O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

16
Fábrica anuncia instalação de filial em Alvorada População de animais de rua nas alturas Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012 | Edição 5 | Ano 1 O ALVORADENSE Uma alvoradense na Seleção Brasileira A disposição dos idosos do Grupo Conhecer Dados não oficiais do Canil chegam a falar em 100 mil cães espalhados pela cidade Página 6 Eleitor tem menos de um mês para regularizar título Segunda-feira ainda é dia de compras de Páscoa Decisão da Justiça impede que Vigias ocupem cargos de Guardas Para TJRS, legislação é inconstitucional Página 7 Saiba quem deve atualizar dados no Cartório e como proceder Página 4 Sobras do feriado devem entrar em liquidação nos mercados Página 5 Página 5 Conheça a pista de motocross da cidade Página 11 Caderno Mais DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Estagiário é suspeito de desviar armas de delegacia Investigação da 1ª DP apurou que furtos ocorriam há três meses e indiciou infrator e comparsa Página 8 Página 12

description

Informação gratuita pra quem é daqui

Transcript of O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

Page 1: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

Fábrica anuncia instalação de filial em Alvorada

População de animais de rua nas alturas

Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

| Edição 5 | Ano 1

O ALVORADENSE

Uma alvoradense na Seleção Brasileira

A disposição dos idosos do Grupo

Conhecer

Dados não oficiais do Canil chegam a falar em 100 mil cães espalhados pela cidade Página 6

Eleitor tem menos de um mês para regularizar título

Segunda-feira ainda é dia de compras de Páscoa

Decisão da Justiça impede que Vigias ocupem cargos de GuardasPara TJRS, legislação é inconstitucional Página 7

Saiba quem deve atualizar dados no Cartório e como proceder Página 4

Sobras do feriado devem entrar em liquidação nos mercados Página 5

Página 5

Conheça a pista demotocross da cidade

Página 11

Caderno Mais

DISTRIBUIÇÃOGRATUITA

Roupa para umbanda, quimbanda, nação e povo cigano.

E sob medida

Atelier dos Axós

Rua Oceania, 40. Pda 47Fone: 8427.2796

Porto Alegre: Voluntários da Pátria, 130Fone: 3228.8313

Estagiário é suspeito de desviar armas de delegaciaInvestigação da 1ª DP apurou que furtos ocorriam há três meses e indiciou infrator e comparsa Página 8

Página 12

Page 2: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

A estranha mania de adiar as coisas

B rasileiro que é brasileiro deixa tudo para a última hora. Essa máxima não lhe parece batida? Sim,

há muito ouvimos nos noticiários, lemos em jornais e revistas ou até mesmo presenciamos aquela típica “corridinha” para conseguir fazer as coisas dentro do prazo.

Seja nas compras para presentear amigos e parentes em datas especiais, ou até mesmo para nos adequarmos às regras impostas pelo Governo. Sem-pre adiamos. Empurramos com a barriga os prazos, as datas limites e nossas responsabilidades.

Por quê?Certamente caberá a especialistas renomados

decifrar nossa estranha mania de adiar as coisas. Talvez muitos de nós dirão que não possuem tempo. Outros, quem sabe, até gostem de viver perigosa-mente.

Seja um ou o outro, o fato é que essa “em-purradinha com a barriga” gera prejuízos. Alguns deles financeiros, mas ainda há outros mais difíceis de mensurar, mas são igualmente preocupantes: os psicológicos.

Em uma sociedade que cada vez adoece mais, o estresse por ter de enfrentar longas filas apenas pelo fato que se deixou para a última hora é ambíguo. Afinal porque deixar para fazer correndo?

Nesta edição d’O Alvoradense você encontra uma longa matéria, na página 4, alertando ao leitor que o prazo para regularização do título está quase acabando. Adiante, na página 8, quem possui des-manches também é lembrado que dia 29 acaba o prazo para se regularizar perante o Governo Estadual.

Esta é nossa contribuição para que o leitor amigo possa se adiantar e acertar os débitos, seja com a Justiça Eleitoral seja com o Governo, e não deixar, mais uma vez, tudo para a última hora. Acredite: não vale apena.

OPINIÃO Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012www.oalvoradense.com.br2editorial começo de conversa

Tenho pouquíssimos amigos religiosos. Alguns acreditam em Deus, alguns têm lá suas dúvidas, raríssimos vão à missa. Muito me surpreendeu, então, a reação de meus amigos quando falei que sempre comi frango nas sextas-feiras santas. Mas é dia de peixe, eles gritaram. Eu acreditava que era um dia no qual se consumisse carnes brancas em geral, com preferência pelo peixe, mas não obrigação (assim como se come peru no Natal, mas não necessariamente). O que mais me sur-preendeu, de fato, foi ver pessoas que não man-têm costumes religiosos respeitando tão fielmente uma regra determinada pela religião. Será que todos têm consciência do que simboliza aquele peixe, ou comem peixe porque estão acostumados a fazer isso na sexta-feira santa?

A maneira como obedecemos às regras determinadas pelas religiões mostra como ainda somos fortemente influenciados pelas crenças. Não conheço uma família que não crie seus filhos com a imagem de Deus. A maioria de nós sabe rezar o Pai Nosso com mais facilidade do que saberia cantar o Hino Nacional. E os Dez Manda-mentos, se não sabemos recitá-los em ordem ou com as palavras corretas, lembramos pelo menos das mensagens. Isso independe da religião que seguimos (ou não). Mas o Brasil é, teoricamente, um país laico: por que então temos feriados na-cionais em datas religiosas? Isso fala muito sobre nossa cultura: sem uma fé definida, certo número de comemorações de origem religiosa parecem ter se desprendido da religião para se tornar uma comemoração como qualquer outra, deixando o Dia das Mães e a Páscoa com o mesmo sentido.

Falo aqui, é claro, sobre pessoas sem religião definida, ou sem religião nenhuma. Os religiosos, acredito, ainda mantêm o significado cristão das celebrações, e encontram sentido em não comer carne na sexta-feira santa. Mas para muitos de nós, a tradição é seguida apenas por ser uma tradição. Muita gente que comprou peixe e trocou chocolates nesses últimos dias não sabe ou não parou para pensar no porquê de estar fazendo aquilo. No Natal temos pelo menos o símbolo do presépio, nos lembrando da origem da comemoração, mas o Cristo crucificado da Páscoa foi rapidamente substituído pelo coelhinho. O que sobrou da religião?

Não acredito que seguir uma religião seja determinante do caráter de alguém, mas me alegra ver suas tradições sendo mantidas. Num mundo em que tudo é manipulável, é reconfor-tante ver uma família abrindo mão do churrasco apenas por respeito, a quem quer que seja, ao que quer que seja. Ainda respeitamos, ainda acreditamos. E não seria esse o princípio básico de toda religião, o respeito ao próximo? Comendo o que se coma, acredito ser esse o ensinamento mais importante. Portanto, desejo uma feliz Páscoa (atrasada) a todos que conseguem tirar o melhor do que as religiões nos oferecem – mesmo comendo frango na sexta-feira santa.

A Páscoa e o peixe

JONATHAS [email protected]

[email protected]ÃO DO LEITOR

No dia 17 de junho de 2009, o Brasil tomou conhecimento da decisão dos oito ministros do

Supremo Tribunal Federal que, por sete votos a um, puseram abaixo a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. Na prática, a decisão foi reflexo de uma discussão que se prolongava por anos e refletia a defasagem entre a prática jornalística e a teorização do fazer jornalístico. Muitas pessoas, assim como a maioria dos senhores ministros, acreditam que a academia não deve regulamentar o mercado e, por tanto, o diploma é dispensável.

O fato é que muitas vezes deixamos de debater o jornalismo sob o olhar da realidade das grandes redações. Obviamente, não raras são às vezes em que desprezar a singularidade dos fatos transcende a dificuldade em se fazer o jornalismo singular. Por isso, a importância de um debate plausível e real está não só na viabilidade em se continuar discutindo, mas também no futuro da profissão. Desprezar tais fatos é basear nossas falas em hipocrisias que não levarão o jornalismo a lugar algum.

Sábado, dia 7, foi o Dia do Jornalismo. Sem o diploma validade, pouco podemos comemorar, mas enquanto perdemos tempo e mudamos nosso foco de debate, atitudes como a revogação da obrigato-riedade do diploma vão comendo aos poucos, pelas beiradas, nossa profissão.

Envie seu artigo para [email protected]. Os textos devem conter 1.320 caracteres com espaço e serão selecionados, podendo sofrer alterações para adaptação de espaço.

[email protected]

CARLOS [email protected]

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1253 – sala 201 Alvorada – RS

94810-000

www.oalvoradense.com.br

Empresa Jornalística Soares da Costa Ltda.

CNPJ: 15.077.362/0001-58

Jornal publicado todas as segundas-feiras e distribuído

de forma gratuita.

