O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

16
O Grande Jornal Imbituba, Sexta-Feira, 11 de junho de 2010 Exemplar: R$2,00 Nº 02 ANO 1 Jornal Quinzenal Dia dos Namorados Homenagem do Grande Jornal aos namorados. /03 O caminhoneiro que virou prefeito Vida dura .: Garopaba .: Política .: Cerimônia de lançamento do Grande Jornal Conheça a história de vida de um batalhador que virou prefeito de Imbituba /04 Mulher pede ajuda pelo seu estado de saúde e diz sofrer preconceito /06 Rádio Frequencia transmite a Quer- messe de Garo- paba ao-vivo /09 Prorrogado prazo para a entrada em vigor de lei de pe- sos e medidas /15 Veja as fotos e depoimentos dos amigos e autoridades que estavam presen- tes na noite de inauguração do Grande Jornal, no Imbituba Atlético Clube /12 Copa do Mundo Leia algo sobre a Copa do mundo que começa hoje/14 Festa no Sertão Nova coluna do Grande Jornal impresso /15 Mete Bronca Leia o espaço do povão no Grande Jornal /09 A Tinta Imbitubense Você encontra no Candemil Casa e construção

description

Segunda edição do Grande jornal de Imbituba.

Transcript of O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

Page 1: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

O Grande JornalImbituba, Sexta-Feira, 11 de junho de 2010 Exemplar: R$2,00

Nº 02ANO 1

J o r n a l Quinzenal

Dia dos NamoradosHomenagem do Grande Jornal aos namorados. /03

O caminhoneiro que virou prefeitoVida dura .:

Garopaba .:

Política .:

Cerimônia de lançamento do Grande Jornal

Conheça a história de vida de um batalhador que virou prefeito de Imbituba /04

Mulher pede ajuda pelo seu estado de saúde e diz sofrer preconceito /06

Rádio Frequencia transmite a Quer-messe de Garo-paba ao-vivo /09

Prorrogado prazo para a entrada em vigor de lei de pe-sos e medidas /15

Veja as fotos e depoimentos dos amigos e autoridades que estavam presen-tes na noite de inauguração do Grande Jornal, no Imbituba Atlético Clube /12

Copa do MundoLeia algo sobre a Copa do mundo que começa hoje/14

Festa no SertãoNova coluna do Grande Jornal impresso /15

Mete BroncaLeia o espaço do povão no Grande Jornal /09

A TintaImbitubense

Você encontra noCandemil

Casa e construção

Page 2: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

02 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Originalidade não consiste em dizer o que ninguém disse antes, mas em dizer exatamente o que você

pensa por si próprio(James Stephens)

Visão PolíticaPor: Fernando Carvalho

E-mail: [email protected]

SENTIR O GOSTINHO DE UM SONHO AINDA NÃO REALIZADO

Humberto da CELESC tem sido um grande aliado da população imbitubense, e também garopabense. Ele tentou resolver um problema em Garopaba, mas não conseguiu. O importante é tentar. O presidente do PMDB de Imbituba bem que poderia pedir um tempinho para os dois vereadores que estão no mandato chamar os suplentes para experimentar a glória. Os outros partidos fazem isso, no PMDB é pouco provável.

DOMINGO EM GAROPABAAlmocei num domingo com o vereador Targino

no restaurante do meu amigo Alemão, O vereador tem dado demonstrações de que irá disputar a majori-tária pelo PP de Garopaba, e já definiu os seus repre-sentantes na Assembleia e Câmara Federal (COMIM) E PISOLAT. Também anunciou que fará uma festa de aniversário para 700 pessoas, segundo ele todas que já o ajudaram. É ou não uma festa pra prefeito?

OLHA QUEM DEU O AR DE SUA GRAÇAO Vereador Zeli Pires não gostou de ser chamado

de “apagadim”, um termo muito utilizado no programa de rádio Microfone Aberto, da rádio 89 FM que vai ao ar aos sábados pela manhã. Ele pediu o direito de resposta, foi ao programa e afirmou que trabalha muito e faz valer seus votos. “Não estou apagadim”, declarou. Para fechar, deu nota dez ao senhor prefeito Beto Martins.

DESTA ÁGUA TALVEZ EU BEBALuiz Vieira, suplente do PMDB de Imbituba,

disse que não pretende ser candidato a cargo nenhum, “mas não digo que dessa água não beberei” salientou. Segundo ele, buscará também votos para Eliseu Mattos, pois confia no trabalho dele na Assembléia Legislativa.

MEDO DE DAR NOTA AO PREFEITO OU UNIFICAR É A SOLUÇÃO PARA FAZER MAIS?

O vereador Cláudio do Raio X não quis dar nota ao Governo Municipal de Imbituba. Ele alegou não ser professor de Matemática. Há um ano deu nota 7,0. Cabe a nós agora a pergunta: porque ele não quis dar nota ao prefeito? Especula-se que união não faz só açúcar, também faz a força. Sabemos que o vereador Cláudio sonha com a cadeira de prefeito. E por ser o 2º vereador mais votado, tem todo o direito. Já o vereador Thiago Machado deu nota 5,0. Foi mais corajoso e mais oposi-cionista.

POLÍTICA É JUNÇÃORafael Souza Martins e Renildo Ferreira quase

fechados com Renato Hinnig em Imbituba. Eles estão conversando com os assessores do deputado para fechar apoio, já que o parlamentar precisa de votos na cidade. Uma tarefa grande para os dois jovens que buscam espaços diferentes, boa sorte!

Papo de Botecopor Nelson Wolter

POLÍTICA

Publicação: Editora Grande Jornal LTDA - ME.CNPJ: 11.870.801/0001-24 Endereço: Av. Brasil sala 03, Cento Imbituba - SCCEP: 88780-000Telefone: (48) 3255-1063 Diretor Geral e Jornalista Responsável: Fernando [email protected]ção: Lucas Francisco Gonç[email protected] Comercial: Kaká [email protected] Chefe: Anny Caroline Siqueira de [email protected]: Orlando Pacheco Júnior; Rafael Pires; Nelson Wolter; Luciana Soares Alves; Renildo Pioneiro; Pastor Benívio; Lucas Francisco; Fernando Car-valhoImpressão: Espaço Gráfico LTDA.Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e Garopaba.

Expediente

GJ

Na coluna da 1ª edição do Grande Jornal, iniciamos falando das Deputadas por cavalheirismo, e assim queremos continuar, para tanto vamos ver o que as outras Legisladoras estão fazendo na Assembléia.

Nesta edição vamos ver, primeiro, o que a Depu-tada Ada De Luca (PMDB)

e que representa a região de Laguna, tem apresentado na Assembléia Legislativa de SC. Fez pronunciamento destacando a importância do Dia do Meio Ambi-ente, comemorado no dia 5 passado. Em viagem a Portugal, teve contatos com agentes que trabalham com o meio ambiente e que estão

desenvolvendo projetos que promovem o bem estar das cidades e de seus cidadãos. Destacou que as realizações destes projetos em Portugal estão programados para terem efeitos pelo menos durante 20 anos e não com resultados imediatistas como é aqui no Brasil.

O Deputado Joares Ponticelli (PP) abriu a discussão entre os parla-mentares sobre a validade da participação nas audiên-cias do Orçamento Region-alizado (OR), realizadas em todas as regiões para levantar as prioridades que serão inseridas no Orçamento do

Estado. Ponticelli afirma que as reuniões com lideranças comunitárias são inúteis, já que não há obrigatoriedade do Executivo de realizar as ações.

Para alterar a situ-ação, Ponticelli apresentou a Proposta de Emenda Consti-tucional (PEC) 08/2007,

tornando as decisões das audiências tema obrigatório do Orçamento Estadual. “A PEC está adormecendo na gaveta de algum parla-mentar”, sentenciou. O discurso contou com o apoio dos deputados Onofre Agos-tini (DEM) e Sílvio Dreveck (PP).

