Oficina blogues no ensino de Física

6

Click here to load reader

Transcript of Oficina blogues no ensino de Física

Page 1: Oficina blogues no ensino de Física

Uso de BloguesNo Ensino de Física

Sérgio F. [email protected]

XVIII SNEF – Vitória, ESJaneiro de 2008

Page 2: Oficina blogues no ensino de Física

SumárioNo Ensino de Física..............................................................................................................................1Notas de Copyleft.................................................................................................................................3Agradecimentos....................................................................................................................................4Introdução.............................................................................................................................................4Por que TICs no Ensino de Física? ......................................................................................................4

Por que TICs em Educação, baseado nos ícones da Educação?.....................................................5Por que Blogues como porta de Entrada para o uso das TICs ?......................................................5Algumas Possibilidades Pedagógicas dos Blogues.........................................................................5Possibilidades Específicas Para Professores....................................................................................6Possibilidades Específicas Para Estudantes.....................................................................................6Possibilidades Específicas Para Professores e Estudantes...............................................................6

Um Kit Minimalista para o Professor de Física...................................................................................7Paradigmas Tecnológicos do Kit Minimalista.....................................................................................7Blogues na Aprendizagem/Ensino de Física, Uma Abordagem Conectivista......................................7Principais Ferramentas Livres ou Gratuitas.........................................................................................7Construindo um Edublogue de Física, com Ferramentas Gratuitas....................................................7Construindo um Edublogue de Física, com Ferramentas Livres.........................................................7Explorando Possibilidades de Uso da Ferramenta...............................................................................7Usabilidade, Licenciamento de Conteúdo e Outras Questões Relevantes...........................................7Referências Bibliográficas....................................................................................................................7

2/6

Page 3: Oficina blogues no ensino de Física

Notas de Copyleft

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-Uso Não Comercial-Compartilhamento pela mesma licença 2.5 Brasil. Para ver uma cópia desta licença, visite http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/2.5/br/ ou envie uma carta para Creative Commons, 559 Nathan Abbott Way, Stanford, California 94305, USA.

Isto basicamente significa que você pode:• copiar, distribuir, exibir e executar a obra; • Criar obras derivadas.

Sob as seguintes condições:

• Atribuição. Você deve dar crédito ao autor original, da forma especificada pelo autor ou licenciante, isto é, você deve informar que o autor da apostila é o Prof. Sérgio F. Lima

• Uso Não-Comercial. Você não pode utilizar esta obra com finalidades comerciais. • Compartilhamento pela mesma Licença. Se você alterar, transformar, ou criar outra obra

com base nesta, você somente poderá distribuir a obra resultante sob uma licença idêntica a esta.

Para cada novo uso ou distribuição, você deve deixar claro para outros os termos da licença desta obra. Qualquer uma destas condições podem ser renunciadas, desde que Você obtenha permissão do autor. Nada nessa licença restringe os direitos morais do autor.

Qualquer direito de uso legítimo (ou “fair use") concedido por lei, ou qualquer outro direito protegido pela legislação local, não são em hipótese alguma afetados pelo disposto acima.

Este é um sumário para leigos da Licença Jurídica:

http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/2.5/br/legalcode

Se desejar fazer sugestões para a melhoria desta apostila mande e-mail para: Sérgio Ferreira de Lima em: [email protected].

Um versão “on-line” do curso base desta apostila pode ser acessada em:http://edublog.aprendendoemrede.info/

Apostila revisada em XX de Janeiro de 2008.

3/6

Page 4: Oficina blogues no ensino de Física

Agradecimentos

Agradeço a minha família pelo apoio, a toda a comunidade de Software Livre ou de Código Aberto (Open Source) por partilhar sua expertise, ao CEFET-RJ e ao Colégio Pedro II/RJ por me proporcionarem o desenvolvimento das idéias e as práticas que deram origem a este material. A todos os Professores da blogosfera educacional que, através das conversações, contribuíram para a produção deste trabalho. E finalmente, à SBF por proporcionar a realização desta oficina.

Introdução

Este material de apoio a oficina “ Uso de Blogues no Ensino de Física” pretende simplesmente subsidiar o uso dos blogues em contextos educacionais, em particular, no ensino de física. Não pretende ser uma obra extensa. A idéia é equilibrar aspectos práticos da escolha das ferramentas, construção e uso efetivo dos blogues nas aprendizagens/ensino de física e considerações teóricas sobre as escolhas feitas.

As considerações teóricas podem ser aprofundadas posteriormente com outras leituras indicadas nas referências bibliográficas ou também a partir das práticas dos professores com o uso dos blogues nos seus cotidianos docentes. Os aspectos práticos pretendemos esgotar ao longo das 8 horas da oficina,

O retorno crítico dos participantes é muito bem vindo. Pois proporcionará a melhoria deste material.

Por que TICs no Ensino de Física?

Antes mesmo de pensarmos na aplicação dos blogues em contextos educacionais, devemos nos perguntar: como as chamadas Tecnologias de Informação e Comunicação/Colaboração (TICs), impactam no modo como as pessoas aprendem e/ou ensinam?

Neste sentido, uma análise rápida sobre esta questão é suficiente para que possamos concluir sobre a pertinência de introduzirmos as TICs no cotidiano da Escola. Certamente existem vários bons motivos para concluirmos deste modo.