VENDA PROIBIDA

Redaçã[email protected].: [email protected].: 3044.4741

TheodorPara informação e para colaborar com a matéria, estes são alguns dos partidos que já assinaram a Carta de Alvorada:PTB, PDT, PMDB, PHS, PR, PSDB, PSL, PSDC, PMN, DEM. Estiveram presente ao evento ainda: PCdoB, PV, PPS, PP. (comentário sobre a matéria “Em busca de união, partidos assinam pacto pela cidade”)

ComenteFaça como os demais lei-tores desta página e dê a sua opinião também. É bem fácil. Basta par-ticipar comentando pelas redes sociais Twitter e Facebook, ou enviando e-mail para opiniaodolei-

[email protected]

LAÍS MEDEIROS

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/laismedeiros

[email protected]

Os artigos e comentários desta página são de responsabilidade de quem os assina, não representando necessariamente a opinião do jornal. Participe por e-mail ou pelas redes sociais.

[email protected]. Todas as semanas você terá este espaço para falar sobre os fatos que chamaram a sua atenção. Não deixe de participar. Você tam-bém pode entrar no site d’O Alvoradense (www.oalvoradense.com.br) e comentar nas matérias, que são atualizadas dia-riamente. Os comentári-os também podem ser publicados neste espaço. Participe e mande a sua opinião ou dúvida para a gente. Estamos aguar-dando o seu comentário.

Gisele AndradeAtravés deste jornal temos esperança de que as coisas mudem, que nossos gritos de socorro sejam ouvidos.

@oalvoradense

Page 3: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

WWW.OALVORADENSE.COM.BR

ACESSE O SITE D’O ALVORADENSE,

SEU COMPLEMENTO DIÁRIO DE NOTÍCIAS.

O MESMO PROFISSIONALISMO E QUALIDADEDO IMPRESSO, TAMBÉM NA INTERNET.

OPINIÃOAlvorada, de 9 a 15 de abril de 2012 www.oalvoradense.com.br 3editorial começo de conversa

[email protected] DA SEMANA

PONTO ALTO

PONTO BAIXO

PREVISÃO DO TEMPO

VANDALISMO. A tentativa de arrombar a base do Save Alvorada, depredando luminárias, deixando novamente o prédio as escuras e a população que aguarda ônibus na penumbra, não desmotivou voluntários a ajudar nos reparos durante a tarde de sábado.

Feira em grande estiloQuem visitou a Feira do Peixe e Choco-late na praça João Goulart pode perceber que neste ano a estrutura era maior e os produtos de excelente qualidade.

Estagiário indiciadoA 1ª DP desmanchou um esquema que desviava armas e materiais apreendi-dos da delegacia. Eles descobriram que quem fazia os furtos era o estagiário.

Semana de variações térmicasO final de semana que passou já serviu como prova de que os próximos dias deverão apresentar uma grande varação térmica. Na quarta-feira, por exem-plo, o dia deve amanhecer com 17º C mas ao longo da tarde os termômetros podem chegar aos 30º C, uma variação de 13º C. Típico da estação.

ANDRESSA MUNHOZ / OA

DIVULGAÇÃO / SAVE / OA

Segunda Terça

12ºC27ºC

17ºC 23ºC

18ºC 30ºC

17ºC 30ºC 17ºC 30ºC

16ºC 25ºC 13ºC 27ºC

Quarta Quinta

Sexta Sábado Domingo

Page 4: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

A Convenção Munici-pal da Juventude Social-ista do PDT renovou o Diretório e a Executiva Municipal do órgão.

Com chapa de con-senso, a escolha ocor-reu em clima de tranqu-ilidade e o tema sobre as eleições municipais foi o mais abordado.

Com a eleição, Tiano Caduri vai para o ter-

ceiro mandato a frente da JS/PDT Alvorada, e nesta oportunidade terá ao seu lado a seguinte Executiva: Cristian Garcia, vice-presidente; Guilherme Dornelles dos Santos, secretário geral; Lucilene da Silva, tesoureira; Luana Marques, secretária de Comunicação; Hendiel Maciel, secretária de

Capacitação Política; Fernanda Carvalho, secretária de Movimen-tos Estudantis Univer-sitários; Alessandra Marques, secretária de Movimentos Estudantis Secundaristas; e Andri-za Almeida, secretária de Movimentos Sociais.

Em sua fala, o Presi-dente reeleito saudou os companheiros e

agradeceu a confiança do partido, além de rea-firmar o compromisso da JS/PDT com o futuro da Cidade.

“Nós assumimos hoje, não só a presidên-cia da Juventude, mas também o compromisso de defender os proje-tos do nosso PDT para a cidade”, disse Tiano Caduri.

Eleitor tem menos de um mês para regularizar seu título

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

4 Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

FIQUE ATENTO. Prazo para acertar as contas com o Cartório Eleitoral e não ser multado vence no dia 9 do próximo mês

Os eleitores que precisam regu-larizar seu título

tem menos de um mês para o fim do prazo, que encerra no dia 9 de maio.

Quem precisa tirar a primeira via do título ou que não justificou o voto por três eleições consecutivas deve se encaminhar ao Cartório Eleitoral para regularizar sua situação, só assim poderá escolher prefeito e vereador no dia 7 de outubro, quando ocorre o primeiro turno das eleições municipais.

Para fazer ou trans-ferir o título o eleitor deve se encaminhar até o Cartório Eleitoral. Em

Alvorada ele fica na rua Viamão, número 49 e funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 19horas.

Ao se deslocar ao cartório tenha em mãos o original e uma có-pia de um documento oficial com foto, pode ser carteira de identidade ou carteira nacional de habilitação (CNH), um comprovante de residên-cia atualizado e o título de eleitor.

Homens maiores de 18 anos devem apresen-tar também o compro-vante de quitação militar.

Quem está com título de eleitor cancelado, ou seja, não justificou voto nas últimas três eleições, lembrando que cada turno é considerado uma eleição, deve se

encaminhar ao Cartório Eleitoral e verificar a existência de débitos eleitorais.

De acordo com a Lei Federal n°4737/95, o eleitor que deixar de votar e não se justificar perante o juiz eleitoral até 30 dias após a reali-zação da eleição, incor-rerá multa. Os valores variam entre 3% a 10% sobre o salário-mínimo da região, imposta pelo juiz eleitoral e cobrada na forma prevista no art. 367.

O eleitor que tem dúvidas quanto sua situação eleitoral pode consultá-la no site do Tribunal Superior Eleito-ral - TSE (http://www.tse.jus.br).

Juventude do PDT elege presidente

NoblesseFestas e Eventos

Agende sua visita e conheça nossos serviços.

Atendimento de segunda a sexta feiradas 13h30min às 17h.

www.noblesseeventos.com.br

Av. Getúlio Vargas, 1133Fone: (51) 3483-0066 ou (51) 3044-4635

[email protected]

Penalidades para os esquecidos

Parte do processo pode ser adiantado pela web

No Brasil o voto é obrigatório após os 18 anos o eleitor que não regularizar sua situação eleitoral no prazo determinado pela justiça não poderá:

• Inscrever-se em concurso publico;• Receber vencimentos, remuner-ação, salário ou proventos, se for servidor ou funcionário público;• Participar de concorrência pública;• Obter empréstimo, desde que não se trate de instituição bancária privada;

• Obter Passaporte, Carteira de identidade e CPF;• Matricular-se em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;• Praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda;

Para adiantar o processo e evitar pos-síveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Elei-toral, TSE (http://www.tse.jus.br/), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações

solicitadas.Para finalizar o pro-

cedimento é preciso que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solici-tados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresen-

tar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o pro-cesso cancelado.

Os documentos ex-igidos são: documento oficial com foto, com-provante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

AMANDA [email protected]

REELEIÇÃO. Tiano Caduri (E) assume pela terceira vez.

DIVULGAÇÃO / OA

Page 5: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

www.oalvoradense.com.br 5Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012 NOTÍCIASpolítica economia geral polícia

Fábrica de ventiladores se instala em Alvorada

Aquelas pessoas que por algum motivo não puderam comprar os ovos de Páscoa para presentear ou que aca-baram se esquecendo de alguém especial podem aproveitar a partir desta segunda-feira para com-prar os chocolates por um preço mais em conta.

A economia pode ser de até 25% nos valores se comparados aos pre-ços praticados até o final

de semana passado. Isso porque, com o objetivo de acabar com o esto-que, os supermercados realizam diversas promo-ções.

Campanhas como ofertar um ovo de brinde na compra de uma quan-tidade pré-estipulada ou dar gramas a mais do produto como cortesia, são estratégias bem--sucedidas para impul-sionar o crescimento das

vendas. Mas com toda essa

oferta, o cliente deve prestar atenção na qua-lidade do produto. Pode-mos encontrar ovos de diversas marcas e mode-los em liquidações, mas é necessário bastante cuidado na hora da com-pra, pois a maioria deles encontra-se quebrado ou com algum tipo de defei-to. Por isso fique atento a data de validade, e no

caso dos ovos infantis, deve haver um cuidado maior com os brindes e brinquedos. É importante verificar se há instruções de como utilizar e qual é a indicação de faixa etá-ria dos produtos.

Lembrando que o consumidor tem direito a realizar trocas, caso os ovos de páscoa estejam quebrados ou derretidos, desde que seja apresen-tado a nota fiscal.

Segunda ainda é dia de compras de Páscoa

INDÚSTRIA. Martau deve começar obras no Distrito ainda neste mês

F oi confirmada na semana passada a abertura de uma

fábrica de ventiladores Martau no Distrito Indús-trial de Alvorada.

A vinda da fábrica para a cidade faz parte de um projeto de expan-são iniciado pela em-presa em 2003.