Com a proximidade das eleições, muitos Depu-tados estão se licenciando, por dois meses, além de darem assim aos suplentes a oportunidade em assumir por este tempo, saber como

funciona a Assembléia. O Deputado Valmir Comin (PP), foi um deles, e neste período tem visitado cidades do oeste, meio oeste, e cidades do litoral sul, onde tem sua base eleitoral, sempre

acompanhado do Deputado Federal João Pizzolatti (PP), que também é candidato a reeleição, os dois tem apoio do ex-Deputado Federal Leodegar Tiskoski, hoje no Ministério das Cidades.

[email protected]

TIRINHA DE HUMOR>>

Page 3: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

03O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Espaço empreendedorPor: Luciana Soares Alves

ESPECIAL

Rádio 89.3 FMessa é a rádio

(48)32553776(48)32552263

Empresa é equipe!

A globalização e a interdisciplinaridade são os enfoques do momento. Com o mundo globalizado e a facilidade dos acessos com a internet, cursos e avanços da tecnologia nada mais se faz sozinho. Na vida empresarial, não seria diferente, porém ainda há dificuldade do trabalho em equipe. O ser humano está cada vez mais trabalhando no individualismo, sem pensar que isto pode prejudicar e muito o seu emprego.

Numa empresa ou organização a união dos trabalhos e o engajamento de equipe são fundamentais. Existem muitos funcionários capacitados e comprometidos, porém esse comprometimento não tem uma visão global, acham que só o seu trabalho importa, que apenas ele trabalha bem. Eles exercem o seu trabalho de modo que não se preocupam se isto irá afetar o trabalho dos outros ou não. Se não há trabalho em equipe, ajuda mútua ou troca de favores e informações a maior prejudicada será a empresa e conseqüentemente isso irá afetar diretamente o emprego individual.

Pense nisso, de nada adianta ser um ótimo profi­ssional se você pensa sozinho, este ainda é o grande erro do ser humano. Se o seu trabalho é bem realizado mas você não tem visão da empresa como um todo e não se preocupa em como está sendo feito o trabalho dos outros profissionais, você também poderá vir a ser prejudicado. Uma empresa não vive sozinha, ela depende da união e comprometimento de todos os funcionários, independente de setores ou cargos, para poder caminhar de maneira tranqüila e segura.

Eu quero alguém que segure a minha mão e ande comigo pela praia.

Sem palavras porque o silêncio já dirá tudo.Eu quero uma pessoa que me ligue cinco minutos depois de se

despedir dizendo que está morrendo de saudades.Eu quero um amor para compartilhar todas as bobeiras da vida

sem nenhum pudor.E que conheça o verdadeiro “eu” debaixo de todas as máscaras

que sustento para me proteger.Eu quero alguém que me entenda com um olhar e que me deixe

entendê-lo também.Eu quero alguém que não tenha vergonha de dizer para um ami-

go que me ama e que nunca amou ninguém assim.Eu quero alguém que ria das minhas piadas mais bobas e en-

tenda as minhas tristezas mais sérias.Eu quero um amor que saiba o momento exato de me abraçar

quando estiver carente e de me dizer que tudo, sempre, acabará bem.Eu quero uma pessoa com defeitos para que eu ame esses defei-

tos e que ele ame os meus.Eu quero alguém que não hesite em entrar em uma briga por

minha causa, mas que compreenda que a luta já está ganha.Eu quero alguém para eu segurar forte, e me beliscar para ver se

não é novamente um sonho e de repente eu vou acordar só outra vez.Eu quero alguém que me ame tanto que só o fato de ouvir minha

voz o faça ganhar o dia!Eu quero alguém para me mandar beijos no dia dos namorados,

e fazer de tudo para me fazer feliz. Sem nunca, nunca me magoar. Acho que encontrei este Alguém... É você!!!

FELIZ DIA DOS NAMORADOS

Feliz dia dos namorados!12 de junho de 2010

Page 4: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

04 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Caminhoneiro, A experiência do senhor Osny João de Souza

Político e EmpresárioGJ - Como foi que de caminhoneiro o senhor ingressou na política?

Comecei a pedidos de alguns amigos. Morava no Mirim, a turma me dizia: “Osny, o Jair não vai candidatar-se, ele é da UDN. Porque o senhor não aproveita e entra na política?” Eu respondia: “não quero, sou um motorista de caminhão” A turma tanto insistiu que aceitei, perdi por 10 votos para o fiscal da fazenda. O fiscal depois de um mês foi embora e eu assumi, então fiquei quatro anos, mas continuei sendo motorista.Fiz muitas amizades empreguei muita gente na Cerâmica, e no governo, fiz algumas indicações.

GJ – Como foi o período em que foi vice prefeito de Imbituba?

Fui vice de Geraldo Luiz Francisco em 1976. Tive a oportunidade de assumir o município de Imbituba por três vezes, porque o prefeito adoeceu. Fiquei por três meses no comando do cargo.

GJ - De quem partiu o convite para o senhor ser vice prefeito?

Laudelino Capanema, que era um líder político na época, no Mirim, do PSD. Gostei muito da política, hoje não gosto mais. Muitos só visam o lado deles não querem fazer o bem comum, um prefeito não pode querer fazer só onde ele ganhou, tem que cuidar de tudo. Eu sempre era bem votado na Ibiraquera, fazia muita visita por lá. O povo gosta da presença do político. Em qualquer lugar.

ENTREVISTA

GJ - Como era naquela época a convivência com os vereadores?

Era mais fácil. Tínhamos dois partidos e tínhamos a maioria. Eu até acho que muitos partidos políticos atrapalham uma adminis-tração. Um lado tem sete, outro lado tem dois e isso atrapalha. Dois partidos se tornam amigos na Câmara.

GJ – E os partidos, como se comportavam os membros?

Naquela época, quem era de um partido era mesmo não mudava. Hoje se muda toda hora, o cara ta num partido e quando chega perto da eleição ele ganha um emprego e pronto, já mudou.

GJ - Como foi o começo do grande bairro de Nova Brasília?

Quem fundou Nova Brasília mesmo fui eu e Toninho Gerônimo, ou Toninho do Jangadeiro. Eu cheguei aqui depois que saí do armazém do meu pai, nós negociamos e fiquei com a vendinha do Adílio no morro do Mirim. O seu Adílio veio trabalhar com meu pai aqui, mas a vendinha não rendeu, foi aí que entrei como sócio com o trabalho de caminhão.

GJ- Como foi sua participação na construção deste bairro?

Na construção da igreja eu tive uma grande partici-pação, o Bispo veio almoçar aqui em casa e me disse: “Osny vamos fazer uma igreja aqui, pois o bairro esta crescendo tem muita gente já”. Eu era vereador

Senhor Osny João de Souza

Senhor Osny João de Souza, seu neto Rafael Souza Martins e Fernando Carvalho

Page 5: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

05O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010ENTREVISTA

e perguntei como iríamos fazer, o bispo me disse: “você arruma o terreno, vamos fazendo festinhas com a comunidade, o Epitácio Bitencourt era deputado, o Amim era o governador do estado, eu tinha muita amizade com o gerente do BESC. Foi a primeira vez que vesti uma gravata, lembro que o governador disse: “olha aí o Osny de gravata ainda não tinha visto”, brincou o gover-nador. Consegui com ele o terreno para o salão a igreja e o parque infantil. Nessa viagem a Florianópolis, por sinal uma viagem boa.

GJ – Como foi o início do Campo União Futebol Clube?

Fui presidente por 15 anos, eu tinha uma turma grande comigo eu gostava muito, fiz uma homenagem ao Dr. Rimsa e colocamos o nome no estádio, ele me ajudou muito, tudo que pedia ele e me atendia. Ele era muito inteli-gente conseguiu segurar a Cerâmica por muito tempo.

