O Homem de Bem

8

Click here to load reader

Transcript of O Homem de Bem

Page 1: O Homem de Bem

Nosso candidatoNosso candidato

O Homem de BemO Homem de Bem

Page 2: O Homem de Bem

O HOMEM DE BEMO HOMEM DE BEM

- - Cumpre a Lei de Justiça, de Amor e de Cumpre a Lei de Justiça, de Amor e de Caridade, na sua maior pureza.Caridade, na sua maior pureza.

- Deposita fé em Deus e tem fé no futuro.- Deposita fé em Deus e tem fé no futuro.

- Sacrifica sempre seus interesses à - Sacrifica sempre seus interesses à justiça.justiça.

- Faz o bem pelo bem, sem esperar paga - Faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma.alguma.

Page 3: O Homem de Bem

- Satisfaz-se nos benefícios que - Satisfaz-se nos benefícios que espalha nos serviços que presta, no espalha nos serviços que presta, no fazer ditoso os outros, nas lágrimas que fazer ditoso os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos.prodigaliza aos aflitos.

- - Seu primeiro impulso é pensar no Seu primeiro impulso é pensar no outro, antes de pensar em si, é para outro, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse, (O egoísta, ao do seu próprio interesse, (O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação perdas decorrentes de toda ação generosa).generosa).

Page 4: O Homem de Bem

- O homem de bem é bom, humano e - O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos porque em todos os homens vê irmãos seus.seus.

- Respeita no outro todas as convicções - Respeita no outro todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.como ele não pensam.

- - Em todas as circunstâncias toma como Em todas as circunstâncias toma como guia a caridade.guia a caridade.

Page 5: O Homem de Bem

- Não alimenta ódio, nem rancor, nem - Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança.desejo de vingança.

- É indulgente para as fraquezas alheias.- É indulgente para as fraquezas alheias.

- Nunca se compraz em rebuscar os - Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los.evidenciá-los.

- Estuda suas próprias imperfeições e - Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-trabalha incessantemente em combatê-las.las.

Page 6: O Homem de Bem

- Não procura dar valor ao seu espírito, - Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de nem aos seus talentos, a expensas de outrem.outrem.

- Não se envaidece da sua riqueza, nem - Não se envaidece da sua riqueza, nem das suas vantagens pessoais.das suas vantagens pessoais.

- Se a ordem social colocou sob o seu - Se a ordem social colocou sob o seu manto outros homens, trata-os com manto outros homens, trata-os com bondade e benevolência. bondade e benevolência.

Page 7: O Homem de Bem

Não ficam assim enumeradas todas as Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de qualidades que distinguem o homem de bem, mas, aquele que se esforce por bem, mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, possuir as que acabamos de mencionar, se acha no caminho que a todas as se acha no caminho que a todas as demais conduz.demais conduz.

Page 8: O Homem de Bem

Texto: Allan Kardec - “O Evangelho Segundo o Espiritismo” – Cap. XVII

Produção: USE – União das Sociedades Espíritas Intermunicipal Bauru

Campanha Educativa