O crescimento da fabricante gaúcha inclui um processo de verticali-zação da produção e a ampliação dos negócios no país e no exterior.

O terreno que re-ceberá o novo parque industrial está locali-zado no número 10.928 da Avenida Presidente Getúlio Vargas, Distrito Industrial Alvorada/Vi-amão.

O terreno, com uma

área de 36.652m², começa a receber a ter-raplanagem ainda neste mês de abril para que a estrutura da fábrica possa começar a ser construída.

A previsão para inicio das atividades da nova fábrica da Martau em Alvorada é, segundo a diretoria da empresa, março de 2014.

Com um inves-timento previsto de 10 milhões de reais, entre con-strução das instalações da empresa e aquisição de máquinas e ferramen-tas.

A Martau pretende iniciar o processo de seleção de funcionários

no final de 2013. De acordo com a

diretoria serão gerados cerca de 120 empregos no primeiro momento, sendo 80 de forma direta e 40 de forma indireta.

Esses números podem aumentar conforme a demanda de trabalho da

fábrica.Lider

desde 2003 na distribuição de produ-tos para a climati-zação de ambientes, a empresa

vem ampliando sua presença no mercado e investindo em tecnolo-gias para sua expansão.

O secretário municipal de Indústria e Comércio, Dilson Rui Pila da Silva, ao comentar o anúncio

da empresa, comemora mais esta conquista para a cidade de Alvorada, lembrando que já foram atraídas mais de 70 indústrias para o distrito industrial nos últimos anos.

Pila destaca a im-portância da vinda de empresas como a Martau para município.

Segundo ele esse forte incremento no número de indústrias no municí-pio se deve aos esforços que a administração pública vem realizando, no sentido de promover o desenvolvimento de Alvorada.

Para Pila todos gan-ham, mas em especial a população, pois há geração de emprego e arrecadação de impostos que é revertida em mel-hora da infra-estrutura do município.

A Receita Federal recebeu mais de sete milhões de declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2012. O prazo de entrega começou dia 1º de março e termina em 30 de abril. A declaração deve ser entregue por quem teve rendimentos tributáveis superi-ores a R$ 23.499,15 em 2011.

Confira a seguir todos os critérios que dispensam a pessoa física de entregar a declaração do IR em 2012:

• Renda bruta tributável de até 23.499,15 reais, já somada todas as possíveis fontes pagadoras, como salários, aluguéis e pensões.

• Rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte de até 40.000 reais. Isso quer dizer que a soma de rendimentos com indenizações, dividendos, prêmios, bolsa de estudo, décimo terceiro recebido acumuladamente, restituição do Imposto de Renda e rendimento da poupança deve superar 40.000 reais em 2011 para que o contribuinte tenha de infor-mar os ganhos na declaração.

• Quem já constar como dependente na declaração de outro contribuinte fica automaticamente desobriga-do. Independente de ter renda tributável ou não, esse indivíduo não deve preencher o formulário da Receita. Isso porque cada número de CPF só pode constar em uma declaração.

• Posse ou propriedade, em 31 de dezembro de 2011, de bens ou direitos de até 300.000 reais. Não precisa declarar, portanto, quem tiver um valor menor de dinheiro gasto em imóveis, carros, terrenos, título de clubes, fundos de investimento, dinheiro em espécie, poupança e aplicações financeiras.

• Alguns ganhos de capital não precisam ser de-clarados. É o caso de lucros com a venda de ouro ou ações em bolsa que somarem menos que 20.000 reais em um único mês. Por sua vez, a renda embolsada com a venda de um imóvel não precisa ser declarada nas seguintes hipóteses: se o valor da transação for inferior a 440.000 reais, desde que seja o único imóvel do con-tribuinte e desde que ele não tenha feito outra venda de imóvel de qualquer tipo nos últimos cinco anos; se o dinheiro recebido pelo imóvel for totalmente reinvestido na compra de outro imóvel residencial dentro de um prazo de 180 dias; se o valor do imóvel não ultrapassar 35.000 reais; se o imóvel vendido se enquadrar na leg-islação que permitia a amortização anual de 5% do seu valor até 1988. Nesse caso, entende-se que o imóvel já foi totalmente depreciado.

• Atividade rural que resulte em uma renda bruta inferior a 117.495,75 reais. No entanto, quem optar pela declaração com um rendimento inferior a esse poderá compensar um prejuízo sofrido no ano anterior, aba-tendo esse valor do lucro registrado no ano seguinte. O resultado será uma renda tributável menor e, por isso, menos impostos a pagar.

• Estrangeiros que estavam no Brasil há menos de 12 meses no ano calendário de 2011 não precisam enviar a declaração.

• Quem mora fora do país, seja estrangeiro ou brasileiro que já tenha feito a “Declaração de Saída De-finitiva”, está isento de declarar, ainda que possua bens e direitos no país.

Quem não precisa acertar contas com o Leão

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/seusdireitos

[email protected]

SEUS DIREITOS

AMANDA [email protected]

AMANDA FERNANDES / OA

PARATIAuto Peças Ltda.

3483.2624 - 3483.52803044.2711 - 3044.2714 - 3044.2722

Matriz: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1071 - Alvorada/RSFilial: Av. Presidente Getúlio Vargas, 1634 - Alvorada/RS

EM FALTA. Apesar de quase não haver estoques nos supermercados, preços devem baixar nesta segunda-feira.

POR ALINE VAZ

Serão gerados cerca de

no primeiro momento, sendo 80 de forma

direta e 40 de forma indireta.

120 empregos

Page 6: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

NOTÍCIAS Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

6

É comum vermos animais vagando pela ruas da cidade,

o que muita gente não sabe é que animais em situação de risco devem ser protegidos.

O decreto de lei nº 24.645 de 10 de julho de 1934 afirma que todos os animais existentes no país são tutelados do estado. De acordo com a legislação, aquele que, em lugar público ou privado, aplicar ou fizer aplicar maus tratos aos animais, incorrerá em multa e pena de reclusão de 2 a 15 dias, quer o delinquente seja ou não o respectivo proprietário do animal.

Alvorada conta desde 2007 com a atuação de um Canil Municipal, lo-calizado na Estrada Can-dido Inácio de Barcellos, que atende animais em situação de risco. Esses animais são encamin-hados ao canil quando apresentam péssimas condições de saúde (pós maus-tratos ou doenças) ou quando são agres-sivos e oferecem risco à população.

Ao serem recolhidos recebem tratamento da equipe de veterinários da instituição e são submeti-dos à castração, como medida de controle da proliferação de novos

animais de rua. Comple-tada a recuperação, os animais são encamin-hados para adoção ou devolvidos para o local onde foram recolhi-dos, essa prática de devolução à via pública é legal segundo o artigo 14 da lei municipal nº 1787/2007.

Há quem considere essa prática uma outra forma de maltratar os animais, porém de acordo com Oliane San-tos, voluntária do Canil, é

praticamente impossível manter todos os animais que chegam até eles.

O número de aban-donos é grande demais e a instituição fica sem condições de atender a toda demanda.

O canil conta com dez pessoas trabalhando du-rante o dia e se revezan-do nos plantões de final de semana para manter os animais alimentados e limpos. Além de cinco voluntários, entre eles dois veterinários que atendem para tratamento e castração.

Oliane destaca tam-

bém a importância da conscientização que é necessária entre a população. “As pessoas precisam ter consciência que os animais também sentem dor, frio e fome” sugere ela.

Segundo a volun-tária, o que mais falta na população é respeito: “Se cada pessoa colocar um pote de água e um pouco de comida na frente de sua casa já vai matar a fome de muitos animais que sofrem pelas ruas da cidade” afirma, emocionada.

A falta de políticas públicas para o trato de animais domésticos ou domesticados em situ-ação de risco também agrava o problema.

Oliane já perdeu as contas de quantos ani-mais recolheu, castrou e encaminhou pra adoção nesses quase 20 anos de trabalho com animais pela cidade.

São, pelo menos, 150 quilos de ração por mês que alimentam além dos 14 cães que ela possui em casa, outros animais que habitam os arredores da Praça Central e ao longo da avenida Getúlio Vargas entre as paradas 47 e 48. Além dos 11 que ela mantém dividi-dos com duas cuidadoras voluntárias que abrigam os cães até que eles pos-sam ser encaminhados para adoção.

Superpopulação de animais de ruaDESCONTROLE. Dados não oficiais do Canil Municipal falam em número superior há 100 mil cães em situação de risco

CENA COMUM. Cachorros vagam por terrenos abandonadas da cidade e trazem doenças para moradores, tanto de áreas periféricas do município como das regiões centrais.

JONATHAS COSTA / OA

Abandono e maus-tratos pode levar à prisãoDe acordo com as leis

de preservação animal as multas por aban-dono podem chegar a até um salário mínimo além de penalidades como doações de cestas básicas e ração para a sociedade, a definição da penalidade cabe à pro-motoria do município.

Os atos de abuso e maus-tratos com ani-mais configuram crime

ambiental e, portanto, devem ser comunicados à polícia, que registrará ocorrência, instaurando inquérito.

Toda pessoa que testemunhar um aten-tado contra animais deve comparecer a delegacia mais próxima e lavrar um termo circunstan-ciado, uma espécie de boletim de ocorrência (BO), citando o artigo 32

da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98.

A recusa em registrar atos de abuso e maus-tratos contra animais domésticos ou domesti-cados, silvestres, nativos ou exóticos pode carac-terizado crime de prevar-icação citado no artigo 319 do código penal brasileiro: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la.

CastraçãoDados não oficiais do Canil Municipal afirmam que são pelo menos 100 mil animais em situação de risco em Alvorada, o que torna essencial o trabalho da instituição e de voluntários para a castração desses animais afim de evitar um aumento exagerado dessa população, sem mencionar que a esterilização de machos e fêmeas reduz consideravelmente os riscos de doenças que levam a óbito grande parte dos animais.

Alguns dos benefícios da esterilização de cães do sexo masculino:

• Elimina o risco pequeno (provavelmente <1%) de morrer de câncer de testículo.• Reduz o risco de doenças não-cancerosas da próstata.• Diminui a incidência de fístulas perianais. As fístulas perianais são lesões crônicas da pele que afetam a zona do ânus.• Pode, possivelmente, reduzir o risco de diabetes.• A esterilização e castração também pode reduzir os comportamentos de marcação territorial, agressão, “acalmando” o animal.

Alguns benefícios da castração de cães do sexo feminino:

• Se isso for feito antes dos dois anos e meio de idade, reduz o risco de tumores de mama, os tumores malignos mais comuns em cadelas.• Praticamente elimina o risco de piometra, é uma infecção do útero das cadelas.• Diminui a incidência de fístulas perianais.

AMANDA [email protected]

As pessoas pre-cisam ter consciên-cia que os animais

também sentem dor, frio e fome.”

Oliane Santos, voluntária

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: CANIL MUNICIPAL

Page 7: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

[email protected]

O tempo passa, os cabelos brancos aparecem, as

rugas já começam a fazer parte do rosto e por causa dessas mu-danças a autoestima vai embora, mas não para os alunos da ter-ceira idade do Grupo Conhecer.

O grupo já existe há mais de 10 anos, é ligado a secretaria de Educação e busca desenvolver atividades para grupos especí-

ficos dentro de Alvo-rada, entre eles está o grupo da terceira idade, aliás, o grupo da Melhor Idade.

O programa quem tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida, conta com mais de 500 alunos, tem a coorde-nação de Maria Helena Marta e recebe o apoio de mais dois profes-sores de Educação Física. São eles, Paulo Antônio Junior e Mar-cos Vinícius da Rocha, além do estagiário

Roberto Filho. Atividades como

ginástica, caminhada, passeios, dança, bailes e artesanatos são ofer-ecidas aos integrantes da equipe.

“Aqui ninguém fica parado, existe pro-gramações todos os dias e é bom para eles, eleva a autoestima”, afirma a coordenadora do Conhecer Maria Helena.

Ela reforça que es-ses idosos procuram o grupo, muitas vezes pela falta de carinho

dos próprios parentes. “Muitos não tem em

casa o que tem aqui, eu chamo todos eles por apelidos carinho-sos, quando chego abraço todos e con-verso sobre tudo, até sobre sexo.”

Viagens também são organizadas pelo o Melhor Idade. Esse ano, durante o verão, 52 idosos passaram 11 dias em Torres, no litoral do Rio Grande do Sul.

Na páscoa costu-mam ir à Gramado,

porém esse ano não deu, pois muitos viaja-ram para encontrar a família.

Outra atividade re-alizada é um concurso de beleza que tem a participação de vários jurados.

A vencedora de 2012, foi a rainha Edy dos Santos Leite.

Conforme Maria Helena, toda atividade recreativa pode ser realizada em qualquer faixa etária, uma vez que tem objetivo de proporcionar momen-

tos de lazer, descon-tração e interação.

“Estas atividades revigoram, auxiliam nas expressões de sentimentos, trabalha a confiança e se torna uma alavanca para o bem-estar, felicidade e, consequentemente, da longevidade”, afirma a coordenadora.

O grupo está aproveitando a insta-lação dos equipamen-tos de ginástica na praça João Goulart para intensificar os exercícios.

NA MALHAÇÃO. Meninas do Grupo Conhecer aproveitam o tempo bom para usufruir da academia instalada recentemente na praça João Goulart.

+ Alvorada, de 9/4 a 15/4 de 2012+ Edição 4 + Ano 1

AMANDA FERNANDES / OA

Disposição total na Melhor Idade

FERNANDA [email protected]

Page 8: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

#2 A SEMANA DOS FAMOSOSCRUZADAS

TIRINHASbodocão luluzinha teen

+

++PALAVRAS CRUZADAS DIRETAS

Solução

www.coquetel.com.br © Revistas COQUETEL 2012

BANCO 15

ADEPROPUSERAM

CAETANOAPEUTANASIAR

LRISISDIELEARGARENGAARTURSAAD

IOTAENEMANFDNALIDO

IGAPOLCOMPOLOSPASSE

ALSUNSMODERADORT

ROGOLIIILALMAUTC

PADRONIZADA

Os doisBeatlesaindavivos

Desenhodo rostode um

suspeitoJoão (?),o mais

antigo tea-tro do Rio

País do Museudo Holo-causto

Crimecometidoem nome da piedade

Esposa-irmã deOsíris(Mit.)

(?) Maior,conste-laçãoboreal

AutranDourado,escritormineiro

Clip-(?), ilustração

de tra-balhos

O dedo da im-

pressãodigital

Formatodo esqua-

dro depedreiro

Unidadede dis-tâncias

estelares

"Cadadoido (?)sua ma-

nia" (dito)(?) mag-nético,práticaespírita

A arma dadona decasa nascharges

Desenhosartísticosdo corpohumano

He-(?),herói deEtérnia

(TV)Seu espe-

lho sãoos olhos

(dito)

Únicaletra comcedilha

Sugeri-ram; indi-

caram

Prote-gidos

Cartunistacarioca

Tem direito a férias,13º, aviso-prévio e

licença-maternidade

Atrações deGenipabu (RN)

Semelhantes comoSophia Loren e Maria Fernanda Cândido

Familia de iatistas

Lenga-lenga

"I" gregoMata

alagada(bras.)

Terra, eminglês

Passado

Beira;margem

Diz-se das cidadescom educação uni-versitária a distância

Unifor-mizada

53, emromanos

Rio deBerna

Morrer,em inglês

(?) Hay-worth: fez stripteaseretirandoapenas

uma luva,em "Gilda"

(Cin.)

Formaçãode joga-dores dovôlei de

praia

Próton(símbolo)Os sites

com atua-lização

constan-te de

conteúdo

Clister; lavagemintestinal

A maior regiãobrasileira (sigla)

Gerencia comuni-dades no

Orkut

Súplica

3/aar — art — die — man. 4/land. 5/enema — igapó — polos. 11/apaniguados.

Mas já?

Kit Sujeirinha

Gosta de ser galã

Os participantes do BBB12, a gaúcha Laisa e o lu-tador Yuri, que engataram um romance logo no início do confinamento terminaram o namoro. O lutador foi pra balada com outros ex-confinados no último sábado e acabou conformando que já esta curtindo a vida de solteiro. A modelo ficou em Porto Alegre, enquanto o goiano esta no RJ.

Que peninha hein?! (Alguém acreditou que este namoro iria durar?)

Para caracterizar melhor a personagem principal de Gabriela, a atriz Juliana Paes passa por uma transformação. Pós que reproduzem colorações e texturas de areia, lama e poeira são passados em seu corpo, assim como em seus cabelos. Os dentes da atriz também foram artificialmente amarelados. Que a atriz fica meio estranha sem maquiagem a gente já saber... Mas, imagina passar por um banho de sujeira todo dia? É muito querer!

O veterano ator de novelas Antõnio Fagundes afirmou que adora ser chama-do de galã. “Eu sempre agradeço quando as mulheres ainda falam que gostam de me ver, fico muito feliz”. Em estréia recente do espetáculo Vermelho, o ator contracena com seu filho mais novo, Bruno Fagundes, que esta despontado na carreira de ator.

“Com roupas de mulher, me sentia um travesti”

Frase de Semana

Thammy Gretchen, atriz de 29 anos, que fará sua estréia na próxima novela de Glória perez. É filha da

dançarina Gretchen e homossexual assumida.

Barraco no Twitter

As loiras Bárbara Evans e a ex BBB Renatchênha protagonizaram uma briga pelo microblog. O motivo foi o valor do cachê que Renata poderá (mas com certeza não vai) ganhar para posar peladona para a Playboy.

Page 9: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

POR ANE SOARES

Meias á mostra

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/luznapassarela

#3A SEMANA DOS FAMOSOS SAÚDE+Benefícios do peixe para o seu corpo

É na Semana Santa em que há maior consumo de peixes no ano. O feriado já passou, mas não tem proble-ma, pois essa dica vale para o ano inteiro. Conheça os principais benefícios que a carne do peixe oferece à alimentação, as espécies mais comuns e o modo de prepará-las:

• Fonte abundante de proteínas – que são absorvi-das com mais facilidade que a de outros tipos de carnes

– os pescados têm impor-tante papel no crescimento e manutenção do organismo. São essenciais, por exemplo, na digestão, na produção de anticorpos, na coagulação do sangue e controle da taxa de colesterol;

• Fonte de proteínas de el-evado conteúdo nutritivo que contribuem com o processo de digestão, ultrapassando às das carnes vermelhas;

• Fonte de vitaminas (A, E, D e niacina) e mi-

cronutrientes (ferro, iodo, magnésio,cálcio, sódio, fós-foro, potássio, flúor, selênio, manganês e cobalto);

• A carne branca possui o complexo ômega-3. Além de um poderoso antioxi-dante, seu consumo auxilia na diminuição dos triglice-rídeos e colesterol e favorece a produção do chamado “colesterol bom” (HDL), diminuindo o risco de doen-ças cardiovasculares, alguns tipos de câncer e doenças

inflamatórias.Os tipos de peixe mais

consumidos pelos brtasileiros de todas as regiões são o Cação (muito macio), Caval-inha (um pouco mais gordu-roso), Dourado (considerado o peixe mais saboroso dos rios brasileiros), Linguado (carne branca e magra), Mer-luza (mais salgado), Namo-rado (sem espinhos), Pacu (que possui pouco espinho) e o Pescada (carne branca e também com pouco espinho).

Mas já?

Kit Sujeirinha

Os participantes do BBB12, a gaúcha Laisa e o lu-tador Yuri, que engataram um romance logo no início do confinamento terminaram o namoro. O lutador foi pra balada com outros ex-confinados no último sábado e acabou conformando que já esta curtindo a vida de solteiro. A modelo ficou em Porto Alegre, enquanto o goiano esta no RJ.

Que peninha hein?! (Alguém acreditou que este namoro iria durar?)

Para caracterizar melhor a personagem principal de Gabriela, a atriz Juliana Paes passa por uma transformação. Pós que reproduzem colorações e texturas de areia, lama e poeira são passados em seu corpo, assim como em seus cabelos. Os dentes da atriz também foram artificialmente amarelados. Que a atriz fica meio estranha sem maquiagem a gente já saber... Mas, imagina passar por um banho de sujeira todo dia? É muito querer!

“Com roupas de mulher, me sentia um travesti”

Frase de Semana

Thammy Gretchen, atriz de 29 anos, que fará sua estréia na próxima novela de Glória perez. É filha da

dançarina Gretchen e homossexual assumida.

Nas próximas estações, a meia calça vem com tudo. Agregando estilo e personalidade em qualquer produção, são ótimas aliadas para dar um up e incrementar os looks invernais. E melhor ainda, nos permite deixar a calça jeans de lado e abusar das sobreposições com vestidos, saias e shortinhos. Com tantas opções, fica até difícil escolher um modelo como favorito: das florais, até as rendadas passando pelas estampadas, com animal print, poás, geométricas e de coraçõezinhos, sem esquecer da meia preta pod-etudo, que além de sexy alonga a silhueta e vai bem em qualquer ocasião.

Para não errar na produção, opte por peças monocromáticas e deixe o destaque do visual por conta da meia, independente do modelo. Deixe as meias mais elaboradas e com detalhes que chamem atenção para ocasiões informais e sociais. Para o trabalho, opte por meias lisas e que não des-viem a atenção para a sua roupa durante o expediente. Infelizmente, elas dão a impressão de aumentar o peso, o que desfavorece as mulhgeres que tem pernas mais grossas.

No blog, uma seleção de produções com meias coloridas, estampadas e opções de looks com meia calça para usar no ambiente de trabalho.

Page 10: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

AGENDA CULTURAL+

GurizadaGurizada

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/gurizada

#4

Primeiro emprego, e agora?

Muitos jovens estão em busca do seu primeiro estágio ou emprego, mas aí bate aquela dúvida, como fazer um

currículo profissional que cause uma boa impressão? Colocar ou não foto? Vale mentir inventando experiên-

cias anteriores? O Gurizada, com a parceria do gestor de relações institucionais do Ciee-RS, Cláudio Bins, tira essas

dúvidas para você.

Primeiras informações básicas e importantes como nome, endereço, cidade, endereço eletrônico (se tiver),

telefone para contato.

DICA: Fruto de uma era da internet, de redes sociais, a foto no currículo se torna opcional. Ela apenas facilita a

identificação do candidato.

Depois disso coloque sua formação, colocando o nome de sua escola, a escolaridade. Cite cursos feitos, pode ser

informática, inglês, palestras frequentadas.

Deixe claro o seu objetivo e o que você pode contribuir para aquela empresa ou organização.

DICA: Acesse o site, tente saber mais sobre a empresa, antes de se candidatar a uma vaga.

E para fechar coloque sobre suas experiências. Você não tem nenhuma? Calma! Se não tenha diga a verdade.

Conforme Cláudio o mais importante é não mentir, tem que haver seriedade, é uma questão de postura ética.

Experiências em grêmios estudantis ou iniciativas comu-nitárias também contam no currículo.

Para encerrar, a dica mais importante é que um bom currículo deve ser sucinto, claro e objetivo, sem rasuras ou informações inúteis, pois ele é uma das melhores formas

de marketing pessoal.

[email protected]

Aprenda a montar seu curriculoNome Completo Endereço: Avenida Getulio Vargas, 1253 / Bairro: Centro – Alvorada

Fone: 6666 9999 / 9999 6666 E-mail: [email protected] X anos – estado civil ÁREAS DE INTERESSE: Comercial

RESUMO DE QUALIFICAÇÕES

· Acompanhamento e Coordenação de kjkjshshdiu; · Gerenciamento e Coordenação de skjhnbsh; · Experiência no desenvolvimento de hdkjjkghdnsdg; · Conhecimentos de hshjsgdhgweue; · Experiência de quatro anos em hsdhguebggdb;

· Elaborações e desenvolvimento de sjhsgdhgdyg; · Organização shdghssgdhej.

ESCOLARIDADE

· Ensino médio completo – (Instituição de ensino) Conclusão: 2011/2

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL · A/2008 – Agosto/2010 xxxxijmjiok S/S

Últimos Cargos: gghfhuiunm, * Responsável hggfhgdbnbgiijkk´p´ll. Principais Realizações: lkjkjiuujknbtyiim.,,m;..

INFORMÁTICA · Conhecimentos em Windows, Office (domínio em Word, Excel e Power Point),

Internet

OUTROS CURSOS · Fgfkjhkjiuu,mnm (julho/2009 - 8h)

REFERÊNCIAS PROFISSIONAIS · Fulano de Tal – Diretor Executivo Comercial (51) 3333.3333

PRETENSÃO SALARIAL · A partir de R$xx,xx (a negociar)

Jantar das Invernadas

No sábado, dia 14, o CTG Sentinelas do Pago (Rua Porto Alegre, 216, no bairro Marina Regina) vai organizar o Jantar das Invernadas. No cardápio vai ter coxa e sobrecoxa, maionese, arroz e saladas. Valores: R$ 7,00 para adultos e R$ 4,00 para crianças até 12 anos. Informações pelos fones (51) 8420-4678 e/ou (51) 8545-0180.

O trompetista volta ao Subtê

Jorginho volta ao Subte para alegria e delírio de muitos que estavam ansiosos.No set list, clássicos do Jazz e da MPb. A abertura será do Dj mano com o “Projeto Ondas Sonoras” e a discotegem em vinil.Lembrando que a exposição “Cruzes” da Vera Junqueira foi prorrogada e poderá ser apreciada no dia.

Ingressos Nome na lista ou antecipados: R$ 7,00Na hora:R$ 10,00

Panic Party 2

Sexta-feira é dia 13 e o União Sede Campestre vai aterrorizar com a Panic Party 2 Edition Halloween. O som fica por conta do DJ Douglas MPC, além de Celo DJ MPC, Rodrigo Moreno do Bonde da Eldorado e também DJ Gio Style.Ingressos antecipados na Agafarma da Parada 47, Ponto Chick e Xis do Gordo. Informações 9948.0229 ou 8517.3951

House Of Fun

Juliano Barreto e André Fraga apresentam também na sexta-feira, dia 13, a House Of Fun na rua Vasco da Gama, 772, bairro São Caetano. Valores anteci-pados R$ 5,00 feminino e R$ 10,00 masculino (com nome na lista). Informações pelo telefone 94038043 com Juliano.

Page 11: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

FarmáciaAvenida

Av. Pres. Getúlio Vargas, 1292. B. Centro - Pda 45. Alvorada/RS

Fones: (51) 3483.2788 / 3442.1822

NOTÍCIASwww.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

7

Vigias não podem ocupar cargo de guardas

Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

LEGISLAÇÃO. Justiça entende que é inconstitucional a não prestação de concurso público

Em decisão unânime dos desembarga-dores do Órgão

Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS), foi considerada incon-stitucional a legislação de Alvorada que autori-zava o aproveitamento de servidores ocupantes do cargo de vigia como guardas municipais.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) foi proposta pela Procuradoria-Geral de Justiça contra o artigo 10 da Lei Municipal nº 2.337, de abril de 2011.

O artigo descreve que os servidores titulares do cargo efetivo de vigia terão aproveitamento no cargo de guarda munici-pal, padrão de referência ‘G’ do quadro de cargos e salários, com as mes-mas atribuições e van-tagens no novo cargo, desde que possuam grau de instrução equivalente ao ensino médio incom-pleto e aprovação em curso de formação em segurança pública de 70 (setenta) horas.

