O verdadeiro sentido da Páscoa - ACM-RS · Saiba mais sobre esse período de amor e busca pelo ......

9
Saiba mais sobre esse período de amor e busca pelo significado da vida. E ainda, descubra as atividades que foram realizadas pelas diferentes Unidades da ACM RS para marcar essa data tão especial no calendário cristão. Páginas 8 e 9 Recomeço do ano educacional Páginas 4 a 6 Dia das Mães na ACM Páginas 10 e 11 Biblioteca de cara nova Página 13 30 anos da ACM Zona Norte Página 16 Nº 88 - Ano XX - 2º Bimestre / 2009 Comunicador Acemista O verdadeiro sentido da Páscoa

Transcript of O verdadeiro sentido da Páscoa - ACM-RS · Saiba mais sobre esse período de amor e busca pelo ......

Saiba mais sobre esse período de amor e busca pelo significado da vida. E ainda, descubra as atividades que foram realizadas pelas diferentes Unidades da ACM RS para marcar essa data tão especial no calendário cristão.Páginas 8 e 9

Recomeço do ano educacionalPáginas 4 a 6 Dia das Mães na ACMPáginas 10 e 11

Biblioteca de cara novaPágina 13

30 anos da ACM Zona NortePágina 16

Nº 88 - Ano XX - 2º Bimestre / 2009

Comunicador Acemista

O verdadeiro sentido da Páscoa

GRATIDÃO PASCAL - 2009

Conforme o nosso calendário, celebramos a Páscoa cristã e para a cris-tandade deve ser uma comemoração muita viva, vibrante e consciente. Afi-nal, a PÁSCOA está relacionada a toda história bíblica sobre o Amor de Deus aos homens.

Neste momento quero simplesmente pensar sobre GRATIDÃO/PASCAL, mas para este exercício são necessárias coragem e humildade: Coragem para analisar com muita sinceridade os fatos e experiências relacionadas à experiência Pascal e humildade para se render perante Deus e lhe dizer obrigado por Jesus Cristo, seu filho, ser a razão e o sentido da Páscoa – (Evangelho de João cap. 3.16 - Porque Deus amou ao mundo de tal ma-neira que deu seu filho único para que todo aquele que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna).

A experiência da GRATIDÃO nos faz grandes e fortes. Faz-nos sentir a filiação divinal com Deus.

PENSO QUE:A gratidão vem do amor. Sem amor não podemos ser gratos, nem pode-

mos usufruir a maior virtude, pois não poderemos sentir Deus. A gratidão vai além do “muito obrigado” pelo que recebemos e vai além

de uma atitude de comportamento. Lemos na Bíblia: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus”... 1Ts 5.18.

A experiência da GRATIDÃO é vivida a partir da fé.Somos gratos pela missão da ACM, pelos alunos, professores, pelas fa-

mílias e pelos colaboradores. Celebramos com coragem e humildade. Nesta celebração da Páscoa tenhamos a oportunidade para manifestarmos

aos céus a nossa gratidão e de vivermos a realidade com muita coragem.

Pr. Roberval Trindade – Igreja Metodista* Espaço disponível para todas as denominações cristãs.

Editorial

N ão é recente a preocupação do que fica para os acemistas, famílias e comunida-

des daquilo tudo que a ACM realiza. As mudan-ças, incertezas, complexidades e oportunidades do século XXI, nos fazem pensar que não basta apenas administrar os dons e talentos dados pelo Senhor a cada um de nós. Necessitamos assumir a responsabilidade de que nossas obras devem servir para aprimorar e melhorar o futuro das próximas gerações. Como foi bem descrito pelo Sr. Miguel Blasco da ALCACJ/LACA, “somos herdeiros de um pa-trimônio espiritual, social e material construído por gerações que nos precederam na história de nossas ACMs. Eles foram capazes de en-volver e comprometer a muitos outros neste trabalho, foram pioneiros na movimentação de recursos financeiros e assim puderam construir com grande esforço um patrimônio intangível de confiança e credibilidade, mas também um pa-trimônio tangível”.E então, qual será o nosso legado? Essa e ou-tras dúvidas relacionadas, já estão fazendo parte das discussões dos principais dirigentes acemis-tas e serão tema da Assembleia da Aliança La-tino-americana e Caribenha de ACMs que será realizada em abril, na cidade de Montevidéu. A ACM RS estará presente na Assembleia e está comprometida em refletir e buscar sempre a me-lhor formação para seus jovens líderes.

