O SACERDÓCIO LEVÍTICO

6
O SACERDÓCIO LEVÍTICO A importância e a grandeza desse sacerdócio no Antigo Testamento é tão elevada e significativa em sua essência, que são vários os textos que fazem menção a tão glorioso oficio. O povo hebreu orientado, formado e capacitado por Deus para exercer, praticar a adoração a Jeová, foram ensinados pelo próprio Deus, a respeito do ofício Sacerdotal e Levítico. Em Números, nós vemos a disposição das tribos, o famoso recenseamento, e é claro, a função dos Levitas, vemos isto logo nos primeiros capítulos de Números (Nm 1.2). Os escolhidos para a função, para o ministério levítico, foram os da tribo de Levi, por isso chamados Levitas, separados, santificados, para servir, ministrar as coisas sagradas no Tabernáculo e posteriormente no Templo. No Antigo Testamento o povo de Israel era formado por tribos. Essas tribos descendiam dos doze filhos de Jacó. Uma das tribos era a tribo de Levi, que era um dos doze filhos de Jacó. Todas as pessoas que faziam parte da tribo de Levi eram chamadas de levitas. O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens que ajudavam os sacerdotes nos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão. I – O OFÍCIO Já que começamos em Números, encontramos no capítulo primeiro, a função do santo oficio dos Levitas (Nm 1.50,51): “em vez disso, designe os levitas como responsáveis pelo tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, por todos os seus utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles transportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; cuidarão dele e acamparão ao seu redor. sempre que o tabernáculo tiver que ser removido, os levitas o desmontarão e, sempre que tiver que ser armado, os levitas o farão. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do tabernáculo terá que ser executada” (NVI). II. REQUISITOS PARA SER UM LEVITA

Transcript of O SACERDÓCIO LEVÍTICO

Page 1: O SACERDÓCIO LEVÍTICO

O SACERDÓCIO LEVÍTICO

A importância e a grandeza desse sacerdócio no Antigo Testamento é tão elevada e significativa em sua essência, que são vários os textos que fazem menção a tão glorioso oficio.

O povo hebreu orientado, formado e capacitado por Deus para exercer, praticar a adoração a Jeová, foram ensinados pelo próprio Deus, a respeito do ofício Sacerdotal e Levítico. Em Números, nós vemos a disposição das tribos, o famoso recenseamento, e é claro, a função dos Levitas, vemos isto logo nos primeiros capítulos de Números (Nm 1.2).

Os escolhidos para a função, para o ministério levítico, foram os da tribo de Levi, por isso chamados Levitas, separados, santificados, para servir, ministrar as coisas sagradas no Tabernáculo e posteriormente no Templo.

No Antigo Testamento o povo de Israel era formado por tribos. Essas tribos descendiam dos doze filhos de Jacó. Uma das tribos era a tribo de Levi, que era um dos doze filhos de Jacó. Todas as pessoas que faziam parte da tribo de Levi eram chamadas de levitas.

O nome levitas também veio a ser aplicado aos homens que ajudavam os sacerdotes nos serviços do tabernáculo e, mais tarde, no templo construído por Salomão.

I – O OFÍCIO

Já que começamos em Números, encontramos no capítulo primeiro, a função do santo oficio dos Levitas (Nm 1.50,51): “em vez disso, designe os levitas como responsáveis pelo tabernáculo que guarda as tábuas da aliança, por todos os seus utensílios e por tudo o que pertence a ele. Eles transportarão o tabernáculo e todos os seus utensílios; cuidarão dele e acamparão ao seu redor. sempre que o tabernáculo tiver que ser removido, os levitas o desmontarão e, sempre que tiver que ser armado, os levitas o farão. Qualquer pessoa não autorizada que se aproximar do tabernáculo terá que ser executada” (NVI).

II. REQUISITOS PARA SER UM LEVITA

1. Ser consagrado (Lv 8.5-26)

a) O fato de ser levita não era a única condição para entrar no ofício sagrado – não basta só crer;b) Os levitas deviam ser apartados para a obra do tabernáculo mediante uma cerimônia especial;c) Purificava-se oferecendo sacrifícios, sendo espargidos com água misturada com cinzas de bezerra ruiva, barbeando-se e lavando seus vestidos, os sacerdotes impunham as mãos sobre os levitas na cerimônia de consagração;

d) A água pura e a navalha afiada representam o afastamento de tudo quanto impede a dedicação espiritual e assinalam a purificação de tudo quanto mancha o corpo e o espírito.

