Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

8
Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório O sistema respiratório tem como finalidade primordial realizar a hematose (troca gasosa), ou melhor, substituir o dióxido de carbono produzido pelas células pelo oxigênio para assim proporcionar vida às células de todo o organismo. A grande parte das células presentes em nosso organismo utiliza o oxigênio para realizar suas funções metabólicas, e no fim deste processo ocorre a produção de carbono, e seu excesso em nosso corpo há efeitos tóxicos, assim deve ser eliminado constantemente. Desta forma, o sistema respiratório auxilia no controle do pH do sangue, ou seja, de sua acidez e ainda é responsável pelo olfato, pela filtração, aquecimento e por umedecer o ar inspirado preparando-o para a troca gasosa. Além disso, o sistema respiratório tem a capacidade de retirar água e calor do organismo, e pela produção de sons através das pregas vocais localizadas na laringe. O sistema respiratório, vital e de grande importância para o nosso organismo, assim como os demais sistemas presentes é composto pelos seguintes órgãos: -Nariz: Este tem a finalidade de captar o ar, além de filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo para a realização da troca gasosa nos pulmões, já que um ar com baixa umidade e baixa temperatura não resultará em uma boa hematose. A filtração é também essencial, pois é através desta que evita a inspiração de bactérias e de pequenas partículas. -Faringe: Após passar pelo nariz, o ar segue pela faringe, o qual é um órgão com forma de um canal, que se faz presente no sistema respiratório e no digestório. -Laringe: Este órgão retém as partículas de pó que passam pela filtragem do nariz, é um tubo que tem sua sustentação feita através de peças de cartilagem articuladas e encontradas na parte superior do pescoço. É a continuação da faringe.

Transcript of Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

Page 1: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

O sistema respiratório tem como finalidade primordial realizar a hematose (troca gasosa), ou melhor, substituir o dióxido de carbono produzido pelas células pelo oxigênio para assim proporcionar vida às células de todo o organismo. A grande parte das células presentes em nosso organismo utiliza o oxigênio para realizar suas funções metabólicas, e no fim deste processo ocorre a produção de carbono, e seu excesso em nosso corpo há efeitos tóxicos, assim deve ser eliminado constantemente. Desta forma, o sistema respiratório auxilia no controle do pH do sangue, ou seja, de sua acidez e ainda é responsável pelo olfato, pela filtração, aquecimento e por umedecer o ar inspirado preparando-o para a troca gasosa. Além disso, o sistema respiratório tem a capacidade de retirar água e calor do organismo, e pela produção de sons através das pregas vocais localizadas na laringe.

O sistema respiratório, vital e de grande importância para o nosso organismo, assim como os demais sistemas presentes é composto pelos seguintes órgãos:

-Nariz: Este tem a finalidade de captar o ar, além de filtrá-lo, umedecê-lo e aquecê-lo para a realização da troca gasosa nos pulmões, já que um ar com baixa umidade e baixa temperatura não resultará em uma boa hematose. A filtração é também essencial, pois é através desta que evita a inspiração de bactérias e de pequenas partículas.

-Faringe: Após passar pelo nariz, o ar segue pela faringe, o qual é um órgão com forma de um canal, que se faz presente no sistema respiratório e no digestório.

-Laringe: Este órgão retém as partículas de pó que passam pela filtragem do nariz, é um tubo que tem sua sustentação feita através de peças de cartilagem articuladas e encontradas na parte superior do pescoço. É a continuação da faringe.

-Traquéia: É responsável por levar o oxigênio aos brônquios, sendo composta por anéis de cartilagem e conta com uma bifurcação em sua região inferior, ou melhor, separa-se em dois ramos.

-Brônquios: São dois dutos pequenos que entram nos pulmões, e dentro deles se ramificam muitas vezes ates ficarem microscópicos, passando a ser chamados de bronquíolos. Por sua vez, cada bronquíolo termina em microscópicas bolsas compostas por células epiteliais achatadas recobertas pelos alvéolos pulmonares (capilares sanguíneos).

-Pulmões: São os órgãos responsáveis pela troca gasosa (hematose), são esponjosos e envolvidos por uma membrana serosa denominada de pleura.

Os problemas respiratórios e más respirações levam pouca quantidade de oxigênio as células, aumentando consequentemente a quantidade de radicais livres em seu interior, o que aumenta a aceleração do envelhecimento celular e até mesmo o aparecimento de câncer. Ao contrário de uma respiração bem realizada, a qual traz vários benefícios, além de ter a capacidade de retardar o envelhecimento.

Page 2: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

Processo de respiração.1. A respiração externa - compreende os processos inspiração e de expiração, isto é, a retirada do oxigênio do ar pelas vias aéreas, sua passagem para a corrente sangüínea e a eliminação do gás carbônico.

2. Transporte dos gases - é o processo intermediário correspondendo ao transporte de gases. O sangue leva o oxigênio até as células e recolhe o gás carbônico.

3. Respiração celular - ao entrar nas células o oxigênio penetra na mitocôndria, onde participará de reações químicas junto com a glicose, havendo a produção de gás carbônico e água, além da liberação de energia.