Walnyr Goulart JacquesPresidente

Zolair Trindade de OliveiraSecretário-geral

ExpedienteELO – Revista da Associação Cristã de Moços do RSInformativo Acemista número 88, ano XX, 2º bimestre, abril de 2009Rua Washington Luiz, 1050 Porto Alegre / RSTel: (51) 3213.6000 – E-mail: [email protected]

Modelo da foto da capa: João Batista Capella Amarante

Jornalista responsável: Cristine da Silva Escobar (DRT/RS nº 3974/90)Coordenação-geral: Bianca Efrom (CONRERP 2053)Relações Públicas: Caroline Capitani (CONRERP 2453)Redação: Bianca Efrom, Caroline Capitani e Mayara FariaProjeto Gráfico: Presto PropagandaRevisão ortográfica: Cássia Ascoli BagattiniTiragem: 1.500 exemplares - Distribuição gratuita

Tem interesse em anunciar nesta Revista? Favor contatar a área comercial do Elo no e-mail: [email protected] ou no tel (51) 3213.6000 ramal 6021 / 6049

2

Os Jogos Acemistas Brasileiros – JAB estão programa-dos para os dias 25 de julho a 1º de agosto e acontecerão na ACM Centro e no Ginásio Tesourinha. Além dos 100 par-ticipantes gaúchos, espera-se receber mais 300 jovens de outras ACMs.

As modalidades disputadas no JAB/2009 serão: futsal,

basquete, vôlei, handebol, natação e tênis de mesa. O encer-ramento festivo será realizado na churrascaria Galpão Criou-lo, com músicas, shows e comidas tradicionalistas.

Se você tem entre 14 e 20 anos, é associado da ACM e ainda não está inscrito, procure a atividade esportiva de sua preferência, e converse com o seu instrutor.

O aniversário da ACM Fitness Total, dia 28 de fevereiro, teve sua comemoração prolongada para o mês de março. Os frequentadores foram recebidos com muita comemora-ção durante o mês de aniversário da academia. Balões, cha-péus e banner foram elementos decorativos do local. E, para finalizar o período de festa, os usuários da ACM Fitness e convidados participaram no dia 28 de março da festa em celebração a este primeiro ano de conquistas.

O JAB 2009 vem ai...

1 ano de ACM Fitness

3

QUAL SERÁ O NOSSO LEGADO?

Sumário1 ano de ACM Fitness O JAB 2009 vem ai...

E o ano educacional recomeça...

A ACM adverte: jogar Tênispet é ecologicamente correto!Saiba o que está acontecendo na ACM Fronteira

O verdadeiro sentido da Páscoa

Mãezinha do coração!Endereços das Unidades da ACM

Especializações em CanelaMensagem do Grupo de Diálogo InterreligiosoY’s Men’s Club Açorianos Porto Alegre

Biblioteca de cara nova

Aconteceu na ACM

30 anos da ACM Zona Norte

P 03

P 04P 07

P 08P 10

P 12

P 13P 14P 16

Reflexão Cristã Ecumênica*

Para dar a largada no ano educacional 2009, a Rede de En-sino Acemista promoveu nos dias 18 e 19 de fevereiro a sua já tradicional Jornada Pedagógica, com o tema que norteará as ações de ensino do ano: “Conviver: Harmonia, Respeito e Solidariedade”. Nesses dois dias, professores, coordenação e direção se reuniram para discutir planos de estudo, pro-jetos pedagógicos, literaturas indicadas e cronogramas. Na ocasião, os professores assistiram a duas palestras, uma que tratava sobre a Reforma Ortográfica e outra sobre Inclusão.

Com o intuito de envolver os pais com as questões esco-lares de seus filhos, as Escolas da ACM realizaram diversas reuniões com os responsáveis. Esses encontros serviram para apresentar o programa de trabalho para o ano, além de passar aos pais normas de funcionamento da Escola.

