O impacto ambiental que o consumo da carne traz

12
Uma das principais causas de impacto ambiental. O consumo abusivo de produtos de origem animal:

Transcript of O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Page 1: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Uma das principais causas de impacto ambiental.

O consumo abusivo de produtos de origem animal:

Page 2: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Um pouco de história...Segundo a FAO (Organização para a Alimentação e agricultura) a produção de carne causa fome e pobreza humana, ao desviar grãos e terras férteis para sustentar gado em vez de pessoas. Se conservássemos a produção de cereais e a distribuíssemos aos pobres e subnutridos, em vez de dá-la ao gado, poderíamos facilmente alimentar quase toda a população subnutrida do mundo.

X

Page 3: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Estudo na FSP comprova que o consumo de carne é danoso ao meio

ambienteA pesquisadora Aline Martins de Carvalho utilizou dados de 2361 indivíduos coletados em 2003 e 1662 indivíduos coletados em 2008 de ambos os sexos, com idade de 12 anos ou mais, incluídos no estudo transversal de base populacional: Inquérito de Saúde de São Paulo (ISA – Capital). Os resultados encontrados por Aline, indicam que consumo de carnes em São Paulo aumentou em cerca de 20% na população estudada. O consumo excessivo de carne foi observado em quase 75% das pessoas e o tipo de carne mais consumido nos dois períodos foi a bovina. O impacto ambiental do consumo de carne em São Paulo foi estimado em 18 milhões de toneladas de equivalentes de CO2, representando cerca de 5% do total de CO2 emitido pela agropecuária brasileira em 2003.

Page 4: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Mais alguns dados• A produção de gado, sem contarmos com o caso dos

frangos e porcos, é uma ameaça primária ao meio-ambiente global. É um dos principais contribuintes para o desmatamento, a erosão do solo e conseqüente desertificação, a escassez de água, a poluição dos rios, lençóis freáticos, mares e mananciais de águas, o esgotamento dos combustíveis fósseis, efeito estufa, extinção de animais e perda da biodiversidade.

• Quase a metade da massa de terra do globo é usada como pasto para gado e outras criações. Cerca de 80% de todo o desmatamento e desaparecimento de florestas, no planeta inteiro, deve-se ‘a pecuária. Em pastos muito férteis, 2,5 acres podem sustentar uma vaca por ano, em pastos de qualidade marginal, é preciso 50 ou mais acres.

• Se não reduzirmos em pelo menos 20% o consumo de carne bovina no Brasil, até 2020 não teremos mais mata atlântica.

Page 5: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Você sabia? • Que um só hambúrguer médio requer o desmatamento de

aproximadamente 6 metros de floresta tropical?• Que o gado degrada a terra ao tirar a vegetação e compactar a

terra. Cada animal que pasta num campo aberto come 900 libras de vegetação a cada mês. Seus poderosos cascos pisoteiam a vegetação e comprimem o solo com um impacto de 24 libras por polegada quadrada.

• Que produzir uma libra de proteína de carne muitas vezes requer até 16 vezes mais água que produzir uma quantidade equivalente de proteína vegetal. Só para produzir uma porção de proteína de ave, são necessárias 100 vezes mais água do que seria exigido para a mesma porção de proteína vegetal, da soja.

• Que atualmente é necessário um galão de gasolina para produzir uma libra de carne alimentada com grãos nos E.U.A.. O consumo anual de carne de uma família americana comum com quatro pessoas, requer mais de 260 galões de combustível e libera 2.5 toneladas de CO2 para a atmosfera, o tanto que um carro comum libera num período de 6 meses.

Page 6: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Ainda falando dos efeitos negativos da carne

• Efeito estufaO gado emite metano, outro gás do efeito estufa, via arrotos e flatulência. Cientistas estimam que mais de 500 milhões de toneladas de metano são liberadas a cada ano e que os 1.3 bilhões de gado e outras criações ruminantes do mundo, emitem aproximadamente 60 milhões de toneladas ou 12% do total de todas fontes. Metano é um sério problema porque uma molécula de metano retém 25 vezes mais calor solar que uma molécula de CO2.

• O consumo de carne e a fome no mundo• Uma alimentação vegetariana, além de favorecer a saúde,

de contribuir para a preservação ambiental, é uma opção que tem por base a consciência quanto a aspectos sócio-econômicos. Optar por uma dieta vegetariana(ou reduzir consideravelmente o consumo de carne), contribui, de alguma forma, para reduzir a situação intolerável da fome no mundo.

Page 7: O impacto ambiental que o consumo da carne traz
Page 8: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Se ficou alguma dúvida...

Para elucidar os dados dessa apresentação, deixamos um link de um vídeo do youtube para que vocês saibam mais sobre essa indústria capitalista e ecologicamente ERRADA.

Boa diversão e bons estudos!

http://youtu.be/KmIprNpcd94

Page 9: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Para você!

Vamos ver o que você aprendeu sobre o que estudamos?1) Uma das principais causas da degradação ambiental no consumo de carnes? A ( ) Os gases liberados por humanos ao comer carne B ( ) Os gases liberados pelos animais

Page 10: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Um pouco mais...

2) Qual das duas afirmativas você acha que justifica a diminuição do consumo da carne?A ( ) Saúde e cuidados com o meio ambiente.

B ( ) Contribuição com os impostos do governo.

Page 11: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Finalizando

Para finalizar, faça uma auto avaliação e veja se pôde chegar à seguinte conclusão:Além de cuidar diretamente do ambiente, cuidar da própria saúde também é primordial para a evolução e manutenção do planeta. Consumir menos carne(ou nenhuma) é uma atitude que beneficia a todos.

Respostas: 1 – a; 2 - b

Page 12: O impacto ambiental que o consumo da carne traz

Fontes:

• http://www.drmarciobontempo.com.br/artigo15.html

• http://www5.usp.br/17464/estudo-da-fsp-relaciona-consumo-excessivo-de-carne-com-impacto-ambiental/