O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana perante … · 2018-02-19 · ... já que a...

22
1. A população mundial está concentrada, sobretudo nos países subdesenvolvidos, ainda que alguns desenvolvidos estejam entre os mais populosos. Em termos absolutos, qual é o continente mais populoso? ( A ) Oceania. ( B ) Ásia. ( C ) Europa. ( D ) África. ( E ) América. 2. Observe a charge. O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana perante os recursos naturais disponíveis no planeta gera polêmica entre cientistas há, pelo menos, dois séculos. A ilustração expressa uma perspectiva sobre o crescimento da população mundial coerente com a seguinte teoria demográfica: ( A ) liberal. ( B ) malthusiana. ( C ) marxista. ( D ) neomalthusiana ( E ) reformista.

Transcript of O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana perante … · 2018-02-19 · ... já que a...

1. A população mundial está concentrada, sobretudo nos países subdesenvolvidos, ainda que alguns desenvolvidos estejam entre os mais populosos. Em termos absolutos, qual é o continente mais populoso? ( A ) Oceania. ( B ) Ásia. ( C ) Europa. ( D ) África. ( E ) América. 2. Observe a charge.

O ritmo do crescimento demográfico da espécie humana perante os recursos naturais disponíveis no planeta gera polêmica entre cientistas há, pelo menos, dois séculos. A ilustração expressa uma perspectiva sobre o crescimento da população mundial coerente com a seguinte teoria demográfica: ( A ) liberal. ( B ) malthusiana. ( C ) marxista. ( D ) neomalthusiana ( E ) reformista.

3. Observe atentamente as pirâmides etárias da população brasileira que se encontram a seguir:

a) a primeira pirâmide populacional é típica de um país em desenvolvimento – maioria da população é jovem –, já a segunda aponta para um país subdesenvolvido, onde as altas taxas de mortalidade infantil fazem com que a população mais jovem “encolha”. b) as melhores condições de vida no campo geraram um aumento de expectativa de vida da população, mas não tiveram impacto sobre as elevadas taxas de natalidade, que matém ainda o país como predominantemente jovem. c) as pirâmides mostram que o Brasil, ao longo dos trinta anos que se passaram, efetuou a chamada transição demográfica, apresentando um envelhecimento de sua população. d) devido ao elevado número de jovens do país as alterações ocorridas na distribuição etária da população brasileira ao longo desses trinta anos não provocaram impacto algum na economia brasileira. e) não existem alterações substanciais na distribuição da população brasileira, já que a taxa de natalidade se manteve constante ao longo do período. 4. Qual dos slogans abaixo poderia ser utilizado para defender o ponto de vista neomalthusiano?

a) “Controle populacional – nosso passaporte para o desenvolvimento.” b) “O crescimento gera fraternidade e riqueza para todos.” c) “População abundante, país forte.” d) “Sem reformas sociais o país se reproduz e não produz.” e) “Justiça social, sinônimo de desenvolvimento.” 5. Eles fazem parte de uma corrente que defende Teorias Marxistas Demográficas e consideram a própria miséria como responsável pelo acelerado crescimento da população. Por isso, defendem propostas socioeconômicas onde seja possível a elevação do padrão e da qualidade do nível de vida. Estes teóricos são:

( A ) Os Antinatalistas. ( B ) Os Reformistas. ( C ) Os Malthusianos. ( D ) Os Neomalthusianos. ( E ) Os Alarmistas. 6. Indicadores socioeconômicos são utilizados como referenciais para se medirem índices de qualidade de vida das populações. Sobre esses indicadores, assinale o que for correto. 01. Produto Interno Bruto (PIB) é o valor agregado dos bens e serviços gerados durante um ano pela

economia: é a somatória de itens, como salários, juros, lucros, aluguéis. Quanto maior o PIB de um país, melhores as condições para se investir na qualidade de vida dos habitantes.

02. População Economicamente Ativa (PEA) é a parcela da população que trabalha, ou está procurando emprego. Aposentados e idosos que não trabalham, as crianças e as donas de casa que não exercem atividade remunerada representam a população não ativa economicamente.

04. Índice de Pobreza Urbana (IPU) indica o nível salarial da população e as condições das moradias nos espaços urbanos. No caso do Brasil, é utilizado pelo governo como critério para a distribuição de benefícios sociais, caso do programa Bolsa Família.

08. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um indicador social que reflete três variáveis básicas para

uma qualidade de vida: a expectativa de vida ao nascer, a escolaridade e o Produto Interno Bruto per capita.

16. Renda per capita corresponde à renda apurada durante um ano em função dos resultados positivos de aplicações financeiras, dividida proporcionalmente entre os investidores individuais. No cálculo é considerado o rendimento das cadernetas de poupança.

Soma (______) 7. Leia o seguinte texto:

Pedidos de refúgio no Brasil cresceram 800% nos últimos dias Entre 2 e 3 de agosto deste ano, o Acnur (Agência da Organização das Nações Unidas para Refugiados) apoiou a realização da Copa dos Refugiados, que contou com a participação de aproximadamente 200 estrangeiros que vivem no Brasil.[...] O evento aconteceu em São Paulo, onde mora a maioria dos refugiados que está no país, e foi organizado pelos próprios estrangeiros. Entre os participantes estão seleções de países como Síria, Colômbia, Mali, Afeganistão, Serra Leoa, Paquistão e República Democrática do Congo. A Nigéria foi a campeã da Copa.

ONU. Notícias e Mídias. Rádio ONU. 6 ago. 2014. Disponível em: <http://www.unmultimedia.org/ radio/portuguese/2014/08/pedidos-de-refugio-no-brasil-cresceu-800-nos-ultimos-anos-diz-acnur/#.U-YAUeNdWqg>. Acesso em: 10

ago. 2014.

Quais as razões justificam o recente aumento de pedidos de refúgio no Brasil? ( A ) A esperança de oportunidades de destaque esportivo no futebol. ( B ) A fuga em massa do continente africano, em função do vírus Ebola. ( C ) A manutenção dos conflitos da Guerra Fria que forçam a saída da população. ( D ) Guerras e perseguições no país de origem e esperança de trabalho no Brasil. ( E ) Oportunidades trazidas por empresas brasileiras que atuam no exterior. 8. Leia o texto a seguir para responder a questão.

População idosa da Europa é um desafio para o sistema previdenciário Jornal do Brasil

“O equilíbrio no sistema previdenciário europeu é um dos grandes desafios do continente para as próximas décadas, acreditam os especialistas. Os que vivem de aposentadorias deverão atingir a maioria da população europeia, com cerca de 30% do total em 2050. Porém, a crise econômica que se alastra no Velho Mundo já desempregou cerca de 10% do continente, causando um desequilíbrio que deverá afetar os Estados no futuro.”

Fonte: www.jb.com.br/economia/noticias/2012/02/03/

O trecho da reportagem acima retrata parte do problema do chamado “déficit previdenciário”. Este problema envolve aspectos demográficos, econômicos e políticos. A esse respeito, assinale a alternativa correta. ( A ) O déficit previdenciário é um problema grave da Europa, pois sua população ainda se encontra na

primeira fase do processo de transição demográfica, apresentando redução constante dos índices de mortalidade e aumento da expectativa de vida. Os índices elevados de natalidade, pouco superiores às médias mundiais, não têm sido suficientes para a reposição da mão de obra e, consequentemente, das contribuições previdenciárias.

