O big bang

17
O BIG BANG O BIG BANG

description

tkskh

Transcript of O big bang

Page 1: O big bang

O BIG BANGO BIG BANG

Page 2: O big bang

O OVO CÓSMICOO OVO CÓSMICO

• 13,7 BILHÔES DE ANOS 13,7 BILHÔES DE ANOS

• UMA ESFERA DE 1cm DE DIÂMETRO UMA ESFERA DE 1cm DE DIÂMETRO CONTINHA TODO O UNIVERSOCONTINHA TODO O UNIVERSO

• TODA A MATÉRIA CONCENTRADA TODA A MATÉRIA CONCENTRADA ESTAVAVA NA FORMA DE ENERGIAESTAVAVA NA FORMA DE ENERGIA

• PRESSÃO E TEMPERATURA INFINITASPRESSÃO E TEMPERATURA INFINITAS

Page 3: O big bang

A GRANDE EXPLOSÃOA GRANDE EXPLOSÃO

• HOUVE UMA HOUVE UMA DESESTABILIZAÇÂDESESTABILIZAÇÂO DESTA ENERGIA O DESTA ENERGIA E INICIOU-SE A E INICIOU-SE A INFLAÇÂOINFLAÇÂO

Page 4: O big bang

INFLAÇÂOINFLAÇÂO• O UNIVERSO CONSTITU-SE DE O UNIVERSO CONSTITU-SE DE

PURA ENERGIA A 100 BILHÕES PURA ENERGIA A 100 BILHÕES DE GRAUS,MAS COM A DE GRAUS,MAS COM A EXPANSÃO HOUVE UM EXPANSÃO HOUVE UM RESFRIAMENTORESFRIAMENTO

• PARTÍCULAS E PARTÍCULAS E ANTIPARTÍCULAS SÃO ANTIPARTÍCULAS SÃO CRIADAS E ANIQUILADAS EM CRIADAS E ANIQUILADAS EM RÍTMO FRENETICORÍTMO FRENETICO

• A redução rápida de A redução rápida de temperatura determinou as temperatura determinou as sucessivas transformações da sucessivas transformações da energia liberada que se energia liberada que se materializou na forma de materializou na forma de partículas (quarks) e partículas (quarks) e antipartículas (antiquarks). A antipartículas (antiquarks). A matéria e a antimatéria se matéria e a antimatéria se aniquilam, gerando uma aniquilam, gerando uma quantidade enorme de quantidade enorme de energia na forma de fótons e energia na forma de fótons e obedecendo à equação de obedecendo à equação de Einstein: E = m.c². O excesso Einstein: E = m.c². O excesso de matéria em relação à de matéria em relação à antimatéria deu origem ao antimatéria deu origem ao Universo em que hoje Universo em que hoje vivemos.vivemos.

Page 5: O big bang

ANIQUILAÇÃOANIQUILAÇÃO

• Albert Einstein Albert Einstein enuncia a Teoria enuncia a Teoria da Relatividade, da Relatividade, mostrando a mostrando a equivalência entre equivalência entre matéria e energia.matéria e energia.E = m . c²E = m . c²

Page 6: O big bang

• Depois de 380 000 anos, Depois de 380 000 anos, os elétrons se combinam os elétrons se combinam com os núcleos, com os núcleos, formando átomos formando átomos neutros. Como não neutros. Como não existem então mais existem então mais elétrons livres para elétrons livres para espalhar os fótons, o espalhar os fótons, o Universo passa de opaco Universo passa de opaco para transparente e, a para transparente e, a partir de então, a matéria partir de então, a matéria e a radiação evoluem e a radiação evoluem independentemente. Esta independentemente. Esta radiação de 3 000 K, radiação de 3 000 K, expandindo-se com o expandindo-se com o Universo, é o que Universo, é o que detectamos como detectamos como radiação do fundo do radiação do fundo do universo. Somente universo. Somente milhões de anos depois milhões de anos depois as galáxias começam a se as galáxias começam a se formar. formar.

Page 7: O big bang

EVIDÊNCIASEVIDÊNCIAS

• 1- LEI DE HUBBLE1- LEI DE HUBBLE

• 2- RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO2- RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDO

• 3- RESULTADOS DO WMAP3- RESULTADOS DO WMAP

• 4- PARADOXO DE OLBERS4- PARADOXO DE OLBERS

Page 8: O big bang

EFEITO DOPPLEREFEITO DOPPLER

• O OBSERVADOR 2 O OBSERVADOR 2 RECEBE UMA RECEBE UMA FREQUÊNCIA APARENTE FREQUÊNCIA APARENTE MAIOR(SOM MAIS MAIOR(SOM MAIS AGUDO)AGUDO)

• O OBSERVADOR 1 O OBSERVADOR 1 RECEBE UMA RECEBE UMA FREQUÊNCIA APARENTE FREQUÊNCIA APARENTE MENOR(SOM MAIS MENOR(SOM MAIS GRAVE)GRAVE)

Page 9: O big bang

DESVIO PARA O DESVIO PARA O VERMELHOVERMELHO• Deslocamento Espectral Deslocamento Espectral

para o Vermelhopara o Vermelho

• VERMELHO(MENOR VERMELHO(MENOR FREQUÊNCIA)FREQUÊNCIA)

• ALARANJADOALARANJADO

• AMARELOAMARELO

• VERDEVERDE

• AZULAZUL

• ANILANIL

• VIOLETA(MAIOR VIOLETA(MAIOR FREQUÊNCIA)FREQUÊNCIA)

Page 10: O big bang

DOPPLERDOPPLER

Page 11: O big bang

LEI DE HUBBLELEI DE HUBBLE

• O astrônomo Edwin Powell O astrônomo Edwin Powell Hubble (1889-1953), em 1929, Hubble (1889-1953), em 1929, reuniu elementos suficientes reuniu elementos suficientes para concluir que: “A velocidade para concluir que: “A velocidade com que uma galáxia se afasta com que uma galáxia se afasta de nossa galáxia é diretamente de nossa galáxia é diretamente proporcional à sua distância de proporcional à sua distância de nossa galáxia”.nossa galáxia”.

