Novos ares no Parque Municipal

16
J Parque, que recebe 600 mil pessoas por mês, vai ganhar mais banheiros e lanchonete PEDRO VILELA DIVULGAÇÃO Novos ares no Parque Municipal U Principal área verde do Centro de BH, o Parque Municipal passará pela primeira reforma em 20 anos, que inclui nova sede, espaço multiuso e revitalização dos brinquedos gratuitos. Página 7 Acontece neste sába- do, com gravação de DVD, a apresentação em BH do concerto “Valencianas”, homenagem da Orques- tra Ouro Preto ao cantor Alceu Valença. Página 11 Mineiros no DVD de Valença Eleição em Luz é alvo de denúncia Confira duelo entre Idea, Spin e C3 U U ANO 2 / NÚMERO 83 / 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 / www.jornaltudobh.com.br Além de enfeitar, flores comestíveis dão toque especial às receitas Show de Emílio Santiago na segunda-feira, no Sesc Palladium, marca a comemoração dos quatro anos do grupo VB Comunicação, que edita o TUDO e a revista Viver Brasil, entre outros pro- dutos, e acaba de lançar o portal TUDO BH. Daniela Mercury fez palestra no Conexão Empresarial sobre a falta de investimentos na cultura e ressaltou bom momento do país.

Transcript of Novos ares no Parque Municipal

Page 1: Novos ares no Parque Municipal

J Parque, que recebe 600 mil pessoas por mês, vai ganhar mais banheiros e lanchonete

PEDRO VILELA DIVULGAÇÃO

Novos ares no Parque Municipal

U Principal área verde do Centro de BH, o Parque Municipal

passará pela primeira reforma em 20 anos, que inclui nova sede,

espaço multiuso e revitalização dos

brinquedos gratuitos. Página 7

Acontece neste sába-do, com gravação de DVD, a apresentação em BH do concerto “Valencianas”, homenagem da Orques-tra Ouro Preto ao cantor Alceu Valença. Página 11

Mineiros no DVD de Valença

Eleição em Luz é alvo de denúncia

Confira duelo entre Idea, Spin e C3

U

U

ANO 2 / NÚMERO 83 / 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 / www.jornaltudobh.com.br

Além de enfeitar, fl ores

comestíveis dão toque

especial às receitas

Show de Emílio Santiago na segunda-feira, no Sesc Palladium, marca a comemoração dos quatro anos do grupo VB Comunicação, que edita o TUDO e a revista Viver Brasil, entre outros pro-dutos, e acaba de lançar o portal TUDO BH.

Daniela Mercury fez palestra no Conexão Empresarial sobre a falta de investimentos na cultura e ressaltou bom momento do país.

Page 2: Novos ares no Parque Municipal

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 2 PAULO CESAR DE OLIVEIRA

PCOMinirreforma ou reforma?

A Associação Mineira de Reabi l i tação (AMR) promoverá, no dia 10 de novembro, a 7ª. edição do Marcas do Bem. A entidade homenageará e entregará um certifi cado de reconheci-mento a empresas e a pes-soas que colaboraram com a AMR ao longo de 2012. Almoço de confraternização no Vecchio Sogno, que con-tará com cardápio exclusivo do chef Ivo Faria.

A jorna l is ta Cr is t ina Chacel lança na segunda (dia 5) o livro “Seu amigo esteve aqui”, sobre Beto, o desaparecido político, amigo da presidente Dilma Rousseff, assassinado na Casa da Morte. Às 19 ho-ras, no Memorial de Minas (Praça da Liberdade).

O governo tem defen-dido que a economia já começou a se recuperar. O presidente do Banco Cen-tral, Alexandre Tombini, por exemplo, afi rmou que a eco-nomia estará crescendo, a uma taxa anualizada, cerca de 4% neste quarto trimestre e em 2013. A conferir.

A cerveja é o produto que mais sofreu variação de preço no fi nal do ano, em relação a 2011. Levantamento da Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revelou que a bebida es-tará 15,3% mais cara neste ano, por ocasião do Natal.

A Cachaças Pendão é uma das ga-nhadoras da Soberana Ordem do Mérito da Gastronomia, medalha concedida pela Academia Brasileira de Honrarias ao Mé-rito. A entrega do prêmio será no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de São Paulo, e o presidente da Pendão, Giovanni Viotti, recebe o prêmio.

Marcasdo Bem

Lançamento

Será?Cerveja Pendão ganha prêmio

A presidente quer dar o máximo de transpa-rência à minirreforma ministerial que pretende fazer à luz dos resultados eleitorais. O PT e o PMDB foram convocados para uma reunião, terça-feira, no Planalto, para iniciar discussões sobre o tema. Gilberto Kassab, com 53 deputados no seu PSD, e Gabriel Chalita, que apoiou Fernando Haddad, po-dem ir para Cidades e Ciência e Tecnologia. O go-verno deve estar escondendo o jogo. É muito pouco se mirarmos 2014. Lula estará presente...

J Sônia Toledo está à frente do Bazar de Arte

PEDRO VILELA

ARTIGO

De 8 a 11 de novem-bro, quinta a domingo, acontece a 18ª edição do Bazar de Arte Belvede-re. O consagrado bazar, criado pela artista plástica Sônia Toledo, apresenta ao público, sempre em primeira mão, uma seleção primorosa de boas opções em arte para decoração e presentes.

Arte no Belvedere

Menos verbo,mais ação

Na quarta-feira, 7 de no-vembro, o Supremo Tribu-nal Federal reinicia as dis-cussões sobre as penas aos condenados no processo do mensalão. A paralisação de uma semana nos trabalhos dos dez ministros, mesmo que por problemas de saúde de Joaquim Barbosa, acaba sendo boa. Ela deve baixar um pouco a temperatura entre “suas excelências”, que têm discutido muito, passando ao cidadão a impressão de que não estão conscientes da condenação e das penas que estão im-

os condenados, para se apresentarem diante da sociedade como vítimas de um tribunal que não conse-gue entrar em acordo. Essa vitimização tem tornado demoradas as decisões, outro importante aliado dos que querem se passar por vítimas de “um estado tota-litário e de uma elite precon-ceituosa e raivosa”. Estão dando tempo de articulação aos que desejam, como o presidente nacional do PT, Ruy Falcão, se confrontar com o Judiciário, tornando mártir quem se utilizou de cargos públicos e das benes-ses do poder. Quanto mais demoram na decisão, mais fértil os julgadores tornam o terreno daqueles que articulam uma anistia aos mensaleiros. É hora de os ministros serem menos pro-lixos, de terminarem com esse julgamento, cortando o combustível que alimenta os que desejam criar um salvo clamor popular pela salvação dos responsáveis pelos malfeitos. Bom para os ministros, bom para a so-ciedade e ótimo para os que esperam por julgamentos de outros processos.

Com a colaboração de Ana Lúcia Cortez, Eliane Hardy, Dilke Fonseca e Flávio Penna

DIRETOR-GERALPaulo Cesar de Oliveira

[email protected]

DIRETOR-EXECUTIVOCarlos Lindenberg Spínola [email protected]

DIRETOR DE REDAÇÃOHomero Dolabella

[email protected]

EDITORA-GERALMaria Eugênia Lages

[email protected]

DIRETORESGustavo Cesar de OliveiraPaulo Cesar Alkimim de Oliveira

DIRETORESJosé Chebly FilhoLeonardo Chebly

EDITORA-ADJUNTACláudia Rezende

[email protected]

Estagiária: Thais OliveiraAssistente de Fotografi a: Marizeli Goulart

Revisão: Maria Lúcia de Sousa Pires

DIRETORA DE ARTE Oriádina Panicali

[email protected]

Editor de arte: Renato LuizEquipe de arte: Adroaldo Leal, Gilberto Silva, Luciano Cabral

Departamento Comercial(31) 3503-8850Pablo Gauzzi

[email protected]

Superintendente de Operações: Eliana Paula

TUDO é uma publicação da VB

Editora e Comunicação Ltda. em conjunto

com a J.Chebly Comunicação Ltda.

