Os 5 Mandamentos Do Bom Loteamento

2
OS 5 MANDAMENTOS DO BOM LOTEAMENTO Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos ([email protected] ) 1- Evitar ao máximo as terraplanagens: a. Adaptar seu projeto à topografia e não a topografia ao seu projeto. b. Demarcar os lotes sem retirar a vegetação e o solo superficial. Somente retirar a vegetação e o solo superficial,se realmente necessário, no momento da construção de cada edificação, ou seja, lote a lote. c. Em terrenos muito inclinados adotar lotes com maior dimensão paralela às curvas de nível. d. Em terrenos muito inclinados, as ladeiras verticais às curvas de nível deverão ser descontínuas. 2- Caso a terraplanagem seja mesmo indispensável, retirar a capa de solo superficial (80 cm) e estoca-la para depois utiliza-la no recobrimento da área terraplenada. O solo superficial é o solo de melhores características agronômicas e constitutivas, mais fértil, mais resistente à erosão e melhor para compactar. 3- Promover de imediato a pavimentação das ruas e a instalação do sistema de escoamento das águas de chuva. 4- Taludes de corte resultantes de terraplanagem deverão ser de imediato protegidos com pintura de calda de cal com aglutinantes. Mais tarde essa proteção poderá, caso se queira, ser substituída por alguma opção de caráter paisagístico. 5- Programar os serviços de terraplenagem para os meses menos chuvosos, de forma que na época das chuvas as

description

Loteamento

Transcript of Os 5 Mandamentos Do Bom Loteamento

Page 1: Os 5 Mandamentos Do Bom Loteamento

OS 5 MANDAMENTOS DO BOM LOTEAMENTO

Geólogo Álvaro Rodrigues dos Santos ([email protected])

 

1-     Evitar ao máximo as terraplanagens:

a.      Adaptar seu projeto à topografia e não a topografia ao seu projeto.

b.      Demarcar os lotes sem retirar a vegetação e o solo superficial. Somente retirar a vegetação e o solo superficial,se realmente necessário, no momento da construção de cada edificação, ou seja, lote a lote.

c.      Em terrenos muito inclinados adotar lotes com maior dimensão paralela às curvas de nível.

d.      Em terrenos muito inclinados, as ladeiras verticais às curvas de nível deverão ser descontínuas.

2-     Caso a terraplanagem seja mesmo indispensável, retirar a capa de solo superficial (80 cm) e estoca-la para depois utiliza-la no recobrimento da área terraplenada. O solo superficial é o solo de melhores características agronômicas e constitutivas, mais fértil, mais resistente à erosão e melhor para compactar.

3-     Promover de imediato a pavimentação das ruas e a instalação do sistema de escoamento das águas de chuva.

4-     Taludes de corte resultantes de terraplanagem deverão ser de imediato protegidos com pintura de calda de cal com aglutinantes. Mais tarde essa proteção poderá, caso se queira, ser substituída por alguma opção de caráter paisagístico.

5-     Programar os serviços de terraplenagem para os meses menos chuvosos, de forma que na época das chuvas as superfícies de solo porventura expostas já estejam devidamente protegidas da erosão.