O Fato 25 de abril

12
ANO 02 - 063 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010 SÃO GABRIEL - RS QUARTA-FEIRA 25 de abril de 2012 O Fato Empresa Jornalística Focaccia “Verba volant, scripta manent” Um jornal a serviço do povo! Página 3 Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286 Página 11 Programe a compra de seu automvel 0 km atravØs de financiamento ou consrcio. CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representante Consrcio Simpala Avenida Antnio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746 TURISMO Contracapa A˙ˆO INDITA ESPORTE Página 6 CONGRESSO Estamos em novo endereço: Rua Tristão Pinto, 31 - Sala 3 Telefones: 3232.0010 9965.1000 Rituais Rituais Rituais Rituais Rituais Maca Maca Maca Maca Macabr br br br bros: os: os: os: os: Cr Cr Cr Cr Crena ou obsessªo? ena ou obsessªo? ena ou obsessªo? ena ou obsessªo? ena ou obsessªo? Esta semana O Fato traz relatos e revelações que descrevem rituais demagianegraque teriam ocorrido em São Gabriel. Gabrielense tem chances de participar de campeonato mundial na França Quarta Colônia: um reduto da cultura, hábitos e gastronomia de origem italiana Prefeitura visa educar e conscientizar crianças com Escolinha de Trânsito Página 11 Encontro mundial transformará São Gabriel na capital da ovinocultura

description

Jornal O Fato, 25 de abril de 2012

Transcript of O Fato 25 de abril

Page 1: O Fato 25 de abril

ANO 02 - 063 - R$ 1,00 Fundado em 8 de dezembro de 2010

SÃO GABRIEL - RSQUARTA-FEIRA

25 de abril de 2012

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

“Verba volant, scripta manent”

Um jornal a serviço do povo!

Página 3

Rua Gen. Câmara, 696 - F: 3232.0630 Rua João Manoel, 394 - F: 3232.3286

Página 11

Programe a compra de seu automóvel 0 km atravésde financiamento ou consórcio.

CAPIOTTI MULTIMARCAS, agora representanteConsórcio Simpala

Avenida Antônio Trilha, 1426 Fones: 55 3232-4742 e 3232-1746

TURISMO Contracapa

AÇÃO INÉDITA

ESPORTE Página 6

CONGRESSO

Estamos emnovo endereço:

Rua Tristão Pinto,31 - Sala 3

Telefones: 3232.0010 9965.1000

RituaisRituaisRituaisRituaisRituais MacaMacaMacaMacaMacabrbrbrbrbros:os:os:os:os:CrCrCrCrCrença ou obsessão?ença ou obsessão?ença ou obsessão?ença ou obsessão?ença ou obsessão?

Esta semana OFato traz relatos erevelações quedescrevem rituaisde magia negra queteriam ocorrido emSão Gabriel.

Gabrielense tem chances de participarde campeonato mundial na França

Quarta Colônia:um reduto dacultura, hábitose gastronomiade origem italiana

Prefeitura visa educar e conscientizarcrianças com Escolinha de Trânsito

Página 11

Encontro mundial transformará SãoGabriel na capital da ovinocultura

Page 2: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO

Casa Nova - Mais que uma loja, um estilo de vidaRua Duque de Caxias, 128 Fone: 3232.6393

Ivan PratesBento Pereira

Venha conhecer a coleção outono/inverno.Linda variedade de artigos masculino e

feminino desta estação.Crediário em 5x, convênios e todos os cartões

LEANDRO BARROS MACIEL RODRIGUESCRECI 35.543

ADAIR MACEDO RODRIGUESCRECI 39.248

ArtigoAna RitaChiappetta Focaccia

Um dia e tanto!!!! Na semana passada, eis que saímos a Luciana

Dall’Onder e eu, felizes da vida, para fazer a reportagemda semana. Nossa felicidade em nada tinha a ver como tema da matéria e sim com o dia de sol e algumasconquistas que nos encheram de orgulho. Contagiadaspelo clima de harmonia que nos envolvia, eis que che-gamos ao primeiro destino. Lá, não permanecemos pormuito tempo. Mas, tempo suficiente para ficarmos ater-rorizas com o que ouvimos. Tão logo, já mais conscien-tes de que certas coisas existem, rumamos ao Cemité-rio local para dar seguimento à matéria. Por lá, transi-tando por entre alas e galerias, encontramos Otávio, fun-cionário no local e perguntamos a ele se poderia nosconceder uma entrevista, já adiantando o tema a serabordado. Concluída a entrevista, mais aterrorizadas fi-camos. Todos nós sabemos que o bem e o mal exis-tem. O que, talvez, tenha nos a aterrorizado mais foi ariqueza de detalhes com que tudo nos foi narrado. Nosdois lugares. Então com a missão já cumprida, saímospara dar uma volta pelo cemitério, nos locais indicadospor Otávio. A Lu carregando, além da sua bolsa, a má-quina fotográfica. Eu carregava, igualmente, umapesadíssima bolsa e me equilibrava em um par de sa-patos de saltos enormes. Tínhamos como companhiaapenas o silêncio. Caminhamos muito e analisamosmuitas peculiaridades. Mas, quando adentramos aoCemitério São José, nos deparamos com coisas im-pressionantes por todos os lados. Com a vegetação dolocal bastante crescida, eu que tenho medo terrível decobras, resolvi pegar na bolsa o óculos para perto, paraver bem onde eu estava pisando. E assim fomos fazen-do a nossa pesquisa, calmamente. Analisávamos mui-to tudo o que fazia parte de nossa pesquisa. A Lu nãoperdia um só detalhe e fotografava todo o inusitado en-contrado. Lá pelas tantas, eu, que alternava os óculosde sol e o de perto, me distraí e quando vi, já estavaestatelada no chão - em cima de um “despacho”. Entãogritei: “Me socorre Lu, desabei num despacho”! Eis queolho para trás e a Lu estava “chorando” de tanto rir. Quan-do conseguiu me responder, eu com as mãos esfola-das, mas já de volta sobre os meus saltos, a Lu medisse: “De que jeito eu iria te ajudar, com a máquina deum lado, a bolsa do outro e ainda por cima rindo muito”?Foi então que rimos mais ainda, juntas. Decidimos, na-quele instante ,voltar para o jornal. É para ver como sãoas coisas. Saímos do jornal, felizes e, depois de todo ocontexto da reportagem, poderíamos ter retornado tris-tes e reflexivas. Mas não! Voltamos tão felizes como ha-víamos saído. Mas que foi um dia e tanto, ahhh isso foi.

CrepúsculoPreocupa-me o futuro. Futuro este que nada mais é que

a fatalística continuidade do presente. E a atualidade, alia-da ao domínio da tecnologia, age em detrimento da emo-ção e do sentimento. Noto a gradativa e espantosa deca-dência do querer sincero e profundo, já que a perda dainocência vai arquivando a abrangência da riqueza da pa-lavra trocada.

Existe uma parcimônia, uma precariedade alarmantenos diálogos, uma mesquinhez sem limites em paupérri-mas trocas de ideias e impressões. O verbo “ler”, isto é,pegar um livro previamente escolhido, segurá-lo nas mãos,apalpá-lo com a certeza de que o mesmo perdurará alémda morte física da pessoa, o verbo “ler”, repito, tornou-seum ato, uma vontade quase risíveis.

Mal imaginam os manipuladores que a incessante bus-ca do saber, sem a forma impessoal estereotipada do com-putador, diz respeito a liberdade, a capacidade dediscernimento, de escolha, de amor até.

Já disse antes que a vida é matreira. Temos de estarpreparados para enfrentar desafios múltiplos e, se possí-vel, nada forçado. Se a empreitada humana se encontracontaminada, existe a possibilidade de resistência. Maslutar como? Tendo plena consciência de que se tentamsufocar a bondade, o fazem por confundi-la com fraqueza.Daí nasce o maior equívoco dos mal intencionados, suapretensa fortaleza.

O saber culto e harmônico pode residir mesmo no maisanônimo gesto ou pensamento, desde que alicerçado emsubstâncias que tem frutos. Da palavra em si abrangentese pode construir e elucidar uma gama de situações.

