O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos...

20

Transcript of O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos...

Page 1: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 2: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 3: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 4: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais.princípios bíblicos e teológicos constitucionais.

O primeiro desses princípios é:O primeiro desses princípios é:

INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO

Page 5: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O sacerdócio de todos os crentesO sacerdócio de todos os crentes

O sacerdócio do crente foi um dos princípios-chave daO sacerdócio do crente foi um dos princípios-chave daReforma Protestante e tem um duplo significado:Reforma Protestante e tem um duplo significado:

1. Cada crente, em virtude do sacrifício de Cristo sobre a1. Cada crente, em virtude do sacrifício de Cristo sobre a cruz, pode se aproximar de Deus, pessoalmente, semcruz, pode se aproximar de Deus, pessoalmente, sem necessitar de nenhuma mediação ou de intermediárionecessitar de nenhuma mediação ou de intermediário (Hb 8:10, 11; 4:15, 16; 10:19-22).(Hb 8:10, 11; 4:15, 16; 10:19-22).

2. Em razão de que o crente é membro do corpo de Cristo2. Em razão de que o crente é membro do corpo de Cristo (1Co 12:12-27), ele tem uma função específica, um(1Co 12:12-27), ele tem uma função específica, um ministério em particular que deve ser executadoministério em particular que deve ser executado (Rm 12:3-8).(Rm 12:3-8).

Page 6: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O sacerdócio de todos os crentesO sacerdócio de todos os crentes

Em outras palavras, a grande comissão não está restrita a uma classe,Em outras palavras, a grande comissão não está restrita a uma classe,raça ou gênero seleto ou particular dentro da igreja. A raça ou gênero seleto ou particular dentro da igreja. A

responsabilidade é de cada um e de todo crente. Cada cristão é um responsabilidade é de cada um e de todo crente. Cada cristão é um ministro de Jesus Cristo e está chamado a participar da obra redentora ministro de Jesus Cristo e está chamado a participar da obra redentora

de Deus no mundo.de Deus no mundo.

Page 7: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O sacerdócio de todos os crentesO sacerdócio de todos os crentes

O chamado de Deus também tem dupla aplicação:O chamado de Deus também tem dupla aplicação:

1. para a salvação, sendo o batismo o sinal dessa 1. para a salvação, sendo o batismo o sinal dessa convocação (Rm 6:3-11);convocação (Rm 6:3-11);

2. para o serviço a Deus (1Pe 2:4-10).2. para o serviço a Deus (1Pe 2:4-10).

Assim, todo cristão pertence ao sacerdócio e esteAssim, todo cristão pertence ao sacerdócio e esteensino é conhecido como “o sacerdócio deensino é conhecido como “o sacerdócio detodos os crentes”.todos os crentes”.

Page 8: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O segundo princípio em que se estabelece o ministério de todos osO segundo princípio em que se estabelece o ministério de todos oscrentes é:crentes é:

Page 9: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

O ministério doO ministério doEspírito SantoEspírito Santo

O ministério do Espírito Santo é de particularO ministério do Espírito Santo é de particularinteresse aos cristãos porque é através de Suainteresse aos cristãos porque é através de Suaobra que Deus atua pessoalmente na vida deobra que Deus atua pessoalmente na vida de

cada crente e de cada igreja.cada crente e de cada igreja.

Page 10: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada crentena vida de cada crente

O Novo Testamento mostra que a obra O Novo Testamento mostra que a obra salvadora de Jesus Cristo se relacionasalvadora de Jesus Cristo se relaciona

diretamente com o ministério do Espíritodiretamente com o ministério do EspíritoSanto e vice-versa. Cristo oferece Seu sacrifício Santo e vice-versa. Cristo oferece Seu sacrifício

expiatório pelos pecados (Rm 8:6-8)expiatório pelos pecados (Rm 8:6-8)e aplica os méritos desse sacrifício mediante e aplica os méritos desse sacrifício mediante

Seu ministério sacerdotal no santuário celestialSeu ministério sacerdotal no santuário celestial(Hb 7:25); mas “é o Espírito que torna eficaz o (Hb 7:25); mas “é o Espírito que torna eficaz o

que foi realizado pelo Redentor do mundo”.que foi realizado pelo Redentor do mundo”.

Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671Ellen G. White, O Desejado de Todas as Nações, p. 671

Page 11: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada igrejana vida de cada igreja

O Espírito Santo designa líderes,escolhe missionários O Espírito Santo designa líderes,escolhe missionários

para o serviço, guia-os em seu ministério, concede-para o serviço, guia-os em seu ministério, concede-

lhes as palavras adequadas para testemunhar, gera a lhes as palavras adequadas para testemunhar, gera a

coragem e o valor necessários para pregar o coragem e o valor necessários para pregar o

evangelho em contextos de perseguição, concede evangelho em contextos de perseguição, concede

poder para confrontar os oponentes do evangelho, e poder para confrontar os oponentes do evangelho, e

acrescenta e fortalece a igreja em sua missão.acrescenta e fortalece a igreja em sua missão.

Page 12: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada igrejana vida de cada igreja

A tabela a seguir provê uma síntese de várias listas A tabela a seguir provê uma síntese de várias listas

paulinas relativas ao exercício dos dons espirituais ou paulinas relativas ao exercício dos dons espirituais ou

carismáticos nas igrejas cristãs do tempo de Paulocarismáticos nas igrejas cristãs do tempo de Paulo

(o número indica o lugar em que se situa o dom(o número indica o lugar em que se situa o dom

na lista do texto):na lista do texto):

Page 13: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 14: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 15: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 16: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.
Page 17: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada igrejana vida de cada igreja

Funções tais como “servir”, “administrar”, “governar”, Funções tais como “servir”, “administrar”, “governar”,

“ajudar”,“mostrar misericórdia” e “dar” empregam talentos “ajudar”,“mostrar misericórdia” e “dar” empregam talentos

do ser humano, enquanto que “profetizar”, “fazer milagres”, do ser humano, enquanto que “profetizar”, “fazer milagres”,

“curar”, “falar línguas” e “interpretá-las” são dons e “curar”, “falar línguas” e “interpretá-las” são dons e

capacidades sobrenaturais que se encontram foracapacidades sobrenaturais que se encontram fora

do controle do indivíduo.do controle do indivíduo.

Page 18: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada igrejana vida de cada igreja

Quando Paulo enumera os carismas, indica ministérios e Quando Paulo enumera os carismas, indica ministérios e

funções exercidos para o bem comum dos crentes (1Co funções exercidos para o bem comum dos crentes (1Co

12:4-11). Possivelmente, a relação feita não seja exaustiva, 12:4-11). Possivelmente, a relação feita não seja exaustiva,

mas ilustrativa da variedade de dons que Deus conferiu àmas ilustrativa da variedade de dons que Deus conferiu à

Sua igreja para facilitar seu crescimento, desenvolvimento e Sua igreja para facilitar seu crescimento, desenvolvimento e

expansão.expansão.

Page 19: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

A obra do Espírito SantoA obra do Espírito Santona vida de cada igrejana vida de cada igreja

Deveriam todos os carismas ser uma norma para a vida da igreja? Deveriam todos os carismas ser uma norma para a vida da igreja?

Essa questão recebe diferentes respostas. Considerando que os Essa questão recebe diferentes respostas. Considerando que os

dons haviam sido outorgados aos apóstolos e profetas como base dons haviam sido outorgados aos apóstolos e profetas como base

para a igreja (Ef 2:20), seria possível supor que os dons para a igreja (Ef 2:20), seria possível supor que os dons

distintivamente sobrenaturais tivessem pertencido primariamente distintivamente sobrenaturais tivessem pertencido primariamente

ao período apostólico. Em todo caso, Paulo deixa claro que o amor ao período apostólico. Em todo caso, Paulo deixa claro que o amor

é a mais clara evidência de que o crente foi dotado pelo Espírito é a mais clara evidência de que o crente foi dotado pelo Espírito

(1Co 13:8).(1Co 13:8).

Page 20: O ministério de todos os crentes fundamenta-se em dois princípios bíblicos e teológicos constitucionais. O primeiro desses princípios é:O primeiro.

ConclusãoConclusão

Pode-se afirmar que a estrutura ministerial carismática Pode-se afirmar que a estrutura ministerial carismática

nas igrejas paulinas não foi uma realidade puramente nas igrejas paulinas não foi uma realidade puramente

humana, mas um dom característico proveniente de Deus humana, mas um dom característico proveniente de Deus

que, por meio de Seu Espírito, edificou a cada um dos que, por meio de Seu Espírito, edificou a cada um dos

membros em sua função sacerdotal e a cada igreja em membros em sua função sacerdotal e a cada igreja em

sua proclamação evangelizadora.sua proclamação evangelizadora.