O Timoneiro - N° 2548

12
Sine aumenta atendimento Primeiro casamento gay Os cartórios de registro civil da cidade aca- tam decisão do CNJ e a primeira união de pessoas do mesmo sexo na cidade poderá ocorrer na próxima semana. Após meses com problemas de atendimento, que estava reduzido em 30 fichas diárias, a agência do Sine aumenta capacidade para 90 atendimentos diários. Canoas, 17 a 23 de maio de 2013 Edição n° 2548 Fundado em 29.07.66 R$ 1,50 Pág. 9 Pág. 9 CAOS NA SAÚDE Homem perde visão de olho na fila por cirurgia PROFESSORES Detentores de cargos aprovam 74 protestos contra o Prefeito Pág. 5 Pág. 7 Acadef 29 anos Última página. CONVITE PARA MISSA DE 7º DIA FELIPE AUGUSTO VALENZUELA FAVIERO O pai Luiz Faviero, madrasta Ana Faviero, os irmãos Karine, Ricieri e Luca, e demais familiares e amigos convidam para missa de 7º dia, a ser realizada dia 18/05/2013, às 18 horas na Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Tamoio, 3285, bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas. Canoas, 17 de maio de 2013. "A alegria de tê-lo conosco jamais vai superar a tristeza de tê-lo perdido. Vai com Deus! Tua família te ama". 01/05/1987 11/05/2013

description

O Timoneiro - N° 2548

Transcript of O Timoneiro - N° 2548

Page 1: O Timoneiro - N° 2548

Sine aumenta atendimento Primeiro casamento gay Os cartórios de registro civil da cidade aca-tam decisão do CNJ e a primeira união de pessoas do mesmo sexo na cidade poderá ocorrer na próxima semana.

Após meses com problemas de atendimento, que estava reduzido em 30 fichas diárias, a agência do Sine aumenta capacidade para 90 atendimentos diários.

Canoas, 17 a 23 de maio de 2013

Edição n° 2548Fundado em 29.07.66

R$ 1,50

Pág. 9 Pág. 9

CAOS NA SAÚDE

Homem perde visão de olho na fila por cirurgia

PROFESSORES

Detentores de cargos aprovam 74 protestos contra o Prefeito

Pág. 5Pág. 7

Acadef 29 anos

Última página.

464646anosanosanos

CONVITE PARA MISSA DE 7º DIA

FELIPE AUGUSTO VALENZUELA FAVIERO

O pai Luiz Faviero, madrasta Ana Faviero, os irmãos Karine, Ricieri e Luca, e demais familiares e amigos convidam para missa de 7º dia, a ser realizada dia 18/05/2013, às 18 horas na Paróquia Nossa Senhora das Graças, rua Tamoio, 3285, bairro Nossa Senhora das Graças, em Canoas.

Canoas, 17 de maio de 2013.

"A alegria de tê-lo conosco jamais vai superar a tristeza de tê-lo perdido.

Vai com Deus! Tua família te ama".

01/05/1987 11/05/2013

Page 2: O Timoneiro - N° 2548
Page 3: O Timoneiro - N° 2548

CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013 I POLÍTICA I O TIMONEIRO I 3

PSDO partido que é presidido pelo deputado Danrlei de

Deus, e tem em Canoas o vereador Patricio, decidiu ex-pulsar de suas fileiras o vice-presidente e ex-secretário de Meio Ambiente de Canoas, Marcos Aurélio Chedid, que sabendo que iria ser expulso, pede demissão e larga a vice-presidência. Para a vaga de vice-presidente estadual foi indicado o Tenente Coronel Rodolfo Pacheco, que é presidente do Diretório Municipal de Canoas.

PORTOSA Medida Provisória que regula os portos do país foi

chamada por deputados federais da base do governo como medida provisória dos porcos.

Quem assistiu aos debates da votação da MP ficou escandalizado com as denúncias e com a aprovação da matéria.

Dizem deputados da base do governo que milhões de reais vão chafurdar na lama. Alguns até chamavam a MP do Tio Patinhas. Lideranças políticas alegam que não precisava a MP, bastava revogar um Decreto que o ex-presidente Lula assinou cinco anos atrás, que foi o que deu origem ao atraso fenomenal que o país está vivendo. Mas para não desagradar Lula, fizeram essa MP e agregaram benesses para futuros financiadores.

REFORMA POLÍTICATodos os parlamentares falam da necessidade, urgente,

do país realizar uma ampla reforma política. Nas entrevis-tas e nos debates, afirmam que o atual modelo esgotou-se. Que não representa mais a melhor maneira de se colher as decisões populares.

O modelo, além de superado, está corrompido. Mas o tempo passa e passam as eleições e não ocorre nenhuma transformação.

Esta semana, em Brasília, participei de uma roda de conversação com parlamentares e lideranças políticas de todo o país. Um dos pontos enfocados foi a eleição dos senadores e seus suplentes, além da proposta de redução

do mandato dos senadores de oito para quatro anos.

Quanto aos suplentes, é unânime a opinião que a atual forma de escolhê-los, além de incorreta e incompetente, ainda serve de palco para o peleguismo e às dinastias familiares. O suplente que muitas vezes assume o mandato de se-nador não recebeu nenhum voto, ninguém sabe quem é e, muitas vezes, é um filho, mulher ou parente de senador. Outras vezes é o financiador de campanha,

[email protected]

que não tem voto nem credibilidade, e esconde-se na figura de suplente para em seguida “arrumar” um Ministério para o senador e ele assumir o mandato.

A ideia é transformar a expressão de senador sem voto, um tipo de biônico, para um senador que tenha voto.

Assim, os candidatos concorreriam sem suplentes.O mais votado estaria eleito, e o segundo mais votado

ficaria como primeiro suplente, deixando a segunda su-plência para o terceiro colocado.

É sempre bom lembrar que os senadores representam o estado, enquanto os deputados representam o povo. A eleição dos senadores é pelo processo majoritário, ou seja, é eleito quem faz mais votos, enquanto a eleição pelos deputados é pelo sistema proporcional, com coeficiente eleitoral, para dar oportunidade às várias linhas de pen-samento da população.

Se a atual proposta for incluída na reforma política, que só Deus sabe quando irá acontecer, vai por fim à dinastia familiar de alguns, ao poder financeiro de outros, e vai deixar a eleição mais transparente, com os candidatos, eleitos ou não, mas com a oportunidade de ter senadores e suplentes com voto e não suplentes biônicos.

SAÚDEEstá custando muito caro aos cofres da Prefeitura e à

saúde dos canoenses. A incompetência administrativa do governo Jairo Jorge (PT) com os desmandos e improvisa-

ções praticadas está causando prejuízos à cidade.Primeiro foram as 90 nomeações aventureiras para a

direção do Pronto Socorro Nelson Marchezan, que por suas coligações político-partidárias tiveram péssimos resultados e muitas despesas. Agora, a improvisação do teleagendamento com gastos milionários para empresa de Fortaleza/CE e com despesas enormes de propaganda e marketing para tentar justificar que o péssimo serviço de teleagendamento é bom.

Agora a população sofrendo com os problemas da pediatria. Os canoenses não têm como confiar no progra-ma. Todos os dias são novas promessas e novos projetos. Uma secretária da Saúde não durou dois meses. Agora o novo secretário da Saúde, irmão do secretário da Fazenda, promove modificações sem nenhuma explicação técnica. E o que é pior: sem nenhum aviso à sociedade.

Os pais levaram os filhos para a pediatria do Hospital Universitário e ela estava fechada. Nos postos de saúde, mandam para o Hospital Universitário. É muita incompe-tência, e desrespeito.

Mas, durante a campanha eleitoral era diferente. Di-ziam que durante quatro anos ficaram aprendendo para agora aplicarem melhor no segundo governo os recursos públicos da saúde. O pior é que gastaram o dinheiro do povo e não aprenderam nada. Ou melhor, só aprenderam a gastar em marketing e propaganda e nomear companheiros de partidos para cargos elevados.

“O homem que não acredita em nada equipara-se ao queacredita em tudo, com a vantagem de que dificilmente se engana.”

Carlos Drummond de Andrade

Quaisquer semelhanças com fatos, dados, nomes ou pessoas conhecidas, relacionados com esta estória, é simplesmente mera coincidência, ou produto da inteligência fantasiosa ou excepcional do leitor.

Cidade do Faz de ContaPROMESSAS

PEDINTE: Senhor prefeito da CIDADE DO FAZ DE CONTA, custei muito a marcar essa audiência, cheguei de madrugada para pegar um lugar.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Pode falar, meu querido amigo, em que posso atendê-lo?