Despreze-se a preocupação com os outros no que es-tes podem possuir de frágil e reticente. A pessoa tende aolhar e, se for o caso, se envergonhar da sua própria som-bra.

Enfim, vive-se em um mundo afastado da cultura e dagenerosidade, tudo a permitir o advento, a prevalência dacompetição estéril e do desafeto. Até quando?

AVEZDAPARÓQUIA

Horário das MissasDe terça-feira à sexta-feira – às 19h - Igreja MatrizSábado - 15h - Igreja Matriz e 18h – Igreja da Santa CasaDomingo – 8h e 19h – Igreja Matriz

Quarto domingo do Tempo Pascal é odomingo do Bom Pastor e, este domingoé dedicado as vocações. A comunidadesente a presença do Cristo ressuscitado

que cuida como o Bom Pastor. É bom estar reunido emtorno do Pastor, ouvir sua voz suave em nossos ouvidos,nos convidando a permanecer unidos ao rebanho. Jesusnão é qualquer pastor, que abandona as ovelhas, mas éo Bom Pastor que dá a vida por elas. Pedro e os outrosdiscípulos compreendem a missão de Cristo e assumema identidade cristã dando continuidade a atitude pastoral.Pregam a Palavra, ensinam o povo, curam os enfermose, anunciam a ressurreição. Por estas razões são pre-sos.

A sociedade atual, sobretudo os adolescentes e jo-vens, se movem pela busca da figura ideal para sua vida,(Busca do bom Pastor). Os padrões anunciados pela mí-dia em primeiro plano são traições, enganos, prostitui-ções, brigas, drogas, violências. Em um segundo plano;artistas, atletas, (busca de uma identidade).

Com as frustrações, muitos entram na linha do maisfácil: roubo, violência... outros, ficam a espera de alguémque lhes ampare no alimento, agasalho e não tem maisforças de lutar, nas mãos dos mercenários que queremganhar a vida em cima dos outros.

Jesus bom Pastor conhece as ovelhas pelo nome. Caí-mos tanto que é só o Bom Pastor que pode nos levantarnovamente. E para nós cristãos o que importa é mostrarque este Cristo Ressuscitado é o Bom Pastor capaz denos levantar e nos manter de pé.

Ser Cristão é conhecer e ouvir a voz do De Cristo BomPastor. É participar do rebanho vivo do ressuscitado. As-sim estamos assumindo nossa verdadeira identidadesermos o que somos. Como Jesus: Pai: não seja feita aminha vontade, mas a sua (Lc, 22,42). Não deixemos noslevar pelos mercenários, mas sejamos quem somos, fi-lhos de Deus! Rezemos por todas as vocações: padres,irmãs e bons pais, pois teremos bons Cristãos quandotivermos bons Pais. Boa semana!

Padre Edegar Barrozo

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

Diretora: Ana Rita Chiappetta FocacciaEditora: Luciana Dall’Onder Reportagem: Luís UmpierreJornalista responsável: Cláudio Moreira (DRT 010499)Diagramador: Anderson Carvalho de AlmeidaJurídico: Solano Costa (OAB 22.740) Thiago Abreu (OAB 41.706)

CNPJ: 12.954.412/0001-40

As opiniões e conceitos emitidosem artigos não refletem

necessariamente a opinião de O Fato,que tampouco mantém vínculoempregatício com os mesmos.

End.: Rua Barão do Cambaí, 287 - CentroE-mail: [email protected] - Tel.: 3237-1737 / 3232.1822

Page 3: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 3

REPORTAGEM DA SEMANA

Existe limite entre a crença, a maldade e a loucura?Ana Rita FocacciaLuciana Dall’Onder

O Brasil se chocou na úl-t ima semana quando asmídias de todos os seg-mentos noticiaram um casoassustador de canibalismoe magia negra, ocorrido noestado de Pernambuco. Asituação resultou em 3 pre-sos, acusados de homicí-dio e canibalismo e em tor-no de 10 mulheres mortas.Os 3 acusados alegaramque matavam as mulheresque consideravam sermás, bebiam o sangue, co-miam a carne das mesmase além disso faziam empa-

das de carne humana paravender. A alegação (se é queisso é possível) é de quematavam as mulheres paraentregá-las a “Deus” e con-sumiam as carnes paraconseguirem força e prote-ção, no mais frio ritual demagia negra.

Este não é o primeiro enem será o ultimo caso queenvolva r i tuais e seitasmacabras a ser noticiado.Mas seria possível uma ci-dade do interior, pacata etranquila como São Gabrielter casos semelhantes desacrifício? Em uma longa ecansativa negociação, OFato conseguiu o depoi-mento de uma mulher, aquem chamaremos de Síl-via, que afirma já ter partici-pado de rituais de magianegra na cidade. Ela contou

detalhes assustadores derituais, sacrifícios de ani-mais, oferendas e penitên-cias realizados com umaúnica intenção: causar omal.

Sílvia era casada com umbem sucedido empresárioe tinha uma vida tranquilaaté 2001. No carnaval da-quele ano perdeu o filhomais novo em um acidentede carro e cerca de 3 me-ses depois descobriu oenvolvimento do maridocom outra mulher. Comosempre fora simpatizantedo candomblé e da umban-da, uma amiga a levou atéum terreiro, onde Sílvia ou-

viu de uma mãe de santoque muitos trabalhos havi-am sido feitos para destruira vida dela e fazê-la sofrer.Diante disto foi orientada arealizar trabalhos de magianegra, contra-atacando asforças que lhe enviavam: “Euestava desesperada. Viviaum momento de ruína e euqueria me vingar de tudo ede todos. Tinha ódio dentrodo peito e só queria queaquela mulher e meu mari-do pagassem pelo que es-tavam me fazendo” confes-sou.

Quando pedimos deta-lhes dos rituais de que ha-via participado ela ficou re-lutante, mas depois de al-guns minutos pensando elacontou: “Algumas noites ía-mos para o cemitério. Umgrupo restrito de pessoas

do Centro (umbandista)participava. Eu precisei ofe-recer muitas coisas mi-nhas para conseguir a vin-gança que eu tanto queria”.Na tentativa de convencê-laa dar mais detalhes, cita-mos o caso de Pernambu-co e Sílvia se mostrou irri-tada: “Aquilo é exagero! Ascoisas não são assim! Euofereci “amalás” (oferendapara orixás) sim pedindo omal daquela mulherzinha,mas imolei (sacrifiquei) ga-linhas, bodes e um cavaloem uma área restrita e si-gilosa, usada só para ossacrifícios. A gente tambémbebia o sangue, mas tudo

tem uma explica-ção e um signifi-cado. Sacrifíciohumano eu nun-ca vi aqui... masjá ouvi falar deoutros lugaresque usam princi-palmente crian-ças. Mas o quesei também éque se issoacontece é por-que a pessoaque comanda ori tual não temcontrole próprio,pois está sendocomandada poruma entidade”,falou ela impaci-ente.

Depois de algum tempocalada, Sílvia disse iria em-bora e que a entrevista aca-baria por ali. Pedimos so-mente mais uma respostae questionamos sobre o re-sultado que ela obteve comos “trabalhos”. “Demorou.Na verdade demorou bas-tante. Eu fiquei mais de 6meses querendo vingança.Depois de uns 2 ou 3 anosmeu marido traiu aquelamulher que acabou commeu casamento e ela rece-beu o troco. Hoje eu já nãoparticipo mais dos rituaisde magia negra. Algumasvezes fiz trabalhos de ma-gia branca, mas aí é quan-do queremos o bem, algobom pra nós” disse ela, jáentrando no carro.

No cemitério da cidadeencontramos muitas velas

pretas e vermelhas peloscantos e corredores. Só aexistência de velas colori-das não comprova a execu-ção de rituais de magia ne-gra, visto que as velas tam-bém são usadas pelas reli-giões africanas como agra-decimento ou oferendas“brancas”.

No entanto, conversar-mos com Otávio Silva dosSantos, funcionário que tra-balha na limpeza e manu-tenção do Cemitério da Ir-mandade da Santa Casa deSão Gabriel, e descobrimosque os sacrifícios de ani-mais são comuns no local:“Sempre encontramos algu-ma coisa por aqui. Ou estãona encruzilhada dentro docemitério ou então aqui nacasa das velas. Normal-mente isto acontece na par-te da noite, quando o cemi-tério está fechado. Já encon-trei galinhas, gatos e cabri-tos”, contou ele.

