O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

16
Informativo quinzenal • Fundador Laércio Nunes • Circula em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité e Sete Lagoas. Distribuição gratuita . Ano 1 • Nº 12 01 a 15 de agosto / 2011 BOA NOTÍCIA Internet para todos Empresas de Telecomunicações disponibilizam internet banda larga popular. O prazo é de 90 dias Página 3 Sertanejo Dupla Luiz Guilherme Daniel conquista BH Página 9 Verão discreto? Saiba quais são as cores do verão 2012 Página 4 Cuidados com a prática Mineiros descobrem o Stand up paddle Página 4 FOTO: DIVULGAÇÃO FOTO: MAÍRA ROLIM CULTURA HEY CUTE SAÚDE Publicidade 23x5cm Novo modelo Celta 2012 tem economia acima da média e baixo custo de manutenção Página 14 VEÍCULOS MEIO AMBIENTE Mercado da reciclagem Saiba a importância de cada material reciclado Página 6 O golpe continua a fazer vítimas no Estado, e o Guiatel, editor de listas telefônicas, orienta a população com dicas importantes. Pag. 7 FOTO: DIVULGAÇÃO GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA FOTO: DIVULGAÇÃO

description

Jornal o passageiro

Transcript of O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

Page 1: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

Informativo quinzenal • Fundador Laércio Nunes • Circula em Belo Horizonte, Contagem, Betim, Santa Luzia, Ribeirão das Neves, Ibirité e Sete Lagoas. Distribuição gratuita .Ano 1 • Nº 12 01 a 15 de agosto / 2011

BOA NOTÍCIA

Internet para todosEmpresas de Telecomunicações disponibilizam internet banda larga popular. O prazo é de 90 diasPágina 3

Sertanejo Dupla Luiz Guilherme Daniel conquista BHPágina 9

Verão discreto?Saiba quais são as cores do verão 2012Página 4

Cuidados com a práticaMineiros descobrem o Stand up paddle Página 4

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

FOTO

: MAÍ

RA RO

LIM

CULTURA HEY CUTE SAÚDE

Publicidade 23x5cm

Novo modelo Celta 2012 tem economia acima da média e baixo custo de manutençãoPágina 14

VEÍCULOS

MEIO AMBIENTE

Mercado da reciclagem Saiba a importância de cada material recicladoPágina 6

O golpe continua a fazer vítimas no Estado, e o Guiatel, editor de listas telefônicas, orienta a população com dicas importantes. Pag. 7

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Page 2: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

2Marcelo F. V. Nunes

Fundador: Laércio NunesEditor: Marcelo Nunes

Produção: Agenda Comunicação [email protected]: (31) 3021-0204 Chefe de redação: Maíra Rolim - 8850Redatoras: Giulia Mendes, Karla Lopes e Renata StuartDiagramação: Andreza Alves e Giulia Mendes

Comercial: Rafael Diniz (31) 78132360 / id radio: 118*25141

CHA

RG

E

Na escola a professora diz ao Joãozinho:- Não chores, porque os meninos que choram ficam feios!Eis que o Joãozinho responde:- Então a senhora professora chorou muito quando era criança!

Entra um bêbado num banco e pede um copo de vinho. O bancário responde:- Um copo de vinho?! Mas você sabe onde é que está?! Você não sabe ler “Banco Pinto e Sotto Mayor”?- Ó meu senhor, é mesmo isso que eu quero!

Branco, tinto e do melhor!

Em uma entrevista de emprego, o dono da empresa pergunta:- Por acaso o senhor tem alguma recomendação da empresa onde trabalhava?- Claro que sim!- E qual é essa recomendação?- Eles me recomendaram que procurasse outra empresa!- Eles me recomendaram que procurasse outra empresa!!!

PIA

DA

S D

E S

ALÃ

O

Editorial

Gráfica: CECONGRAF Circulação: Belo Horizonte, Betim, Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves, Sete Lagoas e Santa Luzia.

Tiragem: 40.000 exemplaresNúmero de páginas: 16Periodicidade: Quinzenal

Os artigos assinados não refletem necessariamente a opinião deste Jornal.

FOTO

: KAR

LA LO

PES

Bravo! Bravo!

Jurema passava pelo monumento pela sexta vez e não se cansava. Sacava sua máquina, de 14 megapixels, sorria e ela mesma disparava o dispositivo que, imediatamente, registrava sua imagem digital. Dali partia para outro ponto, outra esquina, novamente mais um flash, e a máquina arquivava mais um registro da viagem. Suas amigas se aproximam, mais uma parada para foto. Acompanhada de mais seis ou sete garotas que se posicionavam, preparavam a pose para o registro, enquanto o intrépido turista fazia a foto. Entre as moças, uma se levantava e pedia ao fotógrafo da ocasião que fizesse mais uma foto. E assim, Jurema e as amigas se divertiam pela cidade. Fotografando tudo e todos pelas ruas, ladeiras, esquinas, subidas, descidas. Onde houvesse oportunidade a câmera era disparada. Logo após, rigorosa edição pelas moças que, ao fim de cada fotografia, examinavam e decidiam se aquela iria para o arquivo ou para a lixeira. Se não passasse pelo crivo de alguma delas, todas se reuniam e, novamente, o flash disparava. Sem cerimônia é claro. Todo mundo tem que sair bem na foto!

Alguns curiosos se aglomeravam para ver as lindas moças em pose de misses enquanto a máquina fazia o serviço. À volta, os outros turistas faziam o mesmo ritual: pose, câmera, foto, arquivo! O olhar em todos os lugares, multiplicado em cada máquina, registrado por todos. Homens, mulheres, crianças e adolescentes, especialmente os adolescentes. Todos criando suas imagens. Com o mesmo objetivo: divulgar as fotos o máximo possível.

Enviar fotos, filmes, imagens em geral é o que todos querem. A tecnologia oferece a oportunidade de espalhar as imagens para os rincões do universo virtual. Não importando a quem esteja satisfazendo. Quem é o espectador? Pouco importa, a imagem é a razão de ser.

Não só a criação, mas a divulgação e a publicação da imagem torna-se essencial para todo mundo que frequenta a rede. Todos querem divulgar suas aventuras de maneira espetacular, para que sirva ao deleite dos olhos.

Aquela viagem ao exterior, a visita à tia no interior, o mergulho na Bahamas, as crianças se lambuzando numa chocolateria na Suíça, o avô num vinhedo no Chile... São momentos acompanhados de seus devidos registros de imagem, e caso não sejam, corre o risco da culpa abater-se ao distraído que não obtiver a imagem em oportunidade tão única.

A captura do momento, a pausa única daquela experiência torna-se mais valiosa que a própria vivência da ocasião. Como se a máquina fotográfica fosse a própria geradora de realidade e sem ela não é possível compreender a completude do instante.

Fosse a máquina aparato de gozo e fantasia onde o espetáculo e a vida acontece. Onde Jurema e as amigas possam criar uma relação única com o mundo, onde todos as vissem... e seus desejos por fama e visibilidade fossem, finalmente, satisfeitos. Em seus sites virtuais, nas redes sociais, elas possam existir, pois são vistas, e não mais apenas meras desconhecidas.

Lá elas podem crescer e aparecer. São estrelas radiantes em meio a uma galáxia de imagens que pipocam e multiplicam-se a cada dia no infinito universo virtual da internet.

• Ser transportado com pontualidade, segurança, higiene e conforto, do início ao término da viagem;

• Ser auxiliado no embarque e desembarque, em se tratando de crianças, pessoas idosas ou com dificuldades de locomoção;

• Transportar, sem pagamento, crianças de até seis anos incompletos, desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores;

• Receber serviço adequado;

• Receber informações da transportadora acerca das características dos serviços, tais como horários, tempo de viagem, localidades atendidas, preço de passagem e outras relacionadas com os serviços;

• Receber da transportadora, em caso de acidente, imediata e adequada assistência;

Fonte:

www.antt.gov.br

DIC

A D

O P

AS

SA

GEI

RO

Eu também leio O PassageiroRegina Céli de Oliveira, Professora de Música e usuária de transporte público, também lê O Passageiro.