PEDINTE: Queria ver aquele emprego que o senhor me prometeu durante a campanha eleitoral, disse-me que se eu fizesse campanha, entregasse propaganda e falasse mal dos adversários, pedisse voto pro senhor e seus candidatos, eu teria um emprego.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Eu falei isso? Nunca pedi pra ninguém fazer essas coisas, eu sou ficha limpa, não me meto em atrapalhadas, não faço nepo-tismo e nem empreguismo.

PEDINTE EM VOZ ALTA: O senhor me prometeu, eu tenho provas, está tudo gravado e se eu não for atendido nas próximas 72 horas vou botar a boca no trombone. Vou denunciar. O senhor tem fama de mentiroso, de prometer e não cumprir, mas o senhor não vai me fazer de bobo. Ouça essa fita.

O PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA ouviu a fita, ficou vermelho, rasgou a fita e disse: Agora o senhor não tem prova nenhuma mais.

PEDINTE: O dono do jornal que eu mostrei a fita ficou com mais 11 gravações, mas eu pedi para ele não fazer nada, e ele é um homem de palavra, até essa audiência, e se eu

conseguir o emprego ele também não poderá fazer nada. E o emprego que eu quero agora é igual aquele que o senhor deu pro seu familiar.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Calma, meu querido amigo, esses equívocos da política acontecem. Na verdade eu estou cheio de problemas, com os vereadores me pedindo cargos, com a justiça no meu pé, com a polícia gravando meus telefones, eu até me esqueci dessa grande promessa que eu havia lhe feito. Claro que eu preciso do amigo para um cargo importante. Traga seus documentos amanhã mesmo para fazer os exames médicos. Mas quero uma coisa.

PEDINTE: O senhor pode pedir, até porque eu já gravei essa nossa conversa aqui.

PREFEITO DA CIDADE DO FAZ DE CONTA: Tudo bem, mas eu quero que vá buscar as fitas com aquele diretor do jornal.

Na outra semana, o PEDINTE, com várias passagens pela polícia, foi nomeado para um cargo importante, e na vizinhança da sua residência na CIDADE DO FAZ DE CONTA todos sentiram o fedor de fitas de gravadores queimadas.

A mulher do pedinte comemorava:

- Agora a gente vai virar madame, vai ter salário alto, carro oficial, telefone, convite pra festas e chegar perto das propi-nas que rolam na prefeitura da CIDADE DO FAZ DE CONTA.

Page 4: O Timoneiro - N° 2548

A precariedade da saúde pública em Canoas não é mais novidade para o leitor de O Timoneiro. Mesmo assim, casos como os apresentados nesta edição, de pacientes que aguardam meses por uma consulta, por uma cirurgia, ou por uma medicação, ainda nos chocam. Não é admissível que mais de uma década depois do início do século XXI as instituições públicas continuem

prestando ao cida-dão um serviço com a mesma qualidade que era oferecida nos tempos em que o senhor feudal deti-nha o poder sobre o que ia ou não dispo-nibilizar para seus súditos. A saúde é um direito univer-sal, não um privi-légio para poucos. Também não é lote-ria, não faz sentido que para conseguir uma consulta com

um clínico geral a pessoa precise, além de telefonar, ainda torcer para ser atendida, como se fosse um sorteio. Enquanto os serviços básicos de saúde estão sucateados, os hospitais são entregues para a iniciativa privada. Agora, até mesmo as Unidades de Pronto Atendimento estão sendo privatizadas. Os canoenses, infelizmente, não podem passar para terceiros a dor que sentem, são obrigados a conviver com ela, enquanto a responsabi-lidade a Prefeitura passa adiante.

4 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 20134 I O TIMONEIRO I OPINIÃO I CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013

Editorial

Precariedade da saúde

Diretor: Feres Jorge UequedRedator: Émerson VasconcelosDiagramação: Sinara DutraColaboradores: Daltiva UequedCirculação: Celço Andreotti Redação: Av. Victor Barreto, 3056/3º andarSala 314 - Centro - Canoas - RS - Cep 92010-000Circulação SemanalFechamento comercial: Quintas-feiras, às 14 horasIMPRESSO: Gazeta do Sul S/A - Rua Ramiro Barcelos, 1.206Santa Cruz do Sul-RS.Filiado a ADJORI/RS Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não traduzindo obrigatoriamente a opinião do jornal.

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação Ltda. CGC/MF 02.347.932/0001-30

Fone/fax: 3032.3022 - 3472.3022 e-mail: [email protected]

site: www.otimoneiro.com.brEscritório comErcial Porto alEgrE

AV. CARLOS GOMES, 126/207 - HIGIENÓPOLIS - F.:8415.3142

Editado por: CEDRO - Editora e Empresa de Comunicação

Desde 1966 relatandoa história de Canoas

“““Os canoenses, Os canoenses, Os canoenses, infelizmente, não infelizmente, não infelizmente, não podem passar podem passar podem passar para terceiros para terceiros para terceiros a dor que a dor que a dor que sentem...”sentem...”sentem...”

No dia 14 de maio, lideranças petistas estiveram em Porto Alegre para comemorar os 10 anos de “sucesso” da gestão classificada por ministros do STF, quando do julgamento do Mensalão, como “tenebrosa.” Foi uma festa de arromba, onde trabalhadores e pessoas do povo não tiveram vez, já que ocorreu em recinto fechado e, em ambiente bem diverso daqueles que antes eram utilizados pelos idealistas da vanguarda do atraso. Tudo para come-morar, entre outras conquistas, a importação de médicos cubanos e de medicamentos alternativos da China os quais, certamente , serão colhidos por aqui mesmo, na floresta amazônica. Tudo, claro, por ideia e sugestão dos companheiros prefeitos, médicos brasileiros, professores e profissionais da segurança pública.

Na oportunidade, os socialistas às avessas comemo-raram, também, a farta distribuição de polpudos recursos à companheirada de países como Cuba, Venezuela, Equador, Bolívia e Colômbia. Parece já não haver mais ninguém a ser comprado por aqui. Enquanto isso, aposen-tados, entidades classistas de áreas como medicina, saúde, educação, segurança, habitação e muitas outras protestam.

Sem querer ser trágico, dá para comparar a situação com a seguinte figura: o país é uma jamanta, grande, cara e pesada (e bota pesada nisso), largada ladeira abaixo, sem o freio de mão puxado e com a palanca no ponto morto. Os condutores, na cabine, comemoram tomando uísque e outros aditivos. O mais fanfarrão só espera a oportunidade para puxar o tapete” da chaufese principal. Todos riem, claro, pois ricos sempre riem à toa. Mas, se houver um simples toque ou a uma brisa mais forte, a jamanta dis-para e, como ninguém está atento aos riscos, não sobrará intacta, sequer, a rebimboca da parafuseta.

Vigilantes, mesmo, só os periodistas, esses que já se acostumaram a chafurdar no lixo, embora já comecem a surgir sinais de uma oposição mais atenta e consciente, com ideias inovadoras, dignas e tranquilizadoras. Hoje, se alguém se manifesta, Lula pede (como pediu ao FHC) que deixe a senhora presidente Dilma “trabalhar em paz”. Esta, também, recentemente desabafou: “Tem gente torcendo para o país dar errado”. Negativo: na verdade, o que os brasileiros conscientes criticam são as posições dos gestores tenebrosos, e incompetentes, e não o País.

*Jornalista

Senhor chefe aí da Redação, mande seu pessoal fazer outra pergunta ao Sr. Prefeito Municipal. A pergunta é a seguinte: a Prefeitura de Canoas é uma empresa que está em competição com empresas da cidade, que há anos lu-tam para vencer dificuldades, inclusive pagando tributos? Eu e outras pessoas, até vizinhos meus, estamos vendo que a Prefeitura criou um jornal para fazer propaganda de suas atividades, criou uma rádio para a mesma finali-dade, e faz mais propaganda nos jornais e rádios de Porto Alegre do que nos daqui. Me parece, e também parece a outras pessoas, que seria mais justo, como demonstração de espírito comunitário, usar os jornais e a rádio daqui, pagando pelo uso dos espaços, conforme a grandeza de cada um, prestigiando os esforços de quem há anos batalha pelo progresso da nossa cidade. Uma Prefeitura concorrendo com empresas, como se fosse uma empresa, não parece correto.

*Morador interessado

Tem uma jamanta descendo a ladeira em “ponto morto”: e os condutores comemoram

Prefeitura empresa?