O funcionário revelou quenão se amedronta com asoferendas, pois apenas re-aliza seu trabalho, mas queacredita que o mal exista,pois se declarou já ter sidovítima, em determinada si-tuação: “Eu l impo semmedo, mas sei que a pes-soa que está fazendo issodeseja o mal pra outra. Osanimais são perfuradoscom agulhas e pregos e atébonecos de vodu já encon-trei pendurados na árvore.Eu já precisei procurar umterreiro para fazeruma l impeza,pois haviam feitouma mandingapra mim”, reve-lou.

Otávio tam-bém contou que,por vezes, algunstúmulos são vio-lados com a in-tenção de furto:“Algumas vezese n c o n t r a m o stúmulos e sepul-turas quebrados,violados. Fazemisso pra pegarossos, principal-mente crânios,que depois en-contramos em

alguma magia por aquimesmo”, afirmou.

Os demais funcionários,que trabalham na manuten-ção do local também afir-maram serem comuns es-tas situações. Há poucotempo atrás necessitaramretirar 7 bodes que haviamsido mortos em rituais desacrifício dentro do cemité-rio.

Estes depoimentos nosmostram que em SãoGabriel também aconte-cem rituais macabros queenvolvem sacrifícios e sãomotivados por ódio e mal-dade, não nos deixandomuito distantes dos es-cândalos que assistimospela televisão.

Tantas constataçõesnos deixam uma questão:existe limite entre a cren-ça, a maldade ou a loucu-ra? Cada um tem o direitode acreditar no que bementender e seguir sua reli-gião de forma livre. Porémao desejar o mal e realizarsacrifícios em nome de al-guma vingança coloca emdúvida todos os preceitosreligiosos e com isso tam-bém a sanidade das pes-soas. E, além disso, háquem diga que aquele quedeseja o mal já está envol-vido nas energias negati-vas do seu próprio pensa-mento e que tudo que vai,inevitavelmente, um diavolta.

Otávio precisa recolher as magias, mas não se amedronta

Opentagramaé símbolo constante emmagias,mas na negra ele é invertido

O chamado pentáculo do bode de mendes é sempre inscrito em um círculo

Page 4: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

GERAL

Informativo da Santa Casa

www.bramoto.com.br

Rua João Manoel, 849Telefone: (55) 3232.6953

Imagens meramenteilustrativas. Cadastrosujeito a aprovação do

agente financeiro.

Grande Feirão: 27/04 das

8hs às 18:30hs e 28/04

das 8hs às 14hs sem

fechar ao meio dia

Dr. Gerson Luis B. Oliveira

Rua General Marques, 79Setor de Hemodiálise

Telefone: (55) 3232-6470

Médico NefrologistaCRM-RS 18299

Suicídio: um ato de coragem ou covardia?Márllon Maciel/Especial

Em 1919, o poeta e escritor português Fernando Pessoaescreveu: “Por que vivo, quem sou, o que sou, quem meleva? Que serei para morte? Para vida o que sou? [...] Cerca-me o mistério, a ilusão e a descrença. [...] Ó meu pavor deser, nada há que te vença! A vida como a morte é o mesmomal!”.

Em algum momento, o desejo de cometê-lo já rondou asua mente? O que leva uma pessoa aparentemente saudá-vel a atentar contra a própria vida? Essa tem sido a indaga-ção feita por quase todos os especialistas em psicanálise,psicologia e outros ramos da saú-de. As respostas, no entanto, ain-da não foram alcançadas de modopleno. Enquanto isso, milhares depessoas, tomadas por distúrbiosfísicos, psicológicos e espirituais,estão cometendo atentados con-tra a própria vida mundo afora. Ou-tras optam por procurar ajuda, oque acaba por lhes devolver a vidaintegral e satisfatória que elas le-vavam antes de serem acometidaspor esse mal.

De acordo com recentes pesqui-sas, é consenso que a busca porauxílio tem sido o mais bem-suce-dido dos tratamentos para aquelesque já sentiram o desejo de suicídio. A ajuda de terceiros éimprescindível e, não fosse ela, as estatísticas sobre este tipode atentado seriam bem maiores.

Conforme o Ministério da Saúde, no mundo ocorrem, emmédia, 900 mil suicídios todos os anos. Cerca de três milpessoas por dia cometem suicídio, o que significa que, acada 30 segundos, uma pessoa se mata. O Brasil, diferen-temente do que muita gente imagina, apresenta baixo nú-mero de casos. No país, são registrados 4,5 suicídios paracada 100 mil habitantes. Em números absolutos, isso

corresponde a 8 mil ocorrências por ano. Curiosamente, acapital gaúcha foge das estatísticas. Porto Alegre é a cidadebrasileira que tem o maior número de casos registrados:são cometidos 16 suicídios para cada 100 mil habitantes,contra os 4,5 de média nacional.

Em São Gabriel, cidade típica interiorana, onde as rela-ções interpessoais dos moradores são muito estreitas, onúmero de suicídios ao ano é baixíssimo. Quando alguminfortúnio deste tipo acontece, normalmente, a populaçãoconhece o suicida e, não raramente, sua predisposição para

o suicídio.O suicídio é considerado como ato

gravíssimo por todas as principaisreligiões, desde o Cristianismo nassuas várias vertentes, até o Judaís-mo, passando pelo Budismo. A Igre-ja Católica Apostólica Romana con-dena o suicídio porque os católicosencaram a vida como um dom deDeus e, portanto, só a Ele cabe deci-dir quando a vida deve cessar. Osevangélicos consideram o suicídiocomo um pecado mortal. Já o Juda-ísmo também condena o suicídio,considerando a vida como o bemmais precioso. Enfim, todas as reli-giões não aprovam essa ação.

Muitos acreditam que o desejo de morte venha da covar-dia, outros da fraqueza. Mas, de modo geral, quem já tentoudar fim à própria vida explica que a ideia de suicidar-se sur-ge quando, em vida, a pessoa já morreu. Ou seja, os proble-mas do cotidiano são vistos como insuportáveis e de im-possível solução. A vida, para eles, se dissolveu da alma,feito sal em água. Prazeres, mesmo os mais simples comotomar chimarrão ou repousar durante uma noite de chuvanão existem. Assim, viver não é simplesmente viver. A pala-vra se torna sinônimo de sofrimento.

Obras do “Minha Casa, Minha Vida” empregarão mais de 200 trabalhadoresO projeto de São Gabriel,

no programa Minha Casa,Minha Vida prevê a constru-ção de dois complexos com300 apartamentos cada: oResidencial Antônio Trilha,para beneficiários entre 0 a3 salários mínimos, e o Re-sidencial Alcides Maya, paraa faixa de 3 a 6 salários.

As obras, que devem co-meçar em breve, tem esti-mativa de duração total de2 anos e empregarão maisde 200 trabalhadores dire-tos e inúmeros empregosindiretos. Para a seleçãodeste pessoal, que irá co-laborar com a mão de obra,o SINE já recebeu cerca de600 currículos de trabalha-dores especial izados equalificados como pedrei-ros, marceneiros, encana-dores, azulejistas e eletri-cistas.

Lucélia Salau, funcioná-ria e Ana Cristina Barros,Coordenadora de Sine da

cidade, afirmam que a pro-cura é grande: “A procura égrande e estimamos quereceberemos mais de milinteressados em trabalharna obra, no entanto no mo-mento, não estamos maisrecebendo currículos paranão sobrecarregar os arqui-vos”, afirmou Ana Cristina,que completou dizendo queassim que o recebimentode currículos e início dasseleções começarem a im-prensa será informada

Para o Coordenador dosetor de Habitação da Pre-feitura Municipal de SãoGabriel, Luciano Aguaidas,a obra também trará cresci-mento e movimentação derenda para a cidade: “Estesdois anos irão garantir ren-da para mais de 200 traba-lhadores diretos e tambémmelhorar a movimentaçãoeconômica na cidade. Res-taurantes e lojas tambémganham com isso”, disse

ele.O Coordenador também

afirmou que em breve oscontratos serão assinadose que as obram deverãoiniciar: “Os contratos serão

assinados logo e assimque toda a documentaçãoestiver “ok” daremos inícioaos processos de seleçãoe começo das obras”, finali-zou.

