Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para...

15
Ano: 2008 Ano: 2008 102 102

Transcript of Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para...

Page 1: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

Ano: 2008Ano: 2008

102102

Page 2: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

2

EXPEDIENTE

Mantenedores

Marlene de Toledo PennacchiBruno Roberto Pereira de Toledo

Zely Maria Leite de Toledo

Diretor GeralMilton Pennacchi

Redação e Fotos Virgínia Zagnoli

DiagramaçãoVirgínia Zagnoli

ArteAtiva Propaganda e Marketing

Jornalista ResponsávelSérgio Tibiriçá Amaral - M.T.B. - 208-30

Webmaster Rodrigo Abucarma

Colaboração

Empresa Júnior ToledoLivraria M. Toledo

ImpressãoGráfi ca Regente

Conselho EditorialClarice Yoshioka

Yara Pires GonçalvesMaria Inês Pennacchi Amaral

Sérgio Tibiriçá Amaral

ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL TOLEDO

Praça Raul Furquim, 9Presidente Prudente - SP

CEP 19030-430Fone: (18) 3901-4000

E-mail: [email protected]

Quem dirige a Polícia Civil?A Constituição Federal em seu art. 144, § 4.º, não deixa respiradouro para o frívolo curialismo, que se compraz em espiolhar cer-tas ingerências à regência da Polícia Civil. O legislador, desirmana-do de qualquer infl uência, regrou que a Polícia Ci-vil é dirigida por Delega-do de Polícia de carreira, incumbido das funções de polícia judiciária e da apuração das infrações penais, exceto as milita-

res. As atribuições desta profi ssão são muito pe-culiares. Diferentemen-te das demais profi ssões jurídicas, o Delegado de Polícia exerce suas ativi-dades concomitantemente num cenário da teoria e da prática.

Por isso há momentos em que está a campo, exer-cendo as suas atribuições e há outros que se encon-tra no seu gabinete, deli-berando acerca das infor-mações colhidas.

As condutas postas à de-cidibilidade do Delega-do de Polícia estão quase sempre incandescente e a Autoridade Policial é compelida a agir de pron-to. Aqui está uma das im-portantes habilidades que o cargo exige. Até a Constituição Fe-deral de 1988, o próprio Delegado de Polícia era quem expedia o mandado de busca e apreensão do-miciliar, o que propiciava imensurável agilidade e celeridade às diligencias policiais.

Contudo, após a promul-gação da nossa Lei Maior, algumas atribuições fo-ram se esvaindo das com-petências da Autoridade Policial. Outro aspecto digno de

nota, é a falta da conquis-ta de importante e neces-sária garantias angariadas por algumas Instituições, que proporcionaram uma melhora na liberdade de ação e independência no desenvolvimento dos seus labores, dentre elas cito: inamovibilidade; vitali-ciedade; independência e autonomia funcional; foro privilegiado; etc.

A iniciação na carreira é através do concurso pú-blico de provas e títulos, enfi m, o exame seletivo é semelhante às demais car-reiras jurídicas.

No desenvolvimento dos seus trabalhos o Dele-gado de Polícia, possui independência funcional para com as demais Insti-tuições, estando contudo, hierarquizado ao organo-grama funcional e pecu-liar a cada órgão Departa-mental que faz parte.

O Delegado de Polícia, como dirigente da Polícia Civil, possui outras car-reiras à disposição do seu labor, sendo os seus agen-tes.

Dentre eles temos o escri-vão de polícia (incumbido de auxiliar na parte carto-rária); o investigador de polícia (incumbido de au-xiliar na parte investigati-va); o carcereiro (incumbi-

do de zelar pelos presos); o agente policial (também auxiliar da investigação); o agente de telecomunica-ções (auxiliar na parte de telecomunicações).

É a primeira Autoridade Policial com conhecimen-tos jurídicos a decidir a respeito duma notícia que é apresentada ao Estado, através do despacho deci-sório lançado no boletim de ocorrência.

É um trabalho arriscado, pois melhor do que dizer do risco iminente da ati-vidade policial é apenas falar que um dos seus ins-trumentos de trabalho é a arma de fogo.

O mercado de trabalho para o cargo de Delegado de Polícia é promissor e a todo momento os Esta-dos da Federação iniciam o processo seletivo para o ingresso na carreira. Ante a forma federativa de nosso País, existem mui-tas diferenças salariais en-tre as remunerações pagas aos Delegados de Polícia, mas o processo de seleção e o desempenho das atri-buições são comuns na maioria das Unidades.

Em que pese a constante edição de legislações de estroinices voltadas a re-gular certas condutas e ao

mesmo tempo criar defi ni-ções e restrições acerca daatividade do Delegado dePolícia, a carreira se afi -gura promissora na órbitajurídica Brasileira.

A maior demonstraçãodesse iminente sucesso éenxergada na conscienti-zação dos membros destadigna carreira da neces-sidade de mudanças e dabusca de conquistas, asquais estão sendo perqui-ridas.

O mais importante é oprofi ssional exercer comgalhardia e probidade afunção e incumbência queassumiu e que lhe foi con-fi ada, pois assim jamaistraíra a Instituição a quepertence e a si mesmo.

* Ex-aluno de Direitoda Toledo/PP

Delegado de Polícia Ti-tular da Delegacia deInvestigações Gerais(DIG) de Dracena;

Professor Universitárioda Faculdade de Direi-to de Dracena (CESD);

Mestrando em Teoria do Direito e do Estado pelo Centro Universi-tário Eurípides - UNI-VEM E-mail: [email protected]

* André Luís Luengo

Page 3: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

3

Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos

Índice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade de instituições de educação superior, divul-

gado pelo Ministério da Educação – MEC, no último dia 8 de setembro. Esta é a primeira edição desse Índice que sintetiza, para cada instituição, a qualidade de todos os seus cursos de graduação, mestrado e doutorado, distribuídos na totalidade de campi e municípios onde a instituição atua. A avaliação é feita em valores contínuos, com notas que vão de 0 a 500. O objetivo do MEC é que estudantes, pais, professores e até mesmo as instituições de Ensino Superior acompanhem com maior clareza os processos de avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, a partir do IGC. Além de conferir mais transparência ao processo, o indi-cador também oferecerá subsídios consistentes ao trabalho das Comissões de Avaliação do MEC quando de suas visi-tas às instituições de ensino.Segundo o ministro da Educação, Fernando Haddad, os resultados das visitas in loco e do desempenho dos es-tudantes eram muito discrepantes. “A partir do IGC os avaliadores irão a campo com todos os dados objetivos relativos a cada instituição para que as informações sir-vam de guia para julgamento mais criterioso. O objetivo do processo como um todo é melhorar a qualidade do en-sino superior no país, sobretudo daquelas instituições que não vêm demonstrando um grande compromisso com a qualidade”, afi rmou. Para se chegar ao resultado são utilizados a média dos conceitos preliminares dos cursos da instituição (CPC) – componente relativo à graduação – e o conceito fi xado pela Capes para a pós-graduação. A média dos conceitos dos cursos é ponderada pela distribuição dos alunos en-tre os diferentes níveis de ensino (graduação, mestrado e doutorado). O MEC separou as instituições por natureza: universidades, centros universitários e faculdades isola-

das e integradas.Para esta primeira divulgação do IGC, foram utilizados os CPCs referentes às edições do Exame Nacional de Desem-penho dos Estudantes (Enade) no período de 2005 a 2007. Esse indicador de cursos considera, além de resultados de avaliação de desempenho de estudantes, infra-estrutura e instalações, recursos didático-pedagógicos e corpo docen-te. A nota da Capes é referente à avaliação do triênio de 2004 a 2006.Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universi-tários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. As Faculda-des Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presiden-te Prudente, comemoram o resultado muito positivo que obtiveram, com 302 pontos e conceito 4. “As Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo integram o restrito grupo de 4,1% das Faculdades Integradas, isoladas e outras em todo o Brasil, que obtiveram o conceito 4”, afi rmou a direção da faculdade.O IGC de cada IES do Brasil será divulgado anualmen-te pelo Inep/MEC, sempre em momento imediatamente posterior à divulgação dos resultados do Enade e do CPC. “É essencial que a comunidade tenha conhecimento dos indicadores das Instituições de Ensino Superior, para que sua opção seja a mais consciente possível. Acreditamos que um índice mais abrangente, que contempla em síntese, a infraestrutura, corpo docente e a organização didático-pedagógica das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente, bem como o resultado alcançado, para seus alunos é altamente signifi cativo, na medida em que possa traduzir essa qualidade de ensino. É evidente que uma avaliação dessa dimensão pode apresen-tar distorções, mas suas diretrizes são louváveis”, salientou a direção das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo” de Presidente Prudente.

