O Grande Jornal Nº66

12
O Grande Jornal Imbituba, 25 de janeiro de 2012 Exemplar: R$2,00 Nº 66 ANO 2 Jornal Semanal CONSTRÓI POLÍTICA TECNOLOGIA JÚRIDICO Direito a aposenta- doria: homens devem ter 65 e mulheres, 60 anos /10 Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil e chama a atenção /11 Os últimos aconte- cimentos destacados na visão do Radialista Fer- nando Paraíba /02 ChÁ dE SiNcErIdAdEs “Sabores da Infân- cia”, Coisas que ainda fazem parte de nós /06 PASSEATA .: “Crueldade Nunca Mais”- Manifestação Nacional em prol dos animais /03 RAINHA DO CAMARÃO EM 1992 Entrevista com a Diretora de Esportes de Imbituba, Michella Freitas /04 (48) 3255-0172 ENTREVISTA ESPORTE.: VII Circuito de Maratonas Aquáticas do Brasil em Im- bituba /06 NOVA COLUNA .: Carla Gabriela dos Santos Ferreira, formada em Ad- ministração Pública /06 :. UNIASSELVI Polo de Imbituba cresce e inicia semestre com abertura de vários novos cursos de especialização /08 OPERADORA PORTUÁRIA 3255-3094

description

O Grande Jornal Nº66

Transcript of O Grande Jornal Nº66

Page 1: O Grande Jornal Nº66

O Grande JornalImbituba, 25 de janeiro de 2012 Exemplar: R$2,00

Nº 66ANO 2

J o r n a l S e m a n a l

CONSTRÓI

O Grande JornalPOLÍTICATECNOLOGIAJÚRIDICO

Direito a aposenta­doria: homens devem ter 65 e mu lheres, 60 anos /10

Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil e chama a atenção /11

Os últimos aconte­cimentos destacados na visão do Radialista Fer­nando Paraíba /02

ChÁ dE SiNcErIdAdEs“Sabores da Infân­cia”, Coisas que ainda fazem parte de nós /06

PASSEATA .:

“Crueldade Nunca Mais”- Mani festação Nacional em prol dos animais /03

RAINHA DO CAMARÃO EM 1992Entrevista com a Diretora de Esportes de Imbituba, Michella Freitas /04

(48) 3255-0172

ENTREVISTA

ESPORTE.:

VII Circuito de Maratonas Aquáticas do Brasil em Im-bituba /06

NOVA COLUNA .:

Carla Gabriela dos Santos Ferreira, formada em Ad-ministração Pública /06

:. UNIASSELVIPolo de Imbituba cresce e inicia semestre com abertura de vários novos cursos de especia lização /08

OPERADORA PORTUÁRIA3255-3094

Page 2: O Grande Jornal Nº66

02 O GRANDE JORNAL25 de janeiro de 2012 POLÍTICA

Onde não falta vontade existe sempre um caminho.‘‘ John Ronald Tolkien

TIRINHAS DE HUMOR >>

[[ charge ]]

Expediente

GJO Grande Jornal Editora

LTDA - ME.

CNPJ11.870.801/0001-24

EndereçoRua: Elza Maria Pereira

Pittigliani, 184 - Vila Nova Alvorada. Imbituba - SC

CEP: 88780-000

Telefone(48) 3255-1063

Diretor Geral e Jornalista

ResponsávelFernando Carvalho

[email protected]

DiagramaçãoLucas Francisco Gonçalves

[email protected]

Departamento Comercial: Kaká Siqueira

[email protected]

Editora ChefeAnny Caroline Siqueira

de [email protected]

ColaboradoresCarlos Alberto Crispim; Luiz Antonio; Luiz Otávio; Beth

Ferreira e UNIASSELVI, Carla Gabriela dos Santos.

Área de circulação: Imbituba, Laguna, Imaruí e

Garopaba.

GráficaAlternativa Gráfica

Tiragem1000 exemplares

Acesse o nosso siteWWW.GRANDEJORNAL.COM.BR

Visão Política

Por: Fernando [email protected]

Tico Cavalcante

O Ex-deputado Manoel Tico Cavalcante, disse estar só acompanhando a política por fora e não deseja mais participar como candidato. Sobre ZPE diz que ainda acredita. Você tam-bém acredita que a velha ZPE um dia sairá do papel?

Beto e Manoel Martins

O prefeito Beto convidou o radialista Manoel de Oliveira Martins para acompanhar as últimas obras que irá entregar a população. O Ma neca aprovou a visitação e depois fez um comentário no Ciranda com o repórter Venaldo Farias, dizendo que “Imbituba não è mais a mesma. Só cresceu”.

Valdeci, Célia e Paulo 7

Na Divinéia só três nomes até agora foram pré lançados a vereadores: Paulo7 ,Val-decir e Célia Davi. Agora é esperar o momento para ver a reação do bairro, se eles “os cora-josos” pré candidatos vão mesmo tocar o pro-jeto para frente. Nenhum deles já teve essa ex-periência, boa sorte.

Humberto Carlos

O vereador Humberto e sua esposa pro-fessora Valdete estão aproveitando as férias. Domingo eles estavam caminhando na praia da Vila abraçados e felizes. Isso é que vida! Valeu meu amigo e boa caminhada também nas eleições.

Prefeito de Palhoça em Imbituba

Segundo informações advindas da capi-tal, o senhor prefeito de Palhoça Ronério Heiderscheidt fará uma visita à Fabrica de Barcos em Imbituba, esperamos que aconteça o mais rápido possível para as parcerias comer-cias das duas cidades.

“Noventa por cento dos políticos dão aos 10% restantes uma péssima reputação”.

Henry Kissinger

Page 3: O Grande Jornal Nº66

03O GRANDE JORNALIMBITUBA 25 de janeiro de 2012

ANIMAIS >>“Crueldade Nunca Mais”- Mani festação Nacional

Redação GJ

NO TIC -TAC DA VIDApor Almir Martins

FilmePescador e marisco

SomosNa briga do mar furioso

Contra as pedras,Estamos...