( B ) A população europeia encontra-se na segunda fase do processo de transição demográfica, caracterizando-se por uma queda recente dos índices de natalidade, o que garante a mão de obra compatível com as contribuições previdenciárias. Desse modo, o problema do déficit se justifica apenas pela crise econômica deflagrada em 2008.

( C ) A contínua elevação da expectativa de vida fez aumentar a proporção de idosos no continente europeu, ao mesmo tempo em que a reduzida taxa de natalidade fez com que a proporção da população economicamente ativa não acompanhasse esse crescimento. Esses dois fenômenos, combinados, provocam o déficit previdenciário, agravado pela crise econômica.

( D ) A população europeia é chamada de “madura” ou “envelhecida”, pois a proporção média de idosos (pessoas acima de 60 anos) nos países do continente ultrapassa os 60% da população total. Nesse contexto, os gastos com aposentadorias e pensões tornam-se muito superiores ao volume das contribuições previdenciárias.

( E ) A grande participação de imigrantes ilegais é a principal causa do deficit previdenciário nos países europeus, sobretudo na sua porção ocidental. Países como França e Alemanha apresentam grandes percentuais de estrangeiros irregulares, notadamente argelinos e turcos. Esses imigrantes, por serem ilegais, não trabalham, mas consomem os recursos previdenciários sob a forma de aposentadorias e pensões.

9. No que se refere a deslocamentos populacionais entre os espaços rural e urbano, assinale o que for correto. 01. Os deslocamentos ocorrem sempre no sentido do espaço rural para o espaço urbano. A causa inicial e

principal desse deslocamento é o excedente populacional provocado pelas taxas de fecundidade (número de filhos por mulher), que na zona rural é, pelo menos, o dobro quando comparadas às mesmas taxas na zona urbana.

02. O êxodo rural ocorre em função de dois condicionantes interligados: a expulsão da força de trabalho no campo e a atração da força de trabalho para as cidades.

04. O estado de equilíbrio entre as populações urbana e rural, mantido durante período de, no mínimo, um ano, é denominado de população relativa ou estacional. Atualmente, apenas países desenvolvidos têm conseguido manter esse estado.

08. Urbanização é o crescimento da população das cidades a taxas superiores à média nacional. Ou seja: se a população do país cresce 3% ao ano, e se a população das cidades cresce 5% ao ano, está havendo urbanização, com o deslocamento de pessoas das zonas rurais para as zonas urbanas.

16. A urbanização está fortemente ligada à industrialização, ou seja, às transformações provocadas na cidade pela indústria, notadamente quanto à geração de emprego.

Soma (______) 10. Considere a tabela abaixo, sobre o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) que é uma medida comparativa usada para classificar a qualidade de vida oferecida por um país aos seus habitantes.

Classificação

do IDH País

IDH

Valor

Expectativa

de Vida

(anos)

Média de anos

de escolaridade

(anos)

Rendimento

Nacional Bruto

(RNB)

per capita

(em dólar)

1° Noruega 0,943 81,1 12,6 47557

4° EUA 0,910 78,5 12,4 43557

45° Argentina 0,797 75,9 9,3 14527

51° Cuba 0,776 79,1 9,9 5416

84° Brasil 0,718 73,5 7,2 10162

173° Zimbábue 0,376 51,4 7,2 376

174° Etiópia 0,363 59,3 1,5 971

Disponível em: <http://www.pnud.org.br/atlas/ranking/IDH_global_2011.aspx>. Acesso em: 8 set. 2014.

Com base na tabela, considere as seguintes afirmações. I. Cuba apresenta expectativa de vida, média de anos de escolaridade e rendimento per capita superiores

aos do Brasil. II. Brasil e Zimbábue apresentam, em média, a mesma escolaridade. III. Zimbábue apresenta maior IDH em relação à Etiópia, devido à média de anos de escolaridade. Quais estão corretas? ( A ) Apenas I. ( B ) Apenas II. ( C ) Apenas III. ( D ) Apenas II e III. ( E ) I, II e III. 11. Analise o gráfico a seguir:

A partir da análise dos dados do gráfico, afirma-se que: I. O Brasil, apesar de possuir um baixo Índice de Desenvolvimento Humano, possui um nível de

desigualdade social similar ao dos países desenvolvidos. II. A posição dos países emergentes no gráfico confirma a heterogeneidade socioeconômica desse grupo. III. O conjunto de países representados na parte superior do gráfico apresenta melhores índices sociais. IV. Para a definição do desenvolvimento social dos países, é necessário avaliar a relação inversa dos

índices representados. Estão corretas apenas as afirmativas: ( A ) I e II. ( B ) I e III. ( C ) II e IV. ( D ) III e IV.

12.

“As áreas rurais, fortemente mecanizadas, necessitam de pouco trabalho feminino. A

conduta dos homens e mulheres, portanto, é radicalmente diferente; nos campos, um

homem trabalhará durante quase toda a vida, enquanto na cidade seu período de atividade

será muito mais curto; inversamente, as mulheres exercem nas cidades o dobro das

atividades que exercem nos campos.” BEAUJEU-GARNIER, J. Geografia de População. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.

Nas últimas décadas, verificou-se a inserção do gênero feminino ao mundo do trabalho, e tal fato vem ocorrendo tendo em vista as mulheres ( A ) estarem trabalhando por uma questão de status. ( B ) trabalharem para aumentar a renda de suas famílias. ( C ) serem mais capacitadas tecnicamente do que os homens. ( D ) optarem por trabalhar independentemente de questões financeiras. 13. Analise a figura e o texto a seguir para responder à questão.

Da falta de saneamento básico à ausência de asfalto, os obstáculos variam - até a localização do assentamento pode ser

um problema. “As favelas costumam surgir em regiões que outros empreendimentos imobiliários não ocuparam: sob

pontes e viadutos, à beira de córregos ou em encostas de morros”, diz Alex Abiko, professor de engenharia civil da USP.

A urbanização de favelas no Brasil é recente. Nos anos 60, os moradores eram simplesmente removidos. Depois, por

volta dos anos 80, programas do governo passaram a resolver questões pontuais, como redes de água. Hoje, os projetos

incluem não só infraestrutura, mas também melhora na qualidade de vida.

Disponível em:< http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/cidade/qualidade-de-vida-favela-urbanizacaosaneam nto-

493951.shtml>.Acesso em: 03set.2013.

Assinale a alternativa que descreve corretamente a forma de ocupação observada na imagem, tão comum em muitas cidades brasileiras. ( A ) Construções em área sujeita a inundações periódicas nas épocas mais chuvosas. ( B ) Área assistida pelo Poder Público, em relação ao problema de deficit habitacional. ( C ) Ocupação ilegal em área de unidade de conservação ambiental. ( D ) Construções em encosta com obras de contenção e drenagem das águas da chuva. ( E ) Ocupação de área risco, em encosta sujeita a deslizamentos de terra.

14.