GJ – Como foi criada a rede Souza de Supermercados?

Eu tinha dez caminhões e puxava muito trigo para Florianópolis, um dia um amigo disse “Osny tu não tens um terreno em Nova Brasília para botar um supermercado?”, respondi que sim. Cheguei a minha casa, combinei com os filhos e comecei os planos para o negócio. O primeiro foi aqui em nova Brasília. Combinei com Osny: “vamos botar lá no centro”, comprei um terreno da EMACOBRÁS e foi dando certo. Então vendi quatro caminhões e coloquei outro em Vila Nova, mas depois acabei vendendo.

GJ - O que de bom o senhor tirou disso tudo?

Hoje sou muito feliz, criei meus filhos dei condições a eles e sou feliz.

GJ – O senhor tem orgulho de sua família?

Sou muito feliz. Osny foi prefeito e pode ganhar mais de uma vez, ele tem muita capacidade. Minha esposa agora está um pouco doente, mais estamos cuidando muito bem dela, para isso que serve uma família. Eu tenho sete filhos todos estão bem. A minha esposa conheci aqui porque o pai dela também tinha um armazém, mais tínhamos

algumas divergências com o comércio. Ela tinha 16 anos quando começamos a namorar casamos com 20 anos e tenho sete filhos todos formados e vivendo bem. Isso que agente quer. O Valcy esta bem no mercado na Vila Nova, o Vanderlei esta bem na empresa, Osny que já esteve como prefeito por duas vezes, a Eliane bem empregada, Terezinha está aposentada, a Fátima esta bem, a minha filha está em são Paulo e sou

muito feliz por vê-los assim.

GJ – O senhor já falou tanto de seus filhos, mas como era o seu pai?

O meu pai era um baluarte, ele chegou a viajar de navio para o RS em Porto Alegre para trabalhar, nos éramos bem pobres nessa época, depois que chegaram os meus irmãos tudo melhorou, eles nos ajudaram meu pai teve a felicidade de comprar um armazém. Com 15 anos

eu já estava trabalhando com ele. Aprendi muito com meu pai. Ele nos ensinou que o trabalho faz bem ao ser humano e procurei ensinar isso para os meus filhos.

GJ – Muito obrigado pela entrevista, com certeza veio muito a acres-centar para o leitor do Grande Jornal Impresso.

Eu que agradeço, fiquei muito feliz com isso e com sua presença em minha casa.

Diplomação do senhor Osny João de Souza

Senhor Osny João de Souza, Rafael Souza, Fernando Carvalho e Joel

Page 6: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

06 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

A Primeira Vez a Gente Nunca Esquece...

Renildo Pioneiro: -Autor do “Livro dos Pioneiros”-Criador do “Dia Municipal e Estadual dos Pioneiros”-Presidente da Academia de Letras de Imbituba

Falta de saúde e preconceitoVIDA SOFRIDA>>

Jussara Posidônio de 35 anos, casada e com um filho, é moradora do bairro da Guada, na Rua Nossa Senhora Aparecida. Mora numa casa muito humilde e por dificuldades em se loco-mover para trabalhar, passa muitas necessidades finan-ceiras. É natural do estado do Paraná e veio para Imbi-tuba com 14 anos de idade. Tinha 70 kg, hoje se encon-tra com 189 kg. “Minhas pernas doem muito quando estou andando, preciso do meu marido para me ajudar levantar”. Conta que até para tomar banho precisa da aju-da do marido. “Eu só peço a Deus que minha vida mude”.

O senhor Marcelo Ar-ceno Gregório, companheiro dela, também pediu ajuda. “Ela precisa muito. Não pode mais caminhar e nem cuidar de si mesma. Procu-

Fernando Carvalho

GERAL

...Na edição anterior, vimos as curiosidades sobre a 1ª copa do mundo, em 1930 no Uruguai. Agora veremos alguns pioneirismos de todas as copas:

...A Copa da Itália, em 1934, foi a primeira com transmissão dos jogos por rádio, mas apenas para a Eu-ropa.

...Nesta Copa, o ex- ponta direita do Corínthians, Filó, teve a honra de ser o primeiro brasileiro campeão do mundo sob o nome “italiano” de Guarisi. Na época, a Itália varreu o mundo à caça de filhos de imigrantes que soubessem jogar futebol. Os “Oriundi”, como eram chamados, serviam para reforçar a Seleção italiana.

...O jogador Luis Monti da Itália tornou-se o primeiro (e único) a disputar duas finais de Copa do Mundo por dois países diferentes: quatro anos antes, foi vice-campeão pela Argentina.

...Na Copa da França em 1938, houve a primeira transmissão internacional do rádio brasileiro. Graças a PRA-3 Rádio Club do Brasil. Na voz de Gagliano Netto, os brasileiros ouviram a narração de Brasil x Polônia.

...Na Copa de 1950, no Brasil, os jogadores usaram pela primeira vez, a numeração nas camisas.

... A Copa da Suíça, em 1954, foi a primeira a ser transmitida pela TV. Mas apenas para oito países euro-peus: França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Holanda, Bé-lgica, Dinamarca e Suíça. O primeiro jogo de Copa e ser transmitido foi Iugoslávia 1 x 0 França.

... Foi a primeira que a Seleção Brasileira atuou com o seu tradicional uniforme: camiseta amarela e calção azul.

...Na Copa da Suécia, em 1958, pela primeira vez, a competição foi disputada em um continente e vencida por um país de outro continente.

...O Brasil conquistou seu primeiro título de Campeão Mundial . Foram seis jogos, cinco vitórias e um empate. O Técnico da seleção era Vicente Feola.

...O primeiro 0 x 0 da história das Copas do Mundo aconteceu com o Brasil em campo. Foi Na Suécia, em 1958, no jogo contra a Inglaterra. Até ali, em 117 jogos nas Copas de 1930, 1934, 1938, 1950 e 1954, o placar nunca tinha ficado em branco.

...Na Copa da Inglaterra em 1966, surge o primeiro mascote de uma Copa do Mundo, o leão Willie.

...Pela primeira vez, uma Copa foi decidida na pror-rogação: Inglaterra 2 x 2 Alemanha Ocidental no tempo normal. Inglaterra 4 x 2, sagrando-se campeã.

...Na Copa de 1970, no México, os juízes usam pela primeira vez os cartões amarelos e vermelho. O primeiro jogo com o uso dos cartões foi: México e URSS.

... O brasileiro Jairzinho se tornou o primeiro, e até hoje único, atleta a marcar gol em todos os jogos da com-petição (sete gols em seis partidas).

...Mário Jorge Lobo Zagallo se tornou o primeiro campeão dentro e fora de campo: como jogador em 1958 e 1962, e técnico em 1970.

...Na Copa da Argentina em 1978 acontece a primeira vitória de uma seleção africana em Copas. A Tunísia venceu o México por 3 a 1.

Troque de lugar com ela um segundo

rei o Grande Jornal porque através de uma parede so-mente Deus vê o que pas-samos. Tenho certeza que lendo o jornal, as pessoas vão nos ajudar e vão acredi-tar em nós.

GJ - A senhora já consultou algum médico para resolver o problema da obesidade?

O pessoal do PAM es-teve aqui, mas não tive ne-nhuma resposta até agora. Eu já fui à Florianópolis, mas não encontrei uma pes-soa para me acompanhar.

GJ – Consegues efe-tuar os trabalhos domésti-cos?

Não tenho paciência, é tudo muito trabalhoso para mim.

GJ – Como a sua família se sustenta?

Vendia laranjas e ga-nhava um dinheirinho. Ago-

ra, nem isso eu posso fazer. Eu ainda não tenho informa-ção sobre uma possível apo-sentadoria. Os meus docu-mentos estão no INSS. Estou à espera.

