Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

48
“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria” Novena de Nossa Senhora Imaculada Conceição Dezembro de 2012

description

Livro de novena da Festa de Nossa Senhora da Conceição

Transcript of Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Page 1: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus,

nossa alegria”

Novena de Nossa

Senhora Imaculada

Conceição

Dezembro de 2012

Page 2: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

1º dia

Maria: alegria de ser a escolhida de Deus!

O Fundo Social é uma iniciativa do Vicariato Episcopal para a Ação Social e Política da Arquidiocese de Belo Horizonte e tem como objetivo captar recursos para ajudar diversos trabalhos sociais.

Com a doação de pessoas solidárias como você, o Fundo Social beneficiará projetos importantes como a Casa de Apoio à Saúde Nossa Senhora da Conceição, que realiza atendimento de pessoas com HIV/Aids e diversos outros projetos e pastorais sociais.

A sua solidariedade pode mudar muitas vidas para melhor!

Você ajuda quando adquire os cadernos, canecas e bolsas ecológicas do fundo social. E também através de doação direta: Banco do Brasil / Agência 3494-0 / Conta 22.222-4

Mais informações: [email protected] Além Paraíba, 208 - Lagoinha - Belo Horizonte - MG

(31) 3422-6122

Page 3: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

1º dia

Maria: alegria de ser a escolhida de Deus!

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

Viver a experiência da fé abre e se descortina

para nós, a certeza de um caminho partilhado com

tantos outros, que na alegria, fazem acontecer um

sentido sempre novo para o existir.

Nessa caminhada, a fé cristã nos oferece a pre-

sença de Maria que nos estimula, fortalece e convida a

uma espiritualidade peregrina, que nos leva á comu-

nhão com todos e com Deus.

Celebrar esse caminho, é acre-

ditar no sentido ultimo da existência

que nos une como comunidade cele-

brativa e missionária.

Todos nós desejamos

a vocês,muita paz.

Pe. Ademir Ragazzi,

Pe. Márcio Pimentel

Pe. JaimeAlves

Page 4: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

4

Benção do Santíssimo

1.Tão sublime, sacramento, adoremos neste altar, pois o antigo Testa-mento deu ao novo o seu lugar. Venha a fé, por suplemento o sentidos completar.

2. Ao eterno, Paicantemos e a Jesus o Salvador. Ao Espírito exaltemos, na Trindade o eterno amor. Ao Deus uno, e trino demos a alegria do louvor. Amém.- Do céu lhes deste o Pão.

- Que contem todo o sabor.

- Oremos: Senhor Jesus Cristo, neste admirável Sacramento nos dei-xastes o memorial de vossa paixão. Dai-nos venerar comtão grande amor o mistério de vosso Corpo e de vosso Sangue, para que possa-mos colher continuamente os frutos da Redenção. Vós que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.Amém.

( O celebrante reza, mostrando à comunidade o Santíssimo Sacra-mento)

- Deus vos ilumine e vos guarde!/ Que ele vos ilumine com a luz de sua face e vos seja favorável./Que ele vos mostre seu rosto e vos traga a paz./ Que ele vos dê a saúde do corpo e da alma.

(O celebrante ergue maiso Santíssimo e eleva a voz ou canta:)

- Nosso Senhor Jesus Cristo esteja perto de vós para vos defender; esteja em vosso coração ara vos conservar; que ele seja vosso guia-para vos conduzir; que vos acompanhe para vos guardar; olhe por vós e sobre vós derrame sua benção! Ele, que vive com o Pai, na unidade do Espírito Santo

- Amém!

(Segue a benção do Santíssimo.)

Page 5: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

5

Louvores a DeusBendito seja Deus.Bendito seja seu Santo nome.Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro Homem.Bendito seja o nome de Jesus.Bendito seja Sacratíssimo coração.Bendito seja seu preciosíssimo Sangue.Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar.Bendito seja o Espírito Santo Paráclito.Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima.Bendita seja a sua Santa e imaculada Conceição.Bendita seja a sua gloriosa Assunção.Bendito seja o nome de Maria, Virgem e Mãe.Bendito seja São José, seu castíssimo esposo.Bendito seja Deus em seus anjos e os seus santos.- Deus e Senhor nosso.

- Protegei vossa Igreja,/ dai-lhe santos pastores e dignos mi-nistros./ derramei vossas bênçãos/ sobre nosso Santo Padre o Papa,/ sobre nosso Arcebispo,/ sobre nosso pároco etodo o cle-ro;/ sobre o chefe da nação e do Estado/ e sobre todas as pesso-as/ constituídas em dignidade,/ para que governem com justiça./ Dai ao povo brasileiro/paz constate/ e prosperidade completa;/ favorecei,/ com os efeitos contínuos de vossa bondade,/o Bra-sil,/ este arcebispado,/a Paróquia em que habitamos;/ e a cada um de nós em particular,/e a todas as pessoas/ por quem somos obrigados a orar/ ou que se recomendaram/ a nossos orações./ Tende misericórdia/ das almas dos fiéis/ que padecem no purga-tório;/ dai-lhes, Senhor,/ o descanso e a luz eterna.

(Pai Nosso, Ave- Maria, Gloria )

- Graças e Louvores se deem a cadamomento:

- Ao Santíssimo e Diviníssimo Sacramento.

Oração pela Igreja e pela Pátria

Page 6: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

6

1º dia

Maria: alegria de ser a escolhida de Deus!

T.: Feliz o povo que respeita o Senhor,/ terá sempre alegria de seu amor!

P.: Maria acolheu a vontade de Deus em sua vida. Acolheu o próprio Deus em seu seio bendito, santo, imacula-do. Ela sempre esteve bem perto de nós, nunca nos abandonou, mesmo sendo a preferida de Deus. Seu cora-ção dilatou-se para acolher a huma-nidade, e sob sua proteção materna todos caminhamos nesta terra.

T.: Com Maria, teremos a ale-gria/ de caminhar na sabedoria de Jesus!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Maria, belo foi aquele dia em que a luz silenciosa da eternidade rompeu a escuridão do mundo sem esperan-ça! A luz brilhou em vossa casa em Nazaré, brilhou no mundo inteiro e em cada coração humano: “Alegrai--vos, ó cheia de graça, o Senhor está convosco. Não tenhais medo, Ma-ria!” Encontrastes graças diante de Deus” (cf. Lc 1,28-30).

T.: E o coração materno de Ma-ria/ abriu-se à vontade divi-na,/ e ela trouxe ao mundo a Luz,/ que é Jesus!

L.: Mãe querida, vós conhecestes a simplicidade de Deus e a Ele respon-destes com ternura e humildade. Nos-

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

A alegria de Maria é a de todos os povos da Terra. Alegria que nasce no mistério da encarnação do Filho de Deus. O próprio Anjo Gabriel vai di-zer: “Alegra-te, Maria!” Nesse anún-cio encaminha-se a história da sal-vação, que vai culminar no Cristo, na plenitude dos tempos (Ef 1,10).

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Querido Povo de Deus, nosso coração bate forte e nossa vida se alegra no Senhor, como a alma de Maria. Com profunda fé e gratidão ao Pai, por escolher Maria, inicia-mos a Novena, em louvor à Mãe de Deus. Em nome do Pai do Filho e do Espírito Santo.

T.: Bendita seja a Mãe de Jesus,/ escolhida dentre todas as criatu-ras,/ para nos trazer o Salvador!

P.: A voz do mensageiro divino res-soou na cidade de Nazaré, cidade pequena e até desprezada na Pales-tina, e de lá ecoou pela terra inteira: “Alegra-te, ó cheia de graça, o Senhor está contigo”. Deus é assim, não es-conde seu amor por nós!

Page 7: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

7

so mundo anda orgulhoso demais, a razão domina o coração humano, e nos esquecemos de Deus. Tocai nos-so coração, para que nele também morem a humildade, a ternura e a simplicidade!

T.: Bendito seja o Senhor,/ que nos ensinou a amar/ do jeito de Maria!

L.: Maria, em vossa simplicidade e humildade, contemplamos a vonta-de amorosa de Deus sobre todos nós. Não é só pela inteligência que somos capazes de compreender tamanha grandeza de vosso sim. Aproximamo-nos de vós, com amor filial, e vós sussurrais em nos-so ouvido: “Fazei tudo o que meu Filho vos disser!”

T.: Maria,/ ensinai-nos a ser filhos no Filho/ e fazer tudo o que Ele nos disser! Amém!

5- SÚPLICAS A MARIA

P.: Virgem Mãe, sois a imagem da plena conformidade com a vontade de Deus. Sois o projeto do amor re-dentor, que se realizou em Cristo. Pela encarnação do Filho de Deus em vosso seio bendito, deixastes acontecer a história divina no meio de nossa história humana. Porque sois de Deus, ouvi nossas súplicas e levai-as até Jesus.

T.: Cantem nossos lábios/ os lou-vores do Senhor!/ Ele não nos abandona em seu amor,/ nem nos tira seu fulgor!

P.: Sois a Virgem por Deus escolhida.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Trouxestes ao mundo Jesus. En-cheu-nos de santa alegria.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Maria, guiai vosso povo.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Dele sois a Mãe querida. A todos daí a força da vida.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: A alegria nos vem do Senhor.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Ó Deus, vós nos presenteastes com Jesus e nos dissestes que Ele é vosso Filho amado. Fortalecei nossa fé, para que em todos os dias o descubramos como nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida! Obrigado por terdes escolhido Maria, para que vosso Filho viesse morar entre nós. Ele, que convosco vive e reina para sempre.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: Nossos dias são às vezes difíceis, pois há os que se esquecem de Deus e há os que proclamam que a vida sem Ele é a “boa notícia”. Total enga-no. Sem Deus não há futuro, não há paz, não há vida.

Page 8: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

8

T.: Junto de Maria,/ seremos mais fiéis ao Senhor/ e servidores no amor!

L.: Senhor Jesus, não são poucos os que se deixaram guiar por vossa luz. O Deus dos pobres se encarnou em vós, Jesus, e vós encarnastes vosso amor nos pobres do Reino. E os es-quecidos do mundo recobraram sua força e sua esperança.

T.: Junto de Maria,/ encontramos a força de que precisamos/ para ser-vir com alegria/ aos humildes e ex-cluídos!

P.: Senhor Deus, ao louvarmos Ma-ria, nasce em nós o desejo sincero de acolher e servir a vós e aos irmãos e irmãs. Há soberbos em seus tronos podres, e que ainda não descobriram a singeleza do servir nem a alegria do amar na gratuidade. Despertai nossa consciência para o compromisso com vosso Reino!

T.: E vivendo na comunhão/ tor-naremos o mundo mais irmão!/ Amém!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS - (por Maria a Jesus)

P.: Maria, vós sabíeis do chamado que o Pai fez a Abraão, para que dei-xasse sua terra e partisse na direção que Ele apontava. Do mesmo modo, o Pai vos pediu para que desfizésseis vossos planos e assumísseis o início da história do novo povo do Senhor.

T.: Maria nos ensina que só no Se-nhor/ a vida se realiza e plenifica!

P.: Ao escutarmos o anúncio do misté-rio divino, escolhendo Maria para ser a Mãe de Jesus, sejamos tocados e enternecidos pelo amor de um Deus bondoso, que quis que o eterno pe-netrasse a pequenez e a fragilidade de nosso coração tão humano e, às vezes, tão pobre.

T.: Maria nos ensina/ que, no abra-ço ou na dor,/ e na força do amor,/ todos podem encontrar-se com o Senhor/ e viver cada dia na alegria!

(Entronização da Palavra de Deus)

- Cântico à Palavra de Deus- Ap. 18, 1-2.21-23 -Anúncio :Lc21,20-28- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Olhando para Maria, sentimo-nos atraídos pela sabedoria divina, que desperta nosso coração para que seja acolhedor, servidor, solidário e cheio de compaixão.

T.: Junto de Maria,/ aprendemos a ser mais solidários com os sofre-dores,/ como foi Jesus!

L.: Senhor Jesus, vós tratastes, com cuidado e compaixão, os po-bres, os doentes e os pecadores. Nós também devemos fazer nossa parte, para que a vida se torne ple-nitude, rompendo as barreiras das trevas da morte.