José Fontes*

Ênio da Silveira*

Os eleitos para cargos de confiança multiplicaram-se tanto, para proveito pessoal e de seus partidos, que podem ser chamados de “coelhos de confiança”. Por que coelhos? Porque eles têm extraordinária facilidade de reproduzirem-se. E, por ocuparem cargos públicos por escolha de uma só pessoa, muitas vezes, invadem o espaço do direito universal de competição. E, por serem tão prolíficos, se transformam em praga na lavoura onde o povo deseja semear e colher justiça e paz.

DoisSentados em um banco da Praça da Emancipação,

dois conversam:- Ta bonitinha, não ta?- Sim, mas falta uma coisa.- O quê, meu amigo?- A carta do velho Getúlio, faz horas que sumiu...- Não te preocupa, o Lula ta tentando responder...TrêsNenhuma letra na porta, em nenhum lugar, iden-

tificando o lugar. O contribuinte, um dos que pagam toda a conta, entrou e perguntou “O que é aqui, moça?” Ela responde “É um órgão da administração”. E ele pergunta “Sim, mas o quê posso encaminhar aqui?” Mas ela repete “É um órgão da administração”. Ele desiste e sai para o seu trabalho, de onde sai a grana para pagar tributos.

(Quem leu o primeiro capítulo conclui que ele falou com uma coelhinha).

Bagagem“A partir de nós, o mundo melhora. Vamos apren-

der as lições dos sábios, enquanto usamos a cabeça para decifrar e dominar os mecanismos da convivência, os aparelhos do poder, para que eles funcionem em paz. O nosso coração vai marcar o compasso do nosso traba-lho”. (O Timoneiro, 15.8.1986. Devemos estar sempre prontos para viajar, com a mala cheia de boas idéias).

Capítulos para o grande livro

*Escritor, jornalista, editor dos Cadernos Canoenses, mantenedor da Fundação Cultural de Canoas, membro da

Associação Canoense de Escritores, da Associação Canoense de Comunicação Social e da Casa do Poeta

Canabarro Tróis filho*

Esta seção está aberta a todos os canoenses, a todos que queiram falar sobre nossa cidade. São duas páginas reservadas para a opinião por edição. Para participar, envie seu texto por correspondência eletrônica para o endereço [email protected], ou diretamente na redação do jornal, na rua Victor Barreto, 3056, sala 314, no Centro. A preferência é para os textos que tenham referência à cidade e que tenham, em média, 25 linhas.

Espaço Aberto

Cidadão idoso, em vista de vários outros, dando informações de excelentes atendimentos na UPA, bair-ro Rio Branco, tendo uma viagem a Palmas/Tocantins em 23 de maio e com problemas de visão. Em minha ida ao posto em 17 de abril, fui informado que o dia foi de muito movimento, e em razão disto foi sugerido outro dia para consulta, no caso, 22 do mesmo mês. Chegando lá, às 14h29min, aguardando atendimento até às 17h25min, fui chamado por uma médica, a qual citei meu problema, tendo ela me dito que seria encaminhado para um oftalmologista. Fui embora. Na sexta-feira, dia 26, fui chamado via telefone para retirar o encaminhamento do oftalmo, ao qual retirei no dia 29 para o Hospital Nossa Senhora das Graças às 8 horas do dia 11 de junho.No decorrer destas idas e vindas, não conseguindo um diagnóstico da situação que me encontrava para confirmar ou não a representação do segmento usuário Fracab na IV Plenária de Conselhei-ros do Tocantins e primeiro Fórum do Controle Social (de saúde) em 23 de maio de 2013 com encerramento dia 24. Sem diagnóstico no serviço público do SUS, não tive outra saída, paguei uma consulta na J.J. Ser-viços Médicos e, em pouco mais de uma hora e trinta minutos fui atendido, examinado e diagnosticado com catarata e aconselhado a não fazer a cirurgia em pouco espaço anterior à viagem, portanto se fica de um lado para o outro, sem uma racionalidade prática. Imaginem quantos outros idosos em tais situações que lhes são impostas? Há que se fazer uma total reformulação e adaptação à proposta SUS, principalmente o Controle Social em respeito à cidadania.

.*Comunitarista

Meu SUS, este cara sou euOdil Gonçalves Gomes*

Page 5: O Timoneiro - N° 2548

CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 5

Demora faz paciente perder a visão de olho

Paulo esperava pela realização do procedimento desde maio de 2012Paulo afirma que devido à de-

mora na marcação de uma cirurgia para catarata, acabou perdendo a visão de um dos olhos. Segundo ele, no dia 7 de janeiro, ele conse-guiu consultar no Hospital Nossa Senhora das Graças e foi informa-do de que a cirurgia já não seria mais eficaz, pois a visão do olho havia sido comprometida.

“Não foi apenas no Nossa Se-nhora das Graças que me disseram isso, na verdade. Uns dias antes eu consegui uma consulta em um posto de saúde em Porto Alegre, e lá já haviam me informado que eu fiquei cego de um olho por causa da demora da marcação desta cirurgia em Canoas. A falta de um procedimento simples, de apenas 15 minutos, me fez ficar cego de um olho para o resto da minha vida. Como podemos confiar em um sistema de saúde que faz isso com a gente?”, desabafou.

No começo de 2012, o paciente consultou na rede de saúde de Ca-noas e foi encaminhado ao Banco de Olhos de Porto Alegre, onde foi atendido no dia 31 de maio do

CAOS NA SAÚDE

mesmo ano. Na ocasião, foi solici-tada a realização de uma cirurgia para remoção de catarata. Durante todo o resto do ano Paulo aguardou pela marcação, tendo retornado ao Banco de Olhos para nova consul-ta em agosto, e ainda registrado, em outubro, uma reclamação na ouvidoria do SUS de Canoas, em decorrência da demora.

Como nada disso adiantou, Paulo recorreu a uma consulta em Porto Alegre e posteriormente con-

sultou no Hospital Nossa Senhora das Graças, recebendo em ambos os locais a mesma informação: a visão do olho direito estava perdida.

No dia 9 de maio, nossa equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura, solicitando in-formações a respeito da situação de Paulo. Até o fechamento desta edição, às 15 horas do dia 16 de maio, a administração municipal não havia se pronunciado sobre o caso.

O leitor Antônio Daniel Ro-drigues visitou a redação de O Timoneiro e relatou a situação que vem enfrentando para tentar conseguir tratamento para hepa-tite C. Rodrigues explicou que já percorreu todo o caminho indicado para conseguir a medicação gra-tuitamente e que, como isso não ocorreu, resolveu recorrer à Justiça para isso. No entanto, nem isso está conseguindo, devido a um trâmite burocrático da Prefeitura que o impede de fazer a solicitação na Defensoria Pública.

EntendaDaniel Rodrigues teve a hepa-

tite C diagnosticada no início do ano e o tratamento medicamen-toso foi indicado para combater a doença. Segundo ele, ao procurar a Farmácia Básica para retirar o medicamento necessário, foi informado que ele estava em falta.

Ele buscou, então, a Defen-soria Pública para tentar obri-gar a Prefeitura a comprar na rede privada o medicamento. Porém, Rodrigues explica que na Defensoria lhe disseram que necessitaria de uma certidão da Secretaria da Saúde afirmando

que não existem em estoque os medicamentos que ele necessita para tratar de hepatite C.

Porém, este documento lhe foi negado. Ele conta que foi prometi-do na Secretaria de Saúde que esta solicitação seria atendida em cerca de 10 dias, mas já se passam mais de 30 e não deram nova previsão. O paciente ingressou com o pedido na Prefeitura e teve sua solicitação registrada através do protocolo número 22070/2013-1.

“Já fiz tudo que pediram, não sei mais como fazer para conseguir o que preciso para meu tratamento. Até mesmo para ingressar com o pedido na Defensoria Pública dependo da Prefeitura e eles não cumprem o que prometem”, de-sabafou.

ContrapontoEm nota, a Prefeitura confir-

mou que no dia 3 de abril Rodri-gues entrou com o pedido via Cen-tral de Atendimento Ao Cidadão. A nota diz ainda que: (Rodrigues) “foi informado que a receita estava ilegível, e foi pedido que trouxesse outra, onde se pudesse identificar o pedido, mas até o momento o solicitante não deu retorno”.

Paciente espera por medicamentos para

tratamento da hepatite C

Devido à incompetência da Prefeitura, ele sequer conseguiu levar solicitação à Defensoria Pública

Paulo perdeu a visão do olho direito

Daniel aguarda documento para levar situação à Justiça

Page 6: O Timoneiro - N° 2548

6 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

SINPROCANRua XV de Janeiro, 121, conj. 203. Centro. Canoas-RS.

