O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

16
01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 1 FOTO: GIULIA MENDES Informativo quinzenal • Fundador Laércio Nunes • Circula em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité e Sete Lagoas. Distribuição gratuita . Ano 1 • Nº 10 01 a 15 de julho / 2011 Vegetação nativa restaura a Serra do Cipó Trânsito Aumento Passagens de ônibus interestaduais ficam até 5% mais caras Página 4 Boa Notícia Mudas de árvores Moradores poderão solicitar plantio de novas árvores perto de suas residências para evitar quedas e acidentes Página 5 Festival de Inverno Cidades de Ouro Preto e Mariana se preparam para receber turistas Página 9 Os sete pecados da beleza Dicas imperdíveis para ficar ainda mais bela Página 9 Cuidados no inverno Tratamentos contra o ressecamento da pele repõem substâncias Página 9 FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: DIVULGAÇÃO Cultura Hey Cute Saúde Publicidade 23x5cm Clássico sobre rodas Aberta exposição de carros antigos em shopping da capital Página 9 Veículos Projeto inédito restaura área degradada com espécies nativas da região que concentra a diversidade do cerrado em Minas Gerais . Pag. 7

description

JORNAL O PASSAGEIRO 1ª ED JULHO 2011

Transcript of O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

Page 1: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 1

FOTO

: GIU

LIA M

ENDE

S

Informativo quinzenal • Fundador Laércio Nunes • Circula em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité e Sete Lagoas. Distribuição gratuita .Ano 1 • Nº 10 01 a 15 de julho / 2011

Vegetação nativa restaura a Serra do Cipó

Trânsito

AumentoPassagens de ônibus interestaduais ficam até 5% mais carasPágina 4

Boa Notícia

Mudas de árvoresMoradores poderão solicitar plantio de novas árvores perto de suas residências para evitar quedas e acidentesPágina 5

Festival de InvernoCidades de Ouro Preto e Mariana se preparam para receber turistasPágina 9

Os sete pecados da belezaDicas imperdíveis para ficar ainda mais belaPágina 9

Cuidados no invernoTratamentos contra o ressecamento da pele repõem substânciasPágina 9

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Cultura Hey Cute Saúde

Publicidade 23x5cm

Clássico sobre rodasAberta exposição de carros antigos em shopping da capital Página 9

Veículos

Projeto inédito restaura área degradada com espécies nativas da região que concentra a diversidade do cerrado em Minas Gerais . Pag. 7

Page 2: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

2Marcelo F. V. Nunes

Fundador: Laércio NunesEditor: Marcelo Nunes

Produção: Agenda Comunicação [email protected]: (31) 3021-0204

CHA

RG

E

Um rapaz chega em casa e diz para sua mãe que se apaixonou e quer se casar. Ele faz a seguinte proposição:- Mãe, por brincadeira, vou trazer aqui três mulheres e você irá tentar adivinhar com qual delas eu irei me casar. A mãe acaba por concordar com o teste. No dia seguinte, ele traz à sua casa três mulheres lindas. Elas ficam conversando com a mãe do rapaz durante um bom tempo. Depois de horas de conversa entre elas, o rapaz chega e pergunta:- Então mãe, você é capaz de adivinhar com qual eu vou me casar?

A mãe responde imediatamente:- Com a do meio.O rapaz fica surpreso e pergunta:- É incrível mãe. Você acertou! Mas como é que adivinhou?A mãe responde:- Não gostei dela... O empregado entrou na sala do patrão, com ar tímido e disse: - Doutor, o senhor me desculpe, mas já faz três meses que eu não recebo meu salário! E o chefe responde:- Tudo bem, seu Dirceu! Está desculpado!

PIA

dA

S d

E S

Alã

O

Editorial

Tiragem: 40.000 exemplares

Número de páginas: 16

Periodicidade: Quinzenal

Chefe de redação: Maíra RolimRedatoras: Giulia Mendes, Karla Lopes e Renata StuartDiagramação: Giulia Mendes

Comercial: Rafael Diniz (31) 78132360 / id radio: 118*25141

Gráfica: CECONGRAF Circulação: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Santa Luzia.

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião deste Jornal.

FOTO

: KAR

LA LO

PES

Lição de pai para filhoPassando por uma das praças da cidade, observei um rapaz bem jovem. Há pouco ingressado no universo adulto, com certeza. Passeava com seu filho, o garotinho de três anos, provavelmente. Era sábado e estava calor, aproveitei a sombra da paineira que cobria um dos diversos bancos dali. Desfrutando a delicada sombra arbórea, ficava mais aprazível ver os primeiros passos solo do infante, que pisoteava a grama de modo incerto, mas acompanhado pelos olhares cuidadosos do jovem pai.

Entre um passo e outro sobre a grama fofa, eis que surge, vindo de outra criança que ali circulava, o objeto, surpreendentemente, colorido e redondo que cessou sua trajetória aos pés do menininho. Automaticamente, ele buscou os olhos do pai, que se agachou, fazendo-se à altura do filho. O jovem disse algumas coisas aos ouvidos da criança que, imediatamente, chutou a bola para seu dono. Esse, um pouco mais velho, a retornou. A criança regojizando de alegria, ficou ali por alguns minutos trocando passe de bola com seu amiguinho, acompanhado com felicidade por seu pai, que quanto mais o menino se entrosava com o objeto ia passando instruções mais complexas.

Nesse simples ato, o jovem pai ensinou ao seu filho lições sobre solidariedade e fraternidade, assim como técnicas e regras para a prática da brincadeira com o outro menino. Autorizava ao filho a liberdade de brincar. Ora! Trata-se então de educação! É isso que as escolas propõem, é para isso que existem as universidades. Fundamentalmente, a educação é o exercício de interação entre aquele que ensina com o que aprende, e esse com seus iguais. E como objetivo maior a busca pela liberdade aos cidadãos. Construindo assim uma sociedade motivada pela fraternidade e solidariedade.

Ao noticiarem durante a semana o desempenho do nosso sistema educativo pelos parâmetros avaliativos internacional, não é de se espantar a constatação do mau desempenho da nossa sociedade na tentativa de fazer de seus cidadãos pessoas habilitadas ao exercício da liberdade através da educação. Ao contrário da criança que aprende, brincando, que a essência da sociedade é a fraternidade e a solidariedade, nosso sistema de ensino não encontra alternativa para fazer dessa simples lição a base das práticas de ensino e aprendizagem no país. Certamente, o problema é muito mais complexo, mas não bastam as técnicas avançadas, incrementos nos salários dos atores da educação se a sociedade não promover a formação dos cidadãos aos olhos da fraternidade e da solidariedade, visando a ascensão à liberdade, essa em todos os níveis.

