Obesidade 7º a.... ketiza e bárbara

13
Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros Saúde - Obesidade Bárbara Barros nº 13 Ketiza Medina nº 8 Ano lectivo: 2009/2010

Transcript of Obesidade 7º a.... ketiza e bárbara

Escola Básica Integrada Dr. Joaquim de Barros

Saúde - Obesidade

Bárbara Barros nº 13Ketiza Medina nº 8

Ano lectivo: 2009/2010

Obesidade

A obesidade e o excesso de peso são diferentes no grau de acumulação de gordura no corpo. O peso ideal é bastante variável de pessoa para pessoa, consoante sexo, idade, forma física, etc. Sendo por isso pouco correcto avaliar o excesso de peso, só pela balança.

O excesso de gordura resulta de sucessivos balanços energéticos positivos, em que a quantidade de energia ingerida é superior à quantidade de energia dispendida. Os factores que determinam este desequilíbrio são complexos e podem ter origem genética, metabólica, ambiental e comportamental.

Uma dieta hiperenergética, com excesso de gorduras, de hidratos de carbono e de álcool, aliada a uma vida sedentária, leva à acumulação de excesso de massa gorda.

Existem provas científicas que sugerem haver uma predisposição genética que determina, em certos indivíduos, uma maior acumulação de gordura na zona abdominal, em resposta ao excesso de ingestão de energia e/ou à diminuição da actividade física.

Dieta alimentar equilibrada;

Actividade física regular;

Modo de vida saudável.

Exercícios físicos são importantes em um programa de emagrecimento.

Os exercícios físicos auxiliam o emagrecimento por 2 motivos: aumentam o gasto de energia e tendem a relaxar a pessoa, diminuindo a ansiedade e a compulsão alimentar. Se realizados adequadamente, tem efeito benéfico para o coração, pressão arterial, pulmões, etc. Embora existam actividades físicas mais completas do que outras (natação, por exemplo), o melhor exercício é mesmo aquele que a pessoa gosta de fazer, porque dará continuidade ao mesmo.

Os exercícios físicos são muito eficientes como auxiliares da dieta de emagrecimento. É bom lembrar que, ao exercitar-se regularmente, você aumentará a sua massa muscular à medida em que perde gordura. Portanto, não estranhe se seu IMC (Índice de massa corporal) não se reduzir proporcionalmente à melhora de sua silhueta.

Aprendemos que a obesidade prejudica a nossa saúde e que é melhor comermos moderadamente e devemos fazer um pouco de ginástica para evitarmos alimentos gordurosos.

Fique atento com a obesidade porque ela pode estar em você.