Entre as mudanças deste ano, o Colégio ACM Centro con-ta com um espaço de atendimento psicopedagógico chamado de “Sala de Recursos” que favorecerá o acompanhamento in-dividualizado, a autonomia, a produtividade e a integração do aluno no ambiente escolar. Nessa sala é realizado um traba-lho de apoio aos professores, buscando esclarecer, auxiliar e traçar objetivos e estratégias de ensino para os alunos com necessidades educacionais especiais (NEES).

Os acampamentos pedagógicos, promovidos no Rincão do Coelho, são muito aguardados pelos estudantes ace-mistas, pois é uma oportunidade para eles viverem novas experiências. Os alunos do ensino fundamental e médio realizam durante o programa jogos recreativos, dinâmi-cas de grupo, aulas de ecologia, prática e educação ambiental, além de outras atividades relacionadas ao conteúdo ensinado em sala de aula.

Outra novidade que agradou os alunos de 5ª e 6ª série do Colégio ACM Centro é a possibilidade de agora, a cada trimestre, trocar de modalidade esportiva (ginástica artística,

classe esportiva e natação). Eles foram inse-ridos, como já acontece com as demais tur-mas do Colégio, no Projeto Educação Física no Complexo Desportivo da ACM.

O mês de março também foi marcado pelo reinício das atividades nas Unidades e Projetos Sociais da ACM e adaptação dos novos atendidos. A ACM Morro San-tana retomou suas atividades normais, após o período de Colônia de Férias, no dia 02 de março. Na oportunidade, as crianças foram recebidas com ativida-des de recreação e boas-vindas.

Já as 240 crianças atendidas pela Creche Vovô Cazemiro, da ACM Fundação, foram recebidas e adaptadas ao novo ambiente com diversas brincadeiras como cama-elástica e piscina de bo-linhas. Elas também logo ingressaram no Projeto “Fraternidade e Segurança Pública” que conta com atividades voltadas para o reforço de valores como solidariedade, amizade e respeito com o objetivo de implantar uma cultura da Paz.

O Centro Social João XXIII reiniciou suas atividades normais no mês de março com uma estrutura nova de atendimento. A sala de ar-tes foi recentemente reformada, permitindo a ampliação no número de vagas (de 35 para 40). Para entender o funcionamento do Pro-jeto bem como as suas regras, os novos atendidos - que hoje representam 50% das vagas - participaram, juntamente com as demais as crianças, de uma Assembleia realizada no dia 09 de março.

Como se pode ver o ano educacional há pouco começou e as atividades e os projetos estão a todo “vapor”. Mas ainda há muitos outros planos e ideias que estão ganhando forma

para se concretizar em 2009.

Março é o mês onde a volta à rotina se faz sentir com maior intensidade,

principalmente para os alunos que

interrompem um longo período de

férias para iniciarem ou retomarem os

estudos. É o mês dos “recomeços” já que muitos em nosso país dizem que o ano começa só depois que

o carnaval termina.

E o ano educacional recomeça...

54

6

Saiba o que está aconte-cendo

na ACM Fronteira

A ACM adverte: jogar Tênispet é ecologicamente correto!

7

Projetos Extraclasse despertam o interesse dos alunos do Ensino Médio

Desde o início das aulas, os alunos do Ensino Médio do Co-légio ACM Centro foram motivados a participar de dois grandes projetos extraclasse: a Junior Achievement e o Mirador.

Com o objetivo de despertar no jovem o espírito em-preendedor, a Junior Achievement, colabora na visão do mundo dos negócios dos alunos do 2º ano do Ensino Médio. Cerca de 25 estudantes participarão durante 15 semanas, em jornadas semanais, de encontros para a montagem de uma miniempresa.

Durante o projeto, são explicados os fundamentos da economia de mercado e da atividade empresarial através do método Aprender-Fazendo. Além disso, cada participante se converte em um miniempresário, tendo o seu trabalho apoia-do por voluntários.

Leonardo Costa da Silva, da turma 202, escreveu na sua ficha de inscrição o que mais lhe chamou a atenção no Pro-grama, após uma palestra de sensibilização: “A proposta da Achievement de organizar uma miniempresa dá a chance de reunir talentos, compartilhar experiências e habilidades e for-

mar um grupo dedicado a um só objetivo”. Já Bruno Krauss, da turma 201, justifica o por-quê quer ser selecionado para o Programa: “Me chamou a atenção pela ideia inovadora e pelo conhecimento que pode me trazer”.