• Antes de desembarcar, oferecer a mão e ajudar os usuários que estão desembarcando do ônibus

• Ter cuidado com os demais usuários ao entrar no ônibus com bolsas, sacolas e mochilas

• Ser cordial com o passageiro ao seu lado

• Não conversar ou cantar em tom alto e nem gritar dentro do ônibus

• Ajudar os usuários a carregar seus pertences

• Ao embarcar, ocupar os lugares no salão traseiro do ônibus

• Nos dias de jogos, os torcedores respeitarem os usuários dentro dos ônibus

• Não guardar lugar nos assentos dos ônibus, respeitando os usuários que estão na fila de embarque

• Ser cavalheiro e oferecer o lugar às passageiras quando todos os assentos estiverem ocupados

dIC

A d

O P

AS

SA

GEI

RO

Eu também leio O PassageiroMaria José, aposentada e usuária de transporte público, também lê O Passageiro.

Gentileza urbana é...

Page 3: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 3Boa Notícia

Moradores de Belo Horizonte ganham duas mil mudas de árvoresA Prefeitura de Belo Horizonte colocará em breve à disposição da população da capital aproximadamente 2 mil mudas de quaresmeira, escumilha africana, hibisco, entre outras. As mudas, doadas pela CEMIG, servirão para reposição de árvores em risco de queda nos passeios das residências. O objetivo é substituir árvores mais antigas para evitar quedas, principalmente em dias de chuvas.

Passagem mais caraAgência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) autorizou, por meio da Resolução 3.687, publicada no Diário Oficial da União, reajuste de cerca de 5% sobre os coeficientes tarifários dos serviços de transporte rodoviário interestadual e internacional de passageiros em percurso de longa distância. O percentual de reajuste se refere somente ao coeficiente e não significa que o preço da passagem subirá nesse patamar. O reajuste passará a valer a partir da zero hora do dia 1º de julho.

Parque no bairro Santo Agostinho é reaberto ao públicoRevitalização do paisagismo, religamento da cascata, poda das árvores, melhoria da parte elétrica e introdução de plantas ornamentais. Essas melhorias, realizadas pela Fundação de Parques Municipais (FPM) no Parque Rosinha Cadar já podem ser vistas pelos cidadãos, já que o parque foi reaberto.

Monitores vão orientar os visitantes sobre os cuidados que se deve ter com os jardins e com a limpeza do parque, ressaltando a guarda responsável dos animais domésticos. Localizado no bairro Santo Agostinho, o Parque Rosinha Cadar foi implantado em 1994. Com uma área de aproximadamente sete mil metros quadrados, o local possui

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Parque Rosinha Cadar

Page 4: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

4Saúde é vida

A tendência no inverno é a pele ser mais atingida por variações térmicas, o que pode causar ressecamento de algumas áreas. Além disso, sem cuidados específicos, podem surgir rugas no corpo. Para que o frio passe sem deixar estes e outros efeitos desagradáveis, existem dicas e tratamentos para manter a pele macia e tonificada.

Se a pele perder sua hidratação natural, pode ficar com um aspecto opaco, áspero, descamar com facilidade e mais sujeita a irritações. Vento, frio, ar seco, banhos quentes e demorados também contribuem para que o corpo e o rosto percam sua elasticidade e proteção natural. Por isso, os SPAS e clínicas de estética já preparam tratamentos dedicados ao inverno.

A fisioterapeuta dermato-funcional Juliana Assis, sócia do Kalmma Zen Spa unidade Vila da Serra, localizado na região das Seis Pistas, zona sul de Belo Horizonte, explica que os métodos de renovação

celular e hidratação corporal e facial, utilizados no Kalmma Zen Spa, eliminam células mortas, deixando a pele mais macia, saudável e com luminosidade e prontas para receberem novos tratamentos e produtos. “A hidratação, além de suprir as necessidades diárias de manutenção de água nas camadas epidérmicas da pele, evitando o ressecamento, repõe substancias importantes para a beleza, como vitaminas, colágenos e outros, e o resultado é uma aparência completamente revitalizada”, conclui.

Dicas de como utilizar sabonetes neutros, os glicerinados, também ajudam a manter a pele hidratada no inverno. Na hora de escolher a roupa, os tecidos naturais são os mais indicados. Se for usar lã, é recomendável colocar uma peça de algodão por baixo. O acompanhamento de um dermatologista também é fundamental, principalmente para aqueles mais sensíveis a esta época do ano.

Cuide da pele neste invernoTratamentos hidratam, repõem substâncias e amenizam manchas

O inverno também é uma época ideal para tratamentos de rejuvenescimento de pele, manchas, seqüelas de acnes e estrias, por ser uma estação em que a exposição ao sol é menor e as roupas utilizadas serem mais fechadas, há maiores possibilidades de êxito em qualquer intervenção dermatológica nesse período. Uma das tecnologias mais procuradas hoje em dia é o laser de CO2 fracionado, indicado para o tratamento de rejuvenescimento da pele, flacidez, manchas e rugas superficiais, seqüelas de acnes e estrias. Dentre os benefícios da técnica estão o curto período de tempo para o restabelecimento da pele e a

simetria perfeita de reconstituição. Normalmente são necessárias de 3 a 4 sessões, que são realizadas uma vez ao mês.. A clínica de estética Dermoclin, localizada no bairro Santa Efigênia, região hospitalar de Belo Horizonte, oferece tratamentos para o rejuvenescimento da pele, como o CO2 fracionado. Mais informações pelo site www.dermoclin.com.br

DermoclinRua dos Otoni, 690 – Sl 201, no bairro Santa Efigênia. Tel: (31) 3273-0808 / (31) 3274-1282

C02 FRACIONADOFO

TO: D

IVUL

GAÇÃ

O

Hidratação corporal e facialdeixam a pele mais macia

Hey, Cute!Karla Lopes

[email protected]

Estava pensando em como certas coisas podem acabar com todo o nosso esforço pra ficar bonita. Muitos de nossos descuidos geram consequencias ao nosso corpo e, por isso, é importante saber o quanto esses erros são bobos e podem ser evitados. Listei abaixo, os 7 pecados da beleza cometidos por muitas mulheres:

1º: Sair de casa sem protetor solar.

