OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no...

9
TROVADORISMO Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA

Transcript of OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no...

Page 1: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

TROVADORISMOMaterial de LiteraturaProf. HIDER OLIVEIRA

Page 2: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

O QUE FOI O TROVADORISMO?Foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, em meio à Idade Média.Seu marco inicial foi a CANTIGA DA RIBEIRINHA (1189 ou 1198), de Paio Soares de Taveirós. A obra é dotada de lirismo e sátira, porém está inserida na cantiga de amor. É oferecida a Maria Pais Ribeiro (Ribeirinha), amante de D. Sancho I, então rei de Portugal.Influência provençal na península Ibérica.

Page 3: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

O QUE, ONDE e QUEM?

Literatura cortesãDesenvolveu-se no sul

da França.

Surgiu com Guilherme de Aquitânia, criador do amor idealizado.

Page 4: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

E sobre o acompanhamento das poesias...As poesias eram acompanhadas por instrumentos musicais, como a lira, a harpa, a rabeca, o alaúde, a flauta, o tamborete, o címbalo e outros.

Page 5: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

CLASSIFICAÇÃO DAS CANTIGAS:

1.CANTIGAS DE AMOR2.CANTIGAS DE AMIGO3.CANTIGAS DE ESCÁRNIO4.CANTIGAS DE MALDIZER

Page 6: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

CANTIGA DE AMOR Revela a fala de um homem a uma senhora da nobreza, no chamado “amor cortês”; Baseia-se na relação vassalo/senhor, sendo que o homem sempre está na camada

social inferior; O eu-lírico é masculino, sofredor e submisso, chamando a amada de “mia senhor”; O nome da mulher não é revelado, tornando esta ainda mais inacessível.

Page 7: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

CANTIGA DE AMIGO O eu-lírico é feminino e retrata a partida do namorado rumo ao combate

aos mouros; Mostra a relação amorosa entre pessoas de classes sociais inferiores; A confissão da tristeza e da saudade é feita pela mulher à sua mãe, irmã ou

a elementos da natureza.

Page 8: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

CANTIGA DE ESCÁRNIO

Era a crítica feita de forma indireta, irônica, sem a citação do nome da pessoa ofendida.

Page 9: OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.

CANTIGA DE MALDIZER

Era a crítica direta, com o uso de palavras de baixo calão, em que se ridicularizavam as pessoas conhecidas.