O Triste Fim de Policarpo Quaresma

14
O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

description

O Triste Fim de Policarpo Quaresma - Literatura brasileira

Transcript of O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Page 1: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

O TRISTE FIM DE

POLICARPO QUARESMA

Page 2: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

PERSONAGENSPrincipais

Page 3: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

POLICARPO QUARESMA• Policarpo era pequeno, magro, e diferente dos homens

da sua época usava fraque e cartola, o tornando uma figura diferente da do comum. Usava óculos, e como ao andar olhava sempre para baixo, quando levantava o olhar penetrava fundo no que lhe interessava, criando um senso de forte respeito provindo do dito cujo.

• Era um homem sem muita ambição, queria apenas conforto e viver bem, tinha suas manias e caráter forte e decidido, quando colocava algo na cabeça seguia até o fim. Era também um nacionalista irremediável. Vivia com sua irmã Adelaide.

Page 4: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• Uma mulher forte, criada pelo pai, o italiano Coleoni, e esse a deixou livre para fazer suas escolhas. O pai queria casá-la, mas, por ele, ela se casaria com quem lhe fosse ao gosto da mesma. Olga também era decidida e inteligente, ao contrário do perfil das mulheres da época.

• Ela era sobrinha de Policarpo e ficou ao seu lado até o fim dos dias do padrinho.

OLGA

Page 5: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• Um tocador de modinha (o que vem a como os cantores hoje

em dia), que tinha um pouco de nacionalismo, porém, não

muito exagerado como de Policarpo.• O cantor ficou amigo de Quaresma e foi, junto com Olga, ele quem lutara pela vida do amigo.

RICARDO CORAÇÃO DOS OUTROS

Page 6: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

SOBRE A OBRA

Page 7: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• É um tipo de obra que cada personagem que aparece é apresentado com uma história sua, sobre um feito do mesmo, porém, o tema central da obra é mostrar como o personagem principal, Quaresma, era visto pelos seus companheiros, mostrar também como era a sociedade da época.

O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Page 8: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• Rio de Janeiro de 1893 onde a República, há quatro anos, sido proclamada, o país passava por reformas radicais, regido por Floriano Peixoto.

• O ambiente descrito no livro se dá de duas maneiras.

AMBIENTE

Page 9: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• A primeira fase do livro se dá na sociedade Carioca de 1983, onde haviam vários generais e políticos que tinham cargos respeitáveis, onde havia um vínculo com várias pessoas importantes como o General Albernaz e oDoutor Florêncio.

SOCIEDADE CARIOCA

Page 10: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• A Segunda, no interior do Rio, em Curuzu, onde o povo era mais simples. Policarpo mexia com a terra, junto aos seus empregado Anastácio, Felizardo e Mané Cadeeiro, porém, também, mesmo a contra gosto, se envolveu em política, por causa de seu título “Major”, onde os políticos da região achavam que ele viera com segundas intenções para o Curuzu, para se meter na política.

SÍTIO E INTERIOR

Page 11: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

• O momento de mais tirar o fôlego da historia se situa nos últimos dias de Policarpo quando o mesmo é condenado, junto com a luta de Olga e Ricardo para salva-lo. Onde também está presente o desfecho, o triste fim de Policarpo Quaresma é o resultado de toda a sua jornada patriota e seus feitos para a pátria amada.

O TRISTE FIM DE POLICARPO QUARESMA

Quaresma refletindo sobre sua vida no colo de Olga.

Page 12: O Triste Fim de Policarpo Quaresma
Page 13: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

“Um povo livre e independente deve ter língua própria. Quando os portugueses chegaram, nós já estávamos aqui, a língua dos Índios é a verdadeira língua brasileira.”―Policarpo Quaresma

Page 14: O Triste Fim de Policarpo Quaresma

Alunos:Alvair DavidAriadne PrevedelloSuelen Alves

Escola Estadual Alda G. Scopel - 3° Ano E