Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

14
Grazielle Santos Silva [email protected] Lívia Dutra Justino [email protected] “Novas Práticas na educação: o uso de jogos digitais para fortalecer a aprendizagem”

description

'Novas Práticas na educação: o uso de jogos digitais para fortalecer a aprendizagem' - Trabalho apresentado no Encontro Nacional de Hipertexto (2009) Adaptação dos estudos feitos para a disciplina Processos Interativos do curso de especialização em Produção em Mídias Digitais ministrado pela professora Ana Elisa Novais.Mais sobre as autoras:Grazielle Santos Silva: http://grazielles.carbonmade.com/about/Lívia Dutra:http://humanadigital.blogspot.com/

Transcript of Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Page 1: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Grazielle Santos [email protected]

Lívia Dutra [email protected]

“Novas Práticas na educação:o uso de jogos digitais

para fortalecer a aprendizagem”

Page 2: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Introdução

• Entendemos por Jogos Digitais o mesmo que Ranhel (2009) considera como Jogos Computacionais: aqueles baseados em programação executados a partir da mediação de plataformas eletrônicas digitais diversas.

• Assim como os Jogos Analógicos, os Jogos Digitais podem exercer papéis que vão além do entretenimento.

Page 3: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Introdução

• No caso da aplicação em meio educacional, Clua & Bittencourt (2004) acreditam que migrar técnicas entretenimento dos Jogos Digitais para Jogos de Aprendizagem torna-se componente fundamental para o seu sucesso.

• “Um bom jogo não declara sua proposta educacional de imediato. O ideal é que o aluno tenha vontade de jogar e, sem perceber, aprenda mais sobre a cultura, por exemplo”. (TAVARES, 2004)

Page 4: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Metodologia

• Interface:

– “O segredo dos jogos educativos está na criação de uma interface intuitiva e na camuflagem do objetivo didático” (TAVARES, 2004)

• Rejogo

– De acordo com Xavier (2008), Rejogo seria a possibilidade do jogador recomeçar uma partida, conhecendo obstáculos e elementos vistos na anterior.

Page 5: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Metodologia

• Imersão

– De acordo com (GRAU, 2007) a imersão é sempre caracterizada pela diminuição da distância crítica do que é exibido e o crescente envolvimento emocional com aquilo que está acontecendo. Ainda afirma que os espaços imersivos dentro de um ambiente virtual podem tornar a realidade virtual em realidade alternativa.

• Interação

– Processo que define o hardware, os programas ou as condições de desdobramento das operações que permitem ações recíprocas em modo convencional ou diálogo com usuários ou aparelhos. (GIANNETTI, 2002)

Page 6: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

• POEM Game: – “é um projeto experimental da Quinto Elemento

que investiga formas alternativas de tratamento do conteúdo para propósitos educacionais, informacionais ou/e de entretenimento.”*

– “a estrutura narrativa da poesia é convertida em narrativa interativa, estabelecendo um diálogo entre a literatura e os games.”*

*Informação disponível no site da empresa (http://www.5e.com.br)

Resultados e Discussões

Page 7: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Quinto Elemento: POEMgame

Page 8: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Quinto Elemento: POEMgame

Page 11: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

Quinto Elemento: POEMgame

Page 12: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

• Explorar os meios digitais proporciona o contato com ferramentas cada vez mais presentes no cotidiano.

• Estudos recentes comprovam que, além de entreter, os Jogos Digitais podem ser usados no contexto educacional dentre outros.

• Alguns pontos que podem ser observados na escolha de um jogo são: Interface, Rejogo, Imersão e Interação.

• Assim, será possível aplicar uma nova prática de ensino mais estimulante, motivadora e agradável.

Conclusão

Page 13: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009

CLUA, E. W. G. ; BITTENCOURT, J. . Uma Nova Concepção para a Criação de Jogos Educativos. In: XV Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, Anais vol. II. Manaus: UFAM, 2004. Disponível em:<http://sbie2004.ufam.edu.br/anais_cd/anaisvol2/Minicursos/Minicurso_03/minicurso_03.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2009.

Giannetti, Cláudia. Estética Digital: sintopia da arte, a ciência e a tecnologia. Belo Horizonte, 2006.

Grau, Olivier. Arte Virtual: da ilusão à imersão. São Paulo: UNESP/Senac-SP, 2007.

MURRAY, JANET H. Hamlet no Holodeck - o Futuro da Narrativa no Ciberespaço. São Paulo: Itaú Cultural, 2003.

RANHEL, João. O Conceito de jogo e os jogos computacionais. In: Lúcia Santaella; Mirna Feitoza. (Org.). Mapa do Jogo: A diversidade cultural dos games. São Paulo: Cengage Learning, 2009, p. 3-22.

TAVARES, Roger. Games na educação: a batalha está começando! Universo EAD. Disponível em: <http://www.ead.sp.senac.br/newsletter/setembro04/entrevista/entrevista.htm> Acesso em: 06 mai. 2009

XAVIER, GUILHERME . Game design, uma leitura. In: Jackeline Lima Farbiarz, Alexandre Farbiarz, Luiz Antonio L. Coelho. (Org.). Os Lugares do Design na Leitura. Teresópolis: Novas Idéias, 2008, p. 199-228.

POEM GAME. Desenvolvido pela Quinto Elemento. Belo Horizonte. Disponível em: <http://www.5e.com.br/item.aspx?idItem=23&cleanCache=1256869690104> Acesso em: 06 mai. 2009

Referências

Page 14: Novas Práticas na Educação versão Hipertexto 2009