Se você quer ter uma pele bonita, sem manchas e ainda prevenir câncer de pele, é essencial usar protetor solar sempre, não só quando está sol, mas também quando está nublado.

2º: Dormir com o rosto maquiado.

Dormir com todos aqueles produtos que te deixaram ainda mais bonita pra sair vão fazer sua pele ficar horrível no dia seguinte. Eles se transformam em impurezas que irão entupir os seus poros durante a noite, causando assim, uma oleosidade excessiva e muitas espinhas.

3º: Roer unhas.

Não é preciso nem citar a quantidade de bactérias que você ingere ao “comer” as suas unhas, faz um mal danado à saúde.

4º: Lavar o cabelo usando água quente.

Água quente vai acabar com a queratina do seu cabelo, deixando-os secos, opacos e sem vida.

5º: Abusar da química nos cabelos.

O excesso de química nos fios irá fazer com que eles fiquem mais fracos a cada dia e as consequências disso são bem severas.

6º: Espremer cravos e espinhas.

O ato de espremer uma espinha vai deixar uma mancha bastante duradoura no rosto. Pior que a acne em si, certo? Procure um dermatologista para que ele possa indicar os produtos certos para tratar a pele.

7º: Deixar de cortar os cabelos de 3 em 3 meses.

Retirar as pontas secas e duplas faz com que seu cabelo fique muito mais forte e bonito.

Os sete pecados da beleza

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Page 5: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 5Interessa ao Passageiro

O Passageiro dedica um espaço exclusivo para você, leitor. Aqui, você poderá relatar sobre documentos perdidos, carros roubados e furtados, pedidos de doação de sangue, pessoas desaparecidas, entre outros assuntos. O jornal também vai buscar, através da sua participação, o retrato do abastecimento de luz, de água, de alimentação, de bens de consumo, das condições de trânsito, da segurança e qualquer outra informação sobre os serviços de sua cidade.

Participe enviando cartas para a redação, e-mail para [email protected] ou pelo telefone (31) 3021-0204.

Mudanças de trânsito da região da Pampulha

A BHTRANS alterou a circulação de seis vias no entorno da rua Izabel Bueno, região da Pampulha. Essas mudanças constituem a primeira etapa de inversão de mão direcional de circulação e tem como objetivo organizar o trânsito e reduzir os conflitos nos cruzamentos, garantindo mais fluidez e mobilidade para condutores e pedestres da região. Passam a operar com mão única direcional as seguintes ruas:

- Calunga, entre as ruas Cana Verde e Izabel Bueno, nesse sentido;

- Pedro Dutra, entre as ruas Izabel Bueno e Cana Verde, nesse sentido;

- Bacupã, entre as ruas Cana Verde e Izabel Bueno, nesse sentido;

- Guarumã, entre as ruas Izabel Bueno e Cana Verde, nesse sentido;

- Antônio Paulino de Castro, entre as ruas Izabel Bueno e Cana Verde, nesse sentido;

- Silvério Ribeiro, entre ruas Francisco Proença e Izabel Bueno, nesse sentido;

- Feliciano Negrão, entre ruas Silvério Ribeiro e Dr. Cornélio Rosemberg, nesse sentido.

Alteração de circulação no bairro São Francisco

A Rua Viseu, entre Rua Estoril e Avenida Major Delfino de Paula, no Bairro São Francisco, que operava em mão dupla, está operando agora em

mão única direcional neste sentido. As alterações foram sinalizadas com faixas de pano para orientar os motoristas e pedestres e agentes da BHTrans estão monitorando o trânsito na região.

detectores de invasão de faixa de ônibus em operaçãoOs detectores de invasão de faixa exclusiva para ônibus já estão operando na capital. Os equipamentos fazem a fiscalização do tráfego de veículos não autorizados a circularem nas pistas e faixas de circulação exclusiva para o transporte coletivo da Avenida Senhora do Carmo. Todos os locais estão sinalizados e com faixas de pano. Inicialmente, quatro equipamentos estão operando na avenida, nos números 777 e 329, ambos no sentido bairro/Centro, entre as ruas Cristina e Rio Verde e Montes Claros e Outono, respectivamente. No sentido Centro/bairro, os detectores operam na altura dos números 500 e 624, entre as ruas Montes Claros e Passatempo e Passatempo e Rio Verde.

Transporte Público

Segundo a BH Trans, a adoção de pistas e faixas exclusivas, priorizando a circulação do transporte público, é uma tendência muito utilizada nos principais centros urbanos do mundo. Melhorar a circulação do transporte coletivo, tornando-o mais atrativo à população, é a solução para melhorar a mobilidade na capital. E o que os detectores de invasão pretendem incentivar mais usuários a utilizarem este modo de transporte em seus deslocamentos diários.

A voz do Passageiro

Inverno pede caldoSugestões para petiscar com a colher na estação mais fria do ano

A estação mais fria do ano chegou e com ela os caldos incrementados nos cardápios de bares e restaurantes em Belo Horizonte. Além de saborosas, essas misturas de carnes e legumes fortalecem e alimentam mais do que alguns lanches fast food, devido à grande quantidade de nutrientes. E não há nada melhor que o aroma irresistível dos caldos aliado àquela fumacinha que sai da tigela para aquecer o corpo todo nesse friozinho, não é verdade?!

Fui experimentar os caldos do Godofredo Bar, localizado em Santa Tereza, na rua Paraisópolis com rua Divinópolis, ao lado de onde foi fundado o Clube da Esquina, e me surpreendi com o caldo de dobradinha com feijão branco. A dobradinha nada mais é que o estômago do boi, também chamado de bucho, e para quem não gosta ou

nunca experimentou, a dica é provar a iguaria preparada por quem realmente sabe fazer, para não criar algum tipo de trauma e nunca mais querer provar.

A chefe de cozinha Sílvia Tiago, do Godofredo Bar, incrementa o caldo de dobradinha com bacon, calabresa e pimentão, deixando o sabor do bucho mais leve. Outra opção da casa para aquecer é o caldo verde, que não leva carne nenhuma, mas é tão saboroso que nem dá para sentir falta. Vale a pena conhecer o local também por causa do ambiente agradável e aconchegante, da música boa e do atendimento acolhedor, já que a sócia-proprietária Luciane Andrade recebe cada cliente como se estivesse em um jantar de amigos em sua residência. Luciane ensinou a receita do caldo verde para O Passageiro.