Page 9: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

9

T.: E vós, ó Maria,/ não hesitastes em acolher/ o que o Pai vos reser-vava:/ A vinda de seu Filho entre nós!

L.: Vosso sim, resoluto e incondicio-nal, fez a história do amor, do Belo Amor, acontecer no meio de nós. Vos-so sim foi como a brisa suave a tocar nossa frágil história humana, trazen-do-nos o alento da esperança de um mundo sem dor e cheio de amor.

T.: Como o orvalho da manhã fe-cunda a terra,/ o sim de Maria fe-cundou de amor nossa história,/ trazendo-nos o Salvador!

L.: Vosso seio bendito, ó Maria, ge-rou a vida daquele que nos deu sua própria vida e a vida divina. De vós nasceu o Salvador, o Redentor, por-que assim foi do agrado de Deus. E é esse mesmo Jesus que vamos agora acolher e adorar. E queremos tam-bém aprender do amor de Jesus que nos ensina que não há alegria maior do que servir e cumpri sua vontade.

T.: Vinde, Senhor Jesus,/ queremos vos adorar,/ vos amar/ e vos servir,/ e em vosso coração divino/ colocar nossa vida!/ Amém!

10- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Ó Mãe bendita e imaculada, vós trouxestes ao mundo o Eterno que vem para assumir nossa humanidade. Vós nos destes o futuro. E sabemos que sem ela não há futuro, não há vida,

não há paz e salvação. As flores, que trazemos em nossas mãos, significam nossa confiança no futuro, na beleza da vida em Deus, como a beleza da flor na natureza. Aceitai, ó Mãe, as flores que depositamos diante de vossa imagem e fazei nosso coração transbordar de amor a Jesus e aos irmãos, e que ele nunca se afaste de nosso coração!

T.: Flores colhidas no jardim,/ culti-vadas com dedicação pelo jardinei-ro,/ a Maria vamos oferecer,/ como prova de nosso amor,/ de nossa gratidão! Amém!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Sua alegria seja tão brilhante quan-to a manhã, e as sombras das triste-zas e amarguras desapareçam na luz do amor! Que a alegria do céu faça você feliz e mantenha você na doçura da paz! O Senhor conduza sua vida e seus passos na força da esperança e na alegria da fé! A festa da vida conti-nua. Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Mãe Imaculada.

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

Page 10: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

10

2º dia

Maria: alegria de acreditar no que é Deus!

frutificar! Bendita seja Maria, que não teve receio de acreditar no que é de Deus, mesmo diante dos que rejeitam a simplicidade de Deus!

T.: Bendito seja o Amor,/ que nas-ceu/ da serva do Senhor!

P.: Bendito seja Deus, que nos fez um povo remido por seu Filho nas-cido de Maria, a serva do Senhor! Bendito seja o Senhor, que res-gatou nossa dignidade e em seu amor nos fez nascer de novo, como em Maria resplandeceu a aurora do novo dia.

T.: E a serva do Senhor/ pôde con-templar a vontade do Pai/ e a face divina do Redentor!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Ó Maria, de rosto suave e resplandecente de beleza, de humildade e de ternura porque sois toda de Deus.

T.: Ó Virgem de cor morena,/ da cor de nossa gente,/ que não haja mais a guerra,/ a discriminação e a divi-são!

L.: Ó Virgem bendita, em vosso coração palpita a alegria de Deus e seu amor sem fim. Vós fostes fiel, pois descobristes desde an-

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Eis a serva do Senhor – Fiat! –O Anjo Gabriel faz Maria compreender o mistério da encarnação do Filho de Deus. Em sua humildade, Maria não hesita em perguntar como tudo irá acontecer. Humanamente nem sem-pre compreendemos o que Deus está nos pedindo, e precisamos da luz de seu Espírito Santo. Nessa luz, Maria compreende que o fruto que trará em seu seio é bendito!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Ó mistério indizível, ó Amor sem fim, que brotou entre nós, como a flor no jardim! Bendita seja aquela que acreditou e se alegrou pelas maravilhas do Senhor. Em nome do Pai, do Filho e do EspíritoSanto.

T.: Bendito seja Deus,/ que fez res-plandecer/ sua face divina sobre nossa humanidade!

P.: Bendita esperança, que nasce de novo entre nós, como a flor ten-ra e frágil das palmeiras, dos arbus-tos e da árvore altaneira, que en-frenta as tempestades da vida para

Page 11: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

11

tes de vossa aurora que alegria só existe em Deus.

T.: Assim vos tornastes a ser-vidora dos humildes,/ porque não rejeitastes o que veio/ da parte do Senhor!

L.: Ó Senhora, fina flor do trigo que frutificou e encheu de amor os corações vazios! Ó povo do Senhor, quão feliz poderás ser, se acolheres sem reservas o Deus de Amor!

T.: Não há soberbo que resista/ à força da humanidade:/ não há alegria que não contagie,/ quando vem do céu!

5- SÚPLICAS A MARIA

P.: Maria, poucas são vossas pala-vras, pois em vós se detém o amor infinito. A vida , que vós carregastes em vosso seio, é eterna e é salvação. Nós somos peregrinos, e vós nos fi-tais com vosso olhar materno. Dai--nos o amor que nos liberta, que nos traz alegria e nos aproxima de nosso e vosso Deus.

T.:Não estamos sozinhos,/ ó Maria,/ pois caminhais conosco! E como é bom participar de vossa alegria/ fa-zendo de Deus a luz de nosso dia!

P.: De Deus sois filha iluminada.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Da fé, sois modelo para o povo e dos pobres, sois modelo de esperança.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: A vontade de Deus vem por primeiro.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Assim nos ensinastes a viver e a alegria em nós terá morada.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Os pobres, de Deus são preferidos.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: O orgulho não tem Deus no coração.

T.: Fazei-nos servidores do Reino.

P.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Deus, arrancai do meio de nós a tristeza da escravidão, da indiferença e do egoísmo! Fortificai-nos no desejo e na busca sem reservas da vida em vós, como Maria se alegrou por per-tencer inteiramente a vós. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: Maria, vós que vivestes na alegria de estar em Deus, inspirai nossas ati-tudes, gestos e palavras fundados na Palavra do Evangelho! Nosso dese-jo sincero é que nos deixemos tocar pela Palavra salvadora do Redentor.

Page 12: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

12

em nossa fé. Vós vos entregastes a Ele sem reservas e vos consagrastes inteiramente como sua serva. Ensi-nastes que só Deus nos dá alegria, e é feliz quem acolhe Jesus e o que Ele nos ensina.

T.: Maria,/ que nossas Comunida-des sejam servidoras e cheias de humildade,/ sem desejo de poder e de dominação!

L.: Maria, certamente vós havíeis co-nhecido a fé de Abraão, que deu iní-cio á Antiga Aliança, cumprindo o que Deus lhe pediu. Mas vós, que aco-lhestes e compreendestes os desíg-nios divinos, iniciastes com humildade a Nova Aliança, fundada em Jesus.

T.: Nós não queremos outro jeito/ de viver e de acolher o que é de Deus,/ como fez Maria,/ como deve fazer a Igreja!

P.: Ó Mãe Santa de Jesus Salvador, que o concebestes por obra do Es-pírito Santo, fazei-nos também gera-dores da vida em nosso mundo, tão dilacerado pela opressão do mercado sobre a pessoa, pelo egoísmo sobre a solidariedade e pela injustiça para com os mais fracos. Faremos nossa parte, para que o mundo seja mais humano e mais feliz.

T.: Sim, ó Maria,/ faremos o possí-vel/ e lutaremos com todas as for-ças,/ para tornar o mundo mais ir-mão!/ Amém!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

T.: A alegria de abraçar o que vem do Senhor/ irá nos contagiar/ e se-remos um povo/ que por nada se deixa abalar!

P.: Maria, as palavras do anjo Gabriel penetraram profundamente em vossa alma. Vós compreendestes o mistério do amor e acolhestes serena a von-tade divina fazendo-vos serva do Se-nhor.

T.: A Palavra do Senhor irá nos transformar/ e seremos como Ma-ria,/ servidores e discípulos cheios de ardor.

- Cântico à Palavra de Deus- Rm. 10,9-18-Anúncio :Mt. 4,18-22-Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Maria,ensinai-nos a viver do jei-to de Deus e transbordar de alegria. Vossa atitude em acolher sem reser-vas o que era de Deus nos impressio-na e nos questiona. Talvez estejamos querendo um “deus” prático que aten-da nossos desejos, e os desejos do Deus verdadeiro nós desprezamos.

T.: Sois bendita, Maria,/ porque acreditastes/ no que vos foi dito da parte do Senhor!

L.: Maria, vosso jeito de amar a Deus nos encanta e nos motiva a caminhar

Page 13: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

13

9- AÇÃO DE GRAÇAS - (por Maria a Jesus)

P.: Maria, vós que vivestes intensa-mente o amor, mostrai-nos o quanto é gratificante e belo acreditar no que é de Deus. Não há nada mais nobre do que um coração que ama e se lança nos braços de Deus.

T.: Por isso, Ó Maria,/ “sois bendita porque acreditastes”/ e fizestes o amor viver!

L.:Bendita Mãe, no mundo há indife-rentismo para com as coisas divinas e há quem proclama que leva van-tagem quem não acredita em Deus. Triste cena que assim presenciamos e nos entristece, pois não há vida sem amor, e sem amor não há Deus.

T.: Bendita sois, Maria,/ e vós nos dais a alegria/ de saber o quanto vale viver,/amando nosso Senhor!

L.: Maria, vós nos ensinastes que não pode ser medido o que se passa no coração de Deus. Por isso, Ele vos escolheu, não pela razão humana ou pela mente orgulhosa dos que acham tudo saber, mas pela verdade do amor, que só os simples são capazes de entender.

T.: Obrigado, Maria,/ por nos terdes dado Jesus,/ que nos deu sua Pala-vra,/ que ao céu conduz!

10- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Maria, nós, vossos filhos e filhas,

em meio às lutas desta vida, deposi-tamos em vossas mãos nossas flores. Em cada flor, brote a esperança, nas ruas e praças, no alto dos prédios e nos recantos das favelas! Brote, em cada coração humano, a harmonia do canto, entoando a sinfonia da paz e da alegria. Nossas mãos oferecem flores porque dizemos não à tristeza das guerras e das armas, do ódio e da vingança, da injustiça e da corrupção.

T.: Recebei, Senhora,/ nossas flo-res,/ rosas e jasmins,/ lírios e mar-garidas,/ como prova de nosso amor/ e de nossa gratidão!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: E assim você encontre a força da paz e a alegria de servir no amor! Que a brisa suave da manhã faça você recobrar as forças e seguir confiante em sua jornada! Que o vento teça pa-lavras de esperança à sua volta, e o invisível manto da misericórdia divina proteja e guarde você! A festa da vida continua. Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Senhora!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

Page 14: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

14

3º dia

Maria: alegria de ser grávida de Deus!

de Deus pairava sobre as águas, e a terra era vazia e nada existia. Mas a mão do Criador, que tudo fez por puro amor, estendeu-se sobre o nada e tudo passou a existir.

T.: O Senhor soprou seu Espírito de vida/ sobre cada ser humano/ e ele passou a existir!

P.: O mundo onde vivemos não é obra humana. É de Deus. E o senhor, em seu amor, passeia pelo universo, brin-cando entre os planetas, navegando nas estrelas que o conduzem ao cora-ção humano.

T.: O Senhor nos escolheu e nos deu Maria,/ a Mulher bendita e grá-vida de Deus.

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Maria, sabemos que no início da criação o Espírito do Senhor paira-va sobre as águas, para infundir--lhes a vida, que é fruto de seu amor. Esse mesmo Espírito trou-xe a vida divina, a vida sem fim, a vida eterna a vosso seio fecundo e santo.

T.: Bendito seja a criação inteira/ e benditos sejam/ os que a respei-

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Concebeu pelo Espírito Santo! –Con-templa Deus, quem escuta sua voz, e Deus se revela plenamente naqueles que abrem a Ele seu coração. Assim foi Maria. Mas, para acolhê-lo, é pre-ciso escutar sua voz, muitas vezes silenciosa, sem alarde. Maria acolheu o que veio de Deus e outra coisa não desejou em sua vida! Fez-se serva do Senhor!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Bendito seja o criador do universo que, em um gesto de amor, fez o céu, fez a terra, e que ao homem e à mu-lher à suam semelhança os criou. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito.