GJ – O que mais gos-taria de realizar em sua vida?

Eu tenho muita von-tade de trabalhar, mas não posso nem sair de casa. Não posso andar. Tem muitas pessoas que colocam aplica-ção de silicone, mas por mim não é só uma questão de vai-dade, é viver.

GJ – A senhora tem fé em Deus?

Acredito em Deus e frequento uma igreja aqui em Imbituba. Fico triste porque as pessoas têm mui-to preconceito e ficam me apontando com olhares ma-liciosos. Fico imaginando como elas me vêem e começo a chorar.

CandemilCasa e Construção(48) 3255-4811

Page 7: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

07O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Segurança do trabalho: sua empresa ain d a vai precisar

Nesta edição darei enfoque para a Segurança do Trabalho, tema este cada vez mais evidentes no dia-a-dia das empresas em geral, especialmente daquelas que preo-cupam-se em prevenir os efeitos do que corrigi-los, o que é uma atitude muito mais inteligente e menos onerosa.

A Segurança do Trabalho utiliza de normas de segurança padronizadas e adotadas mundialmente com o intuito de diminuir os acidentes provocados pelo exercício de determinada atividade, prevendo as possíveis causas e conseqüências da prática do ofício diário. Adota medidas preventivas contra doenças ocupacionais, que são enfermi-dades geradas pela prática contínua de determinada função de maneira incorreta, ou demasiada exposição a fatores prejudiciais a saúde. Este setor é responsável também pela proteção da capacidade de trabalho dos colaboradores, prevenindo riscos e garantindo a integridade humana.

Dentre as principais funções exercidas pelos profissio nais que desempenham esta atividade, tanto Enge nheiros, quanto Técnicos, que atuam nas indústrias e empresas dos mais diferentes ramos de atividade, estão a implantação de programas de prevenção de acidentes e orientação dos trabalhadores quanto ao uso de EPI (Equi-pamento de Proteção Individual) e EPC (equipamento de proteção coletivo). São responsáveis ainda pela elaboração do PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais), confecção de laudos técnicos e perícias, orientam a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, elaboram palestras instrutivas aos colaboradores, treinamentos, bem como fazem constantes inspeções de segurança.

Neste setor, há ainda a figura do médico e enfer-meiro do trabalho, que tratam da saúde ocupacional, reali-zando consultas, exames e vacinas, tratando ferimentos e prevenindo o surgimento das chamadas doenças do tra balho.

É imprescindível que os gestores compreendam o singular papel desempenhado pelo setor de Segurança do Trabalho. Visualizem que em qualquer atividade exercida pelo homem, sempre haverá um risco, seja ele físico ou mental, e que, a ocorrência de um acidente, além de ferir ou até mesmo tirar a vida de um trabalhador, gerará diversos custos diretos e indiretos para a organização. Portanto, faz­se necessário que a empresa disponha de profissionais especializados nesta área.

InformaçãoProjetando

ALUGUELCASAS

VILLA NOVA– Casa de alvenaria, 3 quartos, 2 salas, 3 banheiros, chur-rasqueira, piscina, situada a Rua Orlan-do Bressam Martins, 267 R$ 1.000,00

CENTRO – Casa Madeira nobre, 2 quartos, sala, cozinha, WC, garagem, toda murada e mobiliada, bem no cen-tro da cidade Av. Nicolau Bartolomeu da Rosa Matos, Granja Henrique Lage, Próx. Ao SupermercadosTieli R$ 590,00

VILLAGE – Casa Alvenaria c/ 2 quartos, sala, cozinha, WC, ga-ragem toda murada. R$ 500,00

RIBANCEIRA – Casa madeira c/ co-zinha de alvenaria, 3 quartos, sala, wc, área, churrasqueira, com mobília. Rua: José Luiz Ramos Leite, 355 Rib-anceira após o Siri chita. R$ 600,00

SALAS

CENTRO – 2 salas comerciais Pré-dio D. Vita. Em Frente ao Tieli Su-permercado, com WC. R$ 360,00

CENTRO – Sala Comercial aprox. 50m2 R.: Irineu Bonrhausen 288 sala 202 Prédio em frente ao Althoff Supermercados R$ 530,00

CENTRO – Sala Comercial aprox. 40m2 R.: Otacílio de Car-valho 302 sala 01 R$ 600,00

VILA NOVA – sala comercial próx. Moveis Coelho. Localizada na Avenida Renato Ramos da Silva. R$ 475,00

VENDACASAS

GUAIUBA – Casa madeira 63 m2 , 2 quartos, sala, cozinha, wc de material, Terreno 20x21 com recibo R$ 25.000,00

SÃO TOMAZ – Casa Alvenaria com 2 quartos, sala, cozinha, WC, casa 7x8 56 m2 + 3,75 do WC, to-tal 59,75m2 o terreno mede 12x20. Rua 17 de Outubro S/N. Próx. ao mercado Ailson. R$ 32.000,00.

CAMPO DA AVIAÇÃO – Casa alve-naria, 2 quartos, sala, cozinha, área de serviço, churrasqueira e WC. Aprox. a 4ª rua após o Basileu R$ 75.000,00. OBS. Terreno possui escritura .

VILA NOVA – Casa de alvenaria, 3 quar-tos, sala, cozinha, área de serviço, WC. Terreno 288m2. Rua Santa Ana, 522, ao lado Clube da Vila R$ 130.000,00

VILA NOVA – Casa de madeira, 2 quartos, WC, Garagem, casa medindo 5x8 + 3,5x6 de garagem e terreno 12x26. R$ 30.000,00

PAES LEME – Casa de madeira com WC em alvenaria, com 2 quartos, sala e cozinha, terreno c/ aprox. 780m2 . R. Alameda Sta Paulina. Próx. A Gru-ta. R$ 65.000,00 (aceita propostas) CENTRO – Casa de alvenaria com 3 quartos, sendo uma suíte, sala de jantar e estar, cozinha, área de ser-viço, lavanderia e garagem. Local-izada a Rua Otacílio de Carvalho, 710 . Possui nos fundos casa de al-venaria com 2 quartos, sala, cozinha e uma sala comercial. R$ 260.000000

CENTRO- Casa de alvenaria c/ chur-rasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2WC. Próx. ao Fórum. Com Escritura R$ 298.000,00

NOVA BRASÍLIA – Sítio, casa de Alvenaria 9,5 x 6,5 com 2 quartos, sala, cozinha, WC, área de serviço, córrego, edícula e garagem. En-trada em frente a ZPE na casan. Terreno 18.000 m2 R$ 55.000,00.

NOVA BRASÍLIA – Casa alvenar-ia, 2 quartos, sala, coz. WC, gara-gem, Varanda, área de serviço, 1 quarto está inacabado. Aprox. 90 m2. Terreno 15x30 = 2450m2 . Próx-imo padaria Izabel. R$ 90.000,00

NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria 6,80x12 = 81,60m2, terreno 1,45 de frente e 17,30 de fundos, lateral 32,50 = 516,75m2. Ao lado Igreja Evangé-lica, em frente padaria Izabel quem vai pro Sambaqui. R$ 70.000,00

NOVA BRASÍLIA – Casa Alvenaria no tijolo 7x7, 2 quartos, sala, coz-

inha, WC., parte de baixo garagem, WC para acabar s/ reboco. Lote nº 12 Rua projetada 12,50 x 30 = 375 m2 R$ 40.000,00 (aceita propostas)

NOVA BRASÍLIA quem vai para Imaruí – Casa mista com cozinha, Sala, Quar-to, 2 banheiros, área c/ churrasqueira, área de serviço, toda murada. medin-do: 16 metros de frente por 8 metros fundos mais garagem. Fundação toda de piso. Terreno 22x22. R.: Cônego Itamar Luiz da Costa. R$ 80.000,00

NOVA BRASÍLIA quem vai para Imaruí – Sítio medindo 27 x 100 = 2.700 m2 casa 4x9=36 m2 , pos-sui 1 quarto, sala e coz. conjugada, WC e um rancho. R$ 50.000,00

APTOS

CENTRO – Aptº ao lado Fórum com 2 quartos, sala, cozinha, wc, área de serviço, garagem todo documentado e pode ser finan-ciado pela caixa. R$ 150.000,00.