O conceito 4 no IGC inte-gra o histórico de resultados positivos da Toledo/PP e a credencia para a oferta de no-vos cursos de graduação. Em 2009 terá início o Curso de Sistemas de Informação, nos períodos matutino e noturno.Além disso, nas últimas se-manas, a Toledo/PP recebeu as Comissões de Avaliação do MEC para autorização dos seus cursos de tecnologia. É um novo segmento: cursos de graduação (nível superior), de 2 anos/2 anos e meio, para um público que busca uma formação eminentemente profi ssionalizante. Os cursos são: Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Gestão de Sistemas para In-ternet e Tecnologia em Ges-tão Financeira. As Comissões de Avaliação destacaram, dentre outros, aspectos pertinentes à exce-lente infraestrutura e organi-zação didático-pedagógica das Faculdades, mas, sobre-tudo, o comprometimento de sua equipe: corpo docen-te e técnico-administrativo e a fi losofi a de trabalho de seus dirigentes, norteada pelo compromisso com a educa-ção, o que credita a IES para a expansão. Mais informações na pág. 10.

O conceito 4 no IGC inte-

ToledoTec: expansão com

qualidade

Page 4: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

4

Conquistas dos Ex-alunosDelegado FederalJosé Tiago Góis

Mais uma conquista con-fi rma o excelente en-

sino que a Toledo/PP oferece aos seus alunos e a imensa gratidão e carinho que eles têm por ter estudado aqui. José Tiago Chesine Góis, de 30 anos, natural de Presi-dente Prudente-SP, foi apro-vado para Delegado Federal. “Durante a faculdade sem-pre tive o sonho de outras carreiras jurídicas, sempre vinculadas de alguma forma ao combate do crime orga-nizado, mas não pensei que me tornaria Delegado de Po-lícia Federal, coisa do desti-no. Sinto orgulho da minha conquista, apesar de muitos tropeços em outros certa-mes, mas vejo que a vida se desenha de forma diversa da que, muitas vezes, planeja-mos. Estou feliz na carreira, mas não temos limites, por isso, pretendo alcançar vôos maiores, seja na minha Ins-tituição ou em outra, vamos deixar o tempo nos desven-dar o futuro”, afi rmou.José Tiago se formou em 2002. “Após me formar, se-gui para SP para fazer cur-sinho. Em 2002, retornei para Prudente para conti-nuar estudando e com força de vontade e necessidade de independência, em 2004, fui aprovado no concurso da Po-lícia Civil do Estado de São Paulo como Delegado Civil. Exerci esta profi ssão por quase dois anos na cidade de São Paulo. Após esse perí-odo, me exonerei e voltei a estudar, obtendo aprovação, em 2006, no concurso de in-gresso ao Ministério Públi-

co de Tocantins (34º Lugar), porém ainda não fui nomea-do e, a princípio, caso seja, não pretendo assumir já que fui aprovado no concurso da Polícia Federal”, contou.A aprovação para Delegado Federal foi no fi nal do ano de 2004, porém o curso de formação na Academia Na-cional de Brasília só ocorreu no primeiro semestre desse ano, José Tiago tomou posse no dia 28 de julho de 2008. Atualmente está atuando na Delegacia de Polícia Federal de Naviraí-MS. “Tenho um sonho antigo de voltar para Presidente Pru-dente e, quem sabe um dia, ministrar aulas na Toledo/PP por dois fatores: gratidão por uma faculdade que sem-pre me acolheu e respeitou e por vontade de contribuir com a formação de futuros bem sucedidos profi ssio-nais. A Toledo/PP foi muito importante para minha fo rmação profissio-nal e hu-manística, refletindo uma se-riedade e vontade de ser cada vez maior que ultra-passa as barreiras da distân-cia com os grandes centros acadêmicos”, ressaltou.Para José Tiago esta con-quista não veio sozinha, é fruto de muito apoio, ami-zade, companheirismo, luta e exemplo.

“Tenho especial gratidão a Deus, que me ensinou a cair MUITO e a levantar, amadu-recer e aprender com as derrotas, pois elas machu-cam o homem, mas o fazem mais forte! Agrade-ço a minha mãe Dione Chesine, advogada gradu-ada pela Toledo/PP em 1978, contabilista, mulher de fi bra que teve que cuidar de dois fi lhos peque-nos, com recursos limitados e com uma garra incrível de fazer com que suas “crias” superassem as vicissitudes da vida; A meu pai, já fale-cido José Odemar Andrade Góis, também graduado pela Toledo/PP em 1978, que de longe olhava e olha por mim e por meu irmão, que do jei-

to dele s o u b e t o r -cer para f a m í -lia, um e x e m -plo de p ro f i s -s i o n a l no qual me es-pelho e

tento sem sucesso alcançar, magistrado aposentado com percepção de mundo e cul-tura geral invejável e a meu irmão Samuel, brother de sangue e coração, estudante de medicina em Santa Ca-tarina, coração maior que o

mundo e ponto de apoio nos momentos difíceis da nossa vida. Em especial, só tenho gratidão e amor pela minha noiva e em breve esposa, Ju-liana Martins Silveira, mu-lher de garra e fé, humilde com um sorriso lindo e um otimismo ilimitado, sempre me motivando e acreditan-do no meu sucesso, próxima a galgar vôos maiores, como excepcional jovem advoga-da que é. Agradeço muito a toda direção e corpo de pro-fessores da Toledo/PP, em especial a Zelly Pennacchi e ao Sérgio Tibiriçá, pesso-as que, além de excepcio-nais profi ssionais, sempre me atenderam, respeitaram, acreditaram e torceram por meu sucesso. Gostaria de lembrar o nome de Dr. Ju-randir José dos Santos, eter-no professor de processo penal e “chefe” quando de meu estágio na então pri-meira Promotoria de Justiça de Presidente Prudente, bem como do insuperável homem e profi ssional ao qual me espelhei e admirei durante

meu curso universitário, Dr. Luciano de Souza Pinhei-ro, advogado do mais alto nível, professor de talento nato e ser humano com uma humildade rara nos dias de hoje. Ainda, agradecer Dr. Eduardo Gesse, exemplo de alegria, disposição, carisma junto aos alunos, muito co-nhecimento jurídico e de vida, e acima de tudo, humildadeno trato com todos os alunos,ex-alunos e pessoas que têm oprivilégio de conviver ou terconvivido com essa referênciahumana! E a todos os demaisprofessores da minha geração,os quais contribuíram de al-guma forma para o meu cres-cimento. Agradeço tambémaos meus amigos e colegas defaculdade, muitos já com des-taque no cenário profi ssionalcomo os doutores: RodrigoLemos Arteiro, Landolfo Aandrade de Souza, Rodrigo CillaRicardo Zaupa, Rodolfo, BillClaudinei, Gabriel, Silas e tantos outros que são fruto destafaculdade e também da minhavida pessoal”, fi nalizou.

t bili t

José Thiago com sua noiva Juliana

s otcef aliae xplp rs inompe

“Tenho um sonho anti-go de voltar para Presi-dente Prudente e, quem sabe um dia, ministrar aulas na Toledo/PP”

Page 5: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

5

Conquistas dos Alunos

Ariane Scardazzi

Ofi cial de Promotoria

Mesmo estando na fa-culdade, a estudante

do 4º ano de Direito da To-ledo/PP, Ariane Ragni Scar-dazzi Silva já tem o que co-memorar. Ela foi aprovada no concurso de Ofi cial de Promotoria do Estado de São Paulo. “Jamais achei que iria ser aprovada, pois foi o primeiro concurso que prestei. Na verdade, nem deu tem-po de estudar, fi z a prova com as noções que tive na faculdade o que comprova o excelente ensino da Tole-do/PP. Prestei este concur-so mesmo para ver como funciona e, para minha

surpresa, fui aprovada. Foi como a realização de um sonho que envolveu toda a minha família”, afi rmou Ariane que, com isso teve uma certeza: “Vi que con-curso público não é algo impossível, só é preciso se esforçar, e estudar. Acre-dito que este é o primeiro passo do que quero para minha vida”, falou ela que depois de formada preten-de prestar concursos para o Ministério Público.Por enquanto, Ariane está trabalhando em Teodoro Sampaio e por isso, está residindo lá. “Minha vida está uma loucura, mas

gosto demais do que faço e da faculdade que escolhi. E agora que estou fazendo a monografi a está mais corrido, mas vale muito a pena. Outro ponto bom é que an-tes deste concurso fazia estágio no MP, então mui-ta coisa que faço agora já sabia”.Ariane faz questão de agradecer às pessoas que para ela fazem parte de sua vida. “Primeiramente e, em especial, gostaria de agradecer a Deus por esta conquista, pois é ELE que me guia pelo caminho cer-

to e nunca me deixa desa-nimar. Também não pode-ria deixar de mencionar minha família que mesmo torcendo muito por mim, conseguiu se conter para não tornar isso uma pres-são, pelo contrário fui fa-zer a prova muito tranqui-la, podia até mesmo ser a última colocada. Meus amigos, também, que nun-

ca me deixaram perder asesperanças e, é claro, afaculdade já que me en-contrei cursando Direitoe tenho orgulho de fazerToledo/PP. Sempre queprecisei fui muito bemrecebida e os professoresestão sempre dispostos aajudar e, além disso, ondevou escuto falar bem dafaculdade”, fi nalizou.