T.: Benditos sejam os olhos/ que contemplam a obra da criação/ e re-conhecem a imensidão do amor sem fim!

P.: No início da criação, o Espírito

Page 15: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

15

tam!/ Bendita seja Maria, que nos deu o Senhor da Vida!

L.: Como podemos, Ó Maria, ser ingra-tos para com a obra da criação, diante de todas as coisas que das mãos de Deus nasceram? Como pode a vida ser ameaçada por causa dos interes-ses escuros dos humanos? Vós nos ensinastes que a vida está acima de tudo e só pode ser amada.

T.: A vida vem de Deus/ e nada pode ameaçá-la,/ feri-la/ ou destruí-la!/ Quem assim faz,/ está contra Deus.

L.: Maria, vossa alegria em estar grávida de Deus nos encanta e nos comove, porque assim foi o desíg-nio divino. O Deus da Vida, coração transbordante de misericórdia, fez o universo renascer ao gerar pelo Espí-rito Divino, seu Filho amado em vosso seio santo e bendito.

T.: Nós vos louvamos, Maria,/ pois fizestes a vida renascer pela graça divina,/ e toda a criação se fez nova outra vez!

5- SÚPLICAS À MARIA

P.: Maria, contemplando vossa vida, conhecemos a presença certa de Deus no mundo e em nossa vida. Como foi belo o dia da anunciação: Vós vos tornastes grávida de Deus! Como foi belo vosso sim e vossa humildade que vos fizeram serva do amor que não tem fim.

T.: Senhora do mundo,/ vós nos ge-

rastes para a eternidade,/ pois nos destes a plenitude de nossa salva-ção:/ Jesus!

P.: Maria, sois Templo de Deus.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Sois a arca da Nova Aliança e do povo sois Mãe e padroeira.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: A vida é presente de Deus.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Da vida vós sois a defensora e dos humildes vós sois o amparo.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Deus, ao meditarmos a revelação de vosso Amor, nascido de Maria, a quem vós escolhestes desde toda a eternidade, infundi em nossa existência vosso Espírito de Amor, para que, em meio às lutas desta vida, nunca desanimemos e jamais deixemos de vos amar! Sustentai-nos, ó Senhor, na força de vossa bondade! Vós, que viveis e reinais para sempre.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor! Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: O Espírito do Senhor pairava sobre todo o universo, e a vida existiu. O Es-pírito da Vida veio sobre Maria, e ela

Page 16: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

16

vosso acolhimento e de vosso segui-mento. E como povo do Senhor, fazei brilhar em nosso coração a vida e o compromisso solidário com a verda-de, com a justiça, com a vida!

T.: Maria,/ o povo do qual sois Mãe/ não terá reservas em compartilhar os dons e os bens,/ os valores do Reino/ e a defesa da vida!

L.: Santa Mãe de Deus, de modo de-cidido e resoluto, procuraremos fazer da vida um dom, no compromisso com os pobres, marginalizados e des-truídos pela ganância do dinheiro fácil e do lucro sem fim. Não teremos ver-gonha nem medo de assumir a dor do povo, espoliado pela corrupção dos que usam o poder só para se promo-ver e não para servir.

T.: Faremos o esforço necessário para sair de nós mesmos,/ indo ao encontro dos sofredores,/ sendo geradores da esperança e da vida!

P.: Senhora, levai até Jesus nosso compromisso cristão e fazei-nos ser-vidores do Reino, como vós o fostes e por isso vos tornastes a mais feliz das criaturas.

T.: Desapareçam de nossa terra/ as armas da guerra,/ e se levantem a força da esperança/ e a verdade da paz!/ Amém!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9-AÇÃO DE GRAÇAS (por Maria a Jesus)

concebeu o Filho de Deus. O mesmo Espírito de amor vem sobre os cristãos, que acolhem sua Palavra e tornam-se geradores de vida.

T.: Venha sobre nós, Senhor,/ vossa verdade,/ vosso amor!

P.: Como Maria, aceitamos o que vem de Deus, mesmo que ainda não com-preendamos os mistérios divinos que o Senhor nos reservou.

T.: Ó Virgem pura e santa,/ em vos-sa escola de santidade e de humil-dade,/ vamos permanecer,/ para aprender vosso jeito de viver as coisas do céu!

- Cântico à Palavra de Deus- Ap 22,1-7- AnúncioLc. 21,34-36- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Ó Virgem do amor eterno, em nosso continente latino-americano está presente o desejo de ver nosso povo livre e feliz, de descobrir o amor que é gerado nos gestos e atitudes de solidariedade e de fraternidade.

T.: Do mesmo modo que acreditas-tes,/ também queremos acreditar, ó Maria!

L.: Maria, como o sol do meio-dia, bri-lha em nossos olhos a fidelidade de

Page 17: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

17

P.: Ó Maria, vós não colocastes vossos interesses acima dos de Deus. O que era de Deus, vós o colocastes em primeiro lugar. Ajudai-nos a ter vosso jeito sublime de viver e de acolher o que nos vem da parte do Senhor.

T.: Maria,/ ajudai-nos a ter vos-so jeito sublime/ de viver e de acolher!

L.: Maria, a Palavra viva que é Jesus tornou-se vossa palavra. E vossas pa-lavras nasceram da Palavra verdadei-ra, que gera a vida para o mundo. Vós fostes feliz e outra coisa não tínheis em vosso coração senão as coisas de Deus, sua vontade, seus desígnios, seu amor.

T.: Maria,/ vossos pensamentos são de Deus./ Fazei que nossos senti-mentos/ sejam sublimes e divinos!

L.: Mãe bendita, podemos acolher o Pão da Vida por causa de vosso que-rer que é o querer de Deus. Por vonta-de divina e por vosso acolhimento do que veio de Deus, vosso Filho nasce e renasce em cada Eucaristia. Bendi-ta sejais, ó Maria, bendito seja o fruto eterno de redenção, gerado em vosso seio!

T.:Vinde, Jesus,/ Pão de amor,/ de misericórdia! Vinde, Pão dos An-jos,/ e nos sustentai nos caminhos desta vida! Amém!

10- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: A terra acolheu a semente e a

fez explodir exuberante de vida. Ela cresceu e enfeitou o jardim, e encan-tou nossos olhos. Feliz jardineiro que confiante plantou a semente, a rosa, o jasmim, o amor! Feliz florista que pôde contemplar a beleza da criação, a grandeza do Criador! Felizes somos nós que, trazendo nossas flores, car-regamos a beleza da criação inteira! Deus é beleza que com nada se com-para, pois nos deu seu belo amor: Je-sus, o Senhor, o trigo nascido que se fez nossa salvação.

T.: Olhai, ó Maria,/ os campos e os jardins,/ os bosques e as florestas,/ onde colhemos nossas flores,/ para vos oferecer com nossa gratidão!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Que seus olhos não se cansem, nem o brilho do sol ou da lua ofus-que seu olhar! Que o Senhor o tome em suas mãos e faça a argila dançar, amoldando seu amor em seus cora-ções. Que teu coração esteja pleno, não de medo, mas de esperança! A festa da vida continua. Permaneça-mos na paz de Jesus e na proteção da Mãe Imaculada.

Page 18: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

18

4º dia

Maria: alegria de acolher os necessitados de Deus!

as colinas, os vales e as planícies e vai ao encontro das águas maiores, assim é Maria, tão simples e singe-la, que vai correndo ao encontro de quem dela precisa.

T.: O amor é dinâmico e me faz ca-minhar,/ e quem fica parado ainda não sabe amar!

P.: Não há pobres nem ricos, nem países nem culturas, nem crianças nem jovens, nem adultos nem famí-lias, que não entendem a linguagem do bem, do amor que seduz e nos faz solidários.

T.: Maria nos aponta a Jesus,/ que foi solidário até ao extremo da cruz!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Somos família humana, e Deus es-colheu a família de Nazaré como mo-delo e exemplo para que nos ensine a ser do jeito que ele quer. E família de Deus é todo povo vivendo em co-munhão, na força do amor e da união.

T.: Maria nos forma/ para sermos agora/ do jeito do Evangelho.

L.: Olhar para Maria é olhar para a

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Encontro com Isabel – Maria vai ao encontro de Isabel, que se alegra, pois reconhece que Deus voltou seu olhar misericordioso para os pobres necessitados, para aqueles que têm só Deus em conta. A caridade sincera e sem reservas é sinal dos que amam a Deus e o amam nos irmãos. Assim foi Maria!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: É belo o coração que ama e que não tem dúvidas em servir. É Maria quem hoje nos convida para sermos solidários noamor, indo ao encontro dos necessi-tados. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: De longe ou de perto,/ viemos bendizer o Senhor,/ juntamente com Maria, a bela flor do jardim do amor.

P.: Como o manso regato que corta

Page 19: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

19

vida, para o mundo dos homens que habitam a terra, e ver se a história responde ao que Deus quer. Não há mundo novo se não abraço nem aco-lho o projeto de Deus!

T.: Olhar o presépio é sempre preci-so/ e do jeito de Maria aprendemos a amar!

L.: Maria saiu de seu aconchego e, com os pés na estrada, subiu as mon-tanhas. Naquele recanto, encontrou Isabel. São duas famílias marcadas por Deus para trazerem à terra o jeito do céu.

T.: E quem não contempla o jeito de Deus,/ também não descobre o jeito da vida/ que o Evangelho nos deu!

5- SÚPLICAS A MARIA

P.: Maria, hoje lembramos com fé e alegria aquele dia que visitastes Isa-bel. Fostes socorrê-la e estendestes vossa mão, como fez Jesus. Vendo vosso exemplo, também queremos servir melhor a quem de nós precisar. Levai nossas súplicas até as mãos de Jesus, para que elas cheguem ao céu.

T.: Unidos na prece e no co-ração,/ derrubaremos as bar-reiras/ que não nos deixaram ser irmãos!

P.: Ó Virgem dos pobres humilhados.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Amparai e protegei os doentes e, do trono, arrancai os orgulhosos.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Confortai os idosos e doentes.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Libertai vosso pobres e ex-cluídos e dai-nos vossa materna proteção.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Senhor, nosso Deus, fazei pulsar forte em peito a dor dos que sofrem neste mundo, das vítimas da corrupção e da injustiça, do desrespeito à vida e às famílias e, por vossa inspiração, fazei-nos praticantes da ética, da solidariedade e do ensinamento de Jesus, vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor! Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: Maria foi humilde serva do Senhor. O dom divino encontrou nela o acolhi-mento que desejava e esperava. Ela ofereceu todo o seu ser, sem hesitar ou medir: “Faça-se em mim vossa vontade!”

T.: Maria, sois o trono da Sabedo-ria/ e dais o exemplo de seguir Je-sus com alegria!

Page 20: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

20

ardor nossa fé, nosso amor.T.: Fortalecei-nos na esperança que nos conduz/ e nos faz caminhar com vosso Jesus!

L.: Mãe, o mundo espera nosso serviço e o diálogo de cristãos, o testemunho e o anúncio. Mas há humildes sendo humilhados e orgulhosos nos “tronos”, sem ética e sem amor!

T.: Na força da união,/ conscientes de nossa missão,/ haveremos de vencer,/ com a força dos fracos,/ as armas dos fortes e dos sem com-paixão!

P.: Mãe, não desampareis vosso povo que vos busca com sinceridade e que, em vossa humildade, quer encon-trar Deus. Conduzi-nos, com vossas mãos meigas e maternas, no caminho de Jesus!

T.: Que nós sejamos uma Igreja samaritana,/ que jamais teme pra-ticar as bem-aventuranças/ e lavar os pés dos excluídos e oprimidos!/ Amém!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS (por Maria a Jesus)

P.: Maria, vós fostes apressada-mente à casa de Isabel, impulsiona-da pela força da caridade. Só quem ama tem pressa de servir. Isabel vos saudou efusivamente, pois reconhe-

P.: Com quanta alegria e inspiração do céu, Maria saudou Isabel! E Isabel, tomada pela alegria divina, reconhe-ceu o quanto Deus amou os pobres, os que têm por segurança somente um véu.

