Odonto News 5 - Agosto 2013

12
Aniversário 4 Uniodonto Fortaleza comemora 24 anos de experiência e conquistas Cooperação 12 Presidente do SESCOOP/CE fala sobre vantagens e perspectivas do cooperativismo Convenção Uniodonto 5 Abertas as inscrições para a XXIII Convenção Nacional Uniodonto Odonto News Informativo bimestral Ano II | nº 05 | Agosto 2013 SistemaOCB/CE OCB/CE - SESCOOP/CE - FECOOP NE Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas Uniodonto Fortaleza adere plano nacional de gestão e dá novo salto de competitividade

description

Odonto News 5ª edição - Agosto 2013

Transcript of Odonto News 5 - Agosto 2013

Page 1: Odonto News 5 - Agosto 2013

Aniversário 4Uniodonto Fortaleza comemora 24 anos

de experiência e conquistas

Cooperação 12Presidente do SESCOOP/CE fala sobre

vantagens e perspectivas do cooperativismo

Convenção Uniodonto 5 Abertas as inscrições para a XXIII Convenção

Nacional Uniodonto

OdontoNewsI n f o r m a t i v o b i m e s t r a l

Ano II | nº 05 | Agosto 2013

SistemaOCB/CEOCB/CE - SESCOOP/CE - FECOOP NE

Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas

Uniodonto Fortaleza adere plano nacional de gestão e dá novo salto de competitividade

Page 2: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

2

A Uniodonto Fortaleza é uma instituição forte e dinâmica que age continuamente a favor

de seu desenvolvimento. Assim, crescemos juntos e individualmente, como apontam os princípios do Cooperativismo. Nessa edição do Odonto News, mostramos que essa luta não é mero discurso, e sim resultado de esforço constante.

Prova é a participação da Uniodonto Fortaleza no Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC), aplicado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). O PDGC é uma ferramenta de melhoria e aumento da competitividade das cooperativas. Para seguir nesse caminho, a Uniodonto abraça o programa, que utiliza o Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade, um modelo referencial para a gestão das organizações.

Foi em meio a um período de mudanças voltadas para o aprimoramento gerencial que a Uniodonto Fortaleza celebrou, em junho, seus 24 anos. Há muito que comemorar. Cada ano representa novas experiências e conquistas que mantém nossa cooperativa como referência na prestação de serviços odontológicos no Ceará. Cooperados, colaboradores, parceiros e usuários constroem diariamente essa história de sucesso.

Parte fundamental dessa trajetória é a natureza cooperativista da Uniodonto. Nessa edição, você

confere ainda como foi a comemoração do Dia Internacional do Cooperativismo, em 6 de julho, e uma entrevista com o presidente da OCB no Ceará, Nicédio Nogueira. Ele acredita que as cooperativas têm muito espaço para crescer no Estado e aponta a Uniodonto como um grande exemplo.

Se podemos ser exemplo localmente, a Uniodonto do Brasil já é referência nacionalmente em serviços para Recursos Humanos (RH). Pesquisa da Revista Gestão&RH apontou a Uniodonto entre as 300 empresas brasileiras reconhecidas como Melhores Fornecedores para RH em 2013, no segmento Assistência Odontológica, categoria Benefícios.

Entre as pautas nacionais deste informativo, há espaço para uma discussão que, infelizmente, tornou-se central para os cirurgiões-dentistas: a segurança nos consultórios. O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo lançou cartilha sobre o tema.

Esta edição destaca também a campanha “Uniodonto Sustentável 2013”, que promove ações de combate ao desperdício de recursos naturais. O desenvolvimento que a Uniodonto Fortaleza busca passa pela responsabilidade ambiental.

Boa leitura!

Editorial

A luta pelo constante desenvolvimento

Odonto News é uma publicação bimestral da Uniodonto Fortaleza. Rua Costa Barros, 915Edifício Ébano - Centro CEP 60160-280 - Fortaleza - CEFone: (85) 4009 - 5442Email: [email protected]

Diretoria ExecutivaPresidente: Pedro Rogério Teixeira JúniorVice-presidente: Ricardo Nogueira SimõesSuperintendente: Cristiano Tavares BessaDiretor Adjunto: Andrea Mendes de MeloDiretor Adjunto: Pollyanna Bitu de Aquino

Conselho FiscalEfetivoRenata Veras Carvalho MourãoLara Moreira Ramalho NobreCíntia Freitas Cavalcante

Conselho Técnico - (2013 - 2015)Selene Sales Nogueira Caracas de SouzaRogério Alves GonçalvesLeonardo Alencar Matos