i

Ex-aluno traz filha para se matricular na Toledo/PPDepois de mais de 20

anos de formado, o advogado e coordenador regional do Exame de Or-dem, Hebert Martins, revi-ve momentos acadêmicos ao trazer sua fi lha, Cibele Dutra Martins, de 17 anos para se matricular no cur-so de Direito. “Sem dúvida nenhuma é muita emoção voltar a esta cada que tem história em minha vida, pois meu pai, já falecido, Abel Martins se formou aqui e minha mãe, Clarinha Marquesi Martins também, porém por problemas de saúde ela acabou não se for-mando. É muita emoção,

agora, trazer minha fi lha na Toledo/PP, pois sei que ela terá uma excelente forma-ção”, disse Hebert.Mas, mesmo com toda essa história, Cibele afi rma que

o pai jamais interferiu em sua decisão na hora de op-tar por uma carreira. “Desde pequena as pessoas me per-guntavam o que eu queria ser quando crescer e eu res-

pondia: ser igual a meu pai e se-parar casal como ele (risos). Eu adorava acom-panhar meu pai e avô até o Fórum, já ia sentindo que fazia realmente parte deste mun-do. O melhor foi que tomei esta decisão por li-vre e espontânea

vontade, meu pai nunca me forçou ou impôs alguma coisa”, contou Cibele que foi aprovada no Vestibular Programado 2009 Toledo, que ocorreu em agosto deste ano. “Agora não vejo a hora de começar meus estudos, mas adorei este Vestibular, pois já sigo o resto do ano mais tranquila”, falou ela.Mas é claro que a decisão da fi lha agradou o pai. “Para mim é um grande orgulho ver minha fi lha seguindo os passos da família, e como meu pai nunca me forçou também fi z o mesmo com ela, porém, é muito gra-tifi cante esta decisão que

partiu dela mesma. Há 16anos, trabalho no Exame deOrdem (sendo 12 como co-ordenador) e Cibele sempregostou de me acompanhar.Estou mais feliz, ainda, desaber que minha fi lha vaiestudar em uma faculdademuito boa, com professoresmuito atenciosos e indis-cutivelmente uma das me-lhores faculdades em nívelestadual e nacional, tanto éque já recebeu por duas ve-zes, o Selo OAB Recomen-da – Selo que confi rma seualto nível de ensino”, afi r-mou Hebert que é casadocom a funcionária pública,Elaine Dutra Martins.

O diretor geral da Toledo/PP, Milton Pennacchi que fez questão de recepcionar

Cibele e seu pai Herbert

Page 6: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

6

Toledo/PP recebeu a visita do professor DamásioUma importante autoridade

do meio jurídico, esteve vi-sitando a Toledo/PP, na noite do dia 21 de agosto. Foi o fundador dos cursinhos preparatórios, Da-másio Evangelista de Jesus. Ele veio para Presidente Prudente para presidir o 1º Fórum de Di-reito Ambiental do Pontal do Pa-ranapanema que ocorreu no dia 22 de agosto, no Centro Cultural Matarazzo e, aproveitou para re-encontrar seus “amigos da Tole-do”, como ele mesmo se refere e também para conversar com os alunos que estudam em seu cur-sinho preparatório, Damásio que fi ca instalado na Toledo/PP. “Eu sou fruto da família Toledo, por isso, é muito bom estar aqui e re-ver os meus amigos, isso é muito gratifi cante para mim”, afi rmou. O diretor geral da faculdade, Milton Pennacchi, foi quem re-cepcionou Damásio na Toledo/PP, juntamente com o coordena-dor do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral que foi aluno de Damásio e a diretora acadêmica

da Toledo/PP, Zelly Pennacchi Machado. “Para a Toledo/PP é uma imensa honra receber a pre-sença do professor Damásio. Ele é uma pessoa que como outras, merecem nosso carinho e total atenção”, ressaltou senhor Mil-ton.No encontro com os alunos que freqüentam seu cursinho ele fez questão de dei-xar uma mensa-gem. “Aprendi com o `velho Toledo´ - é como Damásio disse que se referia nos tempos de faculdade ao saudoso Antô-nio Eufrásio de Toledo, seu ami-go – que sucesso no futuro signi-fi ca trabalho no presente, portanto lutem, abrem mesmo a mão de muitas coisas, inclusive fi nais de semana, pois

para realizar um sonho é preciso muita dedicação. Estou muito satisfeito de estar aqui e sei que cada um tem a sua história e está deixando algo para estar aqui as-sistindo às aulas, mas o caminho é este. E digo que quando vocês estiverem na banca de um exa-me, podem ter a certeza de que

não estão sozi-nhos, a alma de Antônio Eufrásio de Toledo, funda-dor das Faculda-des Toledo estará lá e eu também”, afi rmou.Damásio se for-mou na Institui-ção Toledo de Ensino de Bauru, faculdade onde lecionou por 12 anos. Seu sonho era ser juiz, mas a vida acabou

lhe traçando outros planos e Damásio investiu no Ministério Público, permanecendo neste ór-

gão por 26 anos, até se aposentar como Procurador Geral da Justiça do Estado de São Paulo.Já o cursinho preparatório que leva seu nome Damásio de Jesus surgiu ao acaso. Enquanto pro-fessor universitário e promotor, Damásio sempre respondia as dú-vidas dos alunos que estavam se forman-do. Até que deci-diu ano-tar em um cade rno para que, no ano seguinte, t i v e s s e tudo na ponta da língua. Daí nasceu em Bauru, em 1969, o primeiro Cursinho Prepa-ratório Damásio. Em setembro de 1974 ele decidiu fechar em Bauru e no dia 9 de fevereiro de1975, abriu em São Paulo, na Praça João Mendes Júnior um novo cursinho que hoje, está espalhado em 85

Professor Gesse foi homenageado pela Câmara Municipal de Presidente Prudente

cidades do Brasil, inclusive Pre-sidente Prudente. “No primeirodia de aula do meu cursinho eutinha dois alunos na sala, dei aulapara os dois que depois tambémpararam o curso. Me lembro queminhas fi lhas ligavam perguntan-do papai, e hoje quantos alunos?Dependendo do número elas vi-

bravam. Aospoucos, fo-ram chegan-do mais alu-nos e graçasa Deus tudodeu certo.Aprendi mui-to com a fa-mília Toledo,aprendi a ad-ministrar e a

ter força na vida, ser uma pessoaséria, responsável e que, acimade tudo se eu quisesse ser algumacoisa na vida teria que ter um pro-jeto e ser organizado. E foi o quefi z, por isso a enorme felicidadede estar aqui hoje, na Toledo dePresidente Prudente”, contou.