T.: Isabel reconheceu/ que a pro-messa de Deus/ se realizaria:/ É Maria,/ a Mãe do meu Senhor!

- Cântico à Palavra de Deus1ª leitura:Jr 33,14-162ª leitura: 1ª TS- 3,12-4,2- Anúncio –Lc. 21,25-28. 34-36- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Maria, vamos caminhar sempre convosco. Quando olhamos para vos-sa imagem, contemplamos o Deus que em vós realizou maravilhas. Mas nosso caminho em direção ao Reino, ó Mãe, ainda é longo e precisamos de vosso auxílio.

T.: Fazei-nos, Mãe querida,/ viver em nossas relações humanas/ a gratuidade do amor!

L.: Mãe, vós fostes missionária por excelência. Como cristãos, pelo batismo, abraçamos a mesma missão de vosso Filho Jesus. Mas quanto ainda nos falta para sermos discípulos-missionários verdadei-ros! Como vosso exemplo, nós nos despertaremos para viver com mais

Page 21: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

21

ceu o quanto Deus se voltou para os pobres, para aqueles que só podem mesmo contar com Deus.

T.: “Bendita sois vós,/ Maria,/ entre todas as mulheres!/ É bendito o fru-to de vosso ventre!”

L.: Isabel é a pobre do Reino acolhida por Deus, que se alegra porque está diante da Mãe do Salvador. Assim são os pobres: reconhecem a presença do Senhor. Os presunçosos são amar-gos em suas atitudes, pois julgam não precisar de Deus, porque se bastam a si mesmos.

T.: “Feliz a que acreditou,/ pois o que lhe foi dito da parte do Senhor/ será cumprido!”

L.: Maria, correspondestes plena-mente aos apelos do Deus da Vida. Compreendestes o dom de seu amor. E como o sol que penetra o mundo com sua luz, favorecestes para que o céu viesse à terra, e a terra se ergues-te até o céu.

T.: Nós acolhemos, com o coração em festa,/ aquele que é a causa da vida/ e nossa redenção:/ Jesus, nosso irmão!

10- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Flor do jardim que brotou na pri-mavera, que brilha a nosso olhos e

dança ao sabor do vento, mostrai-nos a beleza daquele que tudo criou e nos deu seu Filho, que deu sua vida por amor. Flor que decora as igrejas, sa-las e praças, ensinai-nos que a vida é grandeza quando é doada. Por isso, Maria, fina flor do trigo dourado, por-que amastes assim, sois humildade sem fim.

T.: Com nossas mãos erguidas, carregando as flores,/ oferecemos a Maria, que acolhe a todos/ e nos guarda em seu coração!/ Amém!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Que o Senhor abençoe suas mãos e edifique seu coração! Arranque a frieza e a indiferença do mundo e o sustente na paz! Que sua vida seja raiz fecunda e profunda na gratidão e no amor! A festa da vida continua! Permaneçamos na paz de Jesus e na proteção da Mãe Imaculada!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

Page 22: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

22

5º dia

Maria: alegria em Deus Libertador!

abrandar toda a dor!

P.: Unidos pela fé, na construção da história, de mãos dadas e erguidas em prece, sentiremos que a força do amor é como uma flor; desarma ca-nhões, liberta soberbos, exalta humil-des e vence barreiras construídas no desamor.

T.: O canto de Maria, na casa de Isa-bel,/ será nosso guia na terra/ até chegarmos ao Céu!

4- CONTEMPLANDO MARIAL.: Ó Maria, rosa bendita do céu na terra, que embelezais cada dia de nossa vida com vosso sim, mostrai-nos quanto é grande o coração vazio de si, para que só Deus tenha nele seu lugar.

T.: Os pobres do reino são como vós,/ ó Maria,/ plenos de Deus, cheios de vida!

L.: A riqueza do amor é a pobreza dos humildes e a fraqueza dos fortes. Não há riqueza que a traça não corroa e a ferrugem não destrua, se faltar a humildade, se faltar o amor. De vós, ó Maria, só aprendemos que o maior valor é a vida doada, sem reservas e com alegria.

T.: O Deus libertador não aprova/ a ganância e o rancor,/ e derruba de seus tronos o orgulho e o opressor!

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Na casa de Isabel - Magnificat –Na casa de Isabel, Maria ouviu sua sau-dação e cantou a verdadeira profecia do projeto de Deus que se realizaria. O cântico de Magnificat é a realização das vem-aventuranças que Jesus vai proclamar um dia, diante da multidão. Maria é a antecipação do futuro da ação de Deus!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICAP.: Cantemos, irmãos, um canto que brote da terra e cresça no coração! Um canto de paz, de profecia e de esperança, como o canto de Maria, lá em Judá. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: Bendita seja Maria,/ que cantou a profecia/ da plena esperança,/ na casa de Isabel!

P.: De todos os cantos e recantos da terra, há um sussurro dos aflitos que não têm nem mesa, nem pão, e que esperamos que um dia alguém lhes dê a mão e os ajude a alcançar a li-bertação.

T.: Junto com Maria, a Mãe do Li-bertador,/ faremos o possível para

Page 23: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

23

L.: A face divina resplandeceu de be-leza sobre Maria e a fez resplandecer sobre o mundo por nos trazer Jesus, o Libertador. Ele fugiu dos palácios e acolheu o pecador, o faminto, o sem--pão, o sem-terra, o sem-casa, e es-tendeu a mão para o doente e o opri-mido libertar.

T.: É Jesus, nosso Caminho e Sal-vação,/ que está ao alcance de nossas mãos,/ para quem o quiser tocar!

5- SÚPLICAS A MARIAP.: Maria, convosco aprendemos a contemplar o rosto de Cristo, e seu ensinamento se tornou tão familiar a vós que o guardastes em vosso cora-ção. Queremos aprender de vosso jei-to, mas para que isso se realize, pre-cisamos de vossa ajuda e inspiração.

T.: Supliquemos a Maria/ que nos socorra nas agonias/ e nos acalen-te em seu amor!

P.: Ó Virgem, Mãe santa e fiel.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Fazei-nos missionários do Reino e firmai entre nós a justiça.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Virgem de olhar tão sereno.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Protegei os pobres e pequenos e livrai-nos da ganância e opressão.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Libertai-nos de toda a escravidão.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: A paz seja nossa missão e abenço-ai nossa terra e nossa gente.

T.: Lá no céu rogai a Deus por nós!

P.: Senhor, nosso Deus, manifesta-mos nossa confiança em vós, pe-dindo à Mãe de vosso Filho Jesus que junto de vós interceda por nós. Que nossas súplicas sejam de vos-so agrado. Socorrei-nos em nossas necessidades. Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUSP.: Ó Virgem bendita do Pai, vós cantastes a grandeza do Senhor que veio em socorro de seu povo, Israel. Vós vos lembrastes de nós, o povo peregrino de agora, que busca apoio no mesmo Deus da História em quem vós confiastes e a quem servistes.

T.: Maria, / vós pertenceis ao povo humilde e pobre, / que o Senhor es-colheu como sua herança!

P.: Ó Maria Imaculada, fizestes a ex-periência de Deus, daquele que se voltou para os sofridos e excluídos. Compreendestes a misteriosa ação de Deus, sempre carregada de amor, que confunde os sábios e entendidos do mundo.

Page 24: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

24

T.: Os sedentos das coisas de Deus,/ como Maria e Isabel,/ um dia verão a justiça triunfar,/ derrubando injustos e podero-sos/ de seus tronos frágeis e mentirosos!

P.: Mãe Imaculada, vosso Filho Je-sus anunciou que os misericordiosos alcançarão misericórdia. Libertar-nos do peso da opressão provocada pelos egoístas; sejam rompidas as corren-tes dos que atentam contra a vida!

T.: A Igreja anuncie,/ com ardor mis-sionário,/ que o mundo não tem fu-turo,/ se vai contra o jeito de Deus!/ E o que esperamos na luta,/ um dia vai triunfar.

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS P.: Mãe amada, não queremos que nosso coração seja condenado à esterilidade, mas seja fecundo de bondade. Ouvimos vosso Magnificat cantando com alegria, e ele traz à luz o dia em que veremos a verdade de Jesus triunfar.

T.: Mãe de nosso Redentor,/ mudai nossas atitudes/ para que chegue depressa/ a verdade de vosso Filho Libertador!

L.: Como a luz do sol afugenta as trevas e o vento dissipa as nuvens, dai-nos a cosciência, ó Mãe bendita, do que é preciso mudar, com nosso esforço e dedicação! Longe de nós o desejo de desprezar o que é de Deus! mas, na força da união queremos

T.: Vosso Magnificat, ó Mãe,/ é força de esperança,/ que nos faz levantar os olhos/ e caminhar resolutos/ na história de nosso tempo!/ Amém!

- Cântico à Palavra de Deus- Isaias 2,1-5- Anúncio: Mt.8,5-11- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃOP.: Maria, fostes à casa de Isabel como verdadeira missionária, pois le-vastes o próprio Jesus em vosso seio e coração. Cantastes o Magnificat, que é o projeto de Deus, a felicidade para nossa humanidade.

T.: São felizes os que se apresen-tam diante de Deus,/ de mãos va-zias,/ sem orgulho,/ sem desejo de poder,/ para que o amor ocupe seu lugar/ e nos transborde de vida!

L.: Maria, quantos irmãos e irmãs es-tão sofrendo em nossos dias! Quantas atitudes que nada constroem e ferem a vida! Há irmãos aflitos por causa da dor provocada pelos gananciosos, in-justos, interesseiros do mundo, para quem não importa a vida dos irmãos!

T.: Os aflitos serão consolados/ porque o Senhor não aprova a afli-ção/ provocada por nossas mãos!

L.: Maria, nós não perdemos a espe-rança e confiamos que um dia a justiça triunfará. Vosso Magnificat é o começo da certeza das bem-aventuranças que Jesus proclamará no alto da monta-nha: “Os que têm sede e fome de justi-ça serão saciados”.

Page 25: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

25

tornar o mundo mais irmão.

T.: Unidos na mesma fé/ e em um só coração,/ não há nada que nos re-sista,/ por maior que seja a força do mal!

L.: Maria, vós nos destes Jesus, que nos redime e nos dá a paz. Vós tam-bém nos mostrais que nosso senhor quer salvar as relações entre os seres humanos, as relações sociais que edi-ficam a vida e interrompem o abismo da discórdia e da divisão entre irmãos.

T.: Vinde, Jesus, Pão do céu,/ que nos alimentais/ e nos sustentais/ todos os dias na vivência da fé/ e na busca da paz!/ Vinde, Jesus,/ e não nos abandoneis!/ Amém!

10- RECORREMOS A MARIA

P.: Ó Maria, Mãe do Deus Libertador, socorrei-os sem demora!

T.: Rogai por nós,/ pobres pecado-res,/ que recorremos a vós!

P.: Senhora, como vossos filhos e filhas, vamos fixar nosso olhar nas necessidades mais urgentes e não deixar nosso irmão esperar em vão. É triste ver tamanho pouco caso dos pobres que sofrem e não encontram amparo! Sociedade que não ama, não constrói a vida e não é feliz. Por isso, na esperança da libertação, que se faz necessária, nós nos consagramos a vós.

T.: Vós que olhais por nós,/ amparai-nos e protegei-nos,/ ó Mãe do céu!

11- RITOS FINAIS E OFERTAS DAS FLORES

P.: O manso regato que corta colinas, vales e planícies fecunda a terra e faz crescer verdejante a planta mais ten-ra. E assim, ó Maria, das mãos cale-jadas do homem do campo nos vem o pão que mata a fome do irmão. Quem aprendeu a repartir esse dom, apren-deu vosso jeito, tão meigo e sublime, de oferecer a vida, quando oferece flores.

T.: Aceitai, ó Maria,/ nossa vida,/ nosso amor,/ nossas flores,/ nosso coração!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Que o Senhor contemple você, e seu olhar penetre sua existência! Que Ele seja sua luz todos os dias, para que você não tropece em nenhuma pedra! Que Ele seja sua preocupação e sua ocupação desde a manhã até o meio-dia, desde a tarde até a noite! A festa da vida continua. Permaneça-mos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Imaculada.

