NSISTA_PORTFOLIO_2012

4
Portfólio de Atividades e Colaboradores

description

NSISTA_PORTFOLIO + LINKS

Transcript of NSISTA_PORTFOLIO_2012

Page 1: NSISTA_PORTFOLIO_2012

Portfólio de Atividades e Colaboradores

189MHz • Creative Frequency! 1

Page 2: NSISTA_PORTFOLIO_2012

NSISTA2 irmãs, 2 vozes, 1 projeto

NSISTA é o nome do virtuoso duo das irmãs brasileiras, Marise Cardoso aka djiiva e Amarilis Vitale Cardoso. Sua música é deliciosamente fresca e original, composta a partir de beats eletrônicos, samplers de raiz afro latina, envolventes jogos vocais e uma impactante cenografia.

Duas mulheres, vozes de diferentes registros, beats orgânicos, tocando ao vivo percussão analógica e digital, em uma performance surpreendente, com intervenções cênicas e total integração com o público. Remixes de suas raízes brasileiras, mas com o toque cosmopolita de quem rodou o mundo.

Beats, música, letras, roupas, acessórios, maquilagem, 100% feito a mão por NSISTA.

“Nosso trabalho é totalmente autoral. Cuidamos de cada detalhe, seja como referência musical ou na performance cênica. Nossa ideia é envolver o público de maneira lúdica. O nosso novo cd MOYUGBÁ foi totalmente inspirado na cultura afro brasileira e traz faixas que reverenciam orixás e as forças da natureza, tudo a ver com o sincretismo musical e religioso que nossa terra inspira”, comenta Marise Vitale Cardoso.

Marise e Amarilis são arquitetas e inquietas. Nasceram numa casa repleta de discos - seu pai é colecionador de vinil - e começaram a experimentar com a música desde pequenas, estudando em conservatórios, tocando em orquestras, cantando em corais e bandas de rock e posteriormente tocando como dj no Brasil. Vivem e trabalham na ponte Barcelona / Brasil desde o começo do milênio e começaram com o projeto NSISTA no ano de 2007.

Lançamentos de NSISTA

189MHz • Creative Frequency! 10

Page 3: NSISTA_PORTFOLIO_2012

MOYUGBÁ - Primeiro disco de NSISTA “Eu te saúdo”, dizem as irmãs NSISTA. E não se expressam em português ou espanhol, mas sim na língua africana Yoruba.

Imigrantes brasileiras em Barcelona, as NSISTA não só reconheceram sua origem mestiça, mas também indagaram sobre ela até chegar às profundezas dos mitos e sons da cultura afro brasileira, para a partir daí projetar uma música e expressão cênica que representa a tradição, convertendo-a em vanguarda.

Editado pela plataforma 189 MHz, a música de NSISTA é o lúcido manifesto de umas músicas que compreenderam que para criar uma linguagem nova e projetá-la ao mundo globalizado, é preciso estreitar os vínculos com suas raízes. Concreto, ao mesmo tempo que espiritual, tão respeitoso como arriscado, na mesma distância da terra úmida, que da pista de baile, a música destas irmãs mineiras é um convite ao assombro e ao encantamento.

Em outubro de 2011 as irmãs lançam o disco de remixes ECHOES of MOYUGBÁ, uma particular interpretação de suas canções por quatro produtores internacionais, a saber: o brasileiro Alfredo Bello aka dj Tudo, o chileno Cristóbal Saavedra aka Equipo, a barcelonesa radicada em Berlin Vinilette e a própria Marise Vitale Cardoso, com seu pseudônimo de djiiva. E finalizam o prolífico ano, editando em dezembro o single 2012, um presente de fim de ano aos seus fãs de todo o mundo, ambos através da plataforma 189 MHz - Frequência Criativa.

