O Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério...

24

Transcript of O Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério...

O Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado pelo Ministério da Educação (MEC),mostra a Universidade Federal de Lavras (Ufla) como a melhor Universidade de Minas Geraise a 3ª do país, em pesquisa realizada. Graças à qualidade do corpo técnico administrativo edocente e à infraestrutura de ensino, a Ufla alcançou a pontuação máxima na avaliação, sendoconsiderada com nível de excelência no ensino, pesquisa e extensão.

A Ufla atingiu 420 pontos em valores contínuos (pontuação de 0 a 500), 15 a mais secomparada à última avaliação realizada. Naquela ocasião, a Federal de Lavras foi consideradaa segunda melhor universidade de Minas e a quinta do Brasil.

O IGC resume a qualidade de cursos de graduação, mestrado e doutorado. Sãoutilizados no cálculo do indicador a média dos Conceitos Preliminares de Curso (CPCs) –componente relativo à graduação – e o conceito fixado pela Coordenação de Aperfeiçoamentode Pessoal de Nível Superior (Capes) para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos éponderada pela distribuição dos alunos entre os diferentes níveis de ensino (graduação,mestrado e doutorado).

Das 2.137 instituições de ensino avaliadas, apenas 25 tiveram nota cinco, sendo 14públicas e 11 privadas. Todas elas estão concentradas em seis estados (ES, MG, RJ, RS, SC e SP)e 124 receberam conceito quatro, considerado bom pelo MEC.

O ministro da Educação, Fernando Haddad, elogiou as federais. "A qualidade estánas federais. As melhores instituições de ensino superior do país são federais. Todas asinstituições de Minas Gerais, por exemplo, ficaram com notas 4 e 5. Isso quer dizer quedisputam em condições de igualdade com qualquer boa universidade estrangeira”.

Instituição Natureza Estado Pontuação

Universidade Federal de São

Paulo (Unifesp)

Pública São Paulo 440

Universidade Federal do Rio

Grande do Sul (UFRGS)

Pública Rio Grande do Sul 422

Universidade Federal de

Lavras (Ufla)

Pública Minas Gerais 420

Universidade Federal de

Minas Gerais (UFMG)

Pública Minas Gerais 417

Universidade Federal de

Viçosa (UFV)

Pública Minas Gerais 410

Universidade Federal de São

Carlos (UFSCar)

Pública São Paulo 406

Universidade Federal do

Triângulo Mineiro (UFTM)

Pública Minas Gerais 404

Universidade Federal do Rio

de Janeiro (UFRJ)

Pública Rio de Janeiro 395

AdministraçãoAdministração publica

AgronomiaAdministração a Distância

Administração Pública a distânciaCiências Biológicas

Ciência da ComputaçãoDireito

Engenharia AgrícolaEngenharia Ambiental

Engenharia de AlimentosEngenharia de Controle e Automação

Engenharia FlorestalZootecnia

Medicina VeterináriaNutrição

Química (Licenciatura)Matemática (Licenciatura)

Sistemas de InformaçãoEducação Física (Licenciatura)

Educação Física e EsportesEducação Agrícola

Física (Licenciatura)Filosofia

Letras – Habilitação em língua portuguesa/ Língua Inglesa e suas literaturas.Pedagogia

1. Administração (M e D)2. Agroquímica (M e D)3. Biotecnologia Vegetal (M e D)4. Botânica Aplicada (M e D)5. Ciência da Computação (M)6. Ciência do Solo (M e D)7. Ciência dos Alimentos (M e D)8. Ciência e Tecnologia da Madeira (M e D)9. Ciências Veterinárias (M e D)10. Ecologia Aplicada (M e D)11. Engenharia Agrícola (M e D)12. Engenharia de Sistemas (M)13. Engenharia Florestal (M e D)14. Entomologia (M e D)15. Estatística e Experimentação Agropecuária (M e D)16. Física (M)17. Fisiologia Vegetal (M e D)18. Fitopatologia (M e D)19. Fitotecnia (M e D)20. Genética e Melhoramento de Plantas (M e D)21. Microbiologia Agrícola (M e D)22. Recursos Hídricos em Sistemas Agrícolas (M e D)23. Zootecnia (M e D)

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) éespecializada no ensino da área de Ciências Agrárias.

