O Momento Maio/2012

12
Carlos Santos é pré-candidato a vereador pelo PDT • Página 10 POLÍTICA Ponto Quente inaugura loja no Tijuca-Aero Rancho • Página 12 GERAL Após três mortes em cruzamento perigoso Agetran instala semáforos A Agetran, (Agência Muni- cipal de Transporte e Trânsi- to), concluiu a instalação de semáforos no cruzamento da Avenida Lúdio Martins Coe- lho com a Rua Petrópolis (via de acesso ao Conjunto União). Desde que o comple- xo do Parque Linear Lagoa foi inaugurado no final do ano passado, diversos aci- dentes de trânsito ocorre- ram, alguns com vítimas fatais. Somente no cruza- mento da Lúdio Martins Coe- lho com a Rua Petrópolis foram registrados três aci- dentes com mortes. As lide- ranças comunitárias da Região comemoram as ben- feitorias. Página 5 Capital vai ganhar 150 km de esgoto por ano O prefeito Nelson Trad Filho lançou a 3ª etapa do Programa Sanear Morena, que prevê num prazo de 12 anos transformar Campo Grande na primeira capital do Brasil a universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto. Entre 2014 e 2025, a empresa que detém os serviços de água e esgoto vai investir R$ 636 milhões na implantação de 2 mil quilômetros de rede cole- tora. Serão atendidos 418 bair- ros, beneficiando 240 mil pes- soas que serão atendidas por 126 mil ligações domiciliares. Considerando a média das seis etapas do cronograma de implantação, por ano a cidade vai ganhar 150 quilômetros de rede coletora de esgoto, 10 mil novas ligações domicílios. A pri- meira etapa começa em 2014 e a sexta termina em 2025. Avenida Lúdio Martins Coelho com a Rua Petrópolis (acesso ao c. União) O prefeito Nelson Trad Filho discursa durante o lançamento do Programa Sanear Morena III - Esgoto 100% Alexandre Moura Denilson Secreta/Prefeitura

description

Jornal O Momento da Região Urbana do Lagoa - Campo Grande-MS.

Transcript of O Momento Maio/2012

Page 1: O Momento Maio/2012

Carlos Santos é pré-candidato a vereador pelo PDT

• Página 10

POLÍTICA

Ponto Quenteinaugura loja noTijuca-Aero Rancho

• Página 12

GERAL

Após três mortesem cruzamentoperigoso Agetraninstala semáforos

A Agetran, (Agência Muni-cipal de Transporte e Trânsi-to), concluiu a instalação desemáforos no cruzamento daAvenida Lúdio Martins Coe-lho com a Rua Petrópolis (viade acesso ao ConjuntoUnião). Desde que o comple-xo do Parque Linear Lagoafoi inaugurado no final doano passado, diversos aci-dentes de trânsito ocorre-ram, alguns com vítimasfatais. Somente no cruza-mento da Lúdio Martins Coe-lho com a Rua Petrópolisforam registrados três aci-dentes com mortes. As lide-ranças comunitárias daRegião comemoram as ben-feitorias. • Página 5

Capital vai ganhar 150 km de esgoto por anoO prefeito Nelson Trad Filho

lançou a 3ª etapa do ProgramaSanear Morena, que prevê numprazo de 12 anos transformarCampo Grande na primeiracapital do Brasil a universalizaro acesso à coleta e tratamentode esgoto. Entre 2014 e 2025, aempresa que detém os serviçosde água e esgoto vai investir R$636 milhões na implantação de2 mil quilômetros de rede cole-

tora. Serão atendidos 418 bair-ros, beneficiando 240 mil pes-soas que serão atendidas por126 mil ligações domiciliares.Considerando a média das seisetapas do cronograma deimplantação, por ano a cidadevai ganhar 150 quilômetros derede coletora de esgoto, 10 milnovas ligações domicílios. A pri-meira etapa começa em 2014 ea sexta termina em 2025.

Avenida Lúdio Martins Coelho com a Rua Petrópolis (acesso ao c. União)

O prefeito Nelson Trad Filho discursa durante o lançamento do Programa Sanear Morena III - Esgoto 100%Alexandre Moura

Denilson Secreta/Prefeitura

Page 2: O Momento Maio/2012

I OPINIÃO I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012

* PAIVA NETTO

Numa excelente matéria produzi-da pelo programa Viver é Melhor!,da Boa Vontade TV (canal 23 daSKY), o dr. Fadlo Fraige Filho,endocrinologista, presidente da

ANAD (Associação Nacional de Assistência aoDiabético) e da FENAD (Federação Nacional deAssociações e Entidades de Diabetes), trouxeimportantes esclarecimentos sobre o perigo dodiabetes e das doenças a ele correlacionadas.

Abordamos, mais uma vez, esse relevantetema por se tratar de assunto de saúde públicaainda não suficientemente difundido na popula-ção.

PASSAPORTEAcerca do impacto do diabetes na área da saú-

de, dr. Fadlo afirmou que “para a OrganizaçãoMundial da Saúde (OMS) o diabetes e a obesida-de são duas epidemias de males crônicos. Ambasandam juntas porque a obesidade acaba sendoum passaporte para o diabetes. É um fator desen-cadeante para aqueles que geneticamente já têma doença. São dois os tipos básicos de diabetes.O tipo 1, que se manifesta na infância e adoles-cência, é autoimune, não muito ligado à genética(5% a 10% de todos os diabéticos). Já de 90% a95% dos doentes são do tipo 2, que se manifestana fase adulta e geralmente vem com a obesida-de: 80% deles são obesos. Calcula-se em torno de230 milhões o número de pessoas com diabetesno planeta. No Brasil são, em média, 10 milhões.Uma parte, cerca de 40%, tem a doença e nãosabe. Ela é silenciosa, evolui sem que perceba-mos. Você que é parente de diabéticos, ou que éobeso, tem hipertensão, tem de fazer seus exa-mes periodicamente, porque é possível que vocêvenha a desenvolver o diabetes”.