Direitos do passageiro...

Page 3: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 3

Unidades Básicas de Saúde de Betim oferecem vacina contra a hepatite BA hepatite é uma doença grave, que ataca o fígado e pode evoluir para problemas sérios de saúde, como a cirrose e o câncer. A vacina contra o tipo B da doença já está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Betim. O medicamento é destinado para atender públicos específicos, como menores de um ano (de preferência nas primeiras horas de vida), crianças, adolescente e adulto até 24 anos. Também podem ser imunizadas pessoas de todas as faixas etárias, de grupos em situação de maior vulnerabilidade, como por exemplo, os profissionais da saúde, vítimas de abuso sexual, doadores de sangue, coletores de lixo hospitalar e domiciliar, presidiários e pessoas reclusas, profissionais do sexo, usuários de drogas injetáveis, bombeiros e policiais, entre outros.

A vacina contra a hepatite B é realizada em três doses. Para a imunização ser válida, é importante receber a primeira aplicação e após um mês, receber a segunda, e após seis meses da primeira aplicação, receber a terceira dose.

Comunidade do Ribeiro de Abreu ganha novo espaço de convivênciaFoi inaugurada recentemente a Praça Tia Lourdes, no bairro Ribeiro de Abreu, na região Norte da capital. O novo espaço de convivência, localizado entre as ruas Oscar Lamounier Godofredo, Efigênia Bartolomeu e Monte Ararat, oferece para a população um playground, jardins e área para ginástica. A praça foi batizada como Tia Lourdes em homenagem a Maria de Lourdes, antiga moradora do bairro que foi responsável por muitas melhorias na região. A praça tem um destaque especial para a comunidade devido à homenagem prestada a uma pessoa fundamental para desenvolvimento do bairro.

Praça da região do Barreiro recebe cuidados especiaisA Praça José Ricardo, localizada no bairro Maldonado, na região do Barreiro, recebeu um bebedouro no início deste mês. A existência de aparelhos de ginástica e a prática de caminhada no entorno justificam a escolha da praça para receber o primeiro bebedouro instalado pela equipe da Gerência Regional de Jardins e Áreas Verdes na região. O equipamento foi cuidadosamente instalado e a estrutura facilita o escoamento da água para impedir a formação de focos de dengue. O acesso foi projetado para que cadeirantes e deficientes visuais possam utilizar o bebedouro com tranquilidade. Em torno dele há espaço para manobrar a cadeira e, para o deficiente visual, foi colocado piso tátil. É um benefício pra quem gosta de se exercitar na praça tendo algo por perto para se refrescar.

PUC abre inscrição para cursosA Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), de Betim, abriu inscrições para os cursos de capacitação para pessoas com deficiência física, auditiva, visual, mental e ou múltipla. Os candidatos precisam ter idade igual ou superior a 16 anos, e interesse de ingressarem no mercado de trabalho. As inscrições são gratuitas e poderão ser realizadas até o dia 15 de agosto. As aulas serão ministradas na rua do Rosário, 1.081, no bairro Angola.

Os cursos integram o Programa de Capacitação e Qualificação para o Trabalho e são promovidos pelo Núcleo de Direitos Humanos e Inclusão. Para capacitar as pessoas para o mercado de trabalho, serão oferecidos os cursos de auxiliar administrativo, informática básica, informática básica acessível para pessoas com deficiência visual, massagem terapêutica e drenagem linfática.

Para fazer a inscrição, o candidato deve ligar, das 8h às 12h e das 13h às 17h, para o número (31) 3539-6858 e agendar uma entrevista para ver em qual grupo se encaixa.

Giro de Notícias

Internetpara todos

O Governo Federal fechou acordo com as empresas de telecomunicações que determina o prazo de 90 dias para que elas disponibilizem a Banda Larga Popular. As empresas devem oferecer conexão de 1 Mbps por R$35 mensais, sendo que o consumidor não é obrigado a contratar telefonia fixa ou qualquer outro serviço. O objetivo inicial é que, até o fim dos 90 dias, já tenham 100 municípios participando da iniciativa federal. A longo prazo, a meta é que, até a Copa de 2014, 70 % dos brasileiros tenham acesso à rede. Hoje, somente 27% estão conectados.

O assinante de banda larga popular por conexão fixa terá direito de 300 MB em downloads durante o mês. Já o assinante do acesso por 3G tem direito a somente 150 MB no mês. A Agência Nacional de Telecomunicações promete criar, até o fim de outubro, normas mais rígidas para que as empresas ofereçam uma conexão de maior qualidade. Nos estados em que houve redução do ICMS para o serviço, o preço fixado de R$ 35 vai cair para R$ 29,80. Assim, cada dia de conexão custaria o equivalente a menos de 1 real.

Boa Notícia

Obrigatoriedade do bafômetroDesde o início do mês de agosto, as blitze da Lei Seca começaram a punir em R$ 957,70 os motoristas de Belo Horizonte e região metropolitana que, mesmo sem sinais aparentes de embriaguez, se recusam a soprar o bafômetro. Além da multa, o condutor ganha sete pontos na carteira e tem o documento recolhido por três dias. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Social (Seds), a norma passa a ser aplicada de forma mais dura.

Inicialmente, o objetivo foi educar. Desde o dia 14 de julho, a fiscalização das infrações relacionadas à mistura do álcool e direção passou a fazer parte da rotina da cidade. Nos três primeiros fins de semana após o início do projeto “Sou pela vida”, criado pela Seds, 1.999 veículos foram abordados em blitze realizadas em várias regiões da capital.

Page 4: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

4Saúde é vida

O Stand up paddle ou canoa havaiana é um esporte em que o atleta deve ficar de pé em cima de uma prancha e fazer uso de um remo para se locomover no mar. Além do equilíbrio muscular, a modalidade exige uma série de cuidados relacionados à saúde e aos equipamentos. O esporte surgiu no Havaí, mas já conquistou muitos brasileiros. Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, um dos locais favoritos para a prática da atividade é na Lagoa dos Ingleses.

Para a prática da modalidade, é essencial que o praticante seja instruído quanto à técnica correta de prática dos movimentos do esporte por um professor capacitado, tanto para evitar movimentos errados que possam provocar lesões, quanto para aprender técnicas relacionadas às quedas. Segundo Marco Túlio Saldanha dos Anjos, 32, Fisioterapeuta

CUIDADOS PARA A PRÁTICADO STAND UP PADDLEModalidade traz benefícios físicos, mas deve ser praticada de maneira correta para evitar prejuízos ao corpo

O precursor da modalidade em Belo Horizonte, Johnny Costa, pratica o esporte há 10 anos e dá aula há 6 meses. “Pratico o stand up paddle por que é uma atividade funcional que me complementa em outros esportes. É muito prazeroso por estar perto da natureza, e além de ser uma atividade física, é um ótimo relaxamento”, conta. Segundo ele, o esporte está crescendo muito e sua maior procura ocorre no verão. “O verão é um convite ao stand up paddle e mesmo aqueles que o praticam somente por lazer acabam participando das competições. O próximo evento na capital será no final do ano em Alphaville, na Lagoa dos Ingleses”, diz.A Triatleta Liege Caroline de Souza, 23, aluna de Johnny, praticava o esporte em sua cidade natal, Balneário Camboriú- SC. Quando se mudou para BH para estudar, ficou surpresa ao conhecer a Lagoa dos Ingleses,

onde treina duas vezes por semana. “Aqui me sinto mais perto de casa. Além de matar a saudade da praia, pratico meus esportes”, conta. A catarinense treina pela manhã, faz estágio durante a tarde e estuda Ciências Contábeis à noite. “Minha rotina é muito corrida, mas eu não abro mão dos esportes. Eles fazem a diferença em minha vida. Já pratico stand up paddle há 5 meses e percebo os benefícios que ele proporcionou à minha musculatura e postura. Sem contar o quanto é relaxante. Até meu pai de 53 anos já está praticando, conta.

