O Noivo · ver é a beleza de Cristo em nós. A igreja irá ser arrebatada desta ter- ... bração...

4
Nº 888 2015.06.28 Na minha aldeia natal há 50 anos atrás os casamentos eram ainda grandes acontecimentos. As pes- soas enchiam a rua em frente à casa da noiva para a verem sair de casa. A assistência era sobretudo de mulheres e crianças. Havia sem- pre uma enorme expectativa e ne- nhum pormenor passava desperce- bido. Durante muito tempo as mu- lheres comentavam o vestido, as flores, o véu, etc. Sempre achei estranho não haver o mesmo interesse em relação ao noi- vo. Embora estivesse presente (a tradição mandava que o noivo fosse com a sua comitiva buscar a noiva a casa desta), a roupa e a aparência deste pouco variava. Ia de fato, camisa e gravata e calçado a rigor. A coisa ficava por aí. Não se espe- rava grande beleza no noivo. Tinha eu uns dez anos quando ca- sou a Zulmira, moça expansiva, co- municativa e de muitas amizades. O noivo era natural da sede da fregue- sia a dois quilómetros dali. A multi- dão enchia a rua na expectativa de ver a noiva, que tardava em sair. A hora já ia por aí adiante e o noivo não tinha ainda chegado. Isso pre- O Noivo nunciava atraso da noiva. Nada que não fizesse parte da tradição. Entre- tanto correu a notícia de que os nubentes, querendo inovar, tinham decidido entre si encontrarem-se na igreja e o pai da noiva, homem aus- tero, surpreendido à última hora e contrariado com a inovação, decidiu que a filha não sairia de casa naquelas circunstâncias. Não havendo telefone por ali perto, a solução foi mandar alguém apres- sadamente de carro buscar o noivo, sob pena de não haver casamento. Na Bíblia a Igreja é designada como a noiva de Cristo. Trata-se, eviden- temente, de uma figura de lin- guagem que ilustra e acentua a pureza da igreja, o amor de Cristo pela igreja e a comunhão eterna en- tre a igreja e o seu Senhor. À semelhança do episódio ocorrido na minha aldeia, espera-se a vinda de Cristo para arrebatar a igreja. Será assim por determinação soberana de Deus Pai. Enquanto espera, a noiva deve conservar-se pura, amorosa e expectante em relação a esse momento glorioso. A beleza da igreja nada tem de político, material ou mundano e ja-

Transcript of O Noivo · ver é a beleza de Cristo em nós. A igreja irá ser arrebatada desta ter- ... bração...

Nº 888 2015.06.28

Na minha aldeia natal há 50 anos atrás os casamentos eram ainda grandes acontecimentos. As pes-soas enchiam a rua em frente à casa da noiva para a verem sair de casa. A assistência era sobretudo de mulheres e crianças. Havia sem-pre uma enorme expectativa e ne-nhum pormenor passava desperce-bido. Durante muito tempo as mu-lheres comentavam o vestido, as flores, o véu, etc.

Sempre achei estranho não haver o mesmo interesse em relação ao noi-vo. Embora estivesse presente (a tradição mandava que o noivo fosse com a sua comitiva buscar a noiva a casa desta), a roupa e a aparência deste pouco variava. Ia de fato, camisa e gravata e calçado a rigor. A coisa ficava por aí. Não se espe-rava grande beleza no noivo.

Tinha eu uns dez anos quando ca-sou a Zulmira, moça expansiva, co-municativa e de muitas amizades. O noivo era natural da sede da fregue-sia a dois quilómetros dali. A multi-dão enchia a rua na expectativa de ver a noiva, que tardava em sair. A hora já ia por aí adiante e o noivo não tinha ainda chegado. Isso pre-

O Noivonunciava atraso da noiva. Nada que não fizesse parte da tradição. Entre-tanto correu a notícia de que os nubentes, querendo inovar, tinham decidido entre si encontrarem-se na igreja e o pai da noiva, homem aus-tero, surpreendido à última hora e contrariado com a inovação, decidiu que a filha não sairia de casa naquelas circunstâncias. Não havendo telefone por ali perto, a solução foi mandar alguém apres-sadamente de carro buscar o noivo, sob pena de não haver casamento.

Na Bíblia a Igreja é designada como a noiva de Cristo. Trata-se, eviden-temente, de uma figura de lin-guagem que ilustra e acentua a pureza da igreja, o amor de Cristo pela igreja e a comunhão eterna en-tre a igreja e o seu Senhor. À semelhança do episódio ocorrido na minha aldeia, espera-se a vinda de Cristo para arrebatar a igreja. Será assim por determinação soberana de Deus Pai. Enquanto espera, a noiva deve conservar-se pura, amorosa e expectante em relação a esse momento glorioso.

A beleza da igreja nada tem de político, material ou mundano e ja-

Nº 888

* 10h00 - Escola Bib. DominicalClasse Maternal: no primeiro piso.Classe de Pré-Primários: Atos 18 – Uma casa para Paulo.Classe de Primários: Êxodo 2:1-10 – Deus cuida de Moisés.Classe de Juniores: I João 5.11 – Jesus, o Salvador.Classe de Adolescentes. I João 1.5-9 – Siga em frente; conheça melhor o seu Treinador. Classes de Jovens e de Adultos. I João 2.15-27 – Perigos a evitar.

* 11h00 - Culto de Louvor e Pre-gação. Mensagem: Apocalipse 22 - O novo e eterno lar da igreja de Cristo

* 18h30 - Culto de adoraçãoO Pastor pregará esta tarde sobre Atos 2.42-47. Tema: Igreja, a comu-nidade da graça.