TERRENOS PARA VENDA

GUAIUBA – Próximo a AFICC de frente a BR 101. Terreno com aprox. 2.440m2 . R$ 33.000,00

SÃO TOMAZ – 1 Terreno medindo 15x30 m2 = 450 m2 . R$ 11.000,00

LAGOA DO QUINTINO – 2 terre-nos na Lagoa do Quintino com es-critura, próximo ao bar arvoredo. Terreno com 337,5m2 e 337m2 . Um ao lado do outro a 60 m da lagoa. R$ 30.000,00 cada terreno.

LAGOA DO QUINTINO – terrenos na Lagoa do Quintino com escritura, próx-imo ao arvoredo.337m R$ 30.000,00

LAGOA DO QUINTINO – 6 LOTES 12X25 m2 cada . Total R$ 150.000,00

ITAPIRUBÁ – Terreno em Itapir-ubá no Lote 15 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de fr-ente por 25m de fundos. R$65.000,00

Classificado de ImóveisRuiz corretor de imóveis CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326

GERAL

por Rafael Pires

Aniversariantes

O radialista Osny Silva Filho recebeu amigos e familiares na residência de sua irmã gloria para comemorar seus 45 anos, ele se emocionou com as homenagens feitas, parabéns.

Hoje também quem está fazendo aniversário é a nossa amiga Zilá Gil. Parabéns para a Zilá e para toda a sua família.

Próximo domingo, quem estará completando aninhos, é o nosso amigo Roel Ruiz.

Page 8: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

08 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Mídia e TecnologiaPor: Lucas F. Gonçalves

Como funcionam os vírus de computador?

Vírus programas desenvolvidos para alterar nociva e clandestinamente softwares instalados em um computador. Eles têm comportamento semelhante ao do vírus biológico: multiplicam-se, precisam de um hospedeiro, esperam o momento certo para o ataque e tentam esconder-se para não serem exterminados.

Os vírus de computador podem anexar-se a quase todos os tipos de arquivo e espalhar-se com

Conheça a anfitriã da Copa do mundo de Futebol

Mistério da História

Pergunte a alguém como se explica isso

Abraham Lincoln foi eleito para o Congresso em 1846 e John F. Kennedy foi eleito para o Congresso em 1946. Abraham Lincoln foi eleito Presidente em 1860 e John F. Kennedy foi eleito Presidente em 1960.Ambos se preocupavam muito com, os direitos civis e ambas as suas esposas perderam crianças enquanto habitavam a casa branca.Ambos os Presidentes foram assassinados numa sexta-feira e ambos os Presidentes levaram um tiro na cabeça.O secretário de Lincoln chamava-se Kennedy, o secretário de Kennedy chamava-se Lincoln, e ambos foram assassinados por alguém dos estados do sul.Ambos os Presidentes foram sucedidos por um homem do sul chamado Johnson.

Andrew Johnson, que sucedeu a Lincoln, nasceu em 1808 e Lyndon Johnson, que sucedeu a Kennedy, nasceu em 1908.

John Wilkes Booth, que assassinou Lincoln, nasceu em 1839 e Lee Harvey Oswald, que assassinou Kennedy, nasceu em 1939.Ambos os assassinos eram conhecidos pelos seus 3 nomes e Ambos os seus nomes eram formados por 15 letras.Lincoln foi assassinado num teatro chamado “Ford” e Kennedy foi assassinado num carro da marca Lincoln, feito pela “Ford”Lincoln foi assassinado num teatro e o seu assassino correu para um armazém para se esconder e Kennedy foi assassinado a partir dum armazém e o seu assassino fugiu para um teatro e escondeu-se lá.Booth e Oswald foram assassinados antes do seu processo. Uma semana antes de Lincoln ser assassinado, ele esteve em Monroe, no estado de Maryland.Uma semana antes de Kennedy ser assassinado, ele esteve com Marilyn Monroe.

O que rola pela internetO texto escrito abaixo é um e-mail rece-bido por esse colunista.

CULTURA

A 19º edição da Copa do Mundo FIFA de 2010 ocorrerá pela primeira vez no Con-tinente Africano tendo como anfitriã a África do Sul que constituiu cinco novos estádios de futebol e reformou mais cinco.

Apesar dos aspectos positivos, a África do Sul é contrastada por diferenças sociais, fome, guerra e catástrofes naturais e doenças como a Aids. Diante disso, a Copa do Mundo gera novas expectativas de lucro e alegria en-tre os sul-africanos.

Há muita preocupação com a criminali-dade, o crescimento da prostituição e até do tráfico de animais e seres humanos. Antes

Colaboração de Anny Caroline a segregação racial que agora se faz visível numa segregação social. Os brancos repre-sentam 12% da população economicamente ativa, mas ocupam 73% dos postos de tra-balho mais qualificados, enquanto que os ne-gros, com 74% da população ativa, ocupam somente 14%.

Apesar do fraco retrospecto em Copas e da pouca tradição no futebol, a África do Sul foi escolhida pela sua infraestrutura.

Não existe uma única cultura sul-afri-cana, devido à diversidade étnica do país. Isto pode ser apreciado na alimentação, na música, na dança e nos diferentes aspectos entre os vários grupos. Esta parte lembra muito bem nós, os brasileiros.

arquivos copiados e enviados de usuário para usuário. Uma simples rotina, ou comando, pode disparar o gatilho do vírus, que pode mostrar ap-enas mensagens ou imagens (sem danificar arqui-vos da máquina infectada), ou destruir arquivos e reformatar o disco rígido. Se o vírus não contém uma rotina de danos, ele pode consumir capacid-ade de armazenamento e de memória ou diminuir o desempenho do PC infectado.

Há muitos anos os vírus só eram transmiti-dos por disquetes, mas com a popularização da internet e dispositivos móveis como pendrives, a disseminação dessas verdadeiras pragas ficou incontrolável, não podendo hoje um computador ficar sem nenhum sistema de antivírus instalado.

DIV

ULG

ÃO

Page 9: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

09O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Mete BroncaDISSERAM-ME NÃO, SEM NENHUM MOTIVO

Uma jovem de Imbi-tuba visitou duas lojas do centro e descobriu que mesmo estando empregada, com carteira assinada, com comprovante de paga-mento em mãos e com boa conduta, não poderia efetuar nenhuma compra sem alguma entrada em dinheiro. Motivo: nunca utilizou seu nome. Este sistema deveria ser revisto, pois nem “velhacos” passam por isso. É ou não, uma espécie de precon-ceito?

FAÇA AOS OUTROS, O QUE GOSTARIA QUE TE FIZESSEM

Muitos motoristas não param para pegar os alunos nas portas das escolas, será que eles têm

filhos estudando em algum lugar? Estes pequenos estão em risco por conveniência.

QUEM DARÁ CHANCE A QUEM TEM VONTADE?

Muitos jovens reclamam da falta de emprego em Imbituba. Quando se aparece com um currículo em uma loja, a primeira coisa que perguntam é: “Você tem experiência no ramo?” Se a resposta for não, é quase 100% para o emprego não ser dele.

É HORA DE TORCER PELO BRASILA maioria dos

brasileiros está reclamando do técnico Dunga, mas se ganharmos a copa, quem vai aplaudir? Todos que vaiaram. Temos o direito de criticar, mas está chegando a hora de torcer, e muitos

falam, falam e não sabem de nada, nem se quer conhecem o time. Reco-mendo então, que assistam a série do programa dominical FANTÁSTICO da Rede Globo. Para que assim se familiarizem com a história dos jogadores e goleiros.