T.: Amém,/hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

Page 26: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

26

6º dia

Maria: alegria do nascimento de Jesus,

o Deus Conosco!

T.: Louvem todas as criaturas/ ao Deus de ternura que,/ por Maria,/ nos deu seu Filho Jesus!

P.: Brote de nosso coração uma pre-ce sincera de gratidão àquele que se fez criança, e é singeleza e salva-ção! Quem pode temer a brandura de uma criança? Assim é o Amor eterno: fez-se criança para um dia se fazer também ressurreição.

T.: Como posso ser amado assim/ por Deus que não temeu aproxi-mar-se de mim?/ Obrigado,/ Maria,/ por ter dito sim!

4- CONTEMPLANDO MARIAL.: A vida despontou jubilosa, ó Ma-ria, porque acolhestes o Deus que vos amou e vos chamou à maternida-de divina. Nós vos agradecemos de todo o coração, pois, nos trouxestes a salvação.

T.: Bendita seja Maria,/ Mãe de Deus e minha!

L.: Santa Mãe de Jesus, tivestes a manjedoura, onde pusestes o Meni-no, que das alturas desceu, ensinan-do-nos que a vida é a melhor riqueza, e por isso Ele é o Emanuel.

T.: A simplicidade brilhou no presé-pio,/ onde nasceu de Maria / o Filho de Deus!

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Encarnação do verbo – O verbo eter-no do Pai se encarnou em Maria e nasceu para nossa salvação. O pre-sépio é o sinal claro da simplicidade de Deus que, em sua eternidade, se submeteu à realidade temporal, assu-mindo nossa frágil condição humana. Fez-se simples para que todos pudés-semos aproximar-nos dele, sem medo nem reservas!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃOLITÚRGICAP.: Maria, vós sois Mãe. É Natal. É nascimento. É Deus conosco. Os raios suaves do sol penetraram nos-sa humanidade; no encanto daquela noite gloriosa do nascimento do Sal-vador, os anjos e o povo cantaram louvores ao Amor. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: Bendito seja o Pai/ que nos res-gatou em seu Amor,/ em seu Filho nascido de Maria!

P.: Exultam de alegria todas as cria-turas, as do céu e as da terra, as das águas e dos mares, as do cosmo e dos mais profundos oceanos porque Deus veio morar entre nós.

Page 27: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

27

L.: Virgem Santa, luz que crepita, co-ração que palpita tão cheio de alegria, pois nos trouxestes a luz do dia. Que não haja mais amargura, que a dor se transforme em esperança e não haja mais divisão nesta terra de irmãos!

T.: Transborde nosso coração/ de paz e de comunhão,/ no Deus que se fez nosso irmão!

5- SÚPLICAS A MARIA

P.: Maria, acolhei a súplica de nossa fé e de nossa esperança e levai-nos até o coração de vosso Filho, o Deus da Vida! Precisamos de vossa ajuda para andarmos nos caminhos de Je-sus. Fortalecei-nos na esperança!

T.: Acholhei nossa súplica, ó Mãe,/ e dai-nos a inspiração do amor,/ da vida doada,/ do cumprimento da vontade de Deus/ em nossa vida!

P.: O verbo do Pai se encarnou.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: E veio morar entre nós e mostrou--nos o caminho do Reino.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: No Evangelho está nossa vida.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Feliz quem vive o que ele ensina. Jesus é nossa salvação.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: A vida ninguém pode desprezá-la e por todos deve ser sempre amada.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Acolhei, ó Deus, tudo o que vos apresentamos! São tantas coisas que pesam na vida de nossa gente. Sem o sustento de vossa graça, fica difícil vivermos com mais alegria e firme-za. Obrigado, Senhor, por nos terdes dado vosso Filho, que convosco vive e reina para sempre.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor! Amém!

6- PALAVRAS DE DEUS

P.: Maria, como foi tocante e culmi-nante de alegria aquela noite em que os Anjos entoaram hosanas ao Filho de Davi, que acabara de nas-cer de vós! As estrelas do céu fica-ram mais luminosas para também saudar Jesus.

T.: A razão do louvor dos Anjos e dos Homens/ é Jesus, nosso Salva-dor!

P.: Senhora Conceição, mesmo nas-cido em uma estrebaria, Jesus é nossa alegria. Longe dos palácios, nasceu na periferia e bem perto de nosso coração. Benditos Pastores que tiveram a sorte sem medida de ver logo Jesus!

T.: Acolhendo sua Palavra,/ que nos salva e nos guia,/ tenhamos a mes-ma alegria dos Anjos,/ dos Pasto-res,/ de José e de Maria!/ Amém!

Page 28: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

28

direito de viver!

P.: Mãe de Jesus, inspirai a união dos pobres para que, na força da fra-ternidade, vençam a exclusão e as ameaças vida! Vós que defendestes Jesus da maldade de Herodes, defen-dei os ameaçados pelos Herodes de nossos dias!

T.: Por amor a Deus e aos ir-mãos,/ ó Mãe,/ vamos defender a vida em seu direito de estar em primeiro lugar!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS

P.: Senhora, reconhecemos que vos-so Filho Jesus veio nos oferecer o projeto do Reino, que é vida, justiça, solidariedade e fraternidade. Nele queremos viver.

T.: Que a Luz do céu nos ilumine/ para enxergarmos/ e amarmos o dom da vida!

L.: Maria, nosso desejo sincero é nos identificarmos com a pessoa de Jesus. Queremos abraçar nossa vo-cação e ser benção do céu em nos-sas relações humanas. Despertai, ó Mãe, os cristãos leigos para que se-jam missionários do Reino: vivendo em seus ambientes, trabalhem em favor dos valores fundamentais do ser humano e em defesa da vida!

T.: Nossa vida estará sempre vincu-lada/ à pessoa de Jesus,/ e do Rei-no seremos anunciadores!

- Cântico à Palavra de Deus- Isaias 11,1-10- Anúncio Lc 10,21-24- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃOP.: Mãe de Jesus, que momento feliz estamos vivendo ao recordar o nasci-mento de Jesus, celebrando o Dia do Nascituro! Neste compromisso, exal-tamos a vida porque ela veio de Deus. Sabemos, Maria, que nenhuma ciên-cia pode dar o dom da vida e não tem o direito de querer destruí-la.

T.: Maria,/ só o vosso e nosso Je-sus/ é o Senhor da Vida!

L.: Senhora Conceição, por que a vida dos pobres, dos pequenos, dos humil-des e mais frágeis está sempre ame-açada? Por que quem não pode se defender é ameaçado em sua integri-dade? É direito fundamental, bem sa-bemos, ó Mãe, e ninguém pode violar o direito de nascer e de poder viver!

T.: Jesus é o Deus da Vida/ e não aprova nenhuma estrutura/ a favor da morte!

L.: Mãe querida, há contínuas vio-lações aos direitos fundamentais, básicos da pessoa criada e ama-da por Deus. Vosso Filho Jesus, ó Mãe, defende a vida e os direitos dos mais fracos, dos sofredores, daqueles que vivem por causa de sua teimosia!

T.: Jesus,/ vinde ao encontro dos mais fracos/ e defendei a vida, devolvendo aos excluídos/ o

Page 29: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

29

L.: Mãe de Jesus, que o fascínio do chamado de vosso Filho, para o se-guirmos decididamente, desperte em nós a alegria de servir e testemunhar sua verdade, como vós testemunhas-tes.

T.: Vinde, Senhor da Vida,/ Pão que nos desperta para o amor/ e para a vida de comunhão com irmãos!

10- AGRADECIMENTOS

11- RECORREMOS A MARIA

P.: Ó Maria, Virgem do Amor, que sois a escolhida e bendita Mãe do meu Senhor!

T.: Rogai por nós,/ pobres pecado-res,/ que recorremos a vós!

P.: Maria, vós assumistes, pela fé e pelo amor, as alegrias de Jesus, mas também sua dor, sua morte. Tocai nosso coração, ó Mãe, com vossa mão maternal, para que nossas Co-munidades sejam missionárias de Je-sus, defensoras da vida e praticantes da justiça. Um dia a verdade de Cristo vai tornar-se clara como a luz do dia se caminharmos, ó Maria, na força da união e da fé. Por isso, nós nos con-sagramos a vós.

T.: Sim, ó Mãe,/ estendei vossa mão,/ dai-nos nas agruras desta vida/ o alento de que precisamos/ e nos conservai nos caminhos de Jesus!

11- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORESP.: Maria, no dia em que Jesus de vós nasceu, não tivestes nenhuma florzi-nha mimosa para enfeitar o presépio. Mas nem os pastores, nem os magos do Oriente perceberam sua falta. Mas não havia necessidade mesmo de ne-nhuma flor, pois a Flor mais mimosa estava diante de vossos olhos, e não havia beleza maior!

T.: Por isso, ó Mãe,/ nós vos traze-mos as flores/ colhidas no jardim,/ nos bosques e nos campos,/ pois nos destes a flor mais mimosa:/ Je-sus!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que a chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e po-derosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Sua vida é a beleza de Deus, ma-nifestada em seu ser. Ame o dom que Deus lhe concedeu! Não despreze a força do amor nem a vida que insiste em ressurgir! Grande é sua missão. A festa da vida continua. Permaneça-mos na paz de Jesus e na proteção da Senhora Conceição!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

(Homenagem do povo – Entrega das flores)

Page 30: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

30

7º dia

Maria: alegria da ENTREGA e da fidelidade à Deus!

T.: Não há soberbos e presunçosos que suportem/ a humildade e a verdade da fidelidade!

P.: Maria, o Pai vos levou tão a sério e tudo se fez conforme sua Palavra. Mas tudo aconteceu porque vos fizes-tes serva e do amor fostes servidora. Na face da terra é impossível encon-trar outra igual. Fostes a Virgem san-ta, pura e fiel.

T.: É feliz quem escolhe o amor de Deus:/ viverá na justiça / e na verdade/ e se tornará uma fortaleza!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Maria, ouvistes a mensagem do céu e a acolhestes em atitude servi-dora, pois alimentastes, no silêncio de vossa existência, a esperança da Boa Nova. Ela é a verdade perigosa para quem está longe de Deus.

T.: No silêncio, ó Maria,/ alimen-tastes a fidelidade/ ao Deus de Israel!

L.: Os céus se rejubilam, ó Mãe de Deus, pela fidelidade de tantos ho-mens e tantas mulheres que tudo fazem para amenizar a dor cruel provocada pelos cartéis das drogas, gerando vítimas inocentes! Sofri-mento gerado pela corrupção dos

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Apresentação no Templo – A dura profecia de Simeão, Maria ouviu aque-le dia no Templo de Jerusalém “Uma espada vai lhe atravessar o coração”. Mas não se abalou e permaneceu em pé, como no alto do calvário, pois sabia de sua missão. É na fidelidade ao Senhor que se constrói a vida e se abraça o projeto do amor!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Senhora Conceição, sois a fiel companheira de Deus. A verdade de Cristo ressoou em vossa existência e fostes a criatura mais fiel ao projeto divino. De vossa fidelidade veio a sal-vação da humanidade. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: Vossa fidelidade,/ ó Vir-gem bendita,/ é nossa alegria e felicidade!

P.: Senhora nossa, Deus quis assim, que de vós nascesse o Amor sem fim. Mas é Amor que inquieta porque nos desperta para a fidelidade: o que é de Deus temos de colocar em primeiro lugar.

Page 31: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

31

grandes da sociedade e dos ganan-ciosos que tudo querem para si! Os soberbos de hoje serão um dia derrubados de seus tronos.

T.: Em vós, Maria,/ nasceu a força dos humildes,/ que vencerá a enga-nosa força/ dos “exércitos” frágeis dos corruptos,/ injustos e ganan-ciosos!

L.: Bem sabemos, ó Senhora, que unidos na Comunidade, termos a for-ça da profecia que anunciará a luz da verdade, clara como a luz do dia. E de mãos dadas, na força da união, ven-ceremos qualquer divisão para tornar o mundo mais irmão!