Rodovia MG-030, 8.625, Torre 2, Nível 4 – Serena Mall – Vale do

Sereno – CEP 34000-000 – Nova Lima – MG - Redação: 3503-8850

[email protected]

Impressão: CGB Artes Gráfi casTiragem semanal: 38 mil exemplares

O presidente da ALMG, deputado Dinis Pinheiro, foi a Brasília buscar apoio para projeto de lei, de iniciativa popular, que obriga a União a investir 10% de sua receita bruta em saúde pública. Por aqui, já são 400 mil assina-turas. Para ser formalmente oferecida à Câmara, porém, é necessária a adesão de 1,5 milhão de pessoas.

Pela saúde pública

LIA PRISCILA/ALMG

J Dinis

Pinheiro

busca apoio

em Brasília

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Page 3: Novos ares no Parque Municipal

U Daniela Mercury critica baixa aplicação de recursos na cultura

Faltam investimentosTIÃO MOURÃO

“Enquanto aqui le-vamos dois dias para ter morte súbita, nos Estados Unidos já existem pessoas falando português nos aeroportos”. A declaração da cantora, bailarina e empresária baiana Danie-la Mercury foi feita a em-presários e a executivos na sétima edição do Conexão Empresarial de 2012, no Espaço V, em Nova Lima. O evento, realizado pela VB Comunicação, tem o patrocínio da Embratel, Anglo American, MBR, Safe Security, rádio Ita-tiaia e JChebly. O menu servido aos convidados foi preparado pela Flamb’art

Terezinha MoreiraREPÓRTER J Daniela Mercury: cultura

é tratada de forma amadora

e o mobiliário, assinado pela Arte e Brilho.

Na comparação, o lado empresário de Daniela falou mais alto e ela fez uma crítica à morosidade do Brasil em tomar de-cisões para aproveitar o bom momento. “Nosso país está em um momento extraordinário de posi-cionamento no mundo. Pensei que não fosse viver para ver isto e que só ocor-reria no futuro, como é dito há muito tempo”, dis-se Daniela. Ela salientou que o Brasil trata a cultura de maneira amadora e criticou o fato de haver pouco investimento do se-tor público no setor. “Há também desinformação sobre nossa diversidade

cultural. Levei mais de um ano para reunir as ca-racterísticas da cultura de cada estado brasileiro”.

Daniela Mercury, que é dona de sua carreira desde o início, há 20 anos, fez duras críticas ao fato de o Brasil não aproveitar essas riquezas culturais e também as naturais para atrair visitantes estrangei-ros e aumentar o fatura-mento da área de cultura e entretenimento, da qual os Estados Unidos são responsáveis por 50% do faturamento mundial. “O mundo inteiro consome a cultura norte-americana. A indústria cultural lhes dá mais poder no mundo do que a bélica”, pontuou Daniela.

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 3BRASIL

Page 4: Novos ares no Parque Municipal

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 4 OPINIÃO

Dono da cadeira de vice-presidente da República, o PMDB de Michel Temer é um dos poucos partidos que se mantém relativamente equilibrado no jogo de forças políticas no país. Ainda que a sigla não tenha aumentado seu número de prefeitos, se mostra com musculatura

Um candidato ao cargo máximo do país precisa de uma base forte, pois os eleitores de grandes rincões costumam seguir a orientação de seu prefeito. A legenda, conhecida e reconhecida como ninho de figuras ilustres como Ulysses Guimarães e Tancredo Neves – ícones da luta pela redemocratização do país –, contabiliza 1.023 prefeituras do país, 18% do total. Nada mal. Lidera o ranking entre 26 partidos. Em segundo lugar está o PSDB, com 16% do total (702) e, em terceiro, o PT, com 11% (635).

No primeiro semestre de 2011, poucos meses após a eleição de Dilma, declarações de caciques do PMDB na capital mineira soaram como uma provocação à parceria do partido com o PT de Lula. Lideranças como o senador Valdir Raupp (RO) – pri-meiro vice-presidente nacional do par-tido e atualmente no exercício do cargo pelo afastamento de Temer – não descar-taram a possibilidade de lançar um nome próprio na eleição presidencial de 2014. E não foi só isso. Houve inclusive cacique defendendo chapa pura. Naquele mo-mento, a provocação tinha um objetivo: o PMDB estava faminto por ministérios e outros cargos de primeiro escalão.

Passado mais de um ano, a fome do PMDB continua. Passada a eleição municipal, o desejo por mais espaço no governo federal só tende a crescer. Para o

param a eleição de seu presidente esta-

dual em Minas. Eleição, não. Reeleição. O deputado federal Antônio Andrade, atual presidente da sigla, é cotado para ser reconduzido ao cargo. Dessa forma, Andrade se requalifica para enfrentar as costuras que se seguem até 2014, seja para fechar alianças no estado, seja para acertar acordos no âmbito federal. Além de Andrade, outro nome para alinhavar

liado ao PMDB neste ano. Ele foi vice- go-vernador na primeira gestão do senador Aécio Neves (PSDB) – entre 2003 e 2006 – e está atento às movimentações políticas do tucano para se viabilizar nome forte na sucessão de Dilma.

Aécio, por enquanto, tem flertado com PSB de Eduardo Campos, PTB de Ro-berto Jefferson, PDT de Carlos Lupi. Como não é bobo, sabe da força do PMDB.

Nos próximos dias, o PMDB mineiro faz

um balanço das eleições. Caciques do estado também já solicitaram uma au-diência com Michel Temer para pressio-nar por mais espaço.

Além de minar as jogadas de Aécio, o PT precisa estar atento à movimentação do PMDB mineiro. A presidente Dilma é natural de Minas e nomeou apenas um ministro daqui, Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comér-cio Exterior). Lula teve Patrus Ananias (Desenvolvimento Social e Combate à Fome), Luiz Dulci (Secretaria-Geral da Presidência), Hélio Costa (Comunica-ções) e Nilmário Miranda (Direitos Hu-manos). É bom o governo federal estar atento aos apelos do PMDB mineiro, pois seu peso em 2014 pode cair no colo do adversário, também mineiro.

Excepcionalmente nesta semana, a coluna foi escri-ta pela jornalista Denise Motta, editora de web

O fator PMDB

Ainda que não tenha aumentado seu número de prefeitos, se mostra com musculatura...”

NO TWITTER

PAULO WERNER

FRASES

Há quem consiga trans-formar um hobby em profis-são. Mas mesmo qdo o lazer vira trabalho é preciso plane-jamento. @abilio_diniz, Abílio Diniz, empresário

A L E L U I A . . A L E L U I A ..ALELUIA !!PAGARAMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM!!YESSSS @moniquevansreal, Mo-nique Evans, apresentadora

Eu nunca fui ator, virei ator”. Thiago Lacerda, ator

Está além de tudo o que eu poderia imaginar. É uma paisagem de devastação”. Chris Christie, governador de New Jersey, EUA, sobre a supertempes-tade Sandy

Com a pulga atrás da orelha”.Paulo Skaf, presidente da Fiesp, sobre os apagões que nos últimos meses atingiram vários regiões brasileiras

Essa duplicação da BR-381 é uma obra emblemática. Na realidade, ela é prometida, reivindicada, discutida há décadas, e muitos até nem acreditam que esse momento chegará. E esses incrédulos, felizmente, vão perceber o início desse projeto de duplicação, que é um processo complexo, muito caro, longo, mas que se iniciará”.Antonio Anastasia, governador de Minas Gerais

Coluna do Lindenberg

Page 5: Novos ares no Parque Municipal

LF/ M

erca

do

Desenvolvimento e Incorporação:

Arrendamento:Construção:

Quando seu investimento está perto de tudo, os resultados chegam mais rápido.