Senhor Milton Pennacchi e o professor Damá-sio, tendo ao fundo Dr. Antônio Eufrásio de Toledo e sua esposa, Dona Quitita

Sérhio Tibiriçá, Senhor Milton Pennacchi, a neta do professor Damásio, Nathália com seu avô e a diretora acadêmica da

Toledo/PP, Zelly Pennacchi

Em reconhecimento aos re-levantes serviços presta-

dos à comunidade prudentina, nas áreas da Justiça e do En-sino Universitário o professor da Toledo/PP e juiz de Direito da Comarca de Presidente Pru-dente, Eduardo Gesse, recebeu na noite do dia 28 de agosto de 2008, a Medalha de Mérito Grande Colonizador “Coronel José Soares Marcondes”. “Fi-quei muito honrado, pois ser homenageado é um estímulo que recebemos para continuar no caminho e melhorar cada vez mais. Acredito que esta homenagem foi para todos os professores e todos os juízes desta cidade; fui escolhido como mandatário, ou seja, um

representante dos demais cole-gas.”, afirmou o professor. A homenagem foi feita pela Câmara Municipal de Presi-dente Prudente, em cumpri-mento ao Projeto de Decreto Legislativo nº 41/14, de au-toria do vereador Alfredo Pe-nha.Eduardo Gesse se formou em Direito na Toledo/PP em 1983 e, tanto a carreira jurídica quanto a de docente surgiu, na opinião dele, “ao acaso”. “Realmente, eu nunca pensei em ser juiz e nem professor; na verdade tinha até um cer-to medo de lecionar, mas por influência do senhor Milton Pennacchi e do ex-professor e juiz aposentado, Reynaldo

Vessani comecei a en-sinar a disciplina de Organização Judiciá-ria, em 1988. Mas, an-tes disso, em 1987 fui aprovado para a Ma-gistratura do Estado de São Paulo. Hoje, pos-so dizer que, mesmo ao acaso, me encantei pelas duas profissões, pois são duas áreas em que você pode ser socialmente melhor, oferecendo a oportu-nidade de ajudar o ser humano de modo geral e também a mim mes-mo e isso é muito gra-tificante”, enfatizou o professor.

Prof. Gesse com o ex-professora da Tole-Prof. Gesse com o ex-professora da Tole-do/PP e advogado, Luciano Pinheirodo/PP e advogado, Luciano Pinheiro

Prof. Gesse com sua famíliaProf. Gesse com sua família

Prof. Gesse com o coordenador do curso de Direito, Prof. Gesse com o coordenador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral e sua esposa, a diretora Sérgio Tibiriçá Amaral e sua esposa, a diretora

administrativa da Toledo/PP, Maria Inês Pennacchi administrativa da Toledo/PP, Maria Inês Pennacchi AmaralAmaral

Prof. Gesse exibe a Medalha, jutamente Prof. Gesse exibe a Medalha, jutamente com o vereador Alfredo Penhacom o vereador Alfredo Penha

Fotos: Bell Nunes - colunistasocial do

jornal Oeste Notícias

Page 7: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

7

Vida de Estudante

TN – Boaz conta para gente como você começou sua vida profi ssio-nal? Você sempre foi garçom?BO – Não, não comecei como garçom, na verdade adentrei nesta profi ssão por acaso, fazendo bicos - freelancer, mas acabei me apai-xonando. Já passei por muitas áre-as em minha vida, fui carpinteiro, agente penitenciário, trabalhei em lanchonetes, restaurantes, montei meu próprio negócio, não deu cer-to, vendi e foi então que decidi me mudar para Presidente Prudente – morava há tempos em Presidente Venceslau. E, em 1998 entrei no Tacchino.

TN – Conta um pouco de sua his-tória no Tacchino, você já entrou como Maître?BO – Não, entrei como garçom. Na verdade eu não tinha muita no-ção de restaurantes. Em 1994, fi z um curso oferecido pelo Sindicato do Comércio de Presidente Ven-ceslau, mas ainda era muito pouco. Foi então, que no ano 2000 fi z ou-tro curso de garçom, só que agora em Águas de São Pedro - SP, no Grande Hotel Águas de São Pedro, pelo Senac. Porém, há apenas três que me tornei Maître.

TN – Primeiro gostaríamos de sa-ber o que signifi cou para você ter se tornado um Maître e segundo explica um pouco qual a diferença entre um garçom e um Maître?BO – Ter me tornado um Maître foi o reconhecimento de um trabalho, de todo esforço e dedicação, algo muito gratifi cante. Bom, quanto a diferença vou ressaltar as atribui-ções de um Maître para diferenciar. Para se tornar um, você tem que ter a sensibilidade de olhar para um cliente e saber qual é a sua real necessidade, sem que ele tenha que fi car gesticulando ou até mesmo pedindo. Às vezes, é um guardana-

po que cai, ou um copo que está sujo e o cliente acha que ninguém viu, você, como Maître tem essa percepção e de repente atende aquela necessida-de. É uma profi s-são que necessita muita sensibilidade e percepção.

TN – E depois do curso de garçom você não fez ou-tros?BO – Fiz sim, o de Sommelier pela Associa-ção Brasileira de Sommeliers – única entida-de reconhecida internacional-mente. Este é um curso volta-do para profi s-sionais de res-taurantes que decidi fazer, pois percebei a necessidade do

Tacchino em ter uma pessoa com esta qualifi cação. O resultado foi muito positivo, nossas vendas de vinhos começaram a aumentar, pois nada melhor do que alguém que entenda do assunto para aten-der melhor os clientes, indicando o vinho adequado para cada prato e agradando o gosto de cada um. Me sinto bem mais seguro para indicar um vinho a um cliente e também na hora da compra com os forne-cedores.

TN – Depois de tanto aprendizado você realmente pode afi rmar que faz o que gosta?BO – Eu amo minha profi ssão e até mesmo decidi fazer Administração por conta dela.

TN – Mas o que o curso de Admi-nistração poderá contribuir com sua carreira?BO – Com certeza terei um melhor aproveitamento com os conheci-mentos que estou adquirindo aqui na faculdade. Eu falo para o senhor Paulo – dono do Tacchino que um dia, quando ele já estiver cansado quero ser o novo administrador do Tacchico e para isso é que já estou estudando e me preparando.

TN – E como é vol-tar aos estudos aos 43 anos e com uma profi ssão que lhe toma um certo tem-po, principalmente os períodos notur-nos?BO – Ter voltado a estudar foi muito bom, pois nunca é tarde para aprender e eu só não fi z antes por falta de opor-tunidade pessoal e fi nanceira, pois uma faculdade não é um investimento barato e tem que ser progra-mado, mas vale muito a pena por isso é que estou aqui hoje. Mas me sinto muito bem, a Toledo/PP me abriu muito a cabeça, meus cole-gas de classe são muito legais e foram muito receptivos comigo. Realmente não é fácil conciliar a profi ssão e os estudos, já que entro no restaurante todos os dias às 16h, e raramente saio an-tes das 23h30. Não tenho fi nais de semana, pois trabalho e meu único dia de folga do restaurante é a segunda-feira, porém como tenho aula acaba que não tenho nenhum dia livre. Mas estou muito feliz e gostando muito.

TN – E para a gente fi nalizar Boaz quais são seus planos, sonhos?BO – Um dos meus sonhos eu já estou realizando que é ter voltado à faculdade e o outro, como disse anteriormente, é o de poder um dia administrar o Tacchino. Tenho um carinho es-pecial pelo senhor Paulo – dono do Tacchino e visando este sen-

Nesta edição do Vida de Estudante, vamos saber um pouco sobre como é o dia-a-dia de um Maître que cursa Administração. Como ele concilia a Faculdade com o Tacchino –restaurante em que trabalha há 10 anos e o porquê de fazer Administração.

Seu nome é Boaz Ordoni, ele tem 43 anos, está no 1º ano de Administração, é casado com a funcionária da Livraria Acadêmica, Maria José Palma Ordoni com quem tem três fi lhos:Thiago, de 23 anos, Natan, de 21 anos e Rodolfo de 20 anos. Nasceu em São Paulo e está em Presidente Prudente desde 1998

Um estudante, pai de família e Maître, conheça mais sobre a vida de Boaz Ordoni

coe onincoesdeaqdesãomue p

TTNcurso de garçom

mu

TTTNBBBBossssoBOjá vocodeTapedo

timento é que quero dar seqüên-cia ao excelente trabalho que eleexecuta no restaurante.

CuriosidadesO que é um Sommelier - O som-melier é, antes de tudo, um especia-lista em bebidas alcoólicas e a bebi-da mais complexa, variada, sobre aqual ele sempre terá que estudar ese atualizar, é o vinho. Além de co-nhecimento técnico de degustaçãoe produção de vinhos, o somme-lier tem que entender de culinária.Do contrário não compreenderia acomposição dos pratos, para suge-rir tecnicamente, qual o vinho como qual se harmoniza.Hoje em dia comenta-se muito so-bre a diferença do sommelier deimportadora e o de restaurante. Paraser um bom sommelier, é essencialatualizar-se, estudando muito esempre. Mas a prática do funciona-mento de estabelecimentos e a vi-são do bom serviço também são defundamental importância. O bomprofi ssional tem que ser compe-tente em ambos os casos.

