O Enfoque - Maio 2011

4
Informativo do Consórcio CONPAR :: 1 Ano 4 – Maio de 2011 A luta contra a gripe H1N1 O Consórcio CONPAR realizou uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Entre os dias 4 e 20 de Abril, foram imuni- zados mais de 2.000 integrantes. “É muito importante realizar a vacinação nesta época, já que estamos próximos do inverno e o ris- co de exposição ao vírus aumenta”, aponta Elaine Regina Capóia, Enfermeira do Tra- balho. A Prefeitura Municipal de Curitiba também realizou uma campanha de vacina- ção, voltada a idosos, gestantes e crianças. Essa campanha terminou no dia 20 de Maio, e quem não se imunizou deve procurar um Posto de Saúde para receber a vacina. A gripe H1N1 é facilmente transmitida e pode causar sérias complicações, tais como sinusite, bronquite e pneumonia. Para evitá-la é preciso, além de tomar a vacina, lavar as mãos constantemente com álcool gel 70% e evitar aglomerações em espaços fechados. Músicos muito especiais Consórcio CONPAR doa instrumentos musicais para escola de Educação Especial No último dia 19 de Maio, o Consórcio CONPAR doou 57 instrumentos musicais para a Escola de Educação Especial Brasil Perrotti. Fundada em 1986 e mantida pela Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Apadeh) e pelo Instituto Gui Darin, a instituição é uma escola filantrópica que atende pessoas com necessidades especiais intelectuais, como Síndrome de Down. Hoje, tem mais de 70 estudantes. A doação foi recebida com alegria pelos alunos, que em breve poderão cursar oficinas de ritmo (música e dança) na própria Escola. “Muitos dos nossos alunos têm aptidão para música. Por isso, essa doação foi de grande valia”, ressalta Alessandra Mikilita, Diretora da Escola. Entre os instrumentos, estavam pandeiros, flautas e tambores. Certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 são mantidas com sucesso Entre os dias 9 e 11 de Maio, o Consórcio CONPAR passou por uma Auditoria de Manutenção das Normas ISO 14001:2004 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde no Trabalho). A avaliação foi feita pelos Auditores Paulo Maurício Janin e Carlos Alberto Busnardo, do órgão acreditador Bureau Veritas Certification, que constataram o respeito às normas e, assim, mantiveram as certificações. “Penso que esta Auditoria veio atestar a maturidade do nosso sistema de gestão, evidenciando as boas práticas de SMS implementadas aqui no Consórcio”, destaca Ricardo Garcia, Gerente de SMSRS do Consórcio CONPAR.

description

Informativo interno do Consórcio CONPAR (Odebrecht, UTC e OAS) lançado em Maio de 2011

Transcript of O Enfoque - Maio 2011

Page 1: O Enfoque - Maio 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 1

Ano 4 – Maio de 2011

A luta contra a gripe H1N1

O Consórcio CONPAR realizou uma campanha de vacinação contra a gripe H1N1. Entre os dias 4 e 20 de Abril, foram imuni-zados mais de 2.000 integrantes. “É muito importante realizar a vacinação nesta época, já que estamos próximos do inverno e o ris-co de exposição ao vírus aumenta”, aponta Elaine Regina Capóia, Enfermeira do Tra-balho. A Prefeitura Municipal de Curitiba também realizou uma campanha de vacina-ção, voltada a idosos, gestantes e crianças.

Essa campanha terminou no dia 20 de Maio, e quem não se imunizou deve procurar um Posto de Saúde para receber a vacina.

A gripe H1N1 é facilmente transmitida e pode causar sérias complicações, tais como sinusite, bronquite e pneumonia. Para evitá-la é preciso, além de tomar a vacina, lavar as mãos constantemente com álcool gel 70% e evitar aglomerações em espaços fechados.

Músicos muito especiaisConsórcio CONPAR doa instrumentos musicais para escola de Educação Especial

No último dia 19 de Maio, o Consórcio CONPAR doou 57 instrumentos musicais para a Escola de Educação Especial Brasil Perrotti. Fundada em 1986 e mantida pela Associação Paranaense para o Desenvolvimento do Potencial Humano (Apadeh) e pelo Instituto Gui Darin, a instituição é uma escola filantrópica que atende pessoas com necessidades especiais intelectuais, como Síndrome de Down. Hoje, tem mais de 70 estudantes.