Anjo e demônio

Que se assanhamNa selva, na cidade,

Do bem e do mal,Somos...

Pedra e tropeço,

Planalto e planície Lento e passo nervoso,

Lá e cá estamos,Ambíguos somos.

ESTADO DE SANTA CATARINA / PODER JUDICIÁRIOComarca de Imbituba / Vara Unificada

Rua Ernani Cotrin, 643, Prédio, Centro - CEP 88.780-000, Imbituba-SC - E-mail: [email protected] de Direito: Ana Cristina Borba Alves

Escrivã Judicial designada: Tatiana Firmino DamasEDITAL DE CITAÇÃO - USUCAPIÃO - RÉUS INSCRITOS E

EVENTUAIS - COM PRAZO DE 30 DIASUsucapião nº 030.07.001483-3 Autor: Viviana Cecília Johnson

Citando (a)(s): Réus incertos, eventuais e não sa-bidos. Descrição do(s) Bem (ns): Imóveis: Área 1.200,99m² - Norte 30,00m - Sul 30,00m - Oeste 40,00m - Leste 40,00m., Rua 41178, s/nº, bairro Ibiraquera, CEP 88780000, Imbituba/SC. Prazo Fixado para a Resposta: 15 dias. Por intermédio do presente, a(s) pessoa(s) acima identificada(s), atualmente em local incerto ou não sabido, bem como seu(s) cônjuge(s), se casada (o)(s) for(em), confrontante(s) e aos eventuais interessados que, fica(m) ciente(s) de que, neste Juízo de Direito, tra-mitam os autos do processo epigrafado, bem como CITADA(S) para responder(em) à ação, querendo, no lapso de tempo supra mencionado, contado do transcurso do prazo deste edital. ADVERTÊNCIA: Não sendo contestada a ação no prazo marcado, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pelo autor na petição inicial (art. 285, c/c art. 319 do CPC). E, para que chegue ao conhe-cimento de todos, partes e terceiros, foi expedido o presente edital, o qual será afixado no local de costume e publicado 1 vez(es), com intervalo de 0 dias na forma da lei. Imbituba (SC), 24 de julho de 2007.

EDITAL

Neste domingo (22), um ato de mani-festação ficou mar-cado na história de todo o país: “Cruel-dade Nunca Mais”, um movimento em prol dos animais. Milhares de pessoas saíram às ruas para lutar pelos direitos daqueles que não tem voz ativa na sociedade.

Num ato pacífico os ativistas, integran-tes de ONGs, artistas

e amantes dos animais pediram justiça, cadeia e leis rígidas que pu-nam a violência que a cada dia é praticada em suas mais diversas for-mas e níveis de tortura.

Em Imbituba, dezenas de pessoas de todas as idades deram voz aos animais. Mui-tas pessoas levaram seus cães para a pas-seata, para demonstrar maior afeto.

“Observaram o

que tem em comum em todas estas pessoas? O Sorriso estampado no rosto destes seres hu-manos especiais que sentem no coração a emoção de lutar por aqueles que amam. Agradeço a todos, em nome de nossos irmãos animais”, declarou a líder do movimento, Darlene de Oliveira, já conhecida em Imbituba por seu trabalho com cães de rua.

Empreendedorismo femininoCada vez mais as

mulheres vem ganhando es-paço e respeito no cenário empreendedor. Diferente dos tempos passados, onde as mesmas trabalhavam em casa ou vendiam produtos artesanais que fabricavam, hoje elas ocupam um espaço maior, e até mesmo de lide-rança frente as empresas. Mesmo tendo que superar o preconceito e a desconfian-ça, elas estão demostrando o quanto são capacitadas e o quanto tem o poder de per-

suasão entre as pessoas.As mulheres são ar-

ticuladas e preparadas e têm noção real do que querem realizar. Utilizam as técni-cas de traçar metas e obje-tivos e buscam estratégias para alcançá-los com deter-minação e eficiência. Em pesquisa recente, podemos nos deparar com a realidade de que no Brasil 52% dos empreendedores são mul-heres, o que demonstra o quanto somos determinadas e objetivas.

Além disso, posso constatar que grande parte das mulheres que estão vivendo esse mundo em-preendedor e moderno, se sente mais motivada, atua-lizada e feliz em suas con-quistas, e mesmo com a agenda cheia, não deixam de dar atenção à família, casa e outros afazeres do dia a dia!

“ A diferença entre o impossível e o possível está

na determinação de uma pessoa.” Tommy Lasorda

AniversarianteMariane Luz Araújo

Dia: 21 de janeiro

Trabalha na Produção“Rádio Bandeirantes”

PARABÉNSFO

TO: D

AR

LENE D

E OLIVEIR

A

Page 4: O Grande Jornal Nº66

04 O GRANDE JORNAL ENTREVISTA25 de janeiro de 2012

ENTREVISTA COM A DIRETORA DE ESPORTES DE IMBITUBA, MICHELA FREITAS

Por Fernando Carvalho

“Não podemos só reclamar, devemos agir, o que falta ser feito está me motivando a fazer”.

GJ – Fale um pouco sobre sua infância.

Meu pai é Danilo Freitas, minha mãe é de Imaruí... Da silva Freitas, trabalhava de professora no Henrique Lage. Sempre mora-mos em Imbituba. Só houve um período dos meus seis aos onze anos nós moramos no Oeste, pois meu pai era policial rodoviário e sempre éramos trans-feridos. Depois retor-namos para Imbituba e moramos em Araçatu-ba. Tenho três irmãos, sendo que o mais novo perdeu a vida em um acidente de trânsito.

GJ – Por que o inter-esse pelo esporte?

