Oração da Campanha da Evangelização - cruztorta.org.br NOVEMBRO CT.pdf · precisam incluir...

4
PALAVRA DO PÁROCO Em oração e esperança, Côn. Severino Martins BOLETIM PAROQUIAL - NOVEMBRO 2016 - ANO II - Nº XII ATENÇÃO Tome Nota < Dia 02/11 Missa somente às 18h00 Preparação para o Batismo Dia 05/11 das 08h30 às 11h30 Preparação para o Matrimônio Dia 04/12 das 08h30 às 19h00 Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça e a paz de nosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente na vida de todos e cada um de nós! Iniciamos o mês com a festa de todos os santos! Desse modo a Igreja homenageia todos os seus lhos que levaram vida coerente com sua fé em Jesus Cristo e como recompensa receberam de Deus a glória sem m e são muitos irmãos nossos nessa condição (Ap 7,9). Mas celebrar os santos é lembrar que esta é também a vocação de cada um de nós como lembra Jesus: Sede santos porque vosso Pai celeste é Santo(Mt 5, 48). Dos santos recebemos a interseção e também o estímulo para levarmos uma vida sempre mais adequada aos valores do Evangelho. No dia 02 a Igreja lembra de todos os falecidos nossos irmãos e irmãs, pelos quais rezamos e imploramos de Deus o perdão para suas faltas e a salvação. Desse modo vai acontecendo aquilo que professamos no Credo: a comunhão dos santos - a comunhão de todos os batizados: os que estão na glória intercedem por nós. E nós, os vivos, intercedemos por aqueles que já se foram.... Mês passado nossas cidades em todo o pais elegeram seus novos governantes! Que Deus toque o coração de todos os eleitos a m de que tenham claro na consciência a importância de sua missão: promover o bem comum! Dia 20, Solenidade de Cristo Rei, encerramos o ano litúrgico! É também o inicio da Campanha para a Evangelização! E dia 27 já iniciamos um novo ano litúrgico com o inicio do Advento. Tempo de preparação para o Natal do Senhor. É recomendável fazer a Novena de preparação para o Natal! Em família ou junto com os amigos, seja em casa, nos prédios onde moramos ou mesmo no trabalho é muito proveitoso fazer os encontros que são propostos. Adquira o livrinho na secretaria, forme seu grupo de acordo com a disponibilidade de cada um e siga os roteiros dos encontros! Recomendo todos e cada um em particular aos cuidados maternais de Nossa Senhora! Em esperança e oração, Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja fosse no mundo fonte de salvação para todas as nações, a m de que a obra do Cristo que vem continue até o m dos tempos. Aumentai em nós o ardor da evangelização, derramando o Espírito prometido, e fazei brotar em nossos corações a resposta da fé. Por Cristo, nosso Senhor. Amém! Oração da Campanha da Evangelização

Transcript of Oração da Campanha da Evangelização - cruztorta.org.br NOVEMBRO CT.pdf · precisam incluir...

PALAVRA DO PÁROCO

Em oração e esperança,Côn. Severino Martins

BOLETIM PAROQUIAL - NOVEMBRO 2016 - ANO II - Nº XII

ATENÇÃOTome Nota<Dia 02/11

Missa somente às 18h00

Preparação para o BatismoDia 05/11 das 08h30 às 11h30

Preparação para o MatrimônioDia 04/12 das 08h30 às 19h00

Caríssimos irmãos e irmãs, que a graça e a paz denosso Senhor Jesus Cristo esteja sempre presente navida de todos e cada um de nós!

Iniciamos o mês com a festa de todos os santos!Desse modo a Igreja homenageia todos os seus filhosque levaram vida coerente com sua fé em Jesus Cristo ecomo recompensa receberam de Deus a glória sem fim –

e são muitos irmãos nossos nessa condição (Ap 7,9). Mascelebrar os santos é lembrar que esta é também avocação de cada um de nós como lembra Jesus: “Sedesantos porque vosso Pai celeste é Santo”(Mt 5, 48). Dossantos recebemos a interseção e também o estímulo paralevarmos uma vida sempre mais adequada aos valoresdo Evangelho.