Abaixo, apresento alguns destes motivos, numa ordem arbitrária de importância:

• Caminhamos para a Era da Informação - Cada vez mais a sociedade, as instituições e as pessoas estão conectadas. Quer seja por computadores, notebooks, dispositivos de aprendizagem ou dispositivos móveis (celular, pda, telefones inteligentes). Se um dos papéis da Escola é preparar os jovens para a vida cidadã, então, usar tecnologias de informação e comunicação deveria ser um exigência de uma educação contemporânea. Só tenha em mente que o uso de computadores não é solução de todos os problemas da educação! Peopleware e Pedagogia fazem mais diferença do que tecnologia!

• Compartilhamento de soluções - Você pode continuar com práticas da Era Industrial (eu, eu mesmo e minhas próprias soluções!) ou incorporar o modo de funcionamento das grandes inovações do nosso tempo: Produção distribuída e compartilhada de soluções! O uso das TICs, pode catalizar as mudanças na forma como aprendemos e, sobretudo, organizamos e dinamizamos nossas práticas pedagógicas.

• Evitar o retrabalho docente - Muitas coisas que fazemos no nosso trabalho docente podem ser otimizadas/facilitadas com o uso de Tecnologias Informacionais. Da

4/6

Page 5: Oficina blogues no ensino de Física

administração da produção/aprendizagem/trabalho dos alunos até o gerenciamento de recursos educacionais1.

Por que TICs em Educação, baseado nos ícones da Educação?

Paulo Freire 2 - Porque os homens aprendem em comunidade. Se as pessoas (de diferentes contextos culturais, visões de mundo e níveis cognitivos) estiverem conectadas, maiores as possibilidades de situações de aprendizagem!

Vygotsky 3- Porque é na interação entre aqueles que sabem mais com aqueles que ainda não conseguem fazer sozinhos que o pensamento se desenvolve! As TICs potencializam estas interações, criando novos espaços de aprendizagens!

George Siemens4 - Por que aprender é conectar idéias, competências, pessoas e recursos para a resolução de problemas (SIEMENS, 2005). As TICs conectam pessoas e recursos educacionais proporcionando uma mudança no centro de gravidade da escola: De centro de ensino para centro de aprendizagem! Ou, em outras palavras, a Escola pode deixar de ser uma “plataforma de ensino” para se tornar uma “plataforma de aprendizagens”.

Por que Blogues como porta de Entrada para o uso das TICs ?

Porque tem uma curva de aprendizagem extremamente suave. Fácil para começar, fácil de usar (sem grandes conhecimento técnicos!) e fácil de fazer manutenção. Em outras palavras: Menos é mais, também, em Educação!

Grande flexibilidade. Basicamente você pode usar para conteúdos estáticos e conteúdos dinâmicos. Para distribuir mídias (fotos, sons e vídeos) e para sistematizar ou reunir produção individual ou coletiva.

E por último, mas não menos importante, permite nativamente que ocorram conversações e, conseqüentemente, surjam comunidades de aprendizagem em torno dos blogues!

Algumas Possibilidades Pedagógicas dos Blogues

Abaixo, alguns motivos pelos quais o uso de blogues, em contextos educacionais, pode contribuir para uma educação mais adequada ao nosso tempo:

A web é uma ótima ferramenta para compartilhar conhecimento.

● Escrever sobre algo, implica em reflexão, crítica, organização do pensamento (pense Vygotsky)… e isto é fundamental no processo de aprendizagem.

● Desenvolver a habilidade de gerenciar informação. ● Desenvolver a habilidade de transformar informação em conhecimento. ● Evitar o retrabalho docente. Uma vez publicado você só precisa aperfeiçoar!!!● Desenvolver o espírito de colaboração(aprender a conviver) ● Aprender a aprender.

1 Aqui um exemplo de uso de blogues como gerenciador de recursos educacionais: http://cp2.aprendendofisica.net/2 http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire3 http://pt.wikipedia.org/wiki/Vygotsky4 Professor e Pesquisador Canadense. Maiores detelhes nas referências bibliográficas

5/6

Page 6: Oficina blogues no ensino de Física

Possibilidades Específicas Para Professores

● Desenvolvimento de Projetos de Ensino. ● Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagem (Como este curso!). ● Trabalhos Inter-Trans-Multi-disciplinares. ● Produção de material didático ou educacional. ● Reflexão Docente - Escrever para pensar, poder acessar sua produção para ressignificar,

etc… (Obrigado Profa. Suzana Gutierrez 5 ) ● Dê a sua Sugestão:___________________________________________________● ___________________________________________________________________● ___________________________________________________________________

Possibilidades Específicas Para Estudantes

● Produção de resumos/sínteses da matéria estudada.. ● Logue (descrição) e discussão em torno do desenvolvimento de projetos escolares.● Aprendizagens Colaborativas. ● Projetos de Aprendizagem6

● Portifólio de Aprendizagens● Dê a sua Sugestão:___________________________________________________● ___________________________________________________________________● ___________________________________________________________________

Possibilidades Específicas Para Professores e Estudantes

● Desenvolvimento de Projetos de Aprendizagens● Conversações de assuntos iniciados no ambiente escolar e que se estende para além da

Escola.● Dê a sua Sugestão:___________________________________________________● ___________________________________________________________________● ___________________________________________________________________

Referências Bibliográficas

SIEMENS G. A Learning Theory for the Digital Age, In: International Journal of Instructional Technology & Distance Learning. Jan 2005, Vol 2, N◦ 1, pp3

Sérgio Ferreira de [email protected]

5 http://gutierrez.pro.br6 http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Projetos_de_Aprendizagem

6/6