Pratique Stand Up paddleAvaliações: Marco Túlio – Dinâmica Soluções em Saúde (31) 3223-2210. Inscrições: Johnny Costa – Aggrada (31)- 9717-3332

ATLETAS

Hey, Cute!Karla Lopes

[email protected]

É, pelo o que vimos nas semanas de moda, parece que sim. O verão tem a característica de ser uma época em que as pessoas abusam de cores mais fortes e chamativas. Os tons mais frios e discretos ficam por conta do inverno. Apesar dessa “regra”, parece que na próxima temporada teremos uma mudança nas araras das lojas. As cores fortes abriram um espaço para o cinza, creme, tons pastéis, e principalmente, o branco.

Eu, particularmente, prefiro peças bem clarinhas, acho que são mais elegantes e fáceis de combinar, e mesmo no verão, não abro mão

do meu guarda roupa invernal. Uma cor que está sendo cotada como o hit da estação é o amarelo, que é quente como a época manda e combina com qualquer tipo de ocasião. Para as mais discretas, o amarelo mais claro, puxando para o tom pastel é o ideal. Já pra quem gosta de aparecer (no bom sentido!), a cor no seu estado mais forte fica bem incrível. No verão, as pessoas têm uma facilidade maior pra se vestir, já que as peças são mais leves e não há necessidade de usar muitas delas para ser proteger, como acontece no inverno.

Além disso, a temporada também é marcada

pelas estampas, que dessa vez, seguem a tendência clean e se inspiram na natureza. Se prepare para ver palmeiras, estampas que lembram praia e passam um ar de tranquilidade nas roupas. Parece que vem uma época bem zen por aí!

É claro que as roupas coloridas vão continuar com uma forte presença na estação, só que agora elas irão disputar espaço com a discrição das cores menos chamativas. Legal saber que quem gosta de algo mais suave também ganhou uma atenção especial, né?

VERÃO DISCRETO?

FOTO: DIVULGAÇÃO

FOTO

S: DI

VULG

AÇÃO

Marco Túlio Saldanha na Lagoa dos Ingleses, um dos locais onde o esporte é praticado no estado

Renata Stuart

especialista em Fisioterapia Esportiva da Dinâmica Soluções em Saúde, localizada no bairro Serra, em Belo Horizonte, a postura merece atenção redobrada. “Além de provocar lesões e desequilíbrios musculares a longo prazo, a postura inadequada pode diminuir o rendimento físico, fazendo com que as remadas sejam menos eficientes e o praticante tenha um gasto energético desnecessário”, alerta.

No entanto, executado de forma correta e com os equipamentos adequados, o esporte traz muitos benefícios físicos a quem o pratica, pois grupos musculares de ação postural são trabalhados na atividade, entre eles abdominais, coxa, glúteos e musculatura das costas. Quanto ao equipamento, é necessário que um professor da modalidade indique o mais adequado, já que o peso e a altura influenciam na escolha, bem como o tipo de atividade que

se pretende fazer com o paddle, ou seja, pegar ondas, regatas em águas paradas, competição ou lazer. Como todo movimento repetitivo, remar também pode provocar lesões por sobrecarga. “Um repertório variado de movimentos, equipamentos com as dimensões adequadas para o atleta e a otimização da mecânica do corpo para minimizar os esforços são estratégias para reduzir os riscos de lesões causadas por repetição”, explica o fisioterapeuta.

Page 5: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 5

Céu da Boca

Interessa ao Passageiro

O Passageiro dedica um espaço exclusivo para você, leitor. Aqui, você poderá relatar sobre documentos perdidos, carros roubados e furtados, pedidos de doação de sangue, pessoas desaparecidas, entre outros assuntos. O jornal também vai buscar, através da sua participação, o retrato do abastecimento de luz, de água, de alimentação, de bens de consumo, das condições de trânsito, da segurança e qualquer outra informação sobre os serviços de sua cidade.

Participe enviando cartas para a redação, e-mail para [email protected] ou pelo telefone (31) 3021-0204.

Alteração de circulação na rua Pontalina, bairro Conjunto Celso MachadoForam realizadas alterações de circulação na Rua Pontalina, no Bairro Conjunto Celso Machado. O objetivo da mudança é proporcionar mais segurança no trânsito, melhorar a fluidez e as condições de circulação de pedestres e veículos. Foram feitas as seguintes alterações:

- Rua Pontalina, entre Rua Tocantins e Rua Ourinhos, atualmente mão dupla, passa a operar em mão única direcional nesse sentido.

Para que a informação chegue a todos, serão fixadas faixas para orientar os motoristas e pedestres.

Rodoviária recebe exposição de Arte Inclusiva

Será promovida na rodoviária, até o dia 10 de agosto, a Exposição de Pinturas Táteis “Anjos Mensageiros de Paz e do Amor”, da artista-educadora Eni D’Carvalho. A mostra, que está na Galeria de Arte do terminal, diariamente, das 7h às 20h, é composta por obras que utilizam texturas, formas e relevos para estimular os sentidos dos visitantes.

Com o lema “Tocar e Sentir”, Eni D’Carvalho quebra o paradigma do “não toque” ao criar telas que traduzem a linguagem visual para a linguagem tátil. Além disso, a mostra traz

textos explicativos em Braille e oferece vendas aos visitantes visuais para que eles possam vivenciar a experiência de um cego. A grande marca do trabalho da artista é a valorização do aspecto humano através da inclusão social dos deficientes visuais nas artes plásticas.

Alteração de circulação nas ruas São Geraldo e São José, no bairro Cabana

Foi alterado o sentido de circulação de trânsito das ruas São Geraldo e São José, no bairro Cabana. O objetivo da mudança é melhorar a fluidez do trânsito, proporcionando mais segurança, conforme solicitação da comunidade.

Foram feitas as seguintes mudanças:

- Rua São Geraldo, entre Rua Independência e Rua Santa Catarina, atualmente mão dupla, passa a operar em mão única direcional neste sentido.

- Rua São José, entre Rua Santa Catarina e Rua Independência, atualmente mão dupla, passa a operar em mão única direcional neste sentido.

Faixas de tecido foram instaladas para orientar os condutores e pedestres. Mais informações sobre trânsito e transporte coletivo podem ser obtidas na Central de Relacionamento da Prefeitura de BH, através do telefone 156.

A voz do Passageiro

HAMBÚRGUER GOURMETSaudável e saboroso

O tradicional hambúrguer, normalmente encontrado em redes de fast food, feito de pão, carne congelada, conservantes e algumas variações de ingredientes, agora dá lugar a um novo conceito gastronômico na capital mineira, o hambúrguer gourmet. A idéia é dar um toque sofisticado aos lanches, que são preparados artesanalmente, têm menos gordura e apresentam sabor marcante.

O Jack’s Big Burger, nova hamburgueria gourmet localizada no Sion, região Sul de Belo Horizonte, aposta em carnes, queijos e batata de produção própria, além de molhos especiais da casa para agradar a todos os paladares. Inaugurado em maio deste ano, o local oferece seis tipos de lanches, que vão desde o simples hambúrguer bovino com queijo cheddar e cebola caramelizada (R$ 17,90), até o refinado hambúrguer de trufas italianas (R$ 39,50). Fui conferir a novidade.