Sobre a hierarquia urbana brasileira, é CORRETO afirmar que: ( A ) Os piores indicadores do saneamento são encontrados nas metrópoles que exercem forte influência

econômica no Centro-Sul brasileiro. ( B ) Todas as cidades, sedes da Copa de 2014, de acordo com a hierarquia urbana brasileira, são

classificadas como metrópoles nacionais. ( C ) Um dos melhores indicadores do saneamento, de acordo com o quadro ao lado, é encontrado em

Brasília, que tem como principal função urbana a centralização da economia brasileira. ( D ) Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba são metrópoles mundiais, pois têm importância cultural

e econômica, exercem influência sobre todo o território e são os centros urbanos mais conhecidos internacionalmente.

( E ) De acordo com a hierarquia urbana brasileira, Curitiba e Belo Horizonte são classificadas como metrópoles nacionais.

15. Sobre a dinâmica e o crescimento da população brasileira, é correto afirmar: ( A ) A população brasileira apresenta elevado número de pessoas em idade produtiva devido ao

crescimento populacional ocorrer segundo uma progressão geométrica. ( B ) As melhorias de saneamento efetuadas nos territórios urbanos das regiões metropolitanas nos anos

trinta, com o governo de Getúlio Vargas, contribuíram para reduzir as taxas de crescimento demográfico do Brasil.

( C ) A dinâmica atual da população brasileira reflete as condições do Brasil como país emergente, considerando seu potencial populacional e alteração no regime demográfico, com redução da base da pirâmide e aumento no numero de adultos e idosos.

( D ) O crescimento vegetativo brasileiro caracteriza-se como explosão demográfica entre os jovens da periferia, uma vez que os índices de mortalidade da população masculina está relacionado ao uso de drogas e à violência.

( E ) Devido à globalização, alguns países, entre eles o Brasil, tem se caracterizado por apresentar uma dinâmica demográfica fortemente influenciada pela conjuntura econômica internacional, ora se colocando como país de emigração, ora se colocando como país de imigração.

16.

O rio Tietê

O rio Tietê nasce na Serra do Mar,

em Salesópolis, a 96 quilômetros de

distância da Capital, e percorre

1.100 quilômetros até a sua

desembocadura (foz). Na nascente,

ele é limpo e puro, um pequeno filete.

No seu trajeto, vai recebendo

afluentes e se torna volumoso. Ao

passar por Mogi das Cruzes, o Tietê

ainda tem oxigênio, que permite a

vida aquática. Mas, à medida que se

aproxima da Capital, vai recebendo

grande carga de detritos domésticos

e industriais e se torna um dos rios

mais poluídos do mundo. Só depois que sai da capital, a partir da cidade de Barra Bonita, o

rio fica novamente limpo.

O pico de consumo de água para atender 16 milhões de pessoas na Grande São Paulo é de

69 mil litros por segundo. Atualmente, a SABESP consegue produzir 60 mil litros por

segundo, em média. Metade dessa produção vem de fora da bacia do Alto Tietê. O fato de

ter de buscar água longe da capital exigiu investimentos mais altos. Ainda assim, a cidade

tem um deficit de 10% no abastecimento.

(www.tvcultura.com.br/aloescola/ciencias/agua-bemlimitado/index.htm e www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/pdf/saopaulo-riotiete.pdf

Acesso em 27.08.2010. Adaptado)

Segundo o texto, a partir da cidade de Barra Bonita, o Tietê fica novamente limpo. Isso se deve principalmente ( A ) ao processo de limpeza das águas do rio, feito pelos órgãos públicos de saneamento. ( B ) a processos de autodepuração das águas por micro-organismos que decompõem matéria orgânica. ( C ) ao fenômeno de decantação da sujeira, por fungos e bactérias, que se alimentam de detritos e

liberam oxigênio nas águas. ( D ) a um processo mais cuidadoso de limpeza dos esgotos urbano-industriais, que ocorre nos municípios

do interior. ( E ) a um processo de canalização do rio, que se estende de Barra Bonita até quase a foz no Rio Paraná. 17. O Índice de Desenvolvimento Humano considera três indicadores (escolaridade, saúde e renda per capita) na elaboração do ranking de qualidade de vida entre regiões da Terra. Aplicado ao Brasil, somente podemos afirmar que: ( A ) os estados com menores IDH têm as melhores condições de vida como Amapá, Mato Grosso e

Alagoas. ( B ) o IDH da região Nordeste é o único sem disparidades regionais entre as regiões brasileiras. ( C ) o IDH decresce do Sul em direção a Amazônia e do litoral do Sudeste em direção ao litoral da região

Nordeste. ( D ) o sul de Minas Gerais vai registrar os piores índices sociais, pois faz parte do Cinturão da Seca. ( E ) geralmente as regiões com menores IDH são as consideradas áreas de atração populacional.

18. Embora a miséria esteja espalhada pelo mundo, é possível delimitar áreas de concentração de extrema pobreza – pessoas vivendo com menos de US$ 1 por dia. No mapa, produzido pelo Centro de Pesquisas da Pobreza Crônica, a escala de tamanho dos países (anamorfose) está de acordo com seu número de habitantes em pobreza irreversível. A cor indica o nível de renda da maior parte dos habitantes pobres de cada país. Quando dados oficiais são insuficientes, os pesquisadores estimam as taxas nacionais de pobreza.

A partir da análise do mapa, cite o nome de duas regiões geográficas que se destaquem como desesperadamente pobres ou muito pobres. Exemplifique com o nome de um país que melhor demonstre a condição de desesperadamente pobre e de um país com a condição de muito pobre. A partir dos conhecimentos sobre essas regiões, mencione elementos geográficos que justifiquem essa pobreza. 19. Leia.

Multinacionais de alimentos agravam pobreza

Documento da ActionAid, apresentado no Fórum Social Mundial de 2011, revela que um

pequeno grupo de empresas domina a maior parte do comércio mundial de itens como trigo,

café, chá e bananas. Um terço de todo o alimento processado do planeta está nas mãos de

apenas 30 empresas. Outras 5 controlam 75% do comércio internacional de grãos. Do total

da produção e da venda de agrotóxicos, também 75% são dominados por 6 companhias, e

uma única multinacional, a Monsanto, detém 91% do setor de produção e venda de

sementes. Adaptado de www.observatoriosocial.org.br

O texto faz referência ao processo de modernização da agropecuária mundial, com a formação e a expansão de complexos agroindustriais. Defina o que são complexos agroindustriais. Com base na reportagem, aponte duas consequências socioeconômicas negativas resultantes da situação de reduzida concorrência no setor agrícola.

20. Leia os textos a seguir.

A Rio+20 será uma das mais importantes reuniões globais sobre desenvolvimento sustentável de nosso tempo. No Rio, nossa visão deve ser clara: uma economia verde sustentável que proteja a saúde do meio ambiente e apoie o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio através do crescimento da renda, do trabalho decente e da erradicação da pobreza.

Secretário-Geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon

O desenvolvimento sustentável não é uma opção! É o único caminho que permite a toda a humanidade compartilhar uma vida decente neste único planeta. A Rio+20 dá à nossa geração a oportunidade para escolher este caminho.

Sha Zukang, Secretário-Geral da Conferência Rio+20

Disponível em: http://www.onu.org.br/rio20/img/2012/03/Rio+20_Futuro_que_queremos_guia.pdf. Acesso em: 12 mar. 2012.

a) O que é desenvolvimento sustentável? b) Em 2000, a Organização das Nações Unidas (ONU), ao analisar os maiores problemas mundiais,

estabeleceu 8 Objetivos do Milênio (ODM), que no Brasil são chamados de 8 Jeitos de Mudar o Mundo. Cite um dos Objetivos do Milênio.

c) Em Uganda, uma transição para uma agricultura orgânica gerou receita e renda para pequenos

agricultores e beneficiou a economia, a sociedade e o meio ambiente. Como a agricultura orgânica beneficia o meio ambiente?

21. Analise as afirmações abaixo.

I. Extensa porção de terras com mais que o dobro do tamanho do Brasil. II. Grande quantidade de recursos minerais ainda não explorados.

III. Contém bases de pesquisas científicas de diversos países da Terra. Essas são características que se aplicam apenas: ( A ) à porção europeia da Ásia. ( B ) ao continente antártico. ( C ) ao oeste da África. ( D ) ao nordeste dos EUA. ( E ) às terras da Oceania. 22.

A charge acima traz uma reflexão acerca de várias questões, como a inclusão e a exclusão social, o

consumismo e a democracia e nos permite relacioná-la à realidade do continente africano.

“O continente africano foi integrado no sistema internacional de comércio e colonização desde o século

XV. Foi uma integração dolorosa, imposta pela força e com sangue: o sangue da terra, que produzia

tantas especiarias e riquezas cobiçadas; o sangue de homens e mulheres, cujos corpos se dissolveram

como fermento nos processos produtivos, fazendo crescer a civilização capitalista.” (Martinez, Paulo. África e Brasil: uma ponte sobre o Atlântico).

Sobre o processo de desenvolvimento do continente africano, é correto afirmar-se que ( A ) a África do Sul é a exceção à extrema pobreza e miséria em toda a África Subsaariana, uma vez que

atingiu certo grau de desenvolvimento industrial e modernização devido à grande quantidade de ferro, ouro e pedras preciosas que seu território possui.

( B ) embora haja índices de extrema pobreza na África, em virtude dos altos investimentos em industrialização, a África tem recebido elevados índices de imigrantes que originaram no continente africano diversas cidades globais.

( C ) na tentativa de superar os índices de extrema pobreza e favorecer a distribuição mais equitativa de alimentos, a SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) e a UA (União Africana) aparecem como tentativas políticas que eliminaram os entraves que impediam o desenvolvimento da industrialização.

( D ) o desenvolvimento industrial da África iniciou-se ainda quando o continente estava organizado em colônias, por volta da década de 1930.

( E ) os chamados diamantes de sangue são estratégias que buscam eliminar a pobreza e a miséria da África a partir da exploração dos recursos minerais.

23. Possui uma economia com forte presença na extração mineral, especialmente o cobre. Tem um território bastante peculiar: estreito no sentido leste-oeste e extenso no sentido norte-sul. Tem uma das mais baixas taxas de analfabetismo da América latina, além de ser uma das economias mais estáveis e industrializadas da região, sendo chamado de “Tigre Latino-Americano”. Estamos nos referindo a(o): ( A ) Argentina. ( B ) Chile. ( C ) Uruguai. ( D ) México. ( E ) Venezuela. 24. Em relação aos recursos minerais do Brasil, analise as proposições e assinale a alternativa que contém

todas as proposições corretas.

I. A maior reserva de Ferro está na província de Carajás no Pará, com quase 80% das jazidas. É

essencial ao setor elétrico devido à condutividade e maleabilidade.

II. O Cobre é o principal mineral exportado pelo Brasil. É extraído principalmente da hematita, magnetita,

limonita e siderita.

III. Alumínio é extraído da bauxita por processo de eletrólise. As maiores reservas nacionais estão no Pará.

IV. O estanho é extraído da cassiterita e sua utilização tem se ampliado principalmente na formação de

ligas.

V. O Manganês é o segundo minério em importância no Brasil. Sua maior utilização está na fabricação do

aço, misturado ao ferro, no setor metalúrgico de ferro-liga.

( A ) I, IV e V. ( B ) I, II e III. ( C ) II, III e IV. ( D ) III, IV e V. ( E ) II, III e V.

25. Em virtude de sua descoberta ter sido posterior à do continente americano, as terras da Oceania são

também conhecidas por Novíssimo Mundo. Essas terras são compostas de uma região continental

representada pela Austrália, e de uma região insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a

seguir, que abordam aspectos físicos e socioeconômicos desse continente e identifique a que estiver

INCORRETA.

( A ) A Nova Zelândia se destaca como 10 produtor mundial de bauxita. A exploração é realizada nas

partes setentrional e sudoeste do território. ( B ) Apesar de enfrentar sérios problemas de ordem física, como a aridez dos climas e a baixa fertilidade

dos solos, a Austrália apresenta uma economia agrária bastante evoluída. ( C ) O relevo neozelandês é de topografia bastante irregular em virtude das características vulcânicas do

arquipélago, onde se observa a predominância de fisionomia bastante montanhosa. ( D ) O fato de a Nova Zelândia apresentar um aprimorado setor industrial alimentar, de beneficiamento de

produtos agropecuários, faz dela o maior exportador do mundo de queijo e manteiga. ( E ) O litoral australiano é pouco recortado, destacando-se ao norte o Golfo de Carpentária e a sudeste as

ilhas King, Furneaux e Tasmânia, a maior de todas. Junto ao Mar dos Corais, paralela à linha de costa, está a Grande Barreira, uma formação coralínea de grande extensão territorial.

26. Devido às estruturas básicas, representadas principalmente pelo calcário, o Oriente médio possui um

importante minério:

( A ) Carvão. ( B ) Petróleo. ( C ) Bauxita. ( D ) Cassiterita. ( E ) Prata. 27. Sobre o continente africano, é correto afirmar-se que ( A ) teve sua exploração iniciada em meados do século XIX, predominantemente por empresas asiáticas

que utilizam mão de obra local e empregam equipamentos modernos para a realização dessa atividade.

( B ) é rico em minérios e fontes de energia como petróleo, ouro, zinco, urânio, ferro, chumbo, níquel, diamantes, prata, entre outros.

( C ) a sua exploração quase sempre favorece apenas os países que a praticam, que instalaram portos e ferrovias para beneficiar as nações africanas.

( D ) o campo das indústrias não é o mais moderno e consiste basicamente em indústrias que trabalham com a matéria prima importada.

( E ) consiste em um continente subdesenvolvido com alguns de seus países industrializados e outros ainda vivendo exclusivamente de atividades comerciais.

28.

A geração de energia elétrica no Brasil tem como principal fonte as hidroelétricas, já que o país é abastecido por uma farta rede de bacias hidrográficas. Entretanto, nos últimos anos, devido às estiagens constantes em épocas do ano nas quais era comum a abundância de chuvas, fenômeno que tem sido apontado como uma das consequências das alterações climáticas provocadas pelo efeito estufa, o sinal de alerta vermelho foi acionado.

Em virtude disso, para prevenir apagões no abastecimento de energia elétrica, й CORRETO afirmar que o governo tem adotado as seguintes estratégias:

( A ) Criar mais duas usinas termonucleares, uma em São Paulo para atender as regiões Sul e Sudeste, que são as mais industrializadas, e outra em Manaus para atender as regiões norte e nordeste. Além disso, intensificar o uso das usinas termonucleares já existentes na região Centro Oeste.

( B ) Firmar uma parceria com países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai para abastecimento de energia elétrica a partir das suas hidroelétricas em troca da permissão desses países explorarem o petróleo do pré-sal.

( C ) Promover campanhas educativas que incentivem a população a não consumir equipamentos industrializados elétricos e reduzir os impostos sobre a fabricação das placas fotovoltaicas, que geram energia elétrica a partir da luz solar.

( D ) Intensificar o uso das usinas termoelétricas como as que são movidas a combustíveis fósseis e ou as chamadas termonucleares, que funcionam a base de urânio enriquecido, nos períodos de estiagem. Como essa geração de energia é mais cara, os custos serão repassados ao consumidor final.

( E ) Incentivar o uso da biomassa como combustível nas termoelétricas, em substituição ao carvão mineral e óleo diesel, combustíveis fósseis altamente poluentes. A biomassa é uma fonte de energia limpa, renovável e, portanto, não causa nenhum impacto ambiental.

29. Esse óleo de origem fóssil, que levou milhões de anos para ser formado nas rochas sedimentares,

se tornou a principal fonte de energia do mundo moderno. Aqui no Brasil, a maior parte das reservas

está nos campos marítimos, em lâminas d’água com profundidades maiores do que as dos demais países

produtores. Encontrar __________ exigiu da Petrobras conhecimento e tecnologia, além de ousadia e

criatividade.

Disponível em: http://www.petrobras.com.br/pt/energia-e-tecnologia/fontes-de-energia/petroleo/ Acesso: 20 set. 2013.

A fonte de energia não renovável que preenche CORRETAMENTE a lacuna é conhecida como: ( A ) biodiesel. ( B ) petróleo. ( C ) urânio. ( D ) carvão mineral. ( E ) plutônio. 30. Sobre as atuais realidades geopolíticas e socioeconômicas mundiais, é verdadeiro afirmar-se que ( A ) a Síria é forte aliada dos EUA no mundo árabe e tornou-se a principal mediadora do conflito Israel-

Palestina. ( B ) um dos principais conflitos armados que assola o continente africano é a disputa por territórios com

vastas reservas petrolíferas, travada entre Angola e Moçambique. ( C ) a retirada das tropas israelenses e o desmantelamento dos assentamentos judaicos na Síria e na

Jordânia fazem parte do acordo de paz firmado entre Israel e a Autoridade Nacional Palestina. ( D ) o governo norte-americano acusa o Irã de apoiar grupos terroristas e de retomar o programa de

enriquecimento de urânio para fins nucleares. ( E ) os produtos e as mercadorias brasileiros tornam-se mais baratos no exterior, quando o real está

valorizado frente ao dólar, o que determina o aumento do superávit na balança comercial brasileira. 31. Analise o texto verbal e a imagem que o acompanha.

O fator fundamental para que a economia globalizada pudesse existir é a grande novidade da nova ordem mundial (...) Podemos assistir aos acontecimentos e acompanhá-los de qualquer parte da Terra no exato momento em que estão ocorrendo, seja uma corrida de fórmula 1, um jogo da copa do mundo ou conflitos no Oriente Médio. É possível comprar produtos fabricados em vários países, em luxuosos shoppings ou mesmo na barraquinha do ambulante da esquina.

RIGOLIN, Tércio Barbosa; ALMEIDA, Lúcia Marina Alves. Fronteiras da Globalização: Geografia Geral e do Brasil. 1ª Ed. São Paulo: Editora Ática.

Os fatores relacionados ao fenômeno da Globalização são os seguintes: ( A ) equilíbrio fiscal e desestímulo ao consumo nos países centrais, custo de mão de obra adequada à

competição internacional nos mercados emergentes. ( B ) novas tecnologias, implantação da modernização do campo e crescimento da indústria artesanal. ( C ) revolução industrial, revolução técnico-científica e expansão das empresas transnacionais. ( D ) consolidação dos blocos econômicos, intensificação das relações comerciais e nacionalização da

mão de obra. ( E ) regionalização do espaço mundial em blocos, esvaziamento econômico do setor de serviços e

facilidades de deslocamentos de informações.

32. Segundo o geógrafo Milton Santos, “a globalização é, de certa forma, o ápice do processo de”: (Fonte: SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Rio de Janeiro: Record, 2004, p. 23).

( A ) prevenção de crises do capitalismo. ( B ) popularização do capitalismo. ( C ) internacionalização do mundo capitalista. ( D ) regionalização fechada do capitalismo. ( E ) economia segura do sistema mundial capitalista. 33. (Uem-pas 2015) A Organização Mundial do Comércio (OMC), criada na década de 1990, é o órgão que regulamenta o comércio internacional de bens e serviços visando diminuir as barreiras comerciais. Sobre a OMC e o comércio internacional é correto afirmar que: ( A ) As trocas comerciais são realizadas de duas maneiras no mercado mundial: sob forma de relações

multilaterais ou bilaterais e por meio da regionalização criada por blocos econômicos para evitar que as barreiras impostas pelas fronteiras nacionais limitem o fluxo de mercadorias, de capitais, de serviços e até mesmo de mão de obra.

( B ) O Brasil está comprometido com a defesa dos princípios do multilateralismo e do liberalismo no comércio mundial. Em 2003, em Cancun, durante uma reunião da OMC, um grupo de países emergentes, entre eles o Brasil, pressionou os países ricos, impedindo-os de impor regras comerciais prejudiciais aos países pobres. Esse grupo de países ficou conhecido como G20.

( C ) A agricultura tem sido ponto de concentração das tensões na OMC. A produção e a comercialização de produtos agropecuários são controladas por companhias transnacionais que procuram influenciar a criação de leis que as beneficiem. Dessa forma, regras comerciais injustas entre países pobres e ricos têm sido questionadas desde muito tempo.

( D ) A partir da década de 1990, a industrialização japonesa, a consolidação da União Europeia (UE) e a emergência dos NICs (países de industrialização recente) promoveram o enfraquecimento da liderança norte-americana no comércio internacional, fato que culminou com a criação da OMC, iniciando-se aí a primeira rodada de negociações, denominada Rodada do Milênio.

( E ) A OMC supervisiona os acordos comerciais e, em caso de disputas entre países signatários, pode autorizar a imposição de sanções econômicas, como a retaliação comercial. Atualmente, são reguladas, também, as atividades de serviços (transportes, turismo, bancos, seguros e telecomunicações) e de ideias (consultorias, livros e patentes).

34.

A rede indica um futuro libertador. A web só faz sentido quando um se preocupa com o outro,

numa circulação generalizada e libertadora de fluxos de informações e das ondas econômicas. A

web é um mundo que nós criamos para todos nós. Só pode ser compreendido dentro de uma teia

de ideias que inclua os pensamentos que fundamentam a nossa cultura, com o espírito humano

persistindo em todos os nós. MARTINS, Dalton & DIMANTAS, Hernani. Multidões inteligentes e a transformação do mundo. Le Monde Diplomatique Brasil, 25 out. 2007.

Disponível em: < http://diplo.uol.com.br>. Acesso em: 01 fevereiro 2014.

