orça Magnética de Lorentz - Exercícios

11
Força Magnética de Lorentz 01. Uma carga elétrica puntiforme de 1,0 . 10 -5 C passa com velocidade 2,5 m/s na direção perpendicular a campo de indução magnética e fica sujeita a uma força de intensidade 5,0 . 10 -4 N. a) Determine a intensidade deste campo. b) Faça um esquema representando as grandezas vetoriais envolvidas. 02. (U. F. UBERLÂNDIA - MG) A figura mostra a tela de um osciloscópio onde um feixe de elétrons, que provém perpendicularmente da página para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois imãs iguais com seus respectivos pólos mostrados, verificar-se-á que o feixe: 03. (FATEC) Ao vídeo de um televisor encostam-se as faces polares de um imã, conforme o esquema abaixo (face norte em cima, face sul para baixo). A imagem se distorce com desvio: a) para a esquerda b) para a direita c) para cima d) para baixo e) a imagem não se distorce 04. (PUC) Um feixe de elétrons incide horizontalmente no centro do anteparo. Estabelecendo-se um campo magnético vertical para cima, o feixe de elétrons passa a atingir o anteparo em que região? a) região 1 b) região 2 c) segmento OB d) segmento OA e) região 3 05. (UNESP) Uma partícula com carga elétrica positiva desloca-se no plano Z - X na direção d - b, que é diagonal do quadrado a, b, c, d indicado na figura (1). É possível aplicar na região do movimento da carga um campo magnético uniforme nas direções dos eixos (um de cada vez), como é mostrado nas figuras (2), (3) e (4).

Transcript of orça Magnética de Lorentz - Exercícios

Page 1: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

Força Magnética de Lorentz

01. Uma carga elétrica puntiforme de 1,0 . 10-5C passa com velocidade 2,5 m/s na direção perpendicular a campo de indução magnética e fica sujeita a uma força de intensidade 5,0 . 10-4N.

a) Determine a intensidade deste campo.b) Faça um esquema representando as grandezas vetoriais envolvidas.

02. (U. F. UBERLÂNDIA - MG) A figura mostra a tela de um osciloscópio onde um feixe de elétrons, que provém perpendicularmente da página para seus olhos, incide no centro da tela. Aproximando-se lateralmente da tela dois imãs iguais com seus respectivos pólos mostrados, verificar-se-á que o feixe:

03. (FATEC) Ao vídeo de um televisor encostam-se as faces polares de um imã, conforme o esquema abaixo (face norte em cima, face sul para baixo). A imagem se distorce com desvio:

a) para a esquerdab) para a direitac) para cimad) para baixoe) a imagem não se distorce

04. (PUC) Um feixe de elétrons incide horizontalmente no centro do anteparo. Estabelecendo-se um campo magnético vertical para cima, o feixe de elétrons passa a atingir o anteparo em que região?

a) região 1b) região 2c) segmento OBd) segmento OAe) região 3

05. (UNESP) Uma partícula com carga elétrica positiva desloca-se no plano Z - X na direção d - b, que é diagonal do quadrado a, b, c, d indicado na figura (1). É possível aplicar na região do movimento da carga um campo magnético uniforme nas direções dos eixos (um de cada vez), como é mostrado nas figuras (2), (3) e (4).

Page 2: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

Em quais casos a força sobre a partícula será no sentido negativo do eixo Y?

a) Somente no caso 2.b) Nos casos 2 e 4.c) Somente no caso 3.d) Nos casos 3 e 4.e) Somente no caso 4.

06. (MED - ITAJUBÁ)

I. Uma carga elétrica submetida a um campo magnético sofre sempre a ação de uma força magnética.

II. Uma carga elétrica submetida a um campo elétrico sofre sempre a ação de uma força elétrica.

III. A força magnética que atua sobre uma carga elétrica em movimento dentro de um campo magnético, é sempre perpendicular à velocidade da carga.

Aponte abaixo a opção correta:

a) Somente I está correta.b) Somente II está correta.c) Somente III está correta.d) II e III estão corretas.e) Todas estão corretas.