Caldo Verde do GodofredoIngredientes:• 200 g de palmito• 200 g de manteiga• 200 g de ervilha• 5 folhas de couve• 200 ml de creme de leite• quanto baste de água• cebolinha para decorar• rodelinhas de pão italiano para acompanhar

Rendimento: 04 porções

MODO De pRepARO:Cozinhe a batata. Depois de cozida, bata no liquidificador com a água, se quiser mais grosso, menos água, se quiser ralo, mais água. Refogue na manteiga e deixe ferver.

Acrescente o palmito e a ervilha. Bata a couve no liquidificador com um pouco do caldo. Misture com o restante do caldo na panela. Por último, coloque o creme de leite na hora de servir e decore com cebolinha.

Giulia [email protected]

Céu da Boca

FOTO

: GIU

LIA M

ENDE

S

Page 6: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

6Meio Ambiente em Foco

Pedalando no TopoEstá chegando mais uma temporada do Pedalando no Topo. Uma vez ao ano, ao invés das luzes coloridas das salas de ciclismo indoor, os praticantes do esporte têm a oportunidade de pedalar ao ar livre, em pleno mirante da Serra do Rola Moça. O evento, muito bem organizado, está marcado para 13 de agosto e contará com a participação de professores Italianos de spinning. Mais de 1400 pessoas devem participar.

Velho Chico O estilista Ronaldo Fraga apresenta Brasil afora, após sucesso de lançamento ano passado em BH, sua exposição “Rio São Francisco Navegado por Ronaldo Fraga”. A exposição retrata

Rafael [email protected]

Qual será o futuro da energia?Caros leitores, em tempos em que assuntos ligados à preservação do meio ambiente, e à nossa também, estão cada vez mais frequentes, um assunto em especial vem chamando a atenção: qual será o futuro da energia no Brasil e no mundo? Atualmente as fontes de energia que respondem pelo abastecimento real da população humana são basicamente as de origem hidráulica, nuclear e fóssil. Mas sabemos que existem também as energias eólica, solar e a gravitacional. Acontece que efetivamente essas ainda respondem por uma parcela ínfima do abastecimento mundial, embora possuam uma importância enorme.

A energia hidráulica, gerada a partir das usinas hidrelétricas, formadas com base em barramentos nos cursos d’água, utilizam a força das águas para a geração de energia. Essa é a fonte energética mais utilizada no Brasil, e, embora considerada limpa, é alvo frequente de grandes mobilizações no sentido de conter os impactos ambientais e sociais advindos de sua implantação, como o desmate, a perda de espécies e as desapropriações de moradias anos locais das barragens. A energia nuclear por sua vez, que recentemente estampou capas de jornais pelo mundo afora, em decorrência do vazamento na usina japonesa, é outra fonte de energia limpa, extremamente eficiente desde que não haja vazamentos radioativos e consequentemente a contaminação do meio ambiente. Nesse momento, essa fonte de energia passa instantaneamente para um papel de grande vilão, uma vez que o impacto da radição sobre os seres vivos é extremamente danoso, podendo ser fatal. Ja a energia fóssil, por sua vez, é

a primeira das três que deverá ser substituída, pois além de ser responsável pela geração de resíduos ao ambiente, depende da extração de recursos naturais não renováveis, e, portanto, tem data de validade.

Soma-se a essas fontes a energia produzida a partir das algas. Considerada a terceira geração de biocombustíveis, a produção à base de algas marinhas pode se tornar uma ótima alternativa para substituir os combustíveis fósseis, como o petróleo. Com rendimento mais eficiente que a soja e outras matérias-primas comuns nos biocombustíveis, as algas praticamente não oferecem impactos ambientais. As algas também consomem dióxido de carbono em grande quantidade, atuando tanto como um combustível quanto como uma forma de eliminar as emissões de gás carbônico liberados pelos automóveis, por exemplo, contribuindo para minimizar o efeito estufa e o aquecimento global.

Entretanto, essas quatro fontes alternativas de energia ainda possuem um grande gargalo na sua expansão, que são os altos custos para sua implantaçao em grande escala. Algumas, como a solar e a eólica, ainda dependem de locais privilegiados nos quesitos insolação e presença de ventos.

Os entraves econômicos certamente estão adiando a maior participação dessas fontes energéticas no abastecimento da população humana, mas não há dúvida de que esse é um caminho sem volta e tudo é uma questão de tempo até que novas tecnologias facilitem a sua implantação. Aliás, formas ainda mais alternativas e pontuais vem surgindo mundo afora e mostram a enorme capacidade humana em inovar. Como exemplo pode ser citado um projeto de brasileiros, premiado mundo afora, que criou um sistema que transforma em energia elétrica o movimento gerado nas catracas de metrô. Imagine a energia que pode ser gerada em uma cidade como São Paulo, onde 2,56 milhões de pessoas passaram diariamente pelas catracas do metrô em 2010? Também já existe tecnologia que pode transformar a energia dos passos em eletricidade, com dispositivos chamados piezoelétricos. Nesse caso, existem boates na Europa que já se iluminam a base dos passos na pista de dança. E calçadas que iluminam os pontes de uma rua. Também existem academias de ginástica onde a luz vem da energia obtida a partir do suor de seus alunos nas esteiras e bicicletas. E tantos outros exemplos, que confortam e mostram que um mundo sustentável pode sim sair do papel.

Formas ainda mais alternativas e pontuais vem surgindo mundo

afora e mostram a enorme capacidade humana em

inovar. Um mundo sustentável pode sim sair do papel

Twittadas de JornalMaíra Rolim

[email protected]@maira_rolim

regiões do Velho Chico, como o Canindé de São Francisco, em Sergipe, onde é possível apreciar o maravilhoso Cânion do Xingó. A exposição foi aberta esses dias em SP e segue agora para outras capitais, incluindo Rio de Janeiro, Recife e Salvador.

CanindéDa capital Sergipana, Aracaju, é possível fazer o passeio ao espetacular Cânion do Xingó, em Canindé. Este ano conheci o Canion. São passeios de um dia, com saída pela manhã e retorno ao fim do dia. Chegando em Canindé, enormes barcos esperam os turistas para seguirem para um passeio inesquecível.

Chove ChuvaEstou twittando de Lima, no Peru. Uma curiosidade

é que não chove na cidade. Há décadas que não cai uma chuvinha sequer em Lima. Uma garoa é o máximo que se pode ver de água caindo. Por conta disso, Lima não tem bueiros nas ruas e muitas casas não têm telhados. Fiquei impressionada, nunca imaginaria que numa cidade de quase 9 milhões de habitantes não tivesse bueiros.