Simmetria Comunicação - (85) 3055.8965

Jornalistas Responsáveis Tarcísio Matos (Mtb CE 758)Julyanna dos Santos (Mtb CE 2292)Reportagem: Julyta Albuquerque, Rafael Veras, Renata Theophilo, Henriette de Salvi e Paulo AraújoRevisão: Julyta AlbuquerqueDiagramação: Julyta Albuquerque

Impressão: Gráfica Pouchain RamosTiragem: 1.000 exemplares

Expediente

Page 3: Odonto News 5 - Agosto 2013

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

3

Promover a adoção de boas práticas de gestão e governança pelas cooperativas. Esse é o

principal objetivo do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas (PDGC) aplicado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), órgão máximo de representação das cooperativas no país. O PDGC busca melhorar a qualidade da gestão e o aumento de competitividade das organizações e para isso utiliza metodologia pautada no Modelo de Excelência da Gestão® (MEG) da Fundação Nacional da Qualidade que é um modelo referencial.

Por meio de questionários, é realizado um diagnóstico objetivo e a medição do grau de maturidade da gestão e, a partir daí, as organizações são orientadas a adotar boas práticas de gestão e governança, aprimorar os processos de produção, reduzir custos e aumentar a produtividade e competitividade. Para aplicação do PDGC o modelo original do programa foi adaptado para as particularidades das cooperativas, por meio de amplos debates promovidos por um comitê técnico, denominado Comitê de Gestão, formado por representantes da Unidade Nacional e de Unidades Estaduais do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop).

As cooperativas que participam do PDGC obtêm benefícios como verificação da sua conformidade em relação aos principais requisitos da Lei 5.764/71, que define a Política Nacional de Cooperativismo; conhecimento do grau de maturidade de suas práticas de governança e gestão com base em modelo referencial construído a partir das boas práticas de governança e do Modelo de Excelência da Gestão®; e relatórios com pontos fortes e oportunidades para melhoria de sua situação legal, suas práticas de governança e gestão, possibilitando a construção

de planos pautados nas especificidades de cada cooperativa.

Para participar a cooperativa pode fazer a inscrição online ou presencial. Das duas formas a participante vai preencher um breve cadastro que irá gerar um login e senha permitindo o acesso ao questionário. Após a confirmação da inscrição a cooperativa já pode passar para a próxima etapa: o preenchimento do Diagnóstico.

Salto de competitividade A Uniodonto Fortaleza, inscrita no programa

em julho passado, prevê bons resultados. Para o Presidente da cooperativa, Pedro Júnior, “é de grande importância fazer parte dessa iniciativa, porque nos coloca em um conjunto amplo, nacional, de ações para o crescimento do Cooperativismo no Brasil, além de beneficiar nossas cooperativas com um projeto seguro e chancelado por grandes entidades, como é o caso da FNQ (Fundação Nacional de Qualidade), parceira do projeto.”

Para Márcio Lopes de Freitas, Presidente do Sescoop Nacional, “esse processo é fundamental para a sustentabilidade e a permanência de todas as organizações, independente da natureza, no mundo globalizado. Com o PDGC, serão trabalhados fundamentos de excelência na gestão, como pensamento sistêmico, cultura de inovação, liderança, valorização das pessoas e conhecimento sobre clientes e mercado. Isso, com certeza, refletirá positivamente nos resultados das cooperativas, trazendo benefícios para cooperados, empregados e sociedade”, afirma.

A pauta é...Gestão!

Uniodonto busca excelência em gestãoA cooperativa está participando do Programa de Desenvolvimento da Gestão das Cooperativas

(PDGC) aplicado pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Page 4: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

4

Solidez

Uniodonto Fortaleza celebra 24 anos de sucesso

Orgulho e satisfação marcaram a celebração dos 24 anos da Uniodonto Fortaleza,

completados em 29 de maio e comemorados em 4 de junho. A cada ano, a cooperativa acumula experiência e conquistas, que a levaram ao patamar atual de referência na prestação de serviços odontológicos em todo o Estado do Ceará.

Hoje, são aproximadamente 750 dentistas cooperados e 100 colaboradores, trabalhando diariamente, com dedicação e talento, pelo sorriso de mais de 70 mil clientes. São eles que constroem a história de sucesso da Uniodonto Fortaleza, fundada em 1989.

