O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de...

18
O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana

Transcript of O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de...

Page 1: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

O Cântico do Aleluia (Vésperas de

Montserrat) evoca a nossa consagração

Monjas de S. Bento de MontserratRoma

constantiniana

Page 2: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Domus Faustae

A “Domus Faustae” (da família Latrão), oferecida ao Papa (324) pela mulher de Constantino, é a primeira igreja cristã

Maqueta da Roma antigua

Page 3: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

JoJo 2, 13-22 2, 13-22

Estava próxima a Estava próxima a Páscoa dos judeus e Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou Jerusalém. Encontrou no templo os no templo os vendedores de bois, vendedores de bois, de ovelhas e de de ovelhas e de pombas e os pombas e os cambistas sentados cambistas sentados às bancas. às bancas.

Page 4: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Tinham convertido Tinham convertido o Templo num o Templo num

lugar de mercadolugar de mercado

Deus quer que sejais Templos

VIVOS, não lugares de

contrabando

Maqueta do Templo de Jerusalém

Page 5: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Fez então um chicote de Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a cordas e expulsou-os a todos do templo, com as todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa da casa de meu Pai casa de comércio». de comércio».

Page 6: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Na Casa do Pai dá-Na Casa do Pai dá-se o Encontrose o Encontro

Tens Deus muito

próximo, nos lábios e no

coração(Deut 30,14)

Page 7: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Os discípulos Os discípulos recordaram-se do recordaram-se do que estava escrito: que estava escrito: «DEVORA-ME O «DEVORA-ME O ZELO PELA TUA ZELO PELA TUA CASA». CASA».

Page 8: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Consome-Me o Consome-Me o desejo que desejo que

TODOS sejais o TODOS sejais o NOVO TemploNOVO Templo

Porque edificais outros templos?

Page 9: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Então os judeus Então os judeus tomaram a palavra tomaram a palavra e perguntaram-e perguntaram-Lhe: «Que sinal Lhe: «Que sinal nos dás de que nos dás de que podes proceder podes proceder deste modo?»deste modo?»

Page 10: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

A Dedicação de uma igreja é sinal A Dedicação de uma igreja é sinal da Consagração de todosda Consagração de todos

O importante sois vós,

não o cimento

S. João de Latrão

Page 11: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Jesus Jesus respondeu-lhes: respondeu-lhes: «Destruí este «Destruí este templo e em templo e em três dias o três dias o levantarei». levantarei».

Page 12: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Só o AMOR constróiSó o AMOR constrói

A figura deste mundo passa (1Cor 7, 31)

Restos da Roma imperial

Page 13: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Disseram os judeus: Disseram os judeus: «Foram precisos «Foram precisos quarenta e seis anos quarenta e seis anos para construir este para construir este templo e Tu vais templo e Tu vais levantá-lo em três levantá-lo em três dias?» Jesus, porém, dias?» Jesus, porém, falava do templo do falava do templo do seu Corpo. seu Corpo.

Page 14: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Três dias foram suficientes Três dias foram suficientes para levantar a Humanidade para levantar a Humanidade

Não queirais perseverar na Não queirais perseverar na morte...morte...

Page 15: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Por isso, quando Ele Por isso, quando Ele ressuscitou dos ressuscitou dos mortos, os mortos, os discípulos discípulos lembraram-se do lembraram-se do que tinha dito e que tinha dito e acreditaram na acreditaram na Escritura e na Escritura e na palavra de Jesus.palavra de Jesus.

Page 16: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Olhai Olhai para para cimacima

E crede na Palavra de Jesus

Page 17: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

Faz, Senhor, que este Faz, Senhor, que este Templo consagrado Templo consagrado que Tu edificaste, que Tu edificaste, ninguém o possa ninguém o possa

destruir.destruir.

Page 18: O Cântico do Aleluia (Vésperas de Montserrat) evoca a nossa consagração Monjas de S. Bento de Montserrat Roma constantiniana.

www.benedictinescat.com/Montserrat/indexceramport.html