Page 2: O SACERDÓCIO LEVÍTICO

2. Outros Requisitos

a) Entravam na profissão provavelmente como aprendizes em prova sob a vigilância de levitas mais velhos (Lv 4.3; 8.24);

b) Ao atingir os cinquenta anos, o levita era eximido dos trabalhos rigorosos, mas podia continuar servindo nos deveres mais fáceis do tabernáculo;

c) Santificação – nenhum Levita poderia fazer a obra de Deus sem estar com sua vida em santidade (Nm 8.21-22; Hb 12.14), tinham que se lavar e purificar suas vestes.

3. Por que estes requisitos

a) Além dos trabalhos inerentes ao tabernáculo, serviam como uma espécie de pára-choque para protegerem as demais tribos israelitas da indignação de Deus, que os ameaçava se despercebidamente entrassem em contato com a tenda sagrada ou com os seus móveis (Nm 1.47-54);b) Quando o povo quebrou o pacto de obediência a Jeová, fabricando o bezerro de ouro, somente os levitas permaneceram fiéis à sua aliança com Deus (Ex 32.26-29; Nm 3.9,11-13,40, 41, 45; 8.16-19).

III – A CONSAGRAÇÃO DOS LEVITAS (Nm 8.5):

É tremendo todo o capitulo oito do referido livro de Números, encontramos Deus falando, instruindo o legislador Moisés, quanto à consagração e purificação do oficio Levítico em riqueza de detalhes:

1 – Separação – Nm 8.5:

Temos sempre claro que, os levitas foram especialmente por Deus separados, das demais tribos, até no recenseamento não foram contados (Nm 1.47). No capitulo oito de Números, o Senhor disse a Moisés (v. 6); “separe os levitas do meio dos Israelitas...” (NVI) isto mostra um exclusivismo tremendo por parte de Deus para com aqueles que são chamados para um santo ofício.

2 – Aspersão com água da purificação – Nm 8.5-7:

Os levitas eram ajudantes diretos dos Sacerdotes, não é a toa que o processo de consagração, envolvendo purificação, diferem em alguns detalhes e em seus significados com os dos Sacerdotes. Nem todos tem notado que os sacerdotes eram ‘santificados’, enquanto os levitas foram ‘purificados’.

A purificação deu-se com a aspersão da água da purificação (v. 7), diferente dos Sacerdotes que eram ungidos e lavados.

Page 3: O SACERDÓCIO LEVÍTICO

3 – Rapagem de todo o corpo – Nm 8.7:

Logo que água da purificação era aspergida, continuava o ritual com a rapagem de todo o corpo com navalha, isto simbolizando a purificação completa.

4 – Vestes lavadas – Nm 8.7:

Neste ritual sagrado, vemos as roupas dos levitas sendo lavadas, um outro diferencial com relação aos Sacerdotes que suas roupas eram trocadas, novas vestes. Segue-se todo o processo, com oferta de manjares, além de novilho para expiação do pecado.

5 - Imposição de mãos e oferta movida – Nm 8.9-13:

Os filhos de Israel, agora fazem imposição de mãos na tenda da congregação, e como havia a oferta em que os Sacerdotes movia em direção ao santuário, uma porção do sacrifício, a dedicação dos levitas estava agora bem simbolizada (v. 21).

E por fim os levitas foram exercer, ministrar na tenda da congregação, perante Arão e seus filhos (v. 22).

DETALHE –Todos os Sacerdotes eram Levitas:

Como já sabemos, os levitas eram os da tribo de Levi, terceiro filho do patriarca Jacó. A tribo de Levi era sacerdotal, porém nem todos eram Sacerdotes, mas todos os Sacerdotes erma Levitas, inclusive até a época dos Reis.