Os princípios cooperativistas que regem a atuação da Uniodonto Fortaleza constituem o seu principal diferencial no mercado. É uma instituição coletiva fundamentada na união de dentistas cooperados. As pessoas são o seu maior capital. Buscando a prosperidade com equilíbrio e justiça entre os cooperados e colaboradores, a Uniodonto entende que só alcançará o sucesso de forma conjunta, com todos prestando os melhores serviços aos clientes.

Quem faz a Uniodonto acredita no crescimento“Desde que entrei, foi positivo. Tive um aumento

no volume de pacientes no meu consultório. E o plano oferece um ótimo serviço. Se há algo que eu não faço, sei que posso indicar outro dentista da Uniodonto, sei que tenho colegas excelentes. Sem falar que o retorno financeiro é muito bom. Na última gestão e na atual, vivemos um período de mudanças, de melhorias. Estamos avançando positivamente. Acredito no crescimento da cooperativa, e no meu como profissional”, diz a cirurgiã-dentista Lara Moreira, cooperada da Uniodonto Fortaleza há 15 anos. Atualmente, ela é integrante do Conselho

Fiscal da cooperativa e coordenadora do Núcleo de Atendimento 24 horas Dom Luís.

Lídia Pinho é colaboradora da Uniodonto Fortaleza há dois anos. Trabalhando como auxiliar administrativa no setor de contas e almoxarifado, ela percebe a diferença no clima organizacional de uma cooperativa. “Na empresa, há um único dono. Na cooperativa, são vários donos. Os cooperados têm mais interesse nas atividades. Gosto muito de trabalhar aqui”, avalia Lídia. Para ela, a cooperativa tende a crescer ainda mais com as mudanças gerenciais recentes, baseada na respeitabilidade da marca Uniodonto. “Ando com a farda pelas ruas e as pessoas param para falar comigo, para perguntar sobre a Uniodonto. É o melhor plano odontológico e as pessoas querem conhecer”, conta.

Page 5: Odonto News 5 - Agosto 2013

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

5

Sediada pela primeira vez num estado da Região Norte, a Convenção Nacional da Uniodonto

está programada para ocorrer nos dias 25 a 28 de setembro em Manaus. De acordo com a presidente da Uniodonto Manaus, Dra. Daniele Magalhães, trata-se de um evento de máxima expressão para o segmento odontológico de todo o Brasil. “Estamos muito felizes em ser o primeiro estado da região Norte a sediar um evento de tanta importância para nossa Uniodonto. Contem conosco e esperamos recebê-los com a mesma alegria que estamos sentindo por esta notícia”, disse a presidente.

A Convenção em Manaus terá a participação de todas as cooperativas do Sistema, presente em mais de 1.500 municípios de todos os estados do Brasil.

O local escolhido para a realização da convenção foi o tradicional Tropical Hotel, na capital amazonense. Lideranças de singulares e Federações da Uniodonto já podem se inscrever para o evento através do site http://uniodonto.com.br/convencao.

ServiçoAs inscrições para a XXIII Convenção Nacional

Uniodonto poderão ser feitas no hotsite oficial: http://uniodonto.com.br/convencao/

Mais informações*Durante a Convenção Nacional, a Uniodonto

promove a Feira de Negócios, um espaço dedicado à exposição de produtos e serviços. A Convenção e a Feira são realizadas no Hotel Tropical, facilitando os acessos.

*A Convenção contará com palestra do professor Clóvis de Barros Filho. Ele é doutor em Direito pela Universidade de Paris e doutor em Comunicação pela Universidade de São Paulo. É ainda professor livre-docente de Ética da ECA/USP, coordenador do curso de “Ética e Meio Ambiente” do PEC/FGV-SP e Consultor de Ética da UNESCO, além de professor, colunista e conferencista do Espaço Ética. Outra palestra confirmada é do consultor e especialista em desenvolvimento organizacional, Professor Milton de Oliveira. Estudioso entusiasta do comportamento humano, focando seu interesse principalmente nas reações emocionais dos participantes de grupos e na formação das culturas operacionais, o professor abordará o tema: “Emoções, Afeto e Poder no Mundo Contemporâneo”, no dia 28/09/13 às 11h00.

Intercâmbio

Convenção Nacional está com inscrições abertasA XXIII Convenção Nacional da Uniodonto será realizada no tradicional Tropical Hotel em Manaus

Por que ir à Convenção?“Temas relevantes voltados aos processos de inovação e

reestruturação do Sistema Uniodonto estão em pauta. Eles provocam profunda reflexão em dirigentes e gestores. Diante da exuberante Floresta Amazônica, teremos a oportunidade de dar continuidade ao processo de transformação que a regulação, o mercado, a ciência e as políticas (interna e externa) exigem de cada um de nós para mantermos acesa a chama do cooperativismo e, ao mesmo tempo, sermos competitivos num cenário cada vez mais diversificado em seus valores, conceitos e necessidades.”