Venha fazer parte do grupo de investidores do Novotel BH Savassi, único hotel em seu segmento no ponto mais surpreendente da Savassi. Ao lado de shoppings, espaços culturais e alguns dos bares e restaurantes mais elegantes da cidade.

Vis

ta d

a o

bra

em

ou

tub

ro/2

012

. Av.

do

Co

nto

rno

, esq

uin

a c

om

Av.

Ge

túlio

Va

rga

s.

31 2552 3000INVISTA AQUI

Conclusão da obra: dezembro de 2013.

BH Savassi

Page 6: Novos ares no Parque Municipal

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 6 GERAL

U Denúncias relacionadas ao pleito na cidade são tantas que análises estão sob sigilo

MP investiga eleição em Luz

DIVULGAÇÃO

Registro de marcas e

direito autoralAlgumas dúvidas têm surgido em torno do

registro de marca e do denominado direito autoral,

envolvendo a classifi cação de determinadas

situações entre institutos absolutamente

distintos. Idéias inovadoras seriam passíveis de

registros? A resposta é importante não apenas

no meio acadêmico, com as defesas de teses de

doutoramento, que pressupõem a inovação, mas

também no campo empresarial, considerando o

desenvolvimento de processos de gestão e do

setor produtivo.

A legislação brasileira estabelece referenciais

importantes para a resposta da questão. O art. 124

da Lei n. 9.279/96, que trata da matéria, impõe que

a marca registrável não pode: (i) ter caráter genérico

ou descritivo, sendo usada comumente para

designar o produto e serviço a que se refere; (ii) ser

título protegido por direito autoral; e (iii) não pode

ser termo técnico usado na indústria e ciência, que

tenha relação com o produto e serviço a distinguir.

No tocante ao direito autoral, expresso o

impedimento de se registrar a idéia ou processo

considerado inovador como marca, sobretudo

quando resulta na publicação de obras de cunho

literário ou científi co, em que se expõe a concepção

da abordagem da matéria por parte do autor.

Igualmente se verifi ca a mesma preocupação com

a pretensão de se registrar os termos técnicos que

qualifi cam a idéia apresentada, utilizado tanto na

ciência como no setor produtivo, como destacado.

Logo, os pedidos de registros formatados

nestas situações são manifestamente

improcedentes, não podendo resultar no

impedimento do exercício do direito autoral

por qualquer pessoa interessada, desde que

observada, naturalmente, a citação da fonte,

como disciplinada na legislação específi ca. Não

se pode registrar a reprodução ou imitação de

elemento característico de obra literária, artística

ou científi ca, assim como os títulos que estejam

protegidos pelo direito autoral e sejam suscetíveis

de causar confusão ou associação, salvo com

consentimento do autor ou titular.

Dessa forma, o conhecimento científi co

revelado em material e ideias publicadas não são

passíveis de registro como marca, apenas sua

qualifi cação como direito autoral, com a proteção

própria desta legislação. Sendo assim, não há

impedimento de sua utilização por terceiros, com a

citação da fonte originária da idéia.

A Lei de Direito da Propriedade Industrial

não instrumentaliza qualquer ação de reserva de

conhecimento, ao contrário, ela preocupa-se em

promover a difusão de conhecimento, proibindo

patentes e registros sobre conhecimentos

científi cos, como teorias científi cas e métodos

matemáticos, métodos de gestão, comerciais,

contábeis, fi nanceiros, educativos, entre outros.

Importante que a entidade responsável pelo

registro das marcas possa repelir as situações aqui

delineadas com agilidade, já que diferem dos casos

próprios de marca, que demandam tempo maior

para análise do processo, evitando que os casos

próprios de direito autoral

não permaneçam

em condições de

dúvida, tendo em

vista o prejuízo que

acarreta para as

partes diretamente

interessadas e

terceiros.

Flávio Couto

Bernardes

Bernardes &

Advogados

Associados

Mais um capítulo pós-elei-ção se desenrola em Luz, no Centro-Oeste mineiro. Por lá, as denúncias são tantas que os procedimentos do Ministério Público de Minas Gerais estão correndo em sigilo. O órgão analisa todas as manifestações que chegaram até lá para deci-dir quais vão virar uma denún-

Regional Eleitoral informou que ainda não tem processo

pleito municipal, os vencedo-res para o cargo foram Ailton Duarte (PP), para prefeito, e Zé

Uma das denúncias contra os vencedores vem de Gabriela

em segundo lugar no pleito. Ela reuniu provas – documentos, depoimentos e vídeos – contra os eleitos, para mostrar que houve coação de eleitores, compra de votos, promoção de

transferência de títulos de elei-tor para a cidade, omissão de patrimônio de candidato e uso da estrutura municipal, entre outros itens. Segundo Gabrie-la, a administração municipal,

Ailton e Zé Carlos e, para isso, usou a máquina pública. Lucas Gontijo, que foi prefeito por duas vezes na cidade, perdeu a última eleição por pouco mais de 500 votos.

Dia mais quenteA quarta-feira, 31 de outubro, foi o dia mais quente

lher os dados sobre o clima na cidade. Segundo o

estação de mediação no bairro Santo Agostinho. Até então, a maior temperatura tinha sido registra-

Apagão

nas Gerais foram atingidas por um apagão. Segun-do a Cemig, uma árvore foi arremessada pelo vento

Aconteceu na semana

D S ST Q Q

versidade Federal de Ouro Preto, durante chuva

elétrica por cerca de duas horas.

Incêndio na Serra do Cipó

cional Serra do Cipó foi reaberto para visitação após enfrentar o maior incêndio desde que foi

mil hectares queimados.

Homicídios em alta

minais informou que o número de homicídios

Paulo, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram registrados 145 homicídios no

Page 7: Novos ares no Parque Municipal

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 7 CIDADES

U No coração de BH, espaço vai passar pela primeira reforma em 20 anos

R$ 17 milhõespara o parque municipal

FOTOS: PEDRO VILELA

Vinte anos depois, o par-que municipal Américo Reneé Giannetti, no Centro de Belo Horizonte, passará por re-formas. A última ocorreu em 1992, mas, de lá para cá, muita coisa mudou. A intervenção, que está prestes a começar, tem como norteador diagnós-tico que mostra aumento no fluxo de frequentadores e de funcionários e necessidade de ampliação de estruturas. A atual sede administrativa será demolida para dar lugar a ou-tra que, conforme a Fundação de Parques Municipais (FPM), atenderá melhor à demanda. O investimento na reforma será de R$ 17 milhões.

Hoje, o parque recebe 600 mil visitantes por mês e tem 200 funcionários. De acordo com Tatiane Cordeiro, chefe

do Departamento de Parque Centro, da FPM, o número de frequentadores aumen-tou cerca de 30% nesses 20 anos,criando outras necessi-dades para o espaço. Haverá substituição e ampliação dos brinquedos gratuitos, criação

de uma nova sede administra-tiva e de um espaço multiuso. Não haverá intervenções na área verde. Desde a inaugu-ração, em 26 de setembro de 1897 – antes mesmo do nasci-mento de Belo Horizonte –, o parque perdeu quase dois terços da área original.