Page 8: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

8

O melhor momento da vida, o auge dos 50, 60, 70 e até mesmo 80 anos, a MELHOR IDADE....é assim que se sentem as alunas do Programa de Extensão da Toledo/PP, TO projeto teve início em 2003 e hoje, conta com alunas que estão desde o começo e outras que chegaram depois. Mas, independente de quando entraram, elas querem

vidas e também convidar outras pessoas – homens e mulheres para

Ana Maria César Souza “Entrei no programa há quatro anos e, as mudanças em mim foram tantas, que até mesmo minha família percebeu. Consegui desenvolver meu lado social e até mesmo intelectual. Na Toledo/PP sua mente se abre, você começa a se relacionar melhor com as pessoas, é algo incrível, não quero sair daqui nunca”.

Edna Figueir“Digo que eestou desde oera para eu eainda bem quenfrentar a vmuito boa, tedo programa

Isabel Veloso

Lúcia Helena Nalin Muchiutti“Para mim o Toledo Aberta à Melhor Idade é tudo!!! Antes de entrar aqui meu mundo era muito pequeno. Hoje, há três anos freqüentando o programa, vejo que realmente meu mundo era pequeno mesmo! Depois desta experiência, tantas portas foram abertas que posso agora me julgar ser uma outra pessoa. Aos 57 anos, aprendi a dirigir, estou viajando muito e conhecendo diversos lugares. Tenho noção do que ocorre no mundo, por meio das aulas de atualidades e me sinto bem melhor. Hoje sou bem mais alegre, vivo a vida de uma forma muito mais gostosa e foi este programa que me fez enxergar tudo isso. Meus fi lhos mesmo falam – Mamãe, a senhora chegou no fundo do poço e hoje está nota 10. Sou bem mais paciente com eles, menos ansiosa e só tenho raiva de uma coisa: das férias! Fico contando os dias para voltar às aulas e viver os momentos especiais que temos aqui. Somos uma família. Quero chegar aos 80 anos e estar

Maria Aparecida Gardesani Guastini“Este programa me abriu muitas portas. Antes eu vivia apenas para cuidar da casa e dos meus fi lhos. Depois que fi quei viúva me convidaram para vir. No começo, fi quei com receio, achei que teriam provas, que eu teria que estudar, depois com o tempo vi que não era nada disso. Estou no programa há três anos, fi z muitas amizades e melhorei demais minha qualidade de vida. Adoro ir para a faculdade, é umas das principais coisas que me dá ânimo para levantar”.

Page 9: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

Uma das comissões do MEC que

esteve na Toledo/PP

10

Toledo/PP investe na capacitação de sua equipe

Viviani com o instrutor Adriano Viviani com o instrutor Adriano BrazãoBrazão

Conforme sua política de investir cada vez mais

em sua equipe, é freqüente ver um colaborador da Toledo/PP indo fazer algum curso, seja de reciclagem, aperfeiçoamento ou até mesmo para adquirir no-vos conhecimentos e vivenciar novas experiências. A Analista de Sistemas da Toledo/PP, Vi-viani Priscila Piloni Vilhegas esteve em São Paulo, no mês de julho deste ano, no Brás & Figueiredo Microsoft Certifi ed Partner Learning Solutions & Gold Certifi ed Partner, fazen-do o curso Implementing and

Maintaining Microsoft SQL Server 2005 Reporting Servi-ces. De acordo com ela, seus principais objetivos em relação ao curso foram aprender a des-crever o SQL Server Reporting Services e seus componentes, criar um relatório Reporting Services, incrementar um rela-tório Reporting Services, utili-zar modelos para implementar relatórios para usuários de negócio; confi gurar a publi-cação e a confi gurações de execução de relatórios e ad-ministrar o Reporting Servi-ces. “Com este recurso pode-

remos fornecer relatórios de forma ágil, além de permitir a interação dos usuários. E isto ocorrerá tanto em relatórios simples como nos gerenciais que requerem cruzamentos de várias informações”, fi nalizou Viviani. Além dela, outros co-laboradores também passaram por capacitação ao longo deste ano. A Analista de Sistemas PI, Ana Paula Ambrósio Zanelato e a Analista de Sistemas Jr, Nairemi-lia Kuchauski Alves Uno fi zeram este mesmo curso que Viviani; a também Analista de Sistemas Jr,

Camila Figueire-do Bianchi fez o curso Developing Microsoft ASP.NET Web Appli-cations Using Vi-sual Studio .NET; o Analista de Sis-temas Jr, Eli Cân-dido Júnior partici-pou do curso Core Web Application Technologies with Microsoft Visual Studio 2005 e o Webdesigner, Rodrigo Abucarma participou de um evento São Pau-

lo, o SMX São Paulo 2008, Brasil- Search Marketing Expo.

MEC autoriza o funcionamento de 2 cursos tecnólogosO ano de 2008 foi de mui-

tas conquistas para a Toledo/PP. Além dos exce-lentes resultados como o Selo OAB Recomenda, o ENADE que classifi cou mais uma vez o curso de Serviço Social da Toledo/PP como o melhor do estado de São Paulo, e outros tantos, teve a autorização do MEC para o funcionamen-to do curso de bacharelado de Sistemas de Informação e agora de mais dois cursos su-periores de tecnologia: Siste-mas para Internet e Gestão de Marketing.Estes cursos fazem parte do ToledoTec, um novo segmen-to que engloba cursos de gra-duação (nível superior), de 2

anos/2 anos e meio, para um público que busca uma for-mação eminentemente profi s-sionalizante. Além desses, a Toledo/PP também está espe-rando a publicação no Diário Ofi cial da União de mais um curso superior de tecnologia que já foi avaliado pelo MEC e também muito elogiado, Gestão Financeira.O processo seletivo para in-gressar nesses novos cursos será no Vestibular 2009 que já está com as inscrições abertas, com prova no dia 30 de novembro de 2008. Serão oferecidas para cada um dos dois cursos de tecnologia 50 vagas no período diurno e 50 no noturno. As aulas terão início em fevereiro de 2009.

O curso de Sistemas para Internet terá a duração de 2 anos e meio e é coordenado pelo profes-sora da Toledo/PP, também coordenador do curso de bacharelado em Sistemas de Informação, Mário Augusto Andreta Carvalho que é mestre em Ciência da Computação e Matemática Com-putacional pela USP - Universidade de São Paulo na área de Redes e Sistemas Distribuídos. Mário é professor na Toledo/PP desde 2001, onde ministra, atualmente, as disciplinas de Siste-mas de Informação nos cursos de Administração e Ciências Contábeis. A comissão avaliadora do MEC afi rmou em seu relatório que a Toledo/PP tem uma excelente infraestrtutura e ainda elogiou a excelência da sua equipe de trabalho. O Portal Universitário da Toledo, desenvolvido pela sua equipe mereceu destaque como referência no relatório.

Sistemas para a Internet

O curso de Gestão de Marketing terá a duração de 2 anos e a coordenação é do professor da To-ledo/PP, Alexandre Hideo Sassaki que é mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná e possui experiência na área de Administração , com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: Alianças Estratégicas, Relações Inte-rorganizacionais - Cooperação, Fusões, aquisições, joint-ventures, Teoria de Custos de Transa-ções e Teoria de Dependência de Recursos.De acordo com o relatório da comissão do MEC a Toledo/PP tem uma estrutura fantástica, tanto em instalações, como corpo docente e demais recursos para receber este curso, inclusive ressalta que poderia até mesmo ter solicitado a implantação deste curso há um bom tempo. Um dos especialistas do MEC, professor Edison Leismann disse em sua reunião com a direção da Toledo/PP que fi ca latente o compromisso com a educação, quando chega-se nesta faculdade. E é com essa responsabilidade e compromisso que a Toledo/PP apresenta a comunidade seus novos cursos seguindo sua tradição de entregar um ensino de qualidade.