O EXEMPLO DO CARROQuanto à prevenção masculina, o especialista

fez uma interessante analogia: “A mulher brasilei-ra aprendeu a ter precaução com as doenças emgeral. O ginecologista pede os exames e ela osfaz. Já o homem não se previne. Costumo dizerque o brasileiro aprendeu a fazer manutenção doautomóvel. Quer dizer, ele sabe fazer a revisão docarro. Contudo, nunca leva seu corpo ao médicopara ver o seu colesterol, o seu açúcar... O diabe-tes é uma doença pouco conhecida em seus fun-damentos. Se não tratada, a pessoa aparentemen-te não sente nada, mas ao fim de talvez 7, 8, 9anos, sem tratamento adequado, ou às vezes semum diagnóstico, pode se manifestar por complica-ções gravíssimas”.

DADOS ALARMANTESDe acordo com a OMS, hoje, a cada cinco

segundos, uma pessoa no planeta contrai o diabe-tes. E ainda consoante o endocrinologista, “é a pri-

meira causa de cegueira e de amputações demembros inferiores no mundo. É também pratica-mente a primeira causa de insuficiência renal.Você tem em torno de 40% a 50% das pessoasque fazem hemodiálise — quando o rim vai àfalência — diabéticas. Em 40% das coronariopa-tias que levam aos infartos, são indivíduos comdiabetes. Tudo isso não é para assustar, mas paraalertar. Podemos evitar todas essas complicaçõesdesde que tenhamos conscientização e saibamosnos tratar. (...) Eu tenho pacientes que já estãocom 30, 40 anos de diabetes e não têm nenhumproblema, porque se cuidam, se exercitam, fazemdieta”.

SOBREMESADurante o programa, respondendo a uma teles-

pectadora, que questionou se a sobremesa diáriapode oferecer algum risco, explicou: “O doce, narealidade, acaba levando, de início, a um aumen-to de formação de gorduras, aumento de peso.Além do que é um alimento não saudável. É prefe-rível, ao invés de habitualmente comer doce, vocêse alimentar de frutas na sobremesa. É uma formade prevenção da doença. Aliás, um estudo feitoem 2002 pela Associação Americana de Diabetesmostrou exatamente isso; pegou pessoas que játinham propensão à doença, fase inicial, que agente chama de intolerantes à glicose ou pré-dia-béticas, e dividiram-nas em três grupos: um fazen-do dieta, exercícios; outro tomando remédios; e ooutro apenas controle. Aquele grupo que fez dietae exercícios foi o que mais se beneficiou no senti-do de regredir a patologia. Então é possível preve-nir a doença tipo 2, desde que você tenha umavida mais saudável, uma alimentação pobre emaçúcar, pobre em carboidratos, e evidentementefaça exercícios, mexa-se, isso é muito importante.(...) As frutas, as fibras e os vegetais são funda-mentais na alimentação de uma forma geral, paraequilibrar a quantidade de carboidrato”.

FATOR DE RISCOQuanto à famosa “barriguinha”, o dr. Fadlo

atestou tratar-se também de um fator de risco: “Jáse sabe que ela é reflexo do acúmulo da gorduravisceral. Aquela que é depositada não embaixo dapele, mas dentro das vísceras entre os intestinos,entre os órgãos internos. É a pior de todas porque,na realidade, a gordura visceral está relacionadamuito mais com as complicações cardiovascula-res, com infarto do miocárdio, derrame, porque elaproduz citoquinas inflamatórias, que acabamlevando a esses problemas”.

Eis a nossa contribuição para que mais e maispessoas se conscientizem da real necessidade decuidar da saúde. Somente assim poderemos ven-cer o diabetes, terrível e silencioso inimigo.

José de Paiva Nettojornalista, radialista e escritor.

[email protected] — www.boavontade.com

Inimigo silenciosoEDITORIAL

Chegamos a mais uma edição do jornal OMomento, com novidades e informações deinteresse dos moradores da Região Urbanado Lagoa e também de toda Campo Grande.

A partir desta edição, o jornal O Momen-to ganha a colaboração de mais um renoma-do pensador da atualidade. Trata-se do pre-sidente da LBV (Legião da Boa Vontade), ojornalista, radialista e escritor Paiva Neto.Seus artigos serão publicados sempre nestapágina - Opinião - , alternando o espaço como Teólogo Leonardo Boff.

Dentre as notícias destacamos a reivindi-cação dos moradores do residencialCaravelas no Jardim Antártica. Eles recla-mam de um terreno baldio que teria sidodestinado pelo poder executivo para cons-trução de uma praça, mas passados dozeanos da entrega do residencial, o terreno é sómato.

Outra reportagem em destaque é a entre-vista com o presidente da Associação deMoradores do Jardim São Conrado, MarianoNunes Pereira. Seu Mariano é um atuante erespeitado líder comunitário. Esta é a pri-meira reportagem de uma série que o jornalpretende fazer apresentando os bairros daregião, mostrando o que o bairro tem e asprincipais necessidades da comunidade.

A instalação de semáforos na AvenidaLúdio Martins Coelho com a Rua Petrópolis,(via de acesso ao conjunto União), tambémmerece ser conferida. A avenida Lúdio Coe-lho margeia o córrego Lagoa iniciando naAvenida Duque de Caxias até o rodoanel nasaída para Sidrolândia. Desde que o comple-xo do Parque Linear Lagoa foi inauguradoem dezembro de 2011, diversos acidentes detrânsito foram registrados, alguns com víti-mas fatais. Os moradores e lideranças comu-nitárias comemoram a instalação dos dispo-sitivos de redução de velocidade.

Boa leitura a todos.

Expediente

CNPJ: 07.503.005/0001-86Inscrição Municipal: 124908000

Diretor/Editor: Alexandre MouraDRT-MS 45/02

Periodicidade: MensalTiragem: 3.000 exemplares

Rua da Península, 405 - Coophavila II - Campo Grande-MSTel: (67) 3373-3675 / 9221-9500 e-mail: [email protected]

O Jornal expressa a sua opinião por meio de seu editorialO Jornal não se responsabiliza pelos artigos assinados ou de origem definida. Os originais, mesmo quando não publicados,

não serão devolvidos.