A doação foi recebida com alegria pelos alunos, que em breve poderão cursar oficinas de ritmo (música e dança) na própria Escola. “Muitos dos nossos alunos têm aptidão para música. Por isso, essa doação foi de grande valia”, ressalta Alessandra Mikilita, Diretora da Escola. Entre os instrumentos, estavam pandeiros, flautas e tambores.

Certificações ISO 14001 e OHSAS 18001 são mantidas com sucesso

Entre os dias 9 e 11 de Maio, o Consórcio CONPAR passou por uma Auditoria de Manutenção das Normas ISO 14001:2004 (Meio Ambiente) e OHSAS 18001:2007 (Segurança e Saúde no Trabalho). A avaliação foi feita pelos Auditores Paulo Maurício Janin e Carlos Alberto Busnardo, do órgão acreditador Bureau Veritas Certification, que constataram o respeito às normas e, assim, mantiveram as certificações.

“Penso que esta Auditoria veio atestar a maturidade do nosso sistema de gestão, evidenciando as boas práticas de SMS implementadas aqui no Consórcio”, destaca Ricardo Garcia, Gerente de SMSRS do Consórcio CONPAR .

Page 2: O Enfoque - Maio 2011

2 :: Informativo do Consórcio CONPAR

Ano 4 – Maio de 2011

Um marco na construção da Unidade de Hidrotratamento de Instáveis (2313)No dia 20 de Abril, foi feito o içamento do primeiro Reator de Hidrotratamento de Carga da Unidade 2313.

“Em conjunto com outros quatro reatores, este equipamento retira enxofre do diesel tornando-o mais limpo e diminuindo o resíduo da combustão”, explica Marcos Alves, Coordenador de Engenharia. Até o momento, é a peça mais pesada da obra: 300 toneladas, peso equivalente a cerca de 220 carros modelo Honda Civic.

“Foi uma operação crítica, que envolveu muito planejamento e disciplina”, ressalta Luiz Francisco Macedo, Coordenador de Movimentação de Carga. Para se ter uma ideia, o içamento do reator começou a ser planejado ainda em 2009. “Não havia es-paço para imprevistos”, destaca Macedo. O Consórcio CONPAR parabeniza a to-dos os envolvidos na operação.

Consórcio CONPAR realiza duas edições do Programa Cozinha BrasilNos meses de Abril (25 a 29) e Maio (16 a 20) foram realizadas a terceira e a quarta edição do Programa Cozinha Brasil em Araucária, patrocinadas pelo Consórcio CONPAR. O local escolhido foi o CAIC (Centro de Aten-ção Integral à Criança) Jardim Califórnia. No total, mais de 170 pessoas da comunidade aprenderam a preparar refeições saudáveis e de baixo custo.

Para a cozinheira Antônia Rosa Furtado, que trabalha na Pré-Escola Cachoeira, o curso vale muito a pena. “Com o conhecimento que eles passam, nós melhoramos nossa saú-de, nossa economia e nosso bem-estar”, diz. Ela já participou seis vezes do Cozinha Brasil e prepara em casa os pratos que aprendeu.

Variedade e criatividade são palavras--chave do Programa, no qual se ensinam receitas pouco comuns: doce de tomate, pizza de massa de arroz e bolo de casca de banana. Esses pratos, além de saborosos, são recomendados para pessoas que precisam seguir uma dieta especial, como diabéticos e pessoas alérgicas a glúten (proteína presente em muitos cereais, como trigo). “Com essas receitas, nós conseguimos diminuir a gordura na dieta e evitar alimentos que fazem mal”, aponta Maria de Lourdes Barbosa Miranda, cozinheira da Escola Especial Agrícola.

A realização do Programa na comunidade é fruto de uma parceria entre o Consór-cio CONPAR, o SESI-PR e a Prefeitura

Municipal de Araucária, por meio do CAIC. “Nosso propósito é levar conhecimento para o trabalhador e sua família. Nas parcerias, as empresas têm a oportunidade de colaborar com a comunidade de forma mais direta”, destaca Vera Coimbra, Coordenadora do Programa Cozinha Brasil.

