O que é um projeto rede de projetos

7

Click here to load reader

Transcript of O que é um projeto rede de projetos

Page 1: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 1/7

Portal do Governo Cidadão.SP Investe SP SP Global Destaques: OK

Rede de Projetos

A RedeComo participarÚltimas notícias

ProjetosBlogProjetos Modelo

EventosEncontros RegionaisPrêmio Acessa

Contato

Login

Buscar neste site:

Projetos Modelo O que é um projeto X ?

O que é um projeto

Como colocar um projeto no papel? Essa dúvida pode ser eliminada aqui, umaárea dedicada à explicação dos principais tópicos que apoiam a estrutura de umprojeto. Não é obrigatório que você use este formato, porém vale lembrar que aestruturação destes tópicos é uma forma prática de organização e de transformarsuas ideias em ações. Com isso, você terá uma visão mais clara sobre aexecução de cada etapa.

A elaboração de um projeto nasce da necessidade de solucionar um problema "X". É a partir dele que determinamos oobjetivo que se deseja alcançar. Por exemplo:

Problema: posto do Acessa SP é frequentado por muitos idosos, que muitas vezes têm dúvidas básicasrelacionadas à informática.

Page 2: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 2/7

Objetivo: oferecer um curso de informática básica e sanar as principais dúvidas.

É a partir desta definição (problema x objetivo) que podemos começar a visualizar e planejar as etapas que virão pelafrente. A primeira coisa a ser feita é o esboço do projeto, com o preenchimento dos tópicos a seguir. Confira o quesignifica cada um deles e o porquê são importantes para a formulação do projeto.

Introdução ou resumo do projeto

Este resumo deve trazer, de forma objetiva, as principais características do projeto. Para facilitar este processo, imagine­se explicando para alguém sobre o que será seu projeto.

Objetivo

Nesta parte, descreva o objetivo que pretende atingir ao final do projeto. Ter isso definido é fundamental para que suaideia se torne viável, pois, sabendo onde se quer chegar fica mais fácil decidir qual direção seguir.

Justificativa

Essa é a hora de mostrar porquê seu projeto deve ser colocado em prática. Esta explicação é importante para que vocêmesmo entenda a dimensão da sua ideia e, com isso, tenha um discurso claro para apresentar a possíveis parceiros. Paraescrever essa parte, é simples: liste as necessidades do público­alvo, afinal, este é o principal fator que justifica seuprojeto!

Público­alvo

Volte ao objetivo e à justificativa do projeto e confirme: quem você pretende atender? Idosos, adolescentes, crianças,deficientes visuais, estudantes do ensino médio, e por aí vai. Respondendo a essa pergunta, você já pode descrever estetópico.

Definir com clareza e objetividade o público a ser atendido é um passo importante na elaboração do projeto, pois issoirá orientá­lo no momento da divulgação e na elaboração de um plano de atividades mais adequado ao perfil dosparticipantes.

Dica

Determinar um público­alvo não quer dizer que você deve se prender a este único perfil. Caso queira aplicar o mesmo

Page 3: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 3/7

projeto com outro tipo de público, basta fazer as adaptações necessárias. Por exemplo, caso queira aplicar um projetoinicialmente feito para jovens, adaptando­o para pessoas mais velhas, verifique se o ritmo das aulas não está muitoacelerado e inclua conhecimentos básicos do tema em questão.

Divulgação

A divulgação é a hora de mostrar o seu projeto, ou seja, atrair participantes e fazer a iniciativa valer a pena. Para isso, épreciso que você identifique em sua cidade quais lugares têm maior visibilidade e concentração de pessoas.

Se o seu objetivo é ganhar tempo e ir direto ao ponto, você deve centralizar a divulgação sobre o seu público­alvo. Porexemplo, se o projeto é voltado para crianças, você poderá contatar escolas, centros comunitários, parques e outroslocais da região que sejam frequentados por esta faixa etária e seus pais, que serão de fato os responsáveis pelaparticipação ou não da criança no projeto.

Em contrapartida, se o seu objetivo é atrair o maior número de pessoas possível, você pode distribuir suas ações dedivulgação por diferentes locais, especialmente em meios que tenham um alcance maior. Veja alguns exemplos deformas de divulgação:

Jornais, TV e rádios locais;

Cartazes de divulgação em locais públicos/privados;

Internet: blogs, redes sociais, e­mail, sites, etc;

Carro de som;

Boca a boca (avise seu grupo de amigos para que repassem a novidade para seus conhecidos).