CulináriaO prato típico de Lima é o ceviche. Tem ceviche de tudo quanto é tipo. É um prato típico peruano, baseado no peixe cru e marinado no limão. Aliás, o limão daqui é muito mais azedo que o nosso brasileiro. O prato normalmente vem acompanhado com espigas de milho e batata doce - sua cor nos faz confundi-la com abóbora.

Page 7: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 7Capa

Projeto inédito restaura área degradada com espécies nativas da Serra do Cipó

FOTO

S: GI

ULIA

MEN

DES Região que detém maior

diversidade de campo rupestre do país é restaurada com 25 espécies diferentes nativas e endêmicas ameaçadas de extinção

O cerrado é um dos biomas mais ricos do país, e Minas Gerais representa 57% dessa riqueza, que abriga importantes espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção. Na Serra do Cipó, região Central do Estado e Sul da cadeia do Espinhaço, se concentra grande parte deste bioma, e a vegetação predominante de campo rupestre possui uma das maiores biodiversidade do país, que se propaga em altitudes que variam entre 800 e 1.700 metros com espécies endêmicas, hoje ameaçadas pelas atividades econômicas que muitas vezes não respeitam a legislação ambiental.

O alto grau de impacto ambiental na Serra do Cipó provocado por queimadas, loteamentos, mineração, abertura de estradas, pastagem e a própria agricultura, como a plantação de eucalipto que cresce rapidamente e substitui espécies nativas do campo rupestre, gera a necessidade de recuperação da vegetação original desta região, não só para preservar a beleza da paisagem que o local cultiva, mas também para proteger as espécies ameaçadas, garantindo a sobrevivência dos animais, que encontram refúgio e alimento na vegetação, e assim todo o equilíbrio do ecossistema.

Em busca de uma solução para recuperação de áreas degradadas da Serra do Cipó, o Biólogo

especializado em Ecologia, Professor Geraldo Wilson Fernandes, do Departamento de Biologia Geral do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), começou a desenvolver um projeto inédito, com metodologia própria de cultivo de espécies nativas do campo rupestre, raras e de difícil reprodução em cativeiro, para utilizar na restauração destas áreas que sofrem impactos. “Os órgãos ambientais não acreditavam ser possível o replantio de espécies nativas do campo rupestre, já que é uma vegetação que nasce em meio de pedras, com muitas peculiaridades e de difícil propagação”, explica o Biólogo.

Segundo Geraldo, antes eram utilizadas espécies

exóticas inadequadas para o replantio em áreas degradadas. “As espécies exóticas, que vem de outros biomas, só colorem o campo de verde, mas não tem importância ecológica, pelo contrário, elas se alastram e destroem as espécies nativas da região caracterizando uma invasão biológica, que é a segunda maior causa de perda de biodiversidade no mundo. Hoje trabalhamos com 25 espécies nativas e endêmicas, que são restritas da região, ameaçadas de extinção, e muitas delas têm um enorme potencial medicinal, como a semente de arnica, e ornamental, que podem se tornar fonte de renda para a população da Serra do Cipó, através da produção de cosméticos e sabonetes, por exemplo, evitando sua retirada da natureza”, afirma.

Importância

Com 1.100 quilômetros de comprimento e 200 quilômetros de largura, a Serra do Espinhaço se localiza no divisor de águas das bacias hidrográficas dos rios São Francisco e Doce, além de abrigar o rio Cipó, afluente do Rio das Velhas. “A Serra do Cipó é considerada a caixa d’água do Sudeste, e com este trabalho queremos mostrar a importância da região e de preservar seus recursos naturais, mas precisamos da ajuda de órgãos como a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), para que exijam dos empreendedores a adoção da melhor maneira de recuperação ambiental, uma vez que as atividades econômicas geram desenvolvimento e precisam ser feitas, mas de maneira responsável”, ressalta o Professor.

O Biólogo Geraldo Fernandes no local onde cultiva espécies endêmicas e nativas da Serra do Cipó

Giulia Mendes

Conscientização

Outra forma de tornar o projeto mais amplo e manter as espécies que integram a paisagem local é investir na educação e conscientização ambiental, responsabilidade da Área de Preservação Ambiental (APA) Morro da Pedreira. “O trabalho mostra que propagar espécies nativas do campo rupestre é totalmente possível, a restauração está dando resultados, as espécies estão em desenvolvimento, mas a colaboração da população, dos órgãos ambientais e das empresas é fundamental para trazer a biodiversidade de volta”, conclui Geraldo.

Vellozia nanuzae, espécie rara que exala cheiro de tuti-fruti

Lavoisiera campos-portoana, uma das 25 espécies cultivadas

pelo Biólogo

Page 8: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

8Direito do Consumidor

Por Délio MalheirosDeputado Estadual

Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor e do Contribuinte

Vice-presidente da Comissão de Administração Pública da ALMG

[email protected]ízos com 900 e 0900

Dessa vez trago boas notícias! E como nem sempre é comum boas notícias para os consumidores, é com prazer que volto a comentar sobre as famosas, mas já um pouco esquecidas, ligações 900 e 0900. Quem se lembra do disk-amizade e de outros “ligue já”, sabe do que estou falando, e mais, sabe do quanto pesava no bolso fazer uma ligação deste tipo?!

Isso porque ao ligar, o consumidor pagava mais do que o valor definido para as tarifas de ligações locais, interurbanas e internacionais. Pagava um preço fixo por minuto, que era um verdadeiro absurdo! As ligações para esses serviços se tornaram uma febre na década de 90. E no que pese serem proibidas pelo Código de Defesa do Consumidor – uma vez que referido serviço, por ser considerado de natureza especial, não poderia ser oferecido pelas companhias telefônicas sem o consentimento prévio do consumidor –, nada foi feito à época para impedir que os consumidores fossem lesados.

Foi por essa razão que ajuizei, ainda em 1998, uma ação civil pública para que a Justiça declarasse que as ligações para os números 900 e 0900 fossem declaradas abusivas. A boa notícia que trago hoje é que o Superior Tribunal de Justiça, depois de mais de uma década,

acatou os nossos pedidos, tendo confirmado as decisões que já haviam sido proferidas pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais. Trocando em miúdos, todos os consumidores terão o direito de receber de volta, e em dobro, os valores que pagaram quando ligavam para esses telefones.