Adalberto BaccarinUniodonto do BrasilDiretor Vice-Presidente Político InstitucionalCoordenador da XXIII Convenção Nacional da Uniodonto

Page 6: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

6

Para aproximar ainda mais os colaboradores de seus parceiros, a Esmaltec promoveu nos dias

4 e 5 de julho uma feira do Programa Convênio de Afinidades. A proposta da empresa foi trazer para dentro do local de trabalho os prestadores de serviços que têm parcerias com a Esmaltec. Durante os dois

dias, representantes da Uniodonto puderam tirar dúvidas, apresentar os serviços e receber sugestões.

De acordo com Roberto Ferreira, supervisor de vendas da Uniodonto Fortaleza, o balanço geral do evento foi extremamente positivo. “Como os colaboradores da Esmaltec têm a opção de outros serviços, eles puderam conhecer o diferencial da Uniodonto e constatar a excelência dos nossos serviços e a nossa ampla cobertura”, avalia.

Durante a feira 35 funcionários da Esmaltec aderiram a Uniodonto. Segundo Keliane Mendes, que trabalha no setor de Recursos Humanos da Esmaltec e também é cliente Uniodonto, foi um momento importante para fortalecer a parceria. “Eu pude inclusive tirar algumas dúvidas sobre meu próprio plano”, afirmou.

A gente faz

Uniodonto fortalece parceria com EsmaltecA cooperativa participou de feira de apresentações “Programa Convênio de Afinidades”, realizado

periodicamente pela Esmaltec

A Uniodonto do Brasil está entre as 300 empresas brasileiras reconhecidas como Melhores

Fornecedores para Recursos Humanos (RH) em 2013. É o que revela o resultado de uma pesquisa feita entre julho e outubro de 2012, pela Revista Gestão&RH.

Realizado anualmente desde 2007, o estudo visa identificar as melhores empresas prestadoras de serviços para a área de RH no país e a Uniodonto aparece como uma das melhores avaliadas no segmento Assistência Odontológica, categoria Benefícios. A metodologia se baseia em análises quantitativas e qualitativas.

Na primeira etapa da avaliação, profissionais atuantes na área de gestão de pessoas participam de uma votação em que poderão escolher até dez

empresas, dos 40 segmentos selecionados na pesquisa “100 Melhores Fornecedores para RH”. As empresas mais votadas nessa fase são avaliadas em uma segunda etapa, por seus próprios clientes.

Segundo o Vice-Presidente da Uniodonto do Brasil, Clovis Thomazoni de Oliveira, esse é mais um importante reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo

Sistema Uniodonto, no atendimento às necessidades dos gestores de pessoas. “Isso porque eles utilizam os dados da pesquisa na busca pelas melhores empresas para atender às suas demandas”, acrescenta ele.

Para a Diretora Vice-Presidente Administrativo e Financeiro da Uniodonto do Brasil, Sônia Costa, o resultado representa para a empresa o reconhecimento a um trabalho sério e responsável, em que a satisfação dos clientes sempre esteve e estará em primeiro plano.

Sônia lembra que a Uniodonto é uma assídua frequentadora dessa relação de empresas, ficando entre as melhores também em edições anteriores da pesquisa.

Ainda de acordo com ela, entre as novidades relacionadas a RH, a Uniodonto pretende continuar capacitando seus cooperados e colaboradores para a satisfação total e encantamento dos clientes e ampliar ainda mais os canais de comunicação com os Recursos Humanos, buscando com isso a identificação das principais expectativas em relação ao Plano Odontológico.

Uniodonto do Brasil: excelência nos serviços para RH em 2013

Nacional

Page 7: Odonto News 5 - Agosto 2013

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

7Odontonews – Quantos anos você tem de carreira e qual a sua especialidade?

Cintia Freitas Cavalcante - São 20 anos de carreira e sou especialista em próteses.

Odontonews – Desde quando é cooperada Uniodonto?

Cintia Freitas Cavalcante – Sou cooperada desde 1996.

Odontonews – Como surgiu o interesse pela área da Odontologia?

