Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou...

12
Orações Subordinadas Orações Subordinadas Adjetivas Adjetivas Fazem o papel de um Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o restringem ou explicam o sentido de um substantivo sentido de um substantivo ou de um pronome da oração ou de um pronome da oração principal. principal.

Transcript of Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou...

Page 1: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Orações Orações Subordinadas Subordinadas

AdjetivasAdjetivas Fazem o papel de um Fazem o papel de um

adjetivo,ou seja, restringem ou adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um explicam o sentido de um substantivo ou de um substantivo ou de um pronome da oração principal. pronome da oração principal.

Page 2: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Exemplo :Exemplo : Pedro é um jovem que estuda Pedro é um jovem que estuda

muito .muito . ““Que estuda muito” Que estuda muito” modifica modifica

o substantivo “o substantivo “jovem”jovem” e equivale e equivale ao substantivo “ao substantivo “estudioso” .estudioso” .

Page 3: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.
Page 4: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

As Orações As Orações Subordinadas AdjetivasSubordinadas Adjetivas

São introduzidas por São introduzidas por pronomes relativos : que, pronomes relativos : que, o qual, quem, cujo e onde.o qual, quem, cujo e onde.

Page 5: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

As Orações As Orações Subordinadas AdjetivasSubordinadas Adjetivas

Dividem-se em : Dividem-se em : Restritivas eRestritivas e ExplicativasExplicativas

Page 6: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Orações Subordinadas Orações Subordinadas Adjetivas RestritivasAdjetivas Restritivas

Contribuem para definir, apontar, Contribuem para definir, apontar, individualizar um nome ou individualizar um nome ou pronome expressos pronome expressos anteriormente . anteriormente .

Page 7: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Exemplo :Exemplo :

O livro O livro que compreique comprei é uma é uma gramática.gramática.

Page 8: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.
Page 9: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Orações Subordinadas Orações Subordinadas Adjetivas ExplicativasAdjetivas Explicativas

Revelam outra intenção por Revelam outra intenção por parte do autor : a de parte do autor : a de acrescentar mais uma idéia, acrescentar mais uma idéia, merecedora de realce .merecedora de realce .

Page 10: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Observações :Observações : Como são idéias separadas, Como são idéias separadas,

devemos ler fazendo pausa entre devemos ler fazendo pausa entre uma e outra, abaixando a voz ao uma e outra, abaixando a voz ao proferirmos a adjetiva explicativa proferirmos a adjetiva explicativa ..

A vírgula é obrigatória . A vírgula é obrigatória .

Page 11: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.

Exemplo :Exemplo :

A inteligência , A inteligência , que nos que nos distingue dos irracionaisdistingue dos irracionais , , tem um valor inestimável .tem um valor inestimável .

Page 12: Orações Subordinadas Adjetivas n Fazem n Fazem o papel de um adjetivo,ou seja, restringem ou explicam o sentido de um substantivo ou de um pronome da.