Era uma daqueles alunos que não tinham muitas habilidades nas aulas de Educação Física, eu levei isso como meta para ser uma boa professora e desenvolver projetos que envolvessem todos

os alunos, não somente os que eram “bons de bola”. O esporte pode transformar qualquer pessoa. Isso me mo-tivou muito a optar por esta carreira. Eu encaro minha profissão com muita seriedade. O educador precisa transformar a socie-dade, efetivamente nós conseguimos isso. Acredito que o profes-sor de Educação Física ainda é mais especial por conseguir também dar disposição física e longevidade ao aluno. Sei que poderíamos ser bem mais recon-hecidos, mas eu nunca me arrependi da minha escolha profissional. Quero me qualificar cada vez mais.

GJ – Qual sua opinião sobre a postura pro-fissional das mulheres na atualidade?

Acho que as mul-heres tem ganhado es-paço nos trabalhos que

antes eram só mascu-linos, de forma bem natural. Eu aproveitei a oportunidade que o prefeito Beto me deu há seis anos e trabalhei muito para mostrar que sou capaz de encarar qualquer desafio. Eu venho quebrando o par-adigma de que futebol é um esporte mascu-lino. Hoje nós tentamos mostrar que o esporte é para homens, mulheres, jovens e idosos. Temos uma equipe que tem um olhar profissional.

GJ – Como se sentiu recebendo o convite para participar do concurso da Rainha do Camarão?

Eu nunca tive muitas vaidades quan-do tinha 18 anos, nem me achava bonita, foi uma surpresa ter gan-hado o concurso e o que me deixou satisfeita de verdade foi trabalhar para divulgar minha cidade. Naquela época

teve até propaganda na TV. Na época tam-bém havia campeonato de Motocross, eu me recordo muito bem do Eduardo Saçaki, o Cás-sio Garcia... Nós éra-mos fãs dele. Foi muito importante também, as amizades que fizemos com o Secretário Mil-son, uma pessoa mara-vilhosa e o Romeu que é meu amigo até hoje.

GJ - Como foi ser a se-gunda Rainha do Fes-tival do Camarão?

Eu tinha 18 anos e fui convidada pelo Romeu para participar em 1992. Na época eram cerca de 10 can-didatas, o concurso aconteceu naqueles tradicionais shows que ocorriam nos ginásios de esporte. A minha ge-ração se lembra muito bem do quanto aqueles shows eram bons. Para mim foi uma satisfa-ção participar daquele concurso, ser escolhida

a rainha então foi uma imensa satisfação.

GJ – Como a rainha deveria agir?

Todas as noites durante uma semana tínhamos um estande lá sobre o turismo, eu sa-bia tudo sobre camarão e explicava para as pes-soas que ali visitavam. Minha mãe descascou muito camarão lá em Imaruí quando nós éra-mos jovens, a pesca lá era muito forte e desde pequena a minha mãe já ensinava muita coisa sobre Camarão Rosa, Camarão Pitú... A gente tinha uma roupa feita por um estilista de Flo-rianópolis, inclusive a minha eu doei para a Secretaria de Cultura, era uma roupa muito bonita, cheia de ca-marões bordados. Toda grande festa merece e precisa ter sua rep-resentante por uma questão de dar destaque a beleza das mulheres

imbitubenses e também por causa da divulga-ção.

GJ – Recebeu críticas por ser a rainha?

Algumas pessoas faziam piada dizendo “o que a rainha do ca-marão tem na cabeça?” Daí eu estudei e desco-bri que o intestino no ca-marão não é na cabeça, aquilo é um filetezinho escuro, na cabeça são só as brânquias e todo sistema respiratório do camarão. Eu virei uma profissional do ca-marão (risos).

GJ – O que você es-pera desta próxima Festa do Camarão?

A expectativa é muito boa, ano passado tivemos muitas mu-danças positivas e es-pero que continuemos evoluindo. É uma festa nacional, mas sabemos que deve haver essa energia do povo imbi-tubenses. Não podemos

Page 5: O Grande Jornal Nº66

05O GRANDE JORNALENTREVISTA 25 de janeiro de 2012

perder estas caracter-ísticas.

GJ – Como é organi-zar os campeonatos de futebol de salão?

Deve haver muita transparência. Desde que assumi a diretoria de esportes essa sempre foi a minha metal. Sem-pre haverão problemas, cada time defendendo os próprios interesses e nós temos que buscar a imparcialidade.

GJ – Sobre o Imbituba Games?

A gente voltou a organizar o Imbi-tuba Games com uma logística mais dificulto-sa, mas está sendo um

sucesso. Temos mais três etapas e estamos conseguindo dar conta do recado. Estamos presenteando todas as comunidades com competições.

GJ – Política?A questão políti-

ca aconteceu natural-mente na minha vida. O partido que eu escol-hi faz parte da minha história, quando eu vo-tei com 16 anos, escol-hi o Mário Covas. Há 6 anos me filiei e meu pai é uma pessoa impor-tante neste processo de eu querer me candida-tar a vereadora. Ele não foi candidato quando teve a oportunidade

e se eu tiver eu serei. Eu aceitei o desafio e o convite do meu par-tido. O meu pai sempre elogiou e motivou o meu trabalho. Graças a Deus toda minha famí-lia está ao meu lado. Não podemos só rec-lamar, devemos agir, o que falta ser feito está me motivando a fazer.

GJ – Fique a vontade para considerações fi-nais.

Eu agradeço ao Grande Jornal por me dar a oportunidade de contar a minha história, a compreensão da minha família, dos amigos e dos colegas de trabalho.

Page 6: O Grande Jornal Nº66

06 O GRANDE JORNAL GALERIA25 de janeiro de 2012

IMBITUBA GAMES >>VII Circuito de Maratonas Aquáticas do Brasil em Imbituba

Inicio esta colu-na, mencionando a im-portância de estudar Ad-ministração Pública para alcançar-se um serviço público mais qualificado e eficiente. O curso permite ao estudante, analisar e aprender os métodos de administrar, controlar e, consequentemente, mel-horar as organizações públicas e a sociedade em geral.