• Matematicamente: V = H dMatematicamente: V = H dV: velocidade de afastamento da V: velocidade de afastamento da galáxia considerada.galáxia considerada.d: distância entre a galáxia d: distância entre a galáxia considerada e a nossa galáxia. H: considerada e a nossa galáxia. H: constante de Hubbleconstante de Hubble

• A Lei de Hubble sugere que toda essa A Lei de Hubble sugere que toda essa matéria que está em expansão, num matéria que está em expansão, num dado instante, pode ter estado junta dado instante, pode ter estado junta em um só local: o ovo cósmico ou em um só local: o ovo cósmico ou singularidade. singularidade.

Page 12: O big bang
Page 13: O big bang

RADIAÇÃO CÓSMICA DE RADIAÇÃO CÓSMICA DE FUNDOFUNDO• A radiação de fundoA radiação de fundo• Os físicos norte-americanos Arno Os físicos norte-americanos Arno

Penzias e Robert Wilson, em 1965, ao Penzias e Robert Wilson, em 1965, ao estudarem ondas de rádio, estudarem ondas de rádio, detectaram a presença de “ruídos” detectaram a presença de “ruídos” estranhos que iriam constituir a estranhos que iriam constituir a radiação cósmica de fundo. Os radiação cósmica de fundo. Os estudos posteriores mostraram que estudos posteriores mostraram que esta radiação é equivalente à emitida esta radiação é equivalente à emitida por um corpo negro a uma por um corpo negro a uma temperatura de 2,7K.temperatura de 2,7K.

• Essa descoberta da radiação cósmica Essa descoberta da radiação cósmica de fundo parece evidenciar duas de fundo parece evidenciar duas coisas: a existência do big-bang, coisas: a existência do big-bang, sendo esta radiação de fundo sendo esta radiação de fundo proveniente da transformação de proveniente da transformação de massa em energia radiante, um massa em energia radiante, um resíduo do big-bang que deu origem resíduo do big-bang que deu origem ao Universo, e ainda que 2,7K seria a ao Universo, e ainda que 2,7K seria a temperatura atual do Universo temperatura atual do Universo considerado como um todo (uma considerado como um todo (uma espécie de temperatura média do espécie de temperatura média do Universo), o que já tinha sido Universo), o que já tinha sido previsto por George Gamow (1904-previsto por George Gamow (1904-1968) em 1948.1968) em 1948.

Page 14: O big bang

RESULTADOS DO WMAPRESULTADOS DO WMAP• Wilkinson Microwave Wilkinson Microwave

Anisotropy Probe Anisotropy Probe

(WMAP)(WMAP)• Comparação das Comparação das

medidas de flutuação medidas de flutuação na temperatura da na temperatura da radiação do fundo do radiação do fundo do Universo com as Universo com as previsões do modelo previsões do modelo inflacionário.Os inflacionário.Os observadores mediram observadores mediram a diferença de a diferença de temperatura entre duas temperatura entre duas regiões do céu, regiões do céu, separadas por um certo separadas por um certo ângulo, e calcularam ângulo, e calcularam esta diferença.esta diferença.

• março de 2006março de 2006

Page 15: O big bang

PARADOXO DE OLBERSPARADOXO DE OLBERS

• O Paradoxo de Olbers: O enigma da O Paradoxo de Olbers: O enigma da escuridão da noiteescuridão da noite

• Uma das constatações mais simples que Uma das constatações mais simples que podemos fazer é que o céu é escuro, à podemos fazer é que o céu é escuro, à noite. É estranho que esse fato, sobre o noite. É estranho que esse fato, sobre o qual ninguém em sã consciência qual ninguém em sã consciência colocará qualquer dúvida, e que à colocará qualquer dúvida, e que à primeira vista parece tão compreensível primeira vista parece tão compreensível para qualquer pessoa, tenha dado tanto para qualquer pessoa, tenha dado tanto o que pensar durante tanto tempo.o que pensar durante tanto tempo.

• Aparentemente a primeira pessoa que Aparentemente a primeira pessoa que reconheceu as implicações cosmológicas reconheceu as implicações cosmológicas da escuridão noturna foi Johannes da escuridão noturna foi Johannes Kepler (1571-1630), em 1610. Kepler Kepler (1571-1630), em 1610. Kepler rejeitava veementemente a idéia de um rejeitava veementemente a idéia de um universo infinito recoberto de estrelas, universo infinito recoberto de estrelas, que nessa época estava ganhando que nessa época estava ganhando vários adeptos principalmente depois da vários adeptos principalmente depois da comprovação por Galileu Galilei de que a comprovação por Galileu Galilei de que a Via Láctea era composta de uma miríade Via Láctea era composta de uma miríade de estrelas, e usou o fato de que o céu é de estrelas, e usou o fato de que o céu é escuro à noite como argumento para escuro à noite como argumento para provar que o universo era finito, como provar que o universo era finito, como que encerrado por uma parede cósmica que encerrado por uma parede cósmica escura. escura.

Page 16: O big bang

QUAL SERÁ O FIM?QUAL SERÁ O FIM?

Page 17: O big bang