Cep. 92010-300 Telefone: 3476-4033E-mail – [email protected]

ASSEMBLEIA GERAL DA CATEGORIA

No dia 14/05 foi realizada Assembleia Geral dos Profes-sores Municipais de Canoas para tratar da seguinte pauta: continuidade da mobilização ou decretação de greve. Foi descartada a possibilidade da decretação de greve, embo-ra a categoria vá se manter vigilante, coesa e mobilizada para ações futuras. Na assembleia foi deliberado que seja mantido o diálogo com o Executivo municipal e que haverá mobilização e manifestação durante as visitas que o prefeito municipal fará nas escolas (EMEF e EMEI) ao longo do ano, visando demonstrar a insatisfação com o atual quadro apresentado pela educação municipal, seja em relação à infraestrura das escolas e as condições de atendimento dos alunos que se apresentam deteriorados, seja em relação à qualidade da educação municipal que está deixando a desejar em virtude da falta de condições pedagógicas para o desempenho da atividade dos professores, bem como em relação às questões profissionais e funcionais que não estão sendo atendidas pela atual administração. Assim, restou deliberado que haverá 74 manifestações públicas, qual seja em todas as escolas municipais que o prefeito comparecer, seguindo o mesmo cronograma de visitação já divulgado nas escolas.

A categoria se mostra descontente com os rumos da educação municipal, demonstrando de forma inequívoca que hoje a educação municipal precisa avançar significa-tivamente para obter um padrão de qualidade e necessita urgentemente mudar seu foco!

Vamos estar mobilizados e mostrar ao Executivo municipal e à comunidade canoense o que precisa ser feito para que tenhamos uma educação de qualidade!

DIÁLOGO COM EXECUTIVO MUNICIPAL – VERDADE

OU MENTIRAEstá circulando informação distorcida ou mal intencionada,

através da qual o Executivo municipal teria dito em reunião com alguns professores e diretores de escolas “que o sindi-cato, por meio de seu presidente, não estaria querendo rea-lizar reunião com os representantes de escola e o Executivo municipal”. Trata-se de uma inverdade ou desinformação!

ESCLARECEMOS o fato de que na primeira reunião que os integrantes da diretoria do Sindicato tiveram com o atual Secretário de Educação e sua equipe, no início do ano letivo, foi solicitada que fosse mantida a reunião com os representantes de escola, seguindo-se a mesma sistemática que esteve ocorrendo no ano anterior. Nessa ocasião foi dito que seriam mantidas e divulgadas as datas disponíveis pelo secretário, para que então fosse estabelecido o cronograma. Ainda estamos aguardando...

ESCLARECEMOS que o senhor prefeito não recebe o sindicato dos professores há mais de dois anos, bem como se nega em dialogar com os representantes de escolas, pois teve uma grande oportunidade no dia da mobilização que ocorreu em frente ao paço municipal, porém delegou ao secretário de educação que mantivesse o contato, muito embora ele estivesse no município...

Portanto, colegas, estejam atentos à “guerra de informa-ção” ou “desinformação”, pois o importante é que estejamos unidos e mobilizados! Não vamos abrir mão de nossas con-quistas históricas! Não vamos abrir mão do que acreditamos ser justo! Não vamos abrir mão de nossas reivindicações!

Jari Rosa de Oliveira

Pres. SINPROCAN

SINDICATO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DE CANOAS

CNPJ 97.130.835/0001-06

A VOZ DO PROFESSOR

Aconteceu, na noite de terça-feira, 14, a assembleia do Sindicato dos Pro-fessores Municipais de Canoas para analisar as propostas da Prefeitura e o futuro da mobilização, que poderia se transformar em greve.

Uma tropa de choque foi convo-cada pelo Prefeito para evitar a greve e tumultuar a assembleia. E eles con-seguiram, em parte. Primeiro, porque a grande maioria da categoria já não queria a greve e, segundo, porque por proposição dos detentores de Cargos de Confiança e de Função Gratificada foram aprovadas 74 manifestações contra o Prefeito. Tiro no pé? Entenda o que aconteceu.

ConvocaçãoO Prefeito reuniu e convocou todos

os professores que têm Função Gratifi-cada ou estão em Cargo de Confiança a se sindicalizarem (os que ainda não eram) e lotarem a assembleia para votar contra a greve.

Após muito tumulto e discussão, ficou aprovado que não seria feita greve e que a mobilização continuaria. Em um segundo momento, ainda mais tenso, os presentes discutiram como deveria ser a mobilização daqui para frente.

Duas propostas foram formaliza-

das, sendo a primeira uma mobilização nas escolas durante as 74 visitas agen-dadas pelo Prefeito para conversar com os professores. A segunda, derrotada, era de protestos no centro da cidade e paralisações das atividades.

A primeira proposta, que saiu vencedora, foi escolhida depois que a metade da assembleia, composta pelos professores que estão em sala de aula, abandonou o local indignada com o tumulto que os gratificados estavam fazendo.

Portanto, ficaram aprovados pro-testos em todas as visitas do Prefeito na rede de ensino, em 42 escolas de Ensino Fundamental e 32 de Educa-ção Infantil. Será que ele vai mesmo cumprir a agenda?

MobilizaçãoA paralisação nacional dos profes-

sores, que ocorreu entre os dias 23, 24 e 25, culminou na cidade em um grande protesto de professores mu-nicipais que realizaram uma passeata que partiu do Calçadão às 17 horas. O protesto, organizado pelo Sindi-cato dos Professores Municipais de Canoas (Sinprocan), reuniu mais de 500 pessoas e contou também com a participação de professores estaduais. A marcha seguiu até a Prefeitura,

onde um grupo de dez professores foi recebido pelo secretário de Edu-cação, Eliezer Pacheco. Na reunião, o secretário recebeu uma pauta das reivindicações da categoria e prome-teu uma resposta dentro do prazo de uma semana. Depois do anúncio do prazo, os presentes decidiram que se as respostas forem insuficientes, na segunda-feira seguinte farão assem-bleia para decidir por greve.

Enquanto a comissão era recebida na Prefeitura, cerca de 500 profes-sores bloquearam a BR-116, empu-nhando faixas e gritando palavras de ordem. Logo após, seguiram para a Câmara de Vereadores. O presidente da Câmara recebeu dos manifestantes a mesma pauta de reivindicações que foi entregue ao secretário de Educa-ção. Como as respostas do secretário à pauta não agradou a categoria, foi marcada a assembleia que culminou na aprovação das 74 novas manifes-tações.

Os professores canoenses recla-mam que recebem um dos piores salários da Região Metropolitana, que não têm aumento salarial há 11 anos, que não recebem o Piso Nacional do Magistério, que falta estrutura para um ensino de qualidade e professores nas escolas, entre outras coisas.

Tropa de choque de Jairo aprova 74 protestos contra eleAssembleia dos professores ocorreu na noite de terça-feira, na sede da ASMC

A ex-secretária de Educação e atual assessora direta do Prefeito, Marta Rufatto, mantinha conversação por mensagens constante pelo telefone e instruia os demais professores lotados na administração na forma como agir durante assembleia que decidia por greve

Page 7: O Timoneiro - N° 2548
Page 8: O Timoneiro - N° 2548

8 I O TIMONEIRO I GERAL I CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013

DIA 22, ENCONTRO LITERÁRIO NO ESPAÇO CULTURAL “NEMÉZIO

MIRANDA DE MEIRELLES”Dia 22, quarta-feira vindoura, na Galeria Dal Molin, av. Vitor

Barreto nº 2642, será iniciada às 19 horas uma série de encon-tros, para leitura e comentário sobre textos de vários autores, nacionais e estrangeiros: Camões, Castro Alves, Machado de Assis, Graciliano Ramos, Cervantes, Simões Lopes Neto e outros serão “revisitados”. O escritor-professor Cícero Galeno Lopes, sócio honorário desta entidade, será o coordenador dos encontros, que serão dez e abertos a todos. Inscrições no Espaço e pelos fones 9191.6722, 9895.2163 e 3465.5837. Os inscritos devem chegar às 18h30min porque os trabalhos serão começados às 19h em ponto.

PoliticArte no Canoas Tênis Clube, apoiando a Literatura

Dia 25, sábado, a partir das 11h30min, estaremos recebendo os convidados, que são todos os interessados, para o almoço do projeto “PolitcArte”, cujo propósito é auscultar as opiniões gerais sobre as Artes, especialmente sobre a Literatura em Canoas, e meios de reconhecê-la como ferramenta de huma-nização, e fator de progresso e desenvolvimento. O convidado principal do dia 25 será o vereador Pedro Bueno, que poderá na Câmara propor meios de reconhecimento das artes em justa medida. Também responderá a questões propostas pelos de-mais. Convite individual por R$ 15, sem bebida. Cada conviva receberá, como cortesia, uma obra de associado.