07. (UFRS) No interior de um acelerador de partículas existe um campo magnético muito mais intenso que o campo magnético terrestre, orientado de tal maneira que um elétron lançado horizontalmente do sul para o norte, através do acelerador é desviado para o oeste. O campo magnético do acelerador aponta:

a) do norte para o sulb) do leste para o oestec) do oeste para o lested) de cima para baixoe) de baixo para cima

08. (PUC) Um elétron num tubo de raios catódicos está se movendo paralelamente ao eixo do tubo com velocidade 107 m/s. Aplicando-se um campo de indução magnética de 2T, paralelo ao eixo do tubo, a força magnética que atua sobre o elétron vale: a) 3,2 . 10-12Nb) nulac) 1,6 . 10-12 Nd) 1,6 . 10-26 Ne) 3,2 . 10-26 N

Resoluções: 

01. 01. a) B = 20T 02 - B 03 - A 04 - C 05 - B06 - D 07 - E 08 - B

Page 3: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

Fontes de Campos Magnéticos

01. (UNESP) Um fio longo e retilíneo é percorrido por uma corrente elétrica constante I e o vetor induçãomagnética em um ponto próximo ao fio tem módulo B. Se o mesmo fio for percorrido por uma corrente elétrica constante igual a 3I, o valor do módulo do vetor indução magnética, no mesmo ponto próximo ao fio, será:

a) B/3b) Bc) 2Bd) 3Be) 6B

02. (UNESP) A figura abaixo representa um condutor retilíneo, percorrido por uma corrente I, conforme a convenção indicada. O sentido do campo magnético no ponto P, localizado no plano da figura, é:

a) contrário ao da corrente; b) saindo perpendicularmente da página; c) entrando perpendicularmente na página; d) para sua esquerda, no plano do papel; e) para sua direita, no plano do papel. 03. (SANTA CASA) Dois fios dispostos como indica a figura, determinam as quatro regiões do plano. As correntes elétricas I', I'', pelos condutores, podem produzir campos de intensidade nula:

a) Somente em (I)b) Somente em (II)c) Somente em (III)d) Em (II) e (IV)e) Em (I) e (III) 04. (FUND. CARLOS CHAGAS / PUC - BA) Uma espira circular é percorrida por uma corrente elétrica contínua, de intensidade constante. Quais são as características do vetor campo magnético no centro da espira?a) É constante e perpendicular ao plano da espira. b) É constante e paralelo ao plano da espira.c) No centro da espira é nulo. d) É variável e perpendicular ao plano da espira. e) É variável e paralelo ao plano da espira. 05. (OSEC) Nos pontos internos de um longo solenóide percorrido por corrente elétrica contínua, as linhas de indução do campo magnético são:

a) radiais com origem no eixo do solenóide;b) circunferências concêntricas;c) retas paralelas ao eixo do solenóide;d) hélices cilíndricas;e) não há linhas de indução pois o campo magnético é nulo no interior do solenóide. 06. (OSEC) As espiras adjacentes de um solenóide no qual circula uma corrente elétrica:

a) repelem-se mutuamente;b) atraem-se mutuamente;c) não exercem nenhuma ação mútua;d) possuem uma tensão induzida;e) n.d.a

Page 4: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

07. (CESESP - PE) Dois fios longos e paralelos, colocados a uma pequena distância um do outro, são percorridos por correntes de intensidade i1 e i2. Nestas condições, pode-se afirmar que: a) A força magnética induzida será de atração se as correntes tiverem o mesmo sentido e de repulsão se tiverem sentidos opostos.b) A força magnética induzida será sempre de atração.c) A força magnética induzida será sempre de repulsão.d) Não aparece força alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido.e) Não aparece força alguma entre os condutores desde que as correntes tenham a mesma intensidade e o mesmo sentido. 08. (USP) Dois fios retilíneos, percorridos por uma corrente i, de mesma intensidade e sentido em ambos os fios, são dispostos paralelamente entre si. Considere as proposições: I. A força magnética que estabeleceu entre eles tende a aproximá-los.II. Uma carga elétrica pontual, lançada ao longo do plano médio perpendicular ao plano dos fios, não é desviada de sua trajetória qualquer que seja sua localização no plano.III. Os fios tendem a girar um em volta do outro. É (são) verdadeira(s) a(s) proposição(ões): a) I e IIb) II e IIIc) Apenas Id) Apenas IIe) Apenas III 09. (FESP) Dois condutores retilíneos muito longos e paralelos são percorridos por correntes de mesma intensidade. Podemos afirmar que:

a) só existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo, se as correntes tiverem sentidos opostos;b) só existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo, se as correntes tiverem o mesmo sentido;c) existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo qualquer que sejam os sentidos das correntes;d) não existem pontos onde o campo magnético resultante é nulo quaisquer que sejam o sentido das correntes;e) n.d.a 10. (FATEC) Em uma fábrica existe um condutor reto e horizontal fixo ao teto, no meridiano local. Por baixo do condutor situa-se uma mesa, na qual repousa uma bússola comum. O condutor é percorrido por corrente elétrica dirigida de sul para norte. A corrente gera um campo que age sobre a agulha da bússola. a) O campo, devido à corrente, exerce na bússola força dirigida de sul para norte.b) O campo, devido à corrente, exerce na bússola força dirigida de norte para sul.c) O pólo norte da bússola desvia-se para leste.d) O pólo norte da bússola desvia-se para oeste.e) n.d.a.