Lucélia e Ana Cristina do Sine farão seleção dos trabalhadores

Obras e melhorias continuamsendo execuadas na Santa Casa

Várias atividades estão marcando o mês da comemo-ração dos 157 anos de fundação da Santa Casa de Cari-dade de São Gabriel. Segundo informações do 2º Vice-Provedor, Caio Flávio Aloy de Almeida, ao longo desta his-tória de relevantes serviços prestados a saúde dosgabrielenses e da região, cada dia que passa, a Adminis-tração do Hospital - através do modelo de gestão – im-plantado pelo Pro-vedor licenciadoRoque Montagner -tem a preocupaçãode oferecer a cadadia que passa me-lhores condiçõesaos enfermos inter-nados, familiares eacompanhantes,bem como, ter umaatenção especial com os profissionais do Corpo Clínico,Diretoria Técnica, Enfermeiros, Quadro de Técnicos emEnfermagem, funcionários e colaboradores da Institui-ção.

Segundo Caio Aloy, várias obras e melhorias já foramconcluídas, algumas delas ainda estão sendo executa-das. O 2º Vice-Provedor destacou que recentemente, foiconcluída a colocação de aproximadamente 48 metrosde corrimão em todas as diversas Unidades de Saúdeexistentes no hospital.

Ele destaca quetais melhorias têmpor finalidade ga-rantir uma melhorsegurança as pes-soas que realizamvisitas aos interna-dos, sendo quetodo o trabalho foiexecutado obede-cendo a normas,conforme Resolu-

ção RDC 50 da Vigilância Sanitária .Também já está totalmente concluída a cobertura da

passarela da Unidade Verde, melhoria está, que deu umnovo visual ao local e trouxe melhor comodidade aos quepor ali passam.

O 2º Vice-Provedor ressaltou, ainda, que se encontraem ritmo avançado a construção da obra para a instalaçãodo serviço de Ressonância Magnética, o que beneficiaráuma grande clientela institucional de São Gabriel e tam-bém da região Fronteira Oeste. Ele disse acreditar, salvoalguma intercorrência, o prazo máximo de 5 a 6 meses, aobra deverá ser entregue pela empresa responsável pelaexecução, ou seja, a Construtora Polga Ltda.

COMUNIDADOInformamos à todos os nossos assinantes,

leitores e parceiros que na próxima quarta-fei-ra, dia 02 de maio, não circularemos em virtudedo feriado do Dia do Trabalhador. Retornaremoscom a próxima edição no dia 09 de maio.

Atenciosamente,A Direção.

O FatoEmpresa Jornalística Focaccia

Page 5: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 5

CULTURA

Reminiscências

Posto GauchãoO amigo que você confia sempre.

Comprove que o rendimento da gasolina ShellV-Power compensa a pequena distância.Gasolina Shell V-Power. O poder daFerrari, da fórmula 1, no seu carro.

A apenas 1 km da entrada da cidade.

Guincho 24hs559646-3044559968-7716

O Suicídio do Rio JaguariO tradicional e legendário

rio Jaguari, cartograficamen-te conhecido por Piracajã,denominativo este totalmen-te ignorado pelos habitantesdas suas margens e proxi-midades, nasce no municí-pio de Lavras do Sul e servecomo limite entre este e o deSão Gabriel, pelos distritosde Suspiro e Batovi,

Com um percurso de 70km, sendo 50 em terrasgabrielenses, chega a serum rio caudaloso de largasproporções. Margeado porexuberante mataria, é rico emfauna e sobretudo piscoso.

Outrora, suas matas vir-gens eram infestadas poralcatéias de tigres; daí a ori-gem do seu nome, que em

guarani significa: rio do Ja-guar ou rio do tigre. É um riohistórico.

Atualmente, é um grandeprodutor de riqueza. Nassuas margens vicejam imen-sos arrozais que bem ates-tam a abundância das suaságuas e a fertilidade dassuas várzeas.

Grandiosa vida que seperde em tão curta existên-cia. Imutável na sua predes-tinação histórica, o Jaguaricorre em direção ao rio San-ta Maria, sem nunca chegarlá. O rio das “areias brancas”tratar-lhe-ia impiedosamen-te, sem levar consigo um vín-culo sequer da herança fra-terna do laureado intruso.

Ante um fim por demaishumilhante, o rio do Jaguar,

ferido nassuas glorio-sas tradi-ções, nãochega aoseu destino;fica no cami-nho. Suicida-se. Estreita-se, esparra-ma-se e divi-de-se. Daípor diantenão existe

mais como rio integral.Transforma-se em córregos,sangradouros, lagoas e pe-quenos canais, num banha-dal medonho, cujo leito prin-cipal até hoje é discutido.

Em tempos imemoriaisaté um valo tentaram abrirpara fazê-lo render-se incon-dicional. Ele resistiu e a obraficou inacabada, discutida,inexplicável, interrogativa.

Por fim, rendeu-se à inte-ligência dos homens. Umagrande barragem, providade comportas niveladoras,

eliminou o seu estuário.Suas águas desviadas, ven-cidas e humilhadas, sãodespejadas agora no gran-de valo de origem jesuítica.E o temeroso banhado dasua foz foi dominado, revol-vido, cultivado. Deixou deexistir.

O Jaguari é um rio senti-mental, porém teimoso e co-erente. Suas águas chegamao seu destino; ele não.

Até os rios também so-frem, amam e sabem mor-rer com dignidade.

Page 6: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

ESPORTES6

9663.2395

Avenida Antônio Trilha, 1496Telefone: 3232.2936 ou 8456.2936.

A vitrine perfeita paravocê vender o seu carro.Passe em nossa loja efaça um ótimo negócio.

S10 Executive ano 2007,eletronic, completa - R$68.000,00, cor prata, 4x4,diesel.

Gol Rally 2005, completo -R$ 25.000,00, preto, 1.6.

Palio Weekend ano 2002,completo, 1.8, bordô -R$ 23.000,00

DR. FACORua Mascarenhas de Moraes, 317 - Sala 102

Fone: (55) 3232.7342

PRECISA-SE DE FARMACÊUTICOGeneral Marques, 261

Fone: 3232.5600 e 3232.1010

Gabrielense participará do Sul Americano deDuathlon e tem chances de ir ao mundial

O atleta gabrielenseDaniel Almeida Cerda partici-pará do Sul Americano deDuathlon que acontecerá dia12 de maio na cidade deSapiranga. A competição tam-bém abre o Brasileiro da mo-dalidade e é seletiva para oCampeonato Mundial deDuathlon que acontecerá naFrança no mês de setembro.

O esporte que deriva dotriathlon alterna corrida e ci-clismo, exigindo muito treinoe preparação dos atletas, jáque chega a somar mais de50 quilômetros percorridosem cada etapa.

Daniel é hoje o melhor ga-úcho colocado no ranking daFederação do esporte no RioGrande do Sul e foi Campeão

Gaúcho ano passado, com-petindo na categoria de elite.

O atleta gabrielense par-ticipará da competição emSapiranga, almejando umaboa colocação geral, o quejá o colocará automatica-mente apto para participar domundial, representando opaís, o estado e sua cidade.No entanto, Daniel afirmaque não pode garantir suaparticipação na competição,já que não possui patrocina-dores: “Eu não tenho patro-cínio e isso dificulta a minhaparticipação nas competi-ções. Pago tudo do meu bol-so e só posso me dedicar 2horas por dia aos treinos,pois não posso deixar a mi-nha academia, de onde vem

o meu sus-tento”, contouele.

O atleta,que é desta-que no cená-rio esportivogaúcho, temsua ida parao mundialcondicionadaà possibilida-de de conse-guir apoio epede atençãodos empre-sários da cidade e região:“Infelizmente o esporte nãoconsegue o apoio que mere-ce. Mas se alguma empresa,ou alguns empresários pu-derem se unir para apoiar

esta iniciativa poderei mededicar ainda mais e comcerteza representar muitobem o país, levando o nomedos apoiadores comigo”, fi-nalizou Daniel.