Outro projeto extraclasse bastante pro-curado pelos alunos do 1º e 2º do Ensino Médio é o “Mirador”. Realizado em parceria com o Centro Cultural Mirador, o projeto tem a proposta de oferecer aos estudantes vi-vências e experiências que teriam somente na Universidade. A intenção é prepará-los para a futura escolha da carreira profissio-nal, com conhecimentos práticos nas áreas de seu interesse.

Os encontros são orientados por profis-sionais e universitários de diferentes áreas de atuação. Para encerrar o Projeto são pro-duzidos filmes documentários. A experiência abrirá horizontes e auxiliará os alunos a en-carar o futuro profissional.

Campanha de doação de livrosA ACM Fronteira apoiou a campanha de doação de livros para a Biblioteca Municipal de Santana de Li-vramento ocorrida no período de 16 de março a 16 de abril. Agradecemos a colaboração dos acemistas da Fronteira que colaboraram com a campanha!

Oficina de CulináriaA oficina de culinária, organizada durante os dias 13 a 17 de abril na ACM Fronteira, foi ministrada pela professora Maria Cartana que ensinou aos alunos como preparar diversas variedades de salgadinhos de festa. Para os próximos meses, as oficinas serão de produção de docinhos, sobremesas, panificação caseira e decoração de bolos.

Novas modalidades!A Unidade está com turmas abertas para as novas modalidades esportivas: o YEnergy (movimentos e coreografias aeróbicas) e o YCircuit (exercícios aeró-bicos e musculares divididos em estações). Confira!

A gurizada do Centro Refap Cidadã vem praticando um novo

esporte na quadra poliesportiva do Projeto: o Tênispet. Criado a partir das práticas do tênis e com a utilização de material reciclado, o es-porte reúne valores como disciplina, respeito, educação, cidadania, cons-ciência com o meio ambiente, saúde, alegria e lazer através desta atividade.

Existem algumas diferenças do tênis para o tênispet, mas a principal é a alteração da ponta da garrafa pet pela raquete. O objetivo do jogo é manter algumas regras e pontuações do jogo tradicional do tênis. A criança, o jovem e até o adulto podem vivenciar um pouco do tênis jogando individualmente ou numa formação de até quatro jogadores. A quadra de tênis passa a ser subs-tituída por uma quadra com demarcação do vôlei, sendo que a rede de vôlei deve ser colocada na parte inferior.

Páscoa: para muitos essa tradicio-nal celebração se resume a feriado, coelho e chocolate, muito chocola-te. Mas qual o verdadeiro sentido da Páscoa? Assim como o Natal, essa importante data cristã tem perdido seu significado ao longo do tempo.

A Páscoa é muito mais do que ovos de chocolate decorados e saborosos, ela significa paixão, perdão, morte, mas, principalmente, ressurreição. O período Pascal deve ser de entrega, de renovação, de amor e busca do significado da vida.

Com o intuito de resgatar esse sentido, um tanto que esquecido, a ACM Morro Santana, através da sua Área de Pedagogia, promoveu duran-te uma semana diversas atividades sobre a história, o significado e os va-lores agregados da Páscoa. Enquanto que a Área de Artes trabalhou com os educandos o simbólico, desvendando os símbolos Pascais. Foram produ-

Rincão na sexta-feira, dia 10, e só foram embora no dia 12, após inten-sa programação. No domingo de Pás-coa, o ponto alto foi a brincadeira de “caça ao coe-lhinho”, em que as crianças receberam no final um ovinho de chocolate. An-tes disso, ouviram atentas as explica-ções do que a Pás-coa significa.

zidas máscaras de coelhos, cestas e pinturas. A equipe do Esporte, por sua vez, encarregou-se de pesquisar sobre diversas atividades lúdicas rela-cionadas ao tema.

Como culminância da programação de Páscoa, cerca de 125 educandos atendidos pela ACM Morro Santana participaram, no dia 9 de abril, de uma festa que aconteceu nos turnos da ma-nhã e da tarde. Na ocasião foi servido um lanche especial e as crianças brin-caram de caça ao ninho, corrida do co-elhinho e coelhinho sai da toca.