No dia 02 a Igreja lembra de todos os falecidos –

nossos irmãos e irmãs, pelos quais rezamos eimploramos de Deus o perdão para suas faltas e asalvação. Desse modo vai acontecendo aquilo queprofessamos no Credo: a comunhão dos santos - acomunhão de todos os batizados: – os que estão na glóriaintercedem por nós. E nós, os vivos, intercedemos poraqueles que já se foram....

Mês passado nossas cidades em todo o paiselegeram seus novos governantes! Que Deus toque ocoração de todos os eleitos a fim de que tenham claro naconsciência a importância de sua missão: promover obem comum!

Dia 20, Solenidade de Cristo Rei, encerramos oano litúrgico! É também o inicio da Campanha para aEvangelização! E dia 27 já iniciamos um novo anolitúrgico com o inicio do Advento. Tempo de preparaçãopara o Natal do Senhor. É recomendável fazer a Novenade preparação para o Natal! Em família ou junto com osamigos, seja em casa, nos prédios onde moramos oumesmo no trabalho é muito proveitoso fazer os encontrosque são propostos.Adquira o livrinho na secretaria, formeseu grupo de acordo com a disponibilidade de cada um esiga os roteiros dos encontros!

Recomendo todos e cada um em particular aoscuidados maternais de Nossa Senhora! Em esperança eoração,

Pai Santo, quisestes que a vossa Igreja fosse nomundo fonte de salvação para todas as nações,

a fim de que a obra do Cristo que vemcontinue até o fim dos tempos.

Aumentai em nós o ardor da evangelização,derramando o Espírito prometido, e fazei brotar em

nossos corações a resposta da fé.Por Cristo, nosso Senhor.

Amém!

Oração da Campanhada Evangelização

um significado especial; e o Papa Francisco tratou dafamília numa série de Catequeses e tambémpromulgou a Exortação Apostólica Amoris Laetitiasobre as temáticas familiares. Isso revela que aquestão família precisa de uma renovada atenção naação evangelizadora e pastoral da Igreja. É inegávelque a família, o casamento e as questões relacionadascom a vocação e a missão da família atravessam umacrise profunda em nossa época. Tudo isso justifica bemque a família também seja assumida como uma“urgência pastoral”.

Igreja e família precisam se reencontrar. OPapa Francisco tem lembrado que a Igreja é uma“família de famílias”; as famílias cristãs são parte daIgreja e nelas realiza-se muito da vida e da missão daIgreja, que sempre contou com elas para a realizaçãode sua missão e não poderá deixar de contar com elapara o futuro. A vivência cotidiana da fé e daespiritualidade cristã acontece na família, assim comoa transmissão da fé às novas gerações. Ao mesmotempo, nossas comunidades e igrejas precisam serlugares acolhedores das famílias e que valorizem osdiversos aspectos da vida familiar.

A relação Igreja-família precisa ser traduzidade forma nova nas comunidades locais. Com o passardo tempo, pode ser que essa relação tenha ficadosempre mais restrita ao fato do casamento, sobretudoà preparação e à celebração do casamento. Noentanto, as questões familiares são bem mais amplas edizem respeito também à mística na vivênciamatrimonial e familiar, à transmissão, acolhida ecuidado da vida, à educação da prole, à transmissão dafé, ao acompanhamento das situações de crise e deproblemas diversos na vida matrimonial e familiar. Eprecisam incluir também o envolvimento da família navida da Igreja e da Igreja na vida da família. Sequeremos avançar na nova evangelização, serápreciso voltar um novo olhar e uma atenção especial àfamília.

