9ª JORNADA (03/06/2012)

M. CAPARICA x U. SANTIAGOARRENTELA x ALMADAMELIDENSE x AD QTA DO CONDE

5ª JORNADA (29/04/2012)10ª JORNADA (07/06/2012)

AD QTA DO CONDE x M. CAPARICAU. SANTIAGO x ARRENTELAALMADA x MELIDENSE

CALENDÁRIO

Estão encontradas as seis equipas de futebol sénior que vão disputar a Fase Final do Campeonato Distri-tal da II Divisão 2011/12, competi-ção que vai definir os dois clubes que terão acesso ao patamar com-petitivo da I Divisão Distrital na próxima época.Assim, e cumpridas as 18 jornadas da fase regular da prova que termi-nou no passado domingo, os seis finalistas – Juv. Melidense, Ass. Quin-ta do Conde, Atl. Arrentela, Almada Atl., União Santiago Cacém e Monte Caparica Atl., que se classificaram por esta ordem - seguem para a derradeira etapa competitiva, que arranca já no próximo dia 25, às 15 horas, com a realização da primeira de 10 rondas, que terminam no dia 7 de Junho.Recorde-se que para esta fase da prova, as equipas, de acordo com os regulamentos, começam a com-petição com um número de pontos equivalente a 50% dos pontos obti-dos na primeira fase, arredondados por excesso. Desta forma, a classifi-cação está assim ordenada: 1.º - Juv. Melidense, 17 pontos; 2.º - Ass. Quin-ta do Conde (17), 3.º - Atl. Arrentela (16), 4.º - Almada Atl. (16), 5.º - União Santiago Cacém (15) e 6.º - Monte Caparica Atl (12).Refira-se que a fase regular do cam-peonato da II Distrital contou esta época com a participação de uma dezena de equipas, tendo ficado fora do grupo finalista o Estrela de St.º André, Lagameças, Estrelas do Faralhão e Charneca de Caparica.

FASEFINAL

Page 4: Notícias AFS/23

[4]Notícias AFS > Fev/Mar 2012

A Selecção Distrital da Asso-ciação de Futebol de Setúbal Sub-17 de futebol 7 femini-no está a preparar a partici-pação no Torneio Nacional Inter-Associações – Fase Fi-nal, evento que vai realizar-se entre 11 e 15 de Abril, em Lisboa.No âmbito da preparação, a equipa da AFS, que é li-derada pelo Coordenador

Técnico Distrital, Hugo Sil-va, já realizou duas sessões de treino, em Alhos Vedros e em Paio Pires, locais em que trabalhou com 22 jo-gadoras, que representam oito emblemas da nossa região.Recorde-se que o torneio nacional é organizado pela Federação Portuguesa de Futebol.

Perspectiva-se mais um gran-de êxito com a realização do Torneio de Futebol Infantil Sesimbra Summer Cup, que vai decorrer entre 21 e 24 de Junho próximo, no concelho sesimbrense.A garantia de promoção da actividade desportiva através deste evento, que vai para a sua segunda edição, está a merecer quer por parte do Governo quer pelas institui-ções nacionais e regionais que assumem papel funda-mental no dinamismo des-portivo rasgados elogios, sus-tentado a importância de um evento ímpar no nosso país com marca da nossa região.Depois de garantidas parce-rias institucionais com a Asso-ciação de Futebol de Setúbal e Federação Portuguesa de Futebol, e possivelmente do Instituto Português do Des-porto e Juventude, também o secretário de Estado do Des-porto, Alexandre Mestre, as-sumiu o apoio do Governo ao evento. «O apoio institucional da secretaria de Estado ao tor-neio é um reconhecimento de grande relevância que traduz a importância que o evento tem para a dinamização do desporto jovem». «Os elogios deixados à forma como o tor-neio está a ser preparado é para a nossa organização um motivo de orgulho», destacou o presidente da Junta de Fre-guesia do Castelo, Francisco Jesus, que foi recebido pelo governante, no dia 5, a par do presidente do GD Sesimbra, Sebastião Patrício, em nome da organização do torneio.Refira-se que o líder da AFS, Sousa Marques, reconheceu igualmente a importância do torneio, realçando «que é com bastante agrado que a Asso-ciação de Futebol de Setúbal

regista este evento, que vem de encontro aos seus princípios de dinamização e promoção do futebol de formação e que vai permitir uma vez mais demons-trar a capacidade organizativa e paixão pelo futebol das gentes do Distrito, e divulgar o poten-cial turístico da região, em espe-cial do Concelho de Sesimbra».

FC PORTO ESTÁREPRESENTADO

Por esta altura, e a três meses da acção, o Sesimbra Summer Cup já conta com quase 40 equipas inscritas nos quatro escalões de futebol (sub-9, sub-11, sub-13 e sub-15), a que se somam mais duas dezenas de conjuntos que já estão perfilados para estrear a prova de futebol de praia.