Praticamente todos os seus cursos de pós-graduaçãosão dessa área, com destaque para os programas demestrado e doutorado em Ciência do Solo e emGenética e Melhoramento de Plantas, que recebemnota 6 da Capes. Atualmente, a UFLA oferece 20mestrados acadêmicos, dois mestrados profissionais e19 doutorados em Lavras. Além disso, oferece cursosde especialização a distância em vários municípios.

Ultimamente a Ufla aderiu ao Sistema de Seleção Unificada proposto pelo MEC (em substituição ao vestibular tradicional). O Processo Seletivo de Avaliação Seriada - PAS também será alterado, empregando-se as notas do Enem como a 3ª etapa do processo. A mudança na forma de ingresso nos cursos de graduação passa a ser adotada já a partir do final deste ano, para seleção dos estudantes que entrarão na Ufla no primeiro semestre de 2010.

PROCESSO SELETIVO DE AVALIAÇÃO SERIADA – PAS

O Processo Seletivo de Avaliação Seriada – PAS é um processo no qual ocandidato é avaliado em três etapas consecutivas, uma ao final de cada ano doEnsino Médio. Nas duas primeiras etapas, o candidato fará provas de múltiplaescolha e redação. O conteúdo da primeira etapa corresponde ao conteúdo doprimeiro ano do Ensino Médio; na segunda etapa, serão cobrados os conteúdos doprimeiro e do segundo ano do Ensino Médio; e na terceira etapa, será adotada anota do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, realizado durante o terceiroano do Ensino Médio.

Para se inscrever na primeira etapa do PAS, o candidato deverá estarmatriculado ou já ter concluído, no mínimo, a 1ª série do ensino médio. Ocandidato deverá renovar sua inscrição para as demais etapas, nos dois anossubsequentes, em datas divulgadas pela Comissão Permanente de ProcessoSeletivo da UFLA.

O PAS tem como principais objetivos: proporcionar um processo de seleçãomenos tenso que os processos seletivos tradicionais; valorizar o conhecimentoadquirido pelo aluno tão logo tenha sido assimilado; oferecer a oportunidade de,no transcorrer do Ensino Médio, corrigir suas falhas, redirecionar seus estudos edefinir suas aptidões.

A UFLA destina ao PAS 40% das vagas dos seus cursos de graduaçãopresenciais, ofertadas para o 1º semestre letivo de cada ano. O candidato fará aopção pelo curso somente ao se inscrever para a terceira etapa do processo,podendo optar por qualquer um dos cursos oferecidos na ocasião.

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA – SiSU

O Sistema de Seleção Unificada - SiSU é um sistema gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam candidatos exclusivamente pela nota obtida no Enem.

A UFLA destina ao SiSU 60% das vagas dos seus cursos de graduação presenciais no primeiro semestre e 100% no segundo semestre.

As inscrições são feitas diretamente no SiSU, no endereço sisu.mec.gov.br. O calendário do SiSU é definido e divulgado tempestivamente pelo MEC.

TRANSFERÊNCIA EXTERNA

Poderão se candidatar à transferência externa para os cursos de graduação da UFLA estudantes regularmente matriculados em outras Instituições de Ensino Superior – públicas ou privadas, em cursos autorizados pelo Ministério da Educação (MEC), de acordo com a legislação específica em vigor. Além disso, devem atender aos seguintes requisitos: ter cursado, com aprovação, no mínimo, 20% da carga horária do curso de origem e integralizar, no mínimo, 50% da carga horária estabelecida para conclusão do curso na UFLA; o curso de origem deve ser idêntico ou afim ao pretendido para transferência.

Os colegiados divulgarão a relação dos cursos considerados afins nos editais de transferência externa.

O processo de seleção dos candidatos às vagas de transferência externa considera as notas obtidas no Enem. Serão válidas as notas obtidas em Exame que tenha sido realizado, no máximo, nos dois anos anteriores ao processo, obedecendo aos pesos das áreas deliberados pelos colegiados de cursos. Os candidatos que obtiverem notas ou índices acima de 60% serão classificados pela nota final, em ordem decrescente, e relacionados para a transferência, que será efetivada de acordo com o número de vagas disponível.

OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO

Entende-se por obtenção de novo título a oportunidade de o estudante já diplomado em curso de graduação iniciar novo curso, sem a exigência de concurso vestibular. As vagas existentes são divulgadas em edital publicado pela Pró-Reitoria de Graduação (PRG), em época especificada no calendário escolar. Caberá a cada colegiado de curso a decisão sobre o aproveitamento de estudos já realizados.

