Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol...

4
Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá ANO 35 - Nº 1240 www.sindmetalsjc.org.br De 7 a 13 de agosto de 2018 CHEGA DOS TRABALHADORES SEREM PENALIZADOS COM DESEMPREGO, INFLAÇÃO, RETIRADA DE DIREITOS E SERVIÇO PÚBLICO DE PÉSSIMA QUALIDADE. NESTE DIA 10, VAMOS NOS MOBILIZAR Pág 2 e 3 SEXTA-FEIRA É O

Transcript of Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol...

Page 1: Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol Society Os metalúrgicos que quiserem participar do 9º Campeonato de Futebol Society

Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá

Ano 35 - nº 1240www.sindmetalsjc.org.br

De 7 a 13 de agosto de 2018

Chega dos trabalhadores serem penalizadosCom desemprego, inflação, retirada de direitos e serviço públiCo de péssima qualidade.

Neste dia 10, vamosNos mobilizar Pág 2 e 3

sexta-feira é o

Page 2: Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol Society Os metalúrgicos que quiserem participar do 9º Campeonato de Futebol Society

Nesta sexta, trabalhadores têm motivos de sobra para protestar

Dia Nacional de Paralisação

Reforma trabalhista acaba com direitos

A luta por aumento real e renovação de direitos, pauta da Campanha Salarial dos metalúrgicos, também estará no centro das mobilizações do dia 10.

O Sindicato vai organizar assembleias para que a categoria reafirme a pauta da campanha junto com as exigências do Dia Nacional de Paralisação.

A pauta de reivindicações da Campa-nha Salarial já foi entregue aos patrões semana passada e em breve começam as negociações.

Os trabalhadores já estão pelas tampas com todos os ataques que vêm sendo promovidos por governos e patrões.

Mas não adianta reclamar sozinho. A classe trabalhadora precisa se unir para derrubar esses ataques e sair em defesa dos direitos.

Nesta sexta-feira (10), vamos participar do Dia Nacional de Paralisação e Manifestações, convo-cado por todas as centrais sindicais do país.

Será um dia em defesa do emprego, do salário, dos direitos trabalhistas e da aposentadoria. Chega de tanto abuso e exploração!

Trabalhadores das mais diversas categorias irão participar, como os metalúrgicos, metroviários, servidores, papeleiros e rodoviários.

Em nossa região, os metalúrgicos estão, desde já, convocados para participarem das assembleias que serão realizadas pelo Sindicato.

Vamos protestar e dizer um sonoro “basta” aos ataques contra nossos direitos.

“Este é o momento de dizer que não estamos satisfeitos e que não ficaremos calados diante dos ataques orquestrados pelo governo Temer e patrões. Sexta-feira será o dia de dar um basta em todos esses assaltos contra nossos direitos”, afirma o presidente do Sindicato, Weller Gonçalves.

Por aumento real e renovação de direitos

RÁPIDAS

Atestados médicos na GM são tema de audiência no MPT

Em audiência convocada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), o Sindicato e a GM reuniram-se dia 31 para discutir sobre as limitações que a montadora está impondo para a aceitação de atestados médicos. A empresa, como sempre, se mostrou intransigente. Na fábrica, os trabalhadores enfrentam todo tipo de obstáculo para que os atestados sejam aceitos. O MPT sugeriu que empresa e Sindicato busquem um acordo nos próximos 30 dias.

Revista da Família vai chegar nas casas dos metalúrgicos

Uma nova edição da Revista O Metalúrgico em Família chegará a partir desta semana na casa dos sócios. A revista cumpre o papel de levar ao trabalhador informações relevantes, de interesse de toda a família. Nessa edição, a publicação traz uma matéria especial sobre as duras consequências do regime militar para o país e para os trabalhadores, no período de 1964 a 1985. A revista também aborda os benefícios que os sócios do Sindicato têm.

Inscreva seu time para o Campeonato de Futebol Society

Os metalúrgicos que quiserem participar do 9º Campeonato de Futebol Society têm até o dia 6 de setembro para inscrever os times. As inscrições devem ser feitas na subsede das Chácaras Reunidas (Rua Monte Azul, 924), das 8h às 17h. Somente depois do período de inscrições é que serão definidos o regulamento, datas e horários das partidas. Os jogos começarão no dia 15 de setembro e acontecerão no Espaço Golaço Society.

Desde que entrou em vigor, em novembro de 2017, a refor-ma trabalhista só piorou a vida dos trabalhadores. As promessas feitas pelo governo Temer, como a redução do desemprego, se revelaram uma grande armadilha. O resultado foi o estímulo ao

22 Jornal do Metalúrgico2

Trabalhadores da GM vencem 1º Torneio de Truco da Zona LesteO primeiro lugar do Torneio de Truco da Zona Leste ficou com a dupla Márcio e

Wanderley, da General Motors. A atividade ocorreu no domingo (5), na subsede do Galo Branco, em Eugênio de Melo. O segundo e terceiro lugar ficaram com metalúrgicos da

Heatcraft e Prolind, respectivamente. Ao todo, participaram oito duplas do torneio.

trabalho informal (sem garantia de direitos), demissão de traba-lhadores com carteira assinada, aumento da terceirização, piores condições de trabalho e mais poder para os patrões. Por isso, exigimos a revogação imediata da reforma trabalhista.