A perspectiva abordada no texto NÃO é consenso entre aqueles que pensam tal questão. Nesse sentido, uma visão negativa a respeito da web se apoiaria no argumento de que a rede ( A ) reduziu o comércio mundial a partir das políticas de regionalização. ( B ) dificultou o controle da produção industrial em espaços transnacionais. ( C ) mostrou as limitações impostas pela desigualdade no país a partir da exclusão digital. ( D ) aproximou os detentores da infraestrutura daqueles mais carentes a partir das redes sociais. 35. Leia a matéria e observe o mapa de regionalização africana.

Após décadas de um suposto controle do vírus ebola, em agosto passado, a Organização

Mundial da Saúde (OMS) declarou a nova epidemia como uma emergência pública

internacional. Este é o surto mais longo desde a sua descoberta, em 1976. Revista Espaço Aberto USP, nº 167. USP. São Paulo, COSEAS?USP< 2014.

A região mais atingida pela epidemia retratada na matéria é: ( A ) África setentrional. ( B ) África ocidental. ( C ) África central. ( D ) África meridional. ( E ) África oriental.

36. Observe o trecho da música Disneylândia, dos Titãs, que faz referência ao processo de transformação do mundo capitalista, principalmente a partir da década de 1980.

Esse processo ficou conhecido como ( A ) Nova Ordem Mundial. ( B ) Organização do Espaço Mundial. ( C ) Regionalização. ( D ) Globalização. ( E ) Ordem Geopolítica. 37. Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.

Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no

( A ) mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais. ( B ) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais. ( C ) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos. ( D ) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.

Disneylândia Música hindu contrabandeada por ciganos poloneses faz sucesso

no interior da Bolívia [...]

Multinacionais japonesas instalam

empresas em Hong Kong e

produzem com matéria-prima brasileira

para competir no mercado americano. Titãs. CD “Titanomaquia”, Rio de Janeiro.WEA,1993. In:

DADÁ, Martins e outros. Geografia, Sociedade e Cotidiano. São Paulo: Educacional, 2010, p. 486.

38. Leia o texto a seguir.

A questão regional retoma hoje sua força, em primeiro lugar, pela proliferação efetiva de regionalismos, identidades regionais e de novas-velhas desigualdades regionais (que, de uma maneira ou de outra, devem ser atacadas por políticas de base regional), tanto no nível global, mais amplo, como no intranacional. Nesse sentido, apesar da propalada globalização homogeneizadora, o que vemos, concomitantemente, é uma permanente reconstrução da heterogeneidade e/ou da fragmentação via novas desigualdades e recriação da diferença nos diversos recantos do planeta. HAESBAERT, Rogério. Regional e global – Dilemas da região e da regionalização na Geografia contemporânea. Rio

de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010. p. 15. [Adaptado].

Considerando-se o texto, dentre as desigualdades regionais (novas e velhas) que se manifestam no mundo globalizado, evidencia-se ( A ) a existência de uma ordem mundial bipolar, nas relações entre os países, baseadas na hegemonia

estadunidense e na liderança econômica chinesa. ( B ) a expansão da doutrina chamada de “coexistência pacífica”, que se traduz no esforço das lideranças

russas de se aproximarem dos países emergentes. ( C ) a superação, no contexto da União Europeia, dos conflitos seculares, como a questão irlandesa e a

dos bascos. ( D ) a emergência de um grupo de países que possuem importantes recursos naturais, humanos e

econômicos e são chamados de Brics. ( E ) o fortalecimento dos países da América do Sul, articulados no Mercosul, aumentando a capacidade

de negociação junto ao mercado europeu. 39. A regionalização da América do Sul em destaque no cartograma ao lado tem como principal critério o aspecto físico, mas características sociais e econômicas também dão uma relativa unidade à região.

Sobre esta região é correto afirmar: ( A ) É a parte do continente americano conhecida como Caribe ou Antilhas, famosa por suas belas praias

de águas mornas e transparentes que atraem e transformam o turismo na principal fonte de rendas para os países dessa região.

( B ) Corresponde à América Platina, cujos países são banhados pelos rios formadores da bacia do Prata e têm passado colonial comum como ex-integrantes do Vice-reino do Prata.

( C ) Corresponde à América Latina, formada pelos países da América Central e do Sul mais o México, que faz parte da América do Norte. Embora a designação faça referência ao idioma neolatino essa regionalização reflete o subdesenvolvimento desta parte da América.

( D ) É constituída pelos países atravessados pela Cordilheira dos Andes, daí o termo América Andina, cuja economia apoia-se predominantemente nas atividades agrícolas, na mineração e/ou na pesca.

( E ) Forma o bloco econômico denominado de MERCOSUL, no qual os países signatários estabeleceram uma aliança comercial visando dinamizar a economia regional, movimentando entre si mercadorias, pessoas, força de trabalho e capitais.

40. Observe com atenção o mapa da Europa

Nele está representado(a) ( A ) a nova ordem mundial, multipolar, que não tem apenas os Estados nacionais como agentes

organizadores do cenário nacional, mas também as grandes corporações multinacionais. ( B ) o mundo bipolar da Guerra Fria, que se delineou logo após a Segunda Guerra Mundial e perdurou até

1989 com a queda do muro de Berlim, o que simbolizou o fim da divisão leste/oeste entre as duas potências militares.

( C ) a nova divisão internacional do trabalho, na qual os países do leste europeu deixam de comercializar prioritariamente com a Rússia e ampliam suas exportações com a Europa Ocidental.

( D ) a regionalização do mundo entre países ricos representados pelo Norte industrializado e os países pobres como sinônimos de Sul subdesenvolvido.

( E ) a União Europeia, que teve início em 1951 com a Comunidade Europeia do Carvão e do Aço, da qual faziam parte seis países, e entrou oficialmente em vigor em 1992 com doze países membros.

1. B 2. D 3. C 4. A 5. B 6. 01 + 02 + 08 = 11. Os itens incorretos são: [04] O critério utilizado pelo governo federal para benefícios sociais como o Bolsa Família é a renda familiar, assim, recebe a bolsa, principalmente, as famílias que estão em estado de pobreza extrema ou miséria. [16] A renda per capita é resultado da divisão do PIB – Produto Interno Bruto – pela população absoluta do país. 7. D

Problemas socioeconômicos, guerras civis e conflitos étnicos, religiosos e separatistas motivam imigrantes e refugiados a deixarem seus países em direção ao Brasil. Os migrantes estão à procura de melhores condições de vida, um ambiente mais pacífico e trabalho. Destacam-se pessoas provenientes da Síria, Territórios Palestinos, Haiti e República Democrática do Congo. 8. C Como mencionado corretamente na alternativa [C], o deficit previdenciário resulta da elevação da expectativa de vida associada à queda da taxa de fecundidade, o que irá ocasionar a redução da PEA e menor captação de recursos para sustentar o sistema previdenciário. Estão incorretas as alternativas: [A] e [B], porque a população europeia está associada à quarta fase da transição demográfica; [D], porque a proporção média de idosos atingirá 30% em 2050; [E], porque a imigração é uma forma de repor a mão de obra na reduzida PEA, porém, a pressão sobre o sistema previdenciário tem como causa a elevada proporção de idosos na população dos países. 9. 02 + 08 + 16 = 26. Os itens incorretos são: [01] fatores sociais e econômicos motivam

substancialmente as migrações do campo para a cidade.