O curso de Gestão de Marketing te

Gestão de Marketing

Page 10: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

11

As inscrições para o Vestibu-lar 2009 Toledo estão aber-

tas e vão até o dia 28 de novem-bro de 2008. Os interessados podem se inscrever no site www.unitoledo.br ou na secretaria da Toledo/PP. A prova será no dia 30 de novembro de 2008 e os aprovados já garantem vaga para 2009. O curso de bacharelado de Sistemas de Informação, novida-de da Toledo/PP em 2008, assim como os tecnólogos está inserido neste Vestibular 2009.O valor da inscrição é de R$ 40, mas os candidatos que compro-varem sua condição de treinei-ros, ou seja, não concluintes do Ensino Médio só pagam R$ 20. Vale lembrar que a Toledo/PP se adequa estruturalmente para atender a alunos portadores de defi ciências físicas, sendo que este candidato deverá encami-nhar, juntamente com a sua fi cha de inscrição, uma solicitação nesse sentido.A Toledo/PP oferece diversas oportunidades aos interessados em conhecê-la melhor. Confi ra abaixo!!!As dúvidas sobre qual curso fa-zer, que carreira seguir são fre-qüentes na vida daqueles que chegam ao Ensino Médio e pre-cisam tomar uma decisão. Por isso, a Toledo/PP oferece alguns projetos para que os estudantes possam conhecê-la melhor. O Toledo nas Escolas tem como meta principal estreitar o rela-cionamento da Faculdade com as Escolas de Presidente Prudente e região, buscando contribuir com a formação do aluno e aproximá-lo da realidade de cada profi ssão e do mundo universitário. Sen-do assim, está à disposição para organizar palestras ministradas por professores de diversas áreas sobre política, economia, ética, atualidades, fatos históricos, en-tre outros; além de propiciar ati-vidades como o Júri Simulado, em que um grupo de alunos do curso de Direito da Toledo/PP si-mula um caso real ou não, repre-sentando o Juiz, o Promotor, o

Advogado de Defesa, enquanto o réu e os jurados podem ser repre-sentados pelos alunos da escola visitada e discutem temas como ética e moral, além de terem uma percepção do mundo do Direito; o Test-drive Toledo por meio do qual os alunos podem vir até à faculdade assistir a uma aula do seu interesse, em qualquer cur-so, e participar das atividades de extensão; a Visita Agendada Toledo, cujo objetivo é levar os alunos para além de conhecerem as instalações da faculdade tira-rem suas dúvidas com os profes-sores e funcionários e discutirem sobre profi ssões, carreiras, está-gio e mercado de trabalho; entre outras atividades.Desta forma, os estudantes se aproximam da realidade das pro-fi ssões e do mundo universitário fatores que podem ser decisivos na hora de prestar um vestibular.Serviço – As escolas que tive-rem interesse no projeto Toledo nas Escolas podem ligar para o Departamento de Marketing da Toledo/PP no (18) 3901-4000.

Toledo nas Escolas

Visita Agendada

Alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

- Senac de Presidente Prudente, que fazem parte do Programa de Aprendizagem em Comércio de Bens e Serviços, estiveram na Toledo/PP, no dia 20 de agosto de 2008, por meio do projeto Visita Agendada Toledo. “A visita, em geral, foi muito boa, agregou mui-tos conhecimentos e foi uma opor-tunidade deles conhecerem esta faculdade. O fato de proporcionar uma aula diferente com certeza é gratifi cante para eles”, disse a pro-fessora responsável, Juliana Pra-chedes de Oliveira.Durante a tarde do dia 20, os cerca de 30 alunos tiveram a oportuni-dade de conhecer de perto as insta-lações e departamentos da mesma. Conheceram o Museu de Medi-cina Legal, Núcleo de Estágio

Com o seu projeto Toledo nas Escolas, a Toledo/PP esteve

presente na 1ª Feira das Profi s-sões, realizada pelos alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual IE Fer-nando Costa de Presidente Prudente, no dia 9 de se-tembro de 2009. Esta Feira ocorreu para que os estudantes do En-sino Médio tivessem uma visão geral sobre as profi s-sões, universidades, mercado de traba-lho, funções, fai-xa salariais, entre outros assuntos. A iniciativa deste trabalho foi dos professores do IE e cada grupo de alunos fi cou res-ponsável por uma área.

Cerca de 850 estudantes, entre o 1º e o 3º ano do Ensino Médio do IE circularam pela feira. A Toledo/PP foi convidada por um

grupo de alunos para falar sobre aárea de negócios. Os professores Ronaldo Macha-do, coordenador adjunto do curso

de Administração e Fábio Iba-nhez Bertuchi, gestor de está-gio fi caram durante o períododa noite atendendo os alunos etirando suas dúvidas. “Não podíamos ter tomadodecisão melhor do que ter cha-mado a Toledo/PP, pois muitacoisa do que eles explicarameu não tinha a menor idéia, am-pliou totalmente meus conhe-

cimentos”, disse um dos alunosresponsáveis pela organização daFeira, Felipe Fabian.Em cada sala de aula estava ex-posto materiais de diferentes pro-fi ssões. Para os estudantes este tra-balho foi muito bem elaborado.

da Toledo – NET, a Biblioteca, a Empresa Júnior Toledo – EJT, o Escritório Jurídico, o Museu de Medicina Legal, Laboratórios de Informática en-tre outros. Em cada um dos locais tinha um profi ssional para explicar e tirar as principais dú-vidas. No Mu-seu de Medicina Legal, o coorde-nador do curso de Direito, Sérgio Tibiriçá Amaral contou vários ca-sos que envolvem os objetos que estão expostos no Museu. “Foi muito interessante ter vindo até aqui e tido a oportunidade de sa-ber mais sobre mercado de traba-

lho, e outros assuntos. Tudo isso abre muito a nossa cabeça para um mundo maior”, disse Ana Cláudia de Souza Batista. “Achei super in-teressante conhecer a Toledo/PP, principalmente porque na hora da escolha de uma faculdade já temos

uma noção de seu funcionamento.Hoje percebi porque os cursos da-qui são tão bem conceituados, osalunos têm todo o suporte comooportunidades de estágio, parteprática como Fórum Simulado emuito mais”, disse Gabriel Soaresde Moura. Após a visita foi servido um lan-che e cada um ganhou um brindeda faculdade e um exemplar doToledo News.Serviço – Os interessados em vi-sitar a Toledo/PP ou receber o pro-jeto Toledo nas Escolas é só ligarno Departamento de Marketing eagendar. O telefone é o (18) 3901-4000.

Page 11: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

12

Aluna de Direito ministrou palestra em Regente FeijóAluna de Direito ministrou palestra em Regente Feijó

O Colégio Êxito de Regente Feijó,

convidou a aluna do 5º ano de Direito da Tole-do/PP, Daniela Roberta Bento para participar do Debate Profissional, realizado pelo Colégio, no dia 29 de agosto. “Como outros ex-alu-nos do Êxito fui procu-rada para falar sobre a minha experiência pro-

fissional. Os estudantes de lá queriam que os ex-alunos que, agora cursam faculdade falas-sem da experiência da vida acadêmica, já que também passamos pe-las mesmas dificulda-des que eles estão pas-sando agora na escolha do curso”, disse Danie-le que conta “Abordei com os alunos, sobre

como decidi qual car-reira seguir, ressaltei o que no Colégio foi im-portante para esta deci-são, falei sobre como é a vida universitária, as especialidades do meu curso, como por exem-plo, as matérias e a de-dicação que tem que ter com os estudos”. Este Debate tinha como proposta orientar e es-

clarecer as dúvidas sobre a vida uni-versitária. Além de Daniela os outros ex-alunos do Êxito falaram sobre di-versas profissões. “Para mim foi ba-cana falar da mi-nha experiência e da minha paixão pelo curso”, fina-lizou.

Supervisora da EJT representa Toledo/PP em Brasília

Nos dias 18 e 19 de agos-to deste ano, a super-

visora da Empresa Júnior Toledo – EJT, Maria Lúcia Ribeiro da Costa, esteve em Brasília onde participou do II Encontro da Sondagem Industrial, realizado pela Confederação Nacional da Indústria - CNI. Este Encon-tro reuniu os responsáveis diretos pelo processo de ge-ração da Sondagem Indus-trial em cada Federação e Maria Lúcia é a responsável em Presidente Prudente. A comunidade empresa-rial da região de Presidente Prudente sempre pediu o desenvolvimento de indi-cadores regionais, portanto, no início de 2007, a Toledo/PP por meio da Empresa Júnior, lançou o IPT, Índice de Preços Toledo regional e estabeleceu a parceria com a

Fiesp para a implantação da regionalização da Sondagem Industrial. “Foi uma honra participar deste evento re-presentando a região, princi-palmente pelo fato de poder relatar a nossa experiência na implantação de uma nova metodologia de trabalho que foi a regionalização da Son-dagem Industrial no Estado de São Paulo. Esta ação teve início no primeiro trimestre de 2007, por meio de uma parceria entre a Fiesp e a CNI e foi implantada como teste em três regiões, sendo a região de Presidente Pruden-te a que obteve os melhores resultados”, afi rmou Maria Lúcia. O objetivo do en-contro foi discutir questões relacionadas ao processo de construção da Sondagem Industrial, incluindo a abor-dagem estatística em geral,

a metodologia da pesquisa, análise dos resultados, pro-blemas enfrentados e me-lhores práticas para solução dos mesmos. A EJT incluiu a Sondagem Industrial no Pro-grama de Bolsas de Estudos da Toledo como um Projeto de extensão universitária. Desta forma, os alunos que participam de outro projeto chamado Coleta de Preços e Índice de Preços Toledo de-dicam parte do tempo para a prospecção da Pesquisa e elaboração do relatório junto com o Professor Orientador – estatístico.A próxima etapa da pesqui-sa Sondagem Industrial vai ocorrer na segunda quinzena de setembro de 2008 e na pri-meira quinzena de outubro. A previsão de divulgação dos resultados será após o dia 20 de outubro de 2008.