“Ler para decifrar”“Em cada caso é o leitor que lê o sentido; é o leitor que

confere a um objeto, lugar ou acontecimento, uma certa legibi-lidade possível, ou que a reconhece neles; é o leitor que deve atribuir significado a um sistema de sinos e depois decifrá-lo. Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender, ou para começar a compreender. Não podemos deixar de ler. Ler, quase como respirar, é nossa função essencial”. (Alberto Manguel, citado por Walter Galvani em sua Oficina de Leitura Pró-Ativa e Escrita Criativa”, ministrada na Fundação Cultural de Canoas, de 24 a 26 de agosto de 2008).

“Uma literatura dá a medida de uma sociedade”*

Airton Joel Cardoso*

Atividade urbana exercida por longo período impossibilita recebi-mento de aposentadoria rural. A 1.ª Turma do TRF da 1.ª Região julgou apelação do Instituto Nacional do Seguro Social (NSS) contra senten-ça que assegurou à autora o direito à aposentadoria rural por idade.

O INSS apelou a esta Corte, alegando que a apelada não pre-enche os requisitos legais para a concessão do benefício.

Ao analisar o recurso, o relator, desembargador federal Kassio Marques, reputou como corretos os argumentos do INSS. Segundo o magistrado, não ficou demonstrada a condição de rurícola da autora nos documentos apresentados. Além disso, consta na certidão de casamento a averbação de um segundo matrimônio, e ela recebe pensão por morte de um comerciário.

“Deve-se ressaltar que as ati-

vidades urbanas exercidas por ex-pressivo período descaracterizam a condição de rurícola”, explicou o desembargador ao citar julgado do próprio TRF/1.ª Região (AC 2009.01.99.039019-4/MT; relator juiz federal convocado Miguel Ângelo de Alvarenga Lopes; 1.ª Turma; e-DJF1 de 20/10/2009 p. 261) e as Súmulas 27 e 149 do Superior Tribunal de Justiça.

O magistrado enfatizou tam-bém que a parte autora não faz jus ao benefício de aposentadoria por idade, previsto no art. 39, I, da Lei n.º 8.213/91, porque as provas documentais produzidas nos autos não foram suficientes para demonstrar a sua condi-ção de rurícola. A 1.ª Turma, por unanimidade, deu provimento à apelação do INSS. Nº do Processo: 0073424-46.2009.4.01.9199. TRF da 1ª Região

*Advogado OAB/RS 43.486 Telefone: 3059.1111 / 8419.5050

Aposentadoria por idade ruralDireito Previdenciário

* Frase do poeta português Guerra Junqueiro.

Marco leite

INFORMATIVO ASMCNº. 407 - Ano III

Associação dos Servidores Municipais de Canoas Fundada em 12/06/62

e-mail: [email protected] site: www.asmc.com.brFone: (51) 3472-1866

INFLAÇÃOA reposição da inflação do quadrimestre, compreendido entre

os meses de janeiro, fevereiro, março e abril de 2013, foi de 2,49% e que deverá ser pago no contracheque de maio.

CANOASPREVLembramos aos associados, principalmente aos inativos e

pensionistas, que o Canoasprev estará promovendo no dia 22 de junho, dentro das comemorações de 10 anos de fundação, um Almoço de Confraternização que ocorrerá no salão social da ASMC, ao custo de R$ 16,00, por pessoa. Os convites podem ser adquiridos na ASMC, com desconto em folha para o mês de junho.

ASMC 51 ANOSEncontra-se a disposição dos associados e amigos da ASMC,

os convites para o Jantar Baile comemorativo aos 51 anos de fundação, com a animação da Super Banda Cia Mega Brasil e Buffet do Primo Piato Bello. Desconto em folha para os meses de junho, julho e agosto.

BODASParticipei no sábado passado, como convidado, da festa de

aniversário de 25 anos de casado da vice- presidente de assuntos de Assistência Social da ASMC, Miriam Oliveira da Silva e Amilton da Silva e dos 50 anos de casamento, dos pais da Sra. Miriam, Sr. Alcereno e Sra. Ruth realizado no mesmo dia.

A diretoria da ASMC, parabeniza a Miriam, o Hamilton, o Sr. Al-cereno e a Sra. Ruth pelas Bodas de Prata e Ouro comemoradas.

BRINDESA rede de Farmácias Maxxi, está disponibilizando três brindes

a serem sorteados entre os associados da ASMC, quando na compra de perfumaria na rede de farmácias, os mesmos ganharão um cupom para concorrer a três brindes, um para o Dia das Mães que ocorreu ontem, com o brinde de uma corrente banhada a ouro. Não temos como informar a ganhadora devido à esta matéria ser entregue no jornal, na quarta-feira.

O próximo brinde será um forno microondas para o Dia dos Namorados e uma bicicleta (18 marchas) para o Dia dos Pais.

A empresa que desejar doar brinde para sortear entre os associados, é só informar à ASMC.

COTA EXTRAMesmo que o mês vire no dia 13 de cada mês, o ideal é soli-

citar a cota extra já no dia que sai o contra cheque. É impossível calcular a extra no dia da virada, são centenas de solicitações, além dos serviços burocráticos como faturas, correspondências, pagamentos de impostos, água e luz dos setores da ASMC, quando é possível libero algumas cotas.

CONVITERecebemos da Prefeitura Municipal de Montenegro, prefeito

Paulo Euclides Garcia de Azeredo, um convite para a 14ª. Abertura da Safra de Citrus 2013, a ser realizada no dia 21 de maio de 2013, na propriedade do Sr. Erni Ênio Pilger, Costa da Serra – Montenegro/RS. O convite é estendido a todos os associados.

PADROEIROA Comunidade Sagrado Coração de Jesus, bairro Harmonia/

Canoas estará promovendo dia 09 de junho de 2013, a festa do Padroeiro, com missa festiva às 10h. Após almoço com galeto, salsichão, buffet de saladas a um custo de R$ 15,00 por pessoa. Quem preferir pode levar ou buscar o almoço.

À tarde haverá brincadeiras, barracas com comes e bebes. De 01 a 08 de junho teremos a Novena, sempre com início às 19h.

COTASOs associados continuam utilizando a sua cota na ASMC,

para empréstimos bancários, sem saldar o comprometido com as empresas conveniadas.

Quando chega o desconto da 1ª parcela, o associado corre para a ASMC para pedir socorro, muitas vezes desesperado, por não ter como pagar água e luz, devido aos comprometimentos com a instituição bancária, devido ao mesmo, não incluir a dívida para ASMC, somos obrigados a continuar mandando para o desconto em folha e o resultado no contracheque é quase zerado.

Se antes do empréstimo era difícil sobreviver, depois de tudo comprometido fica ainda pior. Cada um sabe as conseqüências e não adianta chorar.

NOVOS CONVÊNIOSBazar da Bia (Monte Castelo nº 775, Chácara Barreto); Made

Modas (15 de Janeiro nº 197-Loja 01); Surf Shop (Tamoio nº 641, Niterói); Bella Casa (Júlio de Castilhos nº 739, Niterói) e Edison Freitas de Oliveira (Fretes).

Canoas, 17.05.13

ASMC 50 ANOS COM VOCÊ!

Firmo Farias dos SantosPresidente

DIAS DE FELICIDADE Tenho passado por um

período de extrema felicidade e isso é ó t imo. Tenho sonhos concretos e reais e vivo intensamente e, cada vez mais, sinto que minhas escolhas foram as certas.

Como todas as pessoas, também, tenho tempos ruins e bons, a diferença está na dimensão que um doente do comportamento dá para isso. A solução para uma caminhada de recuperação em dependência química está na busca do equilíbrio.

É isso que busco, mas sou falho às vezes, erro e acerto. Mas a solução para uma caminhada de sucesso está em nunca perder o foco. Por mais que as coisas se apresentarem difíceis tenho que saber que usar álcool ou drogas não é a saída dos problemas, é sim a fuga da realidade.

Dia desses, fui passear no Parque da Redenção com minha namorada e sua filha, lá sonhei novamente com uma vida feliz. Como é bom fazer coisas simples, sem o compromisso de estar sempre me vigiando, e falo isso porque naquele momento do passeio eu confiava em mim e em minha namorada que estávamos fazendo o certo. Estávamos à procura da felicidade e como é bom ter objetivos e sonhos concretos.