Cintia Freitas Cavalcante – Não veio da família, já que meus pais têm outras carreiras, mas a curiosidade pela profissão surgiu ainda menina, quando precisei usar aparelho. Eu gostava do consultório do ortodontista e achava tudo aquilo muito interessante. Até pensei em seguir o caminho da ortodontia, considerando que foi esse meu primeiro contato com a profissão, mas acabei trilhando uma área paralela. Sou clínica e especializada em próteses.

Odontonews – Como é conciliar a vida profissional com a pessoal numa carreira que precisa de tanta dedicação?

Cintia Freitas Cavalcante – Em casa minha família não era de dentistas, mas as coisas mudaram quando me casei. Meu marido também é dentista e cooperado da Uniodonto. Sou privilegiada, porque decidimos que eu iria trabalhar apenas um período para me dedicar também à família. Tenho três filhos de 13, 11 e 2 anos e a dedicação é intensa para me desdobrar entre o trabalho no consultório e o cuidado com a família.

Odontonews – Mas o consultório acaba virando um pedaço da família?

Cintia Freitas Cavalcante – Com certeza. Com 20 anos de profissão a relação com os pacientes vai além do atendimento. Tenho muitos pacientes que já são amigos. Muitos eu atendo a família toda e há muitos anos. É impossível não se envolver. E dizem que os dentistas são um pouco psicólogos e é verdade. Muita gente chega com aquele medo, aquela apreensão e nós precisamos passar a confiança e utilizar técnicas para que ele se sinta à vontade.

Odontonews – Então as técnicas vão além das metodologias para o tratamento...

Cintia Freitas Cavalcante – Sim, o paciente deve se sentir seguro e confortável, mas na minha área, de próteses, também é fundamental que as metodologias, processos e equipamentos estejam em constante modernização. Preciso acompanhar as evoluções do setor para oferecer o melhor serviço. Antes era mais difícil conseguir fazer cursos de capacitação e conseguir os melhores materiais por aqui. Tínhamos que viajar para fora, mas hoje está tudo muito mais acessível.

Odontonews – E qual a diferença para um profissional fazer parte de uma cooperativa como a Uniodonto?

Cintia Freitas Cavalcante – As vantagens para os profissionais são inúmeras. O dentista é constantemente estimulado por estar trabalhando para ele mesmo e para um bem comum, que é bem diferente de trabalhar para empresas privadas ou como autônomo. A cooperativa pra gente é um porto seguro.

Odontonews – E quais seus planos para o futuro?Cintia Freitas Cavalcante – Para o futuro o objetivo

é seguir crescendo, aprendendo e sendo feliz. Quero continuar me aperfeiçoando na carreira e pretendo fazer uma nova reciclagem em breve. Na vida pessoal a meta é acompanhar o crescimento dos meus filhos, que ainda não se manifestaram sobre uma possível continuidade na nossa carreira, mas eles são novos ainda.

Talento é tudo

20 anos de certezasCom 20 anos de profissão e 16 como cooperada da Uniodonto, a dentista Cintia Freitas Cavalcante

conta como é conciliar a carreira com a família

Page 8: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

8

Celebração

Uniodonto Fortaleza marca presença na festa do Dia Internacional do Cooperativismo

Comemorado anualmente no primeiro sábado do mês de julho, o Dia Internacional do

Cooperativismo é momento de divulgar a doutrina econômica que mais tem se destacado no mundo. É tempo de refletir sobre a responsabilidade do trabalho desenvolvido pelas inúmeras cooperativas existentes para a projeção de um modelo que toma como principais valores a igualdade e a intercooperação. Em Fortaleza, a celebração aconteceu na Praça do Ferreira, na manhã do dia 6 de julho, e contou com momentos de descontração, amizade e promoção da saúde.

Como não poderia ser diferente, a Uniodonto Fortaleza marcou presença, levando sorrisos a todos os presentes. No stand da Cooperativa foi disponibilizada uma equipe de dentistas para a realização do exame de prevenção do câncer de boca, enquanto no Odonto Móvel foi oferecida aplicação de flúor, ambos os serviços totalmente gratuitos. A média de atendimento foi de 20 pacientes por hora. De acordo com o superintendente da Uniodonto, Cristiano Bessa, “o momento abre espaço para a valorização do Cooperativismo por meio da atenção à comunidade”.

10 mil pessoas reunidas pelo cooperativismo

A celebração do Dia Internacional do Cooperativismo (DIC), em 6 de julho, reuniu cerca de 10 mil pessoas na Praça do Ferreira. Foram realizadas diversas atividades, como: emissão de documentos, coleta de sangue para doação, sessões de massoterapia, corte de cabelo, aferição de pressão arterial, ginástica laboral, etc. Cooperativas de todos os ramos expuseram seus produtos e entregaram brindes aos presentes. A Orquestra Filarmônica do Estado do Ceará também participou, fazendo uma grande apresentação no local.