O Departamento Infantil, da ACM Centro, levou mais uma vez um gru-po de crianças de 6 a 11 anos para passar a Páscoa no Rincão do Co-elho, como acontece há mais de 30 anos. Os acampantes chegaram no

Já a ACM Fronteira antecipou a data, pro-movendo no dia 28

de março, durante 4 horas, um cur-so de técnica de pintura em E.V.A.,

sendo aplicada em cestas, coelhos, embalagens e en-feites de porta e jardim. Com os conhecimentos adquiridos, os participantes pu-

deram produzir di-

8 9

versas peças que ao serem vendidas transformaram-se em renda-extra.

Enfim, a ACM esteve envolvida em uma série de ações que tiveram como tema a Páscoa. Mas o que realmen-te se pretende que fique marcado é o sentimento que envolve essa cele-bração. É um período que, acima de tudo, deve imperar a partilha, o amor e a fraternidade.

CURIOSIDADES

Buona Pasqua, Fouai Hwo Gie Quai Le, Joyeuses Pâques, Kalo Pask, Happy Easter, Vrolyk Pasen e Feliz Pascua são apenas algumas for-mas de dizer Feliz Páscoa.

A celebração é uma das datas mó-veis do nosso calendário e ocorre 47

dias depois do Carnaval. A Igreja, para obter consistência na data da Páscoa decidiu, no Conselho de Nicea em 325 D.C, definir a Páscoa relaciona-da a uma Lua imaginária - conhecida como a “lua eclesiástica”.

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa, portanto a Terça-feira de Carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa. Esse é o pe-ríodo da Quaresma, que começa na Quarta-Feira de Cinzas.

Com essa definição, a data da Pás-coa pode ser determinada, sendo que a sequência de datas varia de ano para ano. Ela ocorre no mínimo em 22 de março e no máximo em 24 de abril, transformando a Páscoa numa festa “móvel”. De fato, a seqüência exata de datas da Páscoa repete-se apro-ximadamente a cada 5.700.000 anos no nosso calendário Gregoriano.

Fonte: Dados adaptados do site (http://www.abicab.org.br/pascoa.asp)

O verdadeiro sentido da Páscoa

Mãezinha do coração!

A história da homenagem às mães é muito bonita e sem intenções comer-

ciais. Já na antiguidade algumas cul-turas possuíam eventos e festividades para “deusas mães”, e no século XVII, na Inglaterra, famílias começaram a dedicar o quarto domingo da Quares-ma às mães das operárias inglesas.

Formalmente, considera-se Anna Jarvis e suas iniciativas como a res-ponsável pela idealização da data, sendo que a primeira celebração ofi-cial teria ocorrido em 26 de abril de 1910. Em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wil-son, unificou a celebração em todos os Estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser come-morado sempre no segundo domingo de maio. A sugestão foi da própria Anna Jarvis. Rapidamente, mais de 40 países adotaram a data.

No Brasil, coube a ACM RS a iniciativa da comemoração há 91 anos. A data foi trazida ao país em 1918 pelo então Secretário-geral da Associação Cristã de Moços do RS, Frank Long. Aos poucos, a festivi-dade foi se espalhando pelo Brasil e, em 1932, o feriado foi oficializa-do pelo presidente Getúlio Vargas. Quinze anos depois, o dia foi inclu-ído no calendário oficial da Igreja Católica pelo Cardeal Arcebispo do Rio, Dom Jaime de Barros. Quando a data completou 50 anos, em 1968, a ACM RS recebeu um selo come-morativo do governo.

Algumas atividades para celebrar a data na ACM já foram agendadas.