É nessa hora que temos que comemorar o nosso Código de Defesa do Consumidor, pois é em razão dele que conseguimos hoje, defender os direitos das pessoas comuns. Mas para que os consumidores tenham direito de receber o dinheiro de volta, terão que comprovar o prejuízo, através de recibos ou contas telefônicas pagas, que constem esse tipo de cobrança. Já começamos a receber essas contas para propor uma ação de execução contra a companhia telefônica, que dessa vez não tem mais como tentar enganar o consumidor.

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

UTI

lId

Ad

E P

ÚB

lICA Adolescentes podem

doar sangueA partir do dia 10 de julho, os adolescentes de 16 e 17 anos já podem se candidatar a doação de sangue desde que estejam acompanhados de seu representante legal para realizar o cadastro e passar pela triagem clínica em qualquer unidade da rede Hemominas no estado. Somente após a assinatura do termo de autorização do responsável legal, o adolescente estará apto a passar pelas etapas que antecedem a doação - triagem clínica, triagem hematológica e lanche. Já para os

Como doar

Dúvidas sobre Defesa do Consumidor? Envie sua pergunta para Délio Malheiros

no email [email protected]

Informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas em Minas Gerais podem ser obtidas através do telefone 155. A chamada é gratuita.

Hemominas - Doação e Ambulatório em Belo Horizonte:

Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa Efigênia

Telefone: (31) 3284-4500

maiores de 65 anos e até 68 anos que também desejarem doar, é necessário que já tenham doado pelo menos uma vez antes de completarem 60 anos. Essas novas regras, definidas pela portaria 1353 do Ministério da Saúde publicada no dia 13 de junho, visam a ampliação da parcela da população que, estando em condições físicas saudáveis, poderão se candidatar à doação de sangue nos hemocentros públicos de todo o país.

Os demais critérios que possibilitam ao cidadão ser candidato à doação continuam valendo: portar e manter durante todas as etapas de triagem seu documento oficial com foto e dentro do prazo de validade; não estar em jejum; ter dormido bem na

noite anterior; não ter feito novas tatuagens nos últimos 12 meses; não ter feito exames invasivos (como endoscopia) nos últimos 12 meses; não ter tido situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis; não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas; não estar em uso de medicamentos como analgésicos e outros; não apresentar sintomas de viroses (resfriado, gripes e outras). Outros critérios detalhados são avaliados de acordo com cada candidato, nas próprias triagens que buscam resguardar as condições de saúde do possível doador e também do paciente que vai receber a transfusão de sangue.

Page 9: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 9

Resultado da união das cidades de Ouro Preto e Mariana, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2011, que ocorrerá entre os dias 8 e 24 de julho, irá oferecer uma série de atrações, oficinas, seminários, espetáculos e shows gratuitos. Com o tema: “Vilas de Minas”, o evento cultural celebra a tricentenária história de Mariana, Ouro Preto e Sabará, conhecidas como “Vilas do Ouro”, fundadas em 1711. Serão 42 oficinas, num total de 1.200 vagas para desenvolver atividades nas áreas de música, literatura, artes cênicas, plásticas e visuais. Para animar os participantes, o Festival de Inverno terá grandes nomes da música popular brasileira como Milton Nascimento, Dudu Nobre, Paula Fernandes e Paralamas do Sucesso, além de Hermeto Pascoal, Antônio Nóbrega, Elomar e Otto, entre outros. Os interessados em participar das oficinas já podem se inscrever pela internet,

através do site www.festivaldeinverno.ufop.br. Cada oficina custa em torno de R$15 a R$25, mas as demais atrações do evento serão gratuitas. Trazendo uma aproximação maior dos artistas com o público, este ano o Festival destaca o workshop Som e Instrumentação com Hermeto Pascoal que, além de fazer seu show, irá ministrar uma das oficinas da área de música e desafia os participantes a levarem qualquer objeto ao workshop para “tirarem som”. Além disso, os atores do grupo teatral Espanca! darão a oficina de “Composições para Cena”. Realizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com as prefeituras de Ouro Preto e Mariana, o Festival de Inverno é reconhecido como o mais tradicional de Minas e, neste ano, estima-se que 250.000 pessoas serão atraídas durante os 17 dias do evento.

Festival de Inverno 2011 promete arte, cultura e muita música

Arraial de Belô 2010

Festival de Inverno 2011 em Ouro preto e Mariana

Show de abertura com Dudu NobreAniversário de Ouro Preto – 313 anos

Local: Praça Tiradentes – Ouro Preto23h

Confirma a programação completa e mais informações no site:

www.festivaldeinverno.ufop.br

Cultura

Curtas

Festival de música sertaneja

A capital mineira ganha destaque nacional ao receber a segunda edição do Sertanejo Pop Festival, que contará com atrações como João Bosco e Vinícius, Michel Teló, Guilherme e Santiago e Luan Santana em mais de 16 horas de shows que prometem agitar o ExpoMinas nos dias 16 e 17 de julho.

A expectativa é de que mais de 40 mil pessoas compareçam ao ExpoMinas, no bairro Gameleira, Região Oeste de Belo Horizonte, durante os dois dias de festa.

Serviço

Local: ExpoMinas - Avenida Amazonas, 6.030 - Bairro GameleiraDatas: 16 e 17 de julhoInício dos shows: 16hAbertura dos portões: 14h Venda de ingressosLocal: Shopping Cidade – piso GMais informações no site:www.sertanejopopfestival.com.br/2011

”Belo Horizonte em Santidade” Ministério Adoração e Vida

Depois do lançamento do DVD “Hoje Livre Sou”, a Dom Maior Produções traz agora o Ministério Adoração e Vida, com o evento “Belo Horizonte Em Santidade”. A noite contará ainda com o show da cantora Alessandra Salles, que tem sido muito bem aceita por parte do público mineiro com seu novo trabalho, o CD Vaso de Barro.

Serviço

Data: 09 de julho, sábado, 21hValor: 1º lote: R$15,00 (inteira) e R$7,50 (meia– entrada). 2º lote: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia–entrada)Postos de Venda: Bilheterias do Chevrolet HallOutras informações: (31) 3209-8989

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Page 10: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

10

Telefones úteis

Ambulância 192Corpo de Bombeiros 193Defesa Civil 199Polícia Militar 190Abraço - Centro de Orientação aos Usuários de Drogas 3225-2700Aeroporto Confins 3689-2344Agência Nacional de Saúde 0800-611997Alcoólicos Anônimos 3224-7744Anatel 133Aneel 167CEMIG 0800 721 0116Caixa Econômica Federal 0800 726 0101Copasa 115Correios 0800 725 7282

Mensagem do Passageiro

Usuária de metrô reclama de atraso do transporteAnita Andreoni, estudante, 18 anos e usuária do transporte público de Belo Horizonte. Segundo ela, o metrô da cidade é caótico, principalmente nos horários de pico. “Os vagões estão sempre muito lotados, e no horário que eu pego, na parte da manhã, o veículo demora muito para chegar à estação”, comenta a estudante.