“Cooperativas se mantêm fortes em tempos de crise” foi o tema do DIC 2013, mostrando que, mesmo em difíceis momentos econômicos que o país possa ultrapassar, as cooperativas mostram alternativas produtivas e eficazes de superá-los com mais facilidade. “O Dia Internacional do Cooperativismo é uma oportunidade ímpar que temos de apresentar o que o Cooperativismo tem a oferecer de melhor à sociedade.”, afirmou o presidente do Sistema OCB/CE, João Nicédio Nogueira.

Page 9: Odonto News 5 - Agosto 2013

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

9

Caminho Traçado

Ações individuais que evitem o desperdício de recursos naturais têm um impacto global. A Uniodonto Fortaleza busca promover essas

ações por parte de seus cooperados, colaboradores e usuários e lança a campanha “Uniodonto Sustentável 2013”.

Nos ambientes internos da cooperativa, já foi implantada a coleta seletiva, copos descartáveis foram substituídos por canecas e passou-se a utilizar frente e verso dos papéis. Em breve a campanha será estendida aos dentistas cooperados e usúarios dos planos Uniodonto.Outras iniciativas por um planeta sustentável serão colocadas em prática com objetivo de racionalizar o consumo de materiais e evitar o desperdício. A campanha ganhará espaço na internet, na intranet, em flanelógrafos, adesivos, camisas e também em rádios e TVs das salas de espera. Fique ligado!

Uniodonto lança campanha pela sustentabilidade

Ações simples por um planeta sustentável- Evite usar copos descartáveis;- Adote uma caneca;- Evite o uso desnecessário de papel;- Não desperdice água;- Pratique a coleta seletiva;- Espalhe os bons hábitos.

Dia Nacional da Saúde é marcado por conscientização para o cuidado bucal

Dia 5 de agosto, a Uniodonto comemorou o Dia Nacional da Saúde com uma manhã de

conhecimentos e descontração no colégio Oliveira Lima, no bairro Meireles. A iniciativa tem o intuito de levar ao ambiente escolar as principais lições de cuidado com a saúde bucal.

Crianças com idades entre 4 e 15 anos puderam escovar os dentes com o acompanhamento de um profissional em um “escovódromo” montado especialmente para ação, entender como é a atuação das bactérias na boca e ainda brincar com um

palhaço-malabarista.Para Pollyanna Bitu, “a iniciativa reforça o

compromisso da cooperativa com a sociedade, inserindo-a de maneira sustentável e responsável diante da comundiade em que atua. Temos que levar esses conhecimentos e lições para as pessoas; nos comprometer com o mundo em que vivemos e a Uniodonto faz isso muito bem. E ela só pode fazer isso graças ao apoio de todos os cooperados.”

Os alunos ouviram todas as explicações com muita atenção e tiraram suas dúvidas.

Em Dia

Page 10: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

10

Opinião

A insegurança nos consultórios

Os dentistas do país estão em choque. Dois fatos de extrema violência a profissionais da

Odontologia, ocorridos recentemente no Estado de São Paulo, deram o alerta: os consultórios tornaram-se alvo de assaltos.

A crueldade criminosa vitimou os cirurgiões-dentistas Cinthya Magaly Moutinho de Souza, em São Bernardo do Campo em 25 de abril, e Alexandre Peçanha Gaddy, em São José dos Campos em 27 de maio. Em casos tristemente semelhantes, segundo as primeiras investigações, os profissionais foram queimados em seus consultórios, após invasão de criminosos.

Infelizmente, a violência, há tempos, já nos faz evitar determinados locais em alguns horários. Há quem aposte no estímulo à vivência e à ocupação dos espaços públicos para fugir do temor à rua. Contudo, o que fazer quando corremos o risco de temer nosso próprio local de trabalho, ficando receosos de exercer nossa vocação profissional de oferecer serviços odontológicos à população? Não podemos nem queremos recusarmo-nos a abrir as portas para todos

que disserem buscar tratamento odontológico. Isso fere o juramento de nossa profissão.

Somos mais de 250 mil cirurgiões-dentistas em todo o país, cerca de 5.500 no Ceará. Urge atenção para a segurança dos dentistas e demais profissionais da saúde, que, como bem mostram os lamentáveis casos, estão expostos em seus consultórios, assim como seus pacientes.