PRINCIPAIS FESTIVAIS 2012: CAU D´ORELLA (Barcelona / Spain), UNIVERSO PARALELO Festival (Bahia/Brasil), MUSEU de ARTE MODERNA de SALVADOR _ Zona Mundi _ Circuito Eletronico de Som e Imagem (Bahia/Brasil), CRIOLINA (Brasilia/Brasil),2011: FUSION FESTIVAL (Alemanha), CASSIOPEIA (Berlin), IRIS FEEST (Bruxelas), ALIMENTATION GERENERALE (Paris), DIM TEATRE (Itália), OFFF FESTIVAL (Barcelona), VJ FESTIVAL (Istambul), FESTIVAL VISA POUR LA IMAGE (França), FESTIVAL ANTIC goes ELECTRIC, vol.4 (BARCELONA), MUSEO DE SALVADOR ALLENDE (Chile), BANG FESTIVAL (Brasil), FADE FESTIVAL (Catalunha), DIA de BRASIL (Barcelona), CENTRO ARTE ALAMEDA (Santiago, Chile), CONSERVATÓRIO JK (Brasil), Entre outros, com mais de 35 shows realizados no ano de 2011, agenciados através de 189 MHz.

189MHz • Creative Frequency! 11

Page 4: NSISTA_PORTFOLIO_2012

LINKS - NSISTA

Informação completa sobre o projeto, free download de todos os seus discos, vídeos, entrevistas e videoclips, fotos, performances e clipping de imprensa ano a ano.

www.nsista.netFREE DOWNLOAD de toda a DISCOGRAFIA

PÁGINAS de NSISTA e 189 Mhz nos portais de venda DIGITALONE RPM: https://pt.onerpm.com/#/disco/profile&album_number=650024684ITUNES: http://itunes.apple.com/es/artist/nsista/id446295529SPOTIFY: http://open.spotify.com/artist/1p8i3swomwBFoOkHnucabuJUNO DOWNLOAD: http://www.junodownload.com/artists/Nsista/GROOVESHARK: http://grooveshark.com/#/artist/NSISTABANDCAMP: http://189mhz.bandcamp.com/

OUTRAS PÁGINASTOQUE NO BRASIL: http://nsista.tnb.art.br/SOUNDCLOUD: http://www.soundcloud.com/djiiva_nsista

VIDEOS NSISTA @ UNIVERSO PARALELO - 2012 - 2 min videoNSISTA @ FUSION FEST - 2011 - 2 min videoNSISTA presenta MOYUGBÁ (novo disco) - 2 min videoNSISTA - AfroMitoLogik - 2 min videoCABOCLA - videoclip

IMPRENSA - destaques

LA VANGUARDIA - janeiro 2012NSISTA, las arquitectas brasileñas que mueven el mundo a ritmo de electrónica.“Más allá de la música, las artistas han apostado por una puesta en escena estridente. Utilizan máscaras, exóticos maquillajes e indumentarias y proyecciones visuales compuestas para el espectáculo. Un ritual artístico que tiene como objetivo transmitir un discurso positivo hacia la búsqueda de lo personal y promover el respeto por las fuerzas de la naturaleza.”

SI se PUEDE, el periódico de la Integración - setembro 2011NSISTA, una apuesta musical rompedora, sin perder de vista los orígenes brasileños.“Embrujo electrónico: El embrujo de la electrónica, sin olvidar sus raíces musicales, les ha llevado a crear un mundo creativo en el que los beats y los ritmos afrolatinos se fusionan en composiciones que hablan un lenguaje musical nuevo, muy personal. En mayo, editaron su álbum MOYUGBÁ, con el que se han subido a escenarios de Catalunya y de países como Alemania, Francia, Brasil y Chile.”

ONE RPM Blog - outubro 2011NSISTA e a força do candombé 2.0“A força do trabalho do NSISTA está na habilidade em mesclar ritmos brasileiros como o forró, o maxixe e guizado com música eletrônica, mas fazê-lo com o desprendimento de artistas vivendo no exterior, a exemplo do que faria um hipotético Tetine folclórico, por exemplo – e inserir reminiscências de Fela Kuti.”

PRESS CLIPPING201120102009 - BRASIL TOUR2007 / 2009

ENTREVISTASEl TALLER SONOR de NSISTA - programa para a TV catalãYO DJ _ 2011MES a PROP 2007

189MHz • Creative Frequency! 12