O Candidato Honesto

2
Memorando de Sociologia – 3º IA Guilherme Caniato O CANDIDATO HONESTO O filme “Candidato Honesto” trata de uma das mais tristes realidades brasileiras, a corrupção. A personagem principal é João Ernesto, político brasileiro candidato a presidência da República. O filme trata como é feito os esquemas de corrupção de forma engraçada e extrovertida. João Ernesto era um político que mentia demais. Certo dia, depois do 1º turno, em que passou ao 2º, sua avó passa mal e João vai até a casa dela. Nisso, descobrimos que ele usava até a imagem da avó para a sua propaganda política. Sua avó, antes de morrer, falou para Ernesto ser honesto. A partir daí ele não conseguia mais mentir. Se envolveu em uma CPI, que estava investigando um caso de corrupção que estava engajado. Como não conseguia mentir, ele falou toda a verdade sobre o caso. Nisto, vários fatos acontecem, e Ernesto se põe em várias enrascadas. Como falado anteriormente, esse filme trata sobre a corrupção, claro que na comédia, o filme deve ser engraçado para atrair o público. O humor geralmente faz a gente se conscientizar sobre os problemas de forma mais consistente. O problema relatado no filme é um problema que precisamos combater todos os dias em nossa sociedade. MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS A história da obra escrita por Machado de Assis, e retratada em filme pelo mesmo nome: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, retrata a sociedade do século XIX. Machado de Assis mostra bastante em suas obras como a sociedade num Brasil Império, em marcha para o presidencialismo, era. Primeiro devemos levar em conta, que a história é narrada por um defunto autor. Isto é, o nosso autor da história, quando inicia a conta-la já era falecido. A história retrata como é a sociedade, em que existiam diferenças claras entre as classes sociais, em que o rico, o nobre, era o que estava em cima, junto com o clero. Tinha a classe

description

Lolololololo

Transcript of O Candidato Honesto

Page 1: O Candidato Honesto

Memorando de Sociologia – 3º IA Guilherme Caniato

O CANDIDATO HONESTO

O filme “Candidato Honesto” trata de uma das mais tristes realidades brasileiras, a corrupção. A personagem principal é João Ernesto, político brasileiro candidato a presidência da República. O filme trata como é feito os esquemas de corrupção de forma engraçada e extrovertida. João Ernesto era um político que mentia demais. Certo dia, depois do 1º turno, em que passou ao 2º, sua avó passa mal e João vai até a casa dela. Nisso, descobrimos que ele usava até a imagem da avó para a sua propaganda política. Sua avó, antes de morrer, falou para Ernesto ser honesto. A partir daí ele não conseguia mais mentir. Se envolveu em uma CPI, que estava investigando um caso de corrupção que estava engajado. Como não conseguia mentir, ele falou toda a verdade sobre o caso. Nisto, vários fatos acontecem, e Ernesto se põe em várias enrascadas.

Como falado anteriormente, esse filme trata sobre a corrupção, claro que na comédia, o filme deve ser engraçado para atrair o público. O humor geralmente faz a gente se conscientizar sobre os problemas de forma mais consistente. O problema relatado no filme é um problema que precisamos combater todos os dias em nossa sociedade.

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS

A história da obra escrita por Machado de Assis, e retratada em filme pelo mesmo nome: “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, retrata a sociedade do século XIX. Machado de Assis mostra bastante em suas obras como a sociedade num Brasil Império, em marcha para o presidencialismo, era. Primeiro devemos levar em conta, que a história é narrada por um defunto autor. Isto é, o nosso autor da história, quando inicia a conta-la já era falecido. A história retrata como é a sociedade, em que existiam diferenças claras entre as classes sociais, em que o rico, o nobre, era o que estava em cima, junto com o clero. Tinha a classe burguesa, os trabalhadores e os escravos. Também se mostra na época como a sociedade era corrupta, cheia de interesses. Brás Cubas era um homem que nasceu com tudo para dar certo em sua vida, mas acontecia simplesmente ao contrário. Amores, paixões... há até uma certa parte de humor no período em que se apaixona por Marcela, uma prostituta. Ele fala assim: “Marcela amou-me durante quinze meses e onze contos de réis. ” Depois disso, seu pai o manda estudar em Portugal. Isso mostra como era a sociedade: Brasil era independente, mas tinham coisas que rebuscavam de Portugal, pois lá era um local superior. Brás Cubas se demonstra um típico burguês. Na história, mostra-se até uma parte filosófica, com o grande amigo de Cubas, Quincas Borba. Na história, o autor (Machado de Assis) demonstra com grande ironia uma sociedade, com seus comportamentos, destacando a elite dominante, que se mostravam modernos, pois eram influencias da Europa.

Page 2: O Candidato Honesto