T.: Venha sobre vosso povo,/ ó Ma-ria,/ o espírito da fortaleza,/ de amor e de sabedoria!

5- SÚPLICAS A MARIA

P.: Maria, muitas vezes, a dor pesa sobre o povo mais pobre e sofrido. Há indignos nos tronos que não co-nhecem as angústias de um povo. É triste, ó Mãe, ver filhos de Deus sem ter o que comer ou casa para morar. Corta o coração ver a criança gritar: “Mamãe, estou com fome”, e ela nada tem para oferecer. Ajudai-nos hoje a fazer acontecer vosso Magnificat!

T.: Mãe, ouvi o grito de vosso povo/ que suplica por misericórdia,/ por um pouco de paz,/ de vida e de pão!

P.: Guardai e protegei vosso povo.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Guardai vossos filhos na paz e da graça divina transbordai-nos.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Libertai-nos de toda escravidão.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Protegei os jovens e as crianças e das famílias sede a defensora.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Abençoe nossa América Latina.

T.: Maria, clamamos a vos!

P.: Fazei-nos um povo fiel. Do Evan-gelho sejamos anunciadores.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Deus, vós vos alegrais com a prática da justiça, da solidariedade e do bem. Sabemos, Senhor Deus, que, vivendo na fidelidade a vós, descobri-remos a alegria de praticar a verdade e a justiça. Despertai-nos para trilhar os caminhos de vosso Reino! Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: Maria carregastes vosso Menino em vossos braços ternos e maternos. Fostes ao Templo para apresentá-lo ao Senhor. Vós participáveis da ação salvadora de Deus. Simeão se alegra

Page 32: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

32

L.: Ele está ao alcance de nossas mãos.

T.: Queremos que atinja nosso co-ração/ para vivermos na fidelidade!

P.: Senhor Jesus, que incorporastes na Comunidade e na sociedade os pobres, os pecadores, os doentes e excluídos,

T.: Despertai nossa atenção aos oprimidos de hoje/ para que, na união, alcancem a libertação!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS

P.: Maria, chegará a hora em que des-pontará o novo dia, o novo céu, a nova terra. Vosso povo poderá cantar, com vivas de alegria e hosanas de grati-dão, o Deus que o amou e o libertou.

T.: Ficarão longe/ as correntes da escravidão,/ geradas pelo egoísmo/ e pela opressão sobre os irmãos!

L.: Senhora da esperança, Virgem santa e bendita, apressai o dia do novo resplendor. Logo se acabem a vingança, o ódio e o rancor! Abri nos-so coração para que abrace a fideli-dade e escute o clamor de um povo muitas vezes subjugado por desejos vãos.

T.: Dirigi nossos passos/ nos cami-nhos de Jesus,/ e sejamos sempre iluminados/ por sua Luz!

L.: Felizes os que fazem a experi-

ao tomar em seus braços o Salvador da humanidade, um Menino tenro, Fi-lho de Deus, humilde e sereno.

T.: Maria e José ofereceram com alegria/ o que de Deus viera,/ para se cumprir toda a profecia!

P.: Oferecestes, Maria, juntamente com José, a oferta dos pobres, dos mesmos pobres para os quais vosso Filho se voltaria. E ouvistes, silen-ciosamente, a dura profecia de que aquele Menino será um sinal de con-tradição por causa da ilusão instalada em nosso coração.

T.: No mesmo silêncio de Nazaré,/ do Templo e do alto da cruz,/ nada vos abalava do que víeis e ouvíeis,/ pois, só Deus ocupava vossa vida!

- Cântico à Palavra de Deus- Isaias 25, 6-10- Anúncio –Mt 15,29-37- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Senhor Deus, vossa filha, Maria, deu-nos o exemplo

T.: De sermos doadores de vida!

L.: Vós colocastes diante de nossos olhos o jeito certo de viver.

T.: É o Evangelho,/ o livro da vida e da redenção!

Page 33: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

33

ência de vida no profundo amor que tira toda a dor e nos faz livres, sem ódio ou rancor. É experiência pascal, é força invencível e, por mais que seja combatida, nada tem a temer.

T.: Senhor, a partilha nos ensi-nastes na mesa do altar;/ sois o Pão da comunhão, da fidelida-de do povo,/ que cria um mun-do mais irmão!/ Vinde, Senhor Jesus!

10- RECORREMOS A MARIA

P.: Ó Maria, que experimentastes a alegria da entrega e da fidelidade a Deus.

T.: Rogai por nós,/ pobres pecado-res,/ que recorremos a vós!

P.: Ó Maria, uma alegria imensa penetra nossa existência ao ver vossa entrega e vossa fidelidade que exaltam nossa fraternidade e nos aproximam do Senhor. Esse vosso jeito sereno de abraçar o que é de Deus nos provoca uma confiança sem reserva, para sermos também fontes vivas do amor do céu. Por isso, nós nos consagramos a vós.

T.: Sim, ó Mãe do céu,/ é impossí-vel ser feliz,/ sem o amor de Deus!/ Amém!

11- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Bendita seja a terra que acolhe a semente e faz explodir em vida a rosa

encantadora! Benditos sejam os que acreditam na força da justiça, na dis-tribuição do bem comum, e defendem o direito dos pobres e a dignidade humana, e revelam a cultura da vida! Benditas sejam as mãos que carre-gam flores e dizem não ao que des-trói os valores de um povo, de uma nação!

T.: Não há força que resista/ nem armas que suportem/ as mãos que carregam flores/ e as oferecem como se fossem o próprio coração!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Cantem a bondade do Senhor! Ele nunca deixou de nos ser fiel. Que ele inspire em você um novo jeito de ser, sempre para servir e doar-se no amor! A festa da vida continua. Permaneça-mos na paz de Jesus e na proteção da Senhora!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

(Homenagem do povo – Entrega das flores)

Page 34: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

34

8º dia

Maria: alegria de quem busca Deus!

T.: Buscamos o Senhor,/ pois Ele é a realização/ de todas as criaturas/ da face da terra!

P.: Senhora nossa, vós nos ensinas-tes que servir é gesto profundo de amor, é âncora que nos sustenta, mesmo que haja mar bravio. Ó ben-dita Mãe de Jesus, viver sem Deus é mergulhar na tristeza, é rejeitar a Luz. Mudai nosso coração!

T.: Maria, vós servistes com amor,/ e foi grande vossa alegria!/ Mostrai--nos vosso Jesus/ e guiai-nos sob sua Luz!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Maria, trouxestes ao mundo a be-leza insondável, o rosto divino que se fez humano no meio de nossa frágil humanidade. A beleza é o rosto de vosso Filho Jesus, ó Maria.

T.: Maria, sois a alegria de Deus/ porque nos destes a beleza divina que é Jesus!

L.: Nossas palavras são frágeis, ó Mãe, mas transmitem o eco fiel do divino que se fez Amor presente em nosso mundo. Deus Pai se fez Todo no Filho, e o Filho se fez Todo no Pai.

T.: Feliz quem o busca sem ces-sar;/ um dia vai encontrá-lo/ e não

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

A perda e o encontro de Jesus

Maria fez a experiência da perda do que lhe era muito precioso: Jesus. Perguntemos a nós mesmos onde perdemos, em nossos dias, o amor de Deus, e colhemos as tristezas. Ou onde o encontramos e colhemos as alegrias. Certamente a alegria de en-contrar Deus é mais contagiante que qualquer outra que possamos ter!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Senhora da Conceição, o cintilar das estrelas é como a bondade de Deus brilhando sobre nós. Fortalecei, Mãe querida, nosso desejo de nos en-contrarmos. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: Felizes os que buscam a Deus!/ Amém!

P.: Maria, pulsa em nosso coração um desejo incessante: o de buscar e encontrar nosso Deus e Senhor. A certeza de sua presença amorosa nos traz o sentido verdadeiro da vida: sem Deus, não há felicidade!

Page 35: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

35

mais o abandonará!

L.: Maria, convosco aprendemos a honrar cada hora da vida, seja no amor ou na dor, nas trevas ou na luz, pois o Senhor é nossa alegria e a be-leza que nos salva. O Senhor, na be-leza de seu amor, penetra nosso ser para nos resgatar de dentro de nós mesmos, do mais profundo de nosso ser.

T.: Sejamos hospedeiros/ do amor verdadeiro,/ como foi Maria!

5- SÚPLICAS DA MARIA

P.: Ó Maria, será que há alegria maior que aquela de quem encontra o Senhor? Tomai em vossas mãos se-renas nossas súplicas, que estão pos-tas em louvor, em oração, e levai-as até o coração de Jesus, nosso Deus e Senhor!

T.:Sustentai-nos, Mãe querida,/ na força da união,/ da profecia e da vida/ vivida em comunhão,/ com o Deus-Amor,/ como o Deus-Perdão!

P.: Feliz é quem busca o Senhor.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Quem procura viver em seu amor sua vida será uma benção.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.:Expulsai para longe a divisão.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Fazei-nos viver na união e conser-vai-nos na força da esperança.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Libertai o coração endurecido.

T.: Maria, clamamos a vos!

P.: Libertai os injustos e egoístas e faça de nós um povo irmão.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Deus, vós que sois a alegria sem fim, acolhei as preces deste vosso povo peregrino para que, contando com vossa graça, caminhe jubilosos ao vosso encontro! Por Cristo, nosso Senhor.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUSP.: Maria, vós procuráveis a Jesus e o encontrastes no Templo, falando das coisas de Deus aos sábios e entendi-dos das Sagradas Escrituras.

T.: Jesus ensinou aos doutores da lei/ que a Lei do amor está em pri-meiro lugar!

P.: Há muitos em nossos dias que buscam a Deus de coração sincero. E vão encontrá-lo, pois o Senhor não despreza quem o busca com sinceri-dade.

T.:A eles o Senhor acolherá,/ e eles experimentarão a alegria de estar em Deus!

Page 36: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

36

- Cântico à Palavra de Deus Isaias 26,1-6- Anúncio: Mt 7,21.24-27- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Maria, em nosso compromisso cristão, tocai nosso coração para que nunca se afaste de Deus e o tenha sempre em primeiro lugar!

T.: A tristeza do mundo e das pes-soas/ é estar longe de Deus/ e não procurá-lo.

L.: Senhora, experimentastes a tris-teza de estar longe de vosso Filho Jesus. Vós o procurastes sem ces-sar e o encontrastes entre os dou-tores da Lei. Bendita Mãe, é tris-te viver sem Deus! É difícil até de conviver com quem está voltado unicamente para si mesmo ou para as coisas do mundo.

T.: Em nossa vida,/ buscaremos sem cessar ao Deus de Amor,/ que não abandona seu povo!

L.: Senhora nossa, há entre nós os que buscam o Senhor com sinceri-dade de coração. O Senhor, em seu amor, vai conceder-lhes a graça de um dia encontrá-lo. E quem o encon-tra não o abandona mais, pois sabe que a vida tem nele pleno sentido.

T.: Sim, ó Senhor,/ mergulhai-nos na imensidão de vosso amor,/ e por maior que seja a dor,/ não nos afas-taremos de vossa eternidade!

P.: Ó Deus, acolhei nosso compro-misso cristão e inspirai-nos a profe-cia da esperança de ver, um dia, o mundo caminhando na harmonia e as pessoas se dando as mãos e de alegria cantando aleluias, correndo ao encontro de vosso eterno amor.

T.: E não haverá mais guerra,/ ódio, vingança, divisão,/ e seremos uma igreja vibrante,/ acolhendo aos ir-mãos!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS

P.: O Senhor irrompeu em nosso tem-po com seu amor, como um fogo de-vorador, como a luz que traz o dia e vence a rebeldia das trevas.

T.: Bendita seja Maria,/ que nos aponta o caminho/ que conduz até Jesus!

L.: Ele fala nossas palavras, as pa-lavras humanas, para que entenda-mos sua eterna Aliança. Será difícil compreender isso? Então medite no Verbo que se fez carne, que não se eximiu de estar presente em nossa existência para fazer-se um de nós.

T.: Bendita seja Maria que nos liber-ta/ e refaz nossas forças,/ para ca-minharmos com Jesus!