11

Endereços das Unidades da ACMUnidade I - Esportes, Lazer e Qualidade de VidaRua Washington Luiz, 1050Tel/fax: (51) 3213.6000 - Porto Alegre / RS

ACM Fitness Total: Rua Cristóvão Colombo, 5453º Piso do Prédio I do Shopping TotalTel: (51) 3018.7729 - Porto Alegre / RS

Unidade II - Colégio ACM CentroRua Washington Luiz, 1050Tel/fax: (51) 3213.6000 - Porto Alegre / RS

Unidade III - Cemitério Ecumênico João XXIIIAv. Natal, 60Tel/fax: (51) 3217.5577 - Porto Alegre / RS

Unidade IV - Escola ACM Zona NorteRua Santa Catarina, 105Tel/fax: (51) 3361.1985 - Porto Alegre / RS

Unidade V - ACM Morro SantanaBeco da Continental, 55Tel/fax: (51) 3386.3835 - Porto Alegre / RS

Unidade VI - ACM Fundação Cazemiro Bruno KurtzRua Cruzeiro do Sul, 702Tel/fax: (51) 3266.6200 - Porto Alegre / RS

Unidade VII - ACM TramandaíRua Protásio Alves, 2248Tel: (51) 3661.1288 - Tramandaí / RS

Unidade VIII - ACM Cidade BaixaRua Sarmento Leite, 975Tel/fax: (51) 3224.3673 - Porto Alegre / RS

Unidade IX - ACM FronteiraRua dos Andradas, 525 - 2º Andar Tel/fax: (55) 3243-2211 - Santana do Livramento / RS

Unidade X - ACM Região das HortênsiasEscritório central: Pça. João Correa, 277/ sl 02 Tel/fax: (54) 3282.9796 - Canela / RS

Cemitério Ecumênico Parque das Araucárias: Rua Godofredo Raymundo, 177 - Canela / RS

Acampamento Rincão do Coelho

Unidade XI - Centro Tecnológico da ACMRua Washington Luiz, 1050 Tel/fax: (51) 3213.6000 - Porto Alegre / RS

Unidade XII - ACM Vila Restinga Olímpica Av. João Antônio da Silveira, 4065 Tel: (51) 3261.9744 - Porto Alegre / RS

Federação Brasileira das ACMshttp://www.ymca.org.br

10

O Dia das Mães é uma data muito especial para a ACM. Alguns eventos comemorativos para a data já estão programados para esse ano.

O amor de mãe é o combustível que capacita um ser humano comum a fazer o impossível. Marion C. Garretty

Programe-se para participar:

• Homenagens para as mães com atividades especiais no Colégio ACM Centro. Sempre às 17h45min, sendo no dia 05/05 para o 1º ano do Ensino Fundamental, dia 06/05 para o 2º ano do Ensino Fundamental, dia 07/05 para a 3ª série do Ensino Fundamental e dia 08/05 para a 4ª série do Ensino Fundamental.

• Durante a semana de 04 a 08 de maio os alunos de artes, culinária e poesia da ACM Cidade Baixa estarão, diariamente, confeccionando lem-branças surpresas para as mães. No dia 08/05 será realizada uma oficina com as mamães, às 18h.

• II Chá em Homenagem às Mães da ACM Zona Norte: no dia 09 de maio às 9h, na Rua Santa Catarina, 105, Porto Alegre.

• Chá das Mães: realizado pela ACM Centro, no dia 09 de maio às 15h, no ginásio B. Ingressos por R$3,00 (+ um prato de salgado ou doce no dia) na Secretaria Social ou com os instrutores.

• Celebração Ecumênica In Memoriam do Cemitério Ecumênico João XXIII: no dia 10 de maio, 10h30min na Av. Natal, 60, Porto Alegre.

• Distribuição de flores no Cemitério Ecumênico Parque das Araucárias: no dia 10 de maio, na Rua Godofredo Raymundo, 177, Canela.

• Coquetel Festivo: a ACM Fronteira juntamente com a Rádio RCC estão elaborando um coquetel festivo para o dia 16 de maio. Informações com a coordenação da Unidade.

