Operação de Jatene - denascenca.com.brƒ§Ã£o-de... · InCor Criança Operação de Jatene...

3
InCor Criança Operação de Jatene Transposição das Grandes Artérias - TGA Definida com uma cardiopatia congênita cianótica, em que há concordância atrio- ventricular (átrios conectados em seus respectivos ventrículos) e discordância ventrículo- arterial (aorta origina-se do ventrículo direito e artéria pulmonar do ventrículo esquerdo). Adib Jatene Adib Domingos Jatene nasceu em Xapuri, no Acre, em 4 de junho de 1929. Foi o primeiro cirurgião a operar, com sucesso, a transposição das grandes artérias (TGA). Em 1975, Jatene corrigiu uma TGA com CIV, no plano arterial, denominando correção anatômica. Tipos de operações para TGA A técnica de escolha para correção da TGA é a descrita por Jatene - redirecionamento do ventrículo esquerdo para aorta, transferência dos óstios coronários para neoaorta e redirecionamento do ventrículo direito para artéria pulmonar. Outra opção é a correção no plano atrial - redirecionamento do átrio esquerdo para ventrículo direito e do átrio direito para ventrículo esquerdo. Foi descrita por Senning (1959) e Mustard (1964). BLOG DENASCENÇA www.denascenca.com.br Senning Mustard

Transcript of Operação de Jatene - denascenca.com.brƒ§Ã£o-de... · InCor Criança Operação de Jatene...

InCor Criança

Operação de Jatene

Transposição das Grandes Artérias - TGA

Definida com uma cardiopatia congênita cianótica, em que há concordância atrio-ventricular (átrios conectados em seus respectivos ventrículos) e discordância ventrículo-arterial (aorta origina-se do ventrículo direito e artéria pulmonar do ventrículo esquerdo).

Adib Jatene

Adib Domingos Jatene nasceu em Xapuri, no Acre,

em 4 de junho de 1929. Foi o primeiro cirurgião a

operar, com sucesso, a transposição das grandes

artérias (TGA). Em 1975, Jatene corrigiu uma TGA

com CIV, no plano arterial, denominando correção

anatômica.

Tipos de operações para TGA

A técnica de escolha para correção da TGA é a

descrita por Jatene - redirecionamento do

ventrículo esquerdo para aorta, transferência dos

ó s t i o s c o r o n á r i o s p a r a n e o a o r t a e

redirecionamento do ventrículo direito para artéria

pulmonar.

Outra opção é a correção no plano atrial -

redirecionamento do átr io esquerdo para

ventrículo direito e do átrio direito para ventrículo

esquerdo. Foi descrita por Senning (1959) e

Mustard (1964).

BLOG DENASCENÇA www.denascenca.com.br

Senning Mustard

InCor Criança

Técnica operatóriaRedirecionamento do ventrículo esquerdo para aorta e transferência dos óstios coronários, direito e esquerdo, para a neoaorta. Redirecionamento do ventrículo direito para artéria pulmonar, posicionada à frente da aorta (manobra de Lecompt). A reconstituição da porção proximal da pulmonar, antiga aorta, é feita com pericárdio autólogo, o que diminui risco de estenoses.

O momento ideal para a operação de Jatene, na transposição com CIA, é nos primeiros 15 dias de vida e, na transposição com CIV, em até 30 dias de vida.

Aorta anterior à artéria pulmonar, conectada ao ventrículo direito. Origens das artérias coronárias em cada lado da aorta (setas).

Visualização da aorta seccionada transversalmente, óstios coronarianos direito e esquerdo separados da aorta e origens das coronárias dissecadas (setas).

Canal arterial ligado(seta).

Ao

InCor Criança

Anastomose da artéria pulmonar (porção proximal) com a porção distal da aorta; pontos de marcação para implante de óstios coronários na neoaorta (setas); artéria pulmonar-AP (porção distal) anterior à aorta (manobra de Lecompt).

Anastomoses das artérias coronárias direita e esquerda na neoaorta.(setas).

Reconstituição da neopulmonar com pericárdio autólogo (seta).

Reconstituição da neopulmonar (porção proximal) concluída.

Operação concluída

AP