[04] população relativa refere-se à densidade

demográfica, habitantes por 2km . 10. D I. INCORRETA. O rendimento per capita de Cuba é inferior ao do Brasil. II. CORRETA. Os dados apresentados apontam que Brasil e Zimbábue apresentam a mesma escolaridade.

III.CORRETA. A média de anos de escolaridade de Zimbábue é expressivamente maior que a da Etiópia, colocando-a em uma posição superior com relação à Etiópia. 11. C Os itens incorretos são: I. o Brasil apresenta IDH elevado e acentuada

desigualdade social, similar a países subdesenvolvidos periféricos africanos;

III. o desenvolvimento social é representado pelo Índice de Desenvolvimento Humano, composto por renda per capita, escolaridade e expectativa de vida, assim quanto mais próximo de 1, maior a qualidade de vida ou desenvolvimento social. 12. B A alternativa [B] está correta porque o aumento da presença feminina no mercado de trabalho resulta dentre outros fatores de seu papel como provedora ou coprovedora da família. As alternativas incorretas são: [A], porque o trabalho não é uma forma de status; [C], porque o gênero não define a capacidade técnica; [D], porque o trabalho visa o rendimento. 13. E Como mencionado corretamente na alternativa [E], a imagem indica uma ocupação irregular em área de risco sujeita a diversos problemas dentre os quais, os deslizamentos de terra. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a imagem indica uma vertente e não um fundo de vale; [B], porque a ocupação é irregular e, portanto, não assistida pelo poder público; [C], porque embora a ocupação seja ilegal, ela não ocorreu em unidade de conservação ambiental; [D], porque embora a construção esteja em encosta, não há obras de contenção. 14. E Curitiba e Belo Horizonte são classificadas como metrópoles nacionais. Estão incorretas as alternativas: A. porque os piores indicadores de saneamento são

encontrados em cidades das regiões centro-oeste e norte;

B. porque somente Porto Alegre, Belo Horizonte, Fortaleza, Brasília, Salvador e Curitiba são classificadas como metrópoles nacionais;

C. porque a principal função é administrativa; D. porque somente São Paulo e Rio de Janeiro são consideradas metrópoles mundiais. 15. C O crescimento natural ou vegetativo do Brasil tem, nas últimas décadas, apresentado índices decrescentes, o que é corretamente indicado na alternativa [C]. Estão incorretas as alternativas: [A], pois o crescimento populacional está em decréscimo; [B], pois o crescimento demográfico apresenta decréscimo a partir da década de 1970; [D], pois com a elevação da qualidade de vida, embora a população de baixa

renda ainda apresente uma maior taxa de fecundidade, a redução da taxa de natalidade e mortalidade é uma tendência em todos os segmentos sociais; [E], pois, embora a imigração tenha sido um fator de incremento populacional no século XIX e início do século XX, a partir da década de 1930, com o Governo Vargas, sua participação na dinâmica demográfica foi irrisória. 16. B Ao deixar a região metropolitana de São Paulo, o rio Tietê começa um processo de autodepuração que resulta da ação de micro-organismos e do processo de aeração a partir de quedas d´água que capturam oxigênio no ar. A alternativa [A] é falsa, os programas de saneamento básico existentes ainda não conseguem limpar toda a água do rio. A alternativa [C] é falsa, a decantação da água só é possível em tanques de estações de tratamento. A alternativa [D] é falsa, a maioria das cidades do interior de São Paulo na possuem estações de tratamento. A alternativa [E] é falsa, no trecho o rio segue curso natural a céu aberto. 17. C Como mencionado corretamente na alternativa [C], os estados do centro-sul do país, em razão de maior dinâmica econômica e melhores indicadores humanos, apresentam IDH superiores à porção norte-nordeste do país. Estão incorretas as alternativas: [A], porque os estados com menor IDH têm condições de vida piores; [B], porque o IDH do nordeste, assim como o das outras regiões brasileiras, tem disparidades dentro da própria região no tocante aos números; [D], porque é o norte de Minas Gerais que apresenta as mesmas características do sertão nordestino; [E], porque as áreas de atração populacional coincidem de uma forma geral com áreas de maior IDH, denunciando maior dinâmica econômica. 18. A partir da análise do mapa, podemos perceber que as regiões geográficas que se destacam como desesperadamente pobres ou muito pobres são: África setentrional e África meridional. Exemplos de países com a condição de desesperadamente pobres: Níger, Burkina Faso, Chade, Mauritânia, República Centro-africana, Nigéria, Etiópia, Tanzânia, Moçambique e Malauí. Exemplos de países com condição de muito pobre: Uganda, Quênia, Gana, Camarões, Senegal, Zimbábue e Madagascar, na África e Nepal, Bangladesh, Mianmar e Camboja, na Ásia. Os elementos geográficos que justifiquem esta pobreza estão relacionados com a herança colônia, agravados por questões ambientais e socioeconômicas, tais como conflitos regionais e guerras civis, e sucessivos governos ditatoriais. Entre as questões ambientais podemos citar o acesso à água potável, as sucessivas secas e o processo de desertificação, que comprometem a segurança alimentar; nos aspectos socioeconômicos podemos citar as problemáticas infraestruturas médico-

hospitalares, as condições sanitárias, bem como a precária distribuição de renda. 19. Os complexos agroindustriais ou do agronegócio são complexas cadeias produtivas que articulam a produção agropecuária com a produção industrial e o setor terciário (comércio, serviços e finanças), a exemplo da produção de soja para exportação, intermediada por transnacionais, e vendida para diferentes indústrias (óleo, ração para animais, etc.). Entre as consequências negativas da prevalência das transnacionais no agronegócio estão a elevação dos preços dos alimentos devido à lucratividade das empresas, o que pode fazer com que parcelas da população mais pobre não tenham acesso à alimentação. Outra consequência é o aumento da dependência do agricultor em relação às empresas produtoras de sementes, inclusive transgênicos (Monsanto), de agrotóxicos e fertilizantes. Também tem-se a exploração dos pequenos proprietários por grandes empresas, a exemplo daqueles que vendem a produção pecuária (aves e suínos) para a indústria de alimentos. 20. a) Desenvolvimento sustentável define-se como o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender às necessidades das futuras gerações, impedindo o esgotamento dos recursos para o futuro. b) Os objetivos são: 1) Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2) Atingir o ensino básico universal; 3) Promover a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a AIDS, a Malária e outras doenças; 7) Garantir a qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento. c) A agricultura orgânica é um processo produtivo cujo objetivo é a organicidade da produção que garanta a saúde de quem o consome e, portanto, usa e desenvolve tecnologias apropriadas à realidade local de solo, topografia, clima, água, radiações e biodiversidade própria de cada contexto, mantendo a harmonia de todos esses elementos entre si. Sua prática não utiliza agrotóxicos, preservando a qualidade da água e evitando a contaminação do solo; o manejo do solo é mínimo, preservando sua estrutura e fertilidade e evitando a erosão e degradação; promove e restaura a biodiversidade local; amplia a capacidade dos ecossistemas locais, permitindo a sustentabilidade da agricultura familiar. 21. B A Antártida é um continente com cerca de 14 milhões

de 2km e não apresenta população fixa. Conforme os Tratados da Antártida (1959) e de Madri (1994) são apenas permitidas as atividades pacíficas, principalmente a pesquisa científica. Existem bases científicas de vários países, inclusive do Brasil (Comandante Ferraz em reconstrução). É proibida a exploração de recursos minerais e energéticos, embora o continente tenha reservas de ferro, carvão e petróleo.