Conforme o TJRS esse aproveitamento, todavia, embora consubstanciado em autorização legisla-tiva expressa, afronta os ditames constitucio-nais, notadamente a determinação de que o provimento dos cargos públicos deva se dar, em

regra, mediante concurso público, pois autoriza o provimento do cargo de guarda municipal por servidores que prestaram concurso público para o cargo de vigia, cujos pressupostos de provi-mento são diversos.

Os cargos de vigia e guarda municipal, em-bora dotados do mesmo padrão remuneratório e de atribuições semelhan-tes, pressupõem grau de escolaridade diverso, ou seja, ensino fundamental completo para o primeiro e ensino médio incom-pleto para o segundo, o que inviabiliza o aprovei-tamento dos titulares do cargo de vigia como guarda municipal, cargo que exige maior escolari-dade.

Dessa forma o TJRS entendeu que é inviável o aproveitamento em função da diferença de escolaridade exigida para cada um dos cargos,

mesmo que o servidor tenha atingido o grau de escolaridade posterior-mente.

Igualmente, para a nomeação do cargo de guarda municipal, são exigidas a comprovação de aptidão física e o candidato deve possuir Carteira Nacional de Habilitação, requisitos não necessários para o provimento do cargo de vigia, o que também inviabiliza o aproveita-mento pretendido.

Conforme o desem-bargador relator da ma-téria, Arno Werlang, por qualquer ângulo que se examine a questão, seja pela falta da realização do concurso público, seja pelo ferimento aos princípios da isonomia e da legalidade, ou seja, pela não-compatibilidade entre os cargos de vigia e guarda municipal, a procedência da ação se impõe.

“Deveria ter ocorrido outro concurso público e não um aproveita-mento de funções, pois a principal característica de irregularidade, é que são cargos diferentes, simples assim”, afirmou o desembargador.

O município, que prestou informações sustentando que a referida lei criou o cargo de guarda municipal, extinguindo o de vigia, alegou que ambos os cargos têm as mesmas atribuições, padrão de referência de vencimen-tos e carga horária, di-vergindo, apenas, quanto ao grau de instrução e comprovação de aptidão física.

O procurador interino Luiz Carlos Telles afirmou que a Procuradoria Geral do Município (PGM) re-correrá da decisão e en-quanto não sair decisão não haverá nenhuma modificação.

Na última quarta-feira, dia 4, aconteceu a solenidade de inaugu-ração da academia a céu aberto ao lado da Praça João Goulart. O espaço, que faz parte do projeto Agita da Secretaria de Saúde, tem como princi-pal objetivo a conscienti-zação e o conhecimento da população quanto à importância do exercício físico e alimentação sau-dável para a prevenção e controle das doenças

crônicas não transmis-síveis.

A academia conta com aproximadamente dez aparelhos de ginás-tica de baixo impacto e deve receber mais equi-pamentos nos próximos dias. Os aparelhos que permitem o desenvolvi-mento de exercícios de força e flexibilidade foram pensados, em especial, para o público da terceira idade.

De acordo com a

coordenadora do pro-jeto Agita, a enfermeira Evelise Machado, é importante ressaltar a importância da atividade física e alimentação balanceada para a preservação da saúde de todas as faixas etárias.

O Projeto prevê, ainda para este ano, a possibilidade de moni-tores orientarem a popu-lação quanto ao uso dos aparelhos disponibiliza-dos na praça.

Evelise também aler-tou quanto à importân-cia da conscientização qna preservação dos equipamentos.

Para detalhar os benefícios da prática de exercícios físicos, serão elaborados materiais educativos como folders e cartazes e entregues a população.

O lançamento oficial do material informativo está previsto para o dia 9 de maio.

Academia na praça pode ter monitores

Todos os animais que vivem ou nascem em um ambiente natural como florestas, rios e oceanos são animais silvestres. Os animais existentes naturalmente em determinada região ou país são considerados silvestres nativos (lobo-guará, onça-pintada, mico-leão-dourado, papagaio e capivara), os exóticos, são as espécies naturalmente oriundas de outros países e trazidas para cá (leão, tigre, elefante, pavão, canguru).

Já os animais domésticos são aqueles que tiveram seu comportamento alterado pelo con-vívio com o homem e não mais vivem em am-bientes naturais, pois se tornaram dependentes para alimentar-se, por exemplo.

Pois bem. Animal silvestre, diferente do animal doméstico, é aquele capturado da na-tureza e que não é permitido o cativeiro, sendo protegido por lei.

Ainda que existam criadouros permiti-dos pelo Ibama, como locais comerciais, con-servacionistas e zoológicos, manter um animal da fauna silvestre fora do seu habitat natural é necessária autorização por órgãos competentes, do contrário, é crime ambiental, sujeito a prisão de seis meses a um ano, além de multa (Lei Nº 9.605/98 Art. 29).

O tráfico de animais silvestres acarreta muitos impactos, pois além de prejudicar o equilíbrio dos ecossistemas naturais, é uma das maiores ameaças a extinção. O risco de transmissão de doenças ao homem é significativo, assim como, o sofrimento animal, pois este sofre pela falta de espaço físico, alimentação inadequada e, no momento da captura e transporte, muitos acabam não suportando a tortura e morrem.

Não é somente o tráfico de animais silvestres preocupante. Os abusos e maus-tratos contra animais também configuram crime ambiental e devem ser comunicados as autoridades.

A atividade de tráfico de animais existe porque há comércio, este por sua vez, estimulada por nós cidadãos.

Talvez possa ser mais fácil preocupar-se com as espécies de gramíneas que serão utilizadas nos campos de futebol para a Copa do Mundo do que com os impactos impensados que causamos!

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/ecodebate

Tráfico de Animais Silvestres

POR LISIANE VAZ [email protected]

ECODEBATE

FERNANDA [email protected]

40 horas/semanais.

Conhecimentos amplos.

Ensino Fundamental Completo e Curso de Vigilância.

Manter vigilância sobre o edifício da Prefeitura, escolas públicas e

postos de saúde.

Carga horária:

Qualificações:

Instrução:

Atribuições do cargo:

Vigias Guardas Municipais40 horas/semanais.

Conhecimentos amplos e Carteira Nacional de Habilitação, categoria B.

Ensino Médio Incompleto.

Participar das atividades da Defesa Civil. Vigiar e proteger o patrimônio ecológico, cultural, arquitetônico e ambiental do município, adotando medidas preventivas e educativas.

Conduzir veículos oficiais, quando em serviço da guarda.

ARTE: JONATHAS COSTA / OA | FONTE: PREFEITURA DE ALVORADA

Page 12: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

A 1ª Delegacia de Polícia de Alvorada concluiu a investigação que apurou desvio de armas, objetos apreen-didos e dinheiro, nas dependências da Delega-cia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Alvorada.

Segundo o respon-sável pela condução do inquérito, o delegado Wagner Dalcin, o es-quema foi descoberto em fevereiro, o que determinou a realização de um levantamento

de todas as ocorrências registradas na DPPA e que deveriam ter sido encaminhadas à 1ª DP. A investigação levou à descoberta de que o

estagiário da DPPA des-viou, durante os meses de dezembro e janeiro, duas armas, diversos objetos apreendidos e aproximadamente cinco

mil reais entre valores apreendidos ou deposita-dos a título de fiança.

Segundo o delegado Dalcin, boa parte dos objetos apreendidos, in-cluindo as armas desvia-das, foram recuperados.

O ex-funcionário foi indiciado pela prática de 11 delitos de peculato.

O primo do autor dos roubos, que segundo a polícia o auxiliou na venda de uma das armas desviadas, também foi indiciado pelo delito de receptação.

NOTÍCIAS www.oalvoradense.com.brpolítica economia geral polícia

8

Cerco fechado contra roubo de carros

O s desmanches de veículos tem até 29 de abril para

efetuarem novo cadas-tramento e regularizarem sua situação. Depois des-ta data, quem não tiver se credenciado estará trabalhando ilegalmente. Os que se regularizarem serão identificados na fachada da loja com uma placa do departamento estadual.

No estado, há pelo menos três mil desman-ches, no entanto, pouco mais de 570 empresas que lidam com o comér-cio de peças de veículos usadas já se apresenta-ram ao governo interes-sados em enquadrar seus negócios na Lei Estadual 12.745, que regula a prática. Destas, 403 tiveram o cadastramento homologado.

Já os novos estabel-ecimentos desse tipo, além da documentação em dia, terão que estar instalados em prédios cobertos e com chão de

concreto para evitar o vazamento de resíduos no solo.

De acordo com o Detran/RS, a medida tem como objetivo diminuir o roubo de carros no estado, já que 25,4 mil veículos foram roubados ou furtados em 2011. Destes, 10,1 mil foram desmanchados ou usa-dos para clonagem.

Só em fevereiro deste ano já foram roubados 999 carros no RS, o que significa que, em média, 34 motoristas foram ameaçados diariamente por assaltantes armados. Desses, 23,2% dos casos ocorreram em Porto Alegre.

Em Alvorada, de janeiro ao início de abril deste ano já foram roubados 156 veículos. Segundo o 24º Batalhão de Polícia Militar, desses automóveis 133 foram recuperados, o que representa um índice de recuperação de 85,25%.

Outra medida ado-

tada pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança e Polícia Rodoviária Federal é o projeto chamado pro-visoriamente de Cerca Eletrônica. O investi-mento, que deve custar mais de R$ 10 milhões, nasceu de estudos do Consórcio Metropolitano, organismo criado no ano passado pela Associação dos Municípios da Grande Porto Alegre (Granpal).