A arquidiocese de São Paulo está elaborandoseu 12º Plano de Pastoral, para o quadriênio de 2017 a2020. Referências principais para o novo Plano serãoas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igrejano Brasil, da CNBB, aprovadas na assembléia geral deabril de 2015, e os mais recentes ensinamentos eimpulsos vindos do Magistério Pontifício, sobretudo dasExortações Apostólicas Evangelii Gaudium (2013) eAmoris Laetitia (2016), do Papa Francisco.

Também serão levados em conta os atuaisapelos e desafios da realidade pastoral de nossaArquidiocese. Somos uma “Igreja na Metrópole” e issomarca e até condiciona a nossa missão evangelizadorae pastoral. Além disso, a situação religiosa e asnecessidades desta Igreja Particular também serãolevadas em conta na elaboração do novo Plano dePastoral.

O 12º Plano dará continuidade, em boa parte, àslinhas diretrizes já presentes no Plano anterior. Serãonovamente apresentadas várias “urgências” naevangelização e na pastoral, que deverão receberespecial atenção; e serão indicadas pistas de ação paraenfrentar esses desafios. Tratando-se de um Plano dediretrizes pastorais, e não de um “programa” deatividades, requer-se que, depois, todos os agentespastorais e as múltiplas instâncias e organizações davida eclesial na Arquidiocese façam seu programa deação pastoral para a execução do Plano de Pastoral.Caberá às instâncias locais, como os setores, asparóquias com suas comunidades, as pastorais,associações eclesiais, movimentos apostólicos e asdemais organizações eclesiais e pastorais, traduzir emnovas práticas as indicações do Plano de Pastoral.

Entre as “urgências pastorais”, será inevitávelincluir também a família. A Igreja dedicou duasassembléias do Sínodo dos Bispos à família e isso tem

12º Plano de Pastoral

Cardeal Odilo Pedro SchererArcebispo Metropolitano de São Paulo

Ao lermos os mais antigos textos que nosrelatam as orações da Igreja (e a mais importantedelas é a Eucaristia), chama-nos a atenção o vínculodesde sempre estabelecido entre a celebração daPalavra de Deus, do Corpo e Sangue de Cristo e acaridade para com os necessitados. Basta, porexemplo, ler a primeiraApologia de São Justino, mártirem 165 que nos ensina: depois de ouvirmos as leiturasdas Profecias e as Palavras do Senhor, após a homiliae a comunhão eucarística, o presidente da assembléia(diácono, presbítero ou bispo) convida a todos osparticipantes para se lembrarem dos órfãos, dasviúvas, estrangeiros, prisioneiros, os pobres etc.; faz-se então uma coleta com a qual são atendidos osnecessitados e as obras de evangelização (cf. SãoJustino. S. Paulo: Paulus, 1995. pp. 82-84).

A Igreja precisa também da ajuda econômicados fiéis para cumprir todas as dimensões da suamissão. Essa ajuda pode ser em forma de materiais,de trabalho ou de dinheiro. Essa prática éantiqüíssima, na tradição cristã-católica é herança dopovo hebreu, atestada pelo Antigo Testamento er e a fi r m a d a p e l o N o v o Te s t a m e n t o . M a i sespecificamente, essa prática de ajuda econômica àcomunidade cristã pode ser em forma de esmola ouem forma de dízimo.

A ESMOLAAinda que hoje o vocábulo “esmola” seja

desgastado e até desprezado, ele designa umaprática muito séria que não foi abolida por Jesus; pelocontrário, foi confirmada e revitalizada pelo Mestre(cfMt 6,2-4). Mas ele quis que a esmola fosse além doformalismo farisaico, do desencargo de consciênciapara nos vermos livres de um pobre ou miserável queatravessa o nosso caminho. A esmola cristã é umsímbolo de fraternidade é uma ajuda entre irmãos.Assim como os pobres precisam de coisas materiaispara sobreviver, eles precisam também – e nissosomos todos pobres – da atenção, da amizade, docarinho, do apoio uns aos outros para continuarvivendo: a vida de um depende da vida do outro.