A casa brinca com o estilo retrô no ambiente, típico das hamburguerias norte-americanas dos anos 50, os estofados são vermelhos, o piso preto e branco, e desenhos pin-up decoram as paredes. Para completar, músicas e filmes antigos que fazem viajar no tempo. A modernidade também é característica do local, que possui, em todas as mesas, cardápios digitais em

tablets com acesso à internet.

A escolha do hambúrguer foi difícil, a vontade é de provar um pouco de tudo, já que os ingredientes são bem diferentes e apetitosos. Acabei experimentando o hambúrguer de cordeiro, que vem no pão ciabatta, com molho de hortelã e menta, queijo gorgonzola, abobrinha e alface (23,90). Ótima pedida para os amantes de misturas com o doce e o salgado, já que o gosto da menta é marcante.

Segundo Tércio Maia, sócio-proprietário que elaborou o cardápio da casa, “por serem assadas em forno de convecção, as batatas que acompanham os burgers tem até 97% menos gordura. Já as diferentes carnes dos hambúrgueres, produzidas em forno combinado, chegam a ter menos 60% de gordura.” O Jack’s Big Burger apóia o movimento slow food, que incentiva a forma prazerosa de degustar refeições saudáveis e com ingredientes selecionados.

Além do hambúrguer, carro-chefe da casa, o Jack’s Big Burger oferece três opções de grelhado, como a costela ao molho especial com batatas alecrim (R$ 28,90), saladas diversas, seis sabores de milkshake e sobremesas como o brownie com ganache de chocolate e sorvete (R$ 15,90).

Duke Lambert Shepparddo Jack’s Big Burger

Ingredientes:

• pão ciabatta• hambúrguer de cordeiro• molho de hortelã e menta• queijo gorgonzola• cortes de abobrinha juliene salteada• alface americanaSERVIÇO:

Jack’s Big Burger – Rua Paraguai, 20. Sion. BH, MG - Tel: (31) 2552-4002 - www.jacksbigburger.com

Giulia [email protected]

FOTO

: FRA

NK BI

TTEN

COUR

T

Page 6: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

6Meio Ambiente em Foco Rafael Resck

[email protected]

O MERCADO DA RECICLAGEM

Empresa criada a partir da associação de profissionais com ampla experiência em capacitação ambiental. Serviços oferecidos:•DiagnósticoeMonitoramentodaQualidade

das Águas e de Macrófitas Aquáticas; •LevantamentoBatimétricodeCorpos

Hídricos; •AssessoriaTécnicaaComitêsdeBacia

Hidrográfica;•EstudodeImpactoAmbiental;•PlanodeGerenciamentodeRecursos

Estrada de acesso à faz. do Engenho, 05 S. Sebastião das Águas Claras - Nova Lima.

Telefone: (31) 3582-0353 [email protected]

Muito se fala sobre a vantagem da reciclagem de lixo para o meio ambiente. No entanto, a atividade também deve ser considerada como uma fonte de renda e emprego para a população. Isso porque as prefeituras economizam com a coleta seletiva o custo de inúmeras toneladas de lixo que seriam coletadas e dispostas em aterro ou lixão. É um serviço à população, já que esses materiais coletados pelos catadores e reintroduzidos na cadeia produtiva da reciclagem vão evitar o consumo de matéria-prima virgem, que são recursos naturais esgotáveis, além da economia com coleta e disposição final.

Hoje em dia, aproximadamente cinco mil toneladas de lixo são produzidas diariamente em Belo Horizonte, das quais mais da metade é proveniente da construção civil. A maior parte desse lixo vai para os aterros sanitários, já que apenas 8% desse montante é reaproveitado pela reciclagem. O número reduzido se deve principalmente à deficiência de locais para a destinação do material e também à nossa falta de cultura em reciclar. Só para se ter uma ideia, estima-se que uma simples latinha demoraria cerca de 100 anos para decompor, o plástico gastaria até 500 anos e o vidro milhões de anos. Desta forma, fica claro que a reciclagem é essencial e deve ser praticada por todos para reduzir o volume de lixo lançado nos aterros.

E isso aos poucos vem acontecendo. No caso das latinhas, de forma exemplar. Em 2009, o Brasil reciclou 98,2% do total de latas de alumíniopara bebidas comercializadas em território nacional, fazendo do país o campeão mundial em reciclagem desse produto, na frente do Japão (93,4% de reciclagem) e muito a frente dos EUA, que reciclaram somente 57,4% de suas latas. Já para o vidro, a

O princípio “na natureza nada se prede, tudo se transforma”, está cada vez mais atual. E esse,

felizmente, parece ser um caminho sem volta

reciclagem no Brasil foi de 47% no ano de 2008, um patamar que já vem sendo observado desde 2003, mostrando uma estagnação no crescimento dessa atividade. Na Bélgica e na Suíça, por exemplo, os patamares de reciclagem de vidro estão próximos a 95%, enquanto a média europeia estava na casa de 67,4% no ano de 2009.

Ao contrário do observado para a reciclagem do vidro, a reciclagem de garrafas pets no Brasil não para de crescer. Atualmente, são recicladas 262 mil toneladas de garrafas pet por ano, um índice de reciclagem de 55,6%, maior que o índice europeu (48,4%) e americano (28%) e menor apenas que o registrado no Japão (77,9%). Além disso, estudos mostram que o Brasil além de ser um dos maiores recicladores de pets do mundo é o maior em aplicações para o material reciclado.

O país também apresenta bons índices em relação

à reciclagem do papelão, 77%. No entanto, ainda recicla pouco outros tipos de plástico, latas de aço e caixas longa-vida, cujos índices não ultrapassam os 30%. Apesar disso, como se pôde ver, o Brasil está entre os países que mais reciclam materiais no mundo.

Embora uma parcela significativa das prefeituras ainda não realize a coleta seletiva, a pobreza de parte da população brasileira põe a serviço da reciclagem, a baixos custos, um pequeno exército de catadores de latas, garrafas e papel. É justamente esse panorama que se espera alterar com o crescimento e a consolidação da cultura de reciclar no país. Isso porque com a reciclagem, essa faixa da população, sem oportunidades e prejudicada pelas exigências atuais do mercado de trabalho, poderá ter um papel mais protagonista do que o simples recolhimento do material retornável. Em algumas regiões do Brasil inclusive, o governo e a iniciativa privada têm incentivado a capacitação desses cidadãos em áreas como logística, empreendedorismo básico e mapeamento de riscos, de forma que eles possam agregar valor ao seu trabalho e se tornarem mais independentes. Caminhando no mesmo sentido, o setor industrial brasileiro, com sua perspicácia habitual, enxergou na reciclagem um bom negócio, e em virtude disso vem se modernizando e inovando cada vez mais, com lucros e geração de empregos cada vez maiores.

Esse é um lucro interessante, o lucro sustentável, menos explorador e mais inovador, aquele que atrela o ganho financeiro com a proteção dos recursos naturais, que foge a regra da produção pura e que agrega conceitos como a re-disponibilização. Vendo isso vejo que a expressão “Na natureza nada se perde, tudo se transforma”, escrita por Antonier Lavoisier em 1774 para explicar o princípio da conservação de massa, está cada vez mais atual. E esse, felizmente, parece ser um caminho sem volta.

VIDRO - A produção de vidro pela reciclagem reduz em 20% a poluição do ar e em 50% a poluição da água relacionadas à produção.

LATA DE ALUMÍNIO - A reciclagem de uma lata de alumínio dá origem a uma nova lata de alumínio, economizando energia suficiente para deixar acesa uma lâmpada de 100 watts por 20 horas.

PAPEL - Uma tonelada de papel reciclado economiza 10 mil litros de água e evita o corte de 17 árvores.

PLÁSTICO - Cada 100 toneladas de plástico reciclado economiza 1 tonelada de petróleo.