Anita também se desloca pela cidade de

ônibus, mas pra ela, é no metrô que se encontra os maiores problemas, o que faz com que ela corra o risco de se atrasar para os seus compromissos. “O metrô é a forma que a gente tem para fugir do trânsito complicado de BH, mas mesmo sem engarrafamentos, ele demora a passar e faz com que eu me atrase para chegar à faculdade”, comenta.

Anita Andreoni, Passageira

4150 – Partida: BH Shopping

04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 2325 15 07 05 05 05 05 07 05 05 00 00 00 00 10 18 15 15 15 1555 35 21 25 35 35 30 19 25 30 30 30 20 08 26 45 45 45 45 45 53 35 45 55 32 45 30 16 42 50 45 40 24 58 50 32 40 48 58

4150 – Shopping del Rey

05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 2325 00 10 17 20 15 15 05 20 20 20 15 10 15 15 20 20 20 2040 09 25 37 45 45 45 25 50 50 50 35 25 35 35 50 50 50 5550 18 40 57 40 55 40 55 55 27 58 55 55 36 45 55

Horário dos ônibus

FOTO

: KAR

LA LO

PES

Page 11: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 11

Page 12: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

12

Para receber GRATUITAMENTE O Passageiro em sua residência, preencha aqui seu endereço completo:

Nome:

Endereço

N°: Bairro: CEP:

Cidade:

E.mail: Telefone:

Remeta para nossa Redação na rua dos carijós, 166, 6º andar – Centro – CEP: 30120-060 – BH/MG. Ou mande um e-mail para [email protected]

Sobre as estações do ano

Início e fim das estações:

PRIMAVERA: No hemisfério sul, começa quando o sol alcança o EQUINÓCIO de setembro (dia 22) e termina quando atinge o SOLSTÍCIO de dezembro (dia 20)

VERÃO: Começa quando o sol alcança o solstício de dezembro (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de março (dia 21).

OUTONO: Começa quando o sol alcança o

equinócio de março (dia 21) e termina quando ele atinge o solstício de junho (dia 20). INVERNO: Começa quando o sol alcança o solstício de junho (dia 21) e termina quando atinge o equinócio de setembro (dia 23)

*EQUINÓCIO é o ponto da órbita da terra em que se registra uma igual duração do dia e da noite, o que acontece nos dias 21/03 e 23/09. SOLSTÍCIO é a época em que o sol

passa pela sua maior declinação boreal (norte) ou austral (sul), e durante a qual cessa de afastar-se do equador. Os solstícios situam-se, respectivamente nos dias 22 ou 23 de junho para a maior inclinação boreal, e nos dias 22 e 23 de dezembro para a maior declinação austral do sol. No hemisfério sul, a primeira data se denomina “solstício de inverno” e a segunda “solstício de verão”.

As estações do ano, como também o calendário em geral, nem sempre foram definidas como são agora. No começo, chamava-se “VER” o bom tempo, e ‘HIEMS” ou ‘HIBERNUM TEMPUS”, o mau tempo, o inverno. Com a palavra “VER” indicava-se a estação da floração e frutificação, especialmente dos cereais. Mas com

o passar do tempo, foram fazendo-se subdivisões. Começou a distinguir-se o começo da primavera, que recebeu o nome de “VERE PRIMO” (começo ou primeiro verão), sem ser ainda o nome de uma nova estação. Ao tomar a forma de “PRIMUM VER” começa a converter-se no nome da estação, que finalmente fica fixado no

feminino, “PRIMA VERA”, por volta do ano 1490. “PRIMAVERA” é portanto o nome da primeira parte da estação do bom tempo. A segunda parte, de acordo com a lógica, seria chamada “SEGUNDA-VERA”, mas prevaleceu o nome de “VERÃO” como é chamada hoje. Finalmente o OUTONO é uma subdivisão do INVERNO.

Atire a primeira florGlácia Daibert

Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo; Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso; talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem; Quando ninguém souber coisa alguma, e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar, começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo; Quando a terra estiver seca, que sua mão seja a primeira a regá-la; Se a porta estiver fechada, de você venha a primeira chave; Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento. Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo está cheio; nem, por outro lado, aplauda o erro; dentro em pouco, a ovação será ensurdecedora;

Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu; sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido; Seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém; Quando tudo for espinho, atire a primeira flor; seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta, compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxílio possibilita, que o entendimento reconstrói. Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor.

Mensagem

Curiosidades

FOTO: PORTAL ESPAÇO MULHER

Page 13: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 13

CarrosFiorino, branco, motor 1.3 8V, revisado, manual. Oportunidade de negócio. Entrada mais 60x R$ 528,76 ou à vista. Troco. (31) 3371-6191

Brava, modelo 2001, ELX 1.6, escapamento es portivo, completo, rodas de liga leve. R$ 13.500,00. (31) 9663-6994

Doblô eLX, prata, 7 bancos, ar, DH, VE. R$ 28.500,00. (31) 3225-6260

Zafira, CD, 7 lugares, prata, completa, CD MP3, rodas de liga leve, 70.000 km, segundo dono. Excelente estado. Oportunidade! (31) 9919-5845

Vectra GLS, 1999, prata, completo, pneus bons, conservado, todo revisado. R$ 18.800,00. (31) 2513-8200

MotoBiz eS, preta, partida elétrica. Ótimo preço. Aceito moto Falcon 2008 em troca. (31) 3591-4865

CB 300R, amarela, único dono, personalizada, todas as revisões Honda. Super nova. R$ 10.200,00. (31) 8832-2699

CasaColégio Batista. 3 quartos, mais baracão, esquina com a avenida Cristiano Machado. R$ 390.000,00. Aceito troca. (31) 3432-9815 AluguelSion. Armário, banho, box, sala ampla, cozinha com armários, DCE, 1 vaga, lazer. (31) 3388-6496

ApartamentosSerrano - BH. Excelente cobertura, 03 quartos, 1 suíte, sala 02 ambientes. Aceita financiamento. R$ 230.000,00. (31) 3476-6134

Castelo - BH. Ótima área privativa, 02 quartos, sala 02 ambientes, cozinha, banho social, área de serviço toda em cerâmica, área pri-vativa, uma vaga. Aceita financiamento. R$ 119.000,00. (31) 3476-6134

Centro - Belo Horizonte. Próximo a rua Rio de Janeiro/ Augusto de Lima, sala 02 ambientes, espaçoso quarto, reformado, cozinha banho social, área de serviço, silenciosao. Oportunidade! (31) 3222-9991

Classificados

Oportunidade HoróscopoÁriesTerá que ceder a certas exigências da pessoa amada para evitar discussões inúteis. Seja sensato.