Page 3: O Momento Maio/2012

REGIÃO I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012 I 3

LILIAN CHAGAS

ESPECIAL PARA O MOMENTO

No Bairro Jardim Antárti-ca, os moradores do Resi-dencial Caravelas, sofremcom uma área localizada naRua Litorânia esquina com aTravessa Laucídio Borges doNascimento, que deveria seruma praça de lazer, segundoos moradores da região, maso terreno não passa de umquintal baldio que o matagalestá tomando conta, o quetraz desconforto aos morado-res devido às condiçõesatuais do local com acumulode lixo, o que atrai os bichospeçonhentos tais como mos-cas, escorpiões, ratos e pom-bos e a área ainda serve tam-bém de pasto para os gadosde uma chácara próxima aoterreno. À noite o local estácom pouca iluminação públi-ca.

Segundo moradores, oResidencial Caravelas foiinaugurado no ano de 2000com a promessa dos gesto-res da época que seria cons-truído no local uma área de

lazer, o que se repete a 12anos na época de campanhaspolíticas.

Nas proximidades da áreaestá sendo construída umaUnidade Básica de Saúde (-USB), o que desperta espe-rança aos moradores doResidencial Caravelas paraque a instalação deste apare-lho público traga benefícios àcomunidade. A moradora doresidencial há 12 anos, aArte-Educadora SusanneCorrêa, diz "que a área deve-ria ser aproveitada para aconstrução de mais casaspopulares ou um Centro deEducação Infantil (Ceinf), jáque o terreno não é cuidado enão tem serventia para aregião, pois não oferece lazere nem qualidade de vida aosmoradores".

Os moradores reclamammuito da falta de lazer nobairro e sentem a necessida-de de ter no local uma praçapara as crianças, jovens eidosos desfrutarem, com qua-dras de esportes, pista decaminhada, pista de bicicleta,pracinha, academia ao ar

Área que seria praça está tomada por mato e lixo

livre e arborização, o quediminuirá os riscos das crian-ças que atualmente brincamnas ruas do bairro e traráqualidade de vida a comuni-dade local e adjacências.

Damião vence eleição do Jd. Ouro VerdeA chapa II, composta por

Damião de Almeida parapresidente e Zilda Soarespara vice, venceu as elei-ções da Associação deMoradores do Jardim OuroVerde.

A disputa eleitoral foibem acirrada, com diferençade apenas um voto. A Cha-pa I teve 209 e a Chapa II210 votos.

Os novos gestores visi-taram a redação do jornal OMomento e falaram dosobjetivos que têm junta-mente com todos os mem-bros da diretoria eleita.

Reforma da sede daAssociação; lutar peloasfaltamento das ruas; áreade lazer; intermediar junto àEmha uma negociaçãopara quitação dos imóveis.

Estas são algumas dasmetas.

Damião agradece atodos os moradores que os

elegeram com o voto deconfiança e assegura quefarão o possível para cor-responder.

A vice Zilda Soares e o presidente do Ouro Verde Damião de Almeida

Segundo moradores, havia a promessa de que seria construída uma praça no local onde hoje é só mato

Lilian Chagas

Alexandre Moura

Page 4: O Momento Maio/2012

Era um alferes da cavalariaO pratriotismo em seu coração ardia

Daria sua vida pela liberdadeOrganizou uma conspiração

Cujo objetivo principalEra libertar o Brasil de Portugal

E, da Corte Portuguesa, a escravidão.

Seria no dia da derramaQue se acenderia a chamaDo ódio entre os brasileiros:Eram obrigados a completar

100 arrobas de ouro, sem direito a reclamarNos 12 meses do ano inteiro.

Este imposto tão elevadoEram os brasileiros obrigados

A pagar, sem nada da Corte receberEscolas quase não havia

O Brasil não progrediaO desejo de liberdade veio a florescer.

Tiradentes partiu para o Rio de Janeiro,Em seu possante cavalo ligeiro

Comprar armas para o dia determinado.Um dos conspiradores, companheiro,

Revelou num gesto viu, traiçoeiro,Tudo o que estava sendo planejado.

Joaquim Silvério dos ReisFoi o cruel, vil traidor,

Contou tudo sem timidezAo Visconde Barbacena, o governador.

Para que seus impostos fossem perdoadosDenunciou tudo o que estava sendo planejado

Sem complacência nem temor.

Foi suspenso o dia da derrama.No coração do governador, o ódio inflama,

Ordenou que prendessem os conspiradores.À prisão perpétua, em degredo, foram condenados.

Alguns tiveram a infeliz sorte,Foram condenados à morte.

Tiradentes, por ser o chefe, foi enforcado,No dia 21 de abril de 1792.

Na cidade do Rio de Janeiro,No Campo de Lampadosa,

De tristeza, as perfumadas rosasMurcharam e perderam o tão precioso cheiro.

Muitos dos presentes rezavamTiradentes na forca agonizavaSofrendo tão grande aflição.

Após a morte, da forca foi retirado,Seu corpo foi esquartejado

Como exemplo a quem pretendesseDe Portugal a separação.

Mas a liberdadeEm boa terra caiu.

Germinou, cresceu, em pouco tempo floriuE o fruto, tão formoso ficou.

Com os ventos da inclemênciaD. Pedro I proclamou a independência

E o sol da liberdade em seus raios fúlgidos brilhou.

Autor: Oswaldo de SandreMembro da União Brasileira

dos Escritores de Mato Grosso do Sul

CRUZADA

SUDOKU POESIA

� O maior produtor de oxi-gênio são os oceanos emares em virtude das algasserem grandes e produtorasde oxigênio?

�A unha da mão cresce 4xmais do que a unha do pé?

�A matéria prima do choco-late é o cacau brasileiro, queem conjunto com o leite sau-dável dos Alpes Suíços, pro-duz o melhor chocolate domundo?

� Um prato de feijoada levade 6 a 8 horas para ser dige-rido?

� O músculo mais forte docorpo humano é a língua?

� Uma pessoa normal temde 120 a 150 mil fios decabelo na cabeça?

� 40 mil garrafas e latinhasde Coca-Cola são vendidasno mundo por segundo?

� 4% da riqueza do mundoé o suficiente para saciar asnecessidades básicas domundo?

�Alguns insetos conse-guem viver até um ano sema cabeça?

� O "quac" de um pato nãofaz eco, e ninguém aindasabe explicar porquê?

�Antes da II Guerra Mun-dial, a lista telefônica deNova Yorque tinha 22Hitlers, e depois dela nãotinha mais nenhum?

� 13 segundos é o recordede tempo de voo de umagalinha?

� O crocodilo não conseguepôr a lingua para fora?

� É possível fazer umavaca subir escadas mas éimpossível fazê-la descer?

• Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 20124 PASSATEMPOS/CULTURA

Tiradentes, o Mártir da Independência

Page 5: O Momento Maio/2012

REGIÃO I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012 I 5

ALEXANDRE MOURA

A Agetran, (Agência Munici-pal de Transporte e Trânsito),concluiu a instalação de semá-foros no cruzamento da Aveni-da Lúdio Martins Coelho com aRua Petrópolis (via de acessoao Conjunto União).

Desde que o complexo doParque Linear Lagoa foi inau-gurado no final do ano passa-do, diversos acidentes de trân-sito ocorreram, alguns com víti-mas fatais. Somente no cruza-mento da Lúdio Martins Coelhocom a Rua Petrópolis foramregistrados três acidentes commortes.

A instalação do sistema ele-trônico é mais um dispositivoque a Agetran instala para aredução de acidentes no pro-longamento da via que liga aDuque de Caxias à rotatória nasaída para Sidrolândia. Em

janeiro duas travessias eleva-das haviam sido construídasem frente da Vila Militar daBase Aérea. Neste local, tam-bém foi registrado um acidentede trânsito com vitima fatal. Oscruzamentos com as ruasPetrópolis, Roseira e das Árvo-res também receberam reforçona sinalização.

As lideranças comunitáriasda Região comemoram asbenfeitorias.

Segundo o presidente daAssociação de Moradores doResidencial Oliveira I e II, Éderdo Gás, diversos ofícios foramencaminhados por ele e outroslíderes comunitários do conjun-to União e Associação de Paise Mestres da Escola MunicipalJuca-Pirama. No entanto, eleatribui a repercussão naimprensa, o que motivou oPoder Executivo a tomar asdevidas providencias.

Lideranças comemoram instalação de semáforo

O líder Comunitário Éder do Gás comemora a instalação dos semáforos e é grato ao Poder Executivo

Alexandre Moura

Page 6: O Momento Maio/2012

LILIAN CHAGAS

ESPECIAL PARA O MOMENTO

Você leitor, sabe qual é opapel do presidente de bairro?Um presidente de bairro, junta-mente com sua diretoria, fazum trabalho apolítico e volun-tário. Então, cabe ao represen-tante da comunidade ser umintermediário entre a comuni-dade e os órgãos públicospara que respondam positiva-mente as reivindicações dacomunidade.

A formação da diretoria écomposta por doze membros,sendo seis diretores: presiden-te, vice-presidente, 1º secreta-rio, 2º secretario, 1º tesoureiroe 2º tesoureiro e outros seismembros deliberativos e fis-cais. O tempo de mandato éde acordo com o estatuto decada bairro

O jornal O Momento entre-vistou o Presidente do BairroJardim São Conrado, o senhorMariano Nunes Pereira, de 65anos. Seu Mariano, como écarinhosamente conhecido, éaposentado e está em seu ter-

ceiro mandato. Ele conta que oJardim São Conrado foi forma-do por loteamento de terrenoshá trinta e cinco anos. Ele resi-de no bairro há vinte e cincoanos.

Seu Mariano também éatuante na função de Conse-lheiro Comunitário de Saúde eSegurança da Região Urbanado Lagoa e, além disso, partici-pou por seis anos na gestãodo Centro de Apoio ao Idosodo bairro.

Ele destaca que duranteesses anos à frente da admi-nistração da entidade, as prin-cipais conquistas foram: oasfalto (somente nas linhas deônibus), a Unidade Básica deSaúde (UBS), o Centro deReferência de AssistênciaSocial (CRAS) e o Centro doidoso. Estas conquistas trou-xeram melhorias nas áreas deacessibilidade, saúde e educa-ção para crianças, jovens,adultos e idosos. O bairro ain-da possui uma escola estaduale um Centro de EducaçãoInfantil (CEINF).

Atualmente a Associação

I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 20126 I REGIÃO

de Moradores oferece aulasde capoeira, o projeto deacompanhamento de saúdedo idoso, uma biblioteca comsala para leitura, uma sala deinformática que no momentoestá desativada, pois os com-putadores estão danificados eultrapassados, uma cozinhaequipada e um pequeno salãocom churrasqueira. Tambémfez uma parceria com o proje-to realizado pela igreja Batistaque oferece palestras, cursose alimentação às crianças dobairro aos fins de semana.

A esposa do Seu Mariano,a Senhora Madalena AntônioNunes, é presidente do Clubede Mães, que oferece às mãesa oportunidade de lazer e umganho extra, por meio dos cur-sos de artesanato (pintura empano de prato, bonecas) e culi-nária com o apoio da Secreta-ria de Assistência Social Muni-cipal (SAS). O Clube de Mãestambém faz arrecadação deroupas, sapatos e alimentospara doação às famílias debaixa renda.

O bairro oferece aindaesporte às crianças e adoles-centes. Aulas de Boxe e esco-linha de futebol, que é dirigidapelo diretor de Esportes daAssociação de Moradores.São atividades que auxiliamna formação das crianças eadolescentes, oferecendo

Jd. São Conrado: conquistas e necessidades

oportunidade de sairem daociosidade e da marginalidade.

A Associação de Morado-res desenvolve ações conjun-tas com a Escola, o CEINF, oCRAS e a UBS, para defenderos interesses da comunidade.

DIFICULDADES

Seu Mariano destacou asdificuldades que enfrentacomo presidente de bairro eque os mesmos não são valo-rizados. Segundo ele, trata-sede um cargo voluntário de tra-balho diário para sanar os pro-blemas da comunidade. “Souum vereador comunitário”, seautodenomina.

