O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma....

17
O BRINCAR E A BRINCADEIRA

Transcript of O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma....

Page 1: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

O BRINCAR E A BRINCADEIRA

Page 2: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si

mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer atividade vivida no presente de sua realização e

desempenhada de modo emocional, sem nenhum

propósito que lhe seja exterior.

Page 3: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.
Page 4: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Falamos de brincadeira cada vez que observamos seres

humanos ou outros animais envolvidos no desfrute do que fazem, como se seu fazer não

tivesse nenhum objetivo externo.

Page 5: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Ivan Cruz

Page 6: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Com freqüência realizamos as brincadeiras de modo

espontâneo, tanto na infância como na vida adulta, quando

fazemos o que fazemos atendendo – em nosso

emocionar – ao fazer e não às suas conseqüências.

Page 7: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Não são os movimentos ou as operações realizadas que

caracterizam um comportamento específico

como brincadeira ou não, mas sim a atenção (orientação

interna) sob a qual ele é vivido enquanto se realiza.

Page 8: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.
Page 9: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

O deslocamento da atenção para além do presente – e dirigido à finalidade do que se está fazendo, também acontece com os adultos no curso de suas interações.

Page 10: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Quando os propósitos e a intencionalidade predominam

e são postos a serviço das preocupações (ou interesses) pessoais, há um prejuízo no sentido da cooperação ou da participação dos envolvidos

nas tarefas comuns.

Page 11: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Brincar!

• É imaginar e comunicar de uma forma específica que uma coisa pode ser outra, que uma pessoa pode ser um personagem, que uma criança pode ser um objeto ou um animal, que um lugar faz-de-conta que é outro...

Page 12: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Brincar é...

• Experimentar outras formas de ser e de pensar;

• Repetir o já conhecido para compreender e adaptar-se a ele;

• Manipular o sentido das palavras, dos sentimentos e da realidade;

• É um espaço da imaginação que não tem lugar e nem tempo para acontecer;

Page 13: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Brincar é...

• Fantasiar, inventar, criar, entender, construir, modificar, experimentar, destruir, imaginar...

• Conviver com as suas diferenças e as dos outros, através das brincadeiras individuais e em grupo.

Page 14: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

• É brincando que a criança constrói sua identidade e desenvolve sua autonomia de forma cooperativa e criativa.

Page 15: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Ser educadora é...

• Brincar junto, narrando ou não o que vai acontecendo, oferecer materiais e brinquedos diferentes e adequados, criar e organizar espaços, cantinhos, pensando em como isso tudo “cabe” na rotina da turma!

• Observar, contar histórias, organizar passeios dentro e fora da escola, desenvolver novos projetos “de olho” nos interesses das crianças!

Page 16: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

ESTAR COMPROMETIDA E

DISPONÍVEL COM A EDUCAÇÃO!

Pois...

Page 17: O BRINCAR E A BRINCADEIRA. Brincar é uma atividade realizada como plenamente válida em si mesma. Isto é, no cotidiano distinguimos como brincadeira qualquer.

Na Infância...

A BRINCADEIRA E O BRINCAR SÃO

EDUCAÇÃO POR EXCELÊNCIA!