Atenção

Para divulgar algo em espaços públicos ou privados, lembre­se de contatar o responsável antes e pedir uma autorizaçãopara fazer isso.

Local de realização

Neste momento, você deve informar o lugar onde será realizado o projeto, fator que depende do número previsto departicipantes. Além disso, neste momento você deve listar quais equipamentos (cadeiras, mesas, computadores, etc.) iráprecisar e verificar se o local dispõe dessa estrutura. Caso o projeto ocorra inteiramente dentro do Posto do Acessa SP,deixe isso claro e descreva também quantos computadores e por quanto tempo irá utilizar.

Este tópico está diretamente ligado com o tema “Parcerias”, que será abordado em seguida. Isso porque é por meio deparceiros que você poderá conseguir outros locais, além do Posto, para a realização do seu projeto, ou os equipamentosnecessários.

Page 4: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 4/7

Parcerias

Colocar um projeto em prática depende de muitos fatores e, nem sempre, temos tempo ou condições financeiras deviabilizar tudo sozinhos. É aí que entra uma ajuda importante neste sentido – o parceiro.

Uma parceria pode vir em forma de apoio financeiro, porém, este não é o único jeito de se conseguir ajuda. Confiraalguns benefícios que podem ser negociados por meio de uma parceria:

Materiais – papel sulfite, xerox, tinta para impressora, datashow, telão, cadeiras, caneta­pincel, flipchart, etc.

Recursos humanos – profissionais ligados ao tema do projeto que podem trazer e compartilhar seu conhecimentocom os participantes em aulas, visitas ou palestras.

Espaço – utilizar um espaço público ou privado, por meio da parceria, para a realização das atividades.

Estabelecer parcerias é uma forma de conseguir um apoio extra e, dessa forma, ter acesso aos materiais ou recursoshumanos necessários para a realização das atividades. Confira alguns passos importantes neste sentido:

1. Escreva o projeto: Antes de procurar o parceiro, tenha em mente o que você vai pedir. O preenchimento dostópicos do “O que é um projeto” já é uma forma de organizar suas ideias.

2. Identifique possíveis parceiros: Fazer uma parceria é algo ilimitado, ou seja, você pode fazer com qualquerpessoa ou órgão que julgar importante para o seu projeto. Sendo assim, é preciso que faça um mapeamento doque existe ao seu redor: prefeitura, ONGs, empresas, comércio, escolas, imprensa local, etc.

3. Formalize o pedido: Coloque o seu projeto no papel. Se possível, monte uma apresentação com os principaistópicos, demonstrando para o parceiro de que forma ele pode se beneficiar nesta parceria também. Caso prefira,na página do “Material de Apoio” (INSERIR LINK Modelo Carta) você terá acesso a uma carta padrão que podeser utilizada com este fim.

Para saber mais sobre parcerias, confira uma matéria mais completa no “Material de Apoio”. (link para a matéria sobreparcerias – http://rede.acessasp.sp.gov.br/node/4551 (http://rede.acessasp.sp.gov.br/node/4551) ) O fórum do portal da Rede deProjetos (../../../../../../) também é uma referência interessante neste sentido.

Importante

A parceria é uma via de mão dupla, que deve oferecer benefícios tanto para o seu projeto, quanto para o parceiro. Ocrescimento e desenvolvimento mútuo é uma das vantagens de se trabalhar neste formato. Por isso, sempre mostre aoseu parceiro o que esta nova relação pode trazer para ele. Por exemplo: uma parceria com uma empresa da região emum projeto que vai beneficiar a comunidade é uma forma de divulgar o comprometimento desta companhia com ascausas locais, e isso contribui positivamente para sua imagem.

Cronograma

Page 5: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 5/7

O cronograma é uma forma de você organizar o projeto e, assim, enxergar com mais clareza suas etapas do início aofim. Este tipo de controle é interessante porque permite que as atividades sejam realizadas dentro do tempo ideal – nemàs pressas, nem sem critérios.

Além disso, manter um plano de atividades organizado em um cronograma mostra o seu compromisso com todos osenvolvidos, de parceiros a usuários.