Nem sempre tem fácilacesso às autoridades que,muitas vezes não o recebemem seus gabinetes. Algumas

despesas são por ele mesmocusteadas e destaca a neces-sidade de ter uma ajuda decusto para transporte e gastosda Associação de Moradores.

NECESSIDADES

O presidente do São Con-rado destacou que as reivindi-cações mais urgentes dacomunidade são: o asfalto comsistema de esgoto, ampliaçãoda infraestrutura da UnidadeBásica de Saúde e mais profis-sionais pois, atualmente aquantidade que tem não con-segue atender a demanda.Uma escola municipal, umapraça, limpeza do campo defutebol que está tomado pelomatagal e um posto da políciacomunitária com rondas maisconstantes pelo bairro.

O Centro Social Nosso Progresso da Associação de Moradores do Jardim São Conrado

A biblioteca comunitária é motivo de alegria para o Senhor Mariano

A preseidente do Clube de Mães Madalena e seu companheiro Mariano

Fotos: Lilian Chagas

Page 7: O Momento Maio/2012

GERAL I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012 I 7

Saiba quais as obras da Região doLagoa inseridas no Orçamento 2012

Telecentro doBairro Batistãofoi desativado

ALEXANDRE MOURA

O Telecentro do BairroBatistão, que foi inaugurado noúltimo dia 14 de março, nembem chegou a entrar em fun-cionamento e foi desativado.

Alegando falta de seguran-ça na sede da Associação deMoradores do bairro, o presi-dente João Romero, achoupor bem devolver os equipa-mentos à Sedesc (SecretariaMunicipal de Desenvolvimen-to Econômico, Ciência, Tec-nologia, Turismo e do Agrone-gócio).

Antes da decisão, o presi-dente da entidade solicitou àprefeitura um guarda munici-pal para ficar no local à noite,mas não pode ser atendido.

ALEXANDRE MOURA

Todos os anos são sugeri-dos pela comunidade e lideran-ças comunitárias, por meio dosConselhos Regionais, quais asprioridades para execução deobras ou serviços a serem inse-ridas no Orçamento Municipaldo ano seguinte. Primeiramen-te, a população sugere as prio-ridades de obras ou serviçospor meio de um site na internet.As três mais indicadas vão paraos Conselhos Regionais. OsConselhos Regionais discutemem reunião pública as priorida-des. O resultado da discussãoé encaminhado aos órgãoscompetentes para análise eaprovação.

Para 2012 o OrçamentoMunicipal está estimado em R$2.424.000.000,00 (dois bilhões equatrocentos e vinte e quatromilhões).

As obras que devem serexecutadas na Região Urbanado Lagoa, já foram publicadas

no Diário Oficial do Município e,são as seguintes:

CONSTRUÇÕES:Escola no Bairro Portal Caio-

bá II; CEINF na Vila Vilma;CEINF no Tijuca II; CEINF noBairro Santa Emília; CEINF noBairro São Conrado; UBSF noBairro Caiçara; UBSF no JardimFernanda; UPA no JardimLeblon; CRAS no bairro Tijuca;Centro de Recuperação MinhaEsperança (ABADEMS); Acade-mia ao Ar Livre no Bairro Caiçara.

REFORMAS E AMPLIAÇÕES:Reforma e ampliação do

Centro de Referência e Assis-tência Social Vila Gaúcha; revi-talização da Praça do Bairro Oli-veira I e II;

URBANIZAÇÃO/PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA:Urbanização do Fundo de

Vale da Região do Lagoa; Pavi-mentação asfaltica do corredorde transporte coletivo do Jardim

Mato Grosso; Pavimentaçãoasfaltica e drenagem pluvial noBairro União; Pavimentaçãoasfaltica e drenagem pluvial naVila Vilma; Pavimentação asfal-tica e drenagem pluvial no cor-redor de transporte coletivo doBairro Barra da Tijuca; Pavi-mentação asfaltica e drenagempluvial no Bairro Oliveira III;Pavimentação asfaltica e drena-gem pluvial do corredor detransporte coletivo no Residen-cial Aquários II.

O Orçamento Municipal pas-sa pela aprovação dos vereado-res. De acordo com a relatora doOrçamento 2012, vereadoraProfessora Rose, foram apre-sentadas 1046 emendas pelosvereadores da Casa de Leis,sendo que 63 foram contempla-das e inseridas no Orçamento.

As demais emendas nãocontempladas não serão total-mente desprezadas e podemainda ser reconsideradas e inse-ridas no Orçamento no decorrerdo ano.

Page 8: O Momento Maio/2012

I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 20128 I POLÍTICA

O ministro das Cidades,Aguinaldo Ribeiro, afirmou aodeputado federal Giroto(PMDB/MS), que vai agilizar aautorização das obras de fun-do de vale dos córregosAnhanduí, Cabaça, Areias eBálsamo, em Campo Grande.Estas obras representaminvestimentos de cerca de R$100 milhões para conterenchentes.

“Eu solicitei ao ministro que

ele priorize a liberação dosrecursos para execução des-tas obras, que são importantespara os campo-grandensespor facilitar o deslocamento,melhorar e valorizar as áreas ereduzir o risco de enchentes”,destacou Giroto, após oencontro, enfatizando queAguinaldo Ribeiro afirmou quevai “dar atenção especial aestes projetos”.

Do total solicitado, R$ 42

milhões vão ser destinadospara as obras no CórregoAnhanduí, onde estão progra-madas intervenções num tre-cho de oito quilômetros entre aRua Santa Adélia (no BairroCooaphama) e Avenida Cam-pestre (no Conjunto Aero Ran-cho). Outros R$ 9 milhõesserão para atender a região deinfluência do Cabaça e o res-tante para regiões dos outrosdois cursos d’água.

Giroto pede liberação de verba para obras de combate a enchentes em CG

Projeto de Mobilidade Urbana terá R$ 180 milhõesNuma solenidade no Palá-

cio do Planalto, com a presen-ça da presidente Dilma Rous-sef, o ministro das Cidades,Aguinaldo Ribeiro, assinouportaria que habilita CampoGrande para receber R$ 180milhões que serão investidosem obras de mobilidade urba-na. São intervenções que emdois anos vão melhorar a qua-lidade do transporte coletivo.Segundo o prefeito NelsonTrad Filho é o maior repasseque a capital receberá emtoda a sua história.