Forma profissio­nais capazes de adminis-trarem organizações do setor público (nas esferas federal, estadual e muni-

cipal), agências reguladoras, ONGs, empresas privadas, prestação de consultorias, melhorando seus sistemas. Cria indivíduos capacitados para articularem as deman-das da sociedade e prover para que o bem comum da coletividade seja propicia-do, pois toda atividade do administrador público deve ser orientada para esse ob-jetivo.

Como é encarregado de aplicar as teorias admin-istrativas no desenvolvim-ento de ações do interesse social coletivo, o adminis-trador público deve ser es-

sencialmente um planejador.Sendo assim, orga-

nizações públicas devem procurar aumentar sua produtividade e retirar o estereótipo de organizações extremamente burocráticas, cheias de politicagem e sem vontade de crescer.

Para isto, estes espe-cialistas devem ser dinâmi-cos, criativos, capazes de trabalhar em grupo e de su-perar as dificuldades encon-tradas na estrutura da gestão pública, evitando este mun-do do funcionalismo, onde ainda existe muita resistên-cia ao novo e é dominado

por gente aquém da quali-ficação necessária e por milhares de chefes que ganham o cargo por indi-cação política.

Enfim, Adminis-tradores Públicos podem representar uma espe-rança de melhoria do ser-viço e de aumento da sua eficiência, fazendo uma leitura do ambiente social, político e econômico com vistas a projetar cenários futuros, tanto mais próxi-mos da realidade quanto possível para subsidiar tomadas de decisão mais hábeis.

Carla Gabriela dos Santos Ferreira Administradora Pública – Formada pela UDESC/ ESAG [email protected]

A equipe da Direto-ria Municipal de Esportes Michela Freitas preparou um grande evento neste último sábado (21), o VII Circuito de Marato-nas Aquáticas do Brasil (Travessia Praia do Por-to). Dezenas de pessoas participaram das modali-dades oferecidas e apre-ciaram as competições.

Os imbitubenses ganharam destaque nas primeiras posições, nos 1.500 metros de traves-sia. No total foram seis pódios da equipe que tem parceria da ATN-Tubarão e o destaque maior fica por conta de Paolo Dog-nini, mais uma vez vice-campeão geral.

O jornalista João Batista, que representou Imbituba na prova pro-

movida pela Federação Catarinense de Esportes elogiou o clima: “o dia es-tava perfeito, sem vento, o mar ficou uma piscina, ideal para competição”. Declarou também estar satisfeito com a coloca-ção no circuito: “Imbi-tuba foi muito bem repre-sentada, estou feliz com o resultado que obtive na terceira categoria. A nível estadual foi ótimo”.

Segundo Miche-la Freitas. “Além das atividades do Imbituba Games que levaram mui-tas pessoas de todas as comunidades na praia do Porto, os resultados positivos da maratona aquática trouxeram muita satisfação para os atletas imbitubenses”.

Page 7: O Grande Jornal Nº66

07O GRANDE JORNALCOLUNAS 25 de janeiro de 2012

Ser EconomistaO Economista é um profissional que a partir de um

bom domínio da Ciência Econômica está capacitado para intervir no processo social, oferecendo a melhor contri-buição específica sobre aspectos que são privativos de sua profissão. “Ele tem capacidade de colocar a serviço da comunidade moderna um conjunto de conhecimentos científicos, acumulados e sistematizados ao longo de toda a história, tanto política, quanto social e econômicos. Por-tanto, economista não é somente aquele que faz orçamentos, planejamentos, análises de investimentos etc. Mas é aquele profissional que, além de exercer todas estas funções, é ca-paz de pensá-las dentro de um contexto geral de todo o pro-cesso de distribuição e produção da sociedade. Por isso, o economista é um profissional especial, que se distingue dos ou tros que utilizam técnicas similares.

Ele encaixa a reflexão (e consequente prática) de cada problema ligado a estes já especificados, distribuição e produção, a um quadro mais amplo, quer dizer, dentro do Sistema Econômico”. Segundo a legislação, economista é designação profissional privativa daqueles que, além de possuírem curso de graduação em Ciências Econômicas (em curso reconhecido pelo Ministério da Educação), são registrados no Conselho Regional de Economia correspon-dente ao Estado onde exercem suas atividades. O econo-mista faz previsões econômicas para empresas, participa da elaboração de planejamentos, cuida dos cálculos econômi-cos (custos, rentabilidade, consumo, gastos, etc.), planeja aplicações financeiras e elabora perspectivas macro e mi-croeconômicas.

Características profissionais importantes (aptidões, habilidades e competências)

Facilidade com cálculos matemáticos, interesse pelo estudo, capacidade de atuar em equipe, conhecimentos para elaboração de planejamento, atualização constante através de cursos e informações do mercado econômico.

Mercado de TrabalhoInstituições financeiras (bancos, financiadoras, cor-

retoras de valores), empresas públicas e privadas, órgãos do governo.

EspecializaçõesApós a graduação, o economista pode fazer cursos

de especialização nas seguintes áreas: mercado de ações, economia internacional, comércio exterior, planejamento econômico, economia doméstica, matemática financeira, história do desenvolvimento econômico, perícia econômi-ca, etc.

Sabores da infânciaQue sabor tem a sua infância? A minha tem sabor de besteirinhas que fazem cárie no dente...

Também, das suculentas receitas caseiras da vovó, da mamãe e da titia.

A minha vó pa-terna e os meus tios estão visitando minha cidade. Minha tia Arivanilda trouxe para mim, lá da Paraíba, um salgadinho Pipo’s Vita-minado que eu comia quando era pequena e morava lá. Foi como retroceder uns 10 anos da minha vida quando eu senti aquele sabor de novo.

Comecei a pen-sar o quanto é incrível essas sensações que a vida nos traz, que nos

remetem a várias lem-branças. Sabores e aro-mas são verdadeiros Déjà vu’s.