Diante de tantas coisas boas que têm acontecido, eu me sinto na obrigação de agradecer a Deus e dividir com os leitores a satisfação e a dádiva que estou recebendo por minhas escolhas.

Há tempos atrás, como todos já sabem, fui buscar uma solução para meu problema de dependência química na Comunidade Terapêutica Fazenda Renascer,, em Novo Hamburgo-RS. Lá descobri que meu problema estava em meu comportamento e que a solução para uma caminhada de sucesso estava em tomar as decisões certas.

Acho que estou em um bom caminho e agora arranjei alguém com os mesmos objetivos que os meus, ser feliz com os pés no chão, construir edificações com alicerces fortes e que não venham ali na frente ruir pela falta de amor e de objetivos concretos.

Mas eu tenho sonhos, e sonhos não realizados podem trazer frustrações e decepções. Aí é que entram as ferramentas de recuperação que adquiri ao longo de minha exitosa caminhada.

Lidar com os ciúmes, com gente julgando o todo tempo, com críticas é uma coisa muito fácil para mim. Não sou digno de confiança para muitos, e dei razão para isto. Durante 33 anos fiz coisas que levaram as pessoas não acreditarem em meus atos e alguns até de desistirem de mim.

Mas i sso não me assus ta . Um recuperando do comportamento vai ter que passar uma vida provando para si mesmo que pode ser feliz. Uma vida em recuperação é nada mais nada menos que a busca da felicidade. Eu tenho conseguido isso ao longo do tempo, porque procuro primeiro o amor próprio, pois só assim posso dividir a felicidades com outros.

Concluo que sou um homem feliz e realizado por minhas escolhas e fico agradecido a Deus por me mostrar e colocar pessoas ao meu lado para juntos podermos fazer aquilo que sozinhos não poderíamos conseguir.

Portanto, eu seguro minha mão na sua e uno meu coração ao seu, para que juntos possamos fazer tudo aquilo que sós não poderíamos conseguir.

Um vida feliz para todos nós!

Page 9: O Timoneiro - N° 2548

CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013 I GERAL I O TIMONEIRO I 9

Atendimento a domicílio.

Contatos com a professora Fernanda Moraes Chaves pelo

telefone 8541.3148 [email protected].

Professoraparticular

Aulas de Química, Biologia,Matemática e Ciências. Ensinos

Fundamental, Médio ePré-Vestibular

RepresentanteAutônomo

Vagas representante autônomo de ambos os sexos, empresa com 4 mil itens, representação de veículos de

comunicação e palestrantes.Interessados enviar curriculum para:

[email protected] [email protected].

Publicaçõeslegais ligue 3032.3022

EDITAIS, LEILÕES, BALANÇOS SOCIAIS, CONVOCAÇÕES, PARTICIPAÇÕES DE FALECIMENTO E CONVITES PARA

MISSA, PERDA DE DOCUMENTOS.

17 ANOS

ACADEF – Associação Canoense de Deficientes FísicosEDITAL

ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA ACADEFConforme o que determina o Estatuto da Associação Canoense de Deficientes Físicos (ACADEF) nos artigos 5ºe 6º, inciso I, e artigo 9º, inciso IV, o presidente do Conselho de Administração por solicitação da Diretoria Executiva, e no uso de suas atribuições, convoca todos os associados para ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, a se realizar no dia 28 de maio do ano corrente, às 17h 30 m (Dezessete horas e trinta minutos), em primeira chamada e, às 18h 30m(Dezoito horas e trinta minutos), em segunda chamada. A ordem do dia é a seguinte:- Aprovar prestação de contas 2012.- Assuntos Gerais.* COMPARECER COM CARTEIRA DE IDENTIDADE.

Canoas, 17 de maio de 2013.

_____________________________________________Sandra Helena Fernandes da Silva

Presidente do Conselho de Administração

EXTRAVIO DE NOTAS FISCAIS

VRTEC-GERENCIAMENTO DE OBRAS LTDA., inscrita no CNPJ sob nº 09 331 052/0001-15, Inscrição Estadual nº 024/0437845, COMUNICA, o extravio de Notas Fiscais M1 da numeração 263 à 300, que foi autorizada a impressão sob AIDF nº 50003253881. Não nos responsabilizamos pelo uso indevido das mesmas. Canoas. 17 de maio de 2013.

Aumenta o número de fichas de atendimento no Sine

Após meses atendendo apenas 30 pessoas por dia, agora órgão distribui 90 fichas diárias

SEGURO-DESEMPREGO

Nos últimos meses, a pouca quantidade de fichas distribuídas diariamente na agência do Sine, para quem precisa entrar com pedido de seguro-desem-prego, foi tema de várias reportagens e chegou a ser capa de O Timoneiro. No entanto, depois de meses de sofrimento para quem precisava chegar na noite anterior para ter chances de pegar uma das 30 fichas, finalmente a situação foi normalizada.

O número de funcionários para atendimento direto passou de dois para seis, e, por isso, o número de fichas pode ser aumentado, chegando a 90. Entre julho de 2012 e março de 2013, apenas 30 fichas eram distribu-ídas diariamente. Segundo o coordenador da agência, Silvio José da Silva Oliveira, a redução ocorrida em julho se deu em decorrência de uma determinação de que a agência não poderia mais trabalhar com traba-lhadores terceirizados. Além disso, um funcionário da agência ainda se aposentou no mesmo período, reduzindo ainda mais a capacidade de atendimento. Só agora, com a ampliação do número de atendentes, foi possível aumentar também o número de fichas.

“As pessoas não precisam mais chegar na ma-drugada, mas elas ainda chegam. É necessário que a população saiba que a distribuição de fichas ocorre depois das 8 horas, e que o número que temos é sufi-ciente. Em alguns dias sobram fichas”, explica.

Desde a quinta-feira, 16, co-meçou a valer em todo o território nacional a decisão do Conselho Nacional de Justiça, que determi-na que todos os cartórios realizem casamentos de pessoas do mesmo sexo. Com isso, os dois cartórios de Canoas, localizados nas ruas Gonçalves Dias e Inconfidência, também se incluem na decisão.

É possível dizer que o primei-ro casamento gay de Canoas está prestes a ocorrer, já que no cartó-rio da Venâncio Aires já houve o pedido e agora basta que os noi-vos definam a data. O casamento poderá ocorrer já na semana que vem, ou ainda dentro de um prazo de 90 dias, no dia escolhido pelos noivos.

Decisão do CNJDesde a quinta-feira, 16, car-

tórios de todo o País não podem recusar a celebração de casamen-tos civis de casais do mesmo sexo ou deixar de converter em casa-mento união estável homoafetiva, como estabelece a Resolução n. 175, de 14 de maio de 2013, aprovada durante a 169ª Sessão Plenária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

A Resolução foi publicada na quarta-feira, 15, no Diário da Jus-tiça Eletrônico (DJ-e) e entrou em vigor nesta quinta-feira, 16. Nos termos da Lei n. 11.419/2006, § 3º e 4º do art. 4º, considera-se como data de publicação o primeiro dia útil seguinte ao da disponibiliza-

ção da informação, iniciando-se a contagem dos prazos processuais no primeiro dia útil ao considera-do como data de publicação.

O texto aprovado pelo CNJ proíbe as autoridades competen-tes de se recusarem a habilitar, celebrar casamento civil ou de converter união estável em casa-mento entre pessoas de mesmo sexo. Caso algum cartório não cumpra a Resolução do CNJ, o casal interessado poderá levar o caso ao juiz corregedor daquela comarca para que ele determine o cumprimento da medida. Além disso, poderá ser aberto processo administrativo contra o oficial que se negou a celebrar ou reverter a união estável em casamento.

Há cerca de um mês, uma obra em andamento na avenida Inconfidência, quase na esquina com a BR-116, vem causando transtornos diários para os mo-toristas que trafegam pelo local. Depois de semanas com um buraco aberto, nos últimos dias o local foi tomado por um amonto-ado de brita, areia e barro, ainda prejudicando os motoristas.

A vala, agora semifechada, tem vários metros de extensão, mas é na esquina que o problema se agrava, pois o asfalto cortado atrapalha os motoristas na hora em que eles entram na BR-116. A demora para conclusão de obras e o fechamento de buracos, em

um primeiro momento, com areia e brita são comuns na cidade. O que chama a atenção é que desta vez a espera chegou a cerca de 30 dias para a conclusão, em uma das principais vias da cidade, e sem sinalização adequada.

