O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

9
ADRIANA OLIVEIRA 1 ANDERSON LIMA 1 CAROLINA FERREIRA 1 EDRIELE PAIXÃO 1 GENIVALDO ÍCARO ARAUJO 1 JORGE SILVA 1 JOSILENE BARRETO 1 DOCENTE: JOSIELSON COSTA 2 CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE Bacharelado em Enfermagem – 4º Semestre O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES Nursing care for post-abortion complications in women. 1 Alunos do 4º semestre do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Jorge Amado 2 Professor da disciplina de Práticas Investigativas II no Centro Universitário Jorge Amado

Transcript of O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

Page 1: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

ADRIANA OLIVEIRA1

ANDERSON LIMA1

CAROLINA FERREIRA1

EDRIELE PAIXÃO1

GENIVALDO ÍCARO ARAUJO1

JORGE SILVA1

JOSILENE BARRETO1

DOCENTE: JOSIELSON COSTA2

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

Bacharelado em Enfermagem – 4º Semestre

O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERESNursing care for post-abortion complications in women.

1 Alunos do 4º semestre do Curso de Enfermagem no Centro Universitário Jorge Amado

2 Professor da disciplina de Práticas Investigativas II no Centro Universitário Jorge Amado

Page 2: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

É de fundamental importância como os profissionais de saúde devem reconhecer as principais informações sobre o abortamento e suas complicações em relação à mulher, as consequências que a prática do aborto pode provocar, seja ele induzido ou espontâneo, e identificar cuidados de enfermagem que devem ser realizados para a minimização desses danos.

1. Introdução

Page 3: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

O aborto é um tema polêmico e um sério problema de saúde pública mundial, responsável pela manutenção das altas taxas de mortalidade materna em muitos países em desenvolvimento. No Brasil, por se tratar de um ato ilegal, muitas mulheres que não desejam manter uma gestação acabam por procurar clínicas clandestinas, submetendo-se ao aborto em condições precárias, o que acarreta graves consequências à sua saúde física e psicológica e à própria vida. (DOMINGOS e MERIGHI, 2010).

Assim, o presente trabalho compõe-se, além desta introdução, conceitos, complicações da prática na mulher e no feto, e contemplam também os cuidados de enfermagem que devem ser tomados, além das informações referentes a dados pesquisados.

1. Introdução

Page 4: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

Trata-se de um estudo qualitativo, exploratório, do tipo revisão sistemática, A pesquisa partiu de uma busca de dados em bases anexadas no BIREME, sendo elas: LILACS, SCIELO, MEDLINE, GOOGLE ACADÊMICO no período de agosto a outubro de 2014. Como critério de inclusão utilizou-se artigos publicados nos últimos 05 anos, em língua portuguesa, disponíveis na íntegra. Após a leitura dos resumos foram excluídos todos os artigos que não satisfaziam o objetivo da pesquisa. Após o cruzamento dos descritores mulher, aborto, complicações, cuidados de enfermagem foram encontrados vinte e cinco artigos sendo utilizados apenas seis para fundamentar o trabalho conforme os critérios de inclusão.

2. Metodologia

Page 5: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

O aborto é a remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, que pode resultar na sua morte e/ou da mulher. Podendo ser espontâneo ou induzido.

Este ato pode levar a sérias complicações tanto na mulher adulta como em adolescentes, tais como Laceração do colo uterino provocada pelo uso de dilatadores, perfuração do útero, hemorragias uterinas, endometrite pós-aborto causando infecção uterina secundária, decorrente do aborto, evacuação incompleta da cavidade uterina, tendo a necessidade de prolongar a sucção e de fazer uma curetagem imediata, entre outros. (CORREIA, 2011)

3. Resultados e Discussão

Page 6: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

Abortos cometidos com cuidados imediatos, mediatos e tardios podem ter a mínima chance de sofrer intercorrências. Infelizmente não é o que ocorre na maioria dos hospitais do mundo. Mulheres são admitidas apresentando sinais de hemorragia grave podendo evoluir rapidamente para choque hipovolêmico e/ou sepse.

Os cuidados frente ao aborto provocado vão além de simples condutas aplicadas isoladamente. Envolve desde a verificação de sinais vitais perpassando cuidados mais intensivos, sendo este direcionado para complicações que surgem aleatoriamente no corpo da mulher interagindo com seus sistemas hemodinâmicos. (BITENCOURT, 2013)

3. Resultados e Discussão

Page 7: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

As complicações decorrentes de abortos mal realizados, sem condições de higiene ou segurança, representam a grande causa de mortalidade materna, contribuímos na junção de informações relevantes para elaboração do trabalho buscando referências para o seu desenvolvimento. O estudo se fez importante para que na prática como enfermeiros possamos lidar de maneira eficaz com os problemas psicológicos e físicos relacionados ao aborto.

4. Conclusão

Page 8: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES

• BITENCOURT CS, Santos LCG dos. Cuidados Intensivos de Enfermagem Frente às Complicações do Aborto Provocado Rev enferm UFPE on line., Recife, 7(esp):977-84, mar., 2013

• CORREIA, Divanise Suruagy, et al. Adolescentes estudantes: conhecimentos das complicações do aborto provocado. Rev. Gaúcha Enfermagem. Porto Alegre (RS) 2011 set;32(3):465-71.

• DINIZ, Débora. Aborto e saúde pública no Brasil. Cad Saúde Pública. 2007;23(9):1992-3

• MOTTA, Ilse Sodré da. A relação interpessoal entre profissionais de saúde e a mulher em abortamento incompleto: “o olhar da mulher”. Rev. Bras. Saúde Mater. Infant. 2005; 5(2):219-22.

• SOARES, Gilberta Santos. Profissionais de saúde frente ao aborto legal no Brasil: desafios, conflitos e significados. Cad Saúde Pública [Internet]. 2003 [citado 2009 jan. 13];19 Supl 2:S399-406. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/csp/v19s2/a21v19s2.pdf

4. Referências

Page 9: O CUIDADO DE ENFERMAGEM NAS COMPLICAÇÕES DO PÓS-ABORTO EM MULHERES