«São números expressivos e que revelam a aposta dos clubes em agendar a sua pre-sença para o nosso torneio», reconhece Francisco Jesus.Refira-se que no lote dos em-blemas inscritos, o FC Porto vai estar representado por uma equipa do Dragon Force de Lisboa.Quanto à arbitragem estão garantidos, entre outros, os ex-árbitros internacionais Lucílio Baptista, Pedro Henri-ques e Paulo Paraty.O Sesimbra Summer Cup, que além da junta de freguesia e do GD Sesimbra, é igualmen-te organizado pelo GD Alfa-rim e ACRUT Zambujalense, vai realizar-se em quatro cam-pos relvados do concelho, cabendo á praia do Ouro re-ceber o futebol na areia.

Pub.

Ano após ano a adesão das crianças à prática do futebol de base no âmbito dos En-contros Distritais de petizes e traquinas, organizados pela Associação de Futebol de Se-túbal, assume-se como inicia-tivas de referência na agenda dos clubes.A comprovar a importância que os Encontros Distritais têm para a evolução atlética e ensinamentos da modalida-de junto dos praticantes, de ambos os sexos, estão os nú-meros que as acções da AFS já registaram esta época: em nove eventos já participaram mais de 1500 jovens, com ida-des compreendidas entre os cinco e os oito anos.Nas mais recentes iniciativas – dois encontros de traquinas e um de petizes -, dinamizadas entre 11 de Fevereiro e 10 de Março, a AFS contou um total de 433 inscrições.No que respeita à 4ª jornada de traquinas, realizada a 11 de Fevereiro, no Campo ‘Estrela’, em Santo André, a presença de nove clubes participan-tes resultou numa ronda que agrupou 12 equipas, pro-movendo a actividade a 104 crianças.No fim-de-semana seguinte, coube ao relvado do Campo de jogos ‘Castanheiro’, em Sarilhos Pequenos, servir de

palco ao 4.º encontro do es-calão de petizes. Um evento que reuniu uma dezena de emblemas, apresenta-se com 13 equipas e 86 atletas.Já este mês, no dia 10, no Campo Bela Vista, em Setú-bal, os traquinas realizaram o seu 5.º encontro distrital, com mais de duas centenas de jo-vens participantes. De facto, à beira- Sado, a acção associa-tiva registou um assinalável total de 243 inscrições, com 19 clubes representados em 26 equipas.

DE REGRESSO A SANTO ANDRÉ

No próximo sábado, dia 24, os encontros distritais, que con-tam com o apoio da empresa Fonte Viva, estão de regresso ao relvado do Campo ‘Estrela’, em Vila Nova de Santo André em Santiago do Cacém, para a realização do 5.º Encontro Distrital de Petizes (Sub-7).Recorde-se que os clubes de-vem proceder às respectivas inscrições de participação até ao dia 20.

Quarenta formandos can-didatos a árbitros de fu-tebol e 16 no futsal estão por esta altura envolvidos na segunda acção de for-mação da temporada no âmbito da arbitragem pro-movida pela Associação de Futebol de Setúbal.Os dois cursos que começa-ram no passado dia 27 de Fevereiro, decorrem nos nú-cleos de árbitros de Alma-da/Seixal, Setúbal, Barreiro, Pinhal Novo e na Academia de Futsal.De acordo com Fernando

Cabrita Silvestre, elemen-to do Conselho de Arbi-tragem da AFS, «a quan-tidade de formandos que estão envolvidos nestas acções é muito semelhan-te ao registado na última época, o que nos deixa animados, sobre a possibi-lidade da AFS vir a contar com mais árbitros na pró-xima época». Todavia, o responsável não hesita em assumir que «essa possibi-lidade só será uma realida-de se as pessoas mantive-rem uma ligação efectiva

aos núcleos e assumirem a vontade de seguir com a carreira».Cabrita Silvestre lembra ainda que os torneios complementares que se aproximam serão uma excelente oportunidade para os formandos que vierem a passar nos exa-mes, a realizar no próximo dia 14 de Abril, «estarem directamente envolvidos nesses jogos».Recorde-se que os cursos são organizados pelo Con-selho de Arbitragem da AFS.

Cursos de árbitros avançam nos núcleos

Na relva ou na praia o Sesimbra Summer Cup deixa antever grande animação

Hugo Silva é o técnico distrital

O relvado do ‘Castanheiro’ acolheu o 4.º encontro de petizes

DR

DR

Já contámos mais de 1500 crianças nos encontros

Selecção Distrital Feminina em acção

DR

Associação, Federação e Governo aprovam Sesimbra Summer Cup