O DÍZIMOO dízimo é oriundo de uma prática vétero-

testamentária (cfDt 15): ele consistia na reserva deuma parte dos produtos (colheitas, gado...) para osustento das obras da religião do Povo de Deus. Seoutrora o cálculo era sobre o dízimo, hoje pode ser ocentésimo ou outra modalidade de contribuição, deacordo com as posses de cada um. O importante éque os fiéis não se eximam de uma obrigação moralque têm com a Igreja.

Noutras palavras: a Igreja precisa de umafonte previsível de contribuição dos católicos parafazer face às suas necessidades, tais como opagamento de seus funcionários, a boa formação emanutenção do clero, a conservação dos templos, aconstituição de um fundo para emergências etc.

Mais do que isso: quando uma paróquia oudiocese já se encontra bem estruturada, ela tem aobrigação de ser solidária com outras mais pobres, oucom as obras que a Igreja do Brasil mantém noNordeste, na Amazônia e outros projetos. Asolidariedade dos fiéis se estende, através de cadaparóquia, às centenas e milhares de obras que aIgreja católica desenvolve no mundo inteiro,sobretudo nos continentes pobres: escolas,hospitais, centros de refugiados etc. Se a Igreja nãopuder expandir ou mesmo fechar algumas de suasinsti tuições, sabemos que os Estados nãoconseguiriam suprir o atendimento a milhões denecessitados.

Por isso, sempre que a Igreja sugere quereflitamos sobre a pastoral do dízimo, isto é, sobreuma contribuição de caráter permanente para osuporte da evangelização, precisamos levar a sério(as pessoas, famílias, instituições), ou reavivar umcompromisso de solidariedade eclesial.

Mas sejamos realistas e generosos. A Igrejanão pode viver de sobras. Jesus ensinou que atémesmo as “migalhas” oferecidas com amor sãograndiosas (cfLc 21,1-4). De acordo com nossaspossibilidades, façamos todos o esforço de contribuirmaterial ou financeiramente para as necessidades daIgreja de modo que ela possa trabalhar dispondo dosrecursos da moderna administração: sendo eficiente,sem desperdícios, com toda transparência, parapoder atender às necessidades espirituais doscatólicos e aos pobres que Deus confiou à nossagenerosidade.

Zomingos Zamagna(*) Jornalista, professor de Filosofia e Comunicação.

O dízimo é uma forma concreta de manifestar a fé em Deus providente, um modo de vivera esperança em seu Reino de vida e justiça, um jeito de praticar a caridade na vida emcomunidade.

Caríssimo(a) irmão(ã) paroquiano(a), contamos com sua colaboração para o bem de nossa comunidade – faça suainscrição e retire seu carnê na secretaria paroquial e comece a expressar sua fé e gratidão a Deus através da oferta doDízimo – como lembra oApóstolo Paulo: “Deus ama ao que dá com alegria (2Cor 9,7). Retire seu carnê na secretaria ou

faça sua contribuição mensal em nome de Paróquia Nossa Senhora Mãe do Salvador, CNPJ 63.089.825/0015-40, Banco Itaú - Ag. 0300 /Conta Corrente 29746-2. Mande-nos o comprovante para controle de sua ficha de dizimista.

DÍZIMO #

O dízimo:A Igreja precisa

da ajuda dos fiéis

Nome: ______________________________________________________________________________________

Endereço: ___________________________________________________________________________________

CEP: _________________ Tel.: ____________________________________________ Aniv.: ________________

E-mail.: ____________________________________________________ Data: _____/ ______/ _______________

FICHA DE INSCRIÇÃO DE DIZIMISTA#

MISSA DA RENOVAÇÃOCARISMÁTICA E GRUPO DE ORAÇÃO

Encontros de oração às terças-feiras as 20h00 e missatoda quarta segunda-feira de cada mês às 20h30!