L.: Maria, nada mais revela a be-leza e a alegria que vêm de Deus, senão o Belo Amor, Jesus, o Filho de Deus que de vós nasceu. Vosso Belo Amor, ó Maria, contesta a ale-

Page 37: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

37

gria do espetáculo do consumo. For-talecei nossa esperança de ver, um dia, nossa gente cantando de alegria, um povo sem peias, sem amarras e tristezas.

T.:Vinde, Pão do Céu, resplande-cente de beleza,/ de bondade e misericórdia,/ e dai-nos a graça de vossa salvação!/ Amém!

10- RECORREMOS A MARIA

P.: Ó Maria, geradora da vida no coração dos que buscam a Deus!

T.: Rogai por nós,/ pobres pecado-res,/ que recorremos a vós!

P.: Maria vossa beleza é vossa alegria sempre carregada de luz, que nos tira a cegueira e ao céu nos conduz. Vossa beleza é mistério de amor que vence a morte e a dor, e nos foi reve-lada pelo Cristo, o Bom Pastor. Não há ovelha desgarrada que não possa encontrá-lo e viver em seu colo divino. Por isso, confiantes, nós nos consa-gramos a vós.

T.: Ó Maria, segurai a mão/ deste vosso povo peregrino/ para que jamais erre a direção da paz e da alegria!

11- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Maria, sois nossa alegria, e não há quem não se rejubile contemplan-do Jesus. Sois a razão forte de nossa

vida e a utopia de nosso povo. E nada poderá destronar a alegria de quem busca o Senhor. Não há flor mais bela e encantadora do que a flor da vida, dom divino, e não há outro caminho, senão amá-la. Oferecemos nossas flores, pois é gesto de amor de quem vive em comunhão.

T.: Perfumem nossas mãos,/ ó flo-res benditas:/ rosas, crisântemos e jasmins! Perfumem campos e ci-dades,/ praças, ruas e recantos,/ e proclamem que nada pode separar/ o que o amor de Deus uniu!

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!

P.: Nossa alegria é Deus em nossa vida. Viva sua presença e veja se é possível medir o tamanho, a profundi-dade e altura da ternura de Deus por você! A festa da vida continua. Perma-neçamos na paz de Jesus e na prote-ção da Senhora Conceição!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

(Homenagem do povo – Entrega das flores)

Page 38: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

38

9º dia

Maria: alegria de ser um discípulo-missionário de

Deus!

1- ACOLHIDA(Procissão de Entrada)

Crescer em idade, sabedoria e gra-ça – A comunidade cristã é chama-da a ser missionária. Ninguém pode ser profeta sozinho, desvinculado da Comunidade. O anúncio do Evange-lho se faz necessário, e por isso so-mos chamados a nos fazer um Corpo Missionário. É desse modo que cres-cemos como Jesus: em sabedoria, graça e santidade!

2- MARIA VEM AO NOSSO ENCON-TRO - (Entronização da Imagem de Nossa Senhora da Conceição)

3- SAUDAÇÃO LITÚRGICA

P.: Maria, o Deus que vos amou, ama também as crianças e os jo-vens, os adultos e idosos, homens e mulheres. Seu amor é mais forte que a morte, como o vendo na tem-pestade, tão intenso como a vida, pois é “louco” o amor de Deus por nós. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

T.: Grande e sem fim é o amor/ que Deus tem por mim!/ Amém!

P.: Mãe de Jesus, vós fostes à casa de Isabel para estar com ela e vos fi-zestes a mais bela das criaturas que vieram para servir.

T.: Vós fostes anunciadora/ do Evangelho de Jesus/ que veio para servir!

P.: Senhora nossa, mistério acolhedor de Deus-Amor, vós o tornastes vivo em vossas atitudes. Sem limites, sem reservas nem condições, vós vos en-tregastes totalmente ao cumprimento da vontade divina, tornando grande o amor na pequenez de vosso tempo.

T.: Maria, por vossa bondade,/ ins-pirai nossas atitudes/ como discí-pulos de Jesus!

4- CONTEMPLANDO MARIA

L.: Como é bom aprender, de vosso jeito sublime, aceitar o que vem de Deus, ó Maria! Fostes discípula de Jesus e guardáveis o que dele apren-díeis em vosso coração. Que bom se-ria, ó Maria, que tivéssemos a mesma ousadia!

T.: Maria, dai-nos a alegria de apren-der de Jesus/ o jeito certo de viver todos os dias!

L.: Maria, vosso Belo Amor revela a beleza e a alegria que vêm do céu. Ti-rai nossa miopia de não vislumbrar ao longe, bem no horizonte, a formosura e a brandura do seguimento de Jesus!

T.: Nosso mundo dilacerado/ quer

Page 39: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

39

de modo imediato a alegria,/ que se muda em tristeza,/ porque abando-na a beleza/ do amor verdadeiro!

L.: Senhora e Mãe missionária, que respondestes ao chamado do Pai, fa-zei-nos escutar a voz de vosso Jesus! Ele escolheu os doze primeiros e os transformou por seu amor e ensina-mento. Despertai-nos, ó Mãe, para o chamado que Ele hoje nos faz!

T.: Não pode ficar esquecida,/ nem deixar de ser ouvida,/ a voz do Senhor,/ que nos chama e nos conduz!

5- SÚPLICAS À MARIA

P.: Maria, precisamos de vossa ajuda, vós que estais junto do Pai e de Je-sus: ajudai-nos a fazer da vida uma oblação de amor, sempre disponíveis ao serviço divino no meio de vossa humanidade.

T.: Fazei-nos missionários/ na defe-sa da vida/ e dos valores do Evan-gelho/ e acolhei nossas súplicas,/ ó Mãe clemente e piedosa,/ ó doce Virgem Maria!

P.: Fazei-nos missionários do Reino

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Fazei com que no humilde en-tremos Jesus e abri nossos olhos à verdade.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Guardai no amor os missionários.

T.: Maria, clamamos a vós!

P.: Inspirai-lhes os gestos e palavras e que o Evangelho ilumine os corações.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: O Reino está entre nós.

T.: Maria, clamamos a vos!

P.: Felizes os que nele se vinculam. Guardai-nos na força da missão.

T.: Lá no céu, rogai a Deus por nós!

P.: Ó Deus, como peregrinos, nós suplicamos vossa graça misericor-diosa para que, despertando-nos para o compromisso missionário, preaparemos sem cessar voassa morada entre nós, principalmente na casa dos pobres, dos flagelados pela indiferença humana. Escutai-nos, vós que nos amastes eternamente em vosso Filho Jesus, que convosco vive e reina para sempre.

T.: Bendito seja o Senhor,/ nosso Deus de amor!/ Amém!

6- PALAVRA DE DEUS

P.: Senhor, vós nos convocais para vivermos no mistério de comunhão e, em nossa missão de cristãos, arran-carmos do meio do mundo a discrimi-nação que não nos permite viver na união.

T.: É Maria a força necessária/ na busca do Senhor/ e na vida missio-nária!

Page 40: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

40

P.: Maria, sois indispensável e insubs-tituível para que nasçam novas criatu-ras, cheias da graça divina, nas duras lidas da vida do discípulo-missionário. É com vossa força que contamos para crescer na sabedoria divina.

T.: Em Nazaré Jesus crescia,/ cheio da graça divina,/ em estatura e sa-bedoria!

- Cântico à Palavra de DeusIsaias 29,17-24- Anúncio :Mt 9,27-31- Mensagem

7- COMPROMISSO CRISTÃO

P.: Senhor, nosso compromisso cris-tão é com a missão. Ao celebrarmos os cinqüenta anos do Concílio Vati-cano II, inspirai-nos a fazer de suas orientações e decisões nossa prática missionária na Igreja, em nossas Co-munidades e em nossa ação social. Assim trabalharemos em favor de vosso Reino.

T.: Na força da fé,/ nas asas da es-perança,/ colocaremos em prática/ o que nos ensinou/ o Concílio Vati-cano II/ e seremos uma Igreja viva/ e comprometida!

L.: Senhora Conceição, a Juventude vos ama e com amor se prepara para a sua Jornada. Unindo-se na prece e na força da esperança, torna mais viva, mais alegre e mais dinâmica vos-sa Igreja. Conservai nossa Juventude nos caminhos da liberdade verdadeira e da vida vivida com dignidade e co--responsabilidade.

T.: A Juventude,/ dócil ao Espírito Divino,/ encontrará o caminho da paz/ e da verdadeira liberdade!

L.: Maria, desejamos colocar em vos-so colo materno o 13º Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e o 20º ano do Catecismo da Igreja. Sejam, Senhora, esses fatos mani-festação do Espírito Santo à Igreja de nosso tempo. Aquecei, ó Mãe, nosso coração para que sejam ardorosos e comprometidos com a verdade de Cristo, com o amor libertador.

T.: Inspirai-nos,/ ó Mãe,/ a sermos a Igreja da comunhão,/ da fraternida-de/ e do amor com prometido/ com os necessitados!

P.: Senhor Deus, quem pode resistir à força de vosso amor? Dai-nos co-ragem e inspiração necessárias para anunciarmos o Evangelho da vida e da redenção, tornando o mundo um lugar de alegria e de paz, de harmonia e de solidariedade entre povos e nações.

T.: A união na fraternidade/ fará romper os laços da morte,/ gerados no egoísmo do mundo/ que se es-quece de Deus!

8- OFERTÓRIO E COMUNHÃO

9- AÇÃO DE GRAÇAS

P.: Maria, sois a Mãe da Igreja, peregri-na neste mundo. Ela é missionária por sua própria natureza. Sua missão nas-ceu na missão de Jesus, enviado do Pai, que veio trazer a vida e o amor da Trindade Santa, e comunica essa mes-

Page 41: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

41

ma vida e misericórdia aos discípulos.

T.: Somos a Igreja de Jesus,/ e com Ele e nele/ seremos seus discípu-los e discípulas/ missionários da Boa Notícia/ do Reino de Deus!

L.: Maria, Jesus é a grande novidade para nossa humanidade. Ele se fez carne e se fez Pão para que partici-pássemos da natureza divina, de sua própria vida. Jesus, em seu amor filial, mostrou-nos o quanto o Pai nos ama. Abandonar esse amor é a maior lou-cura.

T.: Quem acolhe o Senhor,/ acolhe seu Espírito vivificador/ que nos foi oferecido/ em sua cruz e ressureição!

L.: Felizes, ó Maria, os que crêem sem impor nenhuma condição, como vós crestes naquele que tem a vida eterna. Alcançam a vida nova e vincu-lam sua existência ao Filho de Deus. Esses vivem fraternalmente e estão sempre atentos às necessidades, principalmente dos mais fracos. Vi-vem sua Aliança de amor.

T.: Ó Senhor,/ o Pão do altar é força em nossa missão!/ Ele nos susten-ta/ e nos faz crescer em vossa gra-ça,/ no amor e na santidade do co-ração!/ Vinde, Senhor Jesus,/ Pão da vida,/ Pão da esperança,/ Pão dos missionários em ação!

10- RECORREMOS A MARIA

P.: Ó Maria, Mãe dos missionários destemidos, sustentai-nos no discipu-lado e na missão.

T.: Rogai por nós,/ pobres pecado-res,/ que recorremos a vós!

P.: Maria, vossos filhos e filhas não que-rem as trevas. Desejam a vida nova que nasce e renasce para nós em vosso Jesus, na Eucaristia e no sacramento do Perdão. Acolhemos a mesma Pa-lavra que vós acolhestes e vivestes. Conduzi-nos ao encontro dele e sus-tentai-nos no caminhar ao encontro daquele que é nosso Caminho, nossa Verdade e nossa Vida. Por isso, nós nos consagramos a vós.

T.: Maria, Jesus é a plenitude da vida!/ Afastai-nos da maldade/ dos que tramam a morte/ e rejeitam as armas da luz!/ Fazei-nos caminhar cada dia/ na companhia de Jesus!/ Amém!

