O bibliotecário sumiu!

17
O Bibliotecário Sumiu! Recursos de orientação ao usuário em websites de consulta on-line a bibliotecas universitárias federais brasileiras Robson Santos, MSc. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | Departamento de Artes e Design LEUI – Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Sistemas Humano-Tecnologia

Transcript of O bibliotecário sumiu!

Page 1: O bibliotecário sumiu!

O Bibliotecário Sumiu!Recursos de orientação ao usuário em websites de consulta on-line a bibliotecas universitárias federais brasileiras

Robson Santos, MSc.Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro | Departamento de Artes e DesignLEUI – Laboratório de Ergodesign e Usabilidade de Sistemas Humano-Tecnologia

Page 2: O bibliotecário sumiu!

motivação

Desenvolvimento de tese de doutorado sobre satisfação do usuário de sistemas de informação: estudo de caso de bibliotecas on-line de universidades federais brasileiras

Percepção e experiência pessoais das dificuldades de uso desse tipo de interface

Page 3: O bibliotecário sumiu!

objeto Os bibliotecários ainda são figuras fundamentais para o atendimento do usuário no ambiente físico.O profissional da biblioteca freqüentemente tem que interpretar o desejo do usuário para poder atendê-lo.

Page 4: O bibliotecário sumiu!

objeto “Quando o usuário está in loco, a gente tem mais possibilidade de ajudá-lo. ‘Você viu onde? Qual professor indicou?’. [...] quando a pessoa está aqui, a gente tem como investigar para saber sua real necessidade.”Norma Peclat,

bibliotecária-chefe da Esdi

Page 5: O bibliotecário sumiu!

Há somente o usuário, face a face com o site, e com sua

experiência para guiá-lo.

objeto

Um website é um produto de auto-serviço...

Page 6: O bibliotecário sumiu!

Em uma ação solitária no computador, uma busca pode levar muito tempo, diante do lixo informacional com o qual o usuário se depara e diante da dificuldade em selecionar a informação que lhe seja mais adequada.

objeto

Page 7: O bibliotecário sumiu!

“Numa biblioteca on-line, não há a figura do bibliotecário que é, talvez, uma peça fundamental na hora da execução da pesquisa, porque o usuário não tem conhecimento, não sabe como foi construída uma linguagem de mídia digital.”

objeto

Walter Silveira, bibliotecária da CNC

Page 8: O bibliotecário sumiu!
Page 9: O bibliotecário sumiu!

Critérios ergonômicos de Bastien e Scapin (1993)

método

Meios disponíveis para aconselhar, orientar, informar, instruir e guiar os usuários durante a interação com um computador (mensagens, alarmes, rótulos etc.).

ORIENTAÇÃOprompting | grupamento e distinção de itens | feedback

Page 10: O bibliotecário sumiu!
Page 11: O bibliotecário sumiu!

Os dois websites foram selecionados a partir dos resultados de investigação na qual se verificou a quantidade de cliques desde a tela inicial até a tela de consulta ao acervo.

Inspeção das telas iniciais de consulta: elementos do projeto de tela instruções outros elementos textuais

método

Page 12: O bibliotecário sumiu!
Page 13: O bibliotecário sumiu!
Page 14: O bibliotecário sumiu!
Page 15: O bibliotecário sumiu!
Page 16: O bibliotecário sumiu!

Maior autonomia do usuário significa maior qualidade do serviço de informação.

para finalizar

A implementação de bons recursos de orientação contribui para facilitar o aprendizado e o uso do sistema, com conseqüente melhoria de performance e com redução de erros.

É necessário conhecer e compreender o modo operacional do usuário ao realizar buscas em sistemas informatizados para recuperação de informações.

Apesar das interfaces terem layout com somente os elementos necessários à busca, os critérios de orientação não foram totalmente atendidos.

Page 17: O bibliotecário sumiu!

Obrigado!

[email protected]

interfaceando.blogspot.com