Vencida esta etapa, quefoi a habilitação dos projetospelo Ministério das Cidades,a Prefeitura agora terá deapresentar o detalhamentodos projetos executivos para

a Caixa Econômica Federal.Depois desta fase, o prefeitoassina os convênios com aCaixa e em seguida licita asobras. “Este resultado deagora é o desfecho do esfor-ço da nossa equipe técnica eexigiu medidas como a ante-cipação da conclusão do con-trato de concessão do trans-porte, que este ano terá umanova licitação, com dois anosde antecedência. O Ministériodas Cidades exigiu um novomarco regulatório da explora-ção do serviço, para aprovarprojeto”, explica.

O prefeito agradeceu oempenho da bancada federale o apoio da presidente DilmaRoussef que garantiu a Cam-po Grande recursos para os

grandes investimentos queestão sendo feitos em mobili-dade urbana com abertura denovas avenidas, construçãode 19 unidades básicas desaúde, três unidades de pron-to atendimento e centros deeducação infantil.

O Projeto de MobilidadeUrbana contempla a constru-ção de quatro novos termi-nais de transbordo; 41 termi-nais de embarque pré-pago;abertura de 58,7 quilômetrosde corredores exclusivos detransporte, 500 abrigos deônibus, além da construçãode um viaduto (na rotatóriadas avenidas Olavo VilelaAndrade e Gury Marques) eintervenções viárias em trêscruzamentos.

Roberto Stuckert Filho/PR

O secretário de Estadode Habitação e das Cida-des, Carlos Marun partici-pou da solenidade de anún-cio da seleção de propostado Programa Minha Casa,Minha Vida 2 para municí-pios com até 50 mil habitan-tes.

O evento ocorreu emBrasília e contou com a par-ticipação da presidenta daRepública, Dilma Rousseff edo Ministro das Cidades,Aguinaldo Ribeiro.

A relação aprova a cons-

trução de 107 mil unidadeshabitacionais distribuídaspor todo o país. Um dosobjetivos do governo Fede-ral é a construção 2 milhõesde moradias populares até2014.

Em Mato Grosso do Sulserão construídas 2.197 uni-dades habitacionais, distri-buídas em 53 municípios.De acordo com o secretárioMarun, o Estado obteve umbom resultado, pois foramcadastrados 63 municípios edestes apenas 10 não foram

selecionados.“O saldo é bastante posi-

tivo para o Estado, apenaslamento o atraso de mais de70 dias dessa divulgação,pois estamos em ano eleito-ral, e acredito que ocorreráatraso no início dessasobras”, declara Secretário.

O programa Minha Casa,Minha Vida 2 visa beneficiarfamílias com renda mensalde até R$ 1,6 mil, e uma dasprioridades da seleção foi onível de pobreza de cadamunicípio.

Para Marun o saldo foi positivo para MS com o programa MCMV-2

Nelson Trad Filho conversa com a presidente Dilma Roussef em Brasília

Deputado Federal Edson Giroto luta em Brasília por recursos para MS

Secretário de Estado de Habitação, Carlos Xavier Marun

Arquivo

Divulgação

Page 9: O Momento Maio/2012

POLÍTICA I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012 I 9

Câmara Comunitária realizasessão no Bairro Aero Rancho

Atentos às necessidadesdos moradores do bairro AeroRancho, os vereadores deCampo Grande realizaram namanhã de quarta-feira (25-04)mais uma edição da CâmaraComunitária, a primeira de2012, realizada na Igreja Cató-lica Divino Espírito Santo.

A Câmara Comunitária éum Projeto que tem por objeti-vo levar os vereadores paraconhecer diretamente os pro-blemas enfrentados pelos bair-ros mais carentes de CampoGrande, na qual os moradorestem a oportunidade de apre-sentar suas reivindicaçõesdiretamente aos parlamenta-res.

A realização da CâmaraComunitária no bairro AeroRancho foi uma iniciativa daprópria comunidade, por meiode solicitação feita pelos pró-prios moradores, que procura-ram a Casa de Leis a fim deviabilizar a ida dos parlamenta-res ao bairro. Procurado pelaslideranças do Aero Rancho, opadre Valmor Trindade daCruz acatou a ideia e cedeuespaço da Igreja Católica Divi-no Espírito Santos para que aCâmara Comunitária fosserealizada.

A Câmara Comunitária

contou com uma maciça parti-cipação dos moradores, sendoa edição que mais reuniumoradores até hoje.

Para a comunidade a prin-cipal reivindicação de todos é oasfaltamento das ruas do bair-ro Aero Rancho, que é umaluta antiga dos moradores, quesofrem com a poeira e as ruasmal conservadas, que se tran-formam em um grande trans-torno em dias de chuva.

De acordo com o presiden-te da Câmara Municipal,vereador Paulo Siufi, já existeuma emenda ao OrçamentoMunicipal para que seja feito oasfaltamento do bairro, deautoria do vereador Ribeiro. "O

prefeito Nelsinho Trad já estácom o dinheiro alocado e vaiter que fazer essa obra. Temmoradores que já recebem ocarnê de contribuição demelhoria pelo asfalto, contudoa rua ainda não foi asfaltada. Amoradora da Rua Galeão nostrouxe o carnê e constatamosque não há asfalto nessa rua.Por isso vamos atrás do prefei-to para reverter essa situação,não tem porque cobrar umamelhoria que ainda não foi fei-ta. Nosso compromisso é lutarem prol de Campo Grande evamos atrás desse asfalto paraque vocês tenham uma vidamelhor", enfatizou o chefe doLegislativo.

Izaias Medeiros

A Câmara Comunitária no Bairro Aero Rancho foi a edição que mais reuniu moradores até hoje

Page 10: O Momento Maio/2012

I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 201210 I POLÍTICA

Em seu pronunciamentodurante a Câmara Comunitá-ria, realizada na manhã dequarta-feira (25-04), o verea-dor Airton Saraiva destacouque o grande problema doasfalto não ter sido aindarealizado no bairro Aero Ran-cho é o atraso na liberaçãode recursos por parte doGoverno Federal.