ContrapontoEm nota, a Prefeitura afir-

mou: “A Secretaria Municipal de Obras (SMO) informa que trata-se de uma obra de instalação de rede local, de responsabilidade da Corsan e com a fiscalização da SMO. Por conta do trânsito in-tenso na região, a empresa realiza os trabalhos aos finais de semana, feriados, ou madrugada”.

Primeiro casamento gay pode ocorrer na próxima semana Obra causa transtornos a motoristas na av. Inconfidência

Buraco foi aberto há cerca de 30 diasPessoas dormiam na fila para conseguir atendimento

Page 10: O Timoneiro - N° 2548

10 I O TIMONEIRO I CULTURA I CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013

Memória da Cidade

A história de Canoas, mês a mês

SETEMBRO, 1950No dia 30, saía a segunda edição do Correio de Canoas,

jornal dirigido por Kurt Philipp, com redação e administração na Rua do Prado 239, na vila Niterói. Melton Ignácio Both era o chefe de redação. Trazia estas matérias: Editorial, “Teremos guerra entre 1955 e 1960”, Inauguração do Cinema São Luiz, Ao Povo de Canoas, Uma questão de boa vontade, Crônica do dia, Notas sociais, Festejos populares, Página da leitora, Poema, Sessão cinematográfica, Vênus, a deusa do amor, A arte de ser amada, Censo municipal, Coleção Saraiva, A época. No edito-rial, o revide a uma crítica “por parte de pessoas de má índole”. Túlio Medina Martins, um dos colaboradores, em “Questão de boa vontade”, defendia a imediata criação de uma biblioteca pública: “Nada mais necessário neste país que desenvolver a educação do povo. A própria existência da democracia depende fundamentalmente da sua cultura; porque o cidadão, conhecendo seus direitos e deveres, não se implantam caudilhos, nem há lugar para tanta imoralidade administrativa, como vemos em nosso país.(...) Os nossos governos têm descuidado da matéria, porque naturalmente governar uma massa indistinta e ignorante de analfabetos, é muito mais fácil que um povo sensato e culto: (...) Canoas, cidade que já vai pelos 30.000 habitantes, necessita urgentemente ter sua biblioteca pública, e fiquemos certos que melhor emprego não se dará ao erário municipal”.

Naquele ano já havia quem condenasse a “imoralidade ad-ministrativa”, hoje multiplicada em números que a Matemática não alcança, enquanto a pobreza e a ignorância “votam” em políticos infiéis. (CT).

Olegar Lopes*

Dando continuação à proposta de levar aos leitores conhecimentos sobre as diferenças e semelhanças dos oito principais termos designativos da cultura gaúcha, hoje abordo Telurismo e Crioulismo.

Telurismo: influência do solo de uma região sobre usos e costumes de seus habitantes, (MEC, dicionário da língua portuguesa,). Barbosa Lessa, em sua obra Nativismo – um fenômeno social gaúcho, referindo-se a telurismo, assim se expressa: A esse contato entre Terra e homem se chama força telúrica. Parte da força cósmica – que é de todo o Universo. E telurismo é a capacidade de sentir a presença do solo, do chão, de gleba, amando a mais não poder.

Segundo Edilberto Teixeira, Telurismo é a influência do solo de uma região sobre o caráter e os costumes de seus habitantes. O que é pertencente ou relativo à terra, a sua força telúrica.

Ainda se pode acrescentar, que no estudo do com-portamento humano entende-se pacato, submisso e, portanto mais vulnerável à opressão, o indivíduo nascido entre montanhas. E altivo, literário, indômito e menos sujeito à condição de escravo aquele nascido em meio aos vales e planícies.

Daí dizer-se ser o gaúcho indomável e dele compa-rar a sua liberdade com a vastidão das coxilhas do Rio

Grande do Sul. Assim podemos considerar que até o pe-ríodo de barbárie, quando da formação de um indivíduo diferenciado, mais tarde chamado de gaucho ou gaúcho, contou com as influências telúricas. Isso por ter nascido na imensidão das coxilhas, o que lhe dava de altivez.

Crioulismo: tendência nativista nas literaturas hispano-americanas, (MEC- dicionário da língua por-tuguesa). Edilberto Teixeira diz que “Crioulismo é uma tendência nativista nas literaturas ibero-americana. Por “crioulo” estende-se tudo o que pertence ou é relativo aos nativos duma região. O referido autor cita: “crioulo” animal oriundo de uma determinada Fazenda, isto é, nascido e criado ali. Crioulo de marca e sinal, que não foi comprado; “cigarro crioulo”, o que é feito na palha e do fumo em rama.

Vê-se, portanto, que crioulismo e nativismo se con-fundem em suas conceituações. Crioulismo é autentici-dade, é introspecção. É uma busca espiritual ou vivência sem afetação, sem cópias alienígenas.

Salvador Lamberty diz que “o crioulismo é tudo que é local, de nascimento e criação, diz-se que é crioulo. Crioulismo é a fonte geradora do espírito energético que move o tradicionalismo gaúcho”.

Tradicionalista - [email protected].

Agenda tradicionalista

Tradição e Folclore (3)Maçonaria

A Liberdade, com a Igualdade e a Fraternidade, forma o triângulo de nosso lema principal. É o direito inalienável de um cidadão, um povo, uma nação. Autonomia, independência, sobe-rania. Como um direito, é consagrada na Declaração Universal dos Direitos Humanos, como o reconhecimento da dignidade inerente a todo ser humano. “Todos os homens nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consci-ência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade” – diz o artigo primeiro da Declaração. Está aqui embutido um limite da liberdade, não aquele imposto pela auto-ridade política ou militar, mas esta fixada pela nossa consciência. Somos, então, desafiados a não abusar da liberdade invadindo a liberdade do semelhante; quando não fizermos ao semelhante o que não desejamos que nos façam, espontaneamente, não obrigados, teremos alcançado o nível moral exigido pelo Grande Arquiteto do Universo. E, na prática continuada dessa relação com o semelhante, estaremos construindo a cultura do respeito, da tolerância, que resulta na igualdade. Estaremos construindo e consolidando o costume, o hábito da convivência solidária. Seremos, então, pessoas livres e de bons costumes. (Sócrates).

Liberdade e costumes

Ano 1969Equipe de futebol de salão do Grêmio Esportivo Niterói. Em pé, da esquerda para

a direita: Patesco, dirigente, Ivan, Faco, Atilar, Ernesto, Marquitos, Augusto e Nico, dirigente. Agachados, na mesma ordem: Dutra, Odilon, Décio, João Batista e Roberto. (Do arquivo do fotógrafo Toninho Silva).

Personagens ganham vida na Feira do Livro do Colégio Espírito Santo

Quem nunca ouviu dizer que quando se lê, as histórias ganham vida? Na 5ª Feira do Livro do Colégio Espírito Santo (CES), isso vai acontecer de verdade no dia 16 de maio, em dois desfiles de personagens da literatura clássica infantil – das 9 às 9h45min e das 14 às 14h45min. Ao todo serão 20 personagens representados por alunos das turmas do 6º ano do Ensino Fundamental 2 ao 3º ano do Ensino Médio.

Mas esta é só uma das atrações da feira, que terá abertura oficial com um sarau, no dia 15, às 17h30min, no ginásio da escola, e se-gue até o sábado, 18. No dia 16, os familiares poderão conferir a apresentação do Projeto Prazer em Ler dos alunos do 1º e 2º ano do

Ensino Fundamental 1, às 17h30min. Já no dia 17, será a vez de conhecer os Projetos de Leitura do 3º, 4º e 5º anos do Ensino Funda-mental 1, também às 17h30min.

Em paralelo – das 8 às 18 horas, na quinta e sexta-feira, e das 8 às 12 horas, no sábado –, os visitantes poderão comprar obras co-mercializadas pelas editoras Ática, Scipione e Árvore da Vida e pelas livrarias Saraiva, Ler e Saber, DS Livros (representando a Editora Moderna), Gold (representando a Editora FTD) e WCP. A técnica em Biblio-teconomia do CES, Rita Vencato, informa que a programação ainda contempla hora do conto e participação dos estudantes, com canto e poesias.

Dia 21 de maio, às 18 horas, o escri-tor, jornalista e publicitário Decio Dalke será homenageado na Câmara Municipal de Canoas, por indicação do vereador

Celso Jancke, pelos 20 anos de trabalho com o Guia Mapa da Cidade e, também, por ser o Patrono da 29ª Feira do Livro de Canoas.