PROCESSO SELETIVO DE AVALIAÇÃO SERIADA(PAS)

SISTEMA DE SELEÇÃO UNIFICADA – SiSU PROCESSO SELETIVO (Vestibular) – CURSOS A

DISTÂNCIA MUDANÇA INTERNA TRANSFERÊNCIA EXTERNA OBTENÇÃO DE NOVO TÍTULO PROGRAMA DE ESTUDANTES – CONVÊNIO DE

GRADUAÇÃO PLATAFORMA FREIRE

Uma das vantagens é de estar ingressado em uma ótima e bem conceituada faculdade com excelentes cursos e preparações para a vida no meio de trabalho.

Lavras está situada no ponto de confluência entre o sul e o oeste de Minas Gerais, a uma altitude média de 900 m, com uma população aproximada de 90 mil habitantes. Além de oferecer condições climáticas excelentes, a cidade dispõe de todos os recursos indispensáveis a um moderno centro urbano. É dotada de bons hotéis, rede hospitalar, comércio, shopping, diversos clubes sociais e esportivos, entre eles o centro esportivo da UFLA, com capacidade para 30 mil pessoas e o ginásio no câmpus universitário, com capacidade para 4 mil pessoas.

Uma das desvantagens é de estar longe dos familiares ou da cidade natal, fato que talvez leva à difícil adaptação social no início da vida universitária.

Algumas pesquisas realizadas na cidade relataram a insatisfação da população quanto a limpeza das ruas, disseram haver bairros com muita bagunça e sujeira nas ruas.

A cidade se localiza a 411 km de Patrocínio-Minas Gerais.

Localização

A 230 km de Belo Horizonte, 370 km de SãoPaulo e 420 km do Rio de Janeiro, a UFLA,situada na cidade de Lavras (Minas Gerais),fica no entroncamento dos três principaisgrandes centros do país, com acesso porrodovias asfaltadas e de boa qualidade.

Moradia

O preço de apartamentos e residênciasvariam de R$500,00 – R$800,00 (o preço podevariar, dependendo da distância da faculdade)e a grande maioria podem ser ocupados edividido as despesas para 4 pessoas.

Apartamentos individuais custam em médiaR$300,00 e com despesas de R$70,00 mensais.

Alojamento Misto

Capacidade: 216 pessoas;

Apartamentos: compostos por 1 sala / cozinha; 2quartos; 1 banheiro e rede para internet, comcapacidade para 6 moradores cada;

Quantidade: 36 apartamentos, sendo 27 masculinose 09 femininos.

Anexos:

Cantina;

Lavanderia;

Sala de estudos.

Apartamentos de hóspedes Feminino e Masculinocom capacidade para 15 hóspedes diariamente, cadaum.

Após passar no vestibular os estudantes ainda tem queenfrentar diversas dificuldades, como se adaptar anova moradia, conseguir viver longe dos pais e doaconchego do lar e conseguir manter uma boa alimentaçãofora de casa.

No entanto, essas dificuldades nem sempre são sanadas,principalmente a de conseguir manter uma boa alimentaçãofora de casa. Pois na maioria das vezes acaba faltandotempo para que o estudante possa preparar uma boarefeição, onde o mesmo acaba optando por comer salgadose lanches, que na maioria das vezes não apresentamnenhum valor nutritivo e acabam até mesmo causandoalgum malefício para a nossa saúde caso sejam consumidoscom freqüência.

Infraestrutura: 1.000 m² de área construída;

Equipe composta por 20 pessoas;

Som ambiente;

Serve em média 1.000 refeições diárias (self-servicee marmitex).

Preço da refeição:

Estudantes de baixa renda - graduação e pós-graduação: R$1,00;

Demais estudantes de graduação - nãocarentes: R$2,00;

Demais usuários da UFLA (servidores, terceirizados,estudantes de pós-graduação e outros): R$3,45;

Visitantes: R$5,00.

Os meios de transportes usados poruniversitários também variam de acordo com adistância da faculdade, ou seja, universitários quemoram perto ou até mesmo algumas quadras dafaculdade preferem ir caminhando. Universitários quemoram longe, na grande maioria preferem ir deônibus ou vans.

Lucas C.

Mateus C.

Victor Afonso

Gabriel Fagundes

Kevin K.