O Sindicato vai organizar assembleias nas fábricas para que a categoria vote contra os ataques do governo e patrões

Manifestação realizada pela CSP-Conlutas contra as reformas, em 2017

A Campanha Salarial 2018 também estará na pauta do Dia Nacional de Paralisação

A primeira rodada já foi marcada, para o dia 9, com o setor de autopeças, um dos mais intransigentes entre os grupos patronais.

Este ano, será fundamental exigir dos patrões a assinatura dos acordos e conven-ções coletivas. Sem isso, ficaremos apenas com os direitos previstos na CLT - o que representará a perda de direitos históricos, como a estabilidade dos lesionados.

Portanto, no dia 10, participe das assem-bleias e lute por nenhum direito a menos!

Page 3: Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol Society Os metalúrgicos que quiserem participar do 9º Campeonato de Futebol Society

Nesta sexta, trabalhadores têm motivos de sobra para protestar

Por aumento real e renovação de direitos

O Sindicato vai organizar assembleias nas fábricas para que a categoria vote contra os ataques do governo e patrões

A Campanha Salarial 2018 também estará na pauta do Dia Nacional de Paralisação

DESEMPREGO ATINGE 28 MILHÕES DE BRASILEIROSO Brasil tem hoje 28 milhões

de desempregados. São pesso-as que saem de casa todos os dias em busca de trabalho ou

COM REFORMA DA PREVIDÊNCIA, SÓ TEMOS A PERDER

PREÇO DOS COMBUSTÍVEISE DO GÁS NAS ALTURAS

SERVIÇOS PÚBLICOSESTÃO UM CAOS

RÁPIDAS

Trabalhadores da JC Hitachi escolhem delegado sindical

A J.C. Hitachi, na zona leste, realiza votação para escolha de delegado sindical entre os dias 14 e 22. A eleição ocorrerá no período das refeições, no 1º, 2º e 3º turnos. Mais detalhes serão divulgados na próxima edição do Jornal do Metalúrgico. Esta será a primeira vez que haverá esse tipo de eleição na fábrica. O delegado sindical é o elo entre o Sindicato e a base e deverá estar presente nas mobilizações por melhores condições de trabalho, além de atuar nas campanhas salarial e de PLR. Por isso, vote em quem é de luta!

Sindicato exige da Chery explicações sobre alimentação

O descaso da Chery com a alimentação e saúde dos trabalhadores passou de todos os limites. Após o Sindicato ter denunciado que uma larva de inseto havia sido encontrada na comida servida no restaurante da empresa, o caso voltou a se repetir na última semana. Frente a essa situação, o Sindicato irá protocolar uma notificação exigindo explicações da Chery sobre as condições de higiene no preparo dos alimentos.

A Cipa é um instrumento importante para a nossa organização. Eleja quem está comprometido com a luta dos trabalhadores:

STATUSEleição: 9/8

IMAGEM AUTOMAÇÃOEleição: 9/8

TECHAL Inscrição: até 9/8Eleição: 15/8

PARKER FILTROSInscrição: de 13 a 29/8Eleição: 3/9

A reforma da Previdência está parada, mas não está morta. O Palácio do Planalto e o Congresso Nacional podem ressuscitá-la e retomar a dis-cussão a qualquer momento. O

Está difícil aguentar os pre-ços dos combustíveis e do gás de cozinha. A Petrobras conti-nua com sua política de reajus-tes e prejudica diretamente os

Enquanto a corrupção con-tinua correndo solta, o gover-no corta investimentos nos hospitais, postinhos de saúde,

2Jornal do Metalúrgico 3

Venda da Embraer é discutida na Câmara dos DeputadosOs planos de venda da Embraer para a Boeing foram debatidos, no dia 1º, pela Câmara dos Deputados. O diretor do Sindicato Herbert Claros participou da mesa (à direita na foto) e defendeu o veto à venda. Deputados da região, como Eduardo Cury (PSDB) e Pollyana Gama (PPS), faltaram à atividade, que foi convocada pelo deputado Flavinho (PSC). Um total desrespeito à população!

que já perderam a esperança e desistiram de procurar emprego diante de tantos “nãos”. Por isso, é preciso protestar!

aumento abusivo do período de contribuição, na prática, repre-sentará o fim do direito à apo-sentadoria. Temos de exigir que a proposta do governo Temer seja definitivamente arquivada.

trabalhadores, que têm de fazer cortes severos no orçamento doméstico. O gás de cozinha chega a ser vendido por R$ 80. É preciso mudar essa política!

escolas, creches, universidades e moradias. É o tal “teto dos gas-tos”, que congelou por 20 anos os investimentos públicos.

A primeira rodada já foi marcada, para o dia 9, com o setor de autopeças, um dos mais intransigentes entre os grupos patronais.

Este ano, será fundamental exigir dos patrões a assinatura dos acordos e conven-ções coletivas. Sem isso, ficaremos apenas com os direitos previstos na CLT - o que representará a perda de direitos históricos, como a estabilidade dos lesionados.