LIXO - A incineração de 10 mil toneladas de lixo cria um emprego, o aterramento da mesma quantidade cria seis empregos e a reciclagem desse montante de lixo cria 36 empregos.

Hídricos – PGRH e Plano de Recuperação de Áreas Degradadas – PRAD;

•Avaliaçãodepassivosambientais;•MonitoramentoAmbientalde

Ecossistemas Aquáticos e Terrestres; •CapacitaçãoeTreinamentoemMeio

Ambiente e Elaboração de Programa de Educação Ambiental;

•ElaboraçãodeParecerTécnico e Organização de Eventos Técnico-científicos.

Page 7: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 7Capa Maíra Rolim

GOLPE DA LISTA TELEFÔNICA CONTINUA A FAZER VÍTIMAS NO ESTADO

FOTO

S: DI

VULG

ACAO O Guiatel, editor de listas

telefônicas no Estado há 47 anos, está preocupado com ação de bandidos e orienta a população com dicas importantes

O golpe da lista telefônica continua a fazer vítimas em Minas Gerais. Empresários, comerciantes e profissionais liberais são os principais alvos das quadrilhas que chegam a abrir empresas para aplicarem o golpe.

A fraude se dá a partir de um telefonema em que o impostor solicita a atualização cadastral (nome, endereço, telefones, atividade comercial) para publicação gratuita na lista telefônica e se passa por funcionário do Guiatel. Assim que a vítima atualiza os dados, o fraudador envia por fax um formulário que deve ser imediatamente assinado e reenviado por fax. A partir daí a vítima passa a receber boletos bancários referentes à suposta publicação e, caso não efetue o pagamento, torna-se alvo de ameaças de protesto do CNPJ/CPF junto a cartórios e inclusão em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Outro golpe tem atingido especificamente as empresas que têm contrato de publicação em Lista já assinado com o Guiatel. Os fraudadores se passam por funcionários e/ou cobradores contratados pelo Guiatel e pressionam o cliente a efetuar o pagamento de uma dívida com a tradicional empresa, supostamente em atraso. A vítima – que realmente tem contrato com o

Guiatel – sem maiores verificações do vencimento do débito, acaba efetuando o pagamento, só se dando conta do golpe quando recebe o boleto do valor realmente devido ao Guiatel.

A Supervisora de Marketing da Lokamig Rent a Car, Ludmila Dias, afirma que a empresa foi contactada três vezes para o pagamento do boleto bancário falso. “Duas vezes me ligaram afirmando que o pagamento do boleto do Guiatel estava atrasado e que enviariam por e-mail a outra via. Percebi na hora que se tratava de um golpe, pois temos o controle dos pagamentos e estava tudo em dia”, diz. Segundo Ludmila, esta semana os falsários entraram em contato novamente. “Eles perceberam que eu não cairia no golpe e ligaram para outro funcionário. Enviaram um boleto bancário do banco Itaú com todos os dados, nome da empresa, CNPJ e e-mail. Inclusive, o número que ligavam antes aparecia como bloqueado, desta vez apareceu um número com DDD de São Paulo”, diz a supervisora.

O gerente de marketing do Guiatel, José Antônio Coelho, informa que o Guiatel, líder do segmento em Minas Gerais, tem tido seu nome e logotipo usados nos documentos falsos emitidos pelas empresas fantasmas. José Antônio esclarece: “o Guiatel não tem empresa terceirizada de cobrança e não contrata terceiros para fazer as suas listas. Os nossos vendedores têm sempre crachás e toda documentação com logomarca do Guiatel”, confirma. O gerente de marketing aconselha que em caso de dúvidas ou suspeita sobre o interlocutor ou o tema, desligue o telefone e entre em contato com o Guiatel pela Central de Atendimento (31) 3379-7200.

É importante destacar para o consumidor que foi vítima de golpe não pague nada, guarde toda documentação resultante e denuncie a fraude ao Procon ou à Delegacia de Defraudações e Falsificações.

O Guiatel alerta:

• Desconfie sempre de ligações estranhas deofertas e descontos exagerados;

•Mantenha a calmaao telefone, façaperguntas,anote o nome, endereço e telefone de quem o está contatando;

José Antonio Coelho, gente de Marketing do Guiatel, se orienta com a advogada Cássia Dairos

•Nãopagueporcontratosdepublicidadequenãoassinou;

•SecontratarpublicidadecomoGuiatelexijacópiafísica do contrato;

• Não assine contratos enviados por fax comorecadastramento;

•Nãorepasse,portelefoneoufax,dadoscomerciaise fiscais ou contrato de publicidade;

• Leia atentamente o boleto de cobrança econfirme no campo “cedente” se realmente trata-se do Guiatel;

•O Guiatel não possui cobrança terceirizada. Nãoaceite cobrança de terceiros que se dizem agentes da empresa.

Page 8: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

8Direito do Consumidor Por Délio Malheiros

Deputado EstadualPresidente da Comissão de Defesa do

Consumidor e do Contribuinte Vice-presidente da Comissão de

Administração Pública da ALMG [email protected]

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Como doar

Dúvidas sobre Defesa do Consumidor? Envie sua pergunta para Délio Malheiros

no email [email protected]

Informações sobre doação de sangue, cadastro de medula óssea e unidades da Hemominas em Minas Gerais podem ser obtidas através do telefone 155. A chamada é gratuita.

Hemominas - Doação e Ambulatório em Belo Horizonte: Alameda Ezequiel Dias, 321, bairro Santa EfigêniaTelefone: (31) 3284-4500

FROTA DE MOTO DISPARA, E ACIDENTES TAMBÉM

O crescimento vertiginoso do número de motos no Brasil é mesmo um fenômeno. Em outros países, principalmente os asiáticos, a situação também se repete. São vários os fatores que levam a esse aumento exagerado do número de motos nas nossas ruas. O principal deles é o elevado custo do transporte coletivo que deveria ser subsidiado

Prefeitura de Betim inaugura a 25ª creche municipal

Com a inauguração do Centro Infantil Municipal (CIM) no bairro Novo Amazonas, Betim passou a ter 25 creches municipais. O CIM Novo Amazonas vai atender 136 crianças, de três a cinco anos e 11 meses. A nova unidade de educação infantil está localizada na Rua Vitória Régia, 87, no Novo Amazonas. O imóvel

é alugado e passou por adequações. As vagas para o novo centro já estão preenchidas, mas os interessados podem deixar o nome na lista de espera. A nova creche visa trazer conforto e comodidade para as crianças da região, além de proporcionar também, tranqüilidade para os pais. Informações pelo telefone (31) 3512-3444

Desaparecidos

Ajude famílias mineiras a encontrar seus parentes desaparecidos. O site da Rede Minas é um dos portais que disponibiliza fotos e

informações sobre pessoas desaparecidas, contribuindo com a campanha de âmbito estadual.

Se você tem informações sobre pessoas desaparecidas, ligue para a Polícia Civil pelo telefone 0800-2828-197.

A ligação é gratuita e você não precisa se identificar.

Mais informações www.redeminas.mg.gov.br/ inst itucional/ser vicos- de -uti l idade -publica

pelo poder público e não é. Isso faz com que o preço da tarifa seja muito elevado e o passageiro é estimulado a adquirir uma motocicleta com prestações a perder de vista. O valor economizado na passagem do ônibus é suficiente para pagar a parcela do financiamento. O trânsito infernal é outra razão que leva as pessoas a utilizar um meio mais rápido de locomoção. No meio rural então, nem se fala. O mecânico é mais barato que o veterinário e o combustível custa menos que o capim. E, por último, o cavalo vive em média dez anos e a moto dura vinte. Daí, claro, é mais fácil e prático pilotar a moto ao invés de montar um cavalo. Esse fenômeno, contudo, é preocupante para a saúde pública já que para cada acidentado com carro que dá entrada no Pronto Socorro de BH outros três, em média, são motociclistas. A falta de uso de equipamentos adequados aliada à irresponsabilidade de muitos engrossam essas estatísticas. A situação tende a piorar já que os

governos não se mostram preocupados em melhorar satisfatoriamente o transporte público empurrando cada vez mais o passageiro - principalmente o jovem - para as duas rodas. E o pior de tudo é que não há uma política para inverter esse quadro de acidentes permanentes. O Corpo de Bombeiros, que outrora era especializado em combater incêndio, hoje atende mais a acidentados de moto do que problemas com o fogo. Se continuar esse cenário teremos que mudar o nome da corporação ou criar uma outra, especializada em atender motociclistas acidentados. É urgente que algo seja feito de maneira a minimizar essa grave situação que envolve o crescimento exagerado do número de motos nas ruas do país. É preciso intensificar as campanhas de prevenção de acidentes como também implementar medidas com severas punições aos infratores que pilotam irresponsavelmente essas ágeis máquinas de duas rodas.

Page 9: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 9

Nascidos em Botucatu, interior de São Paulo, Luiz Guilherme e Daniel vem conquistando o próprio espaço na capital mineira desde o início de 2011. A dupla sertaneja, composta por donos de vozes marcantes e afinadas, iniciou a carreira em 2003 e o primeiro CD “Se é pra falar de amor”, gravado em 2008, conta com sucessos hoje conhecidos como “Ciumenta”, “Vá Viver sua vida” e “É Sempre Assim”. Em 2009, a dupla gravou o primeiro CD e DVD Ao Vivo, que além de outras canções, conta com composições próprias, como “Coração de ferro”, “Chutei o pau da barraca”, “Louco para te chamar de amor” e “Foi você quem quis assim”. Influenciados pelas raízes musicais dos pais, os amigos Luiz Guilherme e Daniel já nasceram imersos no mundo da música sertaneja. Ambos já tiveram outros parceiros no palco e já foram concorrentes em festivais regionais de sua cidade. O encontro decisivo se deu em um ônibus, indo para a faculdade de Direito, onde os artistas fizeram amizade e começaram a cantar e tocar violão por mera diversão. Com o tempo, por incentivo dos amigos, a brincadeira se estendeu e formou-se, então, em 2003, a dupla Luiz Guilherme e Daniel, que começou a tocar em bares e restaurantes da cidade. Com o talento reconhecido em Botucatu, em 2009 a dupla decide expandir a carreira em Minas Gerais, estado onde a música sertaneja é tradicional e já revelou grandes sucessos. A dupla deu uma “canja” em diversas casas de shows e esteve, inclusive, no Observatório, onde a terça-feira tradicional era comandada pela dupla Fred e Paulinho. No entanto, apesar de ter agradado os ouvidos do público mineiro, a dupla se viu obrigada a voltar para sua cidade

natal, onde já tinha espaço garantido. Eis que, no início de 2011, surge uma oportunidade no Observatório e a direção do local se lembra da “canja” que a dupla havia feito por lá anos antes. Sendo assim, a dupla foi convidada para comandar a Terçaneja mais famosa do Brasil, onde estão até hoje. Desde então, Chiquinho Lins, produtor de confiança do Observatório, passou a ser o empresário da dupla. Fazer carreira na capital mineira era um desafio para os paulistas. “Tínhamos receio de que os mineiros não nos aceitassem facilmente, ainda mais tocando em um lugar tão disputado por duplas mineiras. Mas a gente se surpreendeu, pois o público mineiro nos recebeu de braços abertos. É o povo mais acolhedor que conheço, e o que importa é que somos todos brasileiros”, conta Luiz Guilherme. A dupla ainda não tem reconhecimento nacional, mas uma de suas principais músicas “Dei teu nome a uma estrela” já teve mais de 790.000 exibições no Youtube, o que demonstra que os cantores têm muito a crescer ainda. Luiz Guilherme e Daniel estão participando da Garagem do Faustão, que irá selecionar as duas duplas que irão abrir o Sertanejo Pop Festival de São Paulo. Os quatro finalistas serão escolhidos por uma comissão da Som Livre e, em seguida, irão para a votação popular.

Confira o show da dupla no Observatório toda terça-feira, eleita pela Revista Veja como a melhor terça-feira do Brasil! O show conta com repertório próprio com as melhores músicas do sertanejo, passando pelo de raiz até o universitário.

Cultura

Curtas

FOTO: CHIQUINHO LINS

Alexandre Pires se apresenta no Chevrolet Hall

FOTO

: DIV

ULGA

ÇÃO

Sertanejo

Luiz Guilherme e Daniel

Toda terça-feira, a partir das 19h.

Observatório Bar

Rua Senador Milton Campos Belo Horizonte telefone (31)3286-3581

Bairro Vila da Serra

ACOLHIDOS PELA CAPITAL MINEIRA COM MÚSICA SERTANEJA DE QUALIDADE, DUPLA LUIZ GUILHERME E DANIEL CONQUISTA OS MINEIROS

O cantor vem á BH apresentar o seu mais novo CD, chamado “Mais Além”, que amplifica o seu reencontro com o samba. O estilo que o consagrou desde a explosão do SPC, presente de forma mais tímida no projeto de 2008. Músicas como “Chumbo trocado”, “Leve tudo com você”, “Mulher da Estrelas”, “Sua metade” em parceria com Thiaguinho, do Exaltasamba. “Eu sou o

samba”, com participação de Seu Jorge, foi o cartão de visitas do novo álbum: na semana de lançamento nas rádios, bateu a primeira colocação nas FMs do Rio Janeiro e pulou para o Top 5 de várias capitais brasileiras.

Data: 12 de agostoLocal: Chevrolet HallAv. Nossa Senhora do Carmo, 230 - SavassiPreço: Mesas com 4 lugares (valor único)001 a 080 – R$ 500,00081 a 160 – R$ 400,00Arquibancada Superior Open bar 1º lote: R$ 100,00Pista/Arquibancada2º lote: R$ 60,00 (inteira) / R$ 30,00 (meia-entrada)Mais informações: 2191.5700

Começou este mês a exposição de cartuns e charges do Ilustrador Paulo Werner, que pode ser vista no corredor de entrada do SESC MG – Liceu de Artes, Cultura, Esporte e Saúde – LACES/JK. A mostra reúne grande acervo do trabalho do Cartunista mineiro, que tem as obras publicadas em revistas e jornais da capital e Região Metropolitana. A exposição fica em cartaz até o dia 31 de agosto.

Exposição de charges e cartunsAté o dia 31 de agostoLocal: SESC/MG – LACES/JKRua dos Caetés, 603 – Centro – BH/MGHorário: Segunda a sexta de 09h às 18h, sábado de 08h as 12h.Mais informações: (31) 3272-0150 ou (31) 3279-1503

Renata Stuart

Exposição de charges e cartuns

Page 10: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

10

Horário dos ônibus

Telefones úteis

Gente

PASSAGEIRA SE SENTE SATISFEITA COM O TRANSPORTE PÚBLICO OFERECIDO

Ivanir Santos, comerciante.

FOTO

: KAR

LA LO

PES

Ivanir Santos é usuária do transporte público de Belo Horizonte e está satisfeita com as linhas de ônibus que utiliza. Ela é moradora do bairro Floramar e quando faz uso dos ônibus que servem bairro, 5507 e 2214, não tem nenhuma reclamação a ser feita. “Quando eu pego ônibus aqui no bairro, sempre consigo chegar ao meu destino com tranquilidade”, afirma a comerciante. “Ouço reclamações constantes sobre o 5507 e o 2214, mas pra mim, são boas linhas e me atendem

muito bem. Não utilizo sempre os ônibus, mas das vezes que uso, sempre fico satisfeita”, completa.

Ivanir disse que acha que algumas linhas de ônibus têm problemas e muita gente reclama principalmente nos horários de pico. Mas pra ela, este não é um problema, já que raras vezes utiliza o transporte neste horário. “É claro que há reclamações de atrasos e super lotação, mas este problema nunca me atingiu”, completa.

Ambulância 192

Corpo de Bombeiros 193

Defesa Civil 199

Polícia Militar 190

Abraço - Centro de Orientação

aos Usuários de Drogas 3225-2700

Aeroporto Confins 3689-2344

Agência Nacional de Saúde 0800-611997

Alcoólicos Anônimos 3224-7744

Anatel 133

Aneel 167

CEMIG 0800 721 0116

Caixa Econômica Federal 0800 726 0101

Copasa 115

Correios 0800 725 7282

5001– Partida: CRUZEIRO 01 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 00 10 10 10 10 10 10 10 10 10 10 05 00 02 00 00 20 20 20 20 30 30 35 40 40 40 40 40 30 40 25 15 18 20 25 50 50 50 50 50 50 50 50 45 35 33 40 50 50 47

5001– Partida: SUZANA 01 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 25 30 10 13 00 00 10 10 10 10 10 10 10 00 00 00 00 00 20 00 00 50 30 15 15 20 40 40 40 30 30 40 40 20 20 20 30 30 50 30 20 50 26 30 40 50 50 40 40 40 36 45 48

Page 11: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 11

Page 12: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

12

Para receber GRATUITAMENTE O Passageiro em sua residência, preencha aqui seu endereço completo:

Nome:

Endereço

N°: Bairro: CEP:

Cidade:

E.mail: Telefone:

Remeta para nossa Redação na rua dos carijós, 166, 6º andar – Centro – CEP: 30120-060 – BH/MG. Ou mande um e-mail para [email protected]

Mensagem

O EFEITO BORBOLETA

Algumas pessoas dizem “Quem vive de passado é museu”. Outras preferem acreditar que “Recordar é viver”. Não importa qual seja sua visão sobre o passado, sempre existe uma hora em que pensamos para refletir sobre ele, seja revirando o baú de memórias guardado no cérebro ou mexendo nas gavetas cheias de álbuns de fotos antigos. É natural a vontade de querer voltar um dia, um mês ou um ano atrás e reviver todos os momentos que consideramos “recordáveis” em nossa vida. Em contrapartida, é muito ruim recordar de algum

POR QUE AGOSTO É CONSIDERADO O MÊS DO AZAR?

Curiosidades

Diz a história, que foram os romanos que deram ao oitavo mês do ano o nome de Agosto em homenagem ao imperador César Augusto. Como o cara na época estava conseguindo grandes vitórias, como a conquista do Egito e a sua “promoção” a cônsul, não queria ficar atrás do imperador Júlio César – cujo mês de Julho é em sua homenagem – e acabou decidindo que o “seu” mês também teria 31 dias.

Mas foi entre os romanos que o mês de Agosto começou a ser considerado azarento, embora não se saiba exatamente o motivo. Os caras acreditavam que existia um dragão imenso e terrível, que andava pelo céu cuspindo fogo durante o mês de Agosto. Mas depois, descobriram que o tal “Dragão” era a constelação de Leão, visível nos céus do hemisfério norte naquele período do ano. Em

Portugal o medo do mês de Agosto surgiu no período das grandes navegações, que duravam muitos meses e até anos. As mulheres portuguesas não casavam nunca no oitavo mês, porque era nessa época que os navios das expedições saíam à procura de novas terras. Daí, casar em Agosto significava ficar sozinha e às vezes sem lua-de-mel. Algumas até ficavam viúvas.

momento “museu”. É complicado porque, sempre que utilizamos essas frases, estamos falando de sentimentos relacionados ao passado de formas muito opostas. Pois recordar te faz suspirar, viver de passado te faz engasgar.

É importante frisar que, independente da frase que você utiliza para descrever uma lembrança, o maior envolvido, e menor dos culpados, é o passado. O que passou é objeto inanimado, inquebrável e irrevogável. O advogado da sua vida não pode recorrer: o passado é sentença já dada, irrecorrível. Não se pode voltar à página inicial da mente, editar, atualizar e postar uma nova vida: todo mundo já viu a vida que você viveu primeiro. O passado sempre estará lá porque fez parte da sua vida. E o que faz parte da sua dela antes de chegar o amanhã é o responsável por construir o que você é hoje. Sua tentativa de mudá-lo não adianta nada, só te deixa mais triste pelo fato de você não compreender o tamanho da importância do que passou dentro de nós e por nós durante nossos caminhos, tortos ou retos.

Não há nenhum mal em lembrar o que passou. Acredito que essa seja a melhor forma de autocrítica. O que não pode acontecer é lembrar-se

de um tempo remoto, estagnar numa lembrança e lá morar até o último dia de sua vida. Viver o passado é muito diferente de viver de passado. Quem vive o passado trás a tona memórias de pessoas e momentos que significaram algo em suas vidas, que te engrandeceram de alguma forma, mesmo que tenham feito você chorar. Quem vive de passado faz a mesma coisa, com a diferença de que a pessoa não compreende o quanto cresceu, e só lembra-se da dor que sentiu, fazendo de tudo pra continuar sentindo. Esse tipo de comportamento já envolve o psicológico da pessoa como, por exemplo, problemas de autoestima.

Tudo que passa, muda. Tudo pelo que você passou, te mudou. O presente que você vive hoje só é do jeito que você conhece pelas atitudes certas e erradas que você tomou no passado. Até o mais simples gesto pode significar a mais grandiosa das mudanças. Não recrimine o passado. Não ache que recordar é sofrer nem que viver de passado é viver. Tudo passa. Tudo está passando bem diante dos nossos olhos. Apenas viva.

Page 13: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 13

CarrosSaveiro - ano 2006, 1.6 Surf, cor prata, roda, direção hid, bancos couro, capota marítima. R$ 17.300.00 (31) 8509 4618

Fiat Palio - ano 1997, 16V, todo revisado, completo, ar condicionado, direção hidráulica, vidro elétrico, trava elétrica, retrovisor elétrico. Peças na garantia, tais como embreagem, amortecedores. R$14.000.00 (31) 9848 6460

ApartamentosBetim - 2 Quartos, Sala 2 Ambientes, Cozinha, Área de Serviço, Banho Social com Box, Vaga de Garagem. R$95.000 (31) 9993 5364

Milionários - BH. Cobertura 2 quartos, sala, cozinha,1 banho social e 1 suite. R$ 210.000 (31) 3383 8265

Venda Nova – BH. 2 quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço. Próximo a faculdade Kennedy. R$ 117.000 (31) 3450 3566

SítioLagoa Santa - Condomínio localizado após a ponto do rio das velhas. Casa colonial com 02 quartos, 01 suíte com banheira, sala, cozinha, varanda, garagem para 04 carros. Preço a consultar. (31) 9201 8572

LoteVespasiano - Lote em condomínio residencial de Militares, próximo a Cidade Administrativa. Área 468m², segurança 24 horas, área de lazer com piscina, sauna, lagoa são de festas e campo de futebol. R$100.000 (31) 9895 3358

CLASSIFICADOS

Comunicado

ANATED consegue liminar para retirar campanha “Educação não é Fast-Food” do ar

Em ação cautelar promovida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (ANATED), o juiz federal Haroldo Nader, da 8ª Vara da Subseção Judiciária em Campinas - SP, concedeu liminar no último dia 28, determinando a cessação da campanha publicitária “EDUCAÇÃO NÃO É FAST-FOOD - DIGA NÃO À GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA EM SERVIÇO SOCIAL”, promovida pelo Conselho Federal de Serviço Social (CFESS), em conjunto com outras entidades do setor.

A campanha veio a público em maio deste ano, por meio de vários vídeos, materiais gráficos, disponível de forma impressa e online, e até mesmo um spot de rádio, que estava sendo veiculado em rádios comunitárias em todo o país, com o objetivo de dizer não a graduação a distância em serviço social. Entretanto, o material estava causando constrangimentos aos profissionais (tutores de EaD) e aos alunos desta modalidade de ensino.

Segundo Luis Gomes, presidente da ANATED, só se decidiu entrar com uma ação judicial porque a todo o momento a campanha é um ataque direto aos tutores e aos estudantes dessa modalidade. A Liminar deferida determina que o conjunto CFESS recolha todo material gráfico impresso e informatizado (disponível para baixar via internet): cartaz, cartão postal, marcador de página de livros, adesivos – relacionados à campanha “Educação não é Fast-Food”, bem como a cessação da exibição de todos os vídeos e da transmissão do spot, em seus sites e em todas as emissoras de rádios do país.

Fonte: Blog da ANATED

Com certeza, a educação de Divinópolis sofreu irreparável perda no dia 10 de julho, quando, acometido por AVC, faleceu o ilustre professor Neusival Antônio Spagnol Junior.

Nascido no dia 07 de setembro de 1968, na cidade de Bauru, SP, o professor escolheu Divinópolis para ser sua segunda cidade, onde se destacou como pedagogo e mestre, ampliando horizontes com suas idéias inovadoras. Atuou como professor no Patronato Bom Pastor, E.E Monsenhor Domingos,

Nota de falecimentoE.E Dona Antônia Valadares, E.E Elídio e Faculdade de Ciências Econômicas de Divinópolis. Foi também diretor da E.E Antônio da Costa Pereira. Ultimamente, atuava na E.E São Francisco de Paula, IESC, e na Faculdade de Iguatama. Era graduado em Biologia e Direito e com mestrado em Planejamento Urbano.

Neusival Junior contribuiu com IESC de forma efetiva para elaboração e desenvolvimento de projetos pedagógicos, não só no Brasil como no exterior. Desenvolveu de forma exemplar a direção do Projeto IESC-I, direção da Produtora de Vídeo e TV CECON.

Do pouco tempo que fez parte de colaboradores CECON, certamente foi o bastante para reconhecermos sua competência profissional e o desejo intenso de realizações novas.

Certamente fica uma lacuna. Nossos pesares e gratidão pela profícua colaboração para o engrandecimento da educação.

Horóscopo

ÁriesO ariano é conhecido por ser feliz e dar valor às coisas simples da vida. A boa notícia é que continuará assim.

TouroO taurino infelizmente está amargando uma má fase que está chegando ao fim.

GêmeosSua inconseqüência já trouxe prejuízo em outras vezes, mas trará novamente até que você mude.

CâncerEnfim boas novas: tudo está a seu favor. É hora de arriscar no amor e tentar prosperar no trabalho.

Leão Quando as coisas começam a deslanchar, parece que algo te

prende e impede as novas bênçãos.

VirgemA sua cartada da vez é o amor. Os astros mostram que você vai colher

o que sempre plantou.

LibraA mudança do planeta em relação aos astros solares traz impactos que

acarretam em benefícios

Escorpião

Alguém de outra cultura pode

começar a mexer com seu coração

a partir deste mês.

Sagitário

A fase pode ser de alta

sensibilidade e necessidade de

intimidade aflorada.

Capricórnio

Caso estiver passando por problemas

em seus relacionamentos, agora é

hora de colocar os pingos nos is..

Aquário

O momento é de tudo ou nada e

certamente muita coisa ficará clara

neste mês.

Peixes

O mês será mais voltado para as

questões de amizades. Mas este será

um mês para firmar namoro.

Agosto de 2011

Prof. Neusival

FOTO

: : EL

IS CO

RDEIR

O

Page 14: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

14Veículos

CHEVROLET LANÇA CELTA EDIÇÃO 2012Novo modelo tem economia acima da média e baixo custo de manutenção

Repleto de inovações, o Celta 2012 vem com mudanças que prometem elevar ainda mais a qualidade do veículo. A edição tem economia acima da média, baixo custo de manutenção, alto valor de revenda e uma força que se destaca entre os demais veículos da categoria. Está disponível nas versões LS e LT, com motor 1.0 VHCE Flexpower. Seu interior também apresenta novidades, com novos bancos e porta-objetos, ganhando mais conforto e um visual moderno e agradável. O painel de instrumentos ganhou um novo grafismo, com iluminação “Ice Blue”, oferecendo ainda mais sofisticação.

O Celta LS está disponível nas versões com 2 e 4 portas, ambas com motor 1.0 VHCE. A nova grade frontal, com gravata e moldura cromadas confere um ar mais moderno, que junto com os para-choques na cor do veículo, deixa o Celta de cara nova. Além disso, devido ao baixo consumo, com etanol ou gasolina, e capacidade do tanque de 54L, exige menos paradas para abastecer.

Já a linha LT é um modelo de 5 portas, com Motor 1.0 VHCE Flexpower, volante com melhor empunhadura e acabamento da parte central na cor prata. O veículo também oferece vidros dianteiros elétricos, travas elétricas das portas com

travamento automático das portas sempre que o carro atingir 15km/h. O painel, com iluminação “Ice Blue”, também apresenta detalhes cromados, e o carro ainda possui ar quente e desembaçador de vidros. O veículo conta com um novo design e novos tecidos que proporcionam um visual bonito, agradável e que valorizam o interior do veículo.

O preço sugerido para a compra dos carros é de a partir de R$26.350 para o Celta LS duas portas e de R$29.615 para o Celta LT quatro portas.

Fonte: http://www.chevrolet.com.br/veiculos/carros/celta/index.shtml

FOTO

S: DI

VULG

AÇÃO

Page 15: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

01 a 15 de agosto de 2011 Ano 1 nº 12 15

Betim

Ajudante de carga e descargaEscolaridade Mínima: Não exigida Nivel de Experiência: NenhumLocal de trabalho: Betim - CentroSalário: R$ 585,00

Contagem

AlmoxarifeEscolaridade Mínima: Ens. Médio completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: Betim - B. MonteiroSalário: R$ 612,00

Sete Lagoas

Auxiliar ContábilEscolaridade Mínima: Ens. Médio completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: Sete Lagoas - Centro Salário: R$ 765,00

Belo Horizonte

Técnico EletrônicoEscolaridade Mínima: Ens. Médio CompletoNivel de Experiência: 6 meses Local de trabalho: BH - Carlos PratesSalário: R$ 1300,00 Eletricista Escolaridade Mínima: Ens. Médio Completo Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: BH - BarreiroSalário: R$ 900,00 MecânicoEscolaridade Mínima: Não exigida Nivel de Experiência: 6 Meses Local de trabalho: BHSalário: R$ 600,00

Vagas

O trabalhador que se interessar por uma vaga deverá procurar a unidade do SINE no município onde a vaga está sendo disponibilizada. Os documentos necessários são carteira de trabalho, RG e CPF. Mais informações no site: www.sine.mg.gov.br

Cursos e Concursos

Corpo de Bombeiros MGÁrea da saúde40 vagas - salários de até R$ 4421.11 Edital será publicado este mês

Prefeitura de BetimGuarda Municipal 101 vagas - salários de R$ 1022,64 Inscrições até 08/09/2011.

Taxa: R$ 35,00.

CISAMP - Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião do Vale do Piranga do Estado de Minas Gerais21 vagas - salários de R$ 545,00 até R$ 926,97 Inscriç’oes até 23/08/2011. Taxa: R$ 25,96.

Comercial: Rafael Diniz : (31) 2565-0899 / 7813-2360 / id radio: 118*25141

ANUNCIE AQUI

Mercado de Trabalho

Page 16: O PASSAGEIRO - 1ª ed AGO - 2011

16