"Temos que falar que naverdade o Governo Federalainda não liberou o dinheiro.tenho uma emenda de 2007que foi recebido o dinheirosó agora. O atraso na libera-ção dessas emendas parla-mentares é que impossibilitaa realização do asfalto noAero Rancho. É claro que oprefeito tem responsabilida-de, mas o Governo Federaltambém tem. Precisamos

A proposta de reajusteapresentada pelo governo doestado para corrigir os atuaissalários da polícia militar deMato Grosso do Sul não agra-da aos que fazem segurançapública e desestimula todos ostrabalhadores do setor e só ofarão para cumprir o papel quelhes são dever constitucional,conforme assegurou o deputa-do estadual Cabo Almi (PT) emseu discurso proferido no dia25/04 na tribuna da Assem-bléia Legislativa.

Cabo Almi enalteceu o tra-balho desenvolvido pelas polí-cias militar e bombeiros militare disse que vai continuarcobrando do governo maiorcompromisso para com estestrabalhadores, para que pos-sam ter um salário digno ecompatível com as funçõesque exercem no dia-a-dia emdefesa das famílias e de toda asociedade.

O deputado disse que há

Saraiva alega atraso na liberação de verba para asfaltamento do Aero Rancho

Cabo Almi diz que população clama a Deus e busca socorro na polícia

que venha essa verba paraatender os apelos da popula-ção. É importante que a gen-

te se dedique, porque apopulação merece", avaliouSaraiva.

Vereador Airton Saraiva durante seu pronunciamento no Aero Rancho

um sentimento nacional de seinvestir e pagar melhor aos quefazem segurança pública, hajavista sua importância paratodos nós que buscam ummundo melhor e mais seguropara as nossas famílias.

Finalmente, Cabo Almi dis-se que com esse reajuste queapenas corrige os índices infla-

cionários penaliza toda políciamilitar que deixa de ter um rea-juste salarial digno e compatí-vel com suas responsabilida-des. Certamente a nossa popu-lação que clama a Deus e bus-ca socorro na polícia, tambémgostaria de ver nossos policiaisserem tratados com mais digni-dade, concluiu o deputado.

Deputado Estadual Cabo Almi luta pela melhoria salarial dos policiais

Carlos Santos assumeser pré-candidato avereador pelo PDT

Nas eleições municipaisde 2008, Carlos Santos qua-se foi eleito vereador commais de cinco mil votos.

Agora, volta ao cenáriopolítico filiado ao PDT. Noúltimo dia 19 de abril, reali-zou uma reunião com a pre-sença do pré-candidato a

prefeito de Campo GrandeEdson Giroto e do presi-dente regional do PDTDagoberto Nogueira. Quase500 pessoas estiveram pre-sentes unindo forças ao seuprojeto de garantir uma vagana Câmara Municipal deCampo Grande.

Carlos Santos em reunião com a presença de Giroto e Dagoberto

Alexandre Moura

Divulgação

Izaias Medeiros

Page 11: O Momento Maio/2012

Textos de responsabilidade do anunciante.

QUEM NÃO É VISTO NÃO É

LEMBRADO. ANÚNCIE!

JORNAL O MOMENTO

3373-3675 / 9221-9500

SALÃO COMERCIAL ALUGA-SE

Aluga-se salão comercial, tamanho 5X4 mt,c/banheiro e forrado. Na Rua Pastor Virgilio Faria,488, Villa Kellen. Tel.: 3373-3698 / 9926-2037.

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS

DIARISTAServiços de: faxina, lavo e passo. Tenho referên-cias. Fone: 9289-5004 - Quezia.

CLASSIFICADOS I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 2012 I 11

IMÓVEIS VENDEM-SE

COOPHAVILA IIRua Marambaia, 01 suíte, 02quartos, sala 02 ambientes,copa, cozinha, banheirosocial, área de serviço, ebanheiro social, varanda egaragem com portão social ede elevação. VALOR: R$115.000,00. Disponível parafinanciamento.

COOPHAVILA IIRua Marambaia, 02 quartos,banheiro social, sala 02ambientes, cozinha na áreade serviço, com banheiro,varanda e garagem com por-tão de elevação eletrônico.VALOR: R$ 125.000,00. Dis-ponível para financiamento.

COOPHAVILA IIAv. Marinha, casa, 02 suítes,02 quartos, banheiro social,sala, copa, cozinha, despen-sa, varanda, área de serviço,salão comercial com banheirosocial. Edícula, com quartos,banheiro, área coberta ampla,churrasqueira e canil. VALOR:R$ 140.000,00. Disponívelpara financiamento.

COOPHAVILA IIRua da Enseada, casa, 02quartos, banheiro social sala,copa, cozinha, área de servi-ço, varanda, 03 vagas degaragem, apartamento nosfundos, terreno todo calçado,ótima localização. VALOR:R$ 100.000,00. Disponívelpara financiamento.

COOPHAVILA IIRua da Ilha, casa, 02 quar-tos, banheiro social sala,copa, cozinha, área de servi-ço, varanda ampla, edícula,com três peças, varanda eárea de serviço. VALOR:100.000,00

OURO PRETORua Tatupeba, 02 quartos,02 wc, sala e cozinha. Lote10x20. VALOR R$80.000,00

COOPHAVILA IIRua da Enseada, 03 quartos,wc social, sala, copa, cozinha,varanda na área de serviço,01 peça nos fundos, varandana frente e garagem. ValorR$100.000,00. Disponívelpara financiamento.