11- RITOS FINAIS E OFERTA DAS FLORES

P.: Maria, em vosso Filho Jesus, sois fonte de vida. A vida divina, que pul-sou em vosso ser, é forte como as ondas do mar. Vosso jeito de ser de Deus nos ensina que a força do amor nos deixa inquietos e nos faz discí-pulos. Por isso, ó Mãe, as flores que vos oferecemos são nosso gesto mis-sionário e nossa esperança de ver o Reino do Senhor desabrochar, como a beleza da flor.

T.: Flores encantadoras,/ de per-fume e de beleza,/ manifestem a grandeza/ do anúncio libertador/ de Jesus nosso Senhor,/ no meio de nossa gente!

Page 42: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

42

P.: A você que hoje rezou, que a brisa leve do Espírito de Deus sopre sobre sua existência!... A luz de Cristo brilhe suave em sua face!... Que uma chuva de graças caia de mansinho em sua vida! E, até que nos encontremos de novo, que Deus guarde você na palma de suas mãos e abençoe você, rica e poderosamente, em tudo e sempre!

T.: Amém!/ Assim seja!P.: Não se esqueça de seu batismo! Você é missionário ou missionária e

Oh, Minha Senhora e também minha mãeEu me ofereço, inteiramente, todo a vós.E em prova da minha devoção, eu hoje vos dou meu coração.

Consagro a vós meus olhos, meus ouvidos, minha boca

Tudo o que sou, desejo que a vós per-tençaIncomparável mãe, guardai-me e de-fendei-me,Como coisa e propriedade vossa, AmémComo coisa e propriedade vossa, Amém.

Imaculada Maria de Deus. Coração pobre acolhendo Jesus Imaculada Maria do povo. Mãe dos aflitos que estão junto á cruz

Um coração que era sim para a vida.Um coração que era sim para o irmão. Um coração que era sim para Deus. Reino de Deus renovando este chão!

Olhos abertos para a sede do povo Passo bem firme que o medo Desterra. Mãos estendidas que Os tronos renegam. Reino de Deus que renova esta terra!

Faça-se ó Pai, vossa plena Vontade. Que os nossos passos Se tornem memória do amor Fiel que Maria gerou. Reino de Deus atuando na historia!

pode anunciar, com palavras e atitu-des, o Evangelho libertador. Faça sua parte, e dela vamos todos precisar. A festa da vida continua. Permaneça-mos na paz de Jesus e na proteção de Nossa Senhora!

T.: Amém,/ hoje e sempre,/ e pelos séculos sem fim!

(Homenagem do povo – Entrega das flores)

CANTOS

1. Consagração a Nossa Senhora

2. Imaculada de Deus

Page 43: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

43

Tende piedade, tende piedadeTende piedadede nós, ó Senhor.Tende piedade, tende piedadeVosso povo é santo, mas também é pecador.Vosso coração de Pai sabe perdoar.

Vosso coração de Filho sabe per-doar.Vosso coração de Deus consola-dorsabe perdoar, sabe perdoar.

Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa.E perdoai a nossa culpa, porque nós somos vosso Povo, que vem pedir vosso perdão.Cristo, tende piedade e perdoai a nos-sa culpa.Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpaSenhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa.

E perdoai a nossa culpa, porque nós somos vosso Povo, que vem pedir vosso perdão.Cristo, tende piedade e perdoai a nos-sa culpa.Senhor, tende piedade e perdoai a nossa culpa

És, Maria, a Virgem que sabe ouvire acolher com fé a santa palavra de Deus.Dizes “sim” e logo te tornas Mãe;dás à luz dapois o Cristo que vem nos remir.

Virgem que sabe ouvir o que o Senhor te dizCrendo gerastes quem te criou! Ó Ma-ria, tu és feliz!

Contemplando o exemplo que tu nos dás,

nossa Igreja escuta, acolhe a Palavra com fé.E anincia a todos, pois ela é pão que alimenta;é luz que a sombra da História desfaz.

Virgem que sabe ouvir o que o Senhor te dizCrendo gerastes quem te criou! Ó Ma-ria, tu és feliz!

3. Tende Piedade

4. Senhor tende piedade piedade

5. Maria que sabe ouvir

Page 44: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

44

A vossa Palavra, Senhor é sinal de interesse por nós. (bis)

1. Como um pai ao redor de sua mesa,revelando seus planos de amor.

1. Glória a Deus nos altos céus!Paz na terra a seus amados!A vós louvam, Rei celeste,Os que foram libertados.Refrão: Glória a Deus, lá nos céus,E paz aos seus. amém!

2. Deus e Pai, nós louvamos,Adoramos, bendizemos;Damos glória ao vosso nome,Vosso dons agradecemos.

Refrão: Glória a Deus, lá nos céus,E paz aos seus. Amém!

3. Senhor nosso Jesus Cristo,Unigênito do Pai,Vós, de Deus Cordeiro Santo,Nossas culpas perdoai!Refrão: Glória a Deus, lá nos céus,E paz aos seus. Amém!

4. Vós, que estejas junto do Pai,Como nosso intercessor,Acolhei nossos pedidos,Atendei nosso clamor!

Refrão: Glória a Deus, lá nos céus,E paz aos seus. Amém!

5. Vós somente sois o Santo,O Altíssimo, o Senhor,Com o Espírito Divino,De Deus Pai no esplendor!

Refrão: Glória a Deus, lá nos céus,E paz aos seus. Amém! (bis)

2. É feliz quem escuta a Palavra e a guarda no seu coração.

3. Neste encontro da Eucaristia apren-demos a grande lição.

Aleluia, Aleluia, Aleluia, Aleluia (bis)Alguém do povo exclama: “Como é grande, oh Senhor! Quem Te gerou e alimentou” .

Jesus reponde: “Ó mulher, pra mim é feliz, quem soube ouvir a voz de Deus e tudo guardou”. Nem todo que diz: “Senhor, Senhor” chega ao céu,

Mas só quem obedece ao Pai. Jesus se a igreja louva Tua mãe, louva a Ti. E espera que a conduzas pela estra-da onde vais.

6. Glória nos céus

7. A vossa palavra

8. Alguém do povo exclama (aleluia)

Page 45: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

“Com a Mãe Imaculada, acolhemos Jesus, nossa alegria”.

45

Como são belos os pés do mensagei-ro, que anuncia a Paz. Como são belos os pés do mensagei-ro, que anuncia o Senhor.

Ele vive, Ele Reina, Ele é Deus e Se-nhor!Ele vive(Aleluia), Ele Reina(para Sempre), Ele é Deus e Senhor.

O meu Senhor chegou com toda glória, VivoEle está, Ele está. Bem junto a nós Teu Corpo Santo a nos tocar e vivo, eu sei. Ele está!!!

A ti meu DeusElevo meu coraçãoElevo as minhas mãos Meu olhar, minha vozA ti meu Deus eu quero oferecerMeus passos e meu viverMeu caminhos, meu sofrer

(Refrão) A tua ternura Senhor vem me abraçarE a tua bondade infinita me perdoarVou ser o teu seguidor e te dar o meu coraçãoEu quero sentir o calor de tuas mãos.

A ti meu DeusQue és bom e que tens amorAo pobre, ao sofredorVos servir, esperarEm ti SenhorHumildes se alegrarãoCantando a nossa cançãoDe esperança e de paz

(Refrão) A tua ternura Senhor vem me abraçarE a tua bondade infinita me perdoarVou ser o teu seguidor e te dar o meu coraçãoEu quero sentir o calor de tuas mãos

Venho Senhor, minha vida oferecer,Como oferta de amor e sacrifício. Quero minha vida a Ti entregarComo oferta viva em Teu altar.

Venho Senhor, minha vida oferecer,Como oferta de amor e sacrifício. Quero minha vida a Ti entregarComo oferta viva em Teu altar.

Pois, pra Te adorar / Foi que eu nas-ci. Cumpre em mim o Teu querer, faça o que está em Teu coração.E que a cada dia Eu queira mais e maisEstar ao teu lado, Senhor.

9. Vai falar no Evangelho

10. A Ti meu Deus

11. Recebe,Senhor

Page 46: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

46

Santo é o Senhor, Deus do UniversoSanto é o Senhor, Deus do UniversoSanto é o Senhor, Deus do UniversoPorque Santo és.

Ô, ô, hosana nas alturas (3x)Porque Santo és.

Bendito é. Bendito o que vem. Bendito é. Bendito o que vem. Bendito é. Bendito o que vem. Porque Santo és.

Ô, ô, hosana nas alturas (3x)Porque Santo és. Santo é o Senhor.

1- Quando teu Pai revelou o segredo a Maria, que, pela força do Espírito, conceberia. A ti, Jesus, ela não hesi-tou logo em responder: Faça-se em mim, pobre serva, o que Deus aprou-ver! Hoje, imitando a Maria, que é a imagem da Igreja, nossa família outra vez te recebe e deseja, Cheia de fé, de esperança e de amor, dizer “sim” a Deus. Eis aqui os teus servos, Se-nhor!

Que a graça de Deus cresça em nós sem cessar! E de Ti, nosso Pai venha o Espírito Santo de Amor, pra gerar e formar Cristo em nós.

2- Por um decreto do Pai, ela foi a es-colhida para gerar-Te, ó Senhor, que

és a origem da vida; cheia do Espí-rito Santo no corpo e no coração, foi quem melhor cooperou com a tua missão. Na comunhão recebemos o Espírito Santo. E vem contigo, Jesus, o teu Pai sacrossanto; vamos agora ajudar-te no plano da salvação: Eis aqui os teus servos, Senhor!

3- No coração de Maria, no olhar doce, e terno, sempre tiveste na vida um apoio materno. Desde Belém, Na-zaré, só viveu para te servir; Quando morrias na cruz, tua Mãe estava ali. Mãe amorosa da Igreja, quer ser nos-so auxílio. Reproduzir no cristão as feições de seu Filho. Como Ela fez em Caná, nos convida a te obedecer: Eis aqui os teus servos, Senhor!

Cristo, quero ser instrumento de Tuapaz e do Teu infinito amorOnde houver ódio e rancor, que euleve a concórdia, que eu leve o amor

Onde há ofensa que dói,que eu leve o perdãoOnde houver a discórdia, que euleve a união e Tua paz.

Onde encontrar um irmão a chorar detristeza, sem ter voz e nem vezQuero bem no seu coração, semearalegria, pra florir gratidão

Mestre, que eu saiba amar,compreender, consolar e dar sem re-ceberQuero sempre mais perdoar, trabalharna conquista e vitória da paz.

12. O Senhor É Santo

13.Quando teu Pai revelou

14. Instrumento de Paz

Page 47: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

1º dia

Maria: alegria de ser a escolhida de Deus!

Page 48: Novena de Nossa Senhora da Conceição - 2012

1º dia

Maria: alegria de ser a escolhida de Deus!Programação1º Dia - 29/11/2012Quinta-Feira* Maria: Alegria de ser a escolhida de Deus!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

2º Dia - 30/11/2012Sexta-Feira* Maria: Alegria de acreditar no que é de Deus!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

3º Dia - 01/12/2012Sábado* Maria: Alegria de ser grávida de Deus!Missas: 7:00 ; 15:00 e 18:00 h

4º Dia - 02/12/2012Domingo* Maria: Alegria de acolher os necessita-dos de Deus!Missas: 7:00 ; 10:00 e 19:00 h

5º Dia - 03/12/2012Segunda-feira* Maria: Alegria de Deus Libertador!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

6º Dia - 04/12/2012Terça-feira

* Maria: Alegria do Nascimento de Jesus, o Deus Libertador!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

7º Dia - 05/12/2012Quarta-feira* Maria: Alegria da Entrega e da Fidelidade à Deus!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

8º Dia - 06/12/2012Quinta-feira

* Maria: Alegria de quem busca Deus!Missas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

9º Dia - 07/12/2012Sexta-feira

* Maria: Alegria de ser dissípulo-missio-nário de DeusMissas: 7:00 ; 15:00 e 19:00 h

Festa de Nossa Senhora da ConceiçãoDia: 08/12/2012 - Sábado

Missas: 6:00; 8:00; 10:00; 12:00; 14:00;

16:00; 18:00 e 19:30 horas

Santuário Nossa Senhora da Conceição

Rua Além Paraíba, 152 - Lagoinha Inf.: 3422-6966

Produção e Criação: Walquiria kascher - kaschercom

unicacao@gm

ail.com