No último dia 13 de maio aconteceu o jan-tar Tricolor 2013, organizado pelo Consulado do Grêmio em Canoas. Na ocasião, ocorreu a posse do novo Cônsul Maichel Mattiello e de seus adjuntos. A festa contou com a pre-sença de personalidade do clube, diretores, conselheiros e ex-atletas consagrados: Yura, Tarciso, China, Jardel e Mazaropi, goleiro campeão da Libertadores da América e do Mundial Interclubes em 1983. Este evento não serve somente para que gremistas apai-xonados exaltem seu amor pelo Grêmio, é um momento de proximidade com pessoas que nos servem de exemplo por suas histórias de vida, mas parecem ser intocáveis. Mazaropi é um exemplo para Arthur Ribas, goleiro da Seleção sub-11 do Grêmio, revelado pela nossa escola que teve a oportunidade de co-

nhecer um ícone do imortal tricolor. Foi uma noite extremamente agradável na presença de pais e alunos da família Futuro Craque. As fotos do jantar já estão disponíveis no site: facebook.com/movimento Grêmio multicampeão.

Encontro com um eterno ídolo

emória da Cidade

Page 11: O Timoneiro - N° 2548

CANOAS, 17 A 23 DE MAIO DE 2013 I SOCIAL I O TIMONEIRO I 11

Alcione e Negrinha

Alcione Galvão

AGENDAl No dia 8 de junho ocorrerá o 35º Encontro de Ex-alunos e 5º

Encontro de Professores do Colégio Maria Auxiliadora. Serão realizados no ginásio de esportes da própria instituição e com início às 10h30min. O evento terá atração musical anos 70, almoço, chá da tarde e muitas lembranças.

l Nesta sexta-feira, dia 17, no Canoas Tênis Clube, jantar-baile em comemoração ao aniversário do clube. Convites pelo telefone 3472.1635, ou na secretaria da entidade.

Níver doAlcione

59º aniversário da Paco

Relembrando o passado, meu ami-go Alcione recebeu familiares e amigos em sua residência para comemorar seus 50 anos, num clima onde a deco-ração era só Bea-tles. Parabéns a este amigo.

Foi realizada na sexta-feira do dia 3 de maio a cerimônia militar alu-siva ao 59º aniversário de criação da Prefeitura de Aeronáutica de Canoas (Paco).

Durante a solenidade, presidida pelo Comandante do V Comar, Major Brigadeiro Roberto, foram feitas diversas homenagens. Após a cerimônia, foram recebidos oficiais e convidados especiais para um coquetel, onde papo era só elogios ao novo prefeito, o sr. Rômulo.

Azeredo, Major Brigadeiro Roberto e Sonia Azevedo

Coronel Rômulo, Giseli e Major Brigadeiro Roberto

Tenente Coronel Rômulo, Coronel Valter e Coronel Vasdecs

[email protected] - (51) 9906-1060 / 9110-0931

Page 12: O Timoneiro - N° 2548

Canoas, 17 a 23 de maio de 2013Segurado do INSS, requeira já sua aposentadoria, não espere mais tempo, procure-nos, pois en-caminhamos revisão de pensão, aposentadoria, auxilio-doença e aposentadoria por invalidez.

O INSS indeferiu sua aposen-tadoria ou pensão, venha nos consultar.

I N S SOAB-RS 43.486

Airton Joel Cardoso

Rua Frei Orlando, 33/404 ao lado da Praça do Avião Centro Fone: (51) 3059.1111 – 8419.5050

Associação de Deficientes Físicos comemora 29 anos

Evento comemorativo terá uma gincana com temática relacionada ao Grenal

JOAPIJOAPI

A Associação Canoense de Deficien-tes Físicos (Acadef) vai comemorar seu aniversário de 29 anos com uma Gincana Grenal, que acontecerá no dia 21 (terça-feira), na sede em Canoas (Rua Fernando Abbot, 100). O evento é aberto ao público beneficiário da Acadef e contará com as presenças de um jogador de cada clube, mascotes, musas e consulados de Canoas do Grêmio e Internacional. O evento tam-bém contará com as participações do ilu-sionista Lucio Alves, do humorista Ayala (Ariska Mel) e do grupo de dança do PIC (Programa Integral de Capacitação), que consiste em pessoas com deficiência que buscam inserção na sociedade.

Os consulados do Grêmio e do Inter-nacional ainda irão trazer duas camisas oficiais autografadas pelos jogadores para serem sorteadas por meio de rifas, além de distribuir brindes para o público. "Convidamos todos a vestirem a camiseta do seu time, para diferenciar bem as duas equipes na hora de realizar as tarefas", anunciou a diretoria.

Assim como diversas atividades da Acadef, a gincana também possui um caráter solidário, buscando arrecadar alimentos e peças de vestuário que serão repassados para o público beneficiário. O dinheiro arrecadado com a venda das rifas será destinado para materiais de necessi-dade básica.

AcadefA Acadef é uma organização não

governamental, sem fins lucrativos, de utilidade pública municipal, estadual e federal. Atua no município de Canoas, Região Metropolitana de Porto Alegre e Vale dos Sinos, articulando e realizando

ações que desenvolvam as potencialidades da pessoa com deficiência física e outras minorias, garantindo seus direitos e liber-dade, promovendo o exercício da cidadania e melhoria da qualidade de vida. A Acadef possui o diferencial de ser uma instituição formada, administrada e mantida pelo tra-balho da pessoa com deficiência, possuindo

uma gestão autosustentável, sem princípios assistencialistas. Os empreendimentos e programas desenvolvidos são sustentados pelos recursos provenientes de parcerias e prestação de serviços para a iniciativa privada e empresas públicas, além dos convênios com a Prefeitura Municipal de Canoas e Governo Estadual do RS.

Em 2012, aniversário de 28 anos reuniu dezenas de pessoas na sede da entidade

Na última semana, a redação do jornal O Timoneiro recebeu a visita de um moto-rista de ônibus, que informou um problema que vem causando transtornos para todos que dirigem veículos de grande porte na rua Bolívia. Segundo ele, nesta rua, loca-lizada próxima à Ulbra, diversos veículos estacionam diariamente nos dois lados da rua, quando apenas um lado é permitido. Desta forma, os motoristas de ônibus têm dificuldade para trafegar e, principalmente, para entrar na BR-116.

“Tanto eu quanto a empresa já infor-mamos o problema diversas vezes à fisca-lização de trânsito, mas nenhuma medida foi tomada até agora. A gente quer saber o que Prefeitura tem a dizer sobre isso. Avisei à empresa que este é um problema da Prefeitura e que se na hora de entrar na BR eu acabar batendo em um carro por causa disso eu não vou pagar o prejuízo.

Na hora de sinalizar, o trabalho foi muito bem feito, mas a fiscalização municipal não está funcionando”, desabafou.

O motorista disse ainda que alguns motoristas repetem a infração diariamente, e que não seria difícil para os fiscais detec-tarem o problema. “Entendo que não pode ter um fiscal de plantão lá todos os dias, mas é necessário que pelo menos de vez em quando eles compareçam no local para que esse problema acabe”, disse.

ContrapontoDepois da visita do motorista, nossa

equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura, que emitiu a seguinte nota: “A Secretaria Municipal de Transpor-te e Mobilidade informa que a fiscalização de trânsito tem autuado os veículos mal estacionados na Rua Bolívia. A fiscalização será intensificada no local”.

Falta de fiscalização prejudica motoristas de ônibus

Veículos estacionados em local proibido diminuem visibilidade na rua Bolívia

La Salle Niterói promove Caminhada da Gentileza

No sábado, 18, a partir das 9 horas, o Colégio La Salle Niterói promove a Cami-nhada da Gentileza. A concentração será na entrada da instituição, na rua Tamoio, 821, bairro Niterói. A ação é aberta à comuni-dade e tem como objetivo promover ações de integração, solidariedade e formação humana. A Caminhada da Gentileza deseja mobilizar a comunidade local para refletir sobre as ações cotidianas que permitem o desenvolvimento de relações mais respei-tosas, saudáveis e verdadeiras.

Rua São João recebe primeiro trecho de asfalto

Foi iniciado no sábado, 11, o asfalta-mento do primeiro trecho da rua São João, no bairro Harmonia. Conforme a Prefei-tura, o trecho asfaltado compreendeu 130 metros de comprimento e nove metros de largura, iniciando na rua República até a rua dos Carpinteiros. O trabalho envolveu 20 trabalhadores, teve um dia de duração e somou um total de 1.170 m². Foram uti-lizados nesta pavimentação 170 toneladas de asfalto. As obras continuam em anda-mento e são feitas através dos repasses de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).