O VENDEDOR DE BANANAS...barbantes e teto de choupanas ou cabanas. A bananeira pode até fornecer...

1
31 | 3586 2511 www.teiadetextos.com.br www.ufmg.br/ciencianoar [email protected] Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site. 2 | 7ª etapa teia de textos O VENDEDOR DE BANANAS Eu trago bananas pra vender Bananas de todas as qualidades, Quem vai querer? Olha banana Nanica, Olha banana Maçã Jorge Ben Jor A banana é uma das frutas mais importantes no mundo e, no Brasil, é a segunda fruta mais produzida, atrás apenas da laranja. Na canção Vendedor de bananas, Jorge Ben Jor é um bananeiro que vende bananas pra todos os gostos: Nanica, Maçã, Ouro, Prata, banana da Terra, banana Figo, banana São Tomé, banana d’Água... São mais de vinte variedades comesveis difundidas e consumidas em todo o país, durante o ano inteiro! Com tanta bananeira país afora, não é uma surpresa que apenas a banana da Terra seja nava do Brasil? As demais são originárias de países asiácos ou africanos onde a bananicultura também é uma avidade de importância econômica e social. Além de ser alimento básico para milhões de pessoas de baixa renda, a banana também encontrou espaço na mesa de famílias nobres de países de clima temperado e frio. Além de dona de vários sabores, ela é um alimento de excelente valor nutricional, rico em fibras, potássio, vitaminas A, B e C. Em algumas regiões, a planta é ulizada de forma pracamente integral, servindo como material de construção, na confecção de cordas, barbantes e teto de choupanas ou cabanas. A bananeira pode até fornecer água em quandade suficiente para matar a sede de uma pessoa quando se corta a ponta do cacho de bananas. Essa parte, chamada de “coração” ou “umbigo” da bananeira, também é usada para se fazer refogados. Diante de tantas evidências, dá para entender porque a banana tem um nome cienfico tão sugesvo: Musa paradisíaca! Texto originalmente escrito por Laura Barroso para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educava FM 104,5 e adaptado por Thuane Sales Gonçalves e Adlane Vilas-Boas. Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.

Transcript of O VENDEDOR DE BANANAS...barbantes e teto de choupanas ou cabanas. A bananeira pode até fornecer...

Page 1: O VENDEDOR DE BANANAS...barbantes e teto de choupanas ou cabanas. A bananeira pode até fornecer água em quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa quando se corta a ponta

31 | 3586 2511www.teiadetextos.com.brwww.ufmg.br/[email protected]

Aqui você vai encontrar importantes informações do curioso mundo da Ciência. Contamos com sua ajuda para conservar este texto, que também está disponível em nosso site.

2 | 7ª etapa

teia de textos

O VENDEDOR DE BANANAS

Eu trago bananas pra vender Bananas de todas as qualidades,

Quem vai querer? Olha banana Nanica,

Olha banana Maçã

Jorge Ben Jor

A banana é uma das frutas mais importantes no mundo e, no Brasil, é a segunda fruta mais produzida, atrás apenas da laranja. Na canção Vendedor de bananas, Jorge Ben Jor é um bananeiro que vende bananas pra todos os gostos: Nanica, Maçã, Ouro, Prata, banana da Terra, banana Figo, banana São Tomé, banana d’Água... São mais de vinte variedades comestíveis difundidas e consumidas em todo o país, durante o ano inteiro!

Com tanta bananeira país afora, não é uma surpresa que apenas a banana da Terra seja nativa do Brasil? As demais são originárias de países asiáticos ou africanos onde a bananicultura também é uma atividade de importância econômica e social.

Além de ser alimento básico para milhões de pessoas de baixa renda, a banana também encontrou espaço na mesa de famílias nobres de países de clima temperado e frio. Além de dona de vários sabores, ela é um alimento de excelente valor nutricional, rico em fibras, potássio, vitaminas A, B e C.

Em algumas regiões, a planta é utilizada de forma praticamente integral, servindo como material de construção, na confecção de cordas, barbantes e teto de choupanas ou cabanas. A bananeira pode até fornecer água em quantidade suficiente para matar a sede de uma pessoa quando se corta a ponta do cacho de bananas. Essa parte, chamada de “coração” ou “umbigo” da bananeira, também é usada para se fazer refogados.

Diante de tantas evidências, dá para entender porque a banana tem um nome científico tão sugestivo: Musa paradisíaca!

Texto originalmente escrito por Laura Barroso para o programa Ritmos da Ciência, da Rádio UFMG Educativa FM 104,5 e adaptado por Thuane Sales Gonçalves e Adlane Vilas-Boas.

Projeto realizado com o apoio do PROEXT 2011 - MEC/SESu.