Os produtos da respiração celular:

Gás carbônico é eliminado, pois é tóxico para as células quando em alta concentração.

Água uma parte é eliminada pela respiração sob a forma de vapor e a outra parte e utilizada pelo nosso corpo na manutenção da temperatura e nas reações químicas.

Energia é o grande objetivo de todo o processo de respiração. ë utilizada na sobrevivência das células e na manutenção de nosso corpo vivo e em movimento.

A respiração celular é um processo extremamente importante para o trabalho celular, e mais ainda para a manutenção de vida em um organismo. Ela consiste na conversão de ligações químicas de moléculas ricas em energia, tais como carboidratos e lipídios, que poderão ser usadas nos processos vitais. Ao contrário da fotossíntese que depende da presença de luz solar para que possa ocorrer, a respiração celular, inclusive nas plantas, é processada tanto no claro como no escuro, ocorre em todos os momentos da vida de um ser vivo, e é realizada por todas as células vivas, as quais ele é formado.

Page 3: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

Doenças ocasionadas pelo consumo do cigarro.

O cigarro é um dos principais causadores de doenças no mundo. Milhões de pessoas morrem todos os anos por doenças desencadeadas por milhares de substâncias nocivas à saúde presentes no cigarro. Quanto maior o tempo de vício, maiores as chances de o fumante desenvolver uma ou mais doenças.

Principais doenças causadas pelo cigarro:

- Câncer de pulmão

- Câncer de boca

- Câncer de laringe

- Câncer de estômago

- Leucemia

- Infarto do miocárdio

- Enfisema nos pulmões

- Impotência sexual

- Bronquite

- Trombose vascular

- Redução da capacidade de aprendizado e memorização (principalmente em crianças e adolescentes)

- Catarata

- Aneurisma arterial

- Rinite Alérgica

- Úlcera do aparelho digestivo

- Infecções respiratórias

- Angina

Page 4: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

Portanto, a melhor saída é parar de fumar imediatamente, antes de desenvolver uma destas doenças. Os médicos afirmam que, o corpo humano leva de um a dois anos para limpar os resíduos deixados pelo cigarro num ex-fumante. E para aqueles que não fumam, vale a pena dizer que a nicotina é uma substância que vicia rapidamente. Experimentar um cigarro pode ser a porta de entrada para este perigoso vício. o fumante passivo (aquele que fica em ambientes fechados respirando a fumaça de cigarro) também pode desenvolver algumas das doenças acima, principalmente as respiratórias.

A diferença do fumante passivo do fumante ativo

Muitas pessoas possuem hábitos irregulares no decorrer da vida. Alguns comem muita porcaria, outros possuem alguns vícios como beber e fumar. Dentre esses citados, o ato de fumar definitivamente é o pior deles. Vícios como esse são difíceis de largar e precisam que o portador tenha muita perseverança e força de vontade. Entenda como funciona e o mal que o cigarro pode provocar no fumante e em quem não tem nada a ver, mas que acaba pagando pelo vício também.

Você já ouviu falar em fumante passivo? Pois bem. Nesse artigo iremos abordar o mal que o cigarro traz para a vida de quem fuma e o mal que traz também para as pessoas que não possuem o vício, mas que convivem diariamente com pessoas que possuem o vício.

Muitos estudos chegam a relatar que os fumantes passivos acabam sendo os mais prejudicados, pois quando você possui o vício, no ato de tragar a fumaça do cigarro, o fumante a solta no ar. Isso não ocorre com o fumante passivo. Por bem menor que seja a sua inalação da fumaça do cigarro, o fumante passivo só irá inala-la, mas não irá solta-la, o que muitas vezes acaba sendo mais prejudicial ainda.

Prevenção e tratamento de fumantes

A educação tem aqui um papel importante na prevenção pois o ideal é não começar a fumar. A promoção da saúde deve começar cedo e na escola e nos locais de trabalho. Como é pouco frequente o hábito de fumar começar depois dos 18 anos, a prevenção primária durante a infância e a adolescência será essencial para reduzir o número de fumadores. Os jovens treinados para resistirem à pressão social, os que

Page 5: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

sabem das dificuldades em deixar de fumar e os que conhecem as consequências do tabagismo para a saúde, têm maior probabilidade de não começarem a fumar.

A prevenção contra o tabagismo inclui a prevenção da iniciação ao hábito de fumar, a eliminação das fontes de exposição involuntária ao fumo do tabaco, e o apoio/promoção aos programas de abandono do tabaco. Isto implica que, para além do médico, têm responsabilidades nesta área as forças culturais, sociais e políticas.

Conclusão

Podemos então concluir que o cigarro e uma droga! Que atinge e mata varias pessoas no mundo todo e que deve ser evitado.

Fonte : www.infoescola.com.br

Page 6: Os malefícios do cigarro para o sistema respiratório

OS MALEFÍCIOS DO CIGARRO PARA O

SISTEMA RESPIRATÓRIO

NOME ANA BEATRIZ CAVALCANTE

Nº 2

TIA FERNANDA