Escolas Polo participam de Torneio Esportivo de integraçãoPromover a integração

das Escolas Polo por meiodo esporte. A Secretaria Mu-nicipal de Educação apoia arealização do “TorneioInterPolos”, organizado pelaEscola Polo Mascarenhasde Moraes, na localidade deCatuçaba, durante a últimasexta-feira (20) nas depen-dências da escola.

Disputado na modalidadede futebol, participaram asEscolas Maria Manoela daCunha Teixeira (AzevedoSodré), Baltazar Teixeira daSilveira (Cerro do Ouro) eErnesto José Anonni (Cerrito

– Catuçaba). Segundo a di-retora da Escola, Ana CristinaOliveira, a programação ain-da teve um almoço de con-fraternização, com um ambi-ente propício para a integra-ção entre as escolas.

A Secretária Ana PaulaCapiotti salienta que iniciati-vas como essa proporcio-nam novas oportunidadesde aprendizagem, principal-mente “no campo, onde osjovens necessitam de maio-res oportunidades de parti-cipar de ações como essa”,frisou.

Estiveram presentes ain-

da as direções dasescolas com suasequipes e professo-res, e por parte daSEME, a nutricionis-ta Nara Gonçalves, asupervisora LydiaAssis Brasil e a pro-fessora Roberta Le-mos.

Os vencedores foram ostimes do Faxinal no masculi-no infantil e feminino, e nomasculino mirim, Anonni. Os

times contam também coma participação de alunos, ex-alunos e integrantes da co-munidade escolar, sempreparticipantes das atividades.

Daniel aguarda patrocínio para ir aomundial

NOTA DE ESCLARECIMENTOA Prefeitura de São Gabriel, no firme propósito de dotar

a comunidade gabrielense de um moderno sistema dedistribuição de água e esgotamento sanitário, adequadoaos novos parâmetros da lei nacional, com tarifa maisbarata, canalização de esgoto e respeito à preservaçãodos recursos naturais do nosso Rio Vacacaí, iniciou em2009 um amplo processo de licitação para concessão deserviços públicos de água e esgoto para um investimen-to de R$ 110.000.000,00 (cento e dez milhões de reais),que em todas as suas fases teve em permanente diálo-go com a sociedade, com audiências públicas e outrosinstrumentos de controle social.

Após uma longa sucessão de ações que visavam pro-telar esta conquista da comunidade em nome de interes-ses meramente corporativos, o processo passou pelocrivo de Câmara de Vereadores, Tribunal de Contas doEstado e Tribunal de Justiça, onde foi atestada sua lega-lidade. O contrato com a empresa vencedora da conces-são já está assinado e nos próximos dias será a Ordemde Serviço para a nova empresa assumir os serviços.

Tendo em vista o fato de diversos contribuintes já te-rem procurado a Prefeitura para reclamações sobre ques-tões de água e saneamento, informamos que em quantoa posse da nova empresa não ocorre, a responsabilida-de pelo abastecimento de água potável e esgotamentosanitário continua a cargo da Corsan.

No caso de qualquer negativa por parte da estatal emprestar atendimento aos usuários do sistema de água eesgoto, orientamos a comunidade para que procure oPROCOM – Escritório de Defesa do Consumidor, na ruaJúlio de Castilhos, nº 85 das 8:00 às 12h e das 13hs30às 16h00, ou pelo telefone (55) 3237 2053, ou ainda envi-ando e-mail para [email protected].

São Gabriel, 20 de abril de 2012

Rossano Dotto GonçalvesPrefeito Municipal

Page 7: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 7

POLÍTICA

ARQ DECOR STUDIOStudio de Decoração de interior onde são criados projetos personalizados paradeixar o ambiente lindo e acolhedor.Em nosso studio temos produtos de decoração, papéis de parede Italianos,brasileiros e japoneses, tecidos para estofados, cortinas e decoração, luminá-rias personalizadas, puxadores, ladrilhos hidraúlicos e adesivos decorativos.

Rua João Manoel, 849 (fundos loja Bramoto) com estacionamento.Venha conferir nossa linha de percianas em alumínio, madei-

ra, romanas e rolôs.Arq. Renata Altíssimo e Maria Cândida Chiappetta

E-mail: [email protected] SUA VISITA DE SEGUNDA À SEXTA,

NOTÍCIAS DO LEGISLATIVO

LanchesA La Carte

Petiscos à noite

Tudo isso comestacionamento privativo

Avenida Antônio Trilha, 1510Telefones: (55) 3232.3279 e

(55)9629.1732

3232.3279 9629.1732

www.colunapontodevista.comLiberdade, isenção e responsabilidade

O blog nº 1 da cidadeAnuncie:9944.9562e9664.2581

Agora, com a Rádio WebColuna Ponto de Vista, 24 horas no ar

Prefeito Rossano recebeSérgio Coradini

O Prefeito Rossano Gonçalves recebeu na segunda-feira (16) o Prefeito de Vila Nova do Sul, Sérgio Coradini,para uma visita de cortesia. Na ocasião, ambos debate-ram futuras parcerias e ações para reivindicar projetosjunto ao Governo do Estado. “A união dos municípios daregião vem a somar para a busca de projetos junto aoGoverno Estadual, e as parcerias com Vila Nova tem sidoproveitosas”, salientou Rossano.

Presidente do Legislativo prestigia solenidadealusiva ao “Dia do Exército” no 9º RCB

Na manhã de quinta-feira(19), o Presidente da Câma-ra Municipal de Vereadoresde São Gabriel - vereadorAdão Santana (PTB) esteveparticipando da solenidademilitar realizada no 9º Regi-mento de Cavalaria Blinda-do (9º RCB) - RegimentoJoão Propício, alusiva ao “Diado Exército”, com a participa-ção dos comandantes e tro-pa de militares de todas asdemais unidades de SãoGabriel (6º BE Comb e 13ªCia Com Mec). Na oportuni-dade estavam presentes, oPrefeito Municipal - RossanoGonçalves, o General PauloAugusto Menezes da Silva,diversas autoridades civis emilitares, bem como, convi-dados especiais. Durante asolenidade, também foramentregues medalhas e con-decorações para alguns mi-litares da Guarnição.

Em sua manifestação, re-ferindo-se ao “Dia do Exérci-to”, o Comandante do 9º RCB

e Guarnição Militar Federal deSão Gabriel - Ten. Cel. de Ca-valaria - Ubirajara BrandtRodrigues destacou a impor-tância da data que foimarcada pela primeira lutados povos do Brasil contra adominação holandesa, em1648, sendo que os indivídu-os (militares) que treinam elutam para defender os espa-ços e direitos de um país sãoos integrantes dessacorporação. As tropas do Exér-cito praticam fortes treina-mentos, como preparo paraoperar em circunstâncias deguerra e de conflitos maisextremos, são responsáveispela segurança da pátria jun-to às fronteiras. Além disso, oExército participa de campa-nhas sociais, leva alimentose faz serviços de atendimen-to médico às localidades dopaís que são muito isoladas,onde a população não temacesso aos mesmos”, afir-mou o Comandante.

Já o Presidente da Câma-

ra - Adão Santana reforçou aimportância e o trabalho de-senvolvido pelo Exército Bra-sileiro nas mais diversasáreas: sociais, de seguran-ça, entre outras. “Em SãoGabriel, todos os militares daGuarnição são dignos do re-conhecimento público doPoder Legislativo, por todasas atividades que desenvol-vem junto a comunidade ga-brielense. Sem dúvida, oExército Brasileiro encontra-se diuturnamente preparado

para cumprir missões, nãoobstante as dificuldades ine-rentes a um país em desen-volvimento, pois, concorrepara o êxito dessa empreita-da, a comprovada capacida-de que tem de vencer obstá-culos e de superar adversi-dades, em face, principal-mente, da capacitação e damotivação de seus recursoshumanos, recrutados, indis-tintamente, no seio do povo,e com este identificados”,concluiu Adão Santana.