Estamos no mun-do instantâneo do fast food, da correria geral e nem sempre percebe-mos quanto o que in-gerimos está ligado às nossas emoções. Nem vamos mais a feira es-colher umas verduras, não nos interessamos pela infinidade de sa-bores que podemos descobrir misturando diversos ingredientes e

tempeiros.Cada vez mais

as crianças comentam menos sobre o “bolo de cenoura da mamãe, a cocada da vovó”... É mais fácil elas pedirem para ir ao Mc Do nald’s todos os dias. Isso porque um momento tão especial quanto o da refeição não tem sido valorizado por al-gumas famílias.

Dificilmente nós queremos botar a mão na massa na cozinha. Deste modo fazemos

receitas maravilhosas se perderem no tempo, na memória e no (ago-ra) mofado livro de re-ceitas.

A minha inten-ção aqui é fazer com que você reflita, num alimento especial que te traga felicidade e nostalgia... Não perca tempo e vá logo comer! Quem sabe até, apren-der a fazer, para assim repassar aos seus filhos essa sensação, que se-ria muito triste deixar desaparecer.

Page 8: O Grande Jornal Nº66

08 O GRANDE JORNAL UNIASSELVI25 de janeiro de 2012

ROÇA GRANDE - IMBITUBA - SC

INFORMATIVO

Polo de Imbituba inicia semestre com abertura de cursos em especializações

Ano letivo ini-ciou com grandes novidades no Polo IEP Imbituba. Dia 18 de ja-neiro a turma de Gestão de Operações Logísti-

cas e Administração de Pessoas, com a tu-toria da Profª Zuleide Miguel de Paula, retor-naram suas atividades acadêmicas. Próxima

semana, sexta-feira dia 27 de janeiro, acontece à aula inaugural da tur-ma de Metodologia do Ensino de Ciências Bi-ológicas, tutoria de De-

liane de Sousa Pereira Vieira.

Desejamos a to-dos os pós-graduandos sucesso nessa nova jor-nada que se inicia.

Em virtude da toca de parceiro o Polo IEP Imbituba informa que uma nova linha telefônica foi solicitada e os telefones para contato serão:

Ulisses: 99185728Rubiana: 99216577Alba: 99426559

COMUNICADO

Page 9: O Grande Jornal Nº66

09O GRANDE JORNALCDL 25 de janeiro de 2012

Você está motivado?Por Custódio Juvenal Pacheco – Presidente da CDL Imbituba

Este é o ques-tionamento que de-vemos ter sempre em mente para podermos estar aptos a fazer um bom trabalho. Sim, devemos ter a men-te aberta, devemos aceitar mudanças sem perdemos o foco. Te-mos ouvido muitos falarem que o Natal não foi o esperado, que as vendas caíram em relação ao ano an-terior.

Não vamos aqui especular so-bre as causas, apenas constatar que existe uma acomodação do

mercado frente à nova conjuntura econômica mundial.

Pois bem, você já parou para pensar em como situações de crise geram grandes oportunidades? Uma dificuldade derruba muitos, mas em ou-tros, desperta o espírito inovador.

Neste contexto surge a necessidade da motivação. Em um primeiro momento, do ponto de vista individu-al, porque a motivação é um processo pessoal, responsável pelo esfor-ço de uma pessoa para

atingir determinada meta.

Mas para al-cançá-la precisamos empreender ações não individualmente, mas em equipe, em conjunto. Neste pon-to, a motivação se converte em apoio, sustentação e, em especial em inspi-ração àqueles que compõem o time.

Assim é na sua empresa tanto quanto em nossa entidade, a CDL. Precisamos nos manter motivados: a diretoria, os gestores e os colaboradores.

CDL terá estande no Festival Nacional do Camarão

A CDL marcará presença com estande na feira multissenso-rial da 13ª edição do Festival Nacional do Camarão, que acontece em Imbituba entre os dias 2 e 5 de fevereiro, no Pavilhão Municipal de Eventos.

Os visitantes receberão informações sobre os serviços ofe-

recidos pela entidade, como consultas ao SPC e Serasa além de con-hecer a importância do associativismo, através da apresentação das ações realizadas ao co-mércio. “É uma forma de representar a classe lojista em um evento tão importante para a cidade”, diz o presiden-te da CDL, Custódio

Juvenal Pacheco.A expectativa,

segundo o presiden-te, é de que o estande seja passagem garan-tida dos empresários lojistas. “Esperamos receber nossos associa-dos e também todos os demais para que con-heçam melhor a enti-dade e seus 33 anos de experiência”, ressalta.

NOVOS ASSOCIADOSJointel Teleinformática

(Vila Nova Alvorada)

Vila Presentes e Variedades(Vila Nova)

Page 10: O Grande Jornal Nº66

10 O GRANDE JORNAL DESTAQUE25 de janeiro de 2012

SALA COMERCIAL P/ ALUGARCENTRO

SALAS COMERCIAIS - Centro Empre-sarial Baleia Franca. Av. Beira Mar. Sala 1 de esquina R$ 900,00 e Sala 2 ao lado R$ 650,00

P/ VENDER / VILA NOVA2 SALAS COMERCIAS perfazendo um total de 264,62m2 de área construída, móveis e utensílios para o funcionamento de bar e cancha de bocha inclusos c/ cozinha equipada, fogão industrial (sem uso) balcões de granito, exaustor. Projeto aprovado para construção no 2º piso. Lo-calizadas na Rua Rogério Tavares atrás do Mercado Reús. R$ 180.000,00 à vista.

AP P/ ALUGAR / CENTROAPARTAMENTO nº 03 c/ 2 quartos, sala, cozinha, wc e lavanderia, localizado na Av.Santa Catarina, 176, próximo ao Sindi-cato dos Estivadores. R$ 450,00

CASAS P/ VENDER / CENTROCASA DE ALVENARIA- c/ churrasqueira, 3 quartos, sala, cozinha, área de serviço, dispensa, 2 wcs, próxima ao Fórum. R$ 298.000,000.

GUAIUBACASA DE ALVENARIA – c/ 7 quar-tos, sendo 1 suíte, 3 wcs, 2 cozinhas, 1 sala, churraqueira e área de serviço. R$ 270.000,000.

VILLAGECASA MISTA ANTIGA- terreno c/ 561m2, c/ uma construção de 6 x 8 localizada na Rua 21 de Junho, próxima a quadra de tê-nis. R$ 120.000,00.CASA DE ALVENARIA- 2 pisos, 3 quar-tos, sendo 1 suíte, banheiro social, gara-gem coberta p/ dois carros, sala de estar, sala de jantar e sala de TV, terreno com aprox. 600m2, casa c/ 200 m2, área de serviço e mesanino. Obs. Cozinha com armários embutidos ficam na casa. Obs. Localizada depois da quadra de tênis. R$ 240.000,00

NOVA BRASÍLIACASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha e banheiro c/ aprox. 112m2.

Terreno medindo aprox. 14x26= 364m2. Rua Cônego Itamar Luiz da Costa nº 550, próxima ao Mercado Imperatriz. Obs. Re-cibo de Compra e Venda. R$ 350.000,00.CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, sala, cozinha, wc, churrasqueira e garagem p/ 2 carros medindo 35x7. Mais 2 peças sendo 1 wc e 1 quarto medindo: 7x14. Terreno medindo 12 x 30 = 375m2, localizada na Rua: Manoel José Espíndola, s/nº, próxi-ma ao Mercado São Jorge. R$ 80.000,00

VILA NOVACASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sendo 1 suíte, c/ banheira de hidromas-sagem, sala, cozinha, wc, piscina, área de churrasqueira, lavanderia e tem uma edícula. Rua Amazonas, quatro ruas aprox. p/ frente do Campo do Robertinho R$ 170.000,000.CASA DE ALVENARIA - Área de Serviço, banheiro, cercada com muro, cozinha, edícula, garagem, lavanderia, 2 andares, 3 quartos, 1 suíte, sala de estar, sala de jan-tar. Rua do Sindicato nº 133, atrás do Bit Gás, próxima a Padaria Aurora. Escritura Pública. Área do Imóvel: 150m2. Área do terreno: 360m2. R$ 165.000,00 CASA DE ALVENARIA – c/ 3 quartos, sala, cozinha wc e área de serviço. Próx-ima a Igreja Católica, Praça da Vila. Ao lado do Vila Nova Atlético Clube. Terreno medindo 8x36=288m2. R$ 100.000,000.CASA MISTA – c/ 3 quartos, 2 banheiros, cozinha em alvenaria. Localizada na Rua Expedicionário, nº 340, próxima ao ex depósito do Candemil, em frente ao salão de beleza Érika. R$ 85.000,00 Escriturada e Averbada.CASA DE ALVENARIA – área construída 63m2 sendo 7x9m, c/ 3 quartos, 1 ban-heiro, sala, cozinha, garagem e 1 canil. Terreno medindo 12x25m= 300m2. Rua Rui Barbosa, 80. Atrás da Garagem do Amarelinho. Tem Escritura Pública. R$ 70.000,00.

ITAPIRUBÁCASA DE ALVENARIA - 3 quartos, sala, cozinha, banheiro, garagem. 80m2. Mar Lado Norte. R$ 300.000,00.

Classificado de ImóveisRoel Ruiz corretor de imóveis CRECI 7795 SC

(48)3255-0171 / 9982-7326

ALTO ARROIOCASA DE ALVENARIA - aprox. 170m2, c/ 3 quartos, sala e cozinha conjugada, área de serviço, 2 wcs, churrasqueira, garagem p/ dois carros, varanda em volta da casa e dependência com aprox. 30m2. Terreno mede 19x41,70m=792m2. Re-cibo de Compra e Venda. R$ 150.000,00. Condições a combinar. Aceita carro no val-or até R$ 25.000,00, apartamento no RS.

VILA SANTO ANTONIOCASA DE ALVENARIA COM LAGE 2 pisos - 4 quartos sendo, 1 suíte, sala de estar, sala de jantar, sala de tv, cozinha pré moldada, área de serviço medindo + ou - 200m2, churrasqueira e garagem. Ter-reno mede aprox. 12 x 40= 480m2. Com Escritura Pública. R$ 300.000,00

TERRENOS P/ VENDERITAPIRUBÁ

TERRENO no Lote 16 Quadra 23/A Setor A. Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escri-tura Pública. TERRENO no Lote 15 esquina depois da Quadra 23/A Setor A. Loteamento Bal-neário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 70.000,00. Com Escritura Pública.TERRENO próximo a Associação da Caixa Econômica - Loteamento Balneário Itapirubá, com área 375 m2, sendo 15m de frente por 25m de fundos. R$ 65.000,00. Com Escritura Pública.

PAES LEMETERRENO 20 x 80 1600m2 – Av. Renato Ramos da Silva, próximo ao Posto Tigô. Com Escritura Pública. R$ 160.000,00.

VILA STO. ANTÔNIOTERRENO localizado na Rua Amênico Tavares, s/nº. Área: 558m2. Com Escritura Pública. R$ 35.000,00.

NOVA BRASÍLIATERRENO localizado próximo ao Ginásio de Esportes quem vai para o Rodeio, medindo 20 x 25 = 500m2. R$ 20.000,00. Recibo de Compra e Venda.

MIRRIMTERRENO MORRO DO MIRIM c/ aprox. 140.000m2. R$ 170.000,00.

APS P/ VENDERCENTRO

APARTAMENTO - Cobertura – 3 quartos sendo 1 suíte, salas de jantar, estar, co-zinha, wc, lavabo, área de serviço, chur-rasqueira, piscina, elevador, salão de festa, 2 vagas de garagem c/ portão ele-trônico e sacadas. Próximo ao Silvestre Hotel. R$ 450.000,00.