Na foto estão o responsável pela regionalização da Sondagem, André Vascon-celos, a responsável pelo Estado de São Paulo, Maria de Fátima Barboza, o

professor e responsável pela região de Campinas, André Pires e Maria Lúcia

A estatística Maria de Fátima Rabello, com Maria Lúcia, o coordenador da Sondagem/Brasil, Renato Fonseca e a integrante da equipe da Sondagem/

Brasil, Maria Angélica Dias Moreira

Page 12: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

13

Ex-aluno publicou artigo na revista do MIGALHAS

O ex-aluno de Direito da Toledo/PP e Delegado

de Polícia da DIG de Drace-na, André Luís Luengo, foi um dos profissionais esco-lhidos em âmbito nacional para publicar um artigo na revista do MIGALHAS, um site jurídico. A revista trou-xe na sua edição, artigos re-tratando algumas profissões e o Delegado de Polícia An-dré Luengo conseguiu pu-blicar a sua obra com o tí-tulo “Quem dirige a Polícia

Civil?”. Dentre as pessoas que publicaram seus arti-gos, estão o ex-presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Edson Vidigal, o advogado criminalista, Ro-berto Delmanto, o Procura-dor de Justiça aposentado, Hugo Nigro Mazzilli, den-tre outros. No seu artigo André Luen-go retrata a atribuição do Delegado de Polícia dentro da estrutura da Polícia Civil e as suas peculiaridades. O

MIGALHAS, além da revis-ta, possui um site que pode ser consultado por todos. O MIGALHAS iniciou suas atividades por meio de um informativo de pequenas notas com fundo jurídico, que era enviado por e-mail para um pequeno número de advogados. Com o aumen-to do número de leitores foi criado esse site (www.migalhas.com.br) havendo espaços para publicação de matérias jurídicas, cartas

de leitores, even-tos, artigos, entre outros. No Portal o leitor ainda encon-tra: aulas de latim, prestação de servi-ços e várias seções opções de consulta, inclusive em âmbi-to internacional. André Luengo tam-bém é professor universitário e mes-trando em Teoria do Esta-do e Teoria do Direito, na

UNIVEM de Marília. (con-fira o resumo de seu artigona pág. 2)

Por onde andam??????Ex-alunos

Edésio Rafael

O ex-aluno de Direito da Toledo/PP, Edésio Rafa-

el da Silva, enviou um e-mail para a Toledo/PP querendo saber como ele poderia en-trar em contato com seus ex-colegas de facul-dade, visto que se formou em 1989. Aproveitamos seu contato para saber-mos como e onde ele está. E, agora, vocês leitores con-ferem aqui no qua-dro Ex-Alunos Por Onde Andam???“Bom, na verdade o interesse em rever os colegas de classe, começou em uma busca feita pelo Orkut. Porém, não con-segui encontrar nenhum co-nhecido, apenas algumas co-

munidades sobre a Toledo/PP e alguns alunos mais recentes. No Google, consegui o site da Toledo/PP e então, enviei o e-mail para o contato. Fiquei muito feliz com a receptivi-dade dos funcionários e da

atenção dispen-s a d a ” , afirmou Edésio. Hoje ele é De-l e g a d o de Polí-cia em Campo Grande – MS.

“Naquela época, a faculda-de ainda era por termo, e em setembro do ano em que me formei, 1989, prestei o con-

curso para delegado no Mato Grosso do Sul. Em fevereiro de 1990, iniciei a Academia de Delegado, na antiga Academia Esta-dual de Segurança Pública e, em 3 de julho de 1990, assumi como delegado ti-tular. A primeira delegacia que trabalhei foi na cida-de de Bataiporã. Fiquei nesta delegacia até junho de 1994, quando fui removido para Anaurilândia onde tra-balhei por poucos meses, pois em janeiro de 2005, passei a responder pela Delegacia de Angélica, porém lotado em Ivinhema. No ano seguinte, acabei assumindo a titulari-dade de Ivinhema, permane-cendo lá até o mês de abril de 2000, quando fui remo-vido para a Diretoria Geral da Polícia Civil, em Campo Grande. Em Campo Grande, trabalhei e exerci até a pre-sente data, as seguintes fun-ções: Assessor do Departa-mento de Polícia do Interior, Delegado Adjunto da Delega-cia Especializada de Roubos e Furtos -DERF. Especializada

de Polinter e Capturas; Asses-sor do Departamento de Polí-cia da Acadepol, Academia de Polícia Civil; também, desde 2004, exerço o cargo de Dire-tor Técnico do Centro Integra-

do de Operações de Segurança Pública - CIOPS, órgão res-ponsável pelo atendimento dos telefones de emergência 190 e 193. Em janeiro de 2006, fui

atençdispes a d aafirmEdésiHoje é Dl e g ade Pocia eCamGran– M

Edésio com sua família

promovido para delegado deprimeira classe”, discorreu.Para Edésio, a Toledo/PP tevetotal importância em sua car-reira, por isso quer muito re-encontrar seus amigos. “Eusinceramente sou grato pelocurso de Direito que fi z naToledo/PP, pois foi só no co-nhecimento adquirido nas au-las da faculdade que conseguiser aprovado neste Concurso,pois não fi z nenhum cursopreparatório. Assim, entendoter sido de nível excelente ocurso oferecido pela Toledo.E olha que não estudei mui-to para esse concurso, afi nal,nessa época, estava de namo-ro né! Isso também demonstraos excelentes professores queeu tive. Lembro-me do Dr.Queiroz, Dr. Paulo Alonso,Dr. Postigo de Santo Anastá-cio, minha terra natal. Sauda-de da turma toda”, disse. Edésio é casado com DéboraNascimento Soares Silva comquem tem três fi lhos: PatríciaSoares da Silva, de 17 anos,Rafael Soares da Silva, de 14anos e Fernanda Soares da Sil-va, de 12 anos.

d d O õ d S

to pnesro nos eeu QueDr. cio,de dEd

NNasque

No dia de sua Colação de Grau

de Polinter e Capturas; Asses-

promprompprimParatotalreiraencosincecursoTolenheclas d

Nos tempos da faculdade

Page 13: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

14

Procuradoria do Estado tem mais de 15 alunos estagiando

Toledo/PP firma parceria com a DELLA Toledo/PP fi rmou uma im-

portante parceria com DELL e acima de tudo, por tempo inde-terminado. Com isso, ela se torna uma das primeiras empresas bra-sileiras a participar do Programa de Venda aos Colaboradores, Alu-nos e Parceiros da instituição. Por meio deste programa, é possível adquirir computadores DELL co-mercializados no Brasil, na página de “usuários domésticos”, incluin-do as promoções do site (www.dell.com.br), com descontos que variam de R$ 45,00 a R$ 290,00. O atendimento se faz pelo núme-ro: 0800-xxx-xxxx, que somente é

divulgado para os participantes do programa. Quem já fez sua compra opina sobre o que encontrou!!! “A pri-meira vez que tive oportunidade de comprar para mim, foi por meio da parceria DELL e Toledo/PP. O pro-cesso de compra foi muito tranqui-lo, só precisei fornecer alguns da-dos pessoais, e os dados do cartão de crédito. A aprovação foi feita na hora, não foi necessário esperar al-gumas horas, algo que ocorre com outros sistemas de vendas Onlines. Geralmente, a DELL nos dá um prazo de 5 a 10 dias úteis, porém, para a minha surpresa, o equipa-

mento chegou em 3 dias úteis, em perfeito estado. Não foi necessária a instalação de nenhum software para o uso do computador. A má-quina é extremamente silenciosa, e muito bonita. O que também me deixa muito tranquilo quando compro na DELL, é por saber que a garantia deles é válida, e rápida. Eu sempre gostei de montar e per-sonalizar minhas próprias máqui-nas, ao invés de comprar máquinas prontas, porém no caso da DELL, é uma exceção. Recomendo para todos”, afi rmou o administrador de redes da Toledo/PP, João Augusto da Rocha Dalben.