JARDIM PÊNFIGO01 suíte, 02 quartos, banhei-ros social, sala, cozinha, áreade serviço, varanda e gara-gem. Valor: R$ 65.000,00

JARDIM TARUMÃRua Delamare 161, casa,suíte, banheiro social, 02quartos, sala, cozinha, des-pensa, área de serviçocoberta, despensa, varanda,churrasqueira e garagem,próximo ao colégio Gonçali-na. Valor: R$ 115.000,00

JARDIM TARUMÃRua Aguará, casa, 02 quar-tos, 02 banheiros sociais,sala, cozinha, área de servi-ço, cobertura para veículo.Valor: 82.000,00

JARDIM TARUMÃRua Aguará, casa, suíte,banheiro social, 02 quartos,sala de visita, sala de estar,cozinha, copa, despensa,área de serviço varanda egaragem, portão social e deelevação. Valor: R$120.000,00. Disponível parafinanciamento.

JARDIM TARUMÃRua Florão, casa, 02 quartos,banheiro social, sala, cozi-nha, área de serviço varanda.Valor: R$ 80.000,00.

JARDIM TARUMÃRua Florão, 02 salas, 03 wc,03 quartos, cozinha, área deserviço e uma edícula com03 peças e wc. Social. R$90.000,00

SÃO JORGE DA LAGOAMinha Casa Minha Vida, RuaItaporã com Rua Rio Brilhan-te. Casa nova, 02 quartos, 02banheiros, sala, cozinhaamericana, área de serviço,garagem para duas vagas,toda em brindex, padrão deacabamentos em mármore egranito, teto de laje área deserviço ampla. Valor R$105.000,00. Disponível parafinanciamento.

JARDIM LEBLONRua Maracanã, casa, 03quartos, 02 banheirossociais, sala de visita, sala deestar, cozinha, área de servi-ço, despensa, garagem.Valor: R$ 160.000,00

AERO RANCHOCasa de alvenaria, ruaIemanjá, próximo Supermer-cado São João, 02 aparta-mentos, sala de visita, salade estar, copa, cozinha, áreade serviço com varanda echurrasqueira, varanda defachada, garagem para duasvagas. Valor: 160.000,00

GUANANDIRua Túlio Alves Quito, 02casas no mesmo lote, 02quartos, 01 suíte máster,banheiro social, sala de visi-ta, sala de estar, copa, cozi-nha, área de serviço ampla evaranda, varanda e gara-gem. VALOR: 110.000,00

GUANANDICasa, Rua Simplício Masca-renhas, 02 quartos, sala, cozi-nha, banheiro social, área deserviço. VALOR: 45.000,00

JD CENTENÁRIOCasa, composta de suíte, 02quartos, banheiros social,cozinha planejada, copa,sala 02 ambientes, varandaampla, de alvenaria e deta-lhes de madeira enverniza-da, lavanderia, choupanacom churrasqueira e fogão alenha. VALOR: 150.000,00

VILA SÃO PEDROCasa, composta de 01 suí-te, 02 quartos, banheirosocial sala de visita, sala deestar, copa, cozinha, varan-da ampla com lavanderia ebanheiro social, área amplacoberta nos fundos, chur-rasqueira, portão social,portão de elevação, cercaelétrica, interfone. Valor: R$225.000,00

MARCOS ROBERTORua Ebano, casa, com 02quartos, sala, cozinha,banheiro social, área de ser-viço, varanda ampla, cons-truído em um terreno de360m². VALOR: 95.000,00

LAGOA PARQUECasa, com 2 quartos,banheiro social, sala, cozi-nha, varanda ampla. Edícula,com 3 peças banheiro sociale lavanderia, portão de ele-vação, interfone e cerca elé-trica. VALOR: R$ 95.000,00

MARCOS ROBERTORua dos Pirineus, Salãocomercial/residência/edí-cula, casa anexa ao salão,com 02 quartos, sala, cozi-nha, banheiro social, áreade serviço, despensa. Edí-cula com três peças, cozi-nha anexa a varanda eárea de serviço. Salãocomercial, com 44m².VALOR: 155.000,00

JARDIM MATO GROSSORua Itaporã, casa/edícula,casa, com 01 suíte,banheiro social, quarto,sala ampla, cozinha,varanda, área de serviçoampla. Edícula, com 03peças, banheiro social,varanda.

JARDIM MATO GROSSORua Ponte Branca,casa/edícula, casa, com 02suítes, 01 quartos, banhei-ro social, 01 cozinha, áreade serviço, garagem, des-pensa. Edícula, com 03peças, banheiro social,varanda ampla. VALOR:150.000,00

TERRENOS

E TERRAS

VENDEM-SE

CHÁCARA, 5000m², casagrande estilo fazenda,composta de sala 02ambientes, 01 suíte,banheiro social, cozinha,03 quartos, área de servi-ço, garagem mpara 03 veí-culos, uma cobertura comfogão a lenha, 01 banheirosocial na varanda, varandaampla circundado toda aextensão da casa. Locali-zado a 5km da rotatóriapara Sidrolândia, BR -060,nos fundos da Concrelei.².VALOR: 250.000,00

JARDIM NASCHIVILLE12X30m - 360m², VALOR:R$ 45.000,00. Obs: Finan-cia pela Caixa Econômica.Disponível para financia-mento caixa econômica

PARQUE COLORADO12x30m - 360m², frentepara asfalto. VALOR: R$25.000,00

Page 12: O Momento Maio/2012

I Campo Grande-MS, 15 de abril a 15 de maio de 201212 I GERAL

Ponto Quente inaugura loja no Tijuca-Aero RanchoOs moradores da região

do Tijuca-Aero Rancho, nasaída para Sidrolândia, têmagora uma nova opção para acompra de móveis na novaloja Ponto Quente. A inaugu-ração aconteceu na manhã dequarta-feira (25-04).

Depois do sucesso da pri-meira loja localizada na Aveni-da Gury Marques, o empresá-rio Marcelo Gonçalves apostano desenvolvimento da

Região Urbana do Lagoa.O Ponto Quente é um

grande saldão de móveisnovos. Na loja o consumidorencontra tudo que precisapara renovar sua casa com omenor preço.

O Ponto Quente do Tijuca-Aero Rancho fica na AvenidaMarechal Deodoro, nº 2936,próximo ao Terminal AeroRancho, ao lado da novaagência do Banco do Brasil.

Equipe de colaboradores da nova loja Ponto Quente Tijuca-Aero Rancho, garantem um bom atendimento

Alexandre Moura