Foto: Cláudio Castro

Ten. Cel Brandt e Adão Santana durante a solenidade

A Sessão Ordinária de Segunda-Feira (23/04), foipresidida pelo presidente - vereador Adão Santana(PTB) e secretariada pelo vereador Vagner AloyRodrigues (PDT).

ORDEM DO DIA

Foi apregoado o seguinte Projeto de Lei:

De autoria do Poder Executivo - Projeto de Lei nº 027- Autoriza o Município a ressarcir valores à Empresa Cons-trutora Bema Ltda.

Foram aprovadas as seguintes ProposiçõesLegislativas:

De autoria do vereador Rui Lucas (PR) - Pedidos deProvidência nº 111 - Que seja feita a recuperação do as-falto na rua João Manoel, esquina com a rua JonathasAbbott e Jonathas Abbott esquina com Tristão Pinto (en-frente ao supermercado Vanhove) e nº 115 - Que sejacolocado uma lixeira na Avenida Manoel Antônio deMacedo, esquina com a rua Inácio de Souza, bairro BomFim.

De autoria do vereador Cilon Lisoki (PR) - Pedidos deProvidência nº 106 - Que seja efetuada a limpeza na ruaClara Nunes, bairro Gabrielense, nº 107 - Que seja cria-da uma parada de ônibus, colocado uma placa de sinali-zação vertical e um abrigo de ônibus na Av. Antônio Trilha,em frente ao nº 646, nº 108 - Que seja efetuada a limpezanos tubos de esgoto da rua Antônio Bérgamo, bairroHonório em frente aos nº 146 e 160, nº 109 - Que sejaefetuada a Limpeza, colocação de balastro e patrolamentona rua Acioli Nunes, bairro Dr. Dácio, nº 110 - Que sejaefetuada a limpeza e patrolamento nas ruas do bairroSanta Izabel, bem como seja colocada uma placa de proi-bido colocar lixo na esquina das ruas Liara Souto Pereiracom Martins Lopes Pereira e a colocação de uma lixeirano referido local e nº 112 - Que seja incluída no cronogramade calçamento e micro drenagem a rua Goiás, bairro In-dependência. Voto de Congratulações nº 06 - À “Socieda-de União Artística Gabrielense” pelos seus 100 anos deharmonioso e solidário convívio com a comunidade deSão Gabriel, extensivo a todos seus associados.

De autoria do vereador Vagner Aloy Rodrigues (PDT) -Pedido de Providência nº 113 - Que seja efetuada a lim-peza no bairro Gabrielense na Avenida Antônio Trilha emfrente a residência nº 1470.

Esta matéria você encontra no site: www.cmsg.rs.gov.brELSON TEIXEIRA - ASSESSOR DE IMPRENSA

Page 8: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

CIDADE

Ana Martha Focaccia

Dúvidas frequentesde português

Quisemos, pusemos,impusemos, com “s”

Nas pessoas verbais, o som “zê” pode ser repre-sentado por “z” (ex.: trazemos) ou por “s” (ex.: quise-mos).

Usa-se “z” quando o verbo, no infinitivo, já tem “z”.Ex: Trazer: trazemos, trazem; Dizer: dizemos, dizem;

Fazer: fazemos, fazem.

Usa-se “s” quando o verbo, no infinitivo, não tem “z”.Ex.: Querer: quisemos, quiseram; Pôr: pusemos,

puseram; Impor: impusemos, impuseram.

Por hoje é só. Até a próxima, queridos leitores!

TJ-RS derruba liminar contraconcessão de saneamentoEm decisão proferida na tarde de quinta-feira, 19 de

abril, o Pleno do Tribunal de Justiça do Estado cassouliminar concedida em juízo de primeiro grau contra o pro-cesso de concessão de serviços de saneamento básicoda Prefeitura Municipal de São Gabriel. A decisão foi pro-nunciada pelo 1º vice-presidente do TJ-RS em exercícioda presidência, desembargador Guinter Spode, a respei-to do processo 70048456651, já disponível no site do TJ-RS.

O desembargador deferiu a suspensão da liminar quehavia interrompido a tramitação normal dos processosrelativos à concessão pública dos serviços de água eesgoto. Para o desembargador, a manutenção dos efei-tos não se justificava “já tendo ocorrido, inclusive, a assi-natura do contrato de concessão”, em plena obediênciaaos termos da legislação.

Para o secretário-geral de Governo, Artur Goularte, adecisão do TJ-RS confirma a legitimidade de todo o pro-cedimento de licitação e concessão dos serviços públi-cos de água e esgoto. Desde o fim da vigência do contra-to com a Corsan, o Município buscou a implantação deum serviço de água e esgoto mais adequado aos novosparâmetros da legislação, através de um Plano Municipalde Saneamento que definiu as necessidades de abaste-cimento do município. Desde então, o processo foi am-plamente examinado pelo Poder Legislativo, pelo Tribu-nal de Contas e agora pelo Tribunal de Justiça, todoseles atestando a plena legalidade do processo. “A deci-são (do TJ-RS) mais uma vez atesta a lisura”, ressaltou.

Oficinas escolares no Menna Barretoenvolvem alunos em turno integral

A Escola Estadual Insti-tuto Educacional MennaBarreto está participando doprograma de oficinas “MaisEducação”, oferecido peloGoverno Federal. O projetobeneficia várias escolas donosso município e temcomo objetivo trazer a inte-gração e envolvimento dosalunos propiciando melho-ra nas atividades escolares.

Segundo o diretor da Es-cola, Sildo Cabreira, o pro-grama foi oferecido atravésda 19ª Coordenadoria deEducação, e prontamentefoi aceito pela rede educa-cional. Os alunos participam

das atividades em turno in-tegral e recebem alimenta-ção durante o período emque estão na escola, duran-te as atividades.

Sildo destaca que algu-mas das oficinas escolhi-das para serem desenvol-vidas já eram realizadas naescola (basquete – moni-tores Pelé e Taísa, karatê –monitor Magno e xadrez –monitora Carla), mas coma participação no projetoelas receberam ampliaçãoe melhorias, como a manu-tenção dos materiais. Já asoficinas de Jornal (monitorLuis Umpierre), e Ciências(monitoras Vanusa e Kari-na) chegaram como novi-dade na escola e forammuito bem aceitas pelosalunos.

O programa “Mais Edu-cação” está sendo coorde-nado pelo professor Marce-lo, que destaca a participa-ção dos alunos: “Com es-tas at iv idades pudemosperceber uma maior inte-gração dos alunos. Elesestão mais participativos einteressados” contou ele.

A aluna Maria Helena

Mattos, de apenas 12 anos,participa da Oficina de Jor-nal e revelou que tem umavontade enorme de seguira carreira de jornalista. Paraela a profissão seria umaótima escolha: “Estar sem-pre levando as informaçõescom responsabil idade ecompetência transforma tuapessoa em um profissionalde respeito” disse ela ani-mada.

Além de trazer benefíci-os para os alunos e tran-quilidade aos pais, o pro-grama “Mais Educação”

pode se tornar uma portade entrada para a escolhaprofissional deste jovensque se dedicam a cada ati-vidade.

Campanha do Agasalho PrevittaNo primeiro ano da Previtta Assistencial, a empresa optou por

retribuir à comunidade gabrielense o carinho e o sucesso dessanova marca realizando a primeira campanha do agasalho.

Nas instalações da empresa, há um posto de coleta paraarrecadações a disposição da comunidade. Junto há uma urnaque recebe indicações de instituições e famílias, para receberemo material arrecadado.

Também em comemoração ao aniversário de um ano, aPrevitta Assistencial, até 17 de maio, destinará 50% do valor daprimeira parcela dos planos novos para a compra de cobertores.

A coleta de roupas, agasalhos e calçados será realizada atédia 31 de maio.