DETALHES FAZEM TODA A DIFERENÇA

O trevo da antiga ICC será fechado ou ficará indefinido? Com a palavra o DEMUTRAM.

EDUCAÇÃO É PARA TODOS. TODOS MESMO

Morador da cidade solta o seu cão todos os dias para fazer as necessidades na rua. Quem estará errado, o morador ou cão? Os dois, pois eles não sabem o que estão fazendo.

IMBITUBA

Prezados leitores;Não queremos deixar nossos erros passarem em branco, pois respeita-mos cada um de vocês que consomem as informações aqui publicadas. Saber admitir erros é uma virtude de quem respeita.Na 1ª edição do Grande Jornal impresso houve alguns erros nas di-visões das palavras, pois o programa utilizado para diagramação era em língua estrangeira e consequentemente, fez a separação errônea.Houve um imprevisto também com a foto anexada à matéria do senhor José Corrêa, retificando então, na foto antiga quem aparece é o irmão dele Carlos com o General Lotti que na época era candidato a Presidência da República.

Errata:.

Imbituba segue sem pontuar na Copa SC

FUTEBOL>>

Jogando contra a equi-pe do Joinville, o CFZ Im-bituba se esforçou, mas não chegou ao resultado espera-do. Joinville marcou um gol no final do jogo, com o joga-dor Edinho e decidiu assim a partida desta quarta-feira (9), no Ninho da Águia.

ImbitubaWeslin; Diego Pitbull, El-ton, Cazinho e Cassiano;

Liniker (Janderson), Alex Albert, Leandro (Éderson) e Geovani; Ricardo (Luan) e Alla n.Técnico: Alexandre Pan-dóssio.

JoinvilleFabiano; Daniel, Paulo Paraíba, Souza e Chiquinho; Carlinhos Santos, Ângelo (Elton), Lira, Miro Bahia; Edinho (Paulinho Dias) e Leandro Costa (Lino).Técnico: Edinho Nazareth.

Redação

CFZ

/JO

ÃO

BAT

ISTA

Page 10: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

10 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

CUMPRINDO O MANDAMENTOO Senhor Jesus deixou por derradeiro, um manda-

mento não menos importante que os demais. Está regis-trado no Evangelho Segundo São Marcos, capítulo 16 e versículos 15 e 16: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for ba-tizado será salvo; mas quem não crer será condenado.” Por sua vez, o Evangelho segundo São Mateus, capítulo 28 e versículo 19 diz: “Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.”

O BATISMONo mundo religioso, o batismo é considerado

uma parte importante da doutrina. E de fato. É como a chancela na alfândega de uma fronteira que nos permite ir além. Muitos são os rumores que permeiam este dogma que pode ser discutido e questionado, nunca porém ne-gado. Este princípio, precisa ser obedecido por aqueles que, em seus corações, postulam um lugar na eternidade ao lado do Criador. Mas esta é uma matéria para muitas linhas e edições deste veículo. Comumente, o tema leva-se a efeito com riqueza de detalhes em nossas reuniões, pois os argumentos bíblicos são vastos e precisos. Neste ponto, só queremos manifestar nossa gratidão ao Senhor Deus, que tem inundado os corações com sua Presença Santa e Sublime e convencido pessoas da necessidade do ato (João 16.8). Pessoas maduras, conscientes e capazes de discernir entre o certo e o errado, que podem mani-festar sua fé e que compreenderam o propósito de Deus para suas respectivas vidas, neste último dia 30 de maio de 2010, desceram as águas do Santo Batismo em obe-diência ao Mandamento do Senhor Jesus – “O que crer e for batizado será salvo”.

Na oportunidade, tivemos a grata satisfação, de mais uma vez ter conosco, a presença sempre marcante do nosso ilustre amigo Fernando Carvalho sempre acom-panhado de sua mui digna esposa Dª Kaká (como é carin-hosamente conhecida).

Benívio Gomes – Pastor Titular da 1ª Igreja do Evangelho Quadrangular em Imbituba, situada na Rua Palhoça, 62 em Vila Nova.

Benívio GomesPalavras de Fé comCidadania

Por Orlando G. Pacheco Junior.E-mail: [email protected]

Prezado Leitor (a),

O tema desta semana, su-gestivo pela eleição que se aproxi-ma, é a “ficha limpa”.

Pretendo dividir os posicio-namentos na qual verifiquei no II CONGRESSO BRASILEIRO DE DIREITO ELEITORAL, realizado pela UNICURITIBA e o IPRADE, com o apoio da EJE/PR, nos dias 27, 28 e 29 de maio do corrente ano.

Anote-se, primeiramente, que o projeto de lei foi de inicia-tiva popular, diga-se, amparado por 1,6 milhão de assinaturas, tendo como percussores a CNBB e a OAB.

Do lado dos que estão con-tra a validade do projeto, anotei que na essência são favoráveis,

contudo, argumentam sobre a consti tucionalidade da lei. Em sua maioria juristas, os mesmos avo-cam o princípio da não-culpabili-dade, ou melhor, de que ninguém será considerado culpado até o trânsito em julgado da decisão.

Há ainda aqueles que inda-gam, “Se pessoas com “ficha suja” não podem se candidatar, por que mesmo poderiam votar?” e “Por que tutelar o cidadão, ele não sabe quem não presta?” , mais, “Várias lideranças sindicais brasileiras possuem condenações em segunda instância por “crimes” que envol-veram participação em greves ou em lutas populares; devemos im-pedir que se candidatem?”

(acesse,http://bulevoador.haaan.com/2010/05/18/ficha­lim-pa-e-projeto-demagogico-autori-tario-e-flerta-com-o-fascismo-a-

licao-italiana)Já em relação aos fa-

voráveis, em resumo, a lei é um grande passo para tirar da política os candidatos desonestos. (acesse http://www.mcce.org.br/)

De outro norte, as indaga-ções permanecem, a primeira se será a lei válida para este pleito ou a segunda, se atingira os candida-tos condenados em decisões ante-riores à promulgação da lei.

Em verdade, na minha hu-milde opinião a lei “ficha limpa” foi um avanço para nossa socie-dade, tendo em vista as conjun-turas políticas sociais existentes, e como diz o presidente da OAB, Dr. Ophir Cavalcanti.o “O jogo está zero a zero, vai começar agora com as candidaturas e será aplica-do a todos aqueles que forem can-didatos”.

SANTA CATARINA

Freqüência News transmite a 12ª Quermesse em Garopaba

GAROPABA>>

Garopaba tem grande público na 12ª Quermesse que contou com shows mu-sicais, teatro, boi de mamão e um grande desfile de carro de boi, tudo transmitido pela RADIO FREQUENCIA NEWS AM, que com sua equipe levou até a popula-ção uma informação precisa e objetiva, no comando de Arenilton Carvalho, com a participação de Jorge, Sidnei Souza, Guilherme Souza e toda equipe. As noites foram mais animadas graças a Rádio Freqüência 1.380, que manteve a população perto e por dentro do evento.

DIV

ULG

ÃO

Fernando Carvalho

Page 11: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

11O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010SOCIAL

INFORMATIVO

Aniversário da Professora Ieda no último dia 4

Este é o espaço Informativo UNIASSELVI, dentro do O Grande Jornal, nesta primeira edição do informativo você está vendo as fotos do Aniversário da Professora Ieda na churras-caria Ataliba em Tubarão no último dia 4.