Portanto, no dia 10, participe das assem-bleias e lute por nenhum direito a menos!

Page 4: Órgão Informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de São ... · para o Campeonato de Futebol Society Os metalúrgicos que quiserem participar do 9º Campeonato de Futebol Society

2Jornal do Metalúrgico 4

Eleições 2018

Órgão informativo do Sindicato dos Metalúrgicos de S. J. Campos, Caçapava, Jacareí, Santa Branca e Igaratá - Rua Maurício Diamante, 65, São José dos Campos - CEP 12.209-570. Telefone (12) 3946.5333 - Fax: 3922.4775 - site: www.sindmetalsjc.org.br - e-mail: [email protected]. Responsabilidade: Diretoria do Sindicato. Edição: Rodrigo Correia. Redação: Shirley Rodrigues e Lucas Martins. Editoração eletrônica: Bruno César Galvão. Ilustração: Bruno César Galvao. Fotolito e Impressão: Unisind.

Partidos corruptos transformam eleição em balcão de negócios

A dois meses das eleições, os partidos políticos encerraram, nes-se final de semana, as convenções para apresentação de candidatos à Presidência da República. Na maio-ria dos partidos, o apoio a candida-tos veio depois de negociações que transformaram as eleições em um balcão de negócios.

Seja por maior tempo na TV ou verbas eleitorais, o fato é que esses partidos que vendem e compram aliados não representam uma alter-nativa para os trabalhadores.

Aliança corruptaApoiando a candidatura de Ge-

raldo Alckmin (PSDB) estão os par-tidos do chamado Centrão. O gru-po é um articulador de esquemas ilícitos no Congresso Nacional. É formado por oito partidos e todos respondem por corrupção.

Candidato presoMesmo cumprindo pena de 12

anos de prisão por corrupção e la-vagem de dinheiro, Luiz Inácio Lula da Silva é o nome do PT para a Pre-sidência da República.

Lula fez um governo que não mudou efetivamente a vida dos trabalhadores. Ao contrário, os banqueiros e empresários foram os grandes beneficiados.

Ciro e KátiaPara fortalecer sua candidatura,

Ciro Gomes (PDT) lutou até o fim pelos partidos do mesmo Centrão que decidiu apoiar Alckmin.

Como foi deixado de lado, anun-ciou Kátia Abreu como vice de cha-

DITO [email protected]

Pelego churrasqueiro Na GM, o pessoal da

PWT 1 Usinagem sofre com o FT Rabico Manco. Vive vigiando e pegando no pé da peãozada, que

não aguenta mais o assédio. O pelego ainda faz churrasco pra chefe na casa dele. É mole?

Assédio mágicoNa Embraer, o supervisor

L. Cubo, da Asa do E2, F-107, 1º turno, quer que o trabalhador leve um cubo mágico pra casa e volte com ele

resolvido. Ele só pode estar tirando com a cara

do trabalhador. Se liga!

Férias frustradasA direção da Prolind tem abusado da paciência do

trabalhador quando o assunto é férias. Ninguém

consegue 30 dias seguidos e ainda por cima é a empresa que define a data. Isso tem que mudar!

Mala sem alçaO gerente F., da IKK, mal

chegou na fábrica e já está tocando o terror.

Além do cara maltratar os trabalhadores, a

peãozada está sofrendo com o desvio de função. Muitos estão com lesões

nas costas. Chega de exploração!

Péssima notíciaA direção da MWL

reuniu os trabalhadores para dar uma péssima

notícia: este mês o salário irá atrasar.

Só podem estar de brincadeira. Além de atrapalhar a vida do peão, a fábrica fere a Convenção Coletiva.

pa. A deputada é representante do agronegócio e também foi citada na Lava Jato por caixa dois.

A serviço dos patrõesO candidato Jair Bolsonaro (PSL)

terá como vice o general Hamilton Mourão, do PRTB, legenda denun-ciada na Lava Jato por receber pro-pina de R$ 1,1 milhão.

Além disso, Bolsonaro defende a volta da ditadura militar e afirma que vai governar para os patrões e

retirar direitos dos trabalhadores. Ele também já deu declarações ra-cistas, machistas e homofóbicas.

“Este sistema eleitoral privilegia os partidos que já estão no poder e cria um ciclo de corrupção. Guilher-me Boulos, do PSOL, também não é alternativa, porque não defende uma ruptura com este sistema. Ele defen-de reformas por dentro do capitalis-mo. Já vimos esta experiência com o PT”, afirma o diretor do Sindicato Altair da Silva.

Lula (PT) Alckmin (PSDB)

Ciro Gomes (PDT) Jair Bolsonaro (PSL)

Nas eleições de outubro, cuidado com os candidatos que você vai escolher. Nos últimos quatro anos, mais de cem políticos de pelo menos 15 partidos já foram alvos da Lava Jato. Não dá pra

colocá-los de novo no poder! Confira aqui os partidos que se envolveram em crimes de corrupção.

Partidos investigados pela Lava Jato