TouroVocê receberá um telefonema de uma pessoa querida que lhe dará boas sugestões a respeito de sua relação.

GêmeosPassará por um período melancólico, no qual ficarás mais tempo sozinho e não dará explicações sobre este comportamento.

CâncerVocê terá vontade de compartilhar cada pequeno momento com a pessoa amada e lhe contará tudo sobre você. leão Serás muito doce e terno com a pessoa amada, fazendo com que ela confie cada vez mais em você. Seu relacionamento passará por uma boa fase.

VirgemSerás obrigado a escolher entre um amor do passado e uma nova pessoa que surgirá em sua vida. Avalie bem as conseqüências desta escolha.

libraVocê encontrará coragem de expressar seus sentimentos para a pessoa que ama e viverá um lindo romance.

Escorpião Ter iniciativa pode ser muito importante nessa fase de sua relação. Converse com seu parceiro e diga o que quer.

SagitárioProcure melhorar sua auto-estima e evite descontar seus problemas na pessoa que está ao seu lado.

CapricórnioSentirás ansiedade ao se encontrar com uma pessoa que acabou de conhecer e fez seu coração bater mais forte.

AquárioA felicidade no amor irá parecer um pouco distante no momento.

PeixesEstarás em excelente sintonia com teu parceiro. Por outro lado, no trabalho, novidades lhe causarão grande aflição.

Fonte: Portal bemestar.org

Nota de extravio

Comunicado

Os seguintes formandos tiveram seus diplomas extraviados na Universidade Castelo Branco, localizada no Rio de Janeiro, que oferece educação a distância também aos alunos de Minas Gerais:

LUIS ANDRE VELOSO TEIXEIRA FORMADO EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS;

BRUNO CESAR DE OLIVEIRA FERREIRA FORMADO EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS;

JULIANO VALADARES DE SOUZA FORMADO EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS;

LEONY BATISTA PINHEIRO FORMADO EM TECNOLOGIA EM PROCESSOS GERENCIAIS;

ELAINE CRISTINA FERREIRA FORMADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

REJANE HELENA DE SOUSA FORMADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

VILSA BARBOSA SOARES PIMENTA FORMADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

VIVIANE DAS GRAÇAS BRANDÃO ALVES NOGUEIRA FORMADA EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

WILLIAN RIBEIRO FORMADO EM TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS;

Page 14: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

14

Clássico sobre rodasAberta exposição de carros antigos em BH no Boulevard Shopping

Está aberta para visitação, no Boulevard Shopping, região Leste da capital, a exposição de carros antigos “Clássicos sobre Rodas”, composta por veículos esportivos e conversíveis das décadas de 50, 60 e 70, num total de 46 carros e seis motos. Entre os destaques, está o Benz Patent Wagen, de 1886, primeiro carro patenteado do mundo. Além dos principais clássicos da Mercedes, os visitantes poderão conferir os modelos raríssimos da Jaguar, Rolls Royce, Alfa Romeo, BMW, Cadillac, Corvette, Porche e outros. Entre as motos, ícones como a Harley Davidson Police Special, de 1951. Um dos modelos mais belos da Ferrari, uma Ferrari Dino 246 GT, de 1973, cujo design foi desenvolvido pelo próprio Alfredo Ferrari, o Dino, filho do fundador da marca, Enzo Ferrari, também está à mostra para todos os fascinados por carros.

Exposição

Clássico sobre rodasBoulevard Shopping

Horário de funcionamento: de terça-feira a sábado - 10h às 22h - domingo - de 12h às 21hMais informações pelo site www.boulevardshopping.com.br

Local: Boulevard Shopping piso G1 - av. dos Andradas, 3000 – Santa efigênia - BHData: Até 21 de agosto

Veículos

FOTO

S: DI

VULG

AÇÃO

Page 15: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

01 a 15 de julho de 2011 Ano 1 nº 10 15Mercado de Trabalho

Betim

Ajudante de carga e descargaEscolaridade Mínima: Não exigida Nivel de Experiência: NenhumLocal de trabalho: Betim - CentroSalário: R$ 585,00

Contagem

AlmoxarifeEscolaridade Mínima: Ens. Médio completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: Betim - B. MonteiroSalário: R$ 612,00

Sete lagoas

Auxiliar ContábilEscolaridade Mínima: Ens. Médio completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: Sete Lagoas - Centro Salário: R$ 765,00

Belo Horizonte

Técnico eletrônicoEscolaridade Mínima: Ens. Médio CompletoNivel de Experiência: 6 meses Local de trabalho: BH - Carlos PratesSalário: R$ 1300,00 eletricista Escolaridade Mínima: Ens. Médio Completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: BH - BarreiroSalário: R$ 900,00 MecânicoEscolaridade Mínima: Não exigida Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: BHSalário: R$ 600,00

Vagas

O trabalhador que se interessar por uma vaga deverá procurar a unidade do SINE no município onde a vaga está sendo disponibilizada. Os documentos necessários são carteira de trabalho, RG e CPF. Mais informações no site: www.sine.mg.gov.br

Cursos e Concursos

CISAMAPI Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga691 vagas - salários de até R$ 5485.90 Inscrições até 07/08/2011. Taxa: R$ 25,00

MGS Minas Gerais Administração e Serviços S.A. 691 vagas - salários de R$ 542.51 até R$ 5485.90 - inscrições até 07/08/2011

Taxa: R$ 25,00.

Prefeitura de Contagem 200 vagas - Guarda Municipal salários de R$ 817.50 até R$ 1635.00 inscrição até 04/08/2011. Taxa: R$ 45,00.

Comercial: Rafael Diniz : (31) 2565-0899 / 7813-2360 / id radio: 118*25141

AnunCIE AquI

Page 16: O PASSAGEIRO - 01-15 JUL/11

16