“Eu comprei um computador completo para a loja do meu ma-rido (pessoa física) e uma CPU para meu fi lho de 7 anos. Fui no site e verifi quei as ofertas da semana. Em seguida, liguei no 0800 e fi z a compra. Consegui um desconto de R$ 220,00. Os produtos chegaram no prazo de cinco dias e, se precisarem de qualquer tipo de manutenção, são substituídos no prazo de 48 horas, durante o prazo da garan-tia que varia entre 1 a 3 anos”, salientou a gerente de TI da To-ledo/PP, Melissa Marchiani Pa-lone Zanatta.

Podem se benefi ciar desta parceria,alunos, professores e funcionáriosda Toledo/PP. Não percam estaoportunidade!!!

Não há dúvidas de que fazer estágio é um

dos caminhos, se não for o melhor para a carreira profi ssional. Com a fi na-lidade de facilitar a entra-da dos alunos no mercado de trabalho, a faculdade conta com o Núcleo de Estágio da Toledo – NET que atende não somente os alunos, como também os ex-alunos. Só a Procu-radoria Geral do Estado de São Paulo – Regional de Presidente Prudente tem, hoje, estagiando, mais de 15 alunos de Di-reito da Toledo/PP, seja por meio de concurso pú-blico, indicação do NET ou estágio voluntário. “Mesmo os que conse-guem estágio, por meio de concursos, contam com a colaboração do NET que está sempre à frente, in-

formando esses estudan-tes dos concursos que serão feitos, publicando o edital e dando todo o suporte necessário. Mui-tas vezes, auxiliamos até mesmo no processo de inscrição. O principal objetivo do NET é fazer com que os alunos da Toledo/PP consigam se inserir no mercado, seja como estagiário, ou até mesmo contratado, por isso tentamos colaborar de todas as formas”, afi r-mou o coordenador do NET, Fábio Ibanhez Ber-tuchi. “O estágio ajuda muito na nossa formação tanto é que me formei e ainda continuo estagian-do. Acredito que quem não busca um estágio só tem a perder e na Toledo/PP temos essa facilidade por contar com o NET

que nos dá o suporte necessário”, disse o ex-aluno que se formou em 2007, estagiário da Pro-curadoria, João Augusto de Almeida Joppert. “O estágio é essencial para qualquer estudante, acre-dito que é até mesmo um dos pontos mais im-portantes de nossa vida nesta época. Sempre fi z estágio e posso dizer que o NET me ajudou muito em tudo que precisei”, disse a estagiária da Pro-curadoria, aluna do 5º ano de Direito, Priscila Boin de Souza. “O es-tágio é um aprendizado a mais em nossa vida e aqui na Procuradoria es-tou tendo uma excelente experiência”, falou a alu-na do 5º ano de Direito, Talita Gouvea de Olivei-ra. “Não adianta fi car só

na teoria, a prática ajuda a aperfeiçoar nossos co-nhecimentos e somente o estágio pode propor-cionar esta experiência”, afi rmou o aluno do 4º ano de Direito, estagiário da Procuradoria, Maurí-cio Almeida Joppert. “O estágio nos proporciona ver um pouco de tudo, além de um contato com várias pessoas e empre-sas, aspectos importantes para nosso dia-a-dia. An-tes da Procuradoria tam-bém fi z diversos estágios e sempre com a ajuda do NET. É muito bom a To-ledo/PP ter este Núcleo, pois de certa forma ele peneira o que há de me-lhor no mercado e sabe muito bem para onde nos indica”, afi rmou o aluno do 5º ano de Direito, Ra-fael Aragos.

João Augusto

Priscila e Talita

Rafael

Maurício

“Aproveitei a oportunidade que aToledo/PP ofereceu aos funcioná-rios e comprei um computador DELLpara meus fi lhos. Achei a parceriaexcelente porque conciliei a qua-lidade tecnológica da DELL comgarantia, desconto no preço, faci-lidade de pagamento e segurançana compra”, salientou a diretoraacadêmica da Toledo/PP, ZellyPennacchi Machado.

Page 14: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

15

Jornada de Cinema Programa de Educação ContinuadaO projeto de extensão, Jornada Acadêmica de Cinema –

Sessão da Tarde segue até o mês de dezembro de 2008.

Ele é aberto aos alunos da Graduação e Pós-Graduação da Toledo/PP e a comunidade em geral.

Este projeto de extensão tem como principal objetivo de-senvolver a reflexão e a criatividade por meio da análise dos filmes, avaliando as coerências e incoerências apresentadas em cada situação, discutindo idéias e interpretações diferen-ciadas sobre os filmes apresentados.

Também capacitar as pessoas para a discussão de temas per-tinentes às áreas de ensino por meio do cinema, ampliando sua capacidade crítica de forma a relacionar a teoria acadê-mica com a situação prática apresentada no filme.

As participações são válidas como atividade complementar e é conferido certificado. A Jornada Acadêmica de Cinema - Sessão da Tarde é gratuita.

No site da Toledo/PP estão disponíveis a agenda dos filmes que serão exibidos na Jornada Acadêmica de Cinema – Sessão da Tarde e demais detalhes, além é claro de poder fazer sua inscrição . Confira!!!

Para o ano de 2009 o projeto Jornada Acadêmica de Cinema - Sessão da Tarde terá algumas mudanças, mas segue sempre apresentando filmes com temas da atualidade e proporcio-nando diversos debates.

30 de outubro

Filme: Homens de HonraDireção: George Tilman JuniorTema do debate: Preconceito Racial

A Toledo/PP, com o foco em incrementar a formação profi ssional de maneira rápida e efi ciente de estudantes e profi ssionais com as mais diversas necessidades oferece cursos de curta duração, por meio do seu projeto de Educação Continuada. Este projetofunciona como um processo de qualifi cação profi ssional que proporciona aperfeiçoa-mento, troca de experiências, conhecimento e desenvolvimento de conceitos, estraté-gias e ferramentas de aprendizagem atualizadas, atendendo cada vez mais aos requisi-tos de um mercado em permanente mudança. São diversos cursos nas áreas de Direito e Negócios com carga horária de 12 a 48 ho-ras. Os professores que vão lecionar, nesses cursos, são os mesmos que atuam nos cur-sos de Pós-Graduação da Toledo/PP e oriundos de renomadas faculdades como USP, FGV, IBMEC, ESPM, PUC-SP, entre outras. Os temas são variados, dando opções paraum maior número de pessoas.Serviço - Mais informações na secretaria do Centro de Pós-Graduação da Toledo/PP, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h, das 13h às 17h e das 18h às 21h, e, aos sába-dos, das 8h às 12h; ou pelo telefone (18) 39014005.

Cursos PEC - Outubro/Novembro Direito das Sucessões Metodologia de Pesquisa Jurídica Gestão Orçamentária Marketing de Serviços Custos e Formação de Preços Novas Formas de Marketing Economia e Ambiente de Negócios Marketing Internacional Administração Financeira Análise das Demonstrações Financeiras

20 de novembroFilme: O JúriDireção: Gary FlederTema do Debate: Manipulação do procedi-

mento jurídico

11 de dezembroFilme: Caixa DoisDireção: Bruno BarretoTema do debate: Ética

Page 15: Sem título-3 - toledoprudente.edu.br · 3 Toledo/PP obtém conceito 4 no IGC e se prepara para novos cursos Í ndice Geral de Cursos – IGC: esse é o novo indicador de qualidade

16

IMPRESSO ESPECIAL1.74.18.0033-9 - DR/SPI

ASSOCIAÇÃO

EDUCACIONAL TOLEDO

IMPRESSO FECHADOPODE SER ABERTO PELA ECT

..CORREIOS...

Os interessados em terem suas fotos no Toledo News devem mandar para o e-mail:

[email protected]

Fotos no Toledo News

Quem também quiser sugerir alguma matéria, ou até mesmo um assunto para o Toledo News é só

enviar para o e-mail: [email protected]

Alunos do 1º ano de Direito durante o intervalo de aula

Alunos do 3º ano de Direito durante o intervalo de aula

Turma do 3º ano de Direito que organizou a manhã da sobremesa

Alunos de Direito com o professor Damásio Evangelista

de JesusProfessores de Serviço Social se juntaram para comemorar o resultado do ENADE

Colaboradores da Toledo/PP em dia de Festa dos Aniversariantes que teve como tema as Olimpíadas de Pequim

O diretor geral da Toledo/PP, Milton Pen-nacchi cumprimenta o diretor do novo cur-so da casa, Sistemas de Informação, Mário Augusto Andreta Carvalho