22. A A África do Sul é um país subdesenvolvido, emergente e industrializado. Apresenta o maior parque industrial do continente africano, é grande exportador de recursos minerais (carvão, ouro, diamante etc.) e apresenta agronegócio desenvolvido, a exemplo da produção de uva e vinhos. Porém, o país é desigual socialmente, em parte, devido às heranças do apartheid (segregação socioeconômica e racial em vigor entre 1948 e 1990). 23. B O Chile é um País Andino com IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) muito elevado, o melhor da América do Sul, devido ao crescimento da renda per capita e evolução positiva dos indicadores de educação e saúde. O país é exportador de cobre, pescado e frutos do mar, frutas temperadas e vinho. 24. D 25. A 26. B 27. B A África se insere na economia globalizada como grande exportadora de commodities minerais e energéticas para países desenvolvidos e emergentes, principalmente a China. São exemplos: Nigéria, Angola, Argélia, Líbia e Sudão do Sul (petróleo), República Democrática do Congo (cobre), Guiné (bauxita) e África do Sul (ferro, carvão mineral, ouro e diamante). 28. D Como mencionado corretamente na alternativa [D], frente a períodos de estiagem que afetam o fornecimento de energia pelas hidroelétricas, o governo aciona a produção via termoelétricas e nucleares, repassando o maior custo do funcionamento para o consumidor final. Estão incorretas as alternativas: [A], porque no tocante à produção de energia termonuclear, a estratégia utilizada é a implementação de Angra III; [B], porque o potencial instalado para a geração de energia pertence ao Paraguai, que já vende parte de sua produção da Itaipu Binacional para o Brasil; [C], porque é inviável coibir o consumo de eletroeletrônicos; [E], porque as usinas de biomassa correspondem somente a 8% da produção de energia no Brasil. 29. B Como mencionado corretamente na alternativa [B], a descrição do texto corresponde ao petróleo. Estão incorretas as alternativas seguintes, porque não correspondem às características indicadas pelo texto. 30. D O fim da bipolaridade entre EUA e URSS iniciou uma nova ordem mundial marcada pelo multilateralismo e por vários conflitos locais associados a disputas étnico-religiosas e socioeconômicas. O Oriente Médio é uma expressão dessa realidade. O conflito israelo-

palestino e as questões associadas ao petróleo colocam a região no centro das atenções A alternativa [A] é falsa, a ditadura Síria não goza de prestígio junto aos Estados Unidos. A alternativa [B] é falsa, não há conflito armado por petróleo em Moçambique. A alternativa [C] é falsa, não existem assentamentos judaicos na Síria e na Jordânia. A alternativa [E] é falsa, o real valorizado torna os produtos brasileiros mais caros. 31. C A globalização constitui uma fase recente de expansão capitalista no espaço mundial marcada pela aceleração dos fluxos de mercadorias, capital, pessoas e informações. É possibilitada pela modernização integrada das telecomunicações, informática e transportes relacionada à revolução técnico-científica (3ª revolução industrial). As empresas transnacionais são os principais agentes e maiores beneficiárias da globalização, visto que permitiu a ampliação dos mercados consumidores. 32. C Globalização é a fase recente de expansão do modo de produção capitalista no espaço mundial, caracterizada pela aceleração dos fluxos de capital, mercadorias, pessoas e informações por meio da modernização integrada das telecomunicações, informática e transportes. O principal agente da globalização são as empresas transnacionais. 33. 01 + 02 + 04 + 16 = 23. [01] CORRETA. Com a atuação da OMC no mercado

global, busca-se o fim do protecionismo, estimulando a formação de blocos e/ou acordos multilateriais.

[02] CORRETA. Na reunião de Cancun, o G20 e em especial o Brasil, posicionou-se firmemente no tocante à política de subsídios agrícolas e minerais adotados pelos países desenvolvidos

[04] CORRETA. As negociações da OMC são mais polêmicas no tocante aos produtos primários, haja vista, ser esses, a base comercial dos países subdesenvolvidos.

[08] INCORRETA. Os EUA ainda exercem liderança no comercio internacional.

[16] CORRETA. A OMC é um organismo supranacional que busca regular e estimular o comércio internacional. 34.C O acesso à tecnologia, incluindo os computadores e a internet não é homogêneo, é socialmente desigual. Parcelas sociais mais pobres nos países emergentes e subdesenvolvidos são afetadas pela “exclusão digital” com implicações negativas no que se refere ao acesso à informação, educação, cultura, mobilização política e mercado de trabalho. 35. B Como mencionado corretamente na alternativa [B], a região mais afetada pelo ebola é a área ocidental, com destaque para Libéria, Guine, Serra Leoa, Senegal e Mali.

36. D Como mencionado corretamente na alternativa [D], a letra da música remete a um processo de mundialização, característica da globalização. Estão incorretas as alternativas: [A], porque a nova ordem mundial é o sistema de poder instaurado na década de 1990, contexto em que se deu a globalização; [B], porque a organização do espaço mundial é uma referência vaga e diz respeito à geopolítica; [C], porque a regionalização é uma forma de determinar espaços a partir de critérios e, portanto, não corresponde ao tema da letra; [E], porque ordem geopolítica é o ordenamento do sistema de poder em nível mundial ou regional construído a partir de cenários históricos diferentes. 37. D O mapa 1 apresenta a divisão da América utilizando aspectos físicos, principalmente a distribuição e o formato das massas continentais: Norte, Central e Sul. O mapa 2 apresenta a divisão da América por critérios históricos e socioeconômicos: Anglo-Saxônica (países desenvolvidos) e Latina (países subdesenvolvidos). 38. D O grupo BRICS corresponde a cinco países subdesenvolvidos emergentes que são potências econômicas em suas respectivas regiões. São países industrializados e com expressiva abundância de recursos naturais (minérios, petróleo, solo para a agricultura, etc.). O grupo é integrado por Brasil, Rússia, Índia e China, nações com grande PIB, população e território. A África do Sul é um país de porte médio do ponto de vista territorial, econômico e demográfico. 39. D Como mencionado corretamente na alternativa [D], a região em destaque, denominada América Andina, caracteriza-se pela presença da Cordilheira dos Andes, predomínio de população ameríndia, economia de base primo-exportadora destacando-se o setor mineral e energético. Estão incorretas as alternativas: [A], [B], [C] e [E], porque a área em destaque é denominada América Andina. 40. B A ordem bipolar da Guerra Fria começou em 1945 (2ª Guerra Mundial) e terminou em 1991 (fragmentação da URSS). A ordem foi caracterizada pelo antagonismo entre duas superpotências, os Estados Unidos (capitalista) e a URSS (socialista).

ANOTAÇÕES ___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

__________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

__________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

__________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________

___________________________________________