A nova sede terá mais banheiros (56, masculinos, femininos e infantis), nova

lanchonete, almoxarifado. Brinquedos pagos não entram na reforma, são terceirizados.

No local, será retomada a bilheteria para os brinquedos pagos funcionando na sede administrativa, e não em gui-chês espalhados pelo parque. Os pisos serão padronizados e haverá novas guaritas.

Ainda não há data para iní-cio das obras, porque o projeto tem de ser aprovado pelo Co-mam e pelo Iepha. A respeito da demolição de prédios, a di-retora de Patrimônio de Belo Horizonte, Mariana Guima-rães Brandão, informou que equipamentos do interior do parque não têm tombamento específico. “O tombamento é do conjunto, não individual. Sozinhos, não têm relevância para serem protegidos”, diz. Segundo ela, as demolições fo-ram autorizadas pelo Conse-lh0 do Patrimônio Municipal.

Cláudia RezendeEDITORA-ADJUNTA

Além da reforma que está para começar, o parque municipal Américo Reneé Giannetti terá mais novi-dades, a reforma do teatro Francisco Nunes e a criação de um espaço multiuso. Esse último será construído no local onde hoje é o colégio Imaco, que já não funciona mais no local. O prédio novo tem projeto elaborado pelo arquiteto Gustavo Penna e ainda não tem previsão de

execução, já que depende de verbas. Ele tem orçamento de R$ 12 milhões e será bancado pelo Ministério do Turismo.

O espaço multiuso vai abrigar eventos de educação ambiental, lazer e cultura. Terá área de 4.400 m2, salas

e centro de convenções com auditório. Além disso, palco para shows e apresentações teatrais com capacidade para até 3 mil pessoas. O projeto

prevê terraço que permite a vista das copas de árvores centenárias. O acesso princi-pal será pelo Largo do Sol.

A reforma e a restaura-ção do Francisco Nunes está sob responsabilidade da Unimed-BH, que irá finan-ciar a obra, estimada em R$ 10 milhões. O teatro foi inaugurado em 1950 e está fechado desde 2009, quando foi constatado risco na estru-tura do telhado.

Teatro e colégio também passarão por mudanças

J Parque terá novas bilheterias para passeios

de barco e brinquedos

J Prédio do colégio Imaco será demolido

600 MILpessoas por mês passam

pelo parque municipal

Page 8: Novos ares no Parque Municipal

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 8 IMPRENSA

Será com festa, música e alegria a comemoração dos 4 anos do grupo VB Comunicação. A celebra-ção, na segunda-feira, 5 de novembro, será ao som do consagrado Emílio Santia-go, artista com mais de 40 anos de carreira. Ele sobe ao palco do Grande Teatro do Sesc Palladium, às 20 horas, para apresentar canções que se tornaram grandes sucessos em sua voz, dentre as quais “Sai-

gon”, “Samba de verão”, e “Só danço samba”.

O show é exclusivo para convidados, que serão brindados com um coque-tel no final da apresenta-ção. O Grande Teatro do Sesc Palladium tem capa-cidade para 1.300 pessoas. Parte da renda das cotas do show será destinada ao Hospital da Baleia.

Além da grande come-moração, o aniversário da VB Comunicação não poderia ocorrer desacom-panhado de novidade. A mais recente é o portal

TUDO BH (www.jornaltu-dobh.com.br), que reúne diferentes mídias, pro-porcionando comodidade aos usuários. Atualizado em tempo real, o portal, há dois meses no ar, já

nal de notícias exclusivas e conteúdo diferenciado. Em seu primeiro mês, conseguiu aumentar em 1.000% a quantidade de acessos diários.

O sucesso da versão on-line do jornal Tudo BH confirma o histórico dos demais produtos da

V B C o m u n i c a ç ã o : r e -vistas Viver Brasil, Viver Casa, Viver Fashion, Viver Minas, Robb Report e títulos especiais e custo-mizados. Quando chegou ao mercado, a VB trouxe novo conceito de visual e informação, com notícias ágeis, de acordo com as necessidades de seus exi-gentes leitores. “A criação da VB, de seus produtos e serviços, vem da trajetória profissional do jornalista Paulo Cesar de Oliveira. Para mim, é um grande orgulho e satisfação poder

ajudar a multiplicar a his-tória que ele iniciou, há 50 anos, em Montes Claros”, enfatiza o diretor da VB Co-municação Gustavo Cesar de Oliveira.

Ele conta que os ca-minhos traçados pela VB Comunicação foram bem diferentes da experiência em outra publicação. “A ideia era não fazer uma revista que fosse responsá-vel por uma empresa, mas uma empresa que tivesse vários serviços, entre eles, publicações, eventos e o que mais vier”.

U Grupo do TUDO, da Viver Brasil e de outras publicações completa quatro anos de sucesso e comemora com show de Emílio Santiago

U PRODUTOS VB

Viver Minas: Mensal

Viver Indústria: Anual

Viver Imóveis: Semestral

Viver Gourmet: Anual

REVISTAS CUSTOMIZADASViver Especial Cidade Administrativa, Viver Nova Lima, Viver Conexão Empresarial, Viver Mobilidade Urbana, Viver Saúde, Viver BH, Viver Planeta Brasil, Viver Montes Claros, Viver Hermes Pardini, Viver Boulevard Shopping, Viver Primus 30 anos, Viver Tuma 40 anos, Viver Itambé 60 anos, Viver Mercado Central, Viver Farmax 30 anos, Viver Ouro Preto 300 anos, Viver Escarpas, Viver Betim, revista Mercado Jurídico, Viver Savassi, Viver Cemig, entre outros.

CADERNOS ESPECIAISÚnica revista quinzenal de Minas Gerais. São 60 mil exemplares a cada edição, distribuídos em MG, nas capitais de Rio de Janeiro e São Paulo e em Brasília.

Em formato e papel especiais, circula em MG, SP e Rio. A cada três meses traz matérias de decoração, design, arquitetura, mercado imobiliário e paisagismo.

A VB Editora e Comunicação faz a publicação da edição brasileira da mais bem conceituada revista de alto luxo do mundo. São 40 mil exemplares mensais, distribuídos em todo o território nacional.

O portal jornaltudobh.com.br está no ar há menos de dois meses, tem a proposta de deixar seu leitor sempre bem informado sobre tudo o que acontece em Minas Gerais, no Brasil e no mundo.

Semanal, tem 38 mil exemplares distribuídos aos sábados, nas ruas de BH, e durante a semana nos aeroportos da Pampulha e de Confi ns e em lojas da Drogaria Araujo.

Quadrimestral, com formato e papel diferenciados. Circula em MG, SP e Rio. Aborda as tendências da moda, beleza e destaca as personalidades do mundo da moda.

Terezinha MoreiraREPÓRTER

Vida longa à VB!

PORTAL

CopaOs desafi os de Marcio Lacerda para fazer de Belo Horizonte uma das melhores sedes do Mundial 2014. Por outro lado, o risco de ser um fi asco existe, e é considerável

O prefeito da

9771984053009

29

00

0

www.revistaviverbrasil.com.br

ENTREVISTA FÁBIO WANDERLEY: BALANÇO DO RESULTADO DAS URNAS

M

SABORES

Guia com

endereços

Explosão de

Quatro experts elegem três rótulos para

várias combinações gastronômicas

MENUS E VINHOS360

COZINHA REGIONAL

A CHEF DO GOVERNADOR

Valorização de ingredientes locais

é tendência mundial

Ela revela as preferências de Anastasia

M

GOURMETwww.revistaviverbrasil.com.br

K

Sete receitas que traduzem o paladar do interior de Minas

M

INDÚSTRIAwww.revistaviverbrasil.com.br

Empresários que se destacaram durante oano, como Eike Batista, recebem homenagemda Fiemg

O governador, Antonio

Anastasia, Eike Batista e o

presidente da Fiemg, Olavo

Machado

Resposta à crisePresidente da Fiemg, Olavo Machado, diz que indústria respira aliviada com a alta do dólar

Hora da retomadaDiversifi cação é o caminho apontado para que a indústria mineira retome crescimento

Centro-Oeste

Capital do biscoitoSão Tiago concentra mais de 45 fábricas e quer atrair turistas

Responsabilidade fi scalSaiba por que São Sebastião do Oeste foi a quarta colocada no país

MINASwww.revistaviverbrasil.com.br

A metalurgia é a locomotiva da economia na região, que também mostra força nos setores de

calçados, confecções e móveis

SEM ESPAÇOS COMUNS ÁREAS DE LAZER? MUITOS AINDA DIZEM NÃO

na Grande BH Lançamentos residenciais, comerciais e imóveis prontos para morar

Guia com 70 endereços

M

IMÓVEISwww.revistaviverbrasil.com.br

K

Brasileiros em MiamiA mineira Branca Tamm: atendimento a clientes vips que desejam imóveis na Flórida

Comprou na planta?Fiscalização da obra é fundamental para evitar danos futuros

Page 9: Novos ares no Parque Municipal

excelentesmotivos

para investirno melhor

condomíniode Betim.

2. IMÓVEIS EM CONDOMÍNIOS FECHADOS TÊM RETORNO ELEVADO SE COMPARADOS A QUALQUER TIPO DE INVESTIMENTO DISPONÍVEL ATUALMENTE NO MERCADO IMOBILIÁRIO.

7. Condomínios fechadoscom padrão similar ao

Ecovillas Vale Verde tiveramvalorização de até 600%

em seis anos.

1. De acordo com os especialistas, investir em

empreendimentos na fase de lançamento é mais rentável

a longo e médio prazo.

3. Projeto inovador dopremiado arquiteto Gustavo Penna,

uma referência da arquitetura e urbanismo no Brasil.

10. BETIM É O SEGUNDO MAIORPIB DO ESTADO,

SEGUIDO DE CONTAGEM.

9. No Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Betim é uma das principais centralidades

de desenvolvimento.

11. OS INVESTIMENTOS DA

FIAT E PETROBRASEM BETIM SOMAM MAIS DE

U$7 BILHÕES.

6. BETIM É UMA DAS ÁREAS COM MAIOR VALORIZAÇÃO

IMOBILIÁRIA NA REGIÃO METROPOLITANA DEBELO HORIZONTE.

5. Cerca de 25% da procura pelas unidades do Ecovillas Vale Verde são de

pessoas que estavam com aplicações no mercado financeiro, mas que

desmotivadas com o baixo retorno buscaram opções mais rentáveis.

12. A chegada de universidades, escolas e shoppings demonstram a consolidação de Betim como um novo pólo de

desenvolvimento.

8. Betim já consegue absorver todas as

necessidades das famílias com uma infra-estrutura

completa de bens e serviços.

4. UMA LOGÍSTICA PRIVILEGIADA,

COM FÁCIL ACESSO PELAS BR-381,BR-262, VIA EXPRESSA E O

FUTURO RODOANEL.

LOTES À VENDAFINANCIADOS EM ATÉ 100X

ESTANDE DE VENDAS NO PARQUE VALE VERDE

(31) 3079.9191ecovillasvaleverde.com.br

Imagem do Local

LEO FONTES

DANIEL DE ANDRADE

INGREDIENTES1 manga em cubos1 alface rubi1 alface americana200 g de sorvete de limão100 g de morangos laminadosAmor-perfeito (fl or comestível)Capuchinha (fl or comestível)20 ml de mel20 ml de molho shoyo1 g de gengibre ralado

10 ml de vinagre balsâmico

MODO DE PREPAROMisture o mel, o gengibre, o vinagre, o mo-lho shoyo e reserve-os. Em taças, coloque a manga, a alface rubi, a alface americana e os morangos. Acrescente uma bola de

sorvete de limão e regue com o molho. Decore com amor-perfeito e capuchinha. Rende 4 porções.

INGREDIENTES3 lagostins½ abobrinha em lâminas fi nas 1 colher de vinagre de vinho

branco 1 colher de açúcar refi nado Sal e pimenta a gosto

Flores comestíveis (tipo capuchinha, amor perfeito etc.)

3 gotas de tabascoCasca de 3 lagostins com ½

xícara de azeite extravirgem

MODO DE PREPARO Misture o vinagre com o açúcar, mergulhe as abobrinhas por 5 minutos e reserve-os. Cozinhe os lagostins no vapor, coloque uma gota de tabasco em cima de cada lagostin

e reserve-os também. Coloque as cascas dos lagostins em fogo baixo com o azeite e amasse até extrair todo líquido dele. Depois passe-as por uma peneira e tempere com sal e pimenta a gosto. Para montar, distribua as abobrinhas no prato, escorridas da marinada, coloque os lagostins em volta e as fl ores distribuídas de forma a serem organizadas por cores. Tempere em volta do prato com o azeite das cascas dos

lagostins.

SALADA ESTAÇÕESChef Wender Carvalho, restaurante O Conde

SALADA DE LAGOSTINS SOBRE JARDIM DE FLORESChef Robson Viana, Ephigênia Bistrô

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 9GASTRONOMIA

Elas conferem um visual charmoso e muito sabor aos pratos. São as flores comestíveis, que, na primavera, chegam com tudo ao cardápio dos restaurantes.

Mas cuidado na hora de escolher as flo-res, porque nem todas são comestíveis e não são as mesmas encontradas nas

cidas, como amor-perfeito, capuchinha, rosa, flor de manjericão, lavanda, entre outras. Veja receitas para deixar a prima-vera ainda mais colorida e saborosa.

Enfeitar e saborear!U Flores comestíveis dão cor e toque especial à culinária

Page 10: Novos ares no Parque Municipal

WWW.FESTIVALPLANETABRASIL.COM.BR WWW.FACEBOOK.COM/FESTIVALPLANETABRASILCurtiu?

Lojas Chili Beans BH Shopping, Diamond Mall, Pátio Savassi, Boulevard, Shopping Cidade, Del Rey, Minas Shopping e Itaú Power.

Tmak Temakeria & Sushi Bar Rua Sergipe, Av. do Contorno e Seis Pistas

Central dos Eventos www.centraldoseventos.com.br/planetabrasil

Brasas Spetin SÁBADO, 1º DE DEZEMBRO, DE 12H A 0H INGRESSOS LIMITADOS

Próximo à Fumec - Cruzeiro

SUSTENTÁVELEVENTOAprovado em sustentabilidade pelo Governo de Minas

Page 11: Novos ares no Parque Municipal

tem overbooking.

Embarque nessa praticidade

ÔNIBUS EXECUTIVOS PARA AEROPORTO INTERNACIONAL - BH

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 11 CULTURA

No ano em que com-pleta 40 anos de carreira, Alceu Valença é home-nageado pela Orquestra Ouro Preto, com o con-certo “Valencianas”. Sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo e solo vocal de Alceu, “Valencia-nas” é um recorte da obra musical do cantor e com-positor pernambucano. Em Belo Horizonte, terá única apresentação para a gravação do DVD ao vivo, com previsão de lan-çamento em 2013. O show será no Grande Teatro do Palácio das Artes, no

sábado, 3, às 20h30. Essa é a primeira vez

que as músicas de Alceu são tocadas nos arranjos de uma orquestra. Além da orquestra de cordas, as canções misturam sons de guitarra, violão, baixo elé-trico, bateria, percussão e instrumentos nordestinos como sanfona, zabumba, rabeca e marimbau. Com arranjos do violinista Ma-teus Freire, o repertório conta com sucessos como “La belle du jour”, “Cora-ção bobo”, “Tropicana”, “Anunciação”.

Criada em 2000, a Or-

questra Ouro Preto possui repertório diversificado e foi indicada ao Grammy Latino, em 2007, como melhor disco instrumental pelo álbum “Latinidades” e participou da Internatio-nal Beatle Week 2012.

U Alceu Valença grava DVD “Valencianas” em BH, com participação de mineiros

O verbo é ‘valenciar’

RAFAEL MOTTA

Data: 3 de novembroHorário: 20h30Local: Grande Teatro do Pa-lácio das Artes, na avenida Afonso Pena, 1.537, Centro.Ingresso: R$ 40 (inteira)Informações: (31) 3236-7400

SERVIÇO

Dicas...para você se divertir em BH

1.

2.

A primeira edição do Festival Literário de Araxá (Fliaraxá) faz homenagem a Ziraldo no ano em que o autor completa 80 anos, de 8 a 10 de novembro, na Fundação Calmon Barreto, Araxá. Outros no-mes consagrados participam do evento, como Luis Fernando Verissimo, Zuenir Ventura e Fabrício

com.br. Informações: (34) 3661-5630.

O músico Tavinho Moura acaba de lançar o livro “Pássaros poemas – aves na Pampulha”. No livro, ele reúne 77 poemas sobre as 150 espécies de pássaros da região da lagoa da Pampulha, fotografadas por Tavinho. Alguns textos são assinados por letristas e poetas, como Manoel de Barros, Tom Jobim, Fernando Brant, Murilo Antunes, Márcio Borges, Chico Amaral e Renato Teixeira. Informações: (31) 3219-8691.

Tavinho Moura lançalivro sobre pássaros

Festival Literário de Araxá homenageia Ziraldo

MARCELO CORREA

Page 12: Novos ares no Parque Municipal

SAÚ DE

ASSINE CARAVANA DA SAÚDEUM GESTO SIMPLES PODE MUDAR A SAÚDE NO BRASIL: SUA ASSINATURA.É uma campanha que tem como objetivo conseguir assinaturas para apresentar um projeto de lei de iniciativa popular na Câmara dos Deputados, em Brasília, e buscar mais recursos da União para a saúde. É claro que a Assembleia de Minas apoia essa iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Academia Nacional de Medicina (ANM). E conta com a sua participação. Vá até um posto de coleta de assinaturas na Assembleia Legislativa ou baixe o formulário no site. São necessárias, em todo o País, 1.499.999 assinaturas. Mais a sua.

ASSINE POR MAIS SAÚDE PARA TODOS.

ASSISTA À TV ASSEMBLEIA, EM BH, CANAL 35 UHF

www.almg.gov.br l @assembleiamg

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 12 CINEMA

1 CINEMARK BH SHOPPING – RODOVIA BR-356, 3.049, BELVEDERE – TELEFONE: 4005 1414 Sala 1 – Frankenweenie 3D – 11h20 (somente 3 e 4/11), 13h20, 15h40, 18h, 20h, 22h05 Sala 2 – 007: operação Skyfall – 11h30 (somente 3 e 4/11), 14h30, 17h50, 21h Sala 3 – 007: operação Skyfall – 11h50 (somente 3 e 4/11), 14h50, 18h10, 21h30 Sala 4 – Até que a sorte nos separe – 12h45, 15h, 17h20, 19h40, 22h Sala 5 – Magic Mike – 13h50, 16h10, 18h30, 20h50 Sala 6 – O diário de Tati – 11h10 (somente 3 e 4/11); Pos-sessão – 13h40, 15h50, 18h20, 20h40 Sala 7 – Gonzaga de pai para fi lho – 12h, 14h40, 17h40, 20h20 Sala 8 – Hotel Transilvânia – 13h10, 15h20; 007: operação Skyfall – 17h30, 20h30 Sala 9 – Busca implacável – 21h40 (exceto 3/11); Diário de um banana – 13h, 15h10, 17h10, 19h20; Marcados para morrer – 21h40 (somente 3/11) Sala 10 – Atividade paranormal – 19h10, 21h20; O mar não está pra peixe 2 – 12h50, 14h45, 16h50.Ingressos R$ 13 a R$ 26.

1 CINEMARK DIAMOND MALL – AVENIDA OLEGÁRIO MACIEL, 1.600, LOURDES – TELEFONE: 4005 1414Sala 1 – Intocáveis – 12h30, 15h, 17h50, 20h40 (exceto 3, 6, 8/11); O gato do rabino – 20h40 (somente 6 e 8/11); Argo – 20h40 (somente 3/11) Sala 2 – 007: operação Skyfall – 11h50 (somente 3 e 4/11), 14h50, 18h10, 21h20 Sala 3 – Até que a sorte nos separe – 10h40 (somente 3 e 4/11); Gonzaga de pai para fi lho – 13h10, 16h (exceto 6/11), 19h, 21h40 Sala 4 – As vantagens de ser invisível – 22h; Diário de um banana – 12h50, 15h20, 17h30, 19h50 Sala 5 – 007: operação Skyfall – 10h50 (somente 3 e 4/11), 13h50, 17h10, 20h20 Sala 6 – Magic Mike – 13h20, 15h50, 18h30, 21hIngressos R$ 13 a R$ 26.

1 USIMINAS BELAS ARTES – RUA GONÇALVES DIAS, 1.581, LOURDES – TELEFONE: (31) 3252 7232Sala 1 – Elefante branco – 14h30, 16h50, 19h10, 21h30 Sala 2 – Elles – 14h20, 16h40, 19h, 21h20 Sala 3 – E se vivêssemos todos juntos – 14h15, 19h20, 21h15; Era ontem – 16h; Intocáveis – 17h.Ingressos de R$ 12 a R$ 16.

1 CINEART SHOPPING CIDADE – RUA RIO DE JANEIRO, 910, CENTRO – TELEFONE: (31) 3264 5959 Sala 1 – Três histórias e um segredo – 14h, 16h15, 18h30, 20h45 Sala 2 – Gonzaga de pai para fi lho – 13h10, 15h45, 18h20, 21h Sala 3 – Possessão – 12h (somente 4/11), 15h, 17h, 19h, 21h Sala 4 – Magic Mike – 12h, 19h25, 21h30; O mar não está pra peixe 2 3D – 14h10, 15h55, 17h40 Sala 5 – Frankenweenie 3D – 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 (somente 3/11), 14h15,

16h15,18h15, 20h20 (somente de 4 a 8/11); Marcados para morrer – 21h25 Sala 6 – Até que a sorte nos separe – 11h50(somente 4/11), 13h40, 16h, 18h15, 20h40 Sala 7 – 007: operação Skyfall – 12h30, 15h20, 18h10, 21h Sala 8 – Ted – 13h, 15h10; Atividade paranormal – 17h15, 19h15, 21h15Ingressos de R$ 11 a R$ 22.