Uma das turmas participantes do projeto de turno integral

Sildo Cabreira, Diretor Maria sonha ser jornalista

Page 9: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 9

SOCIEDADE

Giro Social

Alphorria, M.Officer, Borda Barroca

Rua General Mallett, 600 – sala 01- Tel.: (55) 3232-2163

6 x nos cartões30% para 30 diasOutlet 50% à vista

Reservas:9969-8705

WirthEsdra

CapodartePara raio

Tendências de inverno

7 v7 v7 v7 v7 veeeeezzzzzes nos cares nos cares nos cares nos cares nos cartõestõestõestõestõesVISA/MASTER E BANRI

Parabéns Rita!A elegante e sofisticada residência da família Dias Borges foi o cenário perfeito para a comemoração dos 50 anos de

Rita, no último dia 20.Juntamente com o esposo Jorge e os filhos Franco, Milton e Jorginho, Rita recebeu os cumprimentos de amigos e

familiares. Os convidados prestigiaram momentos de muita alegria, descontração e requinte.Parabéns Rita! Que você tenha sempre motivos de sobra para brindar e lembrar-se do caminho percorrido, dos bons

momentos vividos e dos objetivos realizados. Felicidades!

FelicitaçõesA Liga Feminina de

Combate ao Câncerde São Gabriel para-beniza a sua parceira,a Irmandade da San-ta Casa de Caridadepelo seu aniversáriode 157 anos de vida.

Que esta parceriase renove a cada dia,como a esperança devida de quem procuraajuda médica nestaInstituição. Feliz Ani-versário!

Anna MariaChiappettaFocaccia

Presidente

Page 10: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected]

OPINIÃO10

NEI SARI - Classe ehonestidade

JORGE SANTOSRevendedor Massey Ferguson

Aero Agrícola GabrielenseA segurança dosucesso de sua

lavoura

Rua General Mallet, 82Fone: 3232.5233 ou 3232.5844

Hangar: 3232.6433 ou 3232.4104

Sindicato RuralUma força ao lado

do produtorRua Barão do São Gabriel, 943Fones: 3232.4848 ou 3232.6969

Comércio de CereaisSanta Margarida

O maior nome em comprae venda de cereais em

São Gabriel e Santa Margarida

Qualidade ebons preçossão nossas

marcas

Endereço: BR-290 - KM 420Fone: 3232.5050 ou 3232.5933

1- No auge do movimento cada vez maior, a Revis-taria Cocóta está em alta. Uma Revistaria comple-ta com atendimento diferenciado. Educação emprimeiro lugar. Parabéns André.

2- Eis aí Bráulio Vulcanis, novo Dr. Advogado daTerra. Bráulio, um legítimo vencedor, pelo seu es-forço e inteligência. Parabéns.

3- Indagação da ala colorada da Plataforma do Gló-ria: Se ADÃO DISSE NÃO ao prefeito Rossano, éclaro que OSCAR vai dizer NÃO ao PresidenteJuvenal do São Paulo.

4- Para o velho e experiente mesmo, cientista polí-tico gabrielense Sérgio Monteiro Lopes, os 3 can-didatos da oposição, Inocêncio, Sandra e Roquevão fazer UNIÃO e os 3 vem juntos contra oRossano.

5- Pergunta do Conselheiro LERO-LERO, dos 3opositores, Sandra, Inocêncio e Roque, quem se-ria o candidato a Prefeito? O Roque, o Inocêncioou a Sandra? E quem seria o VICE? O Roque, oInocêncio ou a Sandra?

6- Plano Diretor. Sim, pelo medo do Plano Diretorum grande negócio imobiliário não foi realizado naPraça Principal. Na Mallet também.

7- Impasse entre o inquilino, que queria montar ummagnífico restaurante no antigo Palacete do Ge-neral na Avenida Júlio de Castilhos, dificilmentesairá. O proprietário quer pisos de mármore. Ami-go Gustavo, nem todo mundo tem o dinheiro daSicredi. O prédio do BIG CUSCO, o palácio do ca-chorro quente na Dr. Celestino Cavalheiro é do in-vestidor imobiliário SAED. O dono do cachorroquente é de fora da cidade.

8- No lugar do Ponto 50 na Mallet, quadra principal,está vindo uma outra firma de fora da cidade. É aMEGA LOJÃO, filial de Santiago. Enorme lojão.Quantas lojas tem de fora da cidade aqui na terrados marechais?

9- RECORDAR É VIVER. Eis aí a cronista sociale líder de nossa sociedade NILDA TUBINO em fes-ta beneficente fantástica. A caráter, no clube Co-mercial. No fundo, fantasiado de padre ANTÔNIOPAULO e a freira Gracinha Cunha. Auge da socie-dade gabrielense. Festas, respeito, carinho. Umaalegria de uma grande sociedade. O tempo pas-sa, a minha querida colega de Rádio Batovi NILDATUBINO hoje mora na casa de Deus.

10- Sabe por que eu acho que o Balbo poderáser candidato a prefeito? Porque quando o

Balbo tava “pelado” como língua de louro fezgrandes e vitoriosas campanhas para prefeito,sendo eleito espetacularmente. Imaginem ago-ra com os BOLSOS cheios de dinheiro, cheiosde dinheiro como nunca! Que o digam os cam-pos de ouro do IBICUI da Armada em Livra-mento. É claro que poderá, digo PODERÁ virna ÚLTIMA HORA e ser o candidato. Outra gran-de pista é a falta de entusiasmo de CacaioLannes, Rômulo – o vereador, e a líder políticaBranca Wiessel com os outros candidatosopositores do favorito Rossano. Escrevam aí:na HORA “H” poderá o Balbo dizer SIM. Temgente secreta que sabe que sim.

Page 11: O Fato 25 de abril

25 de abril de 2012 SÃO GABRIEL - RSemail: [email protected] 11

Rua Tristão Pinto, 992 - Fones: 3232-1868 e 3232-6468Email: [email protected]

PROMOÇÃO DO SUPERVANHOVEAÇÚCAR UNIÃO 1KG.................................................1,99ARROZ TP.1 CHARÃO 5KG........................................5,68MASSA ESPAGUETE ROMANINI 500G....................1,25COXA E SOBRE-COXA CARRER DORSAL KG.......2,99MOLHO TOM.TOMATINO SACHE 340G....................0,99

SEXTA E SÁBADO OFERTA EXTRA DE HORTIFRUTI CARNE BOVINA P/CHURRASCO EM PROMOÇÃOSUPERVANHOVE SEMPRE COM BONS PREÇOS

PARA VOCÊ FAZER BOAS COMPRAS!

GERAL

Executivo apoia 14º CongressoMundial do Corriedale

SAMU de São Gabriel realiza partoNa manhã da últi-

ma quinta-feira, oSAMU de São Gabrielrecebeu um contatode uma gestante so-licitando atendimentono bairro Pomares.Roseli da Silva Mari-nho já estava em tra-balho de parto emesmo com o pron-to atendimento da Equipe do SAMU “deu a luz” em sua própriacasa. A recém nascida recebeu o nome de Raissa, pesoucerca de 3 kg e foi recebida ao mundo pelo condutor e socorristada SAMU Zoel e pela técnica de enfermagem Gisele Cunha.

Prefeito entrega Escola de TrânsitoCom o objetivo de ensinar

a importância da educaçãono trânsito, o respeito as leis,sinalização e à vida, a Prefei-tura Municipal apresentouuma iniciativa inédita na tar-de deste sábado (21), com aEscola Infantil de Trânsito, naPraça Dr. Fernando Abbott. A

ação, desenvolvida na parce-ria das Secretarias de Servi-ços Urbanos e Educação, foilançada pelo Prefeito Rossa-no Gonçalves.

O Prefeito Rossano desta-cou os investimentos da Ad-ministração Municipal no trân-sito, que teve um crescimentosubstancial nos últimos anos,que totalizaram R$ 500 milcom a colocação dos novossemáforos, lombadas e sina-

lização (placas e faixas) e quea Escola vai agregar a educa-ção e respeito às leis.

“Para educar as criançasdesde cedo e para elas tam-bém disciplinarem seus pais,vamos abordar a temática nasescolas, com o uso daEscolinha de Trânsito, que é

a pioneira na re-gião”, afirmandoque esta estruturatambém serádisponibi l izadapara as demaisescolas da redede ensino.

Com investi-mento de R$ 12mil, a estrutura daescola conta coma reprodução emtamanho reduzi-

do, de vias urbanas de trânsi-to, com sinalização e um se-máforo, com orientações dosinstrutores Roberto Venturini,José Adair Goulart e RoseaneDoile.