O curso possui dois módulos: um direcio-nado ao público em geral, com duração de 10 horas; e outro, para multiplicadores, que tem carga horária de 20 horas. Ambos são gratuitos. O Programa Cozinha Brasil tem 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática.

Page 3: O Enfoque - Maio 2011

Informativo do Consórcio CONPAR :: 3

Ano 4 – Maio de 2011

Integrante do setor da Qualidade desenvolve procedimento

Consórcio CONPAR realiza Campanha de Prevenção ao Câncer de Mama

Esporte, saúde e alto desempenho

Em comemoração ao Dia Nacional do Com-bate ao Câncer de Mama (29 de Abril), o Consórcio CONPAR realizou diversas ações direcionadas às suas 412 integrantes. O objetivo principal foi conscientizá-las sobre a importância de se realizar periodicamente exames que identifiquem a doença em estágio inicial e, assim, aumentarem as chances de cura.

“A prevenção é o melhor caminho”, apontou a Dra. Dulcinea Ribeiro durante o TDT. O câncer de mama é o tipo que mais provoca mortes entre mulheres no mundo. Se detec-tado precocemente, as chances de cura são muito altas. Além disso, mais de 30% dos casos podem ser evitados se a pessoa tiver hábitos saudáveis, tais como realizar ativida-des físicas, manter uma dieta saudável e não fumar. O autoexame é outra prática que aju-

da no combate à doença. Deve ser realizado mensalmente (a partir dos 21 anos) sete dias após o início da menstruação (após a meno-pausa, é preciso realizar a cada 30 dias numa data escolhida pela mulher).

A partir dos 40 anos, é importante que seja realizado anualmente o exame clínico das mamas. Esse exame é feito em Ambulató-rio, Centro ou Posto de Saúde por Médi-co ou Enfermeiro treinado para identificar alterações na mama. “Além disso, a mulher que tem entre 50 e 69 deve realizar no mínimo uma mamografia a cada dois anos”, completou a Médica. A mamogra-fia é um exame simples, mas preciso: feito com raio-x, dá um diagnóstico mais detalhado que o do autoexame.

Após a palestra, as integrantes puderam tirar suas dúvidas a respeito do tema. Ao final, todas receberam uma pequena lembrança: um laço cor-de-rosa (símbolo do combate ao câncer de mama) com um bombom e um folder informan-do a importância da prevenção.

Ultrassom em aço inoxidável austeníticoO Integrante Geraldo Viana de Freitas, Ins-petor de Ultra-Som Nível II do Consórcio CONPAR, desenvolveu um procedimento que possibilita inspecionar juntas soldadas de aço inoxidável austenítico por meio de Ultrassom.

“O procedimento é pioneiro para se ava-liar este tipo de material”, destaca Geraldo. Normalmente, na inspeção destes materiais, é utilizado o método radiográfico, que pode

demandar um tempo maior e envolve aspec-tos relevantes de segurança durante a sua operação.

Com uso do método por Ultrassom, é permiti-da a realização de trabalhos paralelos, e conse-quentemente refletindo em uma melhor quali-dade, produtividade, segurança e uma redução no tempo de avaliação.

Foi preciso complementar os equipamentos convencionais, além da preparação de corpos de prova e blocos para a realização de diversos testes e ensaios.

O procedimento levou cerca de seis meses para ser desenvolvido e foi validado no último dia 15 de abril.

Participaram também do desenvolvimento e aprovação deste procedimento, o Sr. Ayrton Canod, representante da fiscalização IERP, o Sr. Jorge Luiz Santin, Inspetor de Ultrassom Ní-vel III e o Sr. Vinícius Machado Mansur, repre-sentante do SEQUI/Petrobrás.

Tales Fernandes Lopes Damato, praticante de Triathlon, 27 anos, Técnico Instrumentista do Comissionamento.

Apesar do Triathlon ser um esporte de alto desempenho, não se engane, o único adversário são as próprias limitações do atleta. O grande vencedor da prova é quem consegue completar o percurso indiferente da ordem de chegada.