1 CINEART SHOPPING DEL REY – AVENIDA CARLOS LUZ, 3.001, CAIÇARA – TELEFONE: (31) 3264 5959 Sala 1 – Magic Mike – 12h, 19h25, 21h30; O mar não está pra peixe 2 3D – 14h10, 15h55, 17h40 Sala 2 – Frankenweenie 3D – 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 (somente 3/11), 14h15, 16h15, 18h15, 20h20 (somente de 4 a 8/11); Argo – 21h25 (somente 3/11) Sala 3 – 007: operação Skyfall – 12h30, 15h15, 18h, 20h50 Sala 4 – Possessão – 15h, 17h, 19h, 21h Sala 5 – Gonzaga de pai para fi lho – 13h30, 16h, 18h30, 21h10 Sala 6 – Até que a sorte nos separe – 13h40, 15h50, 18h10, 20h20, 22h30 (somente 3/11) Sala 7 – Ted – 13h, 15h10; Atividade paranormal – 17h15, 19h15, 21h15.Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

1 CINEART BOULEVARD SHOPPING – AVENIDA DOS ANDRADAS, 3.000, SANTA EFIGÊNIA – TELEFONE: (31) 2571 7538Sala 1 – Até que a sorte nos separe – 14h30, 16h45, 19h, 21h10 Sala 2 – Frankenweenie 3D – 13h30, 15h30, 17h30, 19h30 (somente 3/11), 14h15, 16h15, 18h15, 20h20 (somente de 4 a 8/11); Argo – 21h25 (somente 3/11) Sala 3 – 007: operação Skyfall – 12h30, 15h20, 18h10, 21h Sala 4 – Ati-vidade paranormal – 14h20, 16h25, 18h30, 20h40 Sala 5 – Gonzaga de pai para fi lho – 13h10, 15h45, 18h20, 21h Sala 6 – Magic Mike – 12h, 19h25, 21h30; O mar não está pra peixe 2 3D – 14h10, 15h55, 17h40.Ingressos de R$ 11 a R$ 24.

1 CINEART PARAGEM – SHOPPING PARAGEM – AVENI-DA MÁRIO WERNECK, 1.360, BURITIS – TELEFONE: (31) 3378 0216/ 3377 2552Sala 1 – Frankenweenie 3D – 14h15, 16h15, 18h15, 20h20 Sala 2 – 007: operação Skyfall – 15h30, 18h30, 21h15 Sala 3 – O mar não está pra peixe 2 3D – 13h30, 15h15, 17h; Possessão – 18h45, 20h35, 22h20 Sala 4 – Até que a sorte nos separe – 14h, 16h, 18h; Ted – 20h, 22h10 Sala 5 – Gonzaga de pai para fi lho – 14h20, 16h45, 19h, 21h20Ingressos de R$ 11 a R$ 22.

1 CINEMARK PÁTIO SAVASSI – AVENIDA DO CONTOR-NO, 6.061, SÃO PEDRO – TELEFONE: (31) 3209 0079

Sala 1 – Possessão – 17h20, 19h30, 21h45; Diário de um banana – 13h05, 15h10 Sala 2 – Manda chuva – 12h30, 16h30 (somente 4/11); Garoto cósmico – 10h30 (somente 4/11); Eu e meu guarda-chuva – 14h30 (somente 4/11); Intocáveis – 23h10 (somente 3/11) Sala 3 – Até que a sorte nos separe – 15h40 (exceto 4/11), 18h20, 21h; Led Zeppelin – 23h55 (somente 3/11); Queen – 21h (somente 6/11) Sala 4 – O rei Leão 3D – 10h45 (so-mente 3/11); Procurando Nemo 3D – 10h45 (somente 4/11); Frankenweenie 3D – 13h10, 15h15, 17h50, 20h, 22h05 Sala 5 – Tinker Bell: o segredo das fadas 3D – 10h45 (somente 4/11); Operação presente 3D – 10h45 (somente 3/11); 007: operação Skyfall – 13h, 16h05, 19h10, 22h15 (somente 3/11) Sala 6 – 007: operação Skyfall – 14h,17h05, 20h10, 23h15 (somente 3/11) Sala 7 – 31 minutos – 15h30 (somente 3/11); Gonzaga de pai para fi lho – 12h50, 15h (exceto 3/11), 17h55 (exceto 3/11), 21h50 Sala 8 – Uma professora muito maluquinha – 13h (somente 3/11), 15h (somente 4/11); Winter, o golfi nho – 11h (somente 4/11); Zé comeia – 13h (somente 4/11); Manda chuva – 15h (somente 3/11); Atividade paranormal – 14h20 (exceto 3 e 4/11), 17h10 (somente 3/11), 19h20, 21h25, 23h30 (somente 3/11). O Cinemark Pátio Savassi apresenta também a 10ª edição do FICI; programação no site www.fi ci.com.br.Ingressos R$ 13 a R$ 26.

1 CINEART MINAS – AVENIDA CRISTIANO MACHADO, 4.000, UNIÃO – TELEFONE: (31) 2111 8851Sala 1 – Frankenweenie 3D – 14h15, 16h15, 18h15, 20h20 Sala 2 – O mar não está pra peixe 2 3D – 13h30, 15h30, 17h30; Ted – 19h20, 21h25 Sala 3 – 007: operação Skyfall – 12h30, 15h20, 18h10, 21h05 Sala 4 – Atividade paranormal – 15h, 17h, 19h10, 21h15 Sala 5 – Até que a sorte nos separe – 14h20, 16h30, 18h40, 21h Sala 6 – Gonzaga de pai para fi lho – 13h10, 15h45, 18h20,20h50Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

1 CINÉPOLIS – SHOPPING ESTAÇÃO BH – AVENIDA CRISTIANO MACHADO, 11.833, VENDA NOVA – TELEFO-NE: (31) 3118 9901Sala 1 – 007: operação Skyfall – 13h30, 16h30, 19h30, 22h30 Sala 2 – O mar não está pra peixe 2 3D – 13h, 15h, 17h; Gonzaga de pai para fi lho – 19h, 21h50 Sala 3 – 007: operação Skyfall – 12h15 (somente 3 e 4/11), 15h30, 18h45, 22h Sala 4 – Frankenweenie 3D – 12h40, 14h40, 16h50, 19h15; Atividade paranormal – 21h30 Sala 5 – Possessão – 13h45, 15h50, 18h, 20h05, 22h15 Sala 6 – Até que a sorte nos separe – 12h (somente 3 e 4/11), 14h50, 17h30, 20h20. Ingressos de R$ 11 a R$ 23.

ROTEIRO

Page 13: Novos ares no Parque Municipal

FOTOS: DIVULGAÇÃO

BREVE LANÇAMENTO - RAJA GABAGLIA

TER MAIS VIDA NO TRABALHO É SABER QUE HAPPY HOUR

PODE SER QUALQUER HORA DO DIA.

A Incorporação Imobiliária encontra-se protocolada no Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis de Belo Horizonte/Minas Gerais, sob o número 369388. O empreendimento somente será comercializado após o registro do Memorial de Incorporação no Cartório de Imóveis nos termos da Lei no 4.591/64. O projeto encontra-se aprovado na Prefeitura de Belo Horizonte sob o número do alvará 2012/25166. Projeto sujeito a alterações. Direito de uso de vaga de garagem mediante estacionamento rotativo. Verificar memorial descritivo. Incorporadora: Thuban Empreendimento Imobiliário Ltda.

A ODEBRECHT REALIZAÇÕES APRESENTA SEU PRIMEIRO COMPLEXO MULTIUSO EM BH.