Introdutores: Beatriz Carvalho e Pedro Jeróni-mo Júnior • Diácono: Samuel Oliveira • Música: Samuel Oliveira (órgão); Jónatas Ferreira (violino); Rute Figueiredo (piano) • Audiovisual: Noemi Ferreira; Miguel Leal; João Pedro Santos • Ornamentação: Severina Rocha.

mais poderá ser simulada; não há cosméticos que possam aperfeiçoá- -la ou acentuá-la. A beleza vem-lhe do amor com que é amada pelo Noivo e da purificação operada por este através da sua morte no cal-vário.

Apesar de algumas semelhanças há uma enorme diferença entre os noivos na minha aldeia e a relação entre Cristo e a sua igreja. No plano de Deus não é a noiva (igreja) que é importante mas sim o Noivo (Cristo). Devemos valorizar e apre-ciar a igreja, mas tudo o que existe de belo, saudável, verdadeiro e útil na igreja não é conquista sua, ou herança genética; é obra do Cristo, seu Noivo e Senhor. É a Cristo que nós esperamos com expectativa e esperança. A beleza que queremos ver é a beleza de Cristo em nós.

A igreja irá ser arrebatada desta ter-ra de pecado, injustiça, doença, miséria e morte para habitar novos céus e nova terra onde não haverá nem rugas nem sombra de tristeza ou morte (Apocalipse 21). A sua fu-tura habitação é designada como a Nova Jerusalém (cidade de paz). O futuro da igreja na eternidade será de comunhão com Cristo, de con-templação maravilhada do amor de Deus, da glória de Deus e de cele-bração conjunta da graça de Cristo.

Além do mais será uma união em que Noivo e noiva jamais se cansarão um do outro, não haverá nem divórcio nem saudades do pas-sado. Será esta também a tua es-perança?

Pastor J. P. Ferreira

Não esqueça: Em julho e agosto não haverá

culto ao domingo à tarde. O culto desta tarde será o último

antes do período de férias.

Nº 888

Cooperação* O Departamento Feminino da CBP tem nova liderança. No Sábado 20 de junho corrente foi eleita uma nova Direção presidida pela irmã Raquel Pascoal (Igreja de Tires).* O Acampamento Baptista irá i-naugurar no próximo sábado a Casa Tennison. No ato será evoca-da a memória do casal Tennison e expressa a nossa gratidão a Deus pelo seu trabalho cooperativo na nossa Convenção, nomeadamente no Acampamento. A Casa Tennison tem 7 suítes, podendo hospedar até um total de 21 pessoas com eleva-do conforto. Ler a Bíblia Num AnoDamos graças a Deus pelo bom grupo que abraçou este desafio da União Feminina e ainda mantém viva a chama. O plano prevê a leitu-ra do livro de Jó até dia 06 de julho.

Acampamentos de VerãoNo próximo sábado começarão os acampamentos de verão em Água de Madeiros. Este primeiro acampa-mento será para homens e para mulheres, seguindo-se o de crian-ças com início no sábado seguinte, 11 de julho. União de Jovens* Os nossos jovens passaram on-tem uma tarde agradável de conví-vio no Parque das Nações.* No próximo domingo a União de Jovens estará em oração no refeitó-rio a partir das 09h00. Agenda Para o Mês de JulhoJulho será já um tempo de férias. A nossa ênfase é “Acampamentos”.05 - Reunião de oração U. Jovens05 - Celebração da Ceia do Senhor11 - Festa de finalistas do Infantário11 - Reunião mensal da U. Feminina

Encerramento das atividades do ano letivo 2014/15 dos Infantes do Rei no culto da manhã de domingo passado.

Propriedade:Igreja Evangélica Baptista do Cacém

Equipa Redatorial:Pastor José Pinto Ferreira, Jónatas Ferreira,Samuel Oliveira.

E-mail: [email protected]: www.igrejabaptistacacem.org

Periodicidade: Semanal

Tiragem: 120 exemplares

Endereço Postal:Rua D. Maria II, 33Apartado 202735-296 Cacém

E-mail: [email protected]

Telefones:Igreja Baptista: 219 141 936

965 477 594Centro Social Baptista:Sede: 219 129 120Fax: 219 129 129

Atividades Regulares:

Domingo:10.00 - Escola Bíblica Dominical11.00 - Culto de louvor e pregação18.30 - Culto de adoração e edificaçãoQuarta-feira:15.00 - Momento espiritual no centro de dia16.00 - História bíblica no infantário19.00 - Culto de oração e estudo bíblicoQuinta-feira:16.00 - História bíblica no infantárioSábado:10:00 - Reunião Infantes do Rei (quinzenal) 16:30 - Reunião União Feminina (mensal) 18.00 - Reunião União de Jovens (semanal)

Pastor: José Pinto FerreiraTelef.: 219 260 420, 933 400 367E-mail: [email protected]

Ação de Graças:Aniversariantes;Melhoras de Isabel Gonçalves;Melhoras da menina Leia Almeida. Saúde:Aida Pires;Augusta Melo;Conceição Capão;Isabel Gonçalves;Laura M. Ribeiro;Mª Helena Ferreira;Mª Luísa Pereiro;Mª Júlia Fernandes (lar de idosos);Paulina Campos;Telmo Cunha.

Outros:Pelo crescimento da Igreja;União de Jovens, União Feminina e Infantes do Rei;Acampamentos em Água de Madeiros.

28/junho - Pedro Jerónimo29/junho - Eunice Santos29/junho - Idalécio Tito Clemente05/julho - João Paulo Cabral