As visitações do projeto te-rão o ensino da teoria e da prá-tica, com o complexo educaci-onal da escola. As crianças jáfizeram uso do espaço, com asupervisão da Brigada Mirim,parceira da atividade.

Griff do Carro e BB: parceria emfinanciamentos com juros baixos

O Banco do Brasil anunciou neste mês novas redu-ções das taxas de juros. Os ajustes refletem a alteraçãoda SELIC anunciada pelo Comitê de Política Monetária.As novas taxas incluem reduções em diversas linhas decrédito.

O conjunto de medidas chamado de Bompratodosdeve alavancar financiamentos e empréstimos com asmelhoras taxas de juros e prazos de pagamento.

Diante disto, a Griff do Carro realizou uma parceriacom o Banco do Brasil e já procedeu a primeira entregade um veículo totalmente financiado já nos novos mol-des do Bompratodos, trazendo benefícios para todos osclientes da revenda. O financiamento pode ser feito semtarifas embutidas e com crédito pré-aprovado, financia-mento de 100% do valor de veículos novos ou aquisiçãode um usado com até 10 anos de fabricação com taxasa partir de 0,95% ao mês.

Evento acontecerá de 20 a 26 de maio

A Prefeitura Municipal é par-ceira na realização do 14ºCongresso Mundial do Corri-edale, evento que terá suasede em São Gabriel de 20 a26 de maio, organizado pelaAssociação Brasileira dos Cri-adores de Corriedale (ABCC).Na manhã de quarta-feira, dia18, o Prefeito Rossano Gon-çalves recebeu o presidenteda entidade, Carlos CléberDias Leal, reafirmando o apoioao Congresso.

Leal apresentou a programa-ção e o cartaz oficial do eventoao Prefeito, que salientou suaimportância não somente paraa economia da cidade, mas doEstado também. “Será a opor-tunidade de apresentar à comu-nidade o que é a ovinocultura,tanto como produção rural comoos seus desdobramentos,como o artesanato em lã, que

agrega valor e diversifica estaatividade”, afirmou.

Rossano ainda destacou otrabalho realizado pela Prefei-tura em parceria com a Coope-rativa de Lã Tejupã e a Ematerno Programa Municipal deOvinocultura, que apoia peque-nos produtores no desenvolvi-mento da atividade em SãoGabriel.

A Prefeitura fará um repassede R$ 50 mil para apoio ao Con-gresso, que terá a participaçãode produtores do Uruguai, Ar-gentina, Austrália e NovaZelândia, além do RS.

A programação contará compalestras técnicas, as Feiras deArtesanato, Lã e Pele Ovina evisitações em campo à propri-edades da região. A programa-ção completa pode ser encon-trada em www.abccorriedale.com.br.

Crianças aprenderam as leis brincando

Representantes do BB e daGriff do Carro comaproprietária

Rossano e Leal juntos pela realização do evento mundial

Page 12: O Fato 25 de abril

O FatoUm jornal a serviço do povo!

São Gabriel, 25 de abril de 2012

Sementes de CereaisAduboUreia

CalcárioFertilizantes

Filial:BR 290 - KM 395

Fones:55. 3505. 5100 e 9938.7578

São Gabriel-RS

Matriz:

Quarta Colônia Italiana: um reduto cultural e gastronômicoEngana-se quem pensa

que para visitar um local decolonização genuinamente ita-liana precisa subir a serra e irpara Bento Gonçalves ouCaxias do Sul. Bem mais pró-ximo de São Gabriel existe umlocal, até então pouco explo-rado, chamado de Quarta Co-lônia, que remete os visitan-tes para a época antiga da co-lonização.

O nome completo e correto“Quarta Colônia Imperial deImigração Italiana” foi dado,pois esta é a quarta área ondeforam distribuídas terras paraos italianos que imigraram, nofinal de 1877, para o Estado.

A Quarta Colônia abrangeos municípios de DonaFrancisca, Faxinal do Soturno,Ivorá, Nova Palma, PinhalGrande, Silveira Martins, São

João do Polêsine e partes dosatuais municípios de SantaMaria e de Restinga Seca.

Há 135 anos, quando che-garam ao local, os imigrantesencontraram colônias isola-das, mas trataram logo de re-criar a vida que levavam na Itá-lia. Para reconstruir seus há-bitos comunitários, a primeiraprovidência a ser tomada eraconstruir uma igreja. As famí-lias se organizaram e cons-truíram uma capela, que pas-sou a ser o núcleo básico dacolonização italiana na região.

Esta importância religiosapode ser notada até hoje. Agrandiosidade das Igrejas dascidades integrantes da Quar-ta Colônia surpreende e podeser comparada com diversasCatedrais de grandes cida-des.

Outro ponto que chamamuito a atenção é a limpeza,educação e organização des-tes pequenos municípios. Aspraças e ruas são muito bemconservadas, assim como ariqueza arquitetônica do local.

Antigos hábitos são manti-

dos com orgulho e as famíli-as fazem questão de receberos turistas e explicar cada de-talhe, como a Família Moro. Opatriarca da família recebe osturistas na porta de casa emostra com orgulho o antigoalambique, que funciona atéhoje e o belo moinho, que geraforça para várias atividades,entre elas a fabricação de fa-rinha de milho, muito usadana culinária italiana.

Na Quarta Colônia tam-bém estão instaladas asmais conhecidas e renoma-das fábricas de facas do es-tado, como a Coqueiro e aGinete, que oferecem aosturistas grandes lojas quecomercializam os produtos.

O tesouro cultural do lo-cal encanta aos visitantesque também se deliciam

com a rique-za gastronô-mica ofereci-da por diver-sas canti-nas, bodegase restauran-tes da re-gião. Sala-mes, queijos,doces de fru-tas, l icores,pães, cucas,biscoitos, massas caseirase muito mais também con-quistam os turistas pelo es-tômago e garantem a boapropaganda de quem visitao local.

Esta boa dica de turismo

nos mostra que há locaistão próximos e tão belos,que podem propiciar mo-mentos alegres e trazer co-nhecimento da nossa cul-tura, tradições e antepassa-dos.

* CASA BAIRRO SANTA BRÍGIDA R$ 45 MIL1 dorm, sala, coz, área serv, banh Fundos casa madeira 2peças e banh* CASA BAIRRO INDEPENDÊNCIA R$ 41 MIL2 dormitórios, sala, cozinha, banheiro.* CASA BAIRRO COHAB (financiável) R$ 75 MIL2 dorm, sala, sala jantar, coz, área serv, banh, garagem,lareira.* CASA BAIRRO BELA VISTA (financiável) R$ 83 MIL2 dorm, sala, coz, área serv, banh, garagem, lareira.*3 CASAS NO MESMO TERRENO R$ 110 MIL1°- 1suíte, sla, coz / 2°- 1suíte, 1 dorm, sla, coz, banh 3°-1dorm, banh, coz e sla juntosCASA DE 2 PISOS BAIRRO SÃO CLEMENTE R$ 130 MIL1° piso: 1 dorm, sla, coz, área serv, banh, 2° piso: 1 dorm,sla, coz, área serv, gar* SOBRADO NA AV. FCO. HERMENEGILDO R$ 195 MIL1 suite, 2 dorm, 2 slas,. sla jantar, coz, área serv, banh, garp/2 carros, churr, lareira*CASA NO CENTRO R$ 240 MIL3 dorm, sala, sala jantar, coz, área serv, banh, garagem.*CASA BAIRRO VIVENDA R$ 260 MIL3 dorm, 2 slas, sala jantar, coz, área serviço, 2 banh, gara-gem, 2 churr, lareira.*Terreno 10x30 Loteamento Santa Casa R$ 7 MIL*Terreno 12x50 Bairro Independência 28 MIL*Terreno 9x29 Bairro Jardim Europa R$ 35 MIL*Terreno 7,8x26,5 Av. Antonio Mercado R$ 40 MIL*Terreno Bairro Jardim das Hortências R$ 45 MILFaça-nos uma visita e cadastre seu imóvel para venda!

FONE: 32326409 - 91644892 – 96959586RUA CELESTINO CAVALHEIRO N°724 SALA 5