CASAS P/ ALUGARCASA MISTA – c/ 3 quartos, sala, cozinha, banheiro e garagem. Localizada na Av. Santa Catarina, Centro, próxima ao Ko-erich. R$ 450,00.CASA DE MADEIRA NOS FUNDOS DO MESMO TERRENO - c/ 2 quartos, sala, cozinha e wc. R$ 370,00. Localizada na Rua 3 de Outubro, Centro, quase em frente ao Tieli. OBS. NÃO ACEITA CA-CHORRO.CASA DE ALVENARIA - c/ 3 quartos, 1 suíte, 2 salas, cozinha, wc e área de ser-viço. Localizada na Rua Ernani Cotrin, en-cima da Empresa Santo Anjo. R$ 1.200,00

VILA NOVACASA DE ALVENARIA - c/ 1 quarto, sala, cozinha e wc. Toda mobiliada. Localizada na Rua Paraná, nº 414, próxima ao Mer-cado Econômico. R$ 450,00

VILLAGECASA DE ALVENARIA- c/ 2 quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Localizada na Rua Astrogildo Duarte Fer-reira, 3357, depois da Auto Escola, 1ª rua à esquerda. R$ 550,00.

PAES LEMECASA DE ALVENARIA - c/ 4 quartos, 1 suíte, 2 wcs sociais, 2 salas, 1 cozinha, área de serviço c/ churrasqueira e gara-gem p/ 2 carros. Localizada na Rua Ita-quera, 28. R$ 1.200,00.

VERÃO 2012 >>Cruzeiro Bem Estar e Fitness

Corpo e Arte

Os cruzeiros temáti-cos Bem Estar e Fitness real-izados pela Costa Cruzeiros, oferecem todas as atrações de um cruzeiro convencio-nal e mais o atrativo de ter a sua disposição o que existe de melhor na Educação Físi-ca Brasileira, coordenados por uma seleta equipe de profissionais consagrados. Entre os profissionais estará também a Nutricionista da Seleção Brasileira Mirtes Stancanelli e sua equipe oferecendo dicas de alimen-tação a todos os praticantes de diversas modalidades.

O Cruzeiro Bem Es-tar ( 28/01 à 04/02- Santos, Rio de Janeiro,Salvador, il-héus e Ilhabela) é sinônimo de alegria e saúde e entra na sua décima edição. Vivên-cias de Yoga, práticas de Mat pilates, Alongamento Consciente, Fit Flex, Dança de Salão, Ritmos Lúdicos, Ginástica, Cycling e Dan-ça Recreativa. Palestras exclusivas sobre saúde,

nutrição, atividade física e estética, ministradas por terapeutas, médicos e em-preendedores.

O Cruzeiro Fitness (25/02 à 04/03 - Santos, Rio de Janeiro, Búzios, Angra dos Reis, Ilhabela, Porto Belo) é um verdadeiro campeão. Entra na sua 18ª, com absoluto e estrondoso sucesso. É a maior academia flutuante do mundo, tudo a bordo é Fitness.

Uma contínua pro-gramação de aulas com os

mais famosos profissionais de Educação Física e Nu-trição do Brasil para todos os gostos, protagonistas e o dream team do fitness fazem a fama e a alegria desta via-gem.

Para representar Santa Catarina está a profis-sional Joelma Guimarães.

Joelma é graduada em Educação Física pela UNISUL-SC. Proprietária, coreógrafa e coordenadora da Academia Corpo e Arte (Imbituba-SC). Atua em di-

versas modalidades como Localizada, Alongamento, Treinamento Funcional, Pilates e Personal Trainer. Fundadora da Cia Imbi-tubense de Dança e autora dos Programas BIKE UP e BIKE UP SHOW.

Preços e condições especiais para os catari-nenses.

Informações na Academia Corpo e Arte - Imbituba-SC - FONE 48 -32550381 E-mail [email protected].

Aposentadoria por idadeNesta e nas próximas edições, estaremos escla-

recendo sobre os diversos tipos de aposentadorias dos trabalhadores em geral. Iniciamos escrevendo sobre a aposentadoria por idade. Para ter direito ao benefício da aposentadoria por idade, os trabalhadores urbanos do sexo masculino devem possuir 65 anos e as do sexo feminino, 60 anos de idade.

Quanto aos trabalhadores rurais, estes podem pedir aposentadoria por idade com cinco anos a me-nos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres. Para solicitar o benefício, os trabal-hadores urbanos inscritos na Previdência Social a par-tir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

Para requerer a aposentadoria por idade, o segu-rado pode solicitar o benefício por meio de agenda-mento prévio pelo portal da Previdência Social na Internet, pelo telefone 135 ou nas Agências da Previ-dência Social, mediante o cumprimento das exigências legais, que são a idade mínima e a carência.

Existem situações diversas para se calcular o valor do benefício. Atualmente o valor do benefício corresponde a 70% do salário de benefício, mais 1% para cada grupo de 12 contribuições mensais, até no máximo de 100% do salário de benefício, sendo que este benefício não será inferior a um salário mínimo.

Porém, quanto aos trabalhadores inscritos até 28 de novembro de 1999, o valor do benefício corre-sponderá à média aritmética simples dos 80% maiores salários de contribuição, corrigidos monetariamente, desde julho de 1994. Para os inscritos a partir de 29 de novembro de 1999, o salário de benefício será a média aritmética simples dos 80% maiores salários de contri-buição de todo o período contributivo, corrigidos mon-etariamente (FAÇA VALER SEU DIREITO!)

Page 11: O Grande Jornal Nº66

11O GRANDE JORNALTECNOLOGIA 25 de janeiro de 2012

Mídia e TecnologiaPor: Lucas F. Gonçalves (Acadêmico de Ciência da Computação)[email protected]

LISTA 10 - GRANDE JORNALAs listas mais interessantes e esquisitas da internet você encontra aqui.