“Praticar este esporte exige disciplina, concentração, planejamento e disposição, isso faz toda diferença na

minha vida pessoal, profissional e, percebo que todo tempo é muito precioso e qualquer deslize pode comprometer todo um trabalho. Fazendo um parale-lo, quando deixo de treinar uma semana, preciso de duas semanas para compensar. Aqui no CONPAR, com o trabalho ocorre o mesmo, a refação de tra-balho demanda também o dobro do tempo original.”

O Triathlon é uma atividade atlética composta basicamente de três

esportes: a natação, o ciclismo e a corrida.

Page 4: O Enfoque - Maio 2011

4 :: Informativo do Consórcio CONPAR Após a leitura leve o informativo para casa, não jogue no chão.

Ano 4 – Maio de 2011

COERGO propõe ações voltadas a integrantes com Necessidades Especiais

Sobre o COERGO:Criado em 2009, o COERGO (Comitê de Ergonomia) orienta os integrantes a respeito de procedimentos ergonomicamente corretos (que, além de proporcionar conforto, facilitam a execução dos trabalhos e evitam a ocorrência de lesões) e busca a adequação dos locais de trabalho.

Com o objetivo de dar mais apoio aos tra-balhadores portadores de necessidades es-peciais (chamados PCDs) que fazem parte do efetivo, o COERGO está elaborando uma série de medidas voltadas a eles. Além da adaptação estrutural dos locais de tra-balho para facilitar sua locomoção, discute medidas para melhorar sua interação com as equipes. “Esses integrantes querem ser reconhecidos por suas capacidades, não por suas limitações”, aponta a Fisioterapeuta Cláudia Mari Schwass.

“Se não fizéssemos um bom trabalho, não estaríamos aqui”, lembra o integrante João Caldas, que trabalha no Almoxarifado e está na obra há quase dois anos. É preciso buscar uma inclusão de fato, sem discriminação por parte dos outros integrantes.

Entre as ideias propostas, está o treinamento de líderes, visando a adaptação do PCD e da equipe em que este integrante está inserido. O COERGO está de mãos dadas nesta cau-sa junto com o Comitê de Inclusão. “Somos muito gratos a eles por essa parceria”, res-salta João.

Expediente: O Enfoque é uma publicação do Consórcio CONPAR, com fins de publicação e divulgação de assuntos inteiramente restritos no âmbito da empresa. Editoração e Projeto Gráfico André Stevam, Jornalista Responsável Guilherme de Souza MTB 8781/PR. Contato [email protected] Internet www.consorcioconpar.com.br Impressão Oficina do Impresso, Tiragem 3.000 exemplares.  

Do cinema para o CONPARAntes de integrar a força de trabalho do Consórcio CONPAR, Pedro Luiz de Oliveira Almeida (Pedrinho), 37 anos, Eletricista de Manu-tenção, viveu grandes momentos em meio a sua rotina de filmagens para anúncios de televisão. Sendo Técnico Cinematográfico exerceu a função de assistente de iluminação durante seis anos.

O trabalho que mais gostei de participar foi o comercial de um veículo que passa por dentro de uma selva, passamos três dias em Ubatuba, litoral paulista. Como descreve:

“O tempo da filmagem dependia do produto, de duas a quatro diárias com 12 horas de trabalho. Sendo o ramo publicitário muito sazonal, havia mês em que viajava muito e noutro ficava parado.

Trabalhando no CONPAR consegui me es-tabilizar e ter moradia fixa, tenho agora um tempo maior com minha família, pro-gramação de férias e passeios nos feriados.

Houve, também, a oportunidade de trabalho para minha esposa, possibilitando um crescimento pro-fissional para o casal, obtendo assim benefícios em dobro.

Posso dizer que executo o mesmo trabalho, apenas mudei as ferramentas. Sempre trabalhei com um controle criterioso de equipamentos a serem usados no projeto, isso me ajuda muito a ter visão e antecipar as necessidades para exe-cutar as tarefas.

Após dois anos e oito meses no Consórcio CONPAR pretendo me especializar cada vez mais e continuar no trecho, seguindo obras.”