Page 12: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

Cerimônia de lançamento do Grande JornalUma cerimônia cheia de amigos e autoridades que marcaram presençaDEPOIMENTO DOS LEITORESLeia os depoimentos sobre o lançamento.Gervázio PlácidoAmigo Fernando Paraíba, da Rádio FM 89,3 de Imbituba, lançou na última quinta-feira o Grande Jornal, um quinzenal que promete muito agito, principalmente nos próximos meses. Quem leu a primeira edi-ção gostou da linha editorial. Boa sorte.

Claudia e Roel RuizParabéns por essa versão on­line. Ficou ótima. Com profissio nais competentes não podia ser diferente. Grande abraço.

Vinícius FragosoParabéns pela excelente entrevista com Sr José Correa. Que pessoa tão interessante. Fiquei até achando a matéria curta. Dei xou um gosto de quero mais.Muito Sucesso pra vocês!

Marília (esposa de José Corrêa)Fernando, obrigado por esta homenagem merecida para o Zé. Resgata um pouco da bonita história de vida que ele tem e sempre gosta de compartilhar com os amigos. Parabéns e obrigada mais uma vez.

Fabrício Faustina da RosaParaíba; Parabéns pelo jornal, aliás, pelo GRANDE JORNAL! Comu-nicação é sinônimo de democracia, de liberdade e de um mundo cada vez melhor! Sucesso a toda equipe!

Anderson GuizolfeJose Correa Foi muito mais que um profissional competente... Muitos dariam a vida pra ter a experiência que ele tem. O jornal abre em grande estilo... Parabéns a todos... Sou de RONDÔNIA e posso afir-mar que neste espaço tem cultura também. Em breve mando mais recados... Abraços!

Bety - Carlos Barbosa - RSParabéns ao Grande Jornal por esse início de trajetória. Tenho certeza que será de muito sucesso!Gostei demais das reportagens, assuntos variados, principalmente, a importância de uma pessoa comum, como o Sr. José Machado Co-rrêa, que deve servir de exemplo por sua experiência de vida, tantas histórias interessantes para contar, sua excelente memória e sabedoria. Assim é que devemos tratar os mais velhos, aprender com eles... Pois isso também é cultura. Parabéns a todos da equipe do jornal!

Janet Ferreira e famíliaQuero parabenizar a maravilhosa entrevista com o grande e amado “vô” Zé Correia e dizer que alegria ver a memória resgatada pelas falas de uma pessoa tão lúcida e dona de si. Parabéns ao jornal por prestigiar uma figura tão ilustre como ele.

PatrickExcelente Matéria! Só faltou dizer que além ser esta pessoa incrível, batalhador e inteligente, ele tem um coração enorme e está sempre disposto a ajudar! Agradeço muito por tudo que fez por Mim, grande abraço!

Everaldo. www.nossapaginaaberta.blogspot.comNasce mais um veículo de comunicação na de Imbituba. Estamos fa-lando do Grande Jornal impresso, cujo tendo como Diretor Geral e Jornalista Responsável Fernando Car valho liderando toda uma equipe de bons profissionais em varias áreas de jornalismo e com uma circu-lação inicial nas cidades de Imbituba, Laguna, Imaruí, e Garopaba.

Walter e PatríciaPARABÉNS PELO NOVO EMPREENDIMENTO. LUTA, SAÚDE E SUCESSO! É O QUE TE DESEJAMOS. ABRAÇOS A VOCÊ E FAMÍLIA.

Zilá GilAcredito que se trata de mais uma boa opção de informação qualificada aos leitores de Imbituba e Região, sobre o que acontece nas diversas áreas.Um informativo criativo, diferente, um jornalismo alternativo. Parabéns ao amigo Paraíba, por ter a coragem e determinação em con-tribuir com esse meio de divulgação de boas notícias de nossa terra.

RuiAbri e adorei as manchetes, boa sorte nesse belo empreendimento, alguém disse: o jornal é o fôlego e a alma de um povo. Parabéns pelo jornal e, também pelo gesto lindo de homenagear o Co-rrêa, já repassei para todos os amigos, 1 beijo.

Wilisses e Rubiana da Uniasselvi Professores do SERVICAP, Patrícia e Walter.

Roel Ruiz, Fernando Carvalho, Arenilton e Engº Paulo Gil Pres. do IAC Pedro Paulo, Renildo Ferreira e esposa Eliete, e Andreza

Paulo Gil, Zilá, Suzanna e Rafael Rare. Osny Souza, Dr. Ricardo Rosa e Humberto.

Janira, presidente da Academia de Letras Imbituba e sua filha Jéssica Dona Almerinda e sua netinha Jaqueline.

Cláudio Gonçalves e Salvelino Lopes Ana e Márcio.

12 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010 SOCIEDADE

Fotos dos amigos que participaram da ceri-mônia de lançamento do O Grande Jornal

Page 13: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

13O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010

Vereador Targino e Radialista Arenilton Carvalho de Garopaba Vereador Cláudio e os pastores Benívio, Cristiano e Neuza Rodrigo Gospel e sua esposa Juscélia.

Venaldo Farias, Alexandre Varella (Band AM) e Júlio Carvalho (89 FM) Jorge Oliveira, vereador Jucélio e Secretário de Turismo Clésio. Professora Lenir e empresária Luciana

Presidente do Sind. dos Ceram. Cláudio Ávila e esposa e dona Marília Júlio Carvalho, empresário Didi e Contadora Daniela.

Humberto, Nivaldo, Marcos CDL, Amilton SDR, Amilca Sind. Port. Gardênia e Leandro da LeSound Fernando Carvalho e Adilson Silvestre, presidente da ACIM

Everaldo de Paula, Fátima e Rafaela Souza Caim e Drº César de Oliveira. Arquitetos Renata e Rafael, e administradora Suzanna Gil

Diretor da Microlins Fábio e o Presidente da CDL Marcos.

SOCIEDADECerimônia de lançamento do Grande Jornal

Page 14: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

14 O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010 COPA DO MUNDO

Fifa apresenta os troféus dos melhores da Copa de 2010Goleiro, artilheiro e melhor jogador receberão prêmios ao final da Copa

Todo jogador de fute-bol tem sempre aquele dis-curso politicamente correto de que o importante é o títu-lo, o grupo, a conquista co-letiva... Ok, mas que goleiro não gostaria de ter uma luva folheada a ouro sobre a estante da sua sala como prêmio por sua atuação na Copa? E qual artilheiro não sorriria com uma chuteira também de ouro por ter mar-cado mais gols no Mundial? A Fifa apresentou, nesta terça-feira em Joanesburgo, na África do Sul, os prêmios que entregará ao final da competição aos destaques individuais.

São três troféus: melho r goleiro, artilheiro e melhor jogador. Em 2006, na Alemanha, os escolhidos foram o arqueiro italiano e

campão do mundo Gianluigi Buffon, o atacante e golea-dor alemão Miroslav Klose e o craque francês Zinedine Zidane.

Alguns brasileiros já faturaram o prêmio: Leôni-das (1938), Zizinho (50), Didi (58), Garrinha (62), Pelé (70), Romário (94) e Ronaldo (98) foram eleitos os melhores das respecti-vas Copas; como artilheiro: Leônidas (38), Ademir (50), Garrincha e Vavá (62) e Ronaldo (2002).

O melhor goleiro é escolhido por uma junta da própria Fifa e o melhor joga-dor é divulgado após apura-ção de votos de torcedores, jornalistas e dirigentes da entidade que comanda o futebol. O artilheiro, natural-mente, será aquele que fizer mais gols.

Rafael Pirrho / G1

FOTO

G1/

GLO

BO

Os troféus de melhor jogador, artilheiro e melhor goleiro da Copa

Eto’o se diz vítima de racismo e es-pera mudança com a Copa

COPA SEM RACISMO>>

O camaronês Samuel Eto’o afirmou ter esperança de que a Copa do Mundo da África do Sul mude o quadro de racismo que ainda con-sidera existir em todo mun-do. O artilheiro disse nesta terça-feira que durante toda a sua carreira foi diversas vezes vítima de preconceito racial. As informações são do site “Fifa.com”.

- Nunca foi fácil e até o final da minha carreira

não será fácil. Mas talvez esta Copa do Mundo, sendo a primeira na África, possa mudar as atitudes - desaba-fou.

Eto’o afirmou ter sido vítima de racismo na Es-panha e até mesmo na Itália, onde mora atualmente. O atacante do Inter de Milão já foi três vezes campeão pela Liga dos Campeões da Eu-ropa.

- Eu sofri muito na Itália este ano. Portanto, não é apenas em um país que exist e racismo. Mas para ob-

ter benefícios você tem que passar por isso. E é por isso que é incrível estarmos jo-gando no país do meu ídolo, Nelson Mandela.

Em um dos casos que Eto’o disse ter sofrido rac-ismo, pessoas compararam ele com um macaco.

- Quando eu joguei contra o Zaragoza, imitaram macacos e atiraram amen-doins em campo. Então, quando eu marquei, dancei na frente deles como um ma-caco.

Globo Esporte

PRESTÍGIO>>Beckenbauer vê Brasil como favorito à taça

Franz Beckenbauer é membro de um seletíssi mo grupo de homens que con-quistaram a Copa do Mundo como jogador e treinador. Além dele, que fez a do-bradinha em 74 e 90, ape-nas mais uma carteirinha foi impressa até hoje. A do sócio-fundador Zagallo, bi-campeão em campo, em 58 e 62, e depois do banco, em 1970. Mas o alemão diz que torce por mais companhia. Na Copa da África, há dois candidatos: Dunga e Mara-dona.

- Desejo muita sorte aos dois. Mário Zagallo e eu já estamos esperando há muito tempo pelo terceiro homem que conseguirá isso - brincou.

Nesta terça-feira, o

“Kaiser” Beckenbauer fa-lou sobre sua expectativa para o Mundial que começa no dia 11. Apontou Brasil e Espanha como favoritos, lamentou a ausência de Ba-llack na Alemanha, colocou Messi acima de todos os ad-versários e disse torcer por um africano nas semifinais.

Quem tem mais chanc-es de entrar no grupo de campeões como jogador e treinador?

_Se você comparar os times neste momento eu diria que o Brasil está um passo à frente. A Argentina teve mui-tas dificuldades para chegar à África do Sul, ao contrário do Brasil, que conseguiu isso com facilidade. Mas de-sejo muita sorte aos dois, eu e Mário Zagallo já estamos esperando por companhia há muito tempo.

Rafael Pirrho

Page 15: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

15O GRANDE JORNAL11 de junho de 2010GERAL

É com prazer que a partir da segunda edição de o grande jornal, passo a escrever sobre o que acontece den-tro da musica sertaneja do Brasil e da nossa região, sobre meu programa sertanejo na radio 89fm, e a cada edição estarei mostrando letras de musicas, principalmente a caipira, que você nunca teve a oportunidade de aprender. A primeira letra é da Muica a Marvada Pinga gravada por vários canto res, porem o maior sucesso foi com Enezita Barroso.

O programa Festa no Sertão teve inicio na radio difusora de Imbituba dia 17 de abril de 1983, as 18 horas, num domingo. Incentivado pela dupla sertaneja da época, Edy e Edvan(Paulo Ballman e Edinho Freitas) e aprovado pelo então diretor Carlos Alberto Silva, meu compadre Beto. No mesmo ano o programa saiu da radio para o interior do município, mais precisamente em Sambaqui.

O sitio do Compadre Domínio passou a ser o palco de grandes shows, sendo dois deles gravados pela tele-visão e transmitidos posteriormente. Foi muito sucesso durante duas décadas. Em fevereiro de 2007 com a mu-dança da difusora para bandeirantes, o programa mudou para radio litoral de Imaruí, com estúdio em Imbituba. Após sete meses mudei para 89FM, onde estou até hoje.

Na próxima edição falarei sobre alguns dos nossos cantores que já passaram pelo Festa no Sertão.

Com a marvada da pingaÉ que eu me atrapaio

Eu entro na vendaE já dou meu taio

Pego no copoE dali num saio

Ali mesmo eu beboAli mesmo eu caio

Só prá carregáÉ que dou trabaio, oi, ai!

Venho da cidadeE já venho cantandoTrago um garrafão

Que venho chupandoVenhos pros caminhos

Venho tropicandoChifrando os barranco

Venho cambetiandoE no lugar que eu caioJá fico roncando, oi, lá!

O marido me disseEle me falô

Largue de bebêPeço, por favôProsa de hômeNunca dei valô

Bebo com sol quentePrá esfriar o calôE bebo de noite

Pra fazê suadô, oi lá!Cada vez que eu caio

Caio deferenteMeaço pra trás!

A MARVADA PINGALETRA DA MÚSICA

(Enezita Barroso)

Festa no Sertão

Por: Batista Ventânia

POLÍTICA>>Prorrogado prazo para entrada em vigor da lei que regula pesos e medidas

Uma reivindicação do setor supermercadista catari-nense foi atendida pela As-sembléia Legislativa, através da atuação parlamentar do deputado Renato Hinnig, que conseguiu aprovar Projeto de Lei de sua autoria, prorro-gando o prazo de vigên-cia da lei 14.993/2009 que regula informações sobre preço de produtos, inclusive, no que se refere ao quilo, litro ou metro, bem como seu valor por unidade de medida. Após aprovação em plenário, a partir de agora, a lei ganha nova redação em seu artigo 3º, estendendo o prazo para adequação às disposições previstas para 12 (doze) meses, contados de sua publi cação, ficando o estabelecimento infrator, após este período, sujeito às seguintes penalidades: ad-vertência escrita, multa de mil reais e interdição.

O deputado justifica que, embora seja louvável a defesa dos interesses da população catarinense, apri-morando ainda mais seus direitos já consagrados no Código de Defesa do Con-sumidor com a divulgação das unidades de medida proporcionais, se torna ne-cessário observar um prazo razoável para o atendimento das especificações, especial-mente por parte dos merca-dos, supermercados e hiper-mercados, considerando o enorme número de produtos oferecidos por esse segmen-to do comércio varejista.

“As empresas encon-tram-se em plena implan-tação do SPED (Sistema Público de Escrituração Digital), que se constitui em uma solução tecnológica, exigindo do setor supermer-cadista mudanças de todo o seu sistema de informática e consequente capacitação

Jurandir Siqueira

de pessoas, uma vez que o SPED tem por objetivo ofi-cializar os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas em-presariais, dentro de um formato digital específico e padronizado. Não se pode negar, portanto, o grande movimento que esta obriga-ção já provoca nas empresas, com significativas mudanças em suas atividades habitu-ais”, destaca Renato Hinnig.

Além de tais exigên-cias, os supermercadistas tem inúmeras outras obrigações quanto à apresentação do preço dos produtos de forma clara, com informações pre-cisas, a exemplo do que de-termina o Código de Defesa do Consumidor, incluindo informações quanto à rotu-lagem nutricional, determi-nada pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária, de-mandando treinamento con-tínuo de seus empregados. “Como se vê, o tema embora relevante, ao ser exigido, deve obedecer ao critério do prazo necessário para que os estabelecimentos possam se adequar, respondendo de forma eficaz às obrigações a que estiverem sujeitos, em face das inúmeras outras normas exigidas do setor supermercadista, não só em nosso estado, como também em todo o território nacio-nal”, disse o deputado.

(48) 3255-4004

CEAR

DIV

ULG

ÃO

Page 16: O Grande Jornal Nº2 - 11 de Junho 2010

CONTRA CAPA

Manuela & GustavoQue este amor que os uniu permaneça

para sempre no coração de vocês.

Parabéns Gustavo e Manuela pelo lindo Casamento