O objetivo consiste em monitorar por meio de câmeras a circulação de carros na região, a pas-sagem de veículos furta-dos ou roubados acion-ará alarmes nos postos policiais próximos. Os equipamentos eletrônicos também armazenarão imagens em um banco de dados para análise de movimentações suspei-tas.

Foram previstas 96 câmeras nas 11 cidades que integram a entidade (Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Glorinha, Gravataí, Nova Santa Rita, Santo Antônio da Patrulha, Sapucaia do

Sul, Viamão e Porto Alegre), mas o número será ampliado com a adesão de São Leopoldo e Novo Hamburgo, a pedido da Secretaria da Segurança Pública.

Ainda não se tem con-hecimento sobre os de-

talhes do Cerca Eletrôni-ca, pois os estudos estão em fase final por técnicos da Granpal, da PRF e do Departamento Estadual de Trânsito.

Mas sabe-se que o projeto tem como espelho a experiência

realizada em Indaiatuba, na região metropolitana de São Paulo. Segundo dados preliminares, a im-plementação do projeto piloto resultou em uma queda de 70% dos rou-bos e furtos de veículos em toda a região.

INDICIAMENTO. Investigação foi realizada pela 1ª DP.

DESMANCHES. Locais tem até o dia 29 para regularizar situação com o Governo do Estado.

PROJETOS. Governo quer aumentar fiscalização e deve implementar câmeras de segurança em toda a Região Metropolitana

Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

Suspeito de assaltar joalheria é preso na vila Maria Regina

FERNANDA [email protected]

JONATHAS COSTA / OA

Estagiário desviava armas de delegaciaDepois de 11 dias

foragido, um homem de 29 anos foi detido na quarta-feira, dia 4, por agentes da Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos de Porto Alegre, suspeito de ser o quinto responsável pelo assalto a uma joalheria na ave-nida Farrapos, na Capital, no dia 24 de março.

O homem, que tinha conseguido escapar du-rante o assalto, foi preso na vila Maria Regina. Segundo a polícia, com

ele foram apreendidos celulares, drogas, bal-ança de precisão, dois revólveres calibre .38, munição e bonés.Os out-ros quatro integrantes da quadrilha, que já foram presos, têm extensa ficha criminal. Dois dos as-saltantes eram foragidos do regime semiaberto. Três deles participaram do assalto a uma agência do banco Itaú no dia 20 de março, na Avenida Assis Brasil, também na Capital.

FOTO: DIVULGAÇÂO POLÍCIA MILITAR

Medida tenta coibir roubos

Page 13: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

Anúncie seu veículo, novo ou usado nos Classificados d’O Al-voradense. 30444741

Tem revenda de veículos? Não perca tempo e anúncie suas ofertas aqui. 30444741.

Vende-se jogo de roda de liga leve aro 14, com pneu por R$ 550. Marca Vaska. Preto-diamantada. Tel.: 9198-5439.

O Alvoradense. Tel.: 3044.4741. Anuncie!

Oficina Mecânica Costa Car. Rua I-caraí, 106. Ligue: 3483-9506 e faça um orçamento. Baterias Duran. Bate-ria 45ah 89,90; bate-ria 60ah 109,90. Mar-ca Delfor a base troca. Av. 17 de Setembro, 306. Tel.: 3411.2254. Tele-entrega.

Feche bons negócios. Ligue 3044.4741 e anuncie serviços para quem é daqui. A par-tir de R$ 8,90.

O Alvoradense. Tel.: 3044.4741. Anuncie!

VENDA de produtos Avon e Natura. Faça pedidos pelo tel.: 9313-1390.

Doces variados. Tru-fas e ovos de choco-late para a Páscoa. Aceitam-se enco-mendas. Tratar com Lourdes pelo tel.: 3442-2536.

Anuncie onde você e seu produto são vis-tos. Ligue 3044.4741 e feche bons negó-cios.

Aluga-se salão para festas e eventos em Alvorada. Ótima lo-calização. Agende sua visita e conheça todos os nossos serviços. Atendi-mento de segunda a sexta, das 13h30min às 17h. Tel.: 3044-4635 ou 3483-0066. Endereço: avenida Presidente Getúlio Vargas, número 1133.

Ofereça seus serviços para toda Alvorada. Ligue para o nosso telefone: 3044.4741.

Lavagem Jamaica Rua Arthur Garcia, 506 Es-quina São Caetano. B. Vista Tele-busca: 9542-4690/ 8450-2169/ 9290-8617.

Limpeza geral de veículos e também de carpetes. Conta-mos ainda com va-gas para estacio-na-mento cobertas. Rua Icaraí, 87, bairro Su-maré. Contato: 9396-4808, com Sandro.

Manicure e pedicure. Atendimento aos finais de semana. Profissional com di-versos cursos em sua área de atuação. Tel.: 3442-4812. Ligue e agende uma visita. Com Milene.

O Alvoradense. Tel-efone: 3044.4741. Anuncie!

Imobiliária, anuncie nos classificados d’O Alvoradense e garanta a venda imediata de suas ofertas. Pacotes especiais para empre-sas do ramo. Entre em contato: 30444741.

Quer alugar um imó-vel sem burocracia? Anúncie seu espaço n’O Alvoradense e aguarde o retorno garantido. Apenas R$ 8,90. Ligue e feche bons negócios.

O Alvoradense pro-cura vendedores com experiência. Interes-sados devem entrar em contato com Jo-nathas pelo telefone 30444741.

COLOMBO VEÍCULOS TEL.: (51) 3483.5290W W W. C O L O M B O

VEÍCULOS.COM.BRVENDE:

Vectra Elite 2006.Preto. Completo.Automático. Banco de couro. R$ 34.900

Honda Civic 2008. Único dono. Completo. Cinza. Impecável. Só R$ 45.900

Fiat Idea 2009 1.4. Vermelha. Completa. Por R$ 31.900

Tucson 2007. Pra-ta. Top de linha. Por R$ 46.000

Omega Australi-ano 2000. Top de linha. Banco couro. Automático. Cor Prata. R$ 21.900

Senic 2008. Único dono. Completa. Cinza. R$ 35.900

Corsa 2010 1.4. Flex. Completo. Km 22.000. Prata. Por R$ 29.900

Astra 2005. Preto. Completão. Por R$ 22.900

Siena 2010. Te-trafuel. Completo. Prata. R$ 32.900

Cerato 2010. Úni-co dono. Completo. Azul. R$ 48.900

Entrada para 6x no cartão e saldo em até 60x.

imóveis veículos empregos serviços

Classificados

serviços

automobilísticos

cosméticos

alimentos

eventos

academias

obras

lavagens

venda

aluguel

vendedor

beleza

veículos imóveis

empregos

Anuncie em um lu-gar de destaque. Ligue 3044.4741 e feche bons negó-cios.

Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

Profissional para sua obra. Do ali-cerce ao telhado. Reformas em geral. Água, luz, esgoto, pisos, azulejos e pintura. Orçamento sem compromisso. Tel.: 9658-2658. Av Maringá, 1214.

DIAGOAUTO SOM

R. SANTO ANTÔNIO, 37 P/51 - ALVORADA

3483.0708

Megane ano 99 cor branco 2.0 8 vávu-las R$ 14.500. Im-pecável Placa inicial I / P O A / R S . Fo n e : 9964-3005

Academia Personal Trainer Rua Ícaraí, 119 Pda 51. Fones 3044-5116/9969-2594. Pacotes: 1 mês R$ 70,002 meses R$ 100,00 3 meses R$ 140,00.

UNIÃO VEÍCULOSAVENIDA GETÚLIO

VARGAS, 1444FONE: 7814-3014

VENDE:

Chevette 93 Junior ot est. R$ 5.500 Aceito troca e finan.

Corsa 99 1.0 prata 2p. ot est. Aceito troca finan. facilito.

Palio 1.0 2000 branco lindo. Aceito carro e moto.

Kombi 92 Furgão Ot est. Aceito carro e financio.

Siena 2000 1.0 completo ot est. Aceito troco financ.

Santana 92 cinza met. ar e direção. Aceito troca financ.

Acessórios femininos

Av. Presidente Getúlio Vargas (todas) 3353, 2047, 1954

Alvorada/RS

Bazar - 3442.4224Mulher - 3442.9445Mulher - 3044.2279

Salão e Estética Kátia

Av. 17 de setembro, nº 800Fone: 3483.4183

Corte unissex, depilação em geral e limpeza de pele.

Promoção! Escova Progressiva R$ 60,00

Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 ebons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.no maior jor-

nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISA

DE DESTAQUE.Classi�cados

O AlvoradenseVende maisporque é daqui.

A partir

de

R$ 8,90

www.oalvoradense.com.br

30.44.47.41

Page 14: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

www.oalvoradense.com.br10 Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.7141 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 ebons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.Anuncie no mnal de Alvorad3044.4741 e bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no mnal de Alvorad 3044.4741 bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

Anuncie no maior jor-nal de Alvorada. Ligue 3044.4741 e feche bons negócios.

SEU ANÚNCIO PRECISADE DESTAQUE.

30.44.47.41classi�[email protected]

Classi�cadosO Alvoradense

Vende maisporque é daqui.