Resoluções:01 - D 02 - C 03 - D 04 - A 05 - C06 - B 07 - A 08 - C 09 - B 10 - D

Page 5: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

Força Magnética sobre Condutor Retilíneo

01. (FAAP) Um condutor retilíneo de comprimento l = 0,20 m, percorrido por uma corrente i = 2,0 A, é imerso em um campo magnético uniforme de indução B = 2,0 . 104T. Determinar a intensidade da força magnética que atua sobre o condutor nos casos:

a) o condutor é disposto paralelamente às linhas de indução do campo;b) o condutor é disposto perpendicularmente às linhas de indução do campo.

02. (MACKENZIE) Um condutor retilíneo de comprimento 0,5 m é percorrido por uma corrente de intensidade 4,0 A. O condutor está totalmente imerso num campo magnético de intensidade 10-3 T, formando com a direção do campo um ângulo de 30°. A intensidade da força magnética que atua sobre o condutor é:

a) 103 Nb) 2 . 10-2 Nc) 10-4 Nd) 10-3 Ne) Nula

03. No esquema, o condutor AB permanece em equilíbrio na posição indicada quando atravessado por corrente. Sendo B = 0,1 T a intensidade do vetor indução, P = 0,1 N o peso do bloco suspenso e 1m o comprimento do condutor imerso no campo, determine:

a) o sentido da corrente AB;b) a intensidade da corrente.

04. (F. E. SANTOS) O condutor AB contido no plano da figura, de comprimento l = 10 cm é percorrido por uma corrente de 5A numa região de indução magnética uniforme de intensidade 0,01 T. Podemos concluir que:

a) não há força magnética sobre o condutor;b) a força magnética pode ser calculada pois não se conhece o ângulo entre o condutor e a indução magnética;c) a força magnética tem intensidade 5 . 10-3N;d) a força magnética tem intensidade 5 . 10-4N;e) a força magnética tem intensidade 5N.

05. (OSEC) Um fio condutor com a forma mostrada na figura é percorrido por uma corrente de 2,0 A de a para b. Sobre ele atua o campo magnético de 1,0 tesla no sentido do eixo z. A força total que age sobre o fio é de:

a) 0,06 Nb) 0,08 Nc) 0,1 Nd) 1,0 Ne) n.d.a.

Page 6: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

6. (E. E. MAUÁ) Um condutor retilíneo, de massa m = 10 g por metro linear, é mantido horizontal na direção Leste - Oeste. Neste local, pode-se considerar a indução magnética terrestre horizontal e de valor B = 5 x 10-5 T.

a) Que corrente deveria circular pelo condutor, se isso fosse exeqüível, para que, retirando-se o seu apoio, ele permanecesse em equilíbrio?b) Qual o sentido desta corrente?

Resoluções

01. a) zero b) 8,0 . 103 N

02. D

03. a) A para B b) 1 A 04. C 05. C 06. a) 2 . 103A b) Oeste para Leste

Indução Eletromagnética  

01. (UEMT - LONDRINA) A respeito do fluxo de indução, concatenado com um condutor elétrico, podemos afirmar que a força eletromotriz induzida:

a) será nula quando o fluxo for constante;b) será nula quando a variação do fluxo em função de tempo for linear;c) produz uma corrente que reforça a variação do fluxo;d) produz uma corrente permanente que se opõe à variação do fluxo, mesmo quando o circuito estiver aberto;e) produzirá corrente elétrica somente quando o circuito estiver em movimento.

02. (UFMG) A corrente elétrica induzida em uma espira circular será:

a) nula, quando o fluxo magnético que atravessa a espira for constante;b) inversamente proporcional à variação do fluxo magnético com o tempo;c) no mesmo sentido da variação do fluxo magnético;d) tanto maior quanto maior for a resistência da espira;e) sempre a mesma, qualquer que seja a resistência da espira.