Quanto à idade para iniciação, alguns textos da Bíblia são curiosos, no capitulo quatro de Números, encontramos no versículo 3, que aos trinta anos para cima até aos cinqüenta anos de idade, estava estipulado o exercício levítico. Já no capítulo oito, no versículo 24, está de vinte e cinco para cima, para exercer no ministério da Tenda da Congregação, mais adiante Davi fixou em vinte, a idade para se iniciar este ofício.

IV – FUNÇÕES DOS LEVITAS

Vemos que dentre muitas atribuições como as mostradas em Números, com relação à Tenda de Encontro, além da manutenção deste ‘santuário móvel’, dos utensílios, da montagem e desmontagem do mesmo,vamos destacar alguns aspectos do honrado oficio.

1 – Louvar:

Os Levitas eram os responsáveis direto por tão excelente atitude, a de louvar a Deus, no que diz respeito à organização e condução dos cânticos e instrumentação, fazendo uso de diversos instrumentos musicais disponíveis na sua época e cultura.

Na ocasião da dedicação do Templo (ICr 7.6), encontramos os levitas fazendo uso dos

Page 4: O SACERDÓCIO LEVÍTICO

instrumentos musicais e entoando louvor. Outra passagem bastante esclarecedora está em (2Cr 8.14) também em (1Cr 16.4.5).

2 – Ensinar – (ICr 15.22 e 25.5-7):

É maravilhoso o que vemos nesse capitulo de Crônicas, o ensino da música, e porque não dizer,o aperfeiçoamento da arte de cantar, o versículo (22) do capitulo quinze diz: “Quenanias, o chefe dos Levitas, ficou encarregado dos cânticos; essa era sua responsabilidade, pois ele tinha competência para isso” (NVI) a (RC) traz: “porque era entendido nisso”.

Já no livro de Neemias, capitulo 8, na ocasião Esdras (escriba), ensina os filhos de Israel com relação à Lei, e diz o texto que quando Neemias, o Sacerdote Esdras e os levitas ensinavam ao povo, houve choro,foi comovente o entendimento dos preceitos do Senhor .

3 – Profetizar (ICr 25.1-5):

É muito apropriado esta passagem (ICr 25.1-5), pois vemos aqui a autoridade espiritual dos levitas, separados para o ministério de profetizar. E o curioso é que isto era feito ao som de Harpas, Liras e Címbalos.

4 – Santificar (2Cr 29.5;15.25-30):

Este ocorrido foi em uma situação muito gloriosa, na época do rei Ezequias, quando restabelecido o culto no Templo do Senhor. Os Sacerdotes e Levitas foram convocados, consagraram-se e consagraram o Templo, houve sacrifícios, holocaustos, ofertas, musica, canto, adoração e o detalhe: música alegre.

Sabemos que para um andamento e manutenção desse ofício, de forma exclusiva, eram os levitas,como todos os que participavam do Ministério sacerdotal, a manutenção por meio dos dízimos e ofertas,além de serem concedidas 48 cidades, em volta delas uma faixa de terra para o sustento deles. (Ne 12.47; 10.37; 13.10-14; ICr 9.33; Lv 27.30; Nm 35.1-8; Dt 14.22-27).

V - COMO SER UM LEVITA HOJE

a) O Sistema sacerdotal do AT era sombra do sacrifício perfeito de Cristo (Hb 8.5-6); somos nação santa e sacerdócio real em Cristo (1Pe 2.9)

b) O levita do VT nada mais é do que a figura do servo do NT, que se consagra e assume a posição de levita para conduzir o tabernáculo do senhor;

c) Não há como exercer o ministério diante do Senhor sem passar pela experiência da santificação, da purificação pela palavra de Deus (Ef 5.26);

d) Novo nascimento – vida de oração, leitura da palavra, congregar, jejuar (1Ts 5.16-18);

e) Pessoas com vidas deformadas, sem visão do Reino, buscam seu próprio prazer – shows, emoções passageiras sem a presença de Iahweh. Atraem maldição em vez de bênção.

A responsabilidade de um levita vai além de se expressar por meio do louvor, instrumentos ou outra forma de adoração, exige uma vida de consagração (separação do pecado, envolvimento com o Reino de Deus). Idéia de entrega total, dependência de Deus. Tem a tarefa de juntar, unir a esposa ao Esposo (Jesus).