Microsoft inaugura centro de tecnologia no Brasil

As 10 maiores varejistas do mundo 2012

Um novo estudo realizado pela consul-toria Deloitte Touche Tohmatsu, lista as maiores redes de varejo do mundo. os dados analisados são de 2010 com o ano fiscal terminando em junho de 2011. confira o Top 10:

1. Wal-Mart (EUA): US$ 418 bi em vendas2. Carrefour (França): US$ 119 bilhões3. Tesco (Reino Unido): US$ 92 bilhões4. Metro (Alemanha): US$ 88 bilhões5. The Kroger (EUA): US$ 82 bilhões6. Schwarz Unter (Alemanha): US$ 79 bi7. Costco (EUA): US$ 76 bilhões8. The Home Depot (EUA): US$ 67,9 bilhões9. Walgreen (EUA): US$ 67,4 bilhões10.Aldi Einkauf (Alemanha) US$ 67,1 bi

Fonte: Deloitte Touche Tohmatsu

Os 10 games mais vendidos em 2011

A associação UKIE, compilando os dados da Gfk Chart-Track, divulgou a lista dos games mais vendidos no mundo e em todas as plataformas em 2011. Seguem os dez mais:

1. Call of Duty: Modern Warfare 32. FIFA 123. Battlefield 34. Zumba Fitness5. The Elder Scrolls V: Skyrim6. Just Dance 37. Assassins Creed: Revelations8. LA Noire9. Saints Row: The Third10. Batman: Arkham City

Fonte: UKIE

Lista das 10 cidades mais ricas do Brasil

Esta lista com as cidades mais ricas do Brasil usa o critério do PIB total.

1 São Paulo (SP)- 357.116.681.0002 Rio de Janeiro (RJ) - 154.777.301.0003 Brasília (DF) - 117.571.952.0004 Curitiba (PR) - 43.319.254.0005 Belo Horizonte (MG) - 42.151.108.0006 Manaus (AM) - 38.116.495.0007 Porto Alegre (RS) - 36.774.704.0008 Duque de Caxias (RJ) - 32.266.476.0009 Guarulhos (SP) - 31.966.247.00010 Osasco (SP) - 30.024.366.000

Fonte: IBGE

A Microsoft inaugurou nesta terça-feira (17), na zona sul de São Paulo, o maior Microsoft Technology Center (MTC) da América Latina. O local permitirá a orga-nizações, parceiros e clientes da compan-hia ter uma noção exata de como a tecnolo-gia pode ser aplicada às suas necessidades e ainda mensurar seu impacto real.

“A construção do Centro de Tec-nologia Microsoft na cidade de São Paulo vem reforçar o genuíno compromisso da Microsoft com o desenvolvimento do País, a criação de oportunidades para toda sua rede de parceiros e o fomento à inovação nos mais variados níveis da sociedade”, afirmou o presidente da Microsoft no Bra-sil, Michel Levy.

Com 1300m² e investimento de US$ 10 milhões, o espaço oferece às or-ganizações ambientes de desenvolvimento e implementação, centros interativos nos quais será possível degustar as mais recen-tes tecnologias e interagir com soluções de interface natural, além de laboratórios de soluções de indústria e salas multitarefas.

O Envisioning Center é um dos de-staques, pois se trata de um espaço que per-mite visualizar, por meio de cenários cus-tomizados, como o portfólio de soluções da Microsoft suporta e viabiliza as estratégias das organizações, permitindo que realizem todo o seu potencial.

O MTC também possui mais de 700 terabytes de capacidade de armazenamento em um datacenter com 360 processadores para dar acesso às tecnologias mais recen-tes da Microsoft e até mesmo às futuras, ainda em versão beta.

Dentre as possibilidades de experiência no local, os usuários podem desde realizar briefings es-tratégicos com uma equipe espe-cializada, até desenhar arquiteturas de negócios e testar o resultado das implementações.

Conforme a Microsoft, esta estrutura permite que a definição do escopo dos projetos fique mais palpável, as soluções sejam confec-cionadas sob medida e a transferên-cia de tecnologia ocorra de forma planejada.

INCENTIVO PARA START-UPS

A coletiva de imprensa rea-lizada na inauguração do MTC tam-bém foi palco da assinatura de um protocolo de intenções celebrado entre o Ministério da Ciência, Tec-nologia e Inovação e a Microsoft.

O acordo prevê a criação de

aceleradoras de empresas voltadas para fomentar a inovação e o em-preendedorismo de base tecnológica no Brasil, que funcionarão como in-cubadoras para startups.

Estas novas empresas ficarão por um período de até três anos em incubação, com acesso às tecnologias mais recentes a serem disponibiliza-das pela Microsoft.

A companhia norte-americana já tem um programa semelhante, de apoio a microempresas, chamado Bi-zSpark, que já atendeu a mais de duas mil startups brasileiras.

Tanto o governo quanto a Mi-crosoft desejam promover o interesse dos estudantes para a formação em cursos de tecnologia e alavancar o desenvolvimento de aplicações prin-cipalmente nas áreas de games, edu-cação, energia, telecomunicações e saúde.

Page 12: O Grande Jornal Nº66

CONTRA CAPA

Secretaria de Educação divulga datas para a escolha de vagas de professores

A Secretaria de Educação, Cultura e Es-porte (SEDUCE) através da secretária Leda Pam-ato de Souza informa a todos os professores que realizaram o Processo Seletivo Simplificado de 2012 e Concurso Público que a data da escolha de vagas ficou definida para

o dia 02 e 03 de fevereiro na sede da secretaria, lo-calizada na Avenida Dr. João Rimsa, no Edifício Residencial Imbituba, nº. 340.

Os professores que foram aprovados no con-curso na área da educação infantil e educação física devem comparecer no dia 02 de fevereiro das 8h30min às 11h30min.

Já os professores do processo seletivo sim-

plificado do ensino fun-damental, anos finais, de 6º a 8º ano, das 14 às 17 horas.

O dia 03 de fe-vereiro na parte da manhã das 8h30min até 11h30min ficou desti-nado aos professores do ensino fundamental anos iniciais, de 1º ao 5º ano.

E na parte da tarde, das 14 às 17 horas para os professores da educação infantil.

EDUCAÇÃO >>

Wanessa Alves (Prefeitura)