Pesarosamente, os profissionais da Odontologia devem buscar procedimentos que favoreçam a segurança em seus locais de trabalho, como monitoramento por câmeras, travas eletrônicas ou mesmo contratação de vigilantes. Contudo, a categoria não pode se furtar de cobrar às autoridades da segurança pública do Ceará ações preventivas para que tais barbaridades não sirvam de “modelo” para nosso Estado.

Pedro Rogério Teixeira Junior, dentista e presidente da Uniodonto Fortaleza - Artigo publicado dia 27 junho, no Jornal Diário do Nordeste.

Conselho Regional lança cartilha com dicas de segurança para consultórios

Pelo Brasil

O Conselho Regional de Odontologia de São Paulo (CROSP) está tomando providências

para garantir a segurança dos cirurgiões-dentistas, cobrando ações das autoridades e divulgando medidas preventivas a serem adotadas pelos colegas. A instituição lançou uma cartilha com dicas de segurança para consultórios odontológicos, que pode ser acessada no site www.crosp.org.br, no link “Vamos

nos Proteger”.“Vamos nos Proteger” é o nome do pacote de

segurança que o CROSP disponibilizou, em junho, aos cirurgiões-dentistas. Além da cartilha com orientações que instruem o profissional a dificultar a ação dos criminosos, a iniciativa conta com três canais de comunicação para coletar relatos de violência, que posteriormente são encaminhadas à Secretaria de Segurança Pública (telefone 0800 700 5572, e-mail: [email protected] e aplicativo para smartphones “Vamos nos proteger”). O sistema funciona como um disque-denúncia expandido, no qual o dentista poderá comunicar casos de assaltos, violências e outras ações com o mesmo perfil.

O Conselho Federal de Odontologia (CFO) já se inspira na iniciativa e pretende abrir canais de comunicação para ampliar as alternativas de segurança do cirurgião-dentista no ambiente de trabalho. O objetivo do CFO é universalizar a estratégia de segurança em âmbito nacional, com o apoio dos Conselhos Regionais de Odontologia.

Page 11: Odonto News 5 - Agosto 2013

Uniodonto Fortaleza

ww

w.uniodonto-ce.com

.br

11

Ação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) anunciou, em 25 de julho, que

encaminhará à Consulta Pública uma resolução para regular a comercialização de agentes clareadores dentais. A ação da agência atende aos pedidos das entidades odontológicas nacionais.

A proposta defende que os agentes clareadores serão comercializados somente mediante prescrição por cirurgião-dentista e com obrigação de retenção de receita – como acontece com os antibióticos – e a embalagem do produto deverá apresentar tarja vermelha. Atualmente, os clareadores são vendidos indiscriminadamente. O uso desses produtos de maneira incorreta, sem prescrição e acompanhamento

de um profissional, pode gerar danos à saúde.Segundo o presidente do Conselho Federal de

Odontologia (CFO), Ailton Diogo Morilhas Rodrigues, “as entidades odontológicas e logicamente o CFO estão atentas a fim de preservar a saúde e bem-estar da população”. A previsão é de que a Consulta Pública seja realizada já neste segundo semestre de 2013.

Comércio de clareadores dentais será regulamentado

Pelo Brasil

A Uniodonto Fortaleza realizou uma iniciativa promocional de Dia dos Pais junto a seus cooperados. O cooperado Paulo

Leonardo Celestino Oliveira foi o vencedor da campanha “Ser pai é uma viagem!”. Ele enviou a bela frase “Ser pai é se tornar o guardião da pureza de um sorriso muito especial” e ganhou duas diárias para casal em uma pousada na Praia do Presídio, no litoral do Ceará.

Paulo Leonardo é pai de Diogo, de 2 anos, inspiração para a elaboração da frase e da participação na campanha. “Eu considerei o fato de que um pai é capaz de enfrentar qualquer desafio se o motivo for a garantia da felicidade estampada no rosto de seu filho”, explica.

A campanha “Ser pai é uma viagem!” foi uma ação interna de homenagem aos pais da Uniodonto Fortaleza, voltada aos cooperados que têm a alegria da paternidade. O vencedor desse ano dá a dica: participar sempre. “Sempre participo dessas ações da Uniodonto. São boas iniciativas. No ano passado, também fui um dos vencedores enviando uma foto”, conta Leonardo.