Imagens da primeira comemoração do Dia das Mães no Brasil

13

Y’s Men’s Club Açorianos Porto Alegre

NHOQUE - SORTE - FORTUNA - SOLIDARIEDADE

Uma lenda conta que: Em um certo dia 29, na Itália, um andarilho faminto bateu na porta de um casebre na expectativa de um prato de comida. A família era grande e ti-nha pouca comida, mas apesar disso eles não se importaram em dividir seu nhoque com São Genaro, o andarilho. Repartiram então a abençoada refeição cabendo sete pedacinhos para cada um, antes de come-çarem a comer. Após saborearem o deli-cioso nhoque, São Genaro satisfeito, agra-deceu e partiu. Quando foram recolher os pratos, descobriram que embaixo de cada um havia notas de dinheiro. Por isso, tradi-cionalmente, todo dia 29 é dia do “Nhoque da Sorte e da Fortuna”, acompanhado do ritual de colocar dinheiro embaixo do prato e comer primeiro os sete pedacinhos em pé, para depois comer a vontade.Há quatro anos, o Y’s Men’s Club Aço-rianos, no dia 29 de maio, vem reunindo amigos e convidados para participarem do “Nhoque da Sorte Beneficente”. Com esse gesto de solidariedade, os partici-pantes contribuem com parte do valor ar-recadado para as ações sociais da ACM RS. Por esse motivo, o grupo de voluntá-rias do Y’s Men’s se empenha em motivar as pessoas e conscientizá-las da impor-tância que esta atividade representa para as ações sociais acemistas.O Nhoque será servido, através de parceria com o Bistrô Variettá, no almoço e na janta, das 11h às 24h (Shopping Praia de Belas, 2º andar). O valor do convite é de R$18,00 (exceto bebidas, sobremesas e serviço).

AGENDE-SESUA AJUDA É MUITO IMPORTANTE

CONTAMOS COM VOCÊ!

Contatos: [email protected]@yahoo.com.br

VENHA CONHECER O Y´S MEN! ABRACE NOSSO MOVIMENTO!

12

Biblioteca de cara nova

O correu no dia 02 de março a reinauguração da Biblioteca Moacyr Scliar do Colégio ACM Centro. Toda a reforma foi realizada nos me-

ses de janeiro e fevereiro deste ano com a proposta de apresentar aos alunos acemistas uma nova disposição dos livros e um espaço infantil que tornaram a Bibliote-ca mais atraente e convidativa.

Durante o dia da reinauguração, os visitantes da Bi-blioteca foram recebidos pela parte da manhã e da tar-

de com bolo, bolachinhas salgadas e sucos, e puderam se deliciar com o visual reformado do espaço.

Além das mudanças na estrutura, os colaborado-res da Biblioteca já estão implantando o novo sis-tema informatizado, de classificação internacional, que cadastrará todos os livros disponíveis e facilita-rá a consulta e retirada dos mesmos. Ainda, projetos de incentivo à leitura serão os novos desafios para este ano.

MISSÃO do CEUCAB/RS: levar orientação aos seus filiados e divulgar a nossa raiz religiosa e a nossa bagagem cultural à sociedade brasileira.

Nesse caminhar, exaltamos nossa ritualística calcada na louvação e no agradecimento.

É o momento de agradecer à ACM, que já tem um histórico de AÇÕES e ATITUDES em favor da nossa CULTURA e da nossa Religiosidade. Ao abrir-nos espaço na Revista ELO, tem um gesto de aproximação, de alcance e de reconhecimento da NOSSA história e da NOSSA cidadania. É mais um passo para a nossa trajetória cultural, tornando-nos IRMÃOS!

Precisamos agradecer aos nossos ancestrais, aqueles que nos antecede-ram conquistando e pavimentando esta estrada pela qual transitamos hoje!

Mesmo perseguidos pela ignorância e pelo preconceito, tiveram a coragem de manter acesa esta tradição cultural que nos ilumina hoje. Preconceito este gerado pela falta de conhecimento, pela falta de Cultura e pelo excesso de ignorância! E ignorância perdoa!

Por outro lado, constatamos que a CULTURA Religiosa de Matriz Africana é tão forte que se impôs, ombreada às demais, pela riqueza da sua qualidade e diversidade e pela profundidade da sua ESSÊNCIA!

Temos hoje afro-umbandistas gaúchos de todas as cores e etnias. Por isso, o CEUCAB/RS chama para uma reflexão, visando o apaziguamento.

Muito temos a agradecer. Somos hoje uma Nação Gaúcha formada pelos descendentes dos mais fortes de todos os continentes e queremos a PAZ!

É chegado o momento de construirmos uma sociedade mais justa e mais fraterna, alimentada pela riqueza maior que é a variedade das nossas diferen-ças! Mais do que tolerância, o CEUCAB/RS prega a aceitação da Diferença, através do bom convencimento!

