O Evento - Santa Catarina...17h00Credenciamento 18h00Abertura Solene 19h30Palestra de Abertura: DIA...

2
O Governo Federal, através do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional, o Governo do Estado de em parceria com Santa Catarina, através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e do Departamento de Administração Prisional, realizam a egunda edição da s Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro. O evento, que em sua primeira edição ocorreu no ano de 2015, políticas de traz uma exposição das ressocialização focadas nas atividades laborais desenvolvidas nas unidades prisionais do país, dos produtos elaborados por reeducandos brasileiros e das empresas que oferecem vaga de trabalho no sistema prisional do Brasil. Durante a mostra ocorrerão seminários e conferências que debaterão temas ligados a políticas laborais penitenciárias, com participação de autoridades, empresários e especialistas no assunto, reconhecidos nacional e internacionalmente. A 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro acontece em Florianópolis, Santa Catarina, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, durante os dias 24, 25 e 26 de julho de 2018. O Evento “Talvez devesse me conformar - da mesma forma que os homens, as cadeias se transformam com o passar dos tempos” Dráuzio Varella Livro Carcereiros, p.30. Inscrições: www.sjc.sc.gov.br www.enabrasil.sc.gov.br www.depen.gov.br

Transcript of O Evento - Santa Catarina...17h00Credenciamento 18h00Abertura Solene 19h30Palestra de Abertura: DIA...

Page 1: O Evento - Santa Catarina...17h00Credenciamento 18h00Abertura Solene 19h30Palestra de Abertura: DIA 01 :: 24 de julho Terça-feira 08h00 DIA 02 :: 25 de julho Quarta-feira 09h00 10h15

O Governo Federal, através do Ministério Extraordinário da Segurança Pública e do Departamento Penitenciário Nacional, o Governo do Estado de em parceria comSanta Catarina, através da Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania e do Departamento de Administração Prisional, realizam a egunda edição da sMostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro.

O evento, que em sua primeira edição ocorreu no ano de 2015, políticas de traz uma exposição dasressocialização focadas nas atividades laborais desenvolvidas nas unidades prisionais do país, dos produtos elaborados por reeducandos brasileiros e das empresas que oferecem vaga de trabalho no sistema prisional do Brasil.

Durante a mostra ocorrerão seminários e conferências que debaterão temas ligados a políticas laborais penitenciárias, com participação de autoridades, empresários e especialistas no assunto, reconhecidos nacional e internacionalmente.

A 2ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro acontece em Florianópolis, Santa Catarina, no Centro de Eventos Governador Luiz Henrique da Silveira, durante os dias 24, 25 e 26 de julho de 2018.

O Evento

“Talvez devesse me conformar - da mesma forma que os homens, as cadeias

se transformam com o passar dos tempos”

Dráuzio VarellaLivro Carcereiros, p.30.

Inscrições:www.sjc.sc.gov.br

www.enabrasil.sc.gov.brwww.depen.gov.br

Page 2: O Evento - Santa Catarina...17h00Credenciamento 18h00Abertura Solene 19h30Palestra de Abertura: DIA 01 :: 24 de julho Terça-feira 08h00 DIA 02 :: 25 de julho Quarta-feira 09h00 10h15

17h00 Credenciamento

18h00 Abertura Solene

19h30 Palestra de Abertura:

DIA 01 :: 24 de julhoTerça-feira

08h00

DIA 02 :: 25 de julhoQuarta-feira

09h00

10h15

10h30

11h45

13h15

DIA 03 :: 26 de julhoQuinta-feira

O passar do tempo e a transformação das unidadesprisionais e os operadores do sistemaDr. Drauzio Varella

Abertura do dia - Apresentação CulturalBanda Big BandPenitenciária Industrial de Cascavel/PR

EIXO 01 Quais normativas e legislações têm impac-tado na política laboral: Experiência internacional de uma unidade prisional da América LatinaPalestrante: Rodrigo Andrez Diaz Cofre (Gendarmeria de Chile)

08h00

09h00

10h15

10h30

11h45

13h15

EIXO 03 Quais os impactos da prática laboral prisio-nal sobre o sistema prisional e a comunidade?Palestrante: Murilo de Andrade (Secretário de Estado daAdministração Penitenciária do Maranhão)

Intervalo Intervalo

Mesa redonda com mediador e convidadosAda De Luca (Dep. Estadual/SC), Carmen Zanotto (Dep.Federal/SC), Mara Fregapani Barreto (Depen/MESP),Rodrigo Collaço (Desemb. de Justiça/SC) e JohanCabrera Rodriguez (Cruz Vermelha Internacional).

Mesa redonda com mediador e convidadosMaria Gabriela Viana (Ouvidora Depen/MESP), Leandro Antonio Soares Lima (Secr. de Justiça e Cidadania/SC) eJosé Antonio Guidi (Prefeito do Município de Curitibanos/SC).

AlmoçoAlmoço

Apresentação CulturalDeclamação de Poesia: O futuro que pretendo pra mimPoeta e egressa: Suzana Alves PscheidtApresentação Teatral: Vulsh!Presídio Feminino de Florianópolis/SC & UDESCDireção: Vicente Concilio e Yuri Lima Cabral

Apresentação CulturalApresentação de DançaPenitenciária Industrial de Joinville/SC

13h30 EIXO 02 Quais as estratégias do funcionamento dosistema prisional que impactam a política laboral?Experiência da Penitenciária de Haden, na Noruega.Palestrante: Mr. Jan Dybfest (Vice-embaixador da Noruega)

13h30 EIXO 04 A in�uência da prática laboral no sistemaprisional, na promoção da cidadania do egressoPalestrante: Isabele Larissa do Nascimento Vidal (egressa)

15h00

15h00

Intervalo

Intervalo

15h15

15h15

Mesa redonda com mediador e convidadosLetícia Maranhão Matos (Depen/MESP), Rafael Fachini(Dir. da Acadejuc/SC), Luciano Gollner de Oliveira (ONGEspírito Santo em Ação), Mirela Chiapani Souto (empresaMarco Ambienal), Walace Tarcício Pontes (Secretário deJustiça do Estado do Espírito Santo).

Mesa redonda com mediador e convidadosMarcos Ritu (Depen/MESP), Prof. Francisco Ubaldo VieiraJunior e Wania Tedeschi (IFSP - Projeto Alvorada),Alexandro Reis (Secretaria do Trabalho, Emprego e Rendado Estado da Bahia e Dra. Claudia Maria Dadico (Juíza Federal).

17h00 Encerramento O�cialLeandro Antonio Soares Lima (Sec. de Justiça e Cidadania/SC)Dra. Mara Fregapani Barreto (Depen/MESP)

Artigo Final. Fica proibido o uso da palavra liberdade, a qual será suprimida dos dicionários e do pântano enganoso das bocas. A partir deste instante a liberdade será algo vivo e transparente como um fogo ou um rio, e a sua morada será sempre o coração do homem.

Thiago de MelloOs Estatutos do Homem (Ato Institucional Permanente)

Dedicado a Carlos Heitor Cony

Abertura do dia - Apresentação CulturalBanda Acordes para a LiberdadePenitenciária Industrial de Joinville/SC