Lojas e salas com vagas de garagem e praça de convivência com vista panorâmica .

ACESSE: MAISVIDANOSEUTRABALHO.COM.BR

IMAGEM ILUSTRATIVA

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 13 VEÍCULOS

PARE E SIGAU Luxo na Nissan

U Spin e C3 melhor que Idea

A Nissan prepara investi-da no Brasil no segmen-to de luxo. A marca japo-nesa trará o “sedanzão” Altima e a linha Infiniti. O Altima, que tem 4,86 metros, deverá ser ven-dido aqui a partir de maio ou junho de 2013 com motor 2.5 de 185 cv e câmbio automático CTV. Da Infi niti, divisão de luxo da Nissan, o primeiro a chegar será o sedã M37, com motor V6 de 3,7 litros e 335 cv e câmbio automático de sete velo-cidades e 4,95 metros de comprimento.

O Chevrolet Spin e o citröen C3 Picasso da Citröen saíram na frente do Fiat Idea. Os veícu-los foram comparados nas versões de entrada e de topo. Nas de base, a configuração GL do Picasso, a R$ 45.600, enfrentou o Idea Attrac-tive, a R$ 42.370. O Spin LTZ, a R$ 55.840 encarou o Idea Essence 1.6, a R$ 47.130.

Spin LTZ PRÓS Suspensão confortável e que fi ltra as irregularidades do piso. A direção tem boa resposta e a estrutura transmite solidez.

CONTRASA acomodação deixa a desejar. Joelhos de quem vai atrás raspam nos bancos dianteiros.

C3 Picasso GLPRÓS

Bem-acabado e bem-equipado, tem motor adequado para o uso urbano: conjunto é atraente.

CONTRASÉ difícil achar boa posição de guiar. Franquias do seguro são mais altas que as dos rivais.

h h

hh

h h

hh

Idea EssencePRÓS

Bom motor (o mais potente, com até 117 cv abastecido com etanol) e lista recheada de itens de série.

CONTRAS Caixa Dualogic dá trancos nas mudanças e, às vezes, não obedece ao motorista.

Idea AtractivePRÓS

Preço inicial de R$ 42.370 é o menor desse trio. Posição de dirigir, embora não seja perfeita, é melhor que a do C3 Picasso.

CONTRAS Com acerto muito macio, faz a carroceria inclinar em demasia nas curvas, o que transmite insegurança para o motorista.

Page 14: Novos ares no Parque Municipal
Page 15: Novos ares no Parque Municipal

ÁRIES 21/3 a 20/4 Ação e mais ação. É essa energia que envolve o ariano. Sua vontade de realizar ganha impulso.

TOURO 20/4 a 20/5 O seu emocional ganha reforço extra e começa a atingir a sua individualidade. Você sente necessidade de desenvolver projetos singulares.

GÊMEOS 21/5 a 20/6 Ótimo aspecto deixa sua vida tranquila e traz grandes possibilidades de ascensão. Não é momento para realizar coisas sozinho.

CÂNCER 21/6 a 22/7 O emocional está pedindo atenção e revisão de decisões que você tomou ultimamente. Será que era isso mesmo que você queria?

LEÃO 23/7 a 22/8 Com a Lua no seu signo e ainda passando pela sua casa da individualidade, é extremamente importante que você tenha clareza sobre o seu potencial.

VIRGEM 23/8 a 22/9 Entre a individualidade e o convívio com o próximo, é importante defi nir bem os seus limites, usando com sabedoria sua capacidade de se dedicar ao próximo.

LIBRA 23/9 a 22/10 Assuntos do coração ganham foco total. O sexo é um caminho de compartilhar. E essa energia precisa ser direcionada de forma correta.

ESCORPIÃO 23/10 a 21/11 Aspecto energético muito forte para o escorpiano. O ideal é viver esses momentos com calma e paciência.

SAGITÁRIO 22/11 a 21/12 Marte provoca expansão nas suas emoções. Viva esse período com discernimento. Algumas situações não são tão grandiosas como pensa e, se manter as emoções sob controle, perceberá isso.

CAPRICÓRNIO 22/12 a 20/1 Grande carga que estava sob os ombros do capricorniano começa a se dissipar. De forma lenta, porém contínua, você começa a sentir a vida de uma maneira mais leve e feliz.

AQUÁRIO 21/1 a 18/2 Com ênfase na casa do coração e dos relacionamentos, o aquariano deve ter cuidado para não se envolver com um parceiro que só exista na sua mente. Não se iluda, veja as pessoas como elas são.

PEIXES 20/2 a 20/3 Discernimento é a sua palavra-chave. Você busca um retorno ao que a sua alma anseia. Saiba separar o que não pode ser concluído do mundo das ilusões e dos devaneios.

HO

SC

OP

O

CÉU DA SEMANA A s p e c t o s b o n s n o c é u , f a v o r e c e n d o o s assuntos ligados à família. As emoções estão sob controle. Muitos assuntos podem ganhar clareza e evoluir para conclusões satisfatórias.

TUDO - BELO HORIZONTE, 3 A 9 DE NOVEMBRO DE 2012 15PASSATEMPO

Tel: 031-93035900 \ 031-85755900 email: [email protected]

Espaço para realização de eventos, reuniões, convenções e lançamento de produtos, com estilo e charme na Serra da Moeda a 30 km de BH...

VERSO DA MOEDA CAFÉ E EVENTOS

Faça sua reserva

hA BOA NOTÍCIA

O Ministério da Saúde anunciou, no dia 1º de novembro, a liberação de R$ 7,4 milhões para a produção de próteses dentárias. Dezoito estados, incluindo Minas Gerais, receberão o benefício. A decisão foi publicada no Diário Ofi cial da União.

R$ 7,4 mi são liberados para próteses

dentárias

hA MÁ NOTÍCIADe 29 a 31 de outubro, a supertempestade Sandy causou pelo menos 85 mortes nos EUA e no Ca-nadá e 71 no Caribe. Nos EUA, houve enchentes, blecautes e estragos nas estradas. Os prejuízos passam de US$ 10 bilhões.

Supertempestade provoca mortes e estragos nos EUA

U HomenagemO diretor-executivo

do grupo VB Comunica-ção, Carlos Lindenberg, receberá duas home-nagens em novembro. A primeira delas virá do Tribunal de Justiça Militar de Minas Gerais, no dia 8 de novembro, às 17 horas, no auditório do Clube dos Oficiais da PMMG – COPM, a “Medalha do Mérito Ju-diciário Militar”. A sole-nidade de outorga acon-tecerá em comemoração aos 75 anos da Justiça Militar Estadual. A se-

gunda homenagem virá de Ritápolis, São João del-Rei e Tiradentes. Ele será agraciado com a Comenda da Liberdade e Cidadania, no dia 10 de novembro, às 15 horas.

U BulliyngO promotor de Justiça

Lélio Braga Calhau faz palestra gratuita nesta se-gunda, dia 5, às 19 horas, sobre formas de preven-ção e combate ao bullying e ciberbullying no Brasil. Ele atuou em vários casos como promotor e lançou

vários livros sobre o tema. O evento acontece no Te-atro Alterosa, na avenida Assis Chateaubriand, 499.

U Nova casaBelo Horizonte ga-

nhou, no dia 24, o bote-quim Arantes. Especiali-zado em carnes nobres, a casa teve investimento de mais de 1 milhão de reais e tem capacidade para 170 pessoas e está loca-lizada na rua Marília de Dirceu, 177. Informações: (31) 3337-3764.

Curtas

Page 16: Novos ares no Parque Municipal