CASAMENTOS REALIZADOS EM OUTUBRORicardo Alexandre Barros de Zaevedo e Andrea FaccioHuezoFabricio Cesar de Souza e Érika yuriMotooriMarcelo de Almeida Miele e Fabiola Carvalho PellegriniLeandro Novais Favaro Sales e Mariana Gaspar AlvesPaulo Eduardo Leal Medeiros e Naiara PedrassiEngracia Garcia CaluzRafael Alvares Fredini e Luana Aparecida Martins

Expediente: De segunda-feira a sábado: das 09h00 às 11h30 e das13h00 às 18h00. Aos Domingos: das 09h00 às 12h00.

Impressão: A.N. Gráfica / Tiragem: 1.000 exemplaresparoquianossasenhoramaedosalvador

PARÓQUIA NOSSA SENHORA MÃE DO SALVADOR (CRUZ TORTA)

www.cruztorta.org.br

CRUZ TORTA

Av. Professor Frederico Herrmann Júnior, 105 - Alto de Pinheiros - São Paulo - SPCEP: 05.459-010 - Fones: (11) 3031-8554 / 3032-2336 - e-mail: [email protected]

NARS

APARELHOS AUDITIVOSR. dos Macunis, 614

Vila MadalenaSão Paulo - SPwww.sonaraparelhosauditivos.com.br

Fones: (11) 3097-9368 / 3661-3223

MISSASDomingos: às 09h00, 12h00 (meio-dia) e às 18h30,Segundas-feiras: às 12h00 (Missa da Esperança)

e às 18h00.Terças-feiras a sextas-feiras: às 18h00.

Aos sábados: às 15h00.

Toda primeirasexta-feira do

mês às 17h00!

HORA SANTA

DIZIMISTAS ANIVERSARIANTES10 - Cleber Chaves

12 - Heitor Estanislau do Amaral16 - Antonio Carlos Azevedo

23 - Maria Lourdes A. Prado Garrone28 - Maria Helena Passarelli Dias

SANTOS DO MÊS DE NOVEMBRO01 - Todos os Santos02 - Fiéis Defuntos03 - São Martinho de Lima04 - São Carlos Borromeu05 - São Zacarias e Santa Isabel06 - Beato Nuno Álvares Pereira07 - Beato Francisco Palau08 - Cinco Santos Escultores09 - São Teodoro10 - São Leão Magno11 - São Martinho de Tours12 - São JosafáKuncewycz13 - Santo EstanislauKostka14 - São Serapião15 - Santo Alberto Magno16 - Santa Gertrudes

17 - Santa Isabel da Hungria18 - São Romão19 - Stos Roque González , AfonsoRodríguez e João delCastillo20 - São Félix de Valois21 - São Gelásio22 -Santa Cecília23 -São Clemente I24 - Santos André Dung-Lac e Comps.25 - Santa Catarina de Alexandria26 - São Leonardo de Porto Maurício27 - Santa Catarina Labouré28 - São Tiago da Marca29 - São Saturnino30 - Santo André

BATIZADOS REALIZADOS EM OUTUBRO

Catarina Adaime Lico

Felipe Lima Torrentes Costa

Gabriel BelloBorgonovo

Giovana Macedo Nagliati

Gregório Vincenzo PlateroZanpoli

Helena AkemeSekiguchi Silva

Henry Tatsuya Rodrigues Isozaki

Isabella dos Santos Braz Amaral

João Lombardi

João Paulo Aranda B. Gonçalves

Kaique Torres Cordeiro

Manoela Cristhianini Ferreira

Maria Luiza Ruiz Rizzo

Murilo Cardoso Hernandez

Tales Pires Marmore

Victor ShojiYamaguti

Yasmin TubertiniColli

BAZAR DAPECHINCHA - BRECHÓ

Dias 09 e 10 a partir das 09h00 estaremos realizando maisum bazar, aceitamos doações de roupas usadas, sapatos,brinquedos e outras doações que podem ser entregues na

secretaria paroquial. Desde já, nossa gratidão!