Cobertos pelo Manto de OLORUM, nossa forma de louvar e agradecer é levar ao mundo esta mensagem, sob a Luz dos ORIXÁS.

Mais que iluminados por esta luz, sejamos testemunhos e exemplos LUMINOSOS!

Clovis Alberto Oliveira de SouzaConselheiro Geral do Conselho Estadual da Umbanda e

dos Cultos afro-brasileiros do Rio Grande do Sul

O Centro Tecnológico da ACM Região das Hor-tênsias está com inscrições abertas para três cursos de especialização na área da saúde: unidade de terapia intensiva, enfermagem para o trabalho e instrumentação cirúr-gica. Pré-requisito: ter curso de técni-co em enfermagem ou ser enfermei-ro. Vagas limitadas.Informações no (54) 3282.9796.

Mensagem do Grupo de Diálogo Interreli-gioso de Porto Alegre – DIR - POA

Especializações em Canela

14 15

Aconteceu na ACM

Cia. Rústica de Teatro no Morro SantanaNo dia 13 de março a ACM Morro Santana recebeu a Cia. Rústica de Teatro, com o espetáculo: A Megera Domada. A divulgação do espetáculo contou com a co-laboração de alunos rendendo a participação de aproxi-madamente 100 espectadores. O espetáculo aconteceu

com a abertura de dois “numeritos”, sendo o primeiro deles apresentado pela Cia. Rústica e o segundo pelos próprios alunos da Unidade. Além disso, foi oferecida uma oficina de arte aos alunos acemistas pela equipe do teatro. O es-petáculo e a oficina alegraram a todos os participantes.

O primeiro Acantonamento do Centro Social, ocorrido nos dias 26 e 27 de fevereiro, marcou as férias de 13 crianças neste verão! A atividade proporcionou integra-ção entre educadores, colegas e o Centro Social João XXIII como um todo, possibilitando uma grande confra-ternização entre os envolvidos. A atividade que mais agitou a gurizada foi o caça-tesou-ro que teve a duração de todo o período do acantona-mento. As crianças ainda se envolveram em atividades culinárias (prepararam a salada do jantar), assistiram filme e na manhã do dia 27 fizeram um lanche coletivo, o “piquinicão”. O encerramento se deu com uma avalia-ção final das atividades e com a elaboração de cartões de agradecimento que reforçaram a proposta de solida-riedade apresentada este ano pelo Acantonamento.

Acantonamento do Centro Social Basquete de Areia feminino dá showAs equipes acemistas de Basquete de Areia vêm se formando desde 2005 na categoria adulto (entre 16 e 20 anos) e partici-pam de torneios do SESC e Tenda Petrobrás (Tramandaí). Os grupos também disputam campeonatos de basquete de qua-dra como a Pré-Temporada de Basquete, Basquete 12 Horas, Jogos Abertos de Porto Alegre, os JAB’s, entre outros.Nos dias 7 e 8 de março, as equipes de Basquete de Areia feminino e masculino participaram do Circuito Verão SESC de Esportes em Torres. As duas equipes deram o seu suor na competição, sendo que a equipe feminina conquistou o prêmio de 1º lugar entre as cinco equipes que disputavam o campeonato.

Evento comemorativo, gincana e galeto marcam o aniversário da Unidade.

No dia 07 de março, a ACM Zona Norte completou 30 anos de atividades. Para marcar a data, foi realizado um evento comemo-rativo no dia 09 de março, com a presença de Diretores, voluntá-rios e profissionais que estão ou estiveram ligados à Unidade.

O evento foi marcado por uma apresentação audiovisual que mostrava a trajetória e a história da ACM Zona Norte. Além de bolo e coquetel, o evento teve ainda a participação de alunos que entrevistaram os convidados buscando mais informações sobre a história, bem como as contribuições de cada convidado para com a Unidade.

Durante o mês de março os alunos esti-veram envolvidos em uma gincana especial que teve como tema o aniversário de 30 anos. Além de premiações, a equipe vencedora da competição recebeu um troféu.

Ainda dentro das comemorações, está previsto para 25 de abril o 2º Galeto da ACM Zona Norte que encerrará as co-memorações de aniversário. Os in-gressos podem ser adquiridos na secretaria da escola.

30 anos da ACM Zona Norte