Campanha de Dia dos Pais premia cooperadoPaulo Leonardo Oliveira Celestino foi o autor da melhor frase sobre paternidade

A praia do Presídio é uma das mais procuradas na alta estação. Com uma espaçosa faixa de areia clara, possui mar azul, com algumas ondas, principalmente quando venta. Diversos coqueiros enfeitam a já bela paisagem do lugar, que conta com ótima infraestrutura, com bares, quiosques e restaurantes, que costumam ter movimento até a noite. É uma ótima opção para um agradável dia na praia, onde se pode descansar, comer um petisco à beira-mar ou ainda fazer uma caminhada durante o entardecer. Essa praia é propícia para a prática de esportes como futebol, vôlei e frescobol.

Localiza-se a 40km da capital cearense.

Você sabia?

Page 12: Odonto News 5 - Agosto 2013

Odo

nto

New

s -

Ago

sto

2013

ww

w.u

niod

onto

-ce.

com

.br

12

De Mestre

“O Ceará tem muito espaço para crescer dentro do conceito do Cooperativismo”

Odontonews - O senhor acredita que o Cooperativismo deveria ser ensinado nas faculdades?

Nicédio Nogueira - Eu acredito que sim. Tirando pela minha profissão que logo no início da carreira vai atuar junto aos pequenos produtores e não tem ainda noção do associativismo. Na área contábil ocorre a mesma coisa, assim como na área da saúde, onde grande parte dos profissionais vai trabalhar em cooperativas sem conhecer como funciona o sistema.

Odontonews - Como o senhor começou a atuar no sistema cooperativista?Nicédio Nogueira – Eu comecei como extensionista da Ematerce (Empresa de Assistência Técnica e Extensão

Rural do Ceará). Fui trabalhar no campo e como meu pai já era um pequeno produtor, eu já tinha ideia de que muitas vezes comprávamos produtos mais caros do que poderíamos comprar. Os nossos produtos também eram vendidos abaixo do preço real. Então, a partir dali, já passei a organizar as coisas no formato do Cooperativismo.

Odontonews - Quais as principais características de uma cooperativa que a diferenciam de uma empresa privada?

Nicédio Nogueira – Basicamente, na cooperativa a pessoa pode ser o dono, o fornecedor e o cliente em determinadas situações. Brinco que a pessoa que não acredita na santíssima trindade não pode atuar numa cooperativa.

Odontonews - Na saúde, conhecemos o Cooperativismo bem presente na vida das pessoas. Essa área tem maior aplicabilidade dos conceitos do Cooperativismo?

Nicédio Nogueira – O quanto uma cooperativa faz parte da vida das pessoas depende muito mais do conhecimento e da dedicação dos profissionais envolvidos do que especificamente do setor de atuação. Algumas cooperativas também atuam em setores muito próximos do grande público, mas não ampliaram sua abrangência. É preciso ampliar a forma como funcionam as cooperativas. Um bom exemplo são as cooperativas de táxis, que se organizam para prestar o serviço em regime de cooperativado, mas não fazem a compra de veículos e de combustível em conjunto.

Odontonews - Quais as perspectivas do Cooperativismo no mundo e qual a situação no Ceará?Nicédio Nogueira – Em países como a Alemanha, Canadá e Estados Unidos, as cooperativas de crédito

movimentam cerca de 4 a 5 vezes um volume de dinheiro maior que o Brasil. Mas temos exemplos aqui, como a Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul, onde 90% da população é cooperativada. No Ceará a perspectiva de crescimento é fantástica porque não chegamos a 10% da população ainda.

Odontonews - O Cooperativismo organizado comemora 40 anos e o Sistema Uniodonto no Brasil também. Atingir essa marca pode ser um feito encarado como sinônimo de sucesso?

Nicédio Nogueira - Qualquer negócio que vai para o mercado e sobrevive com crescimento, avançando, melhorando o serviço e aumentando sua credibilidade com certeza é um sinônimo de sucesso e reconhecimento da população e de seus integrantes.

Nicédio Nogueira é presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Ceará (SESCOOP/CE). Engenheiro

agrônomo de formação, foi com o pai, pequeno produtor agrícola, que começou a perceber a importância do trabalho em conjunto, em

cooperação. Para ele, o Ceará está avançando no que diz respeito às cooperativas e tem muito espaço para crescer. “É preciso ampliar a forma

como funcionam as cooperativas”, avalia. Nicédio diz ainda que uma empresa como a Uniodonto, que consegue se firmar no mercado por tantos

anos, é um exemplo de sucesso dentro do conceito do Cooperativismo.

AN

S: N

: 335

25.8

Dr.

Rica

rdo

Nog

ueira

Sim

ões -

CRO

- 22

37