A partir

de

R$8,90

www.oalvoradense.com.br

Page 15: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

Cidade possui pista para motocross LAMA. Pouco explorado por alvoradenses, local recebe motociclistas de Gravataí

Esqueça aquele estereótipo de motoqueiros Harley

Davidson, barbudos e trabalhados no couro preto. No seu imaginário, quando se fala em moto é nesse tipo de person-agem que nos vem a ca-beça. Homens grandes e mal encarados andando pelas estradas deixan-do seu cabelo ruivo e cacheado ao vento. Mas nosso assunto é bem diferente desse aí.

São apenas duas ro-das que firmam o condu-tor, mas muita velocidade é posta naquele esporte. Trilhas, saltos, corri-das, aventura, emoção. As doses que unem o homem à sua moto são feitas basicamente de muita coragem e, de preferência, bastante terra.

É isso que Alvorada está proporcionando para jovens fãs do moto-ciclismo. O município possui uma pista de MotoCross (modalidade desportiva de motove-locidade, praticada sobre motocicletas de estilo off-road, são várias as categorias do Motocross, como: Arenacross, Trial e Enduro) que ainda é pouco explorado pelo morador alvoradense. To-

das aquelas lombas e de-clínios feitos com barro e pedra é o local ideal para o aperfeiçoamento dos saltos de quem pratica o esporte.

Mas a pista não está sofrendo desleixo e nem abandono. Um grupo de amigos da cidade de Gravataí usa a pista de Alvorada para trein-arem as suas manobras radicais.

Alex Sandro Mota, conhecido como Girinnu, de 29 anos, já pratica o “crosscountry” (de-sporto de equipa em que os atletas competem numa corrida em terreno aberto ou acidentado) há mais de 5 anos. “Con-hecemos o local este ano e o adotamos para treino, pois existe duas pistas. Uma delas é de motocross e a outra de velocross, usado para “trilhar” com “atoleiros”, aclives, declives e trilhos. “Também, mapeamos um trecho de aproximada-mente 4km para treino de corrida em trilhas” enfatiza Girinnu que todo o final de semana vêm a Alvorada com a sua moto para “aquecer os pneus”.

Girinnu conheceu o esporte por intermédio dos amigos. A sua fiel moto e o capacete são os aliados para a distração depois de uma semana pesada no trabalho.

O crosscountry que ele e os colegas praticam ainda é apenas um lazer, mas no futuro ele deseja participar de alguma prova de enduro no estado. As competições de motocross são ger-almente realizadas em pistas fechadas com distâncias que podem chegar a 1,5 km.

Essas pistas incor-poram características naturais do terreno com quantidades vari-adas de saltos, costelas (aequencia de lombadas e pequenos morros) e curvas. No Supercross a distância dos saltos é

maior que as de pista de motocross.

Alvorada ainda não re-cebe competições desse nível, mas já possui toda a estrutura das modali-dades para se apresentar na Federação Gaúcha de Automobilismo.

Além de ser um cham-ativo para apoiadores do esporte sobre rodas, também é um cartão de visitas para campeonatos diversos.

Por enquanto o que Girinnu comenta é que todos os domingos, ele, os amigos e outros amantes do capacete estão apostando suas corridas e se exibindo com as suas queridas motos ou quadriciclos na pista alvoradense, já que, se ela ainda não se torna uma pista oficial de competições, serve como uma boa aliada nos trei-namentos do esporte.

Por mais que mui-tos pensem que é um esporte perigoso ou arriscado, quem pratica garante que é necessário e obrigatório usar todos os tipos de meios cui-dadosos para a prática. Uniforme, capacete e as vezes protetores para as pernas.

Aos que ficaram interessados na pista, ela fica na Rua Brasiliano de Morais, número 1282.

Boa trilha!

LAURA [email protected]

RADICAL. Motociclistas “pisam fundo” nos treinos.

BURACOS. Como não poderia ser diferente, circuito apresenta muitos obstáculos.

LEIA MAIS NO BLOGwww.oalvoradense.com.br/lauratoscani

POR LAURA [email protected]

A SEMANA DA DUPLA

Mesmo com desfalques importantes como D’Alessandro, Oscar e Guiñazu, o INTERNA-CIONAL conseguiu um resultado importante no Estádio Beira Rio na última quarta-feira pela Libertadores empatando com o Santos. O jogo terminou no 1x1 com gols de Nei, pelo Inter e Alan Kardec, pelo peixe. Com esse empate, o Inter só depende de si para se classificar para a próxima etapa da competição.

Quem ganhou o jogo e mesmo assim não con-venceu o seu torcedor foi o GRÊMIO que, pela Copa do Brasil, ganhou do Ypatinga pelo placar de 1x0 com o gol de Léo Gago. Por isso, o Tri-color de Porto Alegre não conseguiu se livrar do segundo jogo contra o time de Minas. Na primei-ra fase da competição da Copa do Brasil, o time que vence por 2x0 ou mais elimina o segundo jogo.

As LESÕES, no momento, é o que mais assom-bra o time tricolor. Durante a semana a perda maior foi de Kleber Gladiador, que se lesionou feio no Gauchão abandonando os gramados por pelo menos seis meses. Essa lesão fez com que Odone se revoltasse alegando ser um campe-onato violento e perigoso e ameaçou não ter a participação gremista em 2013. Outra lesão que complica a vida do Grêmio foi a de Marcelo Moreno, que fica no mínimo 15 dias parado.

A dupla ficou em PRIMEIRO NAS TABELAS. Nesse domingo aconteceu a última rodada da primeira etapa do Gauchão. O Inter ganhou de 3x0 do São Luiz em Ijuí com gols de João Paulo, Dátolo e Gilberto. Com isso, o Colorado fica com a melhor campanha do campeonato. Isso dá direito ao time de realizar todas as suas parti-das em casa. O Grêmio também ganhou o jogo contra o Caxias por 3X1. Destaque para o gol de Miralles, que estava sumido do time. Os demais gols vieram dos pés de André Lima e Naldo. O de honra do Caxias veio de Rafael Santiago. Para o fim do campeonato gaúcho faltam apenas cinco domingos.

ALEXANDRE LOPS / DIVULGAÇÃO INTER/ OA

DIVULGAÇÃO GRÊMIO / OA

ARQUIVO PESSOAL / OA

ARQUIVO PESSOAL / OA

ESPORTESwww.oalvoradense.com.br 11Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

Page 16: O Alvoradense | 5ª Edição | De 9 a 15 de Abril

E la mora em uma humilde casa na vila Umbu, junto

com seus pais Pedro Leandro, de 42 anos, e Marinês dos Santos, de 38, além de seus quatro irmãos. Com apenas 16 anos, a estudante do 1° ano da Escola Estadual Mário Quintana, já está colhendo os primeiros resultados da carreira de jogadora de futebol. Desde pequena Carol, como ela prefere ser chamada, gosta do esporte.

Sempre jogava no campinho perto de casa, em campeonatos es-taduais e na escola. Há dois anos ela começou a defender o Porto Alegre Futebol Clube, na Capital, porém quando o time deixou de existir, ela foi para a Fundação de Educação e Cultura do Internacional.

Nem mesmo a preo-cupação da mãe super-protetora fez com que a menina desistisse do seu sonho, muito pelo contrário, isso deu mais

força para ela con-tinuar.

Esse ano, a atleta foi

indicada e passou no teste para jogar na Seleção

Brasileira sub-17.

A jog-adora,

que já

havia ganhado 34 medal-has, recebeu mais uma no mês passado, e quem sabe a mais importante até agora, a de ouro conquistada pela Seleção Brasileira no Mundial Feminino, na Bolívia.

Agora a espera é por uma nova convo-cação para o mundial, que acontecerá em setembro no Azerbai-jão, um país localizado na fronteira entre a Europa e

Ásia. Mas se

engana quem pensa que a moradora do Umbu quer largar os estu-

dos. Caroline conta que seu sonho é poder cursar a faculdade de Educação Física e assim continuar bem pertinho do que mais gosta: O futebol.

A cance-riana tímida, de poucas vaidades, conta que suas maiores ídolos do futebol feminino são as jogado-ras Marta

e Maurine. “Elas jogam bem e eu me inspiro bastante na carreira delas”, conta.

O maior sonho da zagueira, que sempre quando pode adora aces-sar as redes sociais na internet, é poder com-prar uma casa para sua família. Para isso ela não mede esforços mesmo sabendo das dificul-dades.

Carol aconselha as meninas que querem seguir o mesmo caminho a não desanimar diante dos obstáculos: “Não se

pode desanimar nem de-sistir, Ninguém acreditava que eu iria tão longe, mas meu pai sempre falou que temos que acreditar para o sonho

virar realidade”.E quem há de duvidar

dos conselhos desta tal-entosa e agora realizada jogadora de futebol da nossa Seleção?

GENTE NOSSA

Um sonho que virou realidadewww.oalvoradense.com.br

12

CAROLINE DOS SANTOS. A história da jovem moradora da vila Umbu que foi buscar seu espaço na Seleção Brasileira sub-17

Alvorada, de 9 a 15 de abril de 2012

Ninguém acredi-tava que eu iria tão longe, mas meu pai sempre falou que

temos que acreditar para o sonho virar

realidade”Caroline dos Santos, jogadora de futebol

FERNANDA ESCOUTO / OA

FERNANDA ESCOUTO / OA

FERNANDA ESCOUTO / OA