Basicamente, o cronograma deve ser composto por dois pilares básicos: uma breve descrição das atividades que serãorealizadas e o tempo de duração de cada uma, além das datas de início e fim do projeto.

Se você quiser, pode também especificar as datas para a execução de cada passo. Neste caso, no campo “Tempoprevisto” coloque a data de início e término de cada atividade. Exemplo:

Registro

O registro é um dos principais momentos do projeto: é uma maneira interessante de organizar, refletir, sintetizar earmazenar o conhecimento que você obteve durante este trajeto, além de ser uma forma de avaliar o projeto, poispermite ter consciência do processo e assim definir novos caminhos. Mais do que isso, essa pode ser uma maneira decompartilhar sua experiência com outros projetistas interessados em replicar essa iniciativa.

Para facilitar esta tarefa, foi criado o Blog da Rede de Projetos (../../../../../../blog) , um ambiente que irá ajudá­lo a reunir emum só lugar todas as informações sobre seu projeto. Quanto mais informações você inserir neste espaço, mais registros

Page 6: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 6/7

sobre a sua iniciativa vão existir na rede.

Além deste blog, existem várias formas de registro, basta escolher a que tem mais a ver com você: vídeos, fotos, blogs,orkut, documento de texto etc.

Mas lembre­se que mais importante do que a forma é o conteúdo do que será registrado. Vamos a algumas referênciasque podem ser utilizadas no futuro:

1. Atividades realizadas: Como foram feitas, como foi a aceitação dos participantes. Os resultados atingidossuperaram suas expectativas?

2. Dificuldades encontradas ao longo do projeto: o que foi mais difícil para você e como resolveu? Lembre­se que asua dificuldade pode ser a mesma de outro projetista!

3. Como foi feita a identificação do público­alvo?

4. Que estratégias foram utilizadas para conseguir novos parceiros?

5. Quais foram as ações de divulgação e que resultados trouxeram?

6. Outras informações que julgar importante no seu projeto.

Dica

Para manter seus registros atualizados e com informações fresquinhas, é importante que você tenha o cuidado dedescrever as ações diariamente ou, no máximo, semanalmente. Deixando acumular registros, você corre o risco deesquecer­se de informações interessantes e, de quebra, terá trabalho dobrado. Lembre que o blog do seu projeto será aprincipal fonte de avaliação para o Prêmio Acessa São Paulo!

Considerações finais

Este espaço é reservado para que você insira observações, impressões e desafios sobre o processo de elaboração eexecução do projeto.

Comentários

Ótimas explicações (/projetosmodelo/projeto#comment­27472)

Submitted by felipe9 (/usuario/felipe9) on sex, 03/06/2016 ­ 11:30.

Resume bem o que é um projeto. Texto muito bom.

REALMENTE OS PASSOS SÃO (/projetosmodelo/projeto#comment­5321)

Submitted by Anônimo on seg, 28/11/2011 ­ 10:38.REALMENTE OS PASSOS SÃO PRECISOS E MUITO IMPORTANTES... DO JEITO QUE EU PRECISAVA...MUITO BOM VALEU! JENNYFER ALELAF

As explicações são diretas, (/projetosmodelo/projeto#comment­5203)

Page 7: O que é um projeto   rede de projetos

04/07/2016 O que é um projeto | Rede de Projetos

http://rede.acessasp.sp.gov.br/projetosmodelo/projeto 7/7

Submitted by Anônimo on seg, 17/10/2011 ­ 09:30.As explicações são diretas, precisas para o iniciante a um projeto a ser feito pela primeira vez...

As explicações são diretas, (/projetosmodelo/projeto#comment­5202)

Submitted by Anônimo on seg, 17/10/2011 ­ 09:27.As explicações são diretas, precisas para o iniciante a um projeto a ser feito pela primeira vez...

Paz e Bem, Comunidade. . Ao (/projetosmodelo/projeto#comment­3457)

Submitted by Anônimo on sex, 27/05/2011 ­ 06:21.Paz e Bem, Comunidade. . Ao Autor da 'apresentação didática' O Que É Um Projeto ­ meu muito obrigado. . . O texto éclaro, limpo, direto ao informar o que é preciso 'fazer' para projetar um empreendimento com razoáveis chances desucesso. . Até. Eu sou : http://profiles.yahoo.com/fernandgoncalves (http://profiles.yahoo.com/fernandgoncalves)