O projeto “TECRINO Teaching Creativity in Engineering ...tecrino-project.eu/repository... ·...

2
Parceria: O projeto “TECRINO_Teaching Creativity in Engineering” O Objetivo do Tecrino é criar uma metodologia para a conceção, desenvolvimento e validação de competências ligadas à inovação (criatividade, o conhecimento social e emocional, trabalho em equipa e liderança, etc), adquiridas informalmente. Os grupos-alvo do projeto são alunos e profissionais de formação. O TECRINO pode ser resumido na criação de: Um conjunto de itinerários formativos modulares para qualificar o grupo na valorização, desenvolvimento e mobili- zação de competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais. Um conjunto de guias didáticos em formato CD-ROM (na versão de formador e do formando) para valorizar, desen- volver e mobilizar as competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais. As "Competências para a Inovação" e o "Construtivismo" são conceitos-chave do modelo pedagógico que o projeto pretende implementar. Com base no consórcio transna- cional que foi constituído com este propósito, foi realizada uma investigação para a identificação das necessidades do público-alvo, assim como os objetivos de aprendizagem, conteúdos do curso e a sua sequencialidade pedagógica. O TECRINO pode ser resumido na criação de um conjunto de recursos formativos estruturados em itinerários forma- tivos modulares, para qualificar o grupo na valorização, desenvolvimento e mobilização de competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais. 538710-LLP-1-2013-1-CY-LEONARDO-LMP Leonardo da Vinci - Projeto Multilateal de Desenvolvimento de Inovação Leonardo da Vinci - Projeto Multilateal de Desenvolvimento de Inovação Lifelong Learning Programme Financiado pela Comissão Europeia, através do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - LEONARDO DA VINCI, GRUNDTVIG E DISSEMINAÇÃO (2007-2013). Duração do projeto: 24 meses (1 de Janeiro 2014- 31 de Janeiro 2016) www.tecrino-project.eu HAMAG-BICRO Croatian Agency for SMEs, Innovations and Investments Croácia | www.hamagbicro.hr EPRALIMA - Escola Profissional do Alto Lima, C.I.P.R.L. Portugal | www.epralima.com RTD Talos Ltd.; (Coordenador do Projeto) Chipre | www.talos-rtd.com Croácia Roménia Polónia Espanha Espanha

Transcript of O projeto “TECRINO Teaching Creativity in Engineering ...tecrino-project.eu/repository... ·...

Parceria:

O projeto “TECRINO_Teaching Creativity in Engineering”

O Objetivo do Tecrino é criar uma metodologia para a conceção, desenvolvimento e validação de competências ligadas à inovação (criatividade, o conhecimento social e emocional, trabalho em equipa e liderança, etc), adquiridas informalmente.Os grupos-alvo do projeto são alunos e profissionais de formação.

O TECRINO pode ser resumido na criação de:

• Um conjunto de itinerários formativos modulares para qualificar o grupo na valorização, desenvolvimento e mobili-zação de competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais.

• Um conjunto de guias didáticos em formato CD-ROM (na versão de formador e do formando) para valorizar, desen-volver e mobilizar as competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais.

As "Competências para a Inovação" e o "Construtivismo" são conceitos-chave do modelo pedagógico que o projeto pretende implementar. Com base no consórcio transna-cional que foi constituído com este propósito, foi realizada uma investigação para a identificação das necessidades do público-alvo, assim como os objetivos de aprendizagem, conteúdos do curso e a sua sequencialidade pedagógica.

O TECRINO pode ser resumido na criação de um conjunto de recursos formativos estruturados em itinerários forma-tivos modulares, para qualificar o grupo na valorização, desenvolvimento e mobilização de competências ligadas à inovação adquiridas em contextos informais.

538710-LLP-1-2013-1-CY-LEONARDO-LMP

Leonardo da Vinci - Projeto Multilateal de Desenvolvimento de Inovação

Leon

ardo

da

Vinc

i - P

roje

to M

ultil

atea

l de

Des

envo

lvim

ento

de

Inov

ação

LifelongLearningProgramme

Financiado pela Comissão Europeia, através do Programa de Aprendizagem ao Longo da Vida - LEONARDO DA VINCI, GRUNDTVIG E DISSEMINAÇÃO (2007-2013).Duração do projeto: 24 meses (1 de Janeiro 2014- 31 de Janeiro 2016)

www.tecrino-project.eu

HAMAG-BICRO Croatian Agency for SMEs, Innovations and InvestmentsCroácia | www.hamagbicro.hr

EPRALIMA - Escola Profissional do AltoLima, C.I.P.R.L.Portugal | www.epralima.com

RTD Talos Ltd.; (Coordenador do Projeto)Chipre | www.talos-rtd.com

Croácia

Roménia

Polónia

Espanha

Espanha

l

Ponto de comunicação do projeto em que estão acessíveis as informações sobre os parceiros,

documentos, produtos e newsletters:

http://www.tecrino-project.eu/

ConteúdosPara além desta introdução, o curso está estruturado da seguinte forma:1-Reconhecer a criatividade: propõe uma definição de trabalho de criatividade e apresenta vários exercícios destinados a treinar os leitores a identificar elementos criativos de várias imagens e textos.2-Pessoas Criativas: introduz o conceito de pensamento divergente e propõe uma série de exercícios que podem ser utilizados como instrumentos de auto-avaliação para a criatividade dos leitores.3-Pensamento Criativo: Apresenta várias das técnicas mais populares para estimular a criatividade: o método dos seis chapéus de pensamento, SCAMPER, brain-storming, lista de atributos, etc.4-TRIZ – Rumo à criatividade sistemática: Apresenta de uma forma sintética e simplificada as principais ideias de TRIZ, juntamente com vários exemplos e exercícios. Embora esta apresentação não cobre todos os instru-mentos desenvolvidos por TRIZ, tem o mérito de dar ao leitor a oportunidade de compreender os seus conceitos básicos. Os leitores também vão encontrar aqui as refer-ências a alguns recursos valiosos disponíveis para o desenvolvimento de capacidades de resolução criativa de problemas com TRIZ.5-A dimensão material da criatividade: Explora o impacto do meio ambiente na criatividade e identifica as ferramentas de programas disponíveis que auxiliam o processo criativo, a partir de mapas mentais para jogos "criativos".6-Proteção da propriedade intelectual : descreve as principais etapas necessárias para escrever e apresentar um pedido de patente.

O que faz com que uma criança seja criativa? Tudo que lhe torna mais viva.

Paul Torrance

O principal desafio da escola moderna é ajudar os alunos a desenvolver competências de pensamen- to criativo. Este curso é uma das poucas iniciativas destinadas a criar conteúdos educativos que respondem a este desafio.

Não é uma tarefa fácil, considerando o facto de que até mesmo a definição de criatividade ainda é um assunto de debate, apesar das 100 definições já formuladas. A lite-ratura dedicada ao estudo da cria-tividade, conta com centenas de livros e dezenas de milhares de relatórios de investigação, mas há poucos cursos espe-cificamente destinados a estimular as compe-tências a nível do pensamento criativo nos alunos.

A nossa metodologiaA nossa tentativa na elaboração deste curso, para evitar divagações prolongadas (estéreis) e teóricas, foi optar por adotar uma metodo-logia de "aprender através do exemplo".

O nosso objetivoO presente curso tem como objetivo desta-car – por meio da análise de numerosos exemplos de produtos criativos – uma série de "princípios" subjacentes às técnicas mais populares do pensamento criativo. Numa escala inferior, este curso pretende oferecer aos leitores uma experiência similar: através da análise de um conjunto cuidadosamente selecionado de exemplos, os leitores têm a oportuni-dade de redescobrir e aprender a aplicar os princípios básicos do pensamento criativo. Grupos-alvoO curso é destinado principalmente a alunos que frequentam o ensino técnico superior, mas pode ser igualmente útil para qualquer pessoa interessada em compreender os processos cognitivos associados à criatividade e desenvolver competências de pensa- mento criativo.

538710-LLP-1-2013-1-CY-LEONARDO-LMP

Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia.

A informação contida nesta brochura vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita.