O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola...

8
O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus Guaíba Acadêmico Thomas Lima Prof. Orientador Luiz Felipe Bastos Duarte

Transcript of O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola...

Page 1: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola

Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOMULBRA – Campus Guaíba

AcadêmicoThomas LimaProf. Orientador

Luiz Felipe Bastos Duarte

Page 2: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

O termo comunidade é bastante amplo e

capaz de incluir desde:

Page 3: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

Um pequeno grupo social

Bairro

Cidade Inteira

ESCOLAONG

Page 4: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

• Segundo AZEVEDO (2007), discute-se muito o isolamento da escola nas comunidades. • Não só quanto aos muros que

separam a escola do espaço físico, mas como também do isolamento cultural.• O ensino hoje deve estar ligado aos

sensos comuns e aos conhecimentos trazidos pelos alunos. • Pois como afirma BELTRAN (2003)

apud AZEVEDO (2007), o objetivo da escola é ensinar os sujeitos a viverem no mundo em que se encontram.

Page 5: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

O psicólogo comunitário, inserido na escola, tem como papel fundamental o de problematizar as questões sociais trazidas pelos alunos para diminuir o distanciamento da escola à realidade da própria comunidade. Auxiliando, assim, no processo de ensino e aprendizagem voltados no conhecimento dos sujeitos.

Page 6: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

• Cabe ressaltar que, hoje, as comunidades não se formam através, apenas, dos espaços em que estão inseridos os sujeitos.

• Mas também pelos gostos, amigos ou perfis em comum, tanto nos espaços físicos quanto nos virtuais.• Por isso, dentro de uma perspectiva globalizada, se faz

necessário cada vez mais o uso de recursos tecnológicos em sala de aula.

• Para LEVY (1999), as novas técnicas de comunicação favorecem o funcionamento dos grupos humanos em inteligência coletiva. • Para ele, qualquer política de educação terá que levar isso em conta, pois o ideal da informática é a inteligência coletiva.

• Trabalhar quer dizer cada vez mais, aprender, transmitir saberes e produzir conhecimentos.

Page 7: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

Intervenção Social na Escola através do Psicólogo Comunitário

+ O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária• O psicólogo comunitário na escola tem o papel

de fazer os sujeitos refletirem quanto à sua realidade.• A escola deve se ver como parte da comunidade e dos sujeitos que a compõem.

• Devem-se utilizar as mídias e as ferramentas de comunicação como uma metodologia para combinar o conhecimento do senso comum da comunidade, com o conhecimento produzido pela escola, relacionando os mesmos e; através da psicologia comunitária, criar um espaço de reflexão acerca desses assuntos.• Criando, assim, sujeitos criativos, críticos, preocupados com a sua comunidade, e que não aceitam o fatalismo como explicação das condições sociais as quais se encontram.

Page 8: O Uso das Tecnologias em Psicologia Comunitária e O Papel do Psicólogo Comunitário na Escola Serviço de Psicologia Comunitária – SEPCOM ULBRA – Campus.

OBRIGADO!