03. (FAAP) Num condutor fechado, colocado num campo magnético, a superfície determinada pelo condutor é atravessada por um fluxo magnético. Se por um motivo qualquer o fluxo variar, ocorrerá:

a) curto circuitob) interrupção da correntec) o surgimento de corrente elétrica no condutord) a magnetização permanente do condutore) extinção do campo magnético

04. (UEMT - LONDRINA) O imã é aproximado ao núcleo de ferro numa trajetória que segue a linha tracejada, mantendo-se sempre o pólo norte à esquerda. Durante essa operação, verifica-se que o ponteiro do galvanômetro G se desloca para a direita. Selecione a alternativa que supere as omissões nas afirmações que seguem:

1. Enquanto o imã é mantido em repouso sobre o núcleo, o ponteiro do galvanômetro ______________.

Page 7: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

2. Quando o imã é retirado, de volta à sua posição original, o ponteiro do galvanômetro ____________. a) desloca-se para a direita; desloca-se para a esquerda.b) permanece em repouso; desloca-se para a direita.c) permanece em repouso; desloca-se para a esquerda.d) desloca-se para a esquerda; desloca-se para a direita.e) desloca-se para a direita; permanece em repouso.

05. (U. F. VIÇOSA - MG) As figuras abaixo representam uma espira e um imã próximos.

Das situações abaixo, a que NÃO corresponde à indução de corrente na espira é aquela em que: a) a espira e o imã se afastam;b) a espira está em repouso e o imã se move para cima;c) a espira se move para cima e o imã para baixo;d) a espira e o imã se aproximam;e) a espira e o imã se movem com a mesma velocidade para a direita.

06. (MACKENZIE) A figura representa uma espira circular de raio r, ligada a um galvanômetro G com "zero" central. O imã F pode mover-se nos sentidos C ou D.

Considere as afirmativas:

I. Se o imã se aproximar da espira, aparecerá na mesma uma corrente com o sentido A.II. Se o imã se afastar da espira, aparecerá na mesma uma corrente com o sentido A.III. Se os pólos do imã forem invertidos e o mesmo se aproximar da espira, aparecerá na mesma uma corrente com sentido B.

Assinale:

a) Só a afirmativa I é correta. b) Só a afirmativa II é correta. c) São corretas as afirmativas I e III d) São corretas as afirmativas II e III e) n.d.a

07.  (U. F. UBERLÂNDIA - MG) Quando o fio móvel da figura é deslocado para a direita, aparece no circuito uma corrente induzida i no sentido mostrado. O campo magnético existente na região A:

a) aponta para dentro do papel b) aponta para fora do papel c) aponta para a esquerda d) aponta para a direita e) é nulo

08. (PUC - RS) Duas espiras, 1 e 2, de cobre, de forma retangular e colocadas no plano de página estão representadas abaixo. Haverá uma corrente elétrica induzida na espira 2, circulando no sentido horário, quando na espira 1 circula uma corrente elétrica.

a) constante no sentido anti-horário;b) constante no sentido horário;c) no sentido anti-horário e esta corrente estiver aumentando de intensidade;d) no sentido anti-horário e esta corrente estiver diminuindo de intensidade;e) no sentido horário e esta corrente estiver diminuindo de intensidade.

Page 8: orça Magnética de Lorentz - Exercícios

09. (ITA) A figura representa um fio retilíneo pelo qual circula uma corrente de i ampères no sentido indicado. Próximo do fio existem duas espiras retangulares A e B planas e coplanares com o fio. Se a corrente no fio retilíneo está crescendo com o tempo pode-se afirmar que: a) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido horário;b) aparecem correntes induzidas em A e B, ambas no sentido anti-horário;c) aparecem correntes induzidas no sentido anti-horário em A e horário em B;d) neste caso só se pode dizer o sentido da corrente induzida se conhecermos as áreas das espiras A e B;e) o fio atrai as espiras A e B

10. (OURO PRETO) Uma espira metálica é deslocada para a direita, com velocidade constante v = 10 m/s, em um campo magnético uniforme B = 0,20 Wb/m2. Com relação à figura abaixo, quando a resistência da espira é 0,80 e, a corrente induzida é igual a: Dados: CF = 20 cm a) 0,50 A b) 5,0 A c) 0,40 A d) 4,0 A e) 0,80 A

Resolução:

01 - A 02 - A 03 